Satanás e os Demônios - Profa. Dra. Irmã Anna Maria

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Nesta aula, a Irmã Anna Maria comenta um texto do Prof. Serge-Thomas Bonino, OP a respeito da atuaçã...
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[Música] ei ei o ei [Música] em nome do pai do filho e do espírito santo a mim a ave maria cheia de graça que embora convosco bendita foi volta entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre santa maria o filho do escritor são bem que são mal [Música] como eu já disse então pra vocês hoje não é propriamente uma aula eu vou contar pra você um texto que eu estou lendo e pareceu um tema interessante quando eu estava lendo eu fui a fita usada e talvez de uma aula meio rápido esse texto
pode servir e aí hoje quando andré perguntou se alguém podia dar uma aula já que não foi possível professor mar caso vir comentar com ele esse texto o texto na verdade nenhum artigo ele é uma apostila de estudo do professor sérgio bonino o professor sergio leone noé professor gelli com ele foi durante muito tempo o diretor da revita tomista de títulos o que é uma das ruas vitor lista mas das revistas de tome tome suas mais importantes e ele teve lá ele foi diretor lá hoje ele tem um cargo na argélia um ano me lembro
bem o que queria no evangelho como a ser tentador é um professor importante no angélico foi ele aliás que levou o projeco o padre rafael ddt eu tenho impressão que ele orientou talvez mestrado talvez o doutorado do padre rafael nem dentro nem lembro direito e poderá terminar o doutorado mas acho que provavelmente sim e o padre jony nou eu tenho que o foi orientador dele ou só uma pessoa esteve muito próxima nesse processo porque o que eu me lembro bem porque foi o próprio pai de rafael e me disse é que foi o sérgio ordenou
que o convidou para dar aulas no genérico que é pode a fé da aula agora como talvez mais novas não saiba o angélico é a universidade dominicana em roma nesse sentido talvez da universidade dominicana mais importante do mundo embora a universidade fibo seja muito importante a título seja muito importante mas enfim o angélico é importantíssimo por ser a grande universidade dominicana de roma que está nesse prédio desde logo depois da segunda guerra mundial me parece é do na época de mussolini esse prédio era um convento um convento onde estavam freiras dominicanas elas tinham recebido de
um papa agora não me lembro mar qual o que deu pra chão domingo um outro convence o convento de san sisto isso quando a ordem dominicana meio se constituiu em roma são domingos fez uma visita muito famosa mas sobre a qual já conversei com vocês foi quando ele por exemplo em controlar com joão jacinto e que recitou sobrinho de um cardeal e feminino já ter contado pra vocês isso e nessa ocasião a eu acho que contei porque eu acabei falando que nessa ocasião são domingos recebeu santa sabina do papa que é até hoje a casa
geralda publicanos concentraram em roma a igreja de santa sabina mas aí uma outra coisa o papa como ele gostou muito de são domingo e havia muitos conventos femininos em roma muito decadente na ocasião e o papa pediu que são domingo reunir se essas irmãs e as por jeci sob a regra dominicano e teve um grupo de irmãs que resistiu muito porque ela só a família dela fala legendas yellow essa regra e quem vai poder viver desse jeito vai matar todo mundo claro que não dá a tal então uma resistência das famílias e as irmãs mais
discretas diziam que elas não podiam sair dali porque ali havia uma imagem de nossa senhora que não queria sair daquela casa já um papa no século 8º tinha feito uma grande procissão levando essa imagem que é uma imagem de nossa senhora do século primeiro provavelmente a imagem original pintada por são lucas esse papel do chefe luís já cortava o número de emergência no no século 9º tinha feito uma grande produção levando a imagem traz são joão em laterano achando que uma coisa tão importante não podia ficar naquela igrejinha do transfer ela tava na igreja essa
importância ele levou e durante a noite mais voltou então assim mas diziam na hora a gente não pode sair daqui a gente não pode ter esse lugar que o papa está dando que vai ter essa regra edição de domingo do do frei domingos porque a imagem não pensar e aí ela teve joão domingos disse então tá bom então se ela for você joga ea disseram sim nós vamos ea então durante a noite ele foi lá pegou a imagem que saiu em procissão com elas e elas foram para casa nova ea imagem ficou então durante muito
tempo essa foi à casa das irmãs dominicanas em roma chamava-se o convento de san sisto por isso essa imagem também é conhecida muito como a madonna de san cisto no século 16 esse lugar sem chances para perto do rio era perto do pv perto do tibre e era um lugar muito úmido as irmãs ficavam muito doentes embora não estivessem lá quase 500 anos nesse momento eles resolveram dar uma casa melhor para elas e quem vai dar vexame o quinto chão que o quinto vai construir um convento nem monte no bairro de monte que é entre
o coliseu é era relativamente perto do coliseu perto do fórum perto da máquina de escrever e construir um convênio para elas lá é a máquina de escrever possuir um convento para lá e elas vão ficar lá até que mussolini quando vai expropriar propriedade da igreja vai fazê lo a sair e aí elas vão para um por uma igreja a dominicana nas cercanias de roma os para dentro da cidade mas naquele tempo era meio fora da cidade do monte mário e por isso que hoje a imagem conhecida também como a virgem do monte mário e aí
depois quando com o acordo como o violino sei muito bem como a propriedade daquele convento voltou para a igreja aí o papa e ver se devolver as dominicanas deu para os dominicanos para eles fazerem a universidade dominicana de roma e é isso que é o angélico instalar o angélico lá que estuda ou lá é professor o padre molinon eo padre bonino deu no ano acadêmico 1819 mas você sabe que na europa as aulas começam em setembro e vão até junho do ano seguinte então neste ano a academia 28 19 o padre jony nó deu um
impulso eu suponho que um curso de pós-graduação chamado sata na e demônios satanás e os demônios e esta semana no academia foi publicada a apostila do curso padre bonino publicou a apostila do curso e essa é a postura tudo que o padre bolinava pública em geral o lei é um eu considero um autor muito bom muito interessante é muito claro um autor muito interessante então tudo que ele publica eu procuro ler e essa postiga então que eu vou um pouco não fazer mais do que dizia pra vocês o que foi escrito no apostila é só
isso eu vou comentar com vocês esse curso que me pareceu um curso muito interessante mas claro vocês compreendem que são aulas que foram dadas de setembro a junho por um especialista apostila tem 90 páginas é claro que ele disse muito mais do que cabe nessa 90 páginas não é mas o que eu vou dizer pra vocês é basicamente não hoje claro não está nos 90 páginas hoje do que está nas primeiras 22 páginas mas para que vocês tenham uma idéia do curso e lidar com uma introdução general geral que ele chama de os dados da
produção ea sua interpretação e aí ele vai estudar o universo demoníaco o antigo testamento a emergência da figura de satanás o príncipe deste mundo o satanás no novo testamento a frase de nosso senhor eu vi satanás cair do céu anbiya a violência das potências em são paulo e o desenvolvimento da tecnologia cristã até são tomás de aquino aí ele vai dar algumas características de imunologia dos padres da igreja e aí depois ele vai entrar na tecnologia que são tomados hoje nós só vamos até a demolir dia nos padres da igreja depois que ele sair ele
vai da tecnologia de são tomás e depois ele vai passar para o demônios mito ou realidade ele vai ter tem um item que ele chama a existência dos demônios diante do tribunal dá razão ele evidentemente católico tendo fé ele acredita na existência dos demônios mas ele vai fazer uma análise puramente racional e aí depois ele tem um capítulo que ele chama da a revelação desmentir de smith jada isso então é a a primeira parte a segunda parte ele vai analisar o que nós sabemos sobre os demônios mas também procurando responder a algumas composições modernas então
na segunda parte ele vai analisar o pecado do anjo ea emergência do mundo de momento então primeiro a queda do xá anjos uma invenção dos padres da igreja depois ele vai analisar do ponto de vista teológico o pecado do anjo em primeiro lugar a pecar habilidade do anjo e depois qual o pecado e ele analisa três luxúria inveja orgulho tornar-se deus depois ele vai fazer a história sobrenatural do anjo e aí ele vai já na primeira parte da suma marie tam ea o que está esboçado no de mauá depois ele vai ser o pecado de
chata mas e os outros demônios depois na parte 2 3 a pena dos demônios a natureza da pena dos demônios uma pena eterna de foi essa parte que me parece vai ser das mais interessantes ele vai usar a ação do inimigo por completar na interrupção ele comentava se que uma das coisas mais difíceis de uma uma das coisas mais interessantes é entender como é que é fazer uma sociedade onde cada um só procura o próprio bem porque o dia a a sociedade argentina todos eles são profundamente egoístas e odeiam todo mundo como é que nessa
constituição como é que nessa dessa maneira que constituem corpo é uma pergunta muito interessante o f dá pra gente a pensar em uma porção de coisas a partir dela então essa é a parte 3 a ação do inimigo a organização da cidade do mal ele tem uma parte que chama de rações entre as ruínas como eles também mora em roma provavelmente ele vai fazer alguma coisa meio literário depois o primado tirânico de chabanar depois da desistência natureza do sal que demoníacos o combate com o combate espiritual os princípios gerais da ação de um espírito puro
atenção são as ações demoníaca extraordinárias depois a finalidade objetiva da comparação do demônio e por fim a integração da ação do demônio no plano da providência muito interessante como não acham que o curso desse é muito interessante então vamos então passar ao texto do padre jony nou que eu vou meio resumindo pra vocês e dizendo o que ele disse quem quiser já pode se inscrever para um genérico para tentar fazer um curso lá diretamente com ele bom ele como é que observando e observação que me parece muito pertinente que o ensinamento da igreja sobre o
demônio de jeito nenhum é um dos pontos centrais da revelação nem da doutrina católica claro é um ponto pelo contrário bastante lateral mas que nem por ser lateral ele deixa de ter alguns a alguns pontos interessantes e ele diz que nem por eles e periférico ele deve ser desprezado porque quando o nosso senhor fez o milagre dos peixes dos pães ele fez um milagre e que aconteceu sobrou comida e que não chegou a mandar fazer joga tudo no lixo da próxima vez eu faço mais não nosso senhor mandou recolher o padre boni novo nicho um
sinal que em matéria de revelação que a caa da ação de nosso senhor nada deve ser desperdiçado e de que daquilo a que no final o senhor fala tudo aquilo que deus se dignou revelar ainda que seja um ensinamento periférico que não esteja no centro da revelação nem por isso os católicos devem deixar de ficar atentos a ele e procurar ter adele tudo aquilo que for possível ele acha que ele diz que esse é um ponto central a questão dos demônios no entanto integra uma perspectiva total da visão do mundo da realidade que nós não
soubéssemos sobre o demônio se nós não tivéssemos deus não tivesse me falado sobre ele a nossa perspectiva da da realidade seria a funci ada então que vale a pena estudar a questão sempre sabendo que no entanto não é uma questão geral ele disse fala da quaresma e que a amiga da 40 na primeira lista da quaresma que deve ser ouvido novo esse passo que eu saiba é muito novo a nos convida a lutar contra o espírito do mal e imaginando apocalipse o grande dragão a serpente antiga o que é chamado diabo e satanás e que
seduz toda a terra guitarra é o capítulo 12 versículo 9 do do apocalipse e ele também lembra isso também acontece no rio antigo que a quaresma se abre com o evangelho das tentações de nosso senhor no deserto então que a igreja procura ela põe num tempo tão importante quanto a quaresma é um dos tempos principais do ano ela procura nos trazer a figura do demônio ela nos nos põe diante dessa figura nos aconselhando a a lutar contra ela e ele disse isso é muito importante porque hoje é dia muito facilmente as pessoas falam dos demónios
interiores e que a igreja quer deixar claro que é que o combate espiritual não é só uma luta do homem com ele mesmo com as suas babás tendências com aquilo que ele mesmo é com o problema gerado pelo pecado original mas que a nossa luta tem uma direção cósmica nós não lhe tamo foco contra nós mesmos nós lutamos contra eles realmente existentes e mais poderosos do que nós então é esse e diz é um dado muito importante porque a igreja nos põe diante de um combate no qual digamos assim nós não fomos adequados é o
é o nosso adversário é muito mais forte do que nós e ele cita o que de são paulo num capítulo 6 da epístola aos efésios a nossa batalha de fato não é contra a criatura feita de sangue de carne mas contra os principados e potestades contra o dominador em deste mundo de trevas contra o espírito do mal que habitam nas regiões celestes diz que alguém poderia dizer que hoje em dia a gente vai encontrar gente pra dizer isso que a crença no diabo é perniciosa perniciosa por fazer em primeiro lugar porque a crença no diabo
pode nos despojar das nossas responsabilidades o padre jacinto que sempre encontra uma história não é de um colega dele do seminário que não levantou profissional e aí quando o padre voltou para o quarto perguntou o que aconteceu como é o nome dele também agora que já é padrão chegando agora o que aconteceu foi lá pegamos fosse carros que foi carlos ely diabo se acostou hipnoise ele não tinha levantado porque o diabo tinha tinha chegado não tinha deixado levantar e enviar você acorda todo dia tirar aquele 7 da semana nenhuma brincadeira então lá também lá no
seminário do paraguai também ele de água se acostou ele ele fala isso que alguém podia dizer a crença no diabo é perniciosa porque ela nos espoliada nossa responsabilidade é fácil a gente dizer não essa maldade quem fez não fui eu em inglês é a gente até fala desse jeito a abandonou o outro quem o vermelho o que veio sobre mim que é como se de fato a gente vencendo por 5 a 1 construída por alguma coisa e agente uma linha que era mais suficiente ainda um dia ela tinha feito no choque com uma colega alguma
maldade lá e aí ela levou uma bronca nem que ela recebeu também um castigo e ela chorava chorava e falava assim eu não posso fazer nada foi deus que me fez assim deixou desse jeito negra lembrou margarida a deus que me fez assim eu não é com família de uma companhia desde que me fez assim bate até com deus me fez assim nós podemos desculpar muito mais é fácil se desculpar com uma força tão poderosa que pode de fato nos entender e uma outra objeção ele disse àqueles que não querem afastar o demônio e acha
que não se deve cantar um demônio dizem é que também a crença no demônio pode levar a um grande desânimo que nós pensarmos que nós estamos numa luta tão desigual com os seres tão inteligente e tão poderosas e nós tão miseravelmente frágil é fácil a gente pensar que eu vou fazer é melhor eu desistir dessa luta porque eu não tenho como ganhar e ele diz que para as duas coisas aaaah uma mesma resposta que não são boas respostas diferentes uma já está no antigo testamento que deus diz para cain o teu desejo está sob ti
não existe força no universo que possam forçar a fazer o que nós queremos o que nós não queremos quer dizer deus poderia mas deus não faz isso deus não violenta as vontades e abaixo de deus não há nada que possa nos obrigar a agir como nós não queremos agir e quanto à segunda parte a questão do desânimo é justamente em off ou que nós encontramos força justamente a redenção é isso é a vitória de cristo contra o demônio no senhor diga agora vai ser destruído o poder das trevas até a redenção da humanidade de fato
estava nas mão do demônio entregue a ele o padre bolinou itapé um trecho do filme sempre estava quando ele diz tudo isso te darei se prostrado melhorar isso quando o diabo e regional o senhor nosso senhor não argumenta nessa linha dizendo que ele não pode dar o que não é o que não é dele nosso senhor digamos assim admite que ele tem poder sobre aquelas coisas que eu que os homens deram a ele poder fazer aquelas coisas e ele toque a rebate a a ação de outra maneira dizendo só adorar ao senhor teu deus só
ele ser virados mas então contando com a força de nosso senhor nós nem precisamos ficar desanimados e também nem podemos nos de se responsabilizar da nossa ação ele que no entanto é preciso admitir que tomar cuidado que existe uma coisa que ele chama da espiral do pecado que a gente toma muito cuidado em não entrar nela o que é isso quando a gente deliberadamente comete um pecado mortal e dá o poder ao demônio sobre nós porque é isso que a gente faz quando comete um pecado mortal a gente se rende ao demônio são paulo disse
todo que comete o pecado é escravo do pecado aí digamos que a gente torna mais fácil protector o demônio no jogar num mercado maior e um pecado maior e no mercado maior e nem um pecado maior e de fato as situações em que a pessoa tão metida no pecado ela se sente completamente impotente mas não é sempre contando com o senhor ela pode se reerguer mas claro qual é a coisa prudente é não dá o primeiro passo nesse caminho é não cair no primeiro pecado e se a gente cai procurar levantar se imediatamente a primeira
coisa que deve procurar fazer que tenha desgraça de cair no pecado mortal é confessar se para justamente não cair nessa espiral de pecado pecado pecado pecado que de fato a pessoa pode chegar a uma situação em que claro para deus nada é impossível mas em que ela torna a volta para trás uma coisa bem difícil é então que se tomar bastante cuidado com essa espiral do pecado e quanto a essas objeções sobre a existência do diabo o céu ea crença nele poderia nos fazer algum mal mas ele disse no entanto que embora a igreja procura
e principalmente no falar do diabo por uma razão moral para não fortalecer na luta espiritual para milton tornar mais cuidadosos para nos tornar por outro lado mais gratos aquilo que nós senhor fez pela gente que a estudar a questão do demônio não tem só esse lado de de importância moral de compreender como ele age de compreender como a gente pode respirar ele mas que tem também o conhecimento dos demônios da situação ele disse tem também o interesse puramente especulativo e quanto a esse interesse puramente especulativo pra gente compreender melhor sem uma relação direta com a
moral que simplesmente pra que a gente possa conhecer melhor outros dados da revelação ele vai abordar sobre dois aspectos bom eu estava falando então que o estudo do centro da questão demônios demônio tem também um valor puramente especulativo de pode lançar luz sobre todos os outros aspectos a revelação ele diz que por um lado estudar a questão dos demônios que entende esse curso aqui traduzido do inglês em um saco não sabia que o boni não escrevesse italiano quando eu vi essa postura foi olha bonino também escreve italiano eu sei que bonino escreve em francês e
inglês ele ele já foi a professora as quatro meninas também então eu sei que ele escreve mas agora de ponte lendo apostila aqui por exemplo onde está escrito experiência de pensiero puseram entre parênteses foxes pernas então tenho a impressão que ele entregou pra alguém apostila em inglês e que alguém introduziu o italiano pra ele mas então o que ele chama de experiência depende cheiro que tinham essas experiências de pensamento que a gente pode fazer ao estudar a questão dos olhos ele diz por exemplo estudar o pecado do anjo e cita o teólogo a ir até
o fundo obra da natureza do pecado em direção à raiz do pecado pecado que quimicamente puro o que invocou o que envolve também uma reflexão filosófica sobre a natureza da liberdade criada sobre as relações entre inteligência e vontade no ato livre do pecado dos anjos leva a intentar a procurar o pecado em a estado puro porque normalmente quando a gente vai pensar no pecado a gente pensa muito nas circunstâncias aquele menino era pobre foi queria na favela o pai dele abandonou a mãe dele ea gente vê tudo aquilo que pode ter levado à vontade a
aderir ao mal ea gente vê pouco o ato da vontade em se com os demônios não tem nada disso não tenho sentido não tem não tem nenhum engano por isso ele disse que também foi envolve uma reflexão sobre a própria natureza da vontade criada da liberdade da vontade criada então estudar o pecado dos anjos vai ajudar a lançar luz sobre o próprio ato de andar à vontade em si quando a vontade a deram mal como é isso como é que a vontade adere ao mau porque a vontade e esse lixo não tem resposta a razão
seria mão do mistério da iniqüidade e porque é que há vontade adere ao mal que é normal mas estudar o pecado de anjo vai levar o óleo google a retirar a compreender a a lançar luz sobre toda essa questão porque eu achei de fato muito interessante essa reflexão sobre a realização da cidade do mal ou seja o demônio nos leva a refletir uma filosofia filosofia política sobre o que permite uma sociedade composta só de demônios quer dizer só de pessoas que buscam unicamente o próprio interesse sem nenhuma preocupação com o bem comum como é que
elas conseguem se sustentar comete uma sociedade assim sustenta e isso é muito interessante para a recepção da sociedade em geral porque está a sociedade demônio mas não é a única sociedade marca que existe não é desde os ladrões de napoli que falava minha sogra que briga um dia inteiro de nos roubar juntos até a terra à sinagoga de satanás de que fala o apocalipse existe um sem número de cidades do mal como é que ela se sustenta o que é que a sustentam e claro que entendo que a substância mais fácil entender que sustenta qualquer
sociedade não é então tem esse aspecto puramente teórico muito interessante e por fim ele disse também que o ponto de vista puramente teórico a ele aqui estava dando dois exemplos desse exercício de pensamento que ele supra que servia o estudo da questão dos demônios mas eles disseram também que embora a questão do demônio não seja o fulcro da questão do mal mas estudar os demônios serve muito para iluminar a questão do mal em si que é um dos pontos talvez mais difícil e complexo da reflexão teológica da compreensão sobre deu um dos pontos mais complicados
de mercados difíceis é a compreensão de por que deus permite o mal o próprio tomás de aquino que é tão rico em razões quando ele trata disso ele vai dizer simplesmente deus permite mal porque ele é capaz de tirar do mal o bê mas não é que ele entre em muitas explicar a história é uma coisa muito profunda mas é a única coisa que ele diz então ah isso pra justificar o primeiro lugar que acredita no demônio não não moral e em segundo lugar que ela tem com a inter sm intelectual amplo não é bom
como eu já disse como ele programa pra vocês mas ele aquele repete que ele não sabia que eu ia pra vocês então ele põe aqui novo na positiva ele disse isso que o curso vai acontecer pra ela vai proceder por três grandes etapas na primeira os pôr em risco o funcionamento da sagrada escritura da tradição cristã sobre demônios diante da crítica de muitos de teólogos modernos se pretende reduzir com o demônio ao mixto tentaremos forneceram alguma justificação do realismo da do ensinamento cristão vai querer provar que o ensinamento cristão sobre o demônio está baseado na
realidade essa vai ser uma etapa na segunda etapa ele diz que eles vão tentar usar o pecado original e definitivo do anjo que é a origem da emergência do mundo demoníaco os jovens não aparecem com o pecado original os demônios só parecem com o pecado original dos anjos não havia demônios até o pecado eles são 13 assistências e demônios é um produto do pecado a existência dos homens não é só de nós que quer que a existência dos homens seja como produto do pecado mas não é a realidade mas a existência do jorge assim a
existência dos anjos é um pré um produto do pecado original e definitivo deles e por fim na terceira etapa vamos refletir disse ele sobre a ação do demônio ela achou natureza sua modalidade shopping de finalidade e o modo pelo qual a providência recupera são demônios para servir a sua glória que esses lembra mas bastante tempo atrás eu dei uma aula acho que eles são joão crisóstomo sobre o poder do demônio noé e era bem interessante talvez talvez ele possa até fazer recurso a são joão feijó para tratar de bom vamos começar então com essa primeira
parte que é a os dados da tradição ea sua interpretação como é que o demônio aparece e até faz uma observação muito interessante que ele disse que o demônio tem uma história ele discorda quando afirmo isso ele vai falar do momento em que satanás aparece como chefe do demônio ele disse eu não estou dizendo que ele não foi desde o começo mas simplesmente os homens não tinham conhecimento dele a realidade foi sempre a mesma os demônios são princípios que eles sempre foram mas o conhecimento deles vai crescendo com a revelação ele já aparece no antigo
testamento de uma forma muito vaga que vai que precisando algum tanto de boi ser que ele fala da época inter testamentária e que aí a usina demonstre demônio que precisa e se desenvolve mas de uma maneira que não está registrada em livro econômicos e que já então novo testamento a demonologia uma coisa muito mais precisa que que não funcionou fez proposta e vão falar do demônio já de uma maneira muito clara o que mostra que as pessoas já pensaram daquele jeito a pessoa entende o que ele estava dizendo o que é bom a ele disse
que essa crença na existência e na ação benéfica ou maléfica de seres intermediário entre o homem ea divindade é mais ou menos de todas as vezes que se chamem de semideus galera se chama de a fontes que qualquer um que eles tenham anjos demônios a há uma crença universal da existência de seres intermediário entre a divindade e à humanidade o que a revelação bíblica fácil a revelação bíblica assumir confirma e retíficas está e ele diz que a gente tem que evitar uma técnica do sesi protestante que não sabe aquela sim mas ele diz que é
protestante tende a aceitar como revelação aquilo que for absolutamente original da bíblia não for original que foram eles podem ser milhares dos filhos ae aqui os do cheque também pensavam achei que isso ele e ele chama de mel e jesi por deixou a palavra certa por subtração de jese por solicitação de liminar da revelação uma doutrina com o pretexto de que ela dê que ela tem qualquer alguma coisa que valem que qualquer coisa que é porque parece na região nas religiões bíblicas então ele disse é um método de esse jegue protestante e ele disse que
isso vem de um erro muito profundo me pareceu observação muito tempo gente muito verdadeira das relações entre a razão ea fé corro se uma coisa pra poder sentar fé tc contrário é completamente a razão de uma coisa ela aparece ele fala assim olha como se a graça de ver se toda definição contrariar a natureza e não é assim por exemplo a aline ela ama a teresa com amor de caridade um amor sobrenatural mas isso não contraria natureza bateni ela tem também pela line pela pela tereza um amor puramente natural que o amor sobrenatural só vem
fortalecer tornar mais escuro e tetra mas se não contraria então ele diz que a 60ª hora tenha penetrado algum tanto na igreja mas ela de matriz protestante e ela tem isso lá ela vê uma posição absoluta de natureza graça entre fé e razão e que vai errado não é porque uma coisa tem em qualquer religião que necessariamente apoiada por exemplo a religião dos japoneses os leva a respeitar muito os faz respeitar os pais não tá errado porque vem dessa religião não é em todas as religiões pode haver algo de bom e catar ele cita isso
é uma coisa para a gente tomar cuidado mas pode ter essa estrutura que toda noiva perfeita e todo um excelente vem do alto então pode em alguma religião com sobrar alguma coisa uma verdade que ele já souber lá então não há razão pra pra eliminar uma crença porque ela está presente em outras religiões mas então o que é preciso que a gente aguarde que dessas crenças que estão presentes por todo lugar a revelação de uma então assumir as confirma e as retífica quer dizer vai tirar o que elas possam ter errado então é aquele disse
que o demônio tempo se uma história não que a própria realidade tenha cabia mudado mas as representações dos homens ao longo da história que os homens ao longo da história que fizeram demônio foram a mudando criação de diversos fatores entre os quais o mínimo não é ação do espírito de verdade a qual o qual ilumina a inteligência diferente então cada vez um morro em www foi escrito eventualmente o espírito santo deixou mais claro para aquela pessoa para esse evento quem eram os demônios o que eles faziam ct 13 anos então aquele pedaço eu tinha ido
pra vocês quando ele chegar por exemplo que já tá na se tornou o chefe dos demônios no período interpretar mentais é claro que se tornar se não se refere à própria realidade desde a queda original só tá mas é o capitão um chefe dos demônios mas essa realidade não era conhecida dos homens do início mas e se esse já alcançaram de modo progressivo ficou claro né muito bem bom ele disse que não é fácil reconstituir todo o pensamento do jovem sempre demônio que ele disse nós temos pra isso do as fontes diversas essa mudança desse
progresso ele usa a palavra evolução que algum negócio de voar dessa mudança nesse progresso sobre as concepções sobre o demoníaco então vem de duas fontes bastante diversas uma vêm os dados da ciência histórica da arqueologia da equipe grafia e de outra parte nós temos nos textos bíblicos a história de israel e das crenças de israel é em grande parte uma reconstituição a posteriori ou seja não foi adams prevê o genius moisés então ele disse é uma coisa que acontece muito quando se escreve um texto falando de coisas passadas freqüentemente o texto reflete as crenças do
tempo em que se inscreve e não as crenças do tempo em que as coisas se passaram desde a coisa mais fácil a gente ver se a gente tenha desgraça de um romance histórico eu acho que foi essa história é o gênero mais horrível pra ler de teste do romantismo histórias porque justamente porque eles são falsos porque eles foi lá a personagem medieval pensando que nem uma menininha do século 19 quando o livro foi escrito então por que justamente é não só conseguiu virar o resultado com nossos olhos não dá pra eu escrever um texto autêntico
de como pensar pensar em uma senhora de 62 anos do século 15 é muito difícil eu voltar muito informar a pelas coisas que a gente pensa hoje pelo modo como agente em cada indivíduo ea sociedade no nosso tempo então é claro que a minha personagem vai ter preocupações que a personagem do século 15 nunca teria então eu disse é muito difícil reconstituir propriamente o que em cada etapa israel se pensava pelo temor por causa disso por causa dos textos bíblicos serem normalmente claro toda a história feito fosse né todos os preceitos e depois não dá
pra contar história enquanto está acontecendo a história sempre contada a posteriori e no caso de israel às vezes se posteriori é bem posterior é a coisas que eram simplesmente orais e que vão ser escritas num determinado momento e que claro com uma grande preocupação com os problemas daquele momento a gente vê por exemplo a tr td quente em é vidraça que ele com sabe o sacrifício que uma cabeça no livro dos macabeus mas quem é que se trata de uma cabelo mas enfim o autor que escreve última cabelo ele fala ele conta que ele mandou
oferecer um sacrifício porque ele tinha encontrado no campo de batalha vários soldados que tinham ídolo zinho e escondidos na roupa e ele manda oferecer um sacrifício tempo pela alma daqueles homens e aí o autor que está contando a história fala início e mostrou ser uma pessoa de grande ansiedade que enfrentava na ressurreição dos mortos porque se ele não acreditasse na ver que eles haviam beneficie pa seria uma coisa van ele pedir para rezar por eles entre 87 e aí que a gente percebe que a questão tinha ou não venceu a edição é importante no momento
em que estava sendo escrito pode ser que fosse ou que não fosse não ter no teve dos macabeus mas no momento em que tem que o texto g escreveu essa é uma questão importante tanto que o autor que aproveitar o fato histórico para dar um argumento a favor das regiões acerto então por causa disso por causa dessa característica da história toda a história quando ela escrita é influenciada pelo pensamento pelas preocupações pelas discussões que ocorrem na sociedade em que ela é escrita por causa disso é difícil saber exatamente reconstituir a história safar mas dentro dos
textos bíblicos então não vai haver digamos uma exatidão histórica ele vai entanto pegar os principais textos bíblicos sobre os demônios que aparecem no antigo testamento e e procurar fazer o melhor possível uma primeira coisa que lhe nota é que nos povos entre os quais israel já é quando chega na terra prometida vai passar a vê lá né jael se constituindo como povo escolhido como exerce a saída do egito ele disse que todos os povos no meio dos quais eles viviam tinham uma quantidade enorme de exorcismo de fórmulas mágicas para neutralizar o poder às forças intermediárias
poder dos demônios embora seja um pouco anacrônico chamá los assim ele disse que israel ao menos na teologia oficial nesse primeiro momento não há nada pode ser que se esquece em crenças populares alguma coisa assim mas se na teologia oficial não há nada deixo porque neste momento toda a força da teologia israel toda a visão de israel vai pro poder que deu pra promoteu smo e digamos assim preocupar-se com a força de seres que a geriam independentemente de deus e com a deus poderia parecer uma espécie de impiedade como se como se alguma maneira eles
tivessem caído 1 politeísmo como se alguma maneira alguém te vecci alguma força cancro deus de israel então eu disse na teologia oficial desses primeiros tempos a poderia fazer parecer que qualquer referência ao demônio poderia que digamos uma um ceder produto a 'lista que era o de todos os outros povos todos os outros povos acreditavam em duas forças opostas que estavam lutando então eu disse quando se constitui a primeiros textos de israel primeiro texto que de que nós temos conhecimento não há nenhuma referência à a esses poderes claro de que embora não exista nenhum exorcismo nadson
e jael sap que há o poder do mal e o texto que abre esta grande estrutura espanta que ele não trata disso mas o texto que abre a escritura é o gênio e lá aparece a serpente é verdade que a serpente praticamente não aparece como um ser espiritual isso até uma coisa que ele vai dizer depois que as primeiras representações no diabo são unindo a figura do diabo como a de animais animais nocivos que só mais pra frente que vai ficando claro que ele vai sendo tratado como um ser propriamente espiritual no começo então claro
que israel a reconhece esses poderes maus mas a língua hebraica não tem nenhuma palavra genérica para designar aquilo que a gente chama de demônio simplesmente não existe a palavra quando vai aparecer vai aparecer do grego daemon o daemon grego representava uma espécie de gênio um é um serão de valente era dotado de poderes sobrenaturais caprichou no imprevisível que podia tanto ajudar quanto prejudicar e que ele podia ser controlado por meio mágico quando a bíblia foi transmitido da produção de 70 que é a tradição grega da sagrada escritura que nosso senhor cita o senhor dar toda
essa autoridade por 70 com descidas agradecer por ele cita a produção de 70 tinha uma outra queda de outros 30 de babilônia né sabe quando você não sabe de alguma coisa ficou muito decepcionado como é que você vai fazer saber de tudo mas havia duas produções importante acho que um era o metro e 70 sem dúvida outras que babilônia mas eu já não me lembro mas já faz tempo teoria minha pobre memória como gosta de dizer era que a minha mente um vazio só que a minha é verdade ela é brincadeira mas na minha série
a então e essa palavra então vai ser quando os porque há o som 90 fala de que te que devasta ao meio dia sob aquele que a gente fala conhece como demônio do meio-dia iê iê que é propriamente a palavra que ela significa é extermínio e eu a aprovação de 70 vai traduzir como o demônio [Música] eu e claro embora então não há jogos oficiais mas a divina adivinhação minha magia chãos e raramente proibidas então obviamente que essas proibições indicam que a coisa existia entre o povo é bom então ele disse que até nestes primeiros
tempos da revelação esse mundo demoníaca uma espécie de caos muito pouco determinado ele diz que se fala em primeiro lugar de uma espécie de demonização dos defuntos juntos vocês se eles pudessem fazer mau mau depois de demônios que são como mata uma doenças que giram os ares depois de ser exibidos em formas meio animal meio demônio ele disse que às vezes é difícil de traçar nos textos o limite entre o que é animal entre por exemplo ele fala em cães leões serpentes é difícil traçar o texto o limite do que é realmente animal ou do
que é uma representação demoníaca ele diz por exemplo que nenhum novo testamento quando o nosso senhor da auchan cipullo poder sobre a 78 o que ele está dando poder contra os demônios não propriamente sobre a ser pnd campeões mas ele se refere a eles com essas palavras de serpente isso é o pior ea gente vê também naquele salmo é o vento ainda que esmagar a ao leão ea serpente 90 ele é o 91 teresa acho que a 90 assim como é que a última [Música] é esse mas qual é o veto ele colocava leonetti draconiana
deixou 90 mesmo é lucas [Música] acho que é então como disse mexia vai esmagar com o pé o leão do dragão evidentemente que não é do leão e do dragão que ele está falando em março de seres espirituais representados pelo dragão e pelo lento agora o que ele diz ele fala por exemplo leviatã que vai aparecer muito no livro de jó que é o crocodilo né de hazel que habita no deserto de lilith que é da crença popular de que ele demore aparece no youtube e taxas modelo advogada é 99 agora digo que ficar muito
claro enquanto o texto da sagrada escritura isso é uma diferença com a consideração do show dos demônios novo do padrão é que todos esses seres são criaturas de deus e obedecem a deus em última instância um dos principais itens dólar então ele já leitão são textos que em todo mesmo leviatã eles são todos criaturas de deus e eles obedecem a deus mas ele diz que nesses textos prêmio primeiros não não se põe à pergunta de que começa a existir são maus são criaturas de deus criou pergunta não se põe não é uma questão que não
é feita não se trata desse problema engraçado que a gente já conhece a outra toda pronta e aí a gente vai vendo ele disse com uma época mais recente embora não diga quando vai passar a integrar a compreensão dessas potências maléficas de israel os deuses pagãos e que há a 70 já usou a palavra daí mônia não só para esse 6 que a gente escreveu mas cuja com desprezo da harmonia no chique puramente negativo não só então prefere que eu já faço eu acabei de falar mas também para os deuses das nações pagãs pagãs por
exemplo está em 96 quando no templo hebraico está nada todos os deuses das nações a com 70 produtos demônio todos os delfins das nações qual é a relação entre esse vlt mônia custos e o mundo angélico ele disse que não é fácil responder por que a distinção entre anjos e demônios não foi feita imediatamente na na tecnologia de israel ele disse porque de fato a afirmação sempre presente tão importante para a própria constituição de israel da absoluta soberania de deus [Música] os levava a considerar deus como fonte investindo há tanto daquilo que aconteceu de bom
como daquilo que aconteceu de mal quer dizer tantas decisões favoráveis ao homem como das decisões desfavoráveis ele disse que deus manda anjo que procuram o que proporcionou bem mas também anda andar a desventura anjos exterminadores que com que cumprem missões de vide vingança é verdade compara a vantagem de israel ele manda espíritos maus que perturbam os homens por exemplo fala pelo do espírito de mentira engano profeta cada espírito de loucura espíritos de doença mas espíritos maus pelo texto não fica claro que eles sejam inimigos de deus são espíritos que deus manda para fazer mais aos
homens que precisam ser castigado mas não fica claro que eles são eles mesmo hostis ao projeto de deus mas pouco a pouco ele disse isso vai acontecer com toda a reflexão sobre o mal com a tragédia do estilo da babilônia que começa a interessar-se pelas disposições morais dos espíritos mandados por deus então ele disse que aí é que o escopo o mundo angélico vai claramente aos olhos do hebreu se sentirem 2 a idéia é que eles vão ver claramente que esses espíritos que ele usa para fazer o mal eles são não apenas hostis aos jovens
mas justiça bem a deus que por assim dizer eles desafia o plano de deus eles são contrários ao povo de deus e contra o povo de deus porque eles são contrários ao plano de deus e é assim que vai aparecer mais clara a figura de satanás a palavra do antigo testamento significa de modo geral adversário é isso que está nas quer dizer adversário aquele que está convicta que luta contra por exemplo quando tem aquela aquele caso de balão que a mula dele é impedida de continuar ele bate na mulher do lula vai até falar o
nome do senhor isso é chamado no lugar do senhor o que impede que ele continue mas em outro lugar a chamada de satanás porque ele é adversário não deixa aí e quer garra absolutamente não é inimigo de deus [Música] também sabe quem quer saltar na qual o advogado que fala que acusa ele é fatal e aí ele vai aparecer aí muito claramente no livro de jó que diz num dia em que o filho de deus os anjos foram apresentas dia do senhor e também satanás o acusador foi no meio deles que o senhor perguntou a
satanás de onde veio e fez o satanás responder ao senhor de um giro sobre a terra ea percorrer [Música] [Aplausos] esse satanás ele diga me diga um personagem equívoco pelo menos um bingo não tá dito claramente que ele é contrário a deus mas a maneira de ele falar aquilo que ele propõe a raiva que ele mostra mostra que ele não é propriamente um inimigo de jó menino de deus o que ele quer mais o quê machucar jó é provar que deus não tem razão que deus não pode conquistar o amor da sua criatura que a
criatura só amar a deus por interesse só se ligará com deus por interesse então é aí que propriamente digamos começa a história de satanás mesmo aquele disse que permanece essa marca sempre satanás tem que pedir permissão para fazer mal a jó ficar muito claro que ele é um poder inteiramento sob o controle de deus e isso afasta qualquer organismo ele tem ódio mas pra fazer o mal ele precisa de permissão ele também vai aparecer no livro de zacarias quando tá dito depois que o be fez ver se um sacerdote josué direito diante do anjo do
senhor esse atanásio estava sua direita para acusá-lo o anjo do senhor seria são miguel de satanás o senhor que reprovar a alça palast reprovará o senhor que escolheu jerusalém e pela primeira vez no livro as crônicas do livro vez no capítulo 21 pela primeira vez satanás velho já deixem artigo como o nome próprio de ter alguém até sobre o face de jó zacarias é o satanás o acusador o adversário como um nome digamos comum e pela primeira vez nas crônicas satanás vai aparecer como um ser pessoal malvado vai ser quando conta que davi mandou fazer
o recenseamento porque o recenseamento é considerado na sua grade estrutura como uma ofensa às prerrogativas de deus como se um homem que exerce se vangloriar do crescimento do povo de da quantidade de pessoas em que ele mandava sendo que tudo isso era uma dádiva de deus e dependia de deus e o tempo vai dizer satanás atacou contra israel ele impulsionou davi a fazer o censo de israel então a primeira vez que aparece só pra nada assim como o nome de alguém e [Música] procurando fazer o mal [Música] aí ele fala de teólogos modernos que disseram
que eles fazem querem criar um só panazio que seja que nem o deus de fel foi a babá foi a base que o homem projeta as qualidades humanas não ser e cria uma imagem da divindade e alguns teólogos dizem que a mesma coisa acontece com satanás que os jovens projetam a maldade deles e criam a um ser como se fosse como se a a cólera de deus como se a mal podia maldade dos homens tivessem se transformado em um poder autônomo ele vai deixar para o fim para provar que não é isso que a curva
uma base racional e uma base é fruto de esticar sólida pra provar que satanás existiu na ala o livro o livro da sabedoria já diz que a morte entrou no mundo com inveja do diabo e aqueles que pertencem fazem experiência disse então nesse texto já está claro que o posto o homem hostil ao homem a matar mas é também e sobretudo hostil adentro e então ele faz questão de dizer que se a falar é uma figura que só existe na teologia bíblica inspirada poder malévolo criatura do deus bom que odeia mas que está submetido ao
seu poder e que só pode agir quando ele permite não há nada parecido com isso em uma mitologia é só na sagrada escritura que aparece enfim chegando ao fim do antigo testamento [Música] a gente já tem então essa configuração de de se poder malévolo puramente espiritual que eu dei o jovem faz a ele todo mal que pode comprar duas modelos que aquele que matava os maridos lá no livro de fobias mas não se trata no antigo testamento da pergunta como pode ter sido esse poder é malcriado por um deus bom como pode um deus bom
permitir que esse poder mal acho bom com isso nós chegamos ao novo testamento bom no novo testamento então o apocalipse disse irrompeu pois uma guerra michel miguel que os anjos foi batia contra o dragão o dragão combatia junto com os seus anjos mas não prevalecerão e não houve mais lugar para ele no chão esse texto famoso do apocalipse põe em cena dois poderes comportas dois universos antagônicos anos bem estruturados e miguel com o seu vasto e é o dragão com os anjos são dois grupos que lutam qual é o escopo desse texto anunciar a boa
nova da vitória definitiva que delcídio são josé em favor dos homens com um boneco e porque vai concluir assim então que completou a salvação a força é o reino nosso deus e o poder que seu cristo porque foi precipitado acusador de nossos irmãos aquele que o acusava diante de nosso deus dia e noite então essa vitória é o fruto da paixão de nosso senhor por isso que eu mandei pra vocês quem tiver o celular pode ver que mudei pra vocês um quadro que tá que tá no lucca acho de um pintor italiano do século 16
e ele faz uma crucifixão e no fundo da confecção tem a queda só parassem na queda original dá uma queda do corpo ele pecou mas essa queda deve ser destruído por são miguel porque é é nosso senhor que acaba com o poder passar essa queda do satanás neste momento que estava por ali psi significa o fim do domínio que o elenco que tapa mas tinha sobre o homem que era verdade quando ele disse tudo isso te darei sido forçado e dourado está aquele momento era tudo dele depois da retenção não era um estudo de li
ele foi de fato ele perdeu o poder então a tecnologia do novo testamento é completamente referida ao advento do reino de deus e de jesus cristo pela sua igreja há uma coisa que eu já tinha já tinha formulado um pouco mas eu teria me assustar se tivesse formulado como ele formulou mas para deixar vou ficar perfeito ele diz o universo do novo testamento universo futebolístico eu me lembro que eu falei até do banhista que uma isca divide o mundo em dois disse não do ponto de vista ontológico mas do ponto de vista moral e é
isso mesmo do ponto de vista ontológico não nem poderia ser mas sim do ponto de vista moral porque o novo testamento é o relato de uma guerra da guerra pessoal de nosso senhor primeiro e depois da reta da guerra do seu corpo místico e o relato de uma guerra necessariamente vai ser político um campo fez isso eu nunca fiz aqui você vai sempre te esse mundo dividido em dois que é o mundo que aparece em uma lista o mundo dividido em dois e que é ele observa muito agudamente universo novo testamento em grande parte um
universo de alice político não certo sobre o plano odontológico mas sobre o plano moral o mundo o nosso mundo é um campo em que lutam azul a luz e as trevas então há a história de uma escolha moral satanás e os demônios são onipresentes no novo testamento o mundo que aparece nosso governo fez isto é lotados como saturado da presença demoníaca ele já até no ar se repete respira um ar terceirense ao na cosmologia cá chacra da pe los e césio aqui aqui reflete as crenças de refúgio no mundo permite que no primeiro século deus
está acima de todos os céus os homens estão sobre a terra mas na área o ar e as regiões chefes são o campo dos poderes demoníacos são tomadas ele chega a dizer que não tinha que ser profícuo cadu para vencer os demônios e cujo poder que exerce nos ares deus acima de tudo na terra estão os homens o ar é o campo de ação do demônio política de que ser crucificado para vencer o inimigo no campo dele ele disse que nosso senhor está sempre fazendo referência ao demônio ele diz por exemplo voz teve por pais
o diabo e terei que cumprir o desejo de vosso pai são joão diz que todo mundo está posto no maligno e ele fala que nós senhor praticamente não pode dar um passo sem se encontrar com o diabo que o evangelho que se abre abre com a luta no deserto e que acreditamos é uma espécie de padrão o texto diz que o diabo se afastou dele por um tempo para voltar no tempo mais favorável que vai ser o tempo da paixão bom então enquanto que um novo testamento meio que fecha com a questão do diabo ainda
assim um pouco vagamente elaborada o novo testamento se abre com uma perspectiva completamente outra o diabo já uma coisa assim muito a digamos assim o jovem já tem muito mais conhecimento sobre isso esse é o universo um pouco fluido dos demônios no antigo testamento lp toma consistência a estrutura é sanada o astro caído do céu sobre a terra a que foi dada a chave do abismo então eles são legião no senhor para ir de mal disse para o fogo está preparado para o diabo seus anjos e o diabo é chamado indiferentemente de satanás são 34
ocorrências no antigo testamento no novo testamento mas também de diabo de aguentam ou seja de divisor e também tem outros nomes de divindades maléficas como beijinho beal e 67 nomes parecem são freqüentes nos manuscritos de de coma ele tem chamado o malvado forner oz em grego que eu sei que vai ser daqui que não tem nada de grego são 12 ocorrências no testamento e o interessante é que a último pedido do padre nosso desde que não seja a moça ele pede que nós sejamos liberado justamente do malvado hop onerosa que livrai nos do mal é
praticamente uma personificação do mal tá pedindo um pouco de deus nos livre do diabo e ele também é o inimigo adversário que que foi a semente no campo 7 3 7 e depois também o de cristo ele também é chamado de exterminadores de mentiroso de pagamento tira de tentador ou sedutor opera john e de dragão e da antiga serpente e nosso senhor vai dizer eu via as a tarrafa saí do céu como quando está falando neste momento da sua divindade ele fala de ter visto a primeira queda dos juros não é que refere se a
miguel um apocalipse mas a primeira ferrari primeira queda então ele disse uma coisa interessante até hoje no testamento a palavra espanhol ele disse que todo o texto do evangelho espécie de reconquista é um a reconquista angola está falando o reino de deus foi por culpa dos jovens conquistado por nosso senhor vai fazer é conquistar é uma história do evangelho são uma uma série de guerra de batalha ele disse que a missão de jesus parece um gigantesco e salve-se salvífico exotismo uma vasta operação de limpeza de combate e 12 pontos de espírito e sim puros não
mata a catarata que figura a imagem do deus te deu ele fala como tahiti nos apóie nos atos ele passou beneficiando e estarão a todos que estavam sob o poder do diabo ele disse por exemplo em são marcos o primeiro ato do ministério público de nosso senhor depois do batismo ea chamada os discípulos do espírito impuro ea multi dois estavam admirados por que jesus manda até os espíritos em cursos e eles obedecem depois jesus pregava nas sinagogas e expulsava os demônios os inscritos em cursos quando vem cai aos pés grito e gritam tu és o
filho de deus então nosso senhor não pode fazer um passo sem encontrar com o demônio então a vinda à efetiva do reino de deus na pessoa do nosso senhor e com a redenção é inseparável da queda de satanás dessa queda final daquela mostrada no apocalipse da destruição de satanás no senhor divino no primeiro capítulo de são joão não na primeira epístola de são joão 3 a 3 com oito para este manifestou filho de deus é um só falando para destruir a obra do diabo e nossa senhora me falaram que está comandando o demônio embora pelo
poder do demônio ele fala assim não porque todo o reino unido contra a mulher dirigindo completamente destruído mas se eu fosse o demônio pelo poder de deus então chegou para vocês o vento de deus quer dizer que a aaa estabelecimento do reino de deus está completamente ligado com a derrota de satanás ele disse que dito isso é preciso notar que a derrota foi difícil ele diz que satanás fez tudo para poder pedir a vinda do reino de jesus primeiro de um modo que tite fico com ele disse como se fosse uma abertura musical no início
da vida pública e não acenou pra tentar desviá lo da sua missão como depois eles mais tarde ele vai fazer são pedro silva chamado de chapa nós como sabia o estabelecimento do reino de deus era descrição do reino dele as tentações são para desviar nosso senhor do objetivo e mais tarde quando não foi aquela praça são pedro que está indo para jerusalém para morrer são pedro falar de jeito nenhum não vai falar escutar o que nós eu esperei a faca porque mim satanás porque está fazendo a obra de satanás ele está querendo impedir que o
reino de deus possa se estabelecer e como é que não o senhor vai estabelecer o reino de deus ele vai estabelecer exatamente fazendo o inverso do que só dão adão e eva deram o poder falar sobre ele sobre toda a descendência deles por não aderirem ao plano de deus por desobedecer in e nós senhor vai aderir ao plano de deus absolutamente e até quis que a gente soubesse que mesmo naquele momento em que toda a ira de deus pesava sobre ele da mania e que portanto era dificílimo aceitar aquilo receber toda a ilha nossa senhora
lhe pagou todos os nossos internos e recebeu toda a ilha de deus e é por isso que ele tremia e chorava sangue mas naquele momento ele disse aquilo que tinha dito faça se a vossa vontade não é minha porque o que deu o poder só tá mas foi o homem se descolar da vontade de deus e o que dá o que une a 90 escrito aquilo que nós senhor jesus cristo fez pra redimir os donos foi aderir inteiramente à vontade em deus e com isso ele destruiu o poder de memória por isso que ele desfaz
são joão 12 desse tipo de antena agora o juízo neste mundo agora o príncipe deste mundo será jogado fora queria que então aí neste momento a vitória aparente de satanás a destruição [Música] da essa derrota definitiva mas essa é a derrota embora seja definitiva ela não está ainda completa porque ainda falta que ele seja inteiramente derrotado no corpo místico de cristo que é a igreja então ele ainda tem ele vai agora partir deste momento ele vai fazer de tudo pra procurar esse magal germe do reino de deus na história ele vai procurar fazer de tudo
para combater a igreja mas não a igreja considerada abstratamente para combater cada membro do corpo místico para combater esse pedaço do corpo místico que o marcos que é estela que alegando até uma teresa quer uma margarida esse pedaço do corpo místico ele vai atacar violentamente pra fazer esse pedaço do corpo místico que desligar dessa salvação trazida por nosso senhor e poder cair novamente chove um perfil dele então a é assim que está no novo testamento o a questão do diabo e foi por isso que eu puxo esse quadro é o padre que está aqui deixe
e pintor que eu não conheci que ele foi então ele junta duas cenas a redenção a morte de nosso senhor jesus cristo ea queda de satanás bom essa atividade magnética vai ter um fim mas vai ser só com o fim do mundo então é isso vamos lá então maria cheia de graça com força [Música] maria filho [Música] pág [Música]
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