bom podemos começar você pode falar o seu nome Onde você nasceu a sua idade e a sua a profissão O que você faz da da vida o que que você faz na vida tá bom meu nome é Ricardo Gondim sou cearense tenho 70 anos e sou pastor pastor de uma igreja chamada igreja Betesda que fica aqui na zona sul de São Paulo qual que é a a vertente dessa dessa igreja a a Betesda é uma igreja que vem da da tradição pentecostal a tradição evangélica pentecostal mas que ela ao longo dos anos ela foi se
re se ressignificando eh numa numa espiritualidade que é muito mais ecumênica muito mais interreligiosa ecumênico não sei se você sabe a diferença entre ecumênico e o interreligioso o que que é o ecumênico é é é aquele que contra pontos de contato dentro de outras tradições mas da mesma raiz então ecumênico eu sou protestante mas eu encontro pontos de contato com católicos porque católico e protestante tem a mesma raiz Cristã E interreligioso é aquele que procura tentar pontos de contato com outras tradições outras raízes então eu sou interreligioso quer dizer eu eu dialogo com o muçulmano
não significa que eu estou aderindo ao Islamismo Mas significa que eu estou reconhecendo alguns pontos de contato no Islamismo que eu posso dialogar com ele cuidado com o pobre por exemplo o o uma vida Sei lá uma vida de responsabilidade conjugal alguma coisa a mesma coisa com o budismo a mesma coisa com quer dizer o budismo não tem a mesma raiz que o cristianismo é a mesma coisa com as religiões de Matre africana então a betesa ho é uma igreja que procura ser ecumênica no sentido de que é que na tradição católica pode nos ajudar
na nossa espiritualidade não significa que nós vamos ser católicos nós continuamos sendo de tradição evangélica Uhum mas Lemos padres e teólogos da tradição eh eh católica e temos várias referências né Eu por exemplo considero o Papa Francisco hoje uma as maiores referências da humanidade assim uma referência humana independente dele ser católico Então esse reconhecimento fez a nossa igreja hoje ser uma igreja com uma caminhada bem distinta dentro de São Paulo eu diria muito pouca gente que eh que caminha dentro dessa dessa faixa que nós estamos caminhando eu imagino que você sofra muita rejeição ou críticas
por ter essa essa vertente pelos religiosos mais tradicionais digamos assim isso acontece muito e muito muito não só por isso mas também porque nossa comunidade tomou uma decisão Nós tomamos uma decisão como comunidade de sermos uma igreja afirmativa eh com respeito à identidade sexual e transgeneridade então nós hoje somos uma igreja inclusiva quer dizer a gente afirma que as pessoas homossexuais não são pecadoras não são pervertidas nós afirmamos isso os reconhecemos na sua dignidade que não tem nada a ver a identidade sexual com com qualquer outro traço de virtude ou de caráter ou de qualquer
coisa e nós os incluímos quer dizer uma pessoa homossexual na nossa igreja tem liberdade tem capacidade tem Liberdade capacidade não tem tem tem espaço para ser tudo que um heterossexual por exemplo é em outras igrejas nós não fazemos distinção não perguntamos na porta da igreja Qual qual é a sua identidade sexual né Uhum Mas da onde vem essa essa importância toda a Sexualidade das pessoas porque que isso é um assunto que gira em torno da religião e tem tem igrejas que abraçam tem outras que não abraçam Da onde que originou essa discussão toda da da
sexualidade é porque que isso vira uma pauta Eu acho assim eh eh muito da religião tem a ver com o controle eh né o controle do adepto o controle da muitas religiões usam Esse controle através do Medo através da ameaça através da culpa muito da religião tem a ver com isso com culpa com medo né e com controle então se você controla a pulsão mais forte que há no ser humano que é a pulsão do sexo e Freud que diz isso né nossa pulsão sexual é uma das mais é uma das características mais fortes do
dos seres humanos quem tem o controle dessa pulsão sexual tem o controle da pessoa toda então Eh é uma pauta porque é uma pauta de controle é uma pauta de de de controle de pessoas através da sexualidade e geralmente através de homens né patriarcal homens que que ditam regras sobre o comportamento sexual de outras pessoas uhum esse o lado que argumenta tem um lado que argumenta que sim na Bíblia existem passagens que reprimem esse comportamento Claro tem então eu queria que tu falasse sobre isso dá para encontrar na Bíblia algo que justifique essa rejeição ao
homossexual existe existe no livro de Levíticos por exemplo há uma um uma inferência eh no no no no antigo testamento uhum e no Novo Testamento nós temos principalmente no na carta que Paulo escu aos romos em que ele fal sobre comportamento sexual e o que o queas pesso quando leem a Bíblia não levam em é que tanto lá no antigo testamento no Liv de Levíticos como Paul novoo naa aos nãoa propriamente essas proibições não estavam propriamente ligadas à sexualidade em si estavam ligadas à sexualidade atrelada a cultos religiosos então por exemplo O Judeu não podia
ter certas práticas sexuais que outras religiões praticavam uma delas era por exemplo a prostituição cultic que hoje nem existe isso né Nós nem sabemos como era direito a prostituição cúltico quer dizer sacerdotisas que eram prostitutas em templos eh Então essa proibição existia né lá atrás mas não tem nada a ver com quer dizer é isso a gente chama de um de um olhar eh anacrônico pra história quer dizer você tá olhando para trás da história e e e não está levando em conta o contexto histórico o contexto da época as percepções da época e e
e e e aí eles usam pinam esses textos da Bíblia sem levar em conta para condenar o que hoje todo mundo vê e sabe que não é um desvio de caráter uma pessoa ser homossexual não é uma prática religiosa não é que ele é homossexual porque ele é de religião x ou religião Y Esse é um traço é uma peculiaridade humana que deve ser respeitada ponto final uhum Como que você eh entrou no mundo da religião Como que você conheceu Deus como é que foi a a o início dessa tua caminhada não eu tenho eu
tenho uma história muito interessante porque eu eu eu não venho de um lar propriamente religioso meu pai meu pai foi meu pai foi um uma pessoa muito muito diversa na vida dele é o pai do interior aqui de São Paulo na região ali de Marília de Garça e o pai dele era um fazendeiro de café burguês abastado meu pai estudou num colégio católico interno em Campinas foi jogador profissional do Corinthians mas feriu o joelho e e ele foi eh então ele optou ele não quis trabalhar com o pai optou por ir pra aeronáutica servir na
aeronáutica estudou aqui no interior de São Paulo na escola da Cadetes da Aeronáutica e e ele foi transferido paraa Fortaleza onde ele conheceu minha mãe então meu pai ele depois foi preso político em 1964 eu tô dando esse Panorama sobre meu pai para dizer o seguinte meu pai era uma pessoa politizada não religiosa agnóstico criou uma aversão à igreja católica Porque foi o colégio interno de padres nem sei o que foi que aconteceu ele nunca me contou se ele da causa do trauma dele nesse colégio de de de padres e então assim minha família não
era uma família religiosa minha mãe era uma católica nominal e meu pai é agnóstico ateu até diria que que até ateu ele era e com tendências de esquerda e eu me converti Por incrível que pareça lendo a bíblia sozinho em casa eu tinha uns amigos no colégio que eh eu discutia religião com eles discutia discutia por discutir né essa coisa de querer saber e e pousar de quem sabia alguma coisa eu não sabia nada de religião não sabia nada de Bíblia coisa nenhuma e eu discutia com esses amigos que eram protestantes eram presbiterianos e uma
vez ele um deles falou assim para mim Ricardo você tá falando coisas aí mas eu vejo que você não sabe muito que você não lê a Bíblia aí me deu uma Bíblia de presente botei a Bíblia lá na minha prateleira nunca li direito começava a ler ali no começo da Bíblia Gênesis tal eu logo perdi o interesse me perdia no relato aí uma vez eles me confrontaram falou Pô você tá lendo a bíblia falei cara aí eu confessei para eles eu não consigo eu não consigo passar do do primeiro segundo livro da Bíblia eu já
não já tô perdido já não entendo mais nada aí um deles falou eram dois amigos meus um deles falou por que que você não por que que você não não não abre no no Novo Testamento e lê Mateus eu falei tá bom aí Comecei a ler o evangelho de Mateus e quando chegou no Sermão da Montanha que é um é um dos textos mais lindos né inclusive da literatura não precisa nem ser religioso é uma uma obra de arte O Sermão da Montanha que são os capítulos 5 6 e 7 de Mateus e eu cheguei
na numa passagem do do evangelho que dizia assim eh se esforce por entrar pelo caminho estreito porque Largo e espaçoso é o caminho que conduz à [Música] perdição quando eu li isso eu falei isso aqui tem uma tem uma nobreza nessa coisa de entrar pelo caminho estreito quer dizer não vá pela Avenida mais larga pelo caminho mais fácil opte por uma vida que seja eh mais Eh mais íntegra mais verdadeira e foi assim que Deus entrou na minha vida eu me converti sozinho na minha casa eu morava numa casa porque meu pai tinha sido preso
e e eu morava numa casa eram seis irmãos mas meu avô minha avó tio tia era uma casa lotada de gente e eu não tinha um lugar assim muito privativo para mim e eu então fui no banheiro da minha casa no banheiro lá de casa fechei a porta fe a tampa do vaso sanitário e ali eu me ajoelhei e entrei minha vida para Deus e eu era adolescente E desde então tô nunca mais inclusive tatuei no meu braço aqui que duas estradas divergiam que é um poema de Robert Frost duas estradas divergiram numa áv amarela
a árvore amarela e eu entrei pelo caminho menos viajado isso tem feito toda a diferença qual era o contexto Quantos anos você tinha nessa época Ah eu tinha 14 anos quais eram os os dilemas o que por que que você acha que essa parte te chamou tanta atenção a esse ponto então eu tinha um pai preso preso político né meu pai foi preso político na ditadura de 1964 eh e e para mim era difícil ter o meu pai preso naquilo Nesse contexto eh por vários motivos primeiro porque a ditadura e eh criou uma mentalidade que
o as pessoas que divergiam da ditadura tinha tinha lema você não é dessa época mas tinha lema que dizia assim Brasil ame eu deixo ah Brasil Esse é o Brasil que vai pra frente Brasil Brasil Brasil do Futuro Brasil do milagre então eles criaram toda uma propaganda política que quem não era a favor da ditadura que eles não chamavam de eles não se consideravam ditadores eles chamavam de revolução quem não era a favor era era era um lixo era ele chamavam de subversivo eu tinha um pai subversivo imagina adolescente querendo paquerar com as meninas do
Parque da da da pracinha e com essa pesta nos meus ombros quer dizer tinha essa pressão tinha outra pressão que o meu pai foi expulso da Aeronáutica minha mã quando papai foi presoa grávida grávida de dois filhos grávida de gêmeos uma das crianas morreu nós fos morar nessa casa com meu avô minha avó lá no Ceará lá em Fortaleza no Ceará e e e aí tinha toda pressão Econômica né quer dizer eu eu vivia o que minha avó era uma merendeira de escola primária na época do elementar ela fazia merenda era uma mulher que trabalhava
na merendeira não era uma pessoa rica meu avô era um senhor aposentado que era vendedor de tecidos E aí tinha essa pressão Econômica quer dizer eu não tinha o que os outros meninos tinham Eu ia pra praia lá em Fortaleza ia de ônibus ida e volta com passe escolar que eu tinha um passe que era passe escolar eu ia de ônibus e eu me lembro que uma vez lá praia que aí eu eu e o meu irmão que eu tenho irmão um ano mais novo do que eu a gente ia pra beira da praia lá
jogar bola brincar tomar banho demais voltava no ônibus às 2 hor da tarde sol do Ceará grudento de de sal aquela suor e eu me lembro que eu uma vez na praia pensei assim comigo mesmo um dia eu ainda vou ser rico o suficiente para comprar uma coca-cola e beber coca-cola na praia Olha como era minha situação Então essas pressões todas de você escolher o caminho largo e ter um pai que escolheu o caminho estreito quando eu li isso no evangelho foi um na minha vida de uma forma que me transformou falei esse essa é
a opção de vida e essa é a oposição de vida que Jesus propõe que é que é ética né é íntegra é viver de uma maneira tal que inclusive eu preguei na igreja domingo passado agora viva de tal maneira que se você tiver andando no viaduto do anhagabaú lotado de gente e alguém gritar canala você não ten que olhar para trás porque você não vai sentir que aquela pessoa tá falando com você esse é o jeito que a gente tem que viver Mas como que vive assim Hã Como que faz para viver assim então nós
temos os valores do evangelho e são valores o evangelho quer dizer a pregação de Jesus é uma pregação muito mais no campo da ética do que do campo da religião Porque Jesus não era um um quer dizer ele ele frequentava a sinagoga porque ele era judeu ele cumpria os ritos do Judaísmo mas a proposta do caminho dele não foi uma proposta religiosa foi uma proposta de vida como você vai viver como você vai enfrentar a vida como que você enfrenta os os calços da vida as dificuldades da vida como que você enfrenta com quais valores
usar até essa expressão armado com o qu você vai enfrentar a vida e aí aí a mensagem do Evangelho é nos dar condições de enfrentar a vida com tudo que ela tem de bom e de ruim que a vida não é tudo bom porque senão aqui seria um céu seria um paraíso seria um Nirvana mas também não é tudo ruim porque senão seria um inferno a vida é esse a vida é esse conjunto de imprevistos acidentes sorte confluências Coincidências que fazem com que a nossa vida seja traspassada por tragédias e por coisas maravilhosas então nós
somos todos afetados por tragédias por dores e somos afetados também por coisas boas como que eu vou reagir Quando surgir a tragédia e como que eu vou me comportar quando eu tiver coisas boas na minha mão como é que eu lido com dinheiro como é que eu lido com e a a minha sorte eu não escolhi nascer onde eu nasci eu não escolhi eh ter a cor da pele que eu tenho isso me foi dado eu eu quando nasci e eh eu já tinha já havia uma história eu não nasci num num num papel branco
numa página de Papel em Branco quando eu nasci a história tava rolando já havia já havia segunda guerra mundial eh quando eu nasci no ano que eu nasci o Getúlio Vargas se suicidou Brasil tava para pegar fogo Eu n eu nasci com uma história meu pai tinha uma história minha mãe tinha uma história meus avós tinham uma história eu não escolhi ser o que eu sou agora a a a pergunta não é eh se eu tenho ou não tenho privilégios claro que eu tenho como que eu lido com os meus privilégios como eu não escolhi
muitas coisas que me aconteceram que foram ruins foram trágicas foram doloridas como que eu reagi e a proposta do Evangelho é nos capacitar nos ajudar a enfrentar essas condições que a vida oferece vem para nós a proposta de Jesus é um estilo de vida venha e siga-me era isso que Jesus dizia siga-me no sentido não de andar com ele para para baixo siga-me no sentido de Veja se o que eu tô propondo faz sentido e se eu tô propondo esse caminho estreito é um caminho melhor do que o caminho largo porque o caminho largo Qual
o problema do caminho largo é que cabem todos os paí todos os vigaristas todos os charlatões todos os embusteiros cabem nesse caminho largo caminho Estreito é aquele que poucos entram porque demanda de nós escolhas que são muitas vezes doloridas muitas vezes nos trazem prejuízos né porque eu escolhi um caminho da integridade eu podia ser um bandoleiro Mas eu não quero ser então a proposta de Jesus é essa de a gente andar por um caminho que reflita nesse caminho a beleza a integridade a doçura a gentileza como que isso aplica na na prática como que uma
pessoa agora que nunca ouviu falar sobre Jesus ou já ouviu falar mas não entende o que que ele tá falando quando você explica assim como é que se aplica isso na vida nas dificuldade você falou que como eu vou reagir às coisas do mundo mas como que eu vou reagir como é que se é como é que se reage você sabe que às vezes eu penso que eh a vida da gente Ela é ela é um recalibrar constante é como um é como um computador de bordo de um avião que tá voando a 10 a
10 km de altura 800 km/h ventos e o computador de bordo vai calibrando a rota a cada instante a vida não há não há receita prévia pras escolhas na vida quem dá receita pras escolhas e pro sentido e como que nós o como tá vendendo tá vendendo curso barato é Coach barateiro porque não há veja bem cada pessoa vai reagir as questões da vida de uma maneira diferente porque nós somos únicos cada um de nós é único até os meus irmãos que viveram comigo debaixo do mesmo teto não reagem à vida da mesma maneira porque
eles não eles não eles não eles não foram traumatizados como eu fui traumatizado eles não foram enriquecidos como eu fui enriquecido eles não tiveram contato com as pessoas que eu tive contato você vai reagir às questões da vida da sua maneira eu não tenho receita para você então tá tem até aquele provérbio né em espanhol não ai caminho caminho se faça ao caminhar né Não existe caminho o caminho se faz ao caminhar uhum agora são os meus valores o que os gregos lá na antiguidade diziam chamavam de virtude são os valores que vão a cada
minuto nesse recalibrar de Rota me ajudar a tomar decisões corretas decisões que não prejudiquem O próximo decisões que a longo prazo não tenham consequências desastrosas a longo prazo eu tenho que também me preocupar com isso por exemplo eu sou avô Então eu tenho eu tenho que me preocupar que as decisões que eu tomei na minha vida e tomo na minha [Música] vida de alguma maneira não prejudiquem a vida dos meus netos porque eu eles um dia vão se referenciar a mim e vão fazer um podcast em que que eles vão perguntar e o seu avô
e aí eles vão Qual a memória que eles vão ter isso a gente chama de legado que é diferença de herança não vou deixar nada de herança porque eu não tenho dinheiro não sou rico não tenho o que deixar para eles mas eu posso deixar um legado O Legado É o quê É aquilo que inspira é aquilo que quando eu me lembro eu digo caramba eu tenho que Honrar eu tenho que Honrar então por exemplo no Brasil nós tivemos toda essa turbulência política da Extrema direita e e tal e e e muitas vezes as assim
os meus posicionamentos políticos era em honra do meu pai cada vez que eu tomei um posicionamento político quando nós marchamos e nós fizemos uma Marcha pela pela Capão Redondo e pela democracia pelo voto né pelo voto pela aquela aquela incerteza que o Brasil viveu nessa última eleição eu senti o meu pai aqui ó respirando no meu ombro porque o legado dele que o meu pai dizia meu pai dizia melhor é melhor é melhor viver do jeito que eu estou vivendo do que ser complacente ser parceiro desses ditadores carniceiros malvados que estão aí então assim isso
é legado e cada um de nós reage eu não tenho fórmula para você mas eu posso lhe ajudar a lhe dar valores eu posso lhe ajudar a você entender os valores e aí munido desses valores revestido desses valores você enfrentar a vida do jeito que ela aparecer uhum o seu pai foi solto depois como é que como é que como é que terminou a história do seu pai então meu pai olha interessante meu pai jogador de futebol foi militar da aeronáutica filho de um fazendeiro de de do interior de São Paulo casado com uma mulher
cearense ele foi expulso da Aeronáutica E aí expulso da Aeronáutica ele se matriculou na faculdade se licenciou em História e gastou o resto da vida dele como professor de segundo grau dando aula de história pobre Meu pai foi um homem pobre a vida toda o primeiro carro que nós tivemos na nossa família eu já tinha 20 anos de idade ele dava aula andando pela quer dizer rodando de colégio em colégio de ônibus saia 6 horas da manhã voltava para casa 20 PR 20 PR 11 toda noite foi um homem de uma integridade de uma beleza
e não era religioso Ele foi preso na ele já era professor quando ele foi preso não ele quando não quando ele foi preso ele era ele era militar Ah tá mas aí ele foi solto depois de um tempo como é que ter ele foi solto ele foi solto Ele foi preso em Fortaleza foi transferido pra base aérea do Galeão no Rio de Janeiro incomunicável minha mãe grávida de gêmeos um menino e uma menina a menina morreu TRS dias depois do parto Olha a tragédia TRS dias depois do parto meu pai incomunicável na base aérea do
Gão ficou lá uns 5 se meses aí foi transferido de volta para Fortaleza ficou preso na base aérea de Fortaleza aí quando foi que nós tivemos a oportunidade de visitá-lo quando ele voltou paraa Fortaleza e aí ele ele ficou preso lá há um tempo não me lembro um ano mais ou menos um ano e pouco é 1 ano e meio que ele ficou preso e E aí ele foi julgado ele foi julgado em dois tribunais num Tribunal Civil por Insurreição à ordem pública que havia no Brasil uma lei de segurança nacional e essa lei de
segurança nacional dizia que ele não podia ter feito aquilo Porque era uma subversão da ordem pública que foi O que foi que ele fez ele ele no quartel ou no na base aérea né que é o quartel da da Aeronáutica chama de de não chama de quartel né na chama-se de base na base aérea ele e vários outros oficiais e sargentos e e e outros militares cabos soldados se se insurgiram contra a ditadura a favor do João Gular que era o presidente eleito democraticamente e nessa Insurreição Ele foi preso então ele foi julgado depois que
ele foi solto né ele foi solto para ser julgado ele foi julgado num Tribunal Civil por Insurreição da ordem e num tribunal militar por motim porque e na na hierarquia militar Motin é quando os os os soldados se levantam contra o comando uhum e engraçado ele foi inocentado nos dois foi considerado inocente dois tribunais porque a defesa do meu pai era que ele como militar tinha votado ou tinha votado não Tinha jurado lealdade à constituição só eu sou eu sou um militar Então como militar eu eu tenho implícito que eu jurei A constituição a Constituição
tava sendo rasgada e eu me levanto contra aqueles que estão rasgando a constituição eu não tô errado errados estavam os os que rasgaram a constituição e ele foi considerado inocente mas ele continua expulso da Aeronáutica continuou pulso da aeronáutico por quê Porque em 1968 veio o A5 dezembro de 1968 o ato institucional número 5 que anulava todas as sentenças dos tribunais valia aquilo que eh o o o decreto do A5 implementava então ele continuou expulso E aí ele foi ser vendedor ele vendia de porta em porta produtos da da da fi produtos de de de
de luz e de iluminação posse de luzes vendendo lâmpada essa coisa da filco e fazendo faculdade e aí foi quando ele se formou e foi ser professor eh em escolas particulares Uhum Então deu para viver uma vida normal depois desse trauma assim as coisas se organizaram bem depois disso Não hum não se organizaram vírgula né Eh eh ninguém tem ideia do que a tortura produz no coração de um homem ninguém tem ideia do estrago que uma prisão eh é injusta produz Numa família ninguém tem ideia da da repercussão através dos anos de uma de uma
injustiça política que meu pai não foi bandido meu pai nunca roubou nada meu pai não era crime não tinha não tinha não tava inciso no código penal questão dele era política me pai é um homem correto um homem compassivo um homem que queria justiça social pro Brasil reforma agrária e aí você me pergunta as coisas se ajustaram não eu vou te falar uma [Música] coisa primeira vez quando o papai voltou da base aérea do Galeão paraa Fortaleza quer dizer ele foi transferido do Estado de incomunicável para a base em que ele podia receber visitas e
ele ficou preso na base eh não era não era um não era uma cadeia né que a base os militares não ficam em cadeias quando um militar é preso Ele fica num quartel eh dentro de um de um quarto né de um um quarto num uma sela tipo cela de cadeia então ele tava preso dentro desse quarto e eu minha mãe e e e meu irmão fomos visitar o papai e eu lembro que o soldado abriu a porta né para ele e ele tava lá no fim do Corredor assim e ele saiu da da do
era um corredor muito longo ele saiu das da do quarto né da sela ficou no corredor e nós dois eu e meu irmão saímos correndo na direção dele né para abraçá-lo que a gente era adolescente abraçar eí ele se ajoelhou para receber o nosso abraço nos abraça e ele tava chorando cabeça raspada ele chorando e e e foi a primeira vez que vi meu pai chorar e eu olhei nos olhos dele e a primeira reação que eu tive foi roubaram a alma do meu pai essa foi ass essa frase ecoou no meu coração roubaram a
alma do meu pai depois desse porque até o papai ser preso nossa família era uma família família não tinha televisão nós não tínhamos televisão em casa eh mamãe a minha mãe Lia pra gente minha mãe leu toda a obra de de Monteiro Lobato pra gente dormir antes de dormir sentava na beira da cama eu e meu irmão Minhas irmãs na outra na no outro quarto e ela Lia pra gente as obras de Monteiro Lobado tô dizendo isso para dizer assim a nossa família era uma família agregada a prisão do papai desagregou Nossa família por quê
Porque nós não tínhamos mais lá eu fui morar na casa do meu avô e da minha avó meu pai agora vivia do sogro e da sogra idosos porque ele não tinha condição de sustentar seis filhos e meu pai nunca mais foi a mesma pessoa nunca mais a nossa família se desagregou completamente Então eu tenho eu tenho traumas ainda hoje de lembrar eh por exemplo que eu não tinha privacidade a gente morava numa casa de vila que era sala uma salinha pequena um quarto uma cozinha um banheiro pequeno e uma edícula que era quase que o
tamanho de uma dispensa is era casa pequenininha morava meu avô minha avó um tio uma tia e o que chama lá no Nordeste de Irmã de criação chegou minha mãe com seis filhos eu passei toda a minha adolescência dormindo na sala numa rede que essa é a vantagem do Ceará a gente dorme de rede Você sabe o que é dormir numa rede numa sala eu vou te dizer o que é você é a última pessoa a dormir todas as noites e você é a primeira pessoa a acordar todo dia de manhã a última pessoa a
dormir porque você só dorme quando a casa todo mundo se ajeita então ficava as redes traçadas na sala e a minha era lá tinha lá o meu lugarzinho lá que eu ar Ava a minha rede aí eu dormia E aí quando o dia começa no outro dia de manhã tira a rede eu era o primeiro nós éramos as crianças os primeiros a desarmar a rede então eu adolescente Tod adolescente precisa de privacidade eu não tinha privacidade por isso é que eu falei para você a minha conversão precisou acontecer dentro de um banheiro com a com
a tampa do vaso sanitário fechada e depois que você leu essa passagem que fez você entender a a essa a mensagem né da da religião Por que que você decidiu dedicar sua vida a isso olha não tem explicação é a vocação ministerial uma vocação de ser pastor é um é um é uma interpelação Divina que toca o coração que eu não sei explicar eu não sei dizer dizer por quê Porque eu tava na [Música] faculdade secular eu tava estudando administração de empresas não tava me preparando para ser Pastor eu me lembro que era noite eu
a gente estava numa reunião reunião de de estudantes universitários e eu sentado eu já tinha me convertido já era Cristão e olhei assim o mar a distância e veio Aquila coisa na minha alma eu vou dedicar minha vida a andar com Cristo a fazer o nome dele conhecido a propalar as suas verdades pro mundo isso vai ser a minha caminhada é um caminho estreito por como não tem explicação é um é um é como se fosse Alguém chama que tem inglês eu ouvi essa expressão essa semana que é mais bonito em inglês do que em
português não porque eu é l lur é isca mas é isca no sentido não da isca do pescador é aquele aquela sedução aquela sabe aquela coisa que você sente que você foi seduzido por um amor e por um chamado iso é vocação mas não tem explicação não é acontece cada um E qual o primeiro passo depois que você entende que a sua vocação é essa não eu fui fazer seminário eu estudei no seminário né eu teri meu minha faculdade de administração de empresas E aí eu fiz seminário fiz seminário nos Estados Unidos estudei no Seminário
para me preparar teologicamente estudar a bíblia de uma maneira mais mais Ampla mais compreensiva ler autores e e depois do seminário eu então fui ordenado pastor numa igreja me reconheceram como pastor e eu fui ordenado pastor Quando que você começou a perceber que tinham algumas coisas na religião que não conversavam contigo Ah também um caminho sabia Eu não sei determinar exatamente mas algumas coisas por exemplo quando eu comecei a perceber que certos discursos não faziam conexão com a vida a vida real das pessoas porque uma coisa é você falar e em tese você falar Teoricamente
não Teoricamente né Tem até uma historinha só para ilustrar o que eu tô querendo dizer eh diz que na di que na no Pântano as serpentes estavam eh estavam matando muitos sapos as serpentes estavam caçando estavam Nando os sapos matando os sacos comendo os sapos e o o líder dos sapos foi da saparia né o líder do sapos foi conversar com a coruja disse Dona Coruja as serpentes estão nos atacando tem muita cobra nos atacando O Pântano tá muito cheio de cobras e eu queria que a senhora nos ajudasse a entender como é que a
gente faz para sair desse desse problema aí a coruja com aquela com aquela sabedoria corujal dela ela disse olha a melhor maneira de escapar das serpentes é voando SAP falou como eu nunca pensei nisso voltou lá para os sapos e falou olha coruja falou pra gente que a melhor maneira da gente escapar das cobras que estão nos picando é a gente voar aí ficaram todos ali em cima da das Folhas dos Ramos e as serpentes vieram e eles tentaram voar e ninguém voou aí o líder do sapos voou voltou à coruja e disse Dona Coruja
a senhora mandou a gente voar e ninguém conseguiu ela falou não eu Teoricamente Essa é a melhor opção mas entre a teoria e a prática tem um enorme Abismo como é que eu comecei a perceber que alguns discursos eles eles não eles não privilegiavam todas as pessoas por exemplo eu quando me levanto no púlpito da minha igreja eu tenho que considerar todas as pessoas que estão ali a mãe de uma criança que tem paralisia cerebral tá lá presente uma jovem senhora que é paralítica e anda em cadeira de rodas o outro que tem hipertensão o
outro que é cego estamos na nossa igreja nós temos uma pessoa cega então eu não posso falar Teoricamente sem contemplar todas essas pessoas porque senão eu eu tô pregando uma mensagem seletiva para um grupo e desprezando o outro e muitas vezes desprezando o grupo mais carente que mais precisa o que se tornou a religião principalmente aqui no Brasil um discurso que privilegia um grupo que já é abastado que já é um grupo privilegiado e aí quando os outros reclamam e diz pô mas e eu aí a resposta da coruja Não Teoricamente isso vale para todo
mundo Teoricamente Então essa distância entre o discurso e a existência real fez com que eu começasse a rever certas e determinadas afirmações eu não posso afirmar nada em nome de Deus por Deus por Jesus Cristo se eu não se eu não pensar se eu não considerar as realidades mais diferentes e distintas que estão no meu auditório e não só no meu auditório na cidade de São Paulo eu não posso falar Deus vai abençoar você e Deus tem coisas boas para você quando eu sei que tem milhares de pessoas dormindo debaixo de viadutos tem gente sem
casa tem crianças que moram do em favelas na beira de Córregos que não são mais Córregos São esgotos a céu aberto eu não posso F falar para um grupo de pequenos burgueses ou de classe média e dizer e aquele outro lá e e aquele pessoal lá não aquele pessoal lá Teoricamente Eles é que TM que se virar com Deus não não pode ser assim como a história que eu li que é verdadeira da Segunda Guerra Mundial que os alemães estavam soltando bombas em cima de Londres estavam bombardeando Londres e um grupo de religiosos e evangélicos
estava orando pedindo a Deus para que as bombas não caíssem em cima deles Cao jogando bomba em cima de Londres Então vou morar para não cair em cima da nossa cabeça aí alguém falou assim uma história verdadeira que eu li num livro da segunda guerra mundial falou para eles assim mas espera um instantinho vocês estão pedindo para que bombas não caiam na cabeça de vocês e no vizinho e na rua da frente aí o que eles disseram eles que orem para que Deus empurre as bombas para mais para frente Isso é uma lógica totalmente egocêntrica
egoísta da percepção do agir de Deus do agir de Deus na humanidade Deus não pode ser um deus seletivo Deus não pode ser um Deus que que que abençoa um grupo aqui esse é um Deus esse é um Deus tribal né Esse é o Deus do Antigo Testamento das religiões mais primitivos que fazia chover no meu cercado só no meu cercado Que só fazia o meu gado ser Leiteiro de de muitos litros de leite que só fazia a minha família ser abençoada e os outros é um Deus é um Deus Paroquial é um Deus tribal
quer dizer é um Deus que só serve a nós Uhum E Jesus veio para mostrar exatamente o contrário que Deus é o Deus que faz o seu sol brilhar sobre todos e a sua Chuva Cair Sobre todos em outras palavras Deus tá preocupado com a humanidade não é com um grupo não é com um segmento não é com uma igreja não é com uma religião é com a humanidade com todos Cara nós estamos hoje aqui fazendo esse podcast e tá vendo uma carnificina em Gaza real não é uma coisa é porque às vezes as coisas
quando estão quando estão e a quilômetros de distância a gente não considera bombas caindo em hospitais matando gente dentro de um hospital e eu tenho que eu tenho que considerar isso no meu discurso se eu não levar isso em conta na minha prática no meu discurso eu tô falando de um Deus Paroquial eu tô falando de um Deus tribal eu não tô falando de um Deus que a minha vida e deixa uma criança ser estraçalhada por um míssil entendeu Mas por que ele deixa ISO está acontecendo agora não é que ele deixa não é que
ele deixa é que o mundo está organizado de tal maneira que isso acontece não por responsabilidade de Deus porque Deus não é gerente do mundo Deus entregou o mundo e a responsabilidade do mundo nas nossas mãos não é que Deus deixa é que a humanidade tá fazendo tem nada a ver com Deus tem a ver com os seres humanos o o Córrego virou esgoto não foi porque Deus deixou não foi porque Deus deixou o trânsito em São Paulo tá tá impossível de se andar não é porque Deus deixou é porque nós organizamos essa cidade nós
organizamos a nossa sociedade nós a nossa economia de tal maneira que gera miséria degradação do meio ambiente exclusão social racismo não é Deus tem nada a ver com Deus como é que uma pessoa consegue lidar com as tragédias do mundo de uma maneira e justa ou razoável porque no conto que você na história que você contou Eu imagino pô a pessoa tá num momento de de tamanha apreensão que ela acaba sempre pensando nela quando o bicho pega a pessoa pensa nela é muito difícil ela orar pelos outros quando ela tá numa situação dessas uhum como
que a pessoa sabendo das tragédias do mundo ou sabendo das suas próprias tragédias consegue manter o cora no lugar e ter esse pensamento mais razoável o nome disso chama-se compaixão compaixão e a palavra compaixão vem de duas raízes com junto e paixão [Música] sofrimento compaixão é a capacidade humana de sofrer a dor do outro deixar que a dor do mundo doa em mim isso é compaixão e para ter compaixão não é preciso que eu passe fome eu posso ser uma pessoa compassiva sem nunca ter passado fome eu posso ser eu posso ser uma pessoa que
tem compaixão sem ser negro né Eu sou tem uma pele branca Mas eu posso ter compaixão a sorte e a e a vida de pessoas que sofreram eh escravidão exclusão desmerecimento Como os negros sofreram no Brasil foram [Música] escravizados eu acho que isso aí é o grande desafio da humanidade sabia é quando o bicho pega eu não me trancar em mim e o quando o bicho pega eu dizia o seguinte eu vou dividir com aquele que não tem também isso nos torna diferente dos animais que só estocam para si isso nos torna diferente da lei
da sobrevivência do mais forte eu eu eu gosto de fazer uma comparação assim é como um jogo de cartas imaginar uma mesa com jogo de cartas alguns recebem uma mão boa e outros recebem uma mão ruim no jogo de cartas assim é a Vida Nem todo mundo recebeu um Ice tem um que recebeu um três outro recebeu um quatro recebeu uma rainha não recebeu um valete o jogo de cartas distribuiu as cartas Diferentemente no jogo de cartas quem tem a carta maior é o vencedor dando em si os outros na vida não deve ser assim
eu recebi um J eu recebi uma carta melhor você recebeu uma carta ruim eu tenho dever ético moral de não usufruir essa carta sozinho mas dividir com aquele que não tem por isso é que a as sociedades elas se organizam também nessas redes de proteção aos indefesos por isso é que por exemplo parte do orçamento da união vai para tentar T num país como o Brasil muito mal mas em tese né T corrigir ou tentar trazer uma pessoa que uma pessoa que nasceu com uma uma deficiência genética criar calçadas adaptáveis a essa pessoa por que
que eu tenho que criar uma calçada que seja adaptável essas pessoas porque eu tô tentando dizer a essas pessoas que nós nos importamos com ela e o contrário disso é o é o fascismo é o nazismo no nazismo eles não mataram só judeus no nazismo eles matavam pessoas com deficiências porque a lógica deles era a seguinte Por que que o Estado tem que gastar dinheiro com pessoas que não são produtivas tinha um um asilo de de de de pessoas com mental na lá na Alemanha que era que era um matadouro pessoa que tivesse uma deficiência
mental uma esquizofrenia uma coisa i lá eles matavam porque a tese era essa então o oposto do nazismo é dizer o seguinte não nós vamos nós não vamos matar as pessoas que TM deficiência nós vamos procurar dar a essas pessoas determinados privilégios pessoa normal não tem por isso que tem uma vaga paraa pessoa com deficiência Por que que a você pode ir num no shopping e tem lá a vaga de pessoa com deficiência Mas por que que você pode perguntar por qu Que privilégio é esse não é privilégio é dar a essa pessoa a oportunidade
de se aproximar um pouco dos privilégios que eu tenho Por que que é tão difícil atingir esses ideais que Jesus nos passou porque é é uma força que você tem que fazer consciente para sempre colocar no lugar o coração né Por que que é tão difícil chegar lá cons porque o outro caminho é mais fácil o outro caminho é mais fácil parece ser mais fácil e melhor mas ele é um caminho de morte ele é um caminho quer dizer uma sociedade em que ninguém estende a mão pro outro em que ninguém é compassivo com o
outro em que cada um defende o seu e é uma sociedade triste nos desumaniza mas o processo de humanização ele é ele é o processo de humanização ele é difícil porque tudo aquilo que vale a pena é difícil é difícil você quer aprender a tocar violão deixa eu te falar os primeiros dias vão ser muito difíceis vão doer nos dedos até criar o calo até você ter a a a o ritmo a coordenação é muito difícil quer aprender a dirigir os primeiros dias vão ser muito difíceis Você quer aprender a falar inglês Você vai cometer
muitos erros você vai ser risível as pessoas vão rir de você mas o oposto a gente tem que sempre pensar no oposto Qual é o oposto o oposto é deitar debaixo de uma rede ou numa rede debaixo de um coqueiro e beber água de coco o dia todo é tá uma opção mas sabe qual é o problema disso aí gera tédio pessoas entediadas pessoas que não t sentido de viver e sabe qual é o resultado de uma pessoa que não tem sentido de viver não tem não tem ideal não tem nada para viver entra nas
drogas nas porque não tem razão para viver entra na criminalidade tem é o tédio tédio pior opção que o ser humano tem o desafio de viver pode parer difícil E é difícil mas a o oposto disso aí é trágico muito trágico nós estamos vendo isso por exemplo em sociedades abastadas sociedades que é países mais ricos taxa de suicídio lá em cima Estados Unidos estão imersos em droga para para todo lado meta anfetamina matando as pessoas pelas ruas dos Estados Unidos é uma coisa tragédia a a a a tragédia das drogas nos Estados Unidos hoje é
uma das maiores que se tem notícia na história da humanidade tédio uma sociedade entediada uma sociedade se en clausuro em si mesmo né um país que se tornou tão poderoso e tão rico que ele não não conhece não sabe se for americano Ele acha que a capital do Brasil ainda é Buenos Aires Conhece nada o orai vijai tem a ver com isso o orai vigiar e tem a ver com isso mesmo né orar no sentido de que eu tenho Deus como referência da minha vida e o vigiar no sentido de que eu tenho um compromisso
horizontal com o meu próximo e com com a vida com a existência Uhum Então são dois eixos o orar é o vertical é a minha conexão com o transcendente é a minha conexão com com com aquilo que está além de mim mesmo e o e o meu horizontal que é a minha conexão com o meu semelhante o orar é uma conexão com o outro diferente de mim que é Deus e o vigiai é a minha conexão com o próximo que é igual a mim meu semelhante eu achava que o vigiai tinha a ver com os
seus próprios demônios internos de estar vigiando o que que tá acontecendo internamente em você para você não cair nesses lugares tédio de promiscuidade de do caminho mais fácil Achei que tinha ver mais por aí é é de um senti então pode ser pode ser pode ser mas é é porque Eu estendi o conceito do vigi né Aham Porque o que é que o que é que eh os os meus demônios internos eu tenho que vigiar porque os meus demônios internos vão conspirar para que eu não tenha um compromisso horizontal com a vida uhum hum né
Uhum is é um conceito conceito mais elevado da ideia de pecado pecado não como uma transgressão a uma ordem a uma lei Mas o pecado quer dizer vigiar e não não peque eu não vou pecar Por quê O que é pecado pecado é aquilo que me desconecta da vida e que faz o outro se desconectar da vida pecado é aquilo que é Antia tudo que é anti vida é pecado né tudo tudo que tudo que produz morte é demoníaco na sua essência né Uhum porque não tá produzindo vida não tá produzindo eh beleza não tá
produzindo um mundo em que as pessoas se respeitam se admiram aí ao longo da tua vida na religião você foi saindo de de certas visões e igrejas Até chegar na que você tá hoje como é que foi esse caminho todo não não foi saindo eu acho que foi um caminho dialético quer dizer eu pego um eu pego uma ideia a dialética tem isso né se você tem a tese antítese e você faz uma síntese então o caminho dialético é esse né eu pego uma ideia sua que se contrapõe a minha ideia e aí a sua
ideia com a minha ideia eu crio uma síntese eu crio uma nova ideia Uhum que passa a ser uma nova a tese E aí nesse caminho a gente vai Uhum Então assim eu eu não digo que saí eu digo que eu subi nos ombros de Gigantes para ver mais longe quer dizer eu tenho referências na minha vida Martin Luther King Madre Teresa de Calcutá desmon tuto Nelson Mandela Martin Luther King dor stang Gustavo Gutierres eu tenho referências na minha vida que ao ler isso aí tudo eu fiz um assim um como se fosse um caldeirão
mexi ISO tudo e disso tudo vai surgindo uma espiritualidade que vai fazendo sentido para mim tem que fazer sentido para mim eu não posso ter aquilo que em psicologia eles chamam de dissonância cognitiva O que é dissonância cognitiva dissonância cognitiva é aquilo que você ouve mas você não aceita porque você já tinha uma ideia formada e tudo aquilo que você tá recebendo Você tá jogando de lado isso chama-se dissonância cognitiva quer dizer você quando você fala para mim uma coisa eu nem ouço você porque eu já tenho o meu então se você trouxer uma coisa
nova para mim eu jogo de lado chama-se dissonância cognitiva não diálogo é exatamente isso é ouvir e falar vamos conversar faz sentido se fizer sentido por que que eu não abraço não porque eu sou um sou um anarquista eu sou um um católico Romano não porque eu sou sei lá comunista eu sou americano então não aceito não por que não se faz sentido se fizer sentido venda onde vier aquilo que faz sentido para mim eu tenho obrigação de trabalhar aquilo dentro de mim e criar uma síntese a partir daquilo que eu também já sabia então
eu crio novos então eu não tenho eu não tenho assim essa essa essa arrogância de achar que eu tenho uma espiritualidade única que eu tenho um conceito que eu criei e que eu estou eh provocando que nasceu veio de um download Celestial na minha cabeça não eu subi no ombro de Gigantes para olhar mais longe e eu reconheço que a contribuição de muita gente inclusive ateus religiosos judeus que eu li fez sentido e eu falei para mim mesmo por que não abraço isso se é verdade vem on vi né esse movimento de criar essas sínteses
novas ela foi a a base de de briga lá dentro você teve muita rejeição Teve muita discussão ou foi um caminho mais Solitário assim calmo Ah cara cara eu vou te falar uma coisa o mundo evangélico brasileiro é é fundamentalista é literalista [Música] dogmático intransigente tanto de pedrada que eu levei o tanto de xingamento Filho do Demônio apóstata eh você vai dançar com o diabo no inferno você tá conduzindo pessoas pro inferno por quê Porque eu disse na nossa comunidade um dia que depois de uma reunião que nós tivemos entre os pastores nós íamos abrir
o jogo e abrir o jogo era sair do armário nós não íamos ser uma igreja que ia se fazer de de de inocente nós íamos afirmar a questão da homossexualidade da transgeneridade o que eu sofri o que nós sofremos que os pastores e pastoras da nossa igreja sofreram não tá no gibi inclusive economicamente tivemos perdas financeiras enormes enormes Essa foi a tua primeira briga dentro da não eu quer dizer eu eu diria assim muitas questões eh que a gente levantou na igreja elas foram rigidamente contestadas pelo mundo evangélico convencional né o o que tá aí
que tá na televisão o que tá na na em cada esquina uhum aqui na outra esquina eh por exemplo a gente não tem uma percepção de que as pessoas nasceram em Pecado de que as pessoas são naturalmente inerentemente pecaminosas que são eh eh entortadas ou entorte cdas pelo pecado de Adão nós não temos Essa visão e as igrejas evangélicas na sua grande maioria acreditam nisso que eles chamam de pecado original você Herdeiro do pecado de Adão você foi manchado pelo pecado de Adão você foi danificado pelo pecado de Adão você é culpado pelo pecado de
Adão e você vai pro inferno por causa do pecado de Adão por isso você tem que aceitar Jesus como seu Salvador para poder sair do pecado de Adão e ir pro céu nós não pregamos assim nós na nossa igreja Não dizemos que a humanidade toda é Eh boa Como dizia Rousseau né a tábula rasa a ideia de Rousseau da tábula rasa eh eh que ele dizia né que ele dizia do bom indígena que as pessoas nascem boas e a sociedade que as corrompe não nós nascemos Como dizia Car Gustav Jung com luzes e sombras todos
nós nós temos luzes e sombras nós temos demônios e Anjos nós somos ao mesmo tempo divinos e animalescos nós somos eh predatórios e somos bons [Música] benignos juntos caminham dentro de nós essas essas duas tendências né estão dentro da gente eu acredito assim então eu não olho para você como um pecador que se você não for para minha igreja Você vai pro inferno eu olho para você como uma pessoa que tem traços de bondade traços de maldade e e o que é que eu procuro na pregação do evangelho eu procuro mostrar as pessoas que elas
não precisam ser presas à suas sombras que elas podem brilhar que elas têm coisas boas e que Jesus e Deus estão apostando que é possível brilhar é possível a gente ser luz e tem um texto na Bíblia que eu acho muito lindo que é falando de Jesus diz assim ele não terminará de quebrar a cana que tá trincada e não apagará o pavio que fumega e eu como sou do Ceará e eu eu lembro sempre assim uma lamparina Pense numa lamparina que tem um pavio que tá quase apagando tá saindo uma fumaa Mas ainda tem
ali uma Brasinha ali que no no pavio que não apagou de vez a Bíblia diz assim ele não terminará de apagar esse pavio mas ele fará com que esse pavio volte a acender então eu acredito num Deus que aposta nas pessoas aposta na nossa capacidade de ouvi-lo de ser sensíveis às emanações do seu amor e e brilharem e e serem diferentes e mudarem de rumo e mudarem de destino ninguém precisa ser preso ao destino ninguém tem que viver refém do passado porque veja bem o futuro é incerto tudo pode acontecer o presente tá acontecendo o
tempo todo mas o passado tá lá meu amigo que foi foi passado tá cristalizado Qual é o nosso papel o nosso papel é como seres humanos enfrentar as incertezas do Futuro aquilo que eu falei no começo as incerteza do Futuro bondade maldade tragédia ruindade sorte coisas boas que vão me vão aparecer na minha vida doença morte com que valores eu vou enfrentar esse futuro incerto presente como é que eu estou a cada minuto recalibrando a minha rota computador de borda do avião e o passado como é que eu vou ressignificar como é que eu vou
transformar o passado de um monturo de lixo num estojo de de experiências que vão me ajudar a enfrentar o futuro é esse é sair dessa culpa que imobiliza para viver uma vida com responsabilidade Liberdade responsabilidade que são dois eixos que se combinam e não podem ser separados um do outro toda a liberdade cobra responsabilidade e toda pessoa que tem sentido de responsabilidade é uma pessoa livre obrigado pela participação aqui gostei muito de de ouvir o que você falou aqui muito obrigado mesmo uma alegria uma honra estar aqui com vocês valeu