deputada Erica ril é um prazer tê-la aqui somos seus admiradores somos seus fãs eh apoiadores da sua luta política e admiradores da sua inteligência e da sua capacidade de ir ao ponto das questões né faa coragem da sua coragem eu faço um outro programa na bandil chama o é da coisa uma expressão da da da eh Clarissa Lispector e a senhora vai ao é da coisa por isso e com muita coragem que o que falta no mundo viu É acho que falta no mundoo bem escasso no mundo Carolina Maria de Jesus sempre disse que o
que levou onde levou não era sorte era Audácia e coragem então acho que audácia e coragem são características que trago comigo e é um prazer estar aqui para bater esse papo com vocês tambémo nosso todo nosso a nossa primeira pergunta sempre a nossa primeira questão é faça um Wikipédia da sua vida a senhora faz o seu Wikipedia tá tá é qual é qual é o resumo da sua vida até aqui como tudo começou nossa nossa difícil meu Wikipedia bom então vamos pensar eu nasci em Franco da Rocha e cresci em Francisco Morato região metropolitana aqui
da cidade de São Paulo região periférica da região metropolitana cresci em um lar matriarcal com mulheres minha avó minhas tias minha mãe né muitas mulheres ao meu redor uma família muito pobre mas muito unida Recebi muito amor muito Amparo muito cuidado na infância e tive liberdade de existir eu não fui uma criança que foi reprimida eu não fui uma criança que foi boicotada eu não fui uma criança que foi pressionada a performar algum tipo de gênero que fugisse da minha realidade por isso quando as pessoas perguntam para mim sobre como foi o seu processo de
transição eu digo eu não tive processo de transição porque eu sempre fui uma garota sempre fui tratada como uma garota e educada com uma garota diferente do que acontece com as outras pessoas trans no Brasil depois o fundamentalismo religioso adentra a minha casa né E aí é importante fazer a dicotomia do que é fé e espiritualidade do que é fundamentalismo religioso não era a religião era o fundamentalismo mesmo dizendo pra minha mãe que como ela não havia batido como ela não havia imposto nada como ela me havia me havia me educado me deixando ser quem
eu era então ela era culpada e deveria ser punida por aquilo que eu era e aquilo fez uma grande lavagem cerebral na cabeça da minha mãe que rapidamente me tirou do convívio dos meus colegas e me levou pro interior de São Paulo na cidade de Itu com que idade aí devia ter entre 12 e 13 anos eh em Itu houve um processo meio que de lavagem cerebral e eu me converti a religião na tentativa de de pur de limpeza da alma de expurgação dos demônios isso Não durou muito tempo eu volto a retomar a minha
identidade e a partir desse momento vou ser expulsa da minha casa entre 14 15 e 16 anos de idade sendo expulsa de casa vou viver da prostituição como acontece infelizmente no Brasil ainda hoje com 90% das mulheres trans travestis vivo da minha adolescência inteira Você me permite te interromper CL eu queria só dizer para aqueles que nos estão assistindo que é isso precisamente que o moralismo faz moralismo faz isso tira as pessoas de casa do convívio dos seus familiares e sujeita as pessoas as agruras da vida na rua esse é o moralismo é uma ética
inconsequente que não mede consequência desculpa diz ISO importante fazer essa ponderação porque é exatamente isso e o quanto isso é cruel porque aí vou viver todas as Aguas nas ruas e depois a minha mãe sozinha na sua precariedade mesmo ela começa a se perguntar que Deus é esse que religião é essa que lugar é esse que eu faço com uma filha que eu que eu não Amparo quem ampara se eu não protejo quem protege se eles estão dizendo que essa vida é promisa é pecaminosa é como eu jogo para esse lugar nesse tempo senh tá
morando em Itu n prostituição morando em Itu E aí minha mãe Me resgata quando a minha mãe não mas você sai de casa São Paulo é fico n fico em Itu depois volto para Francisco Morato E aí migro aí vou para São Paulo aí vou para Francisco Morato aí vou PR Jundiaí vou para Franco da Rocha aí eu aí eu vou circulando até e depois mas o lugar que eu sempre vou voltava era it tu eu saía e voltava E aí no dado momento a minha mãe me procura Me resgata novamente a partir do momento
que a minha mãe Me resgata eu tenho oportunidade de voltar pra minha casa então eu volto pra escola concluo a educação através do enemidade aí olha essa é muito difícil precisar a idade porque é um grande borrão mas eu acho que entre torno de 20 anos 21 anos mais ou menos deve ser por por por volta disso E aí eu vou pra universidade vou para São Carlos depois volto pra minha casa termino concluo o ensino méo médio faço hoja E aí começa a nascer em mim um espírito ativista porque eu tô no interior de São
Paulo uma cidade que é considerado berço da República aonde as pessoas vangloriam as casas aonde Princesa Isabel dormiu n não se tem um debate social se tem um debate um tanto quanto elitista fantasioso e eu já com uma ânsia de fazer política pensava é preciso fazer alguma coisa e descubro que havia existido um coletivo no passado que não existia mais mas que todos os membros desses coletivos estavam em São Carlos então eu vou até São Carlos para dialogar com essas pessoas para di Olha como vocês fizeram algum tipo de mobilização social na cidade de Itu
e chegando lá eu descubro o o universo Universitário né tanto o USP quanto a Federal de São Carlos me encanto e não volto mais ingresso na universidade no curso de gerontologia e começo então a Militar no campus universitário com o movimento estudantil no Camp eu estudava na Federal de São Carlos mas no Campus da USP que que é gerontologia Prof gerontologia é a ciência do envelhecimento é um estudo que estuda os aspectos biopsíquico sociais do processo de envelhecer no Brasil ela é uma área ainda um tanto quanto nova mas ela é uma área de estudo
já bastante antiga em outras partes do mundo que tende a primeiro tirar os olhares do capitalismo sobre o processo de envelhecimento né o velho como não mais algo descartável mas o velho como um sujeito da sociedade um agente político da sociedade então a gerontologia ela aborda todos esses aspectos da velice a partir das matrizes biopsico e biológica do processo de envelhecimento no Campus da Usp eu fundo um cursinho no pré-vestibular para travestis transexuais de forma muito precária dou aula leciono com outros amigos a gente faz um coletivo Funda esse cursinho E aí começa então a
minha militância mais organizada junto a movimento estudantil na universidade e quando eu fundo o cursinho Eu percebo que há uma precariedade estrutural e que se nós não disputávamos indígenas nós todos esses corpos que são demarcados como objetos que são demarcados como não parte do jogo de poder Porque tudo que nós vamos fazer em todos os espaços seja desde a minha história lá em Francisco Morato ou até as dificuldades enfrentadas paraa formulação de um cursinho ou paraa permanência estudantil dentro da Universidade esses corpos são sempre os corpos que estão marcados pela precariedade pela vulnerabilidade por maiores
desafios E aí em 2018 Eu recebo um convite para fazer parte da do primeiro mand coletivo aqui do Estado de São Paulo entro para esse mandato o mandato se elege como deputado estadual como deputada estadual como deputada exatamente as experiências no mandato não são experiências que me agradaram e que estavam alinhadas à minha visão política então eu decido sair do mandato nas eleições municipais o bolsonarismo também se elege naquele bolsonaro e o bolsonarismo alçam né a presidência da república naquele momento e aí o mandato não estava dentro das minhas expectativas saio e Me candidato a
vereadora da cidade de São Paulo sendo a mulher mais bem votada do país naquelas eleições logo após o bolsonaro eleito mais de 50.000 votos E aí a gente começou a perceber então que nós estávamos fazendo muito trabalho que poderia ter uma uma vocalização maior uma ramificação maior E aí nas últimas eleições saio candidata a deputada Federal e me elejo [Música] [Aplausos] [Música] estamos aqui com mais uma edição de reconversao Podcast que valfrido varde que está aqui do meu lado e eu eh tocamos aqui no YouTube com conversas as pessoas têm gostado do nosso papo né
E você gosta do papo dá like se inscreve no canal com isso você ajuda a gente a continuar né você colabora com a gente vamos continuar de qualquer jeito mas de qualquer modo se você der like melhora não é e se se inscrever também nós vamos entrevistar hoje uma figura em muitos aspectos singular na história do Brasil eu diria para o bem e para o mal e isso se vai desenvolver porque singular para o bem e para o mal porque teve de vencer e tem vencido certos preconceitos e daí a singularidade mas também para o
bem que tem um pensamento tem um pensamento organizado deputada Érica rilton é um prazer tê-la aqui somos seus admiradores somos seus os fãs eh apoiadores da sua luta política e admiradores da sua inteligência e da sua capacidade de ir ao ponto das questões né eu fa sua coragem da sua coragem eu faço um outro programa na bandil chama o é da coisa uma expressão da da da eh Clarissa Lispector e a senhora vai ao é da coisa por isso com muita coragem é o que falta no mundo viu É acho que falta no mundo Carolina
Maria de Jesus sempre disse que o que elevou onde el levou não era sorte era Audácia e coragem então acho que audácia e coragem são características que trago comigo e é um prazer estar aqui para bater esse papo com vocês também Prazer todo nosso todo nosso a nossa primeira pergunta sempre a nossa primeira questão é faça um Wikipedia da sua vida a senhora faz o seu Wikipedia tá tá eh qual é qual é o resumo da sua vida até aqui como tudo começou Nossa difícil meu Wikipédia bom então vamos pensar eu nasci em Franco da
Rocha e cresci em Francisco Morato região metropolitana aqui da cidade de São Paulo região periférica da região metropolitana cresci em um lar matriarcal com mulheres minha avó minhas tias minha mãe né muitas mulheres ao meu redor uma família muito pobre mas muito unida Recebi muito amor muito Amparo muito cuidado na infância e tive liberdade de existir eu não fui uma criança que foi reprimida eu não fui uma criança que foi boicotada eu não fui uma criança que foi pressionada a performar algum tipo de gênero que fugisse da minha realidade por isso quando as pessoas perguntam
para mim sobre como foi o seu processo de transição eu digo eu não tive processo de transição porque eu sempre fui uma garota sempre fui tratada como uma garota e educada como uma garota diferente do que acontece com as outras pessoas trans no Brasil depois o fundamentalismo religioso adentra a minha casa né E aí é importante fazer a dicotomia do que é fé e espiritualidade do que é fundamentalismo religioso não eram a religião era o fundamentalismo mesmo dizendo pra minha mãe que como ela não havia batido como ela não havia imposto nada como ela me
havia me havia me educado me deixando ser quem eu era então ela era culpada e deveria ser punida por aquilo que eu era e aquilo fez uma grande lavagem cerebral na cabeça da minha mãe que rapidamente me tirou do convívio dos meus colegas e me levou pro interior de São Paulo na cidade de tu com que idade aí devia ter entre 12 e 13 anos tá siga eh em Itu houve um processo meio que de lavagem cerebral e eu me converti a religião na tentativa de de purismo de limpeza da alma de expurgação dos demônios
isso Não durou muito tempo eu volto a retomar a minha identidade a partir desse momento vou ser expulsa da minha casa entre 14 15 e 16 anos de idade sendo expulsa de casa vou viver da prostituição como acontece infelizmente no Brasil ainda hoje com 90% das mulheres trans travestis vivo da minha adolescência inteira Você me permite te interromper eu queria só dizer para aqueles que nos estão assistindo que é isso precisamente que o moralismo faz moralismo faz isso tira as pessoas de casa do convívio dos seus familiares e sujeita as pessoas às agruras da vida
na rua esse é o moralismo é uma ética inconsequente que não mede consequência desculpa prava dizer isso importante fazer essa ponderação porque é exatamente isso e o quanto isso é cruel porque aí vou viver todas as Aguas nas ruas e depois a minha mãe sozinha na sua precariedade mesmo ela começa a se perguntar que Deus é esse que religião é essa que lugar é esse que eu faço com uma filha que eu que eu não Amparo quem ampara se eu não protejo quem protege se eles estão dizendo que essa vida é promisa é pecaminosa é
como eu jogo para esse lugar nesse tempo senhor tá morando em Itu n prostituição morando morando em Itu E aí minha mãe Me resgata quando a minha mãe não mas você sai de casa São Paulo Paulo é fico nas fico em Itu depois volto para Francisco Morato E aí migro aí voui para São Paulo aí vou para Francisco Morato aí vou para Jundiaí vou para Franco da Rocha aí eu aí eu vou circulando até e depois mais o lugar que eu sempre voltava era it tu eu saía e voltava E aí no dado momento a
minha mãe me procura Me resgata novamente a partir momento que a minha mãe Me resgata eu tenho oportunidade de voltar pra minha casa então eu volto pra escola concluo a educação através do Enem comidade aí olha essa é muito difícil precisar a idade porque é um grande borrão mas eu acho que entre torno de 20 anos 21 anos mais ou menos deve ser por por por volta disso E aí eu vou pra universidade vou para São Carlos depois volto pra minha casa termino concluo o ensino médio faço ho E aí começa a nascer em mim
o espírito ativista porque eu tô no interior de São Paulo uma cidade que é considerado do berço da República aonde as pessoas vangloriam as casas aonde Princesa Isabel dormiu n não se tem um debate social se tem um debate um tanto quanto elitista fantasioso e eu já com uma ânsia de fazer política pensava é preciso fazer alguma coisa e descubro que havia existido um coletivo no passado que não existia mais mas que todos os membros desses coletivos estavam em São Carlos então eu vou até São Carlos para dialogar com essas pessoas para dizer Olha como
vocês fizeram algum tipo de mobilização social na cidade de Itu e chegando lá eu descobro o o universo Universitário né tanto o USP quanto a Federal de São Carlos me encanto e não volto mais ingresso na universidade no curso de gerontologia e começo então a Militar no campus universitário com o movimento estudantil no Camp eu estudava na Federal de São Carlos mas no Campus da USP o que que é gerontologia Prof gerontologia é a ciência do envelhecimento é um estudo que estuda os aspectos biopsíquico sociais do processo de envelhecer no Brasil ela é uma área
ainda um tanto quanto nova mas ela é uma área de estudo já bastante antiga em outras partes do mundo que tende a primeiro tirar os olhares do capitalismo sobre o processo de envelhecimento né o velho como não mais algo descartável mas o velho como um sujeito da sociedade um agente político da sociedade então a gerontologia ela aborda todos esses aspectos da velice a partir das matrizes biopsico e biológica do processo de envelhecimento no Campus da Usp eu fundo um cursinho pré-vestibular para travestis transexuais de forma muito precária dou aula leono com outros amigos a gente
faz um coletivo Funda esse cursinho E aí começa então a minha militância mais organizada junto a movimento estudantil na universidade e quando eu fundo o cursinho Eu percebo que há uma precariedade estrutural e que se nós não disputávamos os povos indígenas nós todos esses corpos que são demarcados como objetos que são demarcados como não parte do jogo de poder Porque tudo que nós vamos fazer em todos os espaços seja desde a minha história lá em Francisco Morato ou até as dificuldades enfrentada paraa formulação de um cursinho ou paraa permanência estudantil dentro da Universidade esses corpos
são sempre os corpos que estão marcados pela precariedade pela vulnerabilidade por maiores desafios E aí em 2018 Eu recebo um convite para fazer parte da do primeiro mandato coletivo aqui do Estado de São Paulo entro para esse mandato o mandato se elege como deputado estadual como deputado estadual como deputada exatamente as experiências no mandato não são experiências que me agradaram e que estavam alinhadas à minha visão política então eu decido sair do mandato nas eleições municipais o bolsonarismo também se elege naquele bolsonaro e o bolsonarismo alçam né a presidência da república naquele momento e aí
o mandato não estava dentro das minhas expectativas saio e Me candidato a vereadora da cidade de São Paulo sendo a mulher mais bem votada do país naquelas eleições logo após o bolsonaro eleito mais de 50.000 votos E aí a gente começou a perceber então que nós estávamos fazendo muito trabalho que poderia ter uma uma vocalização maior uma ramificação maior E aí nas últimas eleições sai candidata a deputada Federal quando a sociedade olha através do YouTube o vídeo de uma mulher à luz do dia sendo espancada com pedaços de pau sendo puxadas pela calcinha arrastada na
rua jogada em uma carriola tendo seu tendo seu rosto completa ente desfigurado tiros são deferidos contra a sua face não satisfeito seus agressores ainda mata com tijolada expõe tudo isso na internet e ninguém se comve as pessoas fazem disso chacota uma jovem tem seu coração arrancado na cidade de Campinas o seu agressor é ré confesso seu assassino é ré confesso e ele diz fiz Em Nome de Deus porque estava tirando o demônio e a sociedade não se choca não diz nós precisamos parar nós precisamos entender aonde nós falhamos Aonde está o erro isso era uma
objeção e essa objeção começa desde a infância quando os pais riem e acham graça do filho que chama o outro de [ __ ] que chama o outro de macaco que ridiculariza a condição de gênero de raça de sexualidade de etnia do outro porque esta pequena conjunto da violência vai nos levar à execução de Dandara dos Santos de Kelly da Silva de gisberta de tantos outros nomes que eu poderia aqui ficar citando horas e horas e horas porque os obituários são sem fim então ela é uma repula e ela é um ódio coletivo eu me
nomeio travesti eu me nomeio transexual não porque eu automaticamente me reconheço dentro desta nomenclatura até porque acho que nós precisamos romper com elas porque elas são colonizadas elas partem da ideia de que aquele inclusive da própria palavra do latim se gên exatamente ela pressupõe o quem está do lado de lá então quem está do lado de lá está passivo a tudo aquilo que quem está do lado de cá quem está do lado certo do lado da Norma esses não esses não podem morrer esses não podem ter fome esses não podem ter as suas oportunidades de
trabalho lazer educação saneamento família religião negadas porque fazem parte de uma Norma fazem parte de um conjunto já os do lado de lá os trans as trans que passaram essa assim essa Ultra especificação de identidades Não dificulta a defesa dos direitos dos direitos desses corpos desses corpos frágeis desses corpos abjetos dessa gente marginalizada mesmo quando não é marginalizada quer dizer a pessoa pode ter uma condição de vida boa terrvel mas ela de qualquer modo ela tá ali ela é estigmatizada né porque o sujeito ele se ele for um trans de uma família muito rica Uhum
ele não vai ser discriminado na periferia ele vai ser discriminado no ambiente Rico Esse é um debate complexo Esse é um debate que tem que ser olhado com bastante cuidado atenção mas tem um tem um plastro de de de verdade naquilo que você traz por quê existem esses movimentos que são vanguardistas dentro do próprio da própria comunidade e não cabe a nós dizermos se deveríamos ou não reduzi-los a determinados grupos ou não a a liberdade sexual a expressões sexuais elas estão nascendo a partir do momento em que a iedade vem avançando a sociedade vem avançando
então nós temos sujeitos que estavam ali aprisionados identidades que estavam ali aprisionados e que agora começam a se nomear até porque a Sexualidade é uma coisa customizada né Cada um tem uma né exato exato então não tem como definir isso exato colocar isso numa caixa não é isso exato então acho que não dá para dizer Olha nós precisamos enxugar Isto daqui o que dá para dizer e eu tenho dito é nós precisamos avançar com cautela nós precisamos avançar com cuidado não dá para movimentos vanguardistas e não digo vanguardista do ponto de vista de que surgiu
como um Pokémon de uma super bola e acabou existindo agora ninguém inventa nada as pessoas estavam ali o tempo todo elas só não tinham condições de se nomearem pelos aspectos culturais pelas pressões colocadas pela ausência de referência pela ausência de possibilidade ninguém inventou alguma coisa e falou a partir de hoje existirá isso essas identidades existiam só não era nomeados Agora querer que a sociedade acompanhe essa esse desenvolvimento ao mesmo tempo Aí é um pouco de imaturidade não dá para você querer impor uma coisa da noite pro dia a sociedade em especial as pessoas pobres as
pessoas negras da Periferia porque você acabou se reconhecendo dentro daquele espectrito e que ninguém ainda falava sobre aquilo a sociedade está tentando ainda compreender o que é gay O que é lésbica O que é transexual O que é travesti porque são identidades que já estão aí isso diminui a luta de outras identidades Jamais isso obri obriga com que outras identidades se escondam ou se ou se ou se sintam cabíveis embaixo do guarda-chuva LGBT apenas Jamais eu prezo por cada vez mais Liberdade se existe um grupo organizad tem materialidade sobre aquilo que esse grupo se manifeste
que esse grupo Elabore sobre suas vivências sobre suas dores sobre os seus desafios mas que tenham a sensibilidade a responsabilidade e o cuidado de o fazer de acordo com as mudanças do tempo então não dá para para achar que as pessoas vão tomar um remédio e a cabeça delas vão explodir então às vezes eu vejo um certo comportamento agressivo um certo comportamento imaturo que é as pessoas não estão n nem todo mundo é Malu nem todo mundo é cruel você disse agora sobre por exemplo pessoas pobres da Periferia lgbts que votaram no no no naquele
homem horroroso no coiso essas pessoas não votaram porque queriam pegar em armas não votaram porque queriam matar negros porque eram negras não votaram porque queriam pesar negros em arrobas não votaram porque queria dar um golpe na democracia essas pessoas não votaram nele por isso então nem todo mundo é mal existem pessoas desinformadas nós estamos falando de um país completamente com uma ausência de informação absurda com um índice de analfabetismo gigantesco não dá para querer chegar com debates novos com debates que muitas vezes nascem no seio da Universidade no no no no dentro do do do
do movimento muito restrito intelectual de pessoas e chegar e Falei pra dona Maria do bar onde a gente cresceu e falar a partir de agora você tem que me tratar Desta forma a partir de agora é desta maneira a pessoa não está preparada para Aquilo é preciso trabalho de Base é preciso construção é preciso informação então Há sim uma questão que é dizer não acho que as pessoas devem se dizer Eu caibo debaixo desse guarda-chuva se você acha que essas letras não te contempla que a sua entidade ela está para Além disso construa a sua
narrativa construa a sua história acho que a sociedade tem que se abrir e dizer as pessoas são plurais por mais que a cenid eu gosto disso que você falou da sexualidade por mais que as pessoas heterossexuais ou as pessoas se gêneros não se considerem múltiplas elas são múltiplas e constróem a Sua serenidade e a sua heterossexualidade de forma múltipla cada um de nós gosta na sua intimidade exato É uma coisa forma como ISO Então mas aí que tá isso passa porque nós estamos de acordo nisso eu acho que a gente tá de acordo mas essa
vamos lá o etero sexual se gênero se a gente reunir 10 cada um tem uma sexualidade gosta de uma coisa e tem São coisas completamente diferentes e nem por isso reivindicam uma identidade própria é por isso que eu pergunto se não há um excesso de divisão e muitas vezes se essa divisão não é contraproducente porque ela arma inclusive o discurso da Extrema direita eh a Extrema direita muitas vezes fiquei esperando mas mas aí desculpa mas é que há uma há uma expressão de gênero mais ou menos sensível eu acho que é um pouco o que
ela tava dizendo da distinção entre gays e [ __ ] é isso não sim essa coisa que se pode perceber externa porque uma coisa é sexualidade interna uma coisa é o que a gente faz ISS não querido eu entendi eu entendi mas deixa eu concluir minha pergunta eh a minha questão é se esse excesso de identidade de identitarismo não arma o discurso da Extrema direita que fica a espera de um deslize A Espera de um escorregão para dizer olha aí é isso que eles estão querendo não é eles estão querendo normatizar não é normalizar é
normatizar transformar em Norma aquilo que é uma especificidade Então o que eu tô dizendo Valfredo é o seguinte como não há um excesso de identitarismo sim eu concordo com você sexual se no campo eh das sexualidades hum sei lá como eu vou chamar não consagradas ou não não convencionais se o excesso de identidade não arma a Extrema direita não divide o jogo e aí por exemplo nós temos uma coisa que é a linguagem neutra que passou e isso virou isso virou um palanque da Extrema direita a linguagem neutra E aí eu sou formado Originalmente ente
em letras e eu digo em português em inglês é mais fácil porque o adjetivo não varia em português em línguas neolatinas a linguagem neutra é uma aberração gramatical Inclusive eu como sou advogado posso defender qualquer coisa que que que que eu entendo como expressão de uma militância mas a linguagem neutra é um dos Campos a que se apela para dizer olha aí eles querem mudar a identidade das nossas crianças eles querem mudar a nossa língua eles querem mudar a nossa educação eu me pergunto não há muitas outras coisas antes disso com certeza Há muitas outras
coisas antes disso e nisso nós concordamos agora pensar que o excesso de identidade dar munição à extrema direita qualquer coisa D munição à extrema direita e não é porque a Extrema direita vai se munir com isso que esses sujeitos vão deixar de existir Porque nós não estamos falando de sexualidade quando nós nós estamos falando da amplitude você disse quando nós juntamos um um grupo de pessoas heterossexuais aquelas pessoas por mais que que tenham divergências né Nas suas nas suas preferências nos seus gostos elas não criam subcategoria aqui nós estamos falando de identidades como por exemplo
as identidades não binárias que são pessoas que não se reconhecem nem dentro de um espectro e nem dentro de outro são essas pessoas que não se reconhecem nem feminino nem entre mulher elas estão ali dentro de um especto mais amplo essas pessoas não podem deixar de dizer que elas se reconhecem desta forma porque a Extrema direita vai transformar isso num grande num grande palanque para não uma diferença entre expressar isso e transformar Isso numa luta política agora a gente precisa tomar cuidado com quais são as imposições e quais são os times dessas imposições eu acho
que é importante transformar isso em luta política porque se existe uma uma gama de pessoas vivendo e se reconhecendo dentro dessa identidade e tem direitos negados por fazerem parte desses grupos essas pessoas precisam se organizar e se mobilizar para lutar por direitos agora pensando a linguagem neutra que não é um debate que nem na periferia ainda não chegou ele é um debate restrito eu não posso querer impor guela baixo que todas as pessoas aprendam da noite pro dia uma gramática nova E aí tem um outro detalhe delicado e que se me permite violenta em certo
sentido a própria estrutura da língua porque não basta apenas o adjetivo quer dizer é é essa questão do gênero em português que inclusive conserva aspectos do gênero neutro do latim enfim é um troço muito mais profundo da estrutura da língua é mas eu não me preocupo tanto com a estrutura da língua porque a língua é uma coisa viva ela moda ela se transforma ela pode se transformar e acho que se a gente começar sim mas ela traz uma identidade cultural que é para todo mundo ela unifica pobres e ricos exato mas ela ao passar do
tempo ela ela pode se modificar como ela já mudou e E se a gente tiver daqui a 100 anos talvez pensando numa ção Deide talvez a gente possa ter uma nova estrutura gramatical que Contemple a linguagem neutra mas isso daqui 100 anos hoje nós não temos E hoje nós não podemos achar que chegaremos em qualquer lugar do do do do do do do planeta e obrigarem que as pessoas nos tratem de forma neutra hoje nós fazemos um debate provocativo e esse debate provocativo tem que ser feito com cuidado não não é para ser feito de
forma impositiva contente porque é contraproducente reação ruim ru ele tem que fazer as pessoas pensarem se questionarem olhar e aí eu acho que esse é um problema quando a gente vê pessoas querendo impor essa essa condição porque a minha avó não vai saber falar a linguagem letra e minha avó não é fascista e existe uma certa militância na internet existe uma militância que ela não está preocupada ou ela não está e essa é é o perigo para nós E aí eu falo pras pessoas lgbts eu falo pros movimentos nós precisamos frear essa Essa militância porque
a o movimento social os movimento social ele tem lastros históricos ele tem materialidade qual militância é a militância uma militância que só existe na internet é uma militância que é raivosa uma militância que não dialoga uma militância que ataca o tempo inteiro uma militância que é quase que uma extrema direita do lado de cá que não abre nós estamos vivendo eu disse isso isso que tá dizendo uma militância de extrema direita L comportamento da Extrema direita que não quer conversar que não quer dialogar tá falando do lado do lado não do lado de cá tô
dizendo do lado Progressista fundamental ela é tão excludente que ela só reconhece os que concordam com ela que é um Pou ela acha que ela tá certa que a verdade dela é absoluta que as imposições super autoritária exatamente que na verdade isso não nos leva a lugar nenhum eu participei de um podcast agora recente e eu dizia exatamente sobre isso nós vivemos em uma sociedade de brancos negros indígenas asiáticos mulheres homens gay héteros trans nós temos uma gama da diversidade e a diversidade ela é benéfica a sociedade e nós precisamos aprender a dialogar entre nós
não se nós queremos avançar Se nós queremos direito se nós queremos representação não vai adiantar nós nos fecharmos em uma bolha Seleta e começarmos a atacar o mundo e a dizer que a verdade é só nossa nós precisamos ver como os movimentos se organizaram Qual foi a história que nos trouxe até aqui e é preciso abrir canal de diálogo é preciso abrir canal de é como fazer política na política a gente não pode se fechar nos nossos gabinetes ou apenas com o nosso partido você tem conversado com outras lideranças políticas de outras de outros matizes
ideológico sempre o fiz só não com a Extrema direita né como é erca Hilton no Parlamento compõe com a direita compõe com o centro direita dialoga e e se preciso compõe por exemplo eu vou voltar aqui pra Câmara Municipal aonde compus com com com o centro né porque eu precisava eu queria aprovar no país a primeira CPI que investigasse violências praticadas contra pessoas o Brasil é o primeiro país do mundo e nunca houve sequer algo nesse sentido eu não faria isso só com o meu partido seria completamente inviável aprovar dentro de uma câmara municipal do
tamanho da magnitude que é a câmara de São Paulo só com o meu partido eu não teria direito a assentos na mesa só do meu partido Então o que eu fiz fui conversar com os colegas de centro fui conversar com os colegas de direita porque não necessariamente como você é recebida bem bem as pessoas me olham com com respeito com admiração todo mundo sempre me pergunta ah conta um eu não tenho episódios de violência Câmara Federal como é que são aqueles deputados Hardcore da direita do centro direita com você do centro direita é mais é
mais convivíamos Eduardo bolsonaro na C não não cumprimentei Eduardo bolsonaro e não pretendo cumprimentá-lo assim como não cumprimentei Nicolas e não pretendo cumprimentá-lo assim como não cumprimentei outros colegas e não pretendo cumprimentá-los Porque existe um determinado grupo que com este grupo não se tem canal de conversa não dá para se dialogar com o fascista não dá para se dialogar com Quem ataca a democracia não dá para dialogar com quem Veste uma peruca e faz uma fala de ataque a pessoas não esse tipo de gente tem que ser combatida esse tipo de gente tem que ser
desmascarada esse tipo de gente tem que ser criminalizada punida responder pelos seus crimes e não conviver mais num espaço democrático Como é o Parlamento agora existem vários outros colegas que não são da esquerda isso não é liberdade de expressão não a liberdade de expressão esbarra ela ela termina quando ela esbarra no direito do outro quando ela vulnerabiliza a vida do outro eu não posso me expressar diante de um crime porque senão eu vou chegar para você e vou dizer que eu posso chamar uma pessoa negra de macaca de escravo de qualquer coisa isso é liberdade
de expressão isso é crime já está reconhecido que o racismo é crime no Brasil quando a minha liberdade leva o outro a uma condição desumana ou reforça estigmas estereótipos que o leva a condições de desumanidade já não é mais liberdade de expressão você não pode ir ainda mais quando você o faz dentro do plenário do congresso nacional da a câmara federal visto por todo o país num lugar de legitimidade como um deputado federal é preciso ter responsabilidade a Extrema direita tem batido muito nessa tecla inclusive agora nos debates das fake News né que ai vão
se roubar a liberdade a liberdade de expressão não pode estar acima da Liberdade da vida quando o que é colocado como liberdade de expressão pode tirar a vida do outro pode ir contra a existência do outro isso já não é mais liberdade de expressão isso é crie porque eu quero saber o seguinte eh a senhora quer participar de comissões que não sejam só as comissões que tratam desse assunto não sei o qu eu quero participar da comissão de assuntos econômicos exatamente até porque aonde tá a importância não adianta ficar na retórica eu preciso ficar preciso
focar no dinheiro porque se o dinheiro não chega paraa política se o dinheiro não estrutura não adianta nada a gente ter ideias mirabolantes na comissão de mulheres na comissão de direitos humanos depois a gente não tem recurso para efetivar essas políticas e muitas vezes essa visão preconceituosa que singulariza parece que eu não posso ser plural parece que eu não posso ser diversa parece que eu não tenho direito que eu só cheguei aonde eu cheguei pelo simples fato de ser quem eu sou de carregar uma identidade Você só chegou aqui porque você tem essa bandeira quando
na verdade não existem muitas pessoas negras existem muitas pessoas trans Existem muitas mulheres que não concordam com o meu discurso e eu acho isto ótimo porque demonstra criar pluralidade Eu não falo em nome de todas as mulheres Eu não falo em nome de todas as pessoas negras e eu não falo em nome de todas as pessoas trans porque este movimento não é singular não basta colocar uma pessoa negra não basta colocar uma pessoa trans não basta colocar uma mulher dizer ela representar todos não represento porque tem pessoas que divergem da minha opinião tem pessoas que
divergem do meu ponto de vista porque nós podemos e pensamos de formas distintas quando eu chego naquele espaço levada pela minha história é a minha história que me impulsiona a dizer eu quero disputar a política mas eu tenho trajetória eu passo pela Universidade Eu Discuto determinado Eu Discuto os mais variáveis assuntos eu vivo a cidade eu vivo a precariedade do transporte na per preria eu veja a realidade da minha mãe da minha avó eu eu falo sobre Eu não falo só sobre ser até porque as pessoas falam mais sobre a minha condição do que eu
mesma Porque eu só existo eu sou eu pro outro eu sou trans pro outro eu sou negra pro outro eu sou eu não acordo todos os dias e falo nossa deixa eu me arrumar aqui eu mulher negra transsexual e tentar salvar o mundo eu quero ficar bonita eu quero ficar elegante eu quero escolher a melhor roupa o melhor perfume a melhor maquiagem Eu quero existir que é um direito que me é roubado então e diga-se de passagem tem conseguido muito obrigada muito obrigada então Eh assim é de uma crueldade achar que eu vou discutir apenas
isso não ap ISS tem um tem um poema do drumon conhecido né que disse o famoso quando eu nasci um anjo torto desse que vive na sombra maravilhoso disse vai Carlos ser goste na vida tal A Adélia Prado a maior poeta brasileira do momento né aquela que o governador do estado dela o Zema não sab sabia quem era natural di Que vergonha não saber a maior poeta brasileira do momento que é de Minas natural eh ela tem um poema maravilhoso que ela disse assim quando eu nasci um anjo disse eh não não me disse vai
ser goste na vida porque você não gosta de ser gosto na vida ela disse isso é bandeira para homem né o homem pode dizer assim ah eu vou ser gosto na vida eu vou ser tal mulher não mulher é plural e esse poema maravilhoso porque dizer a mulher ela tem ela ela tem múltiplas Faces ela nem tem assim de ser necessariamente a que afronta como homem tem tem algo de ela captou no poema do drumão que ela adora diga assim de passagem mas ela captou algo ali de essencialmente masculino vai afrontar vai brigar dis não
mulher é plural mulher tem que saber negociar mulher tem e eu acho isso Espetacular porque ela não tem uma agenda e e é o que eu vejo muitas vezes quando eu falei de amigos negros e tal assim é como se tivesse uma agenta o nosso Silvio Almeida que é nosso amigo Ministro dos Direitos Humanos nosso amigo querido Aliás o livro dele tá maravilhoso Silvio Almeida recentemente parabéns parabéns com aquele Girão aquela coisa horrorosa mas o Silvio Almeida escreveu um livro sobre racismo os outros livros ele tem livroos sobre Sartre mas aí toda vez que toda
vez que poxa o Silvio Almeida para falar aqui ó esse aqui ó toda vez Esse é o o o o racismo estral mas toda vez que chama o Silvio para falar como ele é negro escreve um livro sobre racismo ele tem de falar sobre racismo Claro por que não chamar o Sil O Silvio é negro e tem um livro maravilhoso sobre Sartre vamos chamar o Silvio para falar sobre Sartre Ah não para falar sobre Sartre a gente chama Branco exatamente não precisa chamar ele né então ah eh o seu pensamento é tão organizado tão certeiro
em em tudo que que a senhora fala que eu quero saber chama a senhora para falar vamos falar de outros assuntos que não sejam eh mulher trans homem trans o que tem te interessado na Câmara O que que você tem feito na Câmara gessa eu quero que entenda estamos H uma hora falando L super entendido acho não é sobre subestimar ou sobre tirar espaço dessa luta é sobre Abrir leques de possibilidades para que se fale sobre outras questões que também permeiam a minha existência porque eu quero a sua clareza na comissão de assuntos econômicos eu
quero a sua clareza na comissão de assuntos de segurança ISO a tua a tua presença no PL de fake News é fundamental Então a gente tem de fato ess desaf exatamente e para mostrar que a gente não fala só sobre isso E mesmo quando estamos falando sobre outros temas tem estamos falando a partir desses pontos não precisa falar só sobre isso então de fato não é diminuir não é menosprezar mas é dizer eu posso e devo falar sobre outras coisas porque senão eu me torno singular eu me torno únic eu sou pesso de paa única
que você interessam Erica Hilton uma das coisas que tem me interessado a deputada Érica rito mas fiquem à vontade me chamem de você de Érica da forma como vocês preferirem você quer saber politicamente ou na vida nas duas coisas são caminhos distintos As duas são muito interessant aliás muito interessante agora não vamos perder esse fio ela diss politicamente ou na vida só vai ter de revelar as duas coisas agora interessa vamos pra política primeiro política Dep depois na vida eu tenho eu tenho focado a minha atuação nos últimos anos inclusive na na em duas em
duas frentes que para mim tem sido muito importante que é o enfrentamento à miséria e a fome o Brasil voltou voltou a registrar índices de pobreza extremas muito perversos muito cruel aqui em São Paulo eu tive a felicidade de ser autora do Fundo Municipal de combate à fome que foi né consagrado pelo colegiado da câmara esperamos agora a prefeitura destinar os recursos necessários para que o fund bate a fome de todas as pessoas com fome né dos trans com fome Exatamente exatamente outra pauta também que tem que tem atuado muito forte que tem uma ligação
com isso é o aumento dramático da população em situação de rua nós vemos idosos nós vemos crianças nós vemos famílias inteiras que foram dizimadas pela crise econômica que foram dizimada pela crise sanitária que perderam tudo e estão morando embaixo das calçadas em cima das Calçadas embaixo dos viadutos e quando a prefeitura ainda chega às frentes f a prefeitura sai varrendo e limpando tudo que essas pessoas têm para se protegerem dos bichos do frio da da da da da chuva isso é uma pauta que tem me chamado atenção e que eu tenho incidido sobre ela inclusive
protocolei um projeto bastante importante sobre empregabilidade projeto de empregabilidade paraa população e situação de rua vem agora aí Primeiro de Maio é aí que esse projeto vai entrar a gente quer discutir no primeo primeiro de maio a a a situação de falta de políticas públicas não de assistência apenas mas de dignidade e autonomia para essa essa população e um outro tema que eu tenho trabalhado muito inclusive com apoio de muitos arquitetos e urbanistas aqui de São Paulo uma galera massa que tem me formado porque a gente não sabe de todos os temas a gente não
tem expertise para falar sobre tudo mas a gente tem que aprender porque o o cargo de deputada Federal não demanda de mim como você bem colocou ficar falando daquilo que é óbvio daquilo que eu já sei demanda a gente tentar pensar como nós vamos frear as crises climáticas que tem matado a população pobre do nosso país né todo oo ano as as as fortes chuvas que já são esperadas vem e aí aquela desgraceira as pessoas perdem entem queridos perdem casa perdem tudo e as cidades do ponto de vista dos planos diretores das cidades elas não
tão pensando como fazer com que a cidade se repense se reorganize então esses essas têm sido frentes das quais eu tenho me interessado em aprender mais em a construir políticas públicas e legislações para trazer um pouco de idade e resposta à população no meio da população Provavelmente tem pessoas trans tem pessoas lésbicas tem pessoas gays etc mas eu não tô pensando aqui em gis em lésbicas em transexuais tô pensando em cidades tô pensando em pessoas eu tô pensando em país eu tô pensando em resolver uma uma questão e encontrar esforços e aliados para resolver uma
questão que é muito mais Ampla do que a raça do que a identidade sexual a identidade de gênero mas que no fim do dia atinge na primeira ordem Estas pessoas quando a gente olha o cenário é epidem ográfico da população em situação de Rua A grande maioria é negra A grande maioria é mulher assim também é com relação às pessoas que estão vivendo nas encostas nas Beiras dos rios e etc Então essas têm sido áreas que TM me chamado muita atenção que tem me interessado e que eu tenho buscado pensar como nós vamos desenvolver políticas
públicas para gerar mais emprego para gerar mais oportunidade para tirar as pessoas das ruas para enfrentar as crises climáticas para fazer com que as a partir do orçamento e do plano de diretor as cidades possam estabelecer metas de resiliências para elas mesmas e esse é um Desafio que tem tomado horas do meu tempo assim tem tomado bastante tempo porque eu tenho que aprender bastante é quer ser presidente da república ainda pensa é todo mundo me fazer essa pergunta e a as minhas redes sociais vivem se bombardeada de presidente Presidente tem que inteiro imagina agora a
gente tá armando toda a Extrema o Nícolas assim que ela falar que sim o Nicolas vai vestir uma peruca e vai vamos ter uma presidente você é patético eh quer ser presidente da república hoje eu penso mais a ingenuidade da infância de quando eu assisti o discurso político me atraía muito mais do que hoje quando eu compreendo a dureza a crueldade entendi quando senhora falou penso mais quer dizer a senhora acha mais difícil do que hoje acho mais difícil hoje hoje repenso mais quando eu tinha qu C anos de idade não entendia nada e só
achava aquilo tudo muito bonito e aquela falação toda e aquela coisa aquele espetáculo porque a política é um grande palco é um teatro é uma performance o tempo inteiro aquilo sem cham sabe desculpa falo que eu interrompo demais isso aqui é bate-papo gente tem que interromper MMO fal isso você falam lá nos comentários ah reinard interrompe demais você também não é só para mim eu falo mal de mim mas o Obama e chegou a presidente nos Estados Unidos tem 13% de negros nos Estados Unidos só 13 no Brasil tem 53 isso a e ele chegou
lá com 13% e eu acho que os trans do Brasil não são 13% mas Por que não pela dureza eu eu não não eu não disse não entendi não disse não e não disse sim eu disse hoje eu me questiono mais inclusive depois do golpe o golpe foi um lugar que falou eita Olha isso aqui se a gente não mudar primeiro o que é o legislativo brasileiro talvez ser a primeira presidenta trans negra do Brasil ou indígena ou qualquer uma que fuja seja uma tarefa extremamente desafiadora cruel adoecedor mas se goost na vida é coisa
que Anjo passa para homem mulher é plural pode ser é pode ser mas então é hoje eu penso eu falo será será que quero será que é a presidência da república o meu lugar ou será que o meu papel é aqui no legislativo a última matéria que dei para mar clire a penúltima Na verdade eu disse que queria e ainda quero ser Senadora da República porque acho que no senado a gente tem con de fazer um uma uma um trabalho acho que quando eu chegar ao Senado se chegar ao Senado eu terei estarei mais perto
da presidência da repúbl seco o voto é secreto eu vou votar nela pro Senado Ô a senhora a senhora não se vê mais fora da política me vejo se vê me vejo fazendo Olha eu apresentaria um eu não vejo tá quer dizer claro que eu se pod apresentar gente Eleita reeleita Claro que eu sei que tem condições intelectuais fazer outra coisa mas eu acho que será e eu acho que a senhora não quer sair da política hoje eu não quero sair da política mas eu me vejo fora da política tem dias que são tão duros
e cruéis que às vezes eu me pergunto mas será será que eu não posso fazer outra coisa será que eu não posso existir brilhar em outro lugar me vejo brilhando em vários outros lugar senora imagina que lugar eu seria uma ótima apresentadora de programa de televisão eu adoraria apresentar um programa de televisão ali se não for reeleita empregada não fica adoraria lançar uma linha de maquiagem sabe alguma coisa no no no universo da moda no universo da beleza no universo do autocuidado a gente perdeu um um um um fio lá atrás que era sobre a
vida né uma coisa isso nós estamos ainda tá faltando a vida e a vida eu gosto muito de moda Eu gosto muito de de de de cuidado de skinc de de maquiagem do universo do cabelo então eu eu adoro isso eu gosto ent então eu me eu me vejo trabalhando com isso eu faria isso perfeitamente mas eu adoraria ter um programa de televisão S apresent eu sempre achei a senhora muito bonita mas devo dizer o seguinte pessoalmente é muito mais bonita não E é verdade e eu acho que há consenso sobre isso né É não
é é é é uma mulher muito bonita e enfim todos os traços de uma mulher bonita Bon eh e portanto isso demanda pode falar isso para uma mulher hoje em dia que uma mulher é bonita Claro porque não né não existe pelo amor de Deus não é um menos cabo não é uma diminuição de uma mulher não não não não não é um elogio um reconhecimento de uma beleza que é pensada e construída todos os dias que bom que as pessoas reconhecem isso a 6 aos 61 anos eu tava brincando aqui antes agora eu só
quero que me ache um velhinho quase bonito não espero mais nada da vida você tá longe a senhora a senhora já desfilou a conta aí como é que é já desfilei já fiz capas de revistas de todos os anos praticamente Eu participo da São Paulo fashek Eu gosto da moda eu acho a moda política eu acho a moda traz consigo um debate político em especial em São Paulo São Paulo Fashion Wick que traz estilistas negros indígenas mulheres produção Nacional brasileira porque o universo da moda ele é muito cruel com a nossa produção Nacional né porque
a gente sempre fica aqui presa às grandes marcas a quem já tem nome a a síndrome de imperialismo que nos que nos acomete ainda então a gente olha tudo como vem de fora como melhor como mais importante e faço essa minha culpa também porque não sou essa pessoa por ISO dizer não não a gente tem sim é contaminado sobre isso né não somos o ministro esteve na comissão essa semana e citou uma fase de Freud que eu gosto muito o ministro Silvio alm eh não somos Senhores da nossa casa né que é exatamente a ideia
de que nós não construímos os nossos desejos as nossas vontades a partir de nós mesmos nós construímos a partir do conjunto que nos atinge todos os dias então eu gosto muito desse universo faço isso às vezes recebo críticas de uma de um de UMS certos grupos conservadores que acham que a política tem que ser ali segmentada mas eu gosto da delha Prada da pluralidade e outra coisa quando eu fui faço capa da vogg Por exemplo quando me elegi Vereador eu fui capa da revista vogg e eu consegui e tenho conseguido a partir desta ramificação de
não ser a política tradicional dialogar com uma gama de pessoas que talvez eu não dialogar que são jovens que são de um outro universo através da moda através de uma outra linguagem através de uma outra imagem através de outras característica e eu vou conversar com esse com essa Juventude eu chego até esse público levada pela capa da revista levada pela Bolsa pela por algum outro mecanismo mas eu tô falando de política o tempo inteiro e eu tô conscientizando esse jovem que quando ele vai pro meu Instagram ele começa então a se perguntar ele começa a
refletir e aí eles começam a me ter como mãe se vocês entrarem nos meus comentários da internet o que você mais vê é para mim você é uma figura materna e e são pessoas de 16 de 17 anos lgbts de toda parte do Brasil e eles não me vê apenas como uma figura materna pelo meu discurso empoderado na comissão ou pela minha presença no plenário eles me vê como uma figura de representação porque eu percebi que a minha comunidade ela precisa de uma diva pop e a diva pop não pode ser apenas a diva pop
da música diva pop que não está politizada elas precisam de uma diva pop que pensa problematiza provoca e conscientiza porque se eles tiverem uma diva uma diva uma diva pop que os promovam a pensar sobre direitos sobre uma série de demandas talvez a gente avance muito mais então eu percebi que ISO era um mecanismo importante eu tenho filhas eu tenho uma filha de 28 anos tenho uma de 26 eh sei o que são mulheres sou fã das duas fã das Duas né uma advogada outra e eh psicóloga eu sei que são mulheres radiantes e tal
a deputada tem um cabelo Espetacular Eu sei porque eu reconheço as mulheres com cabelo Espetacular com pele boa com olhar de quem tá feliz não é não não vou perguntar tá namorando esse não Sim esse coraçãozinho está ocupado não não é isso eu quero perguntar eu sei que a senora é casada eu quero perguntar o que é que a deixa Down Quando é que a senhora cai todo mundo cai em alguma nem um Nando que o banheiro a igreja de todos os bêbados né que é uma música maravilhosa do genial cas eu sou fã do
muito fã do cas o que é que a derruba assim não dá hoje definitivamente Olha é difícil quer dizer eu não sou assim é velha história eu não sou o ser Radiante só exatamente todo mundo tem luz e sombra o que é importante porque as pessoas nesse momento estão Down su e elas podem ficar elas podem ficar iluminadas elas elas Dev somb ficar iluminada Olha eu acho que o que me derruba o que me deixa D acho que tem várias coisas né tipo a o desgaste a sensação de de impotência diante de várias coisas me
deixa muito arrasada porque às vezes a gente luta luta luta faz faz fala conversa acontece e no final do dia a gente perde do mesmo jeito e isso acaba às vezes me deixando assim Poxa tava tava que tava com a bola na boca do Gol faltava pouco isso me derruba Porque eu sou uma pessoa que vou ativamente e e e e vou para vencer vou para ganhar a violência é uma coisa que me deixa bastante Down assim abrir uma manchete de jornal de manhã e ver que uma creche foi invadida crianças foram executadas isso acaba
comigo isso acaba com meu dia isso acaba com meu psicológico isso a violência e aí citei esse exemplo que é um dos exemplos que me chocou muito recentemente que eu precisei de um de de me buscar dentro de mim para falar não é preciso continuar porque eu realmente Perdi as estribeiras ali eu perdi a estrutura eu sentei e eu chorei lendo aquela matéria Então eu acho que a a violência a impotência a crueldade são coisas que me deixam para baixo são coisas que me deixam mal assim são coisas que me deixam abaladas mas eu gosto
de voltar no meu signo porque eu não fico muito tempo eu vou fazer uma pergunta se a senhora eh não gostar pode me xingar e vai pro ar eu não vou xingar mas é é mas é uma questão que eu acho Po falar para mim no ouv não é que eu acho que que eh nós estamos falando eu tô falando pra minha mãe minha mãe quer entender minha mãe é semianalfabeta tem 84 anos sim mas é genial é é é eu conversei com ela umas TR telefone eu passei muita vergonha porque ela acha que passei
Porque ela acha que eu sou ela acha que você é exatamente quem você é absolutamente não que que pena que eu não sou mas adoraria ser A senhora foi um menino em algum momento para a sociedade sim e para a Biologia sim meninos T traços tem hormônios tem não sei o quê Sim sobrou algum menino em algum momento em algum traço ou essa questão já nem se coloca e nem deve ser colocada eu acho que você você perguntou Respondendo a sua pergunta responde você foi para a sociedade Você foi para a Biologia para mim mesma
Eu nunca fui então não tem como sobrar algo que nunca existiu ao falar sobre isso eu não nego em momento nenhum a existência de crones de cromossomos de xixis de Cis Y eu não estou negando isso eu não estou negando que existe um cromossomo que existe uma configuração anatômica e fisiológica identificada pela ciência no meu corpo e que ela está condizente com o que a ciência está dizendo que em algum momento se a senhora precisar de um auxílio médico isso tem tem que ser levado em conta eu não estou negando isso eu tô falando isso
porque o SUS precisa estar preparado para isso precisa urgentemente você colocou bem porque é é o discurso que se faz a partir disso mas esse embate entre genética e expressão de gênero tem de ser compreendido pela ciência claro deixa eu mudar de assunto senhor é socialista eu sou socialista eu acredito no socialismo o socialismo acho que o socialismo tem que ser modernizado repensados por nós porque a experiência socialistas que são foi boa socialista só que porque a gente vai a gente vai começar a toda vez que se responde isso ah mas o socialismo não sei
a onde que proíbe casar nós não estamos nos referindo a estee socialismo só para explicar o PSOL que é o partido da deputada erca Hilton significa PSOL significa partido socialismo liberdade liberdade por isso é que o Reinaldo perguntou ela se ela é socialista e aí existe experiências de socialismos no mundo que roubam a liberdade né a gente tem aí exemplos de socialismo que não vgam pela pela Liberdade eu acredito num socialismo que estruture o estado a dar condições paraas pessoas a fazer com que as com que possa haver uma redistribuição de renda Melhor do que
essa que nós temos através da lógica capitalista eu acredito no socialismo porque eu não acredito num capitalismo sustentável num capitalismo Verde num capitalismo que gere A vida num capitalismo que consiga inverter o lucro e a vida como prioridade obrigado pela entrevista somos seus fãs seus admiradores concordamos discordamos eu sou Liberal a senhora é meio socialista Mas não tem problema né quando a senhora for candidata a Senado eu vou votar na senhora obada eh E obrigado por essa conversa e olha aqui obrigado deputada se você gostou meu filho dá like né Faz aí se inscreva no
canal deputada pede para se inscrever no canal da inscrevam no canal compartilhe essa entrevista dê like manda pros amigos pros familiares manda para cumprimentar o valfrido nas ruas que eu gosto comprimento os valfrido Pede para tirar foto no aeroporto é isso muito obrigada muito ob obgado [Música] [Música]