oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo aqui do parabólica quinta-feira é dia de filosofia hoje para estudar sofistas é isso mesmo que vocês estão escutando eu sou pedro rennó deixou me apresentar esse professor daqui do parabólica bom a gente tem um vídeo aqui no canal falamos de minas gerais que que é o somos sofistas que a gente fez h um bom tempo agora e tal a gente estudar surfista por surfista entender o pensamento de cada um porque isso pode ser cobrado mais especificamente não é nem e demais vestibulares hoje a
gente começa com primeiro talvez o sofista aí que é um protágoras certo então já se inscreve no canal se ainda não for inscrito curte esse vídeo para ajudar o canal a crescer só em geral o brasil o filosofia sociologia muito conteúdo conteúdo completo prender mais vestibulares não deixe de também acompanhar no canal do meu irmão o rennó logia no canal de biologia que tá trabalhando por áreas temáticas já falou de vírus bactérias tá vai acompanhar vocês também até o enem acho que é muito o meu irmão ele tem uma didática incrível e os exemplos que
ele dá os modelos que ele coloca os desenhos que ele faz ele mesmo faz ajuda demais certo tem que estar aqui na descrição gente vamos lá então é primeira coisa vamos falar então desse desse cara importante aí para gente do mundo grego o que é o protágoras a primeira coisa que a gente precisa saber o pronto agora as então está lá mais ou menos de 490 a415 antes de cristo ele viveu bastante ele foi contemporâneo aí a grandes nomes inclusive da filosofia grega né desse mundo grego a sócrates a senhor a gente fala ele foi
contemporâneo do sentido de tá próximo ali no tempo né ele ele nasceu em abdera cidade grega mas o desenvolvimento dele tanto é que a gente chama de protágoras de abdera mas o desenvolvimento do seu pensamento vem hein oi e ele é considerado talvez o primeiro primeiro sofista o conceito de sofismos já falei para vocês é aquele sábio sabedoria tá o que platão lá na frente vai discutir vai falar que não eram filósofos tá mas a gente tem que ir com muita calma viu protágoras do início ao fim esse conceito ele inclusive se identificavam com conceito
de surfista ele não via como maneira negativa risco é importante que vocês entendam a protágoras utilizou do início ao fim esse conceito na sua no seu trabalho na sua obra e ele era inclusive uma pessoa que era conhecida pelo pela democracia ateniense tinha alguns contatos com a democracia ateniense vocês vão perceber que o trabalho dele vai vai bem de acordo com a democracia da cidade de athenas mas ao fim de sua vida ele teve que se refugiar de atenas ele foi para a tília ele foi para cecília ali ao sul da península itálica justamente porque
ele foi acusado algo de muito próximo do que foi sócrates foi acusado de agnosticismo há de ser agnóstico em que sentido no sentido filosófico vejo levando para o sentido religioso que que significa isso o protágoras ele defendeu que não era possível atenção não era possível através da razão humana assim como os filósofos defendiam a razão humana partir de só grátis é definida através da razão humana definir a existência ou não de deuses e os gregos eram muito religiosos basta você pensa nos altares gregos nos templos gregos as estátuas gregas e ele falou olha o que
vocês estão definindo o que existem deuses a razão humana não pode provar essa existência de deus mas também não pode não provar pode não provar também isso é vão perceber e isso faz parte do pensamento de protágoras e dos sofistas né aí por conta disso ele foi perseguido logicamente a gente sabe que sócrates inclusive esse é considerado um dos crimes também depois atenienses né para democracia ateniense de sócrates além de influenciar demais a juventude a pensar criticamente outra a democracia o sócrates foi criticado também por questionar deuses a questão é que o se refugiou e
morreu na cecília ficou morreu viveu bastante tempo né mais 70 anos aí certo e logicamente que a base do pensamento de protágoras vem da famosa frase atribuída a ele que é é a medida de todas as coisas ou um homem é a medida de todas as coisas as coisas que são em quantos são as coisas que não são enquanto não são que que ele tá definido com isso numa frase que parece muito óbvio é o que é o que não é não é mas é importante aí por isso é muito importante para entender o pensamento
sofista tá em linhas gerais não só o pensamento de protágoras espessamento essa frase ela define muito bem o sofismo né a primeira coisa é a relativização e o homem é a medida de todas as coisas isso é um debate que se faz mas acredita-se que protágoras não entrou num debate e para poder aqui o que se protágoras quis dizer não era algo para deixar uma dupla interpretação o que ele tava falando de fato é que você enquanto o ser humano você que define os valores as coisas que existem certo então o homem nesse caso a
gente está falando é a medida de tudo o que pode parecer certo para você pode não ser para mim o que é algo para você pode não ser para mim que que ele tá questionando o que que ele tá falando para gente ele está questionando conceitos ligados a verdades maiores inclusive conceitos que próprios sócrates defendia de existem verdades de fato no mundo e é agora uma coisa porque sou muito importante que eu quero que você saiba existem verdade o sócrates acreditava que existiam verdade agora chegar essas verdades de maneira simples não era não era não
era fácil tá não era algo que que era assim pescoço já chegou mas ele acreditava que existiam verdade já o protágoras ele relativiza não não existem essas verdades gerais existem as verdades individuais porque a minha experiência ela é diferente da sua então a minha experiência pode me levar ao outro caminho ou melhor dizendo a uma outra verdade certo e por isso gente a gente pode identificar uma influência no pensamento do protágoras do pré-socrático do heráclito de éfeso você lembra do heráclito de éfeso que é inclusive tem gente que pede para fazer um vídeo específico sobre
ele o heráclito que diz a tudo e nada permanece é o melhor dizendo uma frase que para explicar heráclito nada air tudo está por vir a ser então quando o heráclito ele fala assim você não pode definir algo eu os exemplos que eu uso a carregador de celular celular eu não posso falar aqui são celular porque ele está em constante transformação mudança está desgastando com o tempo então lá é tudo está por vir a ser tudo flui nada permanece é a famosa ideia de que não se pode banhar duas vezes no mesmo rio porque as
águas que correm são outras o seu corpo já é outro na segunda vez então você já não é a mesma pessoa já não é o mesmo ser então você não pode definir o que que é tudo está por vir a ser bom olha só então significa que não se define acontece que o protágoras ele já ele pega se uma influência do heráclito de não definir não existe uma verdade sobre aquilo porém e ele vai para um outro caminho não vai achando que ele pega a teoria de heráclito e falei isso aí não ele vai para
o caminho porque ele chega na religião como a gente falou da questão de ser agnóstico não é de ser acusado pela grossista a ele vai para política ele vai definir isso aí é muito bem aquela política não vai definir necessariamente por coisas físicas materiais certo então ele vai entrar numa outra seara do conhecimento ele vai chegar principalmente na política então de não ser definir de não se achar verdades de se relativizar que é muito importante entenderam e é interessante dizer isso que então ele tá simplesmente falando para gente que nós criamos esses valores que nós
criamos essas na essas verdades essas verdades são bem particulares então ele está relativizando ele está caindo ao oposto do que por exemplo sócrates acreditava que existisse uma é mas a questão era chegar até ela e ailson acredito vai desenvolver um método a maiêutica né para tentar chegar a verdade mesmo assim entra naquela ideia de síntese antítese e tese que pode se tornar uma nova a síntese mas o protagonista fala não não é isso não dá não dá não adianta ir lá a minha verdade é diferente da sua entenderam por protágoras gente nós fazemos fazemos discursos
logicamente e os nossos discursos tem são uma forma de comunicação logicamente você está discursando você está falando é uma forma de comunicação agora quando os nossos discursos eles encontram um consenso certo segundo aí o protágoras nós estamos tratando de um discurso forte existem os discursos fortes e os fracos os fortes são aqueles que encontram consenso dentro da democracia é importante que vocês entendam isso porque que ele se insere muito bem nesse contexto de democracia a arte do convencimento dos discursos mais fortes os que encontram consenso eles acabam convencendo e numa democracia e isso vai ser
muito importante você entender como é que funciona então aí eu acho até interessante destacar que o protágoras inclusive ele vai ter sim uma influência ainda que ainda que mais oculta na obra do nit filósofo alemão do século 19 que a gente já falou muito aqui em inclusive quando a gente vai definir que nós criamos valores certo você lembra daquela história que a gente fala que nós criamos valores né naquele processo que a roda tá girando tá girando e a gente fica vivendo nesses valores de certa forma ele tá pegando um pouco aí de dos sofistas
ele tá pegando um pouco de protágoras o dizendo que a nós queremos as nossas verdades nós queremos os nossos valores e os discursos e potentes os discursos mais convincentes que iam existem consenso são considerados os discursos os discursos fortes entendeu agora a gente protágoras foi alvo de muitas críticas nos socráticos a partir de sócrates então a gente vai ter crítica de platão vai ter críticas de aristóteles especialmente de platão que vai definir o platão você sabe que o botão é um grande defensor dos filósofos ele acreditava inclusive os filósofos são aqueles eram aqueles que a
atingir uma famosa alma racional que deveriam inclusive participar da política que seriam os filósofos deveriam ser os políticos porque seremos mais conscientes mais maduros os ou platão é inclusive escrever um diálogo intitulado protágoras né onde ele faz críticas ele define o sofismo ele faz críticas é um diálogo sobre a discurso é um diálogo sobre o os limites os é ético desse discurso os limites da criação de valores onde até onde que a gente pode chegar certo e o platão ele não de vinil surfistas então logicamente que protágoras ele não definiria como filósofos eles diziam que
os sofistas eram apenas sábios que aprendiam você a discursar e a convencer mas eles não ensinava a você a ter um ofício não que ensinava a há de fato desenvolver algo além do seu próprio discurso para vencer debates no conceito de democracia ateniense lembrando que a gente vive no momento clássico ainda que a gente depois vai passar tá passando na verdade já pelo processo de guerras né não de atenas vai cair lá na frente mas ainda assim há uma democracia erguida em atenas então protágoras né segundo platão protágoras ele ganhava dinheiro das pessoas que queriam
dos cidadãos atenienses que queriam destaque que queriam fazer com os cursos se tornassem que a gente falou agora pouco de discursos fortes potentes que se tornariam consensos certo eu trouxe até um trecho aqui a do protágoras né da obra do platão do diálogo para a gente entender o que que ele tá falando para gente ir direto na fonte certo então tá aí gente eu retirei o trecho um pouco maior as letras acaba ficando um pouquinho menores mas para quem não tiver conseguindo enxergar tiver vendo no celular eu leio e a gente vai discutir então você
só seus me escutarem é um trecho que eu tirei aline quando a gente está falando hoje e hipócrates que era um médico né inclusive tá presente outros diálogos inclusive se eu não me engano tá lá no banquete né de agatão né na casa de ágata hora bem hipócrates talvez não te pareça semelhante ao ensino que mais que vais encontrar junto de protágoras e aquele que recebeste junto dos professores das primeiras letras de sintra e de ginástica com efeito studart em uma dessas disciplinas não com uma técnica para te tornares um profissional mas para ter escultura
como convém ao leigo e ao homem livre olha parece-me precisamente que o ensino de pro tá agora é semelhante a esse ele não vai te tornar um profissional mas tem alguma cultura sobre aquilo sabes então o que está agora a ponto de fazer ou desconhecê-lo se queres dizer o que que estás a ponto de confiar a tua alma olha só a desconfiança em relação a protágoras tá os cuidados de um homem que é segundo dizes um sofista ele mesmo dizia não é o próprio até agora você deveria como sofista mas ele olhava com esse sorriso
no sentido positivo de sábio de sabedoria contudo admirar-me ia muito se soubesses o que é um sofista e se eu ignorar as não sabes nem a quem entrega a tua alma nem se isso é uma coisa boa ou mata você vai mesmo pagar para o protágoras mas eu acho que sei respondeu ele diz-me lá então o que é pensas que é um surfista bem penso é que como o próprio nome indica é aquele que possui uma sabedoria a hora bem repliquei eu essa é também a definição que se dá a propósito dos pintores e dos
arquitetos que têm apenas uma sabedoria como aqueles que possuem uma sabedoria mas se alguém nos perguntar se que sabedoria possui os pintores disney e aí de dislexia ramos que é a da reprodução de imagens e o mesmo dos outros porém se alguém nos perguntar em que é que o sofista é sábio o que lhe responderemos é mestre em que ofício questionando aí os sofistas e o que diremos sócrates senão que é mestre em habilitar os outros a falar talvez de inverno de disséssemos a verdade mas claro que não é suficiente porque a nossa resposta levantaria
ainda outra pergunta sobre o assunto em que o sofista habilita os outros a falarem do mesmo modo como o citarista é o tocador de cítara presumo eu habilita a que se fale sobre a matéria de que sabe sobre a arte de tocar cifra não é verdade simples você perguntar para o cara tocador de ser também tá falando sobre a arte de tocar a cifra é pois bem o sofia stabilito os outros a falarem sobre o que tá questionando é óbvio que também sobra arte conhece é bem provável mas que matéria é essa que em que
ele sofista é sabedor e torna sabedoria o seu discípulo e aí ele desiste porque erros responde ele já não sei mais o que a o que te possa é dizer então que a gente viu nesse trecho aí de um diálogo de platão empatar agora né ele tá questionando sofistas ele tá falando aí não vai te ensinar a fazer algo tocasse tera não vai te ensinar a arte da arquitetura não vai te ensinar nada disso ele vai tentar relativizar tudo porque a ideia do sofia instância a ideia na verdade é o que o protágoras defendia como
que não existe uma verdade geral não existe uma verdade concreta existem verdades para cada um e aí ou platão fazer suas críticas ao protágoras entenderam qual que é a natureza do diálogo em relação ao pensamento do protagonista agora eu quero dar uma dica que acho que é muito importante para vocês eu tenho certeza que muita gente se pega pensando nisso não se preocupa em definir as pistas como filósofos ou não tô a tão não definir os sofistas como filósofos certo platão aristóteles não definir suas vistas como filósofos mas é preciso entender que eu só fiz
certinho a sua importância dentro do mundo grego certo você não precisa definir os ofícios compostos por que não é este o questionamento que as provas querem na gente te perguntar se eles são filósofos não na idade platão eles não eram mas eles eram importantes e eles tinham um pensamento que contribuiria com o do grego eles tinham um pensamento que contribuíram com buscas por verdade talvez não possuem as mesmas verdades de platão talvez não fossem as mesmas verdades de sócrates sobre aristóteles mas eles tinham uma ideia de um pensamento tanto é que foram notáveis ali no
mundo grego entenderam gente espero que vocês tenham gostado é bem simples mas é bem importante também é simples porém importante falamos aqui viu a do o epa de protágoras suas influências o que que ele pode ter influenciado sua importância no mundo gremo certo eu vou ficando por aqui eu amo vocês é de todo coração do mundo grande beijo fui