Taoísmo - Como agir no wuwei?

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Chiu Yi Chih
Concepção de wuwei (无为) na filosofia taoísta de Laozi com as observações do filósofo e comentador cl...
Video Transcript:
o Olá pessoal então estamos aqui novamente para conversar refletir e discutir sobre a concepção the way the law to pois eu altos e foi o primeiro a evidenciar de maneira mais explícita né essa noção do HU e alguns traduzem como não ação inação né porque em chinês o que quer dizer não né vazio e o Whey é agir ação Então até hoje a gente fala xinguei né conduta em chinês Então nós vamos conversar um pouco e refletir sobre a importância dessa concepção do Huawei é em lotes e também eu vou se vocês olharem Meus outros
vídeos e assistirem os outros vocês vão perceber que eu já tava falando de desvirar da naturalidade e to Survive é justamente o conceito-chave né dentro da filosofia taoísta e a gente sabe que aquilo que é de será que é aquilo que é por si mesmo e se desenvolve né eu falei no vídeo anterior da autopoiese daquilo que se alto desenvolve sem nenhuma interferência externa né e de certo modo Way reflete um pouco né do Cerrado Whey seria a eficácia do próprio Será né dessa naturalidade do Down será digital né nas ações humanas Justamente a partir
da figura Central né que aparece no da o dedinho que a figura do Tangram a saber o homem Santo ou sábio alguns traduzem homem sagrado como mestre ucha eu traduzo o sábio e esse sangue manifesta aí ficasse o ion né a eficácia do uso e então muita gente fica pensando que o e é uma coisas ligada não ação e inação passividade EA inércia mas um laudo seu sentido mais preciso do e é a naturalidade turn me on e eu vou mostrar aqui como isso se dá tá Então nesse vídeo nós podemos dizer que há uma
concepção metafísica no taoismo e essa noção metafísica é o Down e ela é vazio na sua transcendência mas o Down não fica só no plano transcendente inacessível longe das ações humanas longe do mundo humano então ele se manifesta E isso tem um tema preciso ele se manifesta enquanto existência e o em chinês já no capítulo 1 dele ele fala disso né a existência o poder da eficácia do vazio né então Existem duas coisas aí o vazio que é o aspecto transcendente do Down e a existência que o aspecto imanente do Down e Esse aspecto imanente
do Down se desdobra eu te do momento em que também o próprio Down é o Whey é a não ação ela não ação desdobramento da eficácia do próprio da os então quando nós olhamos para as coisas nós vemos que ela se desenvolve naturalmente que elas têm seu poder né sua potência de crescimento desenvolvimento natural isso um dos fenômenos e no mundo humano nós não chegamos isso a partir da noção de lei quando por exemplo se dá quando por exemplo lá você fala é o homem sábio age pela não ação e prática o ensinamento Sem falar
né que é o trecho que eu sinto Capítulo 2 do saudade Então nesse sentido o que que vai nos dizer Guanambi né que é o comentador clássico antigo que viveu Por volta do século dois depois de Cristo esse Guanambi nos diz que o próprio da Essa é a não ação tchau tchau Ué então vou citar o texto aqui tá tchau tchau Ei suserania então é na tradução moderna está assim ó o sorvete o som seram Coelho vejam que interessante ele disse os outros ou é quer dizer não agir né é justamente swanson seguir seram coelho
coelho chinesa lei né o princípio Então segue o princípio da naturalidade em outras palavras não sabemos Então a partir de um lambe né Desse grande filósofo do século dois que nessa tradição clássica do taoísmo nessa tradição filosófica do taoísmo Way significa exatamente a manifestação eficaz concreta imanente do própria tal da própria Essência desse princípio Supremo que hoje conhecemos como Down caminho né ao princípio que nos regem como o criador e sustentador de toda a existência de todos os seres É lógico então Way se manifesta através da sexta figura-chave essa figura magnífica que ao sábio então
vocês Imaginem né o sábio Paulista ele consegue agir no o E por quê Porque ele segue o fluxo da naturalidade sem interferência nas coisas ou seja sem a interferência mental da mente porque em chinês mente que existe fim então nós podemos pensar aqui ué uma manifestação portanto do o fim da não mente por exemplo segundo um dos estudiosos vão baixam lá no livro dele eu uso às vezes nas minhas aulas né o o machão a curiosamente ele fala que o e seria o próprio o Finn que seria então essa não mente esse né Essa não
interferência que a gente tem que buscar né para que a gente possa agir de maneira menos apegada aos nossos medos as nossas expectativas em relação a uma ação que nós praticamos então por exemplo a quando nós por exemplo escolhemos e Agimos determinadas determinadas coisas Nós já nos apegamos por exemplo se você faz um um ato de caridade muitas vezes você é movido não pelo ato em si intrínseco mas movido por um desejo de algum resultado de alguma Recompensa é você quer alguma coisa com aquilo mas você então não está sendo né digamos verdadeiramente Virtuoso né
para os taoístas você está buscando uma recompensa por exemplo é e o antigo Rei Xangô falava que você buscar riqueza honra e poder né me liga por exemplo é essa reclama por exemplo você buscar cheirinho né poder ou então buscar sabe essas coisas ligadas à honra né então os homens antigos quando faziam isso ele tava movidos pelos Desejos da mente então eu isso acaba resultando um apego né então não é Way u é justamente uma ação desimpedida libertadas de grãos de suas amarras desses laços de expectativas mentais de crenças parciais tá e nós vemos aqui
então que o ambiente destaca essa ação né da naturalidade a partir do momento em que a um trecho no capítulo 37 em que ele diz assim e assim os reis e príncipes puderem resguardar o Down todos os seres por si mesmo se transformariam em chinês né isso não quer dizer é uma manifestação da própria noção de slime olha veja uma palavra em chinês essa Só que sei lá nessa repetição do Sul né É assim mesmo e rola aquele transformar-se mudar né então lá durante quer dizer assim aquilo que é por si mesmo e o que
é preciso é aquilo que se alto transforma sem nenhuma interferência de alguma causa externa então por exemplo quando você é um governante então tem Bem imagina hospital e suas pensando assim olá você pensa né que se um governante interfere excessivamente É vamos dizer assim criando impostos excessivamente pesados né Isso vai oprimir o povo e vai deixar o povo cada vez mais ressentido raivoso na indignado contra o governante contra o governo Então essa ação interferindo demais excessivamente sobre o povo causa justamente um ou seja contraria né um fluxo na Harmonia do tal então não é o
Down do governante o Down adequado porque justamente o Laos até que o governante possa agir de acordo com a naturalidade então ele propõe a naturalidade veja um só dentro de um contexto extremamente sofisticado dentro de um contexto onde ao problema político aí entendeu então existe o governante que age né de maneira arbitrária tirânica de maneira excessivamente vamos assim impositiva isso causa um tremendo a uma trilha insatisfação eu paro as pessoas em geral e não é justamente uma ação adequada porque justamente ao invés de ele agir interferindo digamos é instituindo né taxas pesadas ou criando leis
e decretos né extremamente vamos assim punitivos e excessivamente positivos aí então ele poderia seguir digamos a naturalidade como deixando né com que certo de certo modo é concedendo espaço de liberdade ao por digamos a vontade da soberania popular e isso para o Laos é importante porque porque na medida em que cada ser humano pode desenvolver né Se deixar vamos assim deixar um espaço livre para ser um exercício exercício da sua própria Liberdade esse indivíduo consegue florecer esse Z e na sua capacidade digamos assim plena Então é isso que busca o Down né na pessoa quando
elas têm essa possibilidade esse campo aberto livre e sem com ações sem interferências sem amarras que possam A cercear então a pessoa que segue as cio e ela geralmente Então ela praticando o e ela consegue digamos Então se desenvolver né plenamente enquanto ser humano né enquanto ser Total então é interessante que se a gente parar para refletir nesse momento O que impede muitas vezes a ação do Ui é a nossa interferência mental e Inês Olha que coisa curiosa e o e é justamente o oposto e veja a palavra ué ué não né a ação do
vazio o vazio é um conceito central da o dedinho que é também Expresso pela palavra Chuí né o e chique é esvaziar né vazio então um Ei quer dizer uma ação que se esvazia que se desapega que vamos assim em que nós cultivamos o estado do Brasil e o e é aquela ação que tem o que tem a ideia de possessividade tem ideia de querer se apodera sobre as coisas e eu quer dizer também apoderar-se um chinês antigo no moderno é o verbo possuir Então quando você quer possuir alguma coisa você quer se apodera né
no antigo quer dizer na verdade resistência também e quando você quer exercer um controle digamos excessivamente sobre as coisas do mundo você quer exercer controle sobre e o seu vamos assim a seu amado ou sobre sei lá seu filho ou você quer exercer um controle sobre você mesmo você quer ser alto controlar demais isso é um ao invés de suscitar a liberar cidade que seria muito importante para o desenvolvimento né da sua capacidade mentais e físicas você na verdade só não vamos assim criar empecilhos você cria limitações que no sangue por exemplo e fala você
está movido por quê Por uma ideia de visão parcial sobre as coisas né então você não está em harmonia com a totalidade de Justamente a visão tal estudar busca essa totalidade né sobre as coisas é na verdade sem nenhuma interferência quer dizer sem nenhum controle mental né Então veja que o xin eu falei os um estado de não-mente Ué o estado de uma ação que está justamente manifestando esse estado de uxi de não mente né então e o Finn é a palavra que justamente manifesta né a ação da mente Então e o sim seria a
ação mental e o e seria a ação que gera apego que se constitui na medida mesma em que você quer se apegar aquela atuação e você não consegue vamos assim se desapegar você fica fixado né naquela ação naquela naquele teu projeto querendo buscando resultados Ansiosamente né E isso acaba ao invés de criar um estado de liberdade para você e para os outros acaba só causando malefício para você e para os outros estão portanto é importante nesse momento da reflexão nós pararmos para pensar é essa maravilhosa eficácia né porque maravilhosa e ficasse porque relatos e fala
também que essa não a saúde e né é a virtude misteriosa né fenda ele gozar várias vezes essa expressão chantan deu na minha tradição do Dedim e o traduzir Shazam por virtude misteriosa porque ela tem uma atuação misteriosa não é à toa que a escola do ministério The One fixa la Washer escola do ministério né então moambe comentando o ação do rei né ele mostra justamente essa essa esse modo Essa maneira misteriosa e Sutil né da atuação das coisas vão dar um exemplo você tem por exemplo a água que atua misteriosamente porque ela Vejam Só
um grande contrastando com ação humana nós por exemplo nós somos movidos como eu tava falando né pelo ego né do apego a gente se apega Então as ações porque nós temos o ego eu então a gente por exemplo é fala eu que fiz isso né eu que desenvolvi isso tá vendo se a minha obra e tudo mais só quando você faz isso você está o que você tá alimentando né uma ideia egóicas egocêntricas eu gosto de falar de egocentricidade o indivíduo ele acaba se iludindo de que é apenas ele a causa o agente das ações
quando na verdade se você analisar um ponto de vista mais complexo você vai ver que é para que a situação tenha criado resultados e bem-sucedidos você teve um conjunto de fatores e causas e condições que levaram a resultados positivos Então na verdade você não é a única causa existem outros fatores além da cla e são da sua causa mas existe outras causas que cooperaram junto para a realização de suas ações É lógico então que se você se arvorar né se tornando arrogante falar por exemplo eu fui o dono disso tudo você está na verdade é
digamos incorrendo numa ação excessiva da mente e portanto numa ilusão é evidente que quando lá o suspensa então é e o sol e suspensão sobre seguir a naturalidade eles estão justamente pensando em como Minimizar digamos assim neutralizar essa ação excessiva de você falar eu sou eu fiz eu sou dono disso eu que sou responsável por toda essa se sucesso que eu tenho etc etc então é importante parar para meditar sobre a importância de se esvaziar é né Desse Apego da mente sobre as suas próprias ações e esses vazamento lautes fala e nessa expressão x é
esvaziar e este esta mente Ching Ching Ching é justamente esvaziar essa mente Como esvaziar essa mente como ele diz no governo do homem sábio né Capítulo 3 o sábio esvazia a mente fácil ventre fortalece os ossos e enfraquece a ambição é o primeiro é importante perceber que é simples na verdade é só você é pensar e meditar a respeito dos seus desejos excessivos né então o governo do sábio que deu o governo Sabe tem dois sentidos aqui o governo tanto de você com cuidado que você faz com você quanto o governo realmente do reino político
na época de bom então governante como ele pode administrar né ah o território e o povo sempre beneficiando claro todos as pessoas né nunca privilegiando uma parte em detrimento da outra então ele só pode fazer isso se você tiver uma visão né da totalidade sant4 isso que é justamente contemplar os interesses não ser egoísta em chinês egoísmo é justamente a gente ainda fala hoje minutos você é muito egoísta Então na verdade esse isso que eu lá uso é a palavra sim é egoísmo né é o interesse próprio quando o governante vamos assim cego né pelas
interesses próprios e egocêntricos ele esquece da grande maioria do povo né e isso é uma arbitrariedade né então é Yo Way né é uma ação que se busca em impor as pessoas a sua vontade própria tá e quando na verdade o que deveria prevalecer a vontade geral e Então nesse sentido nesses termos nós podemos pensar o quanto nós fazemos certos desequilíbrios em nosso próprio cuidado nosso próprio autogoverno né e na medida em que se nós pensarmos que louça disse que é importante é esvaziar a mente como ele diz aqui é xixi né isso ele quer
nos levar a pensar sobre exatamente o momento em que nós podemos ser menos influenciados e pelos estímulos externos porque vejam não é que eu não vou ser influenciado eu não vou ser determinado em certa medida mas eu não vou ser governado pelas influências externas então uma coisa é eu perceber o mundo e o sal esses percebem estão no mundo né o ser no mundo do raio é por exemplo quando a gente fala de um filósofo por exemplo no ali ele fala tem expressão ser no mundo né e Unity por exemplo um filósofo que também às
vezes eu faço comparações convite a filosofia de laudos convite ele falava de cultivar a vontade de potência né a vontade de existir no mundo a vontade de ser no mundo isso tá nos Paulistas quando eles querem justamente que nós desenvolvemos a nossa capacidade as nossas Plenitude né interior então eles não querem na verdade esse ar você eles não querem na verdade que o tal está sejam um completo vamos assim a o negativismo em relação às coisas do mundo né então cuidado com o e não é a ação que nega o mundo não é não ação
de não fazer nada de inércia de passividade e conformismo né com muitas vezes as maioria das pessoas pensam então cuidado Way é simplesmente uma ação que tem eficácia inclusive para provar isso pelo texto do próprio lápis down the team's o capítulo final 81 eu vou ler aqui ó ele disse digital Way usar tá vendo né que o o homem sagrado o homem sábio não age que muitas vezes muitas pessoas poderiam pensar mas então sabe não age e não faz nada não aqui está a prova textual de que o dardo sabe o Age só que que
ele faz o Dalto sabe o Age puxa sem disputar puxa então vejam que a ação no way armação que não tem disputa Por que que não tem disputa porque não tem ação movida pelos desejos egocêntricos ambiciosos de Uma Mente particular por exemplo eu vou dar o sentar água a água ela chega e beneficia todos os seres fornecendo justamente ela mesmo né que é a água para a gente beber para a gente usar para a gente ir lavar as coisas enfim tem múltiplos usos da água e ela não chega falando eu sou a água eu sou
a responsável por vocês ela não chega e fala isso ela não manifesta essa ação digamos de proclamar aos quatro ventos que ela é a vamos assim a causa Soberana né de todas as riquezas e beneficência Sem Fim de toda a vida porque se a gente não vive né gente então a água ela não chega e fala assim porque ela não tem interesse particular ela não tem essa mente que a gente tava falando olha se ela não tem juízo eo fim ela Minecraft o estado de não-mente por isso ela está próxima da naturalidade desse o Ei
dessa dessa não ação que Justamente que constitui a essência do próprio Down percebe então a relação nova fiz a relação entre a potência da eficácia né da água justamente é um exemplo que o laudo se usa em vários capítulos querer ligou um Capítulo 8 né Nós podemos ver isso no livro final perto do final ele fala muito do poder da água e nós vamos falar no próximo vídeo sobre a sua vidade da água mas nesse vídeo um a receber que Way é justamente também a eficácia da água na medida em que ela manifesta a essência
do tal então ela não é um aspecto só vão dizer transcendente mas é aspecto profundamente imanente assim então de modo análogo o sábio como a água manifesta A Essência né transcendente do Down na medida em que o Down não tem o eu eo não tem o eu então quando nós também se tivermos no estado de não-mente e de estado de Não ação é mais um estado de ser nós não querer não desejar iremos apoderar sobre as coisas mas não vamos alimentar o ap nós não vamos querer controlar o fluxo das coisas simplesmente nós vamos estar
em harmonia com o fluxo dessa grande totalidade né e vai perceber que cada coisinha é importante não há distinção entre o grande eo pequeno e veja que muitas vezes a gente se apega as coisas grandiosas né a gente começa uma ação a gente já quer sabe resultados né resultado grandes resultados nós somos movidos por essa cultura imediatista essa Cultura né apressada essa cultura de querer tudo é digamos assim obter a partir de coisas que a gente vai fazendo né Nós somos uma cultura muito movida pelo Desejo de posse enfim e é justamente para atualidade Lotus
ele me parece que ele tem uma importância enorme porque nós só ele a outros pensadores que é tanto no passado como no presente faz uma crítica ao a artificialidade e individualista que justamente está vamos assim contra né contrapõe-se a ideia de naturalidade Por exemplo quando uma pessoa no taoismo a gente fala o artificial é porque ela assim ela é movida pelos excessos supérfulos Ela não ela tá na verdade querendo obter vantagens do mundo de maneira artificial usando estratégias tratar gemas artimanhas e nós vamos falar isso no próximos vídeos tá então hoje é basicamente é nós
deixamos com muita clareza né claro que voltar em outros vídeos também falando de Whey e meditem por exemplo nesse exemplo da água ela não chega já falando que ela é a dona de toda o pedaço digamos assim não é dona de todas as ações que promovem o bem-estar EA vida em geral não ela se sente faz e ela faz sem apego sem obter Recompensas então gente muito obrigado e até a próxima se vocês gostaram então cliquem aí no like e se o canal então muito obrigado abraços tchau
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