Tributação Simples Nacional: como funcionam os impostos? Quanto sua empresa vai pagar?
1.27k views646 WordsCopy TextShare
Contabilizei
Pensando em abrir uma empresa no Simples Nacional? Nesse vídeo, a Contabilizei te explica como saber...
Video Transcript:
você abriu sua empresa no Simples Nacional e não faz ideia de como calcular os impostos que deve pagar nesse vídeo eu vou ajudar você a entender de uma vez por todas como fazer essa conta o Simples Nacional foi criado para facilitar a vida de Micro e Pequenas Empresas que faturam até 4,8 milhões de reais por ano nele você paga impostos como Imposto de Renda contribuição social ICMS e o ISS tudo junto em uma única guia chamada das quer saber como fazer a conta de quanto imposto sua empresa deve pagar pega o papel e a caneta pra gente começar o primeiro passo é saber a atividade econômica da sua empresa com isso você descobre em qual dos cinco anexos do simples ela se encaixa as alíquotas variam muito de anexo para anexo e se você classificar sua atividade errada pode acabar pagando mais imposto do que deveria e até sendo mutado por isso precisa de ajuda para descobrir o anexo da sua empresa comenta aqui que eu te respondo a segunda coisa que você deve saber é quanto o seu negócio fatura por ano isso porque dentro de cada anexo nós temos tabelas com os percentuais de impostos cobrados de acordo com a receita nos últimos 12 meses quer ver como funciona vamos supor que você tenha uma loja de roupas que está no anexo 1 se você faturar até 180. 000 por ano será enquadrada na faixa um E terá uma alíquota de 4% o percentual de imposto que a empresa paga aumenta conforme o faturamento cresce isso quer dizer que quanto maior o faturamento maior será a alíquota e a mesma coisa acontece para as faixas seguintes em todos os anexos Mas e se a sua empresa for nova e tiver menos de 12 meses nesse caso usamos uma projeção para fazer esse cálculo por exemplo você tem um salão de beleza que abriu Há apenas 3 meses essa atividade está enquadrada no anexo 3 do Simples Nacional com alíquotas que vão de 6 a 33% vamos supor que no primeiro mês o salão faturou 15. 000 no segundo mês 20.
000 e no terceiro 10. 000 para termos essa estimativa basta somar o faturamento de cada mês e dividir pelo total de meses da empresa assim temos 45. 000 divididos por 3 meses que dá um total de 15.
000 por mês e para estimar os ganhos anuais basta multiplicar o valor da Média pelos 12 meses no ano 15 x 12 dá 180 considerando esse faturamento de 180.