A HISTÓRIA DOS SAMARITANOS COMPLETA

43.99k views4107 WordsCopy TextShare
Desmistificando as Escrituras
Seja bem vindo ao Canal Desmistificando as Escrituras. A história dos Samaritanos O Coliseu não p...
Video Transcript:
nas escrituras especialmente no Novo Testamento os samaritanos são retratados como tendo uma relação de hostilidade mútua com o povo Judeu esses textos também descrevem interações aparentemente positivas entre os samaritanos e os primeiros cristãos assim como entre Jesus Cristo e esse povo indicando uma aceitação Por parte dos cristãos no Evangelho de João há uma narrativa sobre o encontro de Jesus com uma mulher junto a um posto nesse relato Jesus estando com sede pede à mulher que chegou para retirar água dá-me de beber no contexto do Oriente Médio esse pedido seria comum e normalmente Aceito mas a
mulher reage com surpresa João esclarece a razão dessa reação Porque os judeus não se dão com os samaritanos a leitura deste e de outros relatos que mencionam a hostilidade entre judeus e samaritanos suscita várias perguntas Quem são os samaritanos Por que há tanto ódio Quais são as causas dessa animosidade entre povos vizinhos que compartilham costumes crenças e até mesmo origens aparentemente semelhantes além dessas surgem outras questões diretamente relacionadas ao cristianismo e a Jesus como Jesus tratou os samaritanos Qual foi a relação do cristianismo primitivo com essa comunidade as respostas a essas questões ajudam a compreender
melhor o Novo Testamento ao examinar as origens dos samaritanos podemos identificar três estágios ou níveis de desenvolvimento eles têm uma tripla origem a origem dos samaritanos na Bíblia é relatada em três passagens que apresentam discrepâncias entre si é apresentados no segundo livro de Reis livro de Esdras e segundo livro de crônicas para o autor de crônicas os estrangeiros que foram levados para Samaria e aceitaram o Deus de Israel como seu Deus são considerados israelitas e membros da comunidade de Adoradores do Deus de Israel as três origens dos samaritanos são ideológica e teológica étnica e política
e finalmente sua formação como um povo misto e sincrético cada um desses estágios ou níveis de desenvolvimento possui uma origem específica que influenciou a formação do grupo que se tornou conhecido como samaritanos para compreender corretamente quem foram os samaritanos suas crenças religião origens e suas relações com os judeus é necessário examinar a origem crenças e práticas religiosas do reino do norte ou Reino de Israel composto por 10 tribos após a cisão ocorrida em 930 Anos Antes da era comum Jeroboão primeiro foi o primeiro rei do Norte e estabeleceu a primeira capital do reino em siquém
temendo perder seu reinado para roboão Rei de Judá no reino do sul Jeroboão criou dois centros de culto com Bezerros de ouro um em Betel e outro em Dan ele também nomeou sacerdotes que não eram da Tribo de Levi e construiu santuários nos altos essas medidas visavam impedir que seus súditos fossem ao templo de Jerusalém capital do reino do sul para adorar a Deus as práticas introduzidas por Jeroboão permaneceram durante todo o período do reino de Israel no norte essas práticas contrariavam os mandamentos de Deus e violavam a ele havia feito com o povo hebreu
consequentemente essas ações idólatras levaram à destruição do reino pois quebraram a aliança estabelecida por Deus após a destruição de Israel e sua capital Samaria pelo Império assírio as mesmas práticas foram adotadas pelo povo misto de israelitas e estrangeiros que viviam na região esse povo misto adorava tanto o Deus de Israel quanto Deuses estrangeiros resultando em uma religião sincrética que se assemelhava a Os cultos introduzidos por Jeroboão os samaritanos eram Originalmente os habitantes de Samaria uma cidade fundada por onri rei de Israel para ser a capital do reino do norte conforme relatado em Reis portanto eles
eram israelitas de sangue legítimos descendentes de Abraão especificamente eram descendentes de José Filho de Israel com as tribos de Manassés e Efraim tendo um papel destacado e preponderante no reino do norte embora O Reinado de honri ocupe pouco espaço no texto bíblico ele teve um impacto significativo no reino do norte especialmente em relação à religião ao formar uma aliança com etbaal rei da Fenícia onri não apenas estabeleceu uma união política e militar mas também uma união religiosa o casamento de seus filhos acabe e Jezabel introduziu um sincretismo religioso em Israel misturando e por vezes sobrepondo
a religião Israelita com a religião e o culto Fenício esse sincretismo religioso que começou com o reinado de Jeroboão foi revitalizado e reforçado durante o reinado de honri e sua dinastia subsequente Samaria a capital do reino do norte tornou-se o centro dessas práticas sincréticas consequentemente a mistura do culto e adoração ao Deus de Israel com a adoração a outros Deus tornou-se cada vez mais comum e prevalente no reino do norte o reino do norte e sua capital Samaria caíram diante da assíria a Bíblia explica que isso ocorreu porque os filhos de Israel pecaram contra o
Senhor seu Deus e que os israelitas andaram nos estatutos das Nações que o senhor lançara de diante dos filhos de Israel com a deportação dos israelitas do Reino do Norte a região foi repovoada com pessoas de outras Nações esses novos habitantes trouxeram consigo suas religiões práticas cultuais e Deuses a repovoada pelo rei da assíria que a Bíblia não nomeia explicitamente Deus não se agradou dessa situação e enviou animais selvagens para atacar os novos moradores para resolver esse problema o rei da assíria enviou de volta para Samaria um sacerdote Israelita para ensinar os novos habitantes a
servir ao Deus de Israel contudo isso apenas restabeleceu o sincretismo religioso que caracterizou o reino de Israel pois os novos moradores passaram a adorar ao senhor mas continuaram a cultuar seus próprios Deuses durante o período da monarquia os judeus aceitavam estrangeiros como parte do Povo da Aliança desde que eles fizessem um pacto com o Deus de Israel os estrangeiros transportados para Israel pelos assírios foram aceitos como israelitas genuínos pelo rein de judá por adotarem a adoração ao Deus de Israel os habitantes de Samaria descendentes dos israelitas remanescentes do reino do norte ainda estavam na região
e eram identificados como inimigos das Tribos de Judá e Benjamim distinguindo-se dos povos trazidos pelos assírios conhecidos como o povo da Terra ao analisar as origens dos samaritanos é possível identificar uma rivalidade entre eles e os judeus presente desde a separação do reino de Israel em dois os reinos do norte e do Sul essa rivalidade se intensificou após a queda do reino do norte e a repovoar pelo rei da assíria transformando os samaritanos em um povo misto com uma religião sincrética tal rivalidade aumentou com o tempo como evidenciado nos livros de Esdras e Neemias durante
o período do segundo templo o Ponto Central sobre as crenças dos samaritanos é que elas se baseavam no p eles consideravam o pentateuco como sua regra de fé e prática ignorando a autoridade e inspiração das demais escrituras sagradas para os Judeus os escritos e os profetas no entanto o pentateuco Samaritano não era idêntico ao judeu em relação à os registro sobre os patriarcas há 1900 ocasiões em que o pentateuco Samaritano concorda com a septuaginta Além disso contém leituras tendenciosas e sectárias que indicam que Deus escolheu siquém e o monte Gerizim em vez de Jerusalém e
o Monte Sião os textos dos samaritanos tendem a harmonizar as tensões internas do pentateuco simplificar e atualizar seu conteúdo e ortografia além de refletir as crenças dogmas e interesses religiosos samaritanos no pentateuco Samaritano há ainda uma forma peculiar de calcular a idade do mundo devido a uma cronologia di diferente de outras fontes do pentateuco três grupos de textos do novo testamento o evangelho de João atos e a epístola aos hebreus tem chamado a atenção de estudiosos pela possibilidade de conterem referências ao pentateuco Samaritano se comprovadas essas referências indicariam que o pentateuco Samaritano é um documento
pré-cristão e anterior ao Novo Testamento e ao talmude em sua forma atual no diálogo entre Cristo e a mulher samaritana ela diz a Jesus nossos pais adoram neste Monte Gerizim em siquém Vós entretanto dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar nessa conversa a mulher menciona um ponto crucial da religião Samaritana a escolha do Monte Gerizim como o local sagrado por Deus em oposição ao Monte Sião a Bíblia menciona que o monte Gerizim está em siquém fazendo de siquém um contraponto a Jerusalém o Teco utilizado pelos samaritanos ou a Bíblia Samaritana afirma
que Deus escolheu siquém e o monte Gerizim como o único lugar para adoração e sacrifícios segundo a tradição Samaritana Josué construiu um local de Adoração em siquém e estabeleceu o tabernáculo ali os samaritanos acreditam que o monte Gerizim foi o primeiro lugar escolhido por Deus para ser o centro de adoração de Israel onde Josué construiu um santuário séculos antes de Salomão fazer o mesmo em Jerusalém sobre o monte Gerizim como local sagrado Flávio joséo menciona em antiguidades judaicas que durante o período do segundo templo foi erguido um templo nesse Monte para os cemitas samaritanos por
ordem de Alexandre o Grande atendendo ao pedido de sabal governador de Samaria Alexandre nomeou Manassés um judeu e genro de sabal como sumo desse templo mesmo após a morte de Alexandre o templo no Gerizim permaneceu inalterado o templo era semelhante ao de Jerusalém em proporções e construído com pedras toscas sendo um modelo baseado no outro a existência de dois templos um em Jerusalém no Monte Sião e outro em siquém no monte Gerizim ambos dedicados ao Senhor gerou disputas e conflitos frequentes entre judeus e samaritanos cada grupo afirmava que seu templo era o único verdadeiro de
Deus onde deveriam ser oferecidos os sacrifícios a Deus judeus defendiam o Templo de Jerusalém enquanto embora Josefo mencione a construção de um templo Samaritano as fontes samaritanas Geralmente se referem ao Tabernáculo mosaico devido à escassez de evidências conclusivas sobre a existência de um templo Samaritano Este estudo não defenderá nem rejeitará essa ideia aguardando futuras informações contudo seja um templo ou um Tabernáculo as evidências indicam que para os samaritanos o monte Gerizim era um local sagrado escolhido por Deus com um santuário e um altar para sacrifícios a presença desse local de adoração contribuiu para a rivalidade
hostilidade e negação entre judeus e samaritanos a Mulher Samaritana ao falar com Jesus expressa a crença de seu povo na vinda do Messias Eu sei disse ela que há de vir o Messias chamado o Cristo quando ele vier nos anunciará todas as coisas essa convicção estava enraizada no pentateuco e na promessa da vinda do profeta na tradição Samaritana o Messias é chamado de tahe que pode ser traduzido como o restaurador aquele que retorna Ou aquele que restaura ele é descrito como um profeta semelhante a Moisés até mesmo como uma ressurrei de mois essa conexão com
Moisés é fundamentada na referência do profeta em Deuteronômio Capítulo 18 que está associado a Moisés considerado o profeta Supremo e também na visão Samaritana de Moisés como salvador alguns círculos samaritanos também associam o tahe a Josué embora ele não seja considerado um modelo arquetípico do tahe como Moisés para alguns samaritanos Josué era visto como um líder mas não como uma identificação Direta do Messias no entanto Josué é considerado um símbolo do Salvador e um protótipo do tahe Especialmente porque ele estabeleceu o santuário em Gerizim que o tahe ou seja o Messias seria encarregado de restaurar
outra figura bíblica associada ao Messias pelos samaritanos é José Filho de Jacó essa conexão se baseia na bênção dada a José em Deuteronômio 33 que descreve o Messias como um guerreiro conquistador uma função associada à bênção a José embora José não seja considerado um tipo escatológico do Messias como Moisés e Josué há textos que mostram alguma semelhança entre José e o tahe apesar de José ser considerado um tipo de Rei na tradição Samaritana seu reinado não é equiparado históricamente ao de Davi nem possui o mesmo caráter escatológico o governo de José não é de um
monarca soberano mas sim de um vice reggente de Faraó enquanto a expressão filho de Davi carrega um significado escatológico o título filho de José atribuído ao tahe na tradição Samaritana não possui essa conotação Além disso os samaritanos não aguardavam ou acreditavam em um Messias da linhagem real davídica no entanto é interessante notar que Jesus foi chamado de o salvador do mundo pelos samaritanos que nele creram o que pode ter alguma conexão com José as obras e funções atribuídas ao Messias Samaritano tahe são predominantemente escatológicas e podem ser categorizadas em três ele seria reconhecido como um
profeta sendo o último profeta de Deus após Moisés é interessante observar que a mulher samaritana chamou Jesus de profeta o que pode sugerir que ela já o reconheceu como o Messias o tahe seria o restaurador encarregado de renovar ou restaurar o tabernáculo Samaritano estabelecido no monte Gerizim por Josué desempenhando uma função sacerdotal semelhante a de Moisés Além disso ele traria de volta os vasos sagrados que estavam escondidos e restauraria o favor Divino ao seu povo escolhido ele também seria um guerreiro trazendo Vitória eleitos de Deus e estabelecendo o reino de Deus na Terra além disso
restauraria a verdadeira religião de Isra convertendo as nações incluindo os judeus e os seguidores da religião Samaritana além dos cinco Pilares fundamentais da Fé Samaritana eles também observavam o sábado e praticam a circuncisão um samaritano não tinha permissão para circuncidar um judeu Além disso se um samaritano se convertesse ao judaísmo era exigido que ele fosse circuncidado novamente uma prática que os samaritanos também adotavam eles também celebravam a Páscoa ao examinar pergaminhos que descrevem a Páscoa Samaritana relata que trechos do pentateuco relacionados à criação eram lidos durante a celebração os samaritanos não seguiam todas as leis
da mesma maneira que os judeus Como evidenciado pela não observância da lei do levirato os costumes e leis samaritanos devem ser distinguidos dos dos judeus já que não são idênticos embora os samaritanos possam ser considerados uma seita Judaica com base na osidade fundamentada no pentateuco eles possuem suas próprias teologias e práticas distintas ademais o samaritanos acreditavam ser o povo eleito de Deus reivindicando serem os verdadeiros descendentes das Tribos de Efraim e Manassés e portanto herdeiros de José suas crônicas descrevem seus sacerdotes como sendo da linhagem de finéias filho do sumo sacerdote Eli quando questionados por
Alexandre o Grande sua nacionalidade os samaritanos afirmaram ser Hebreus conforme cita Josefo em seu livro eles também observavam o ano sabático os samaritanos concebiam Deus como único imaterial atemporal e não espacial apesar de algumas observações de que a religião Samaritana era uma combinação de elementos da religião Hebraica apostat e do paganismo os samaritanos baseavam suas ações e práticas de vida na lei de Moisés considerando-se mais religiosos que os judeus a religião Samaritana era vista pelos judeus Como ofensiva de três maneiras por seus ritos e crenças que eram considerados uma cópia Com certas modificações das práticas
e crenças judaicas o que os judeus viam como corrupção e perversão de sua religião por se considerarem o verdadeiro povo eleito de Deus em lugar dos judeus e por praticarem uma religião sincrética combinando elementos da religião Hebraica com o paganismo a tensão entre os habitantes de Judá Benjamim e as outras tribos de Israel já era Evidente mesmo antes da Separação dos dois reinos durante o governo de roboão essa rivalidade se intensificou após a divisão do reino em dois o reino do norte Israel e o reino do sul Judá a partir do Reinado de Jeroboão essas
afirmações encontram respaldo na Bíblia antes mesmo da divisão do reino já se podia obervar uma distinção entre Judá e Israel em certos textos bíblicos durante o período do Reino dividido essa distinção e rivalidade são relatadas de forma mais explícita e intensa no início do Reinado de Jeroboão sobre as 10 tribos roboão mostra disposição para a guerra e essa situação persiste posteriormente no entanto essa rivalidade e distinção entre as duas Nações não se manifestavam exclusivamente como inimizade houve momentos de amizade e aliança entre elas como no caso de acabe rei de Israel Josafá Rei de Judá
e jeorão filho de Josafá com a casa de acabe essa rivalidade também possuía um aspecto religioso Pois havia em Israel uma forma de culto paralela à existente em Judá após a queda do reino do norte seus remanescentes se misturaram com povos de crenças pagãs o que aumentou a rivalidade e distinção Por parte dos habitantes do reino do sul Os samaritanos passaram a ser vistos pelos moradores de Judá como praticantes de uma religião sincrética adorando simultaneamente ao Deus de Israel e a outros Deuses contudo houve uma tentativa por parte de Judá Ou pelo menos por parte
dos habitantes do reino do sul de converter os habitantes da região de Samaria a religião do Deus único e aos preceitos da Torá dos moradores da antiga região do reino do norte responderam positivamente a esse convite de adoração ao Deus de Israel embora outros tenham rejeitado os argumentos são baseados em textos bíblicos que descrevem a Páscoa durante o reinado de Ezequias e seu convite para que os habitantes do reino de Israel se unissem a Judá na celebração desse ritual a aceitação dos habitantes da região de Samaria e siquém na comunidade de Adoradores de Deus e
no culto do templo é confirmada no segundo livro de crônicas Capítulo 34 onde os habitantes de Manassés e Efraim juntamente com o restante de Israel colaboram com ofertas para a reforma do templo e essas ofertas são aceitas pelos religiosos do reino do sul durante o reinado do Rei Josias Jeremias Capítulo 41 relata que homens de siquém siló e Samaria estavam indo à casa do Senhor com ofertas de manjares e incenso isso sugere que os samaritanos não foram rejeitados por judá por não pertencerem a comunidade do Povo de Deus embora houvesse tensão entre os dois povos
os samaritanos que assim desejassem podiam adorar em Jerusalém e em algumas situações como na Páscoa promovida por Ezequias eram convidados e incentivados a fazê-lo entretanto ao analisar o judaísmo do segundo templo percebe-se uma mudança na situação entre judeus e samaritanos os livros de Esdras e Neemias descrevem um ambiente de rejeição e separação entre os dois povos embora os samaritanos apar quisessem auxiliar na reconstrução do templo foram rejeitados e impedidos de participar ISO pode sero no relato de Esdras onde são chamados de adversários de Judá e Benjamim antes de fazerem o pedido para participarem da reconstrução
posteriormente a separação e a inimizade entre eles se intensificaram Jeremias descreve a relação entre os dois povos durante o período do segundo templo como hostil com os judeus considerando os samaritanos como inimigos Mortais principalmente devido a disputas religiosas o cisma chegou ao ponto de negar aos samaritanos a conversão ao judaísmo proibir casamentos entre eles e rejeitar suas ofertas por sua vez os samaritanos estigmatizam os judeus rejeitando sua tradição oral e negando ou afirmando sua parentela de acordo com suas conveniências perodo templo apsas e Neemias e antes não H compl seção entre jus e samaritanos El
os consider mais seita Judaica entre existentes na época emba que havia disputas e conflitos entre elas cada uma procurando se afirmar como a correta nos relatos do novo testamento a distinção entre judeus e samaritanos A negação da religiosidade de um pelo outro e a hostilidade entre eles são descritas como certas e consolidadas de acordo com os Evangelhos os samaritanos inicialmente viam Jesus como um judeu e portanto nutriam a mesma hostilidade que teriam por qualquer judeu no entanto ao contrário do espírito de hostilidade e inimizade dos samaritanos em rel aos judeus Jesus não demonstrava tal sentimento
em relação aos habitantes de siquém Samaria e região ele não demonstrava preconceitos ou problemas em se associar com eles sendo isento do preconceito judaico contra os samaritanos como indicado em no Evangelho de João Além disso Jesus não excluiu os samaritanos de sua pregação ele pregava a eles sempre que possível e mesmo após sua ascensão eles não foram diligenciados na ordem de evangelização os samaritanos não foram deixados de lado pois Samaria foi incluída entre as regiões onde os discípulos deveriam pregar primeiro juntamente com Jerusalém e Judeia mas receberão poder quando o espírito santo descer sobre vocês
e serão minhas testemunhas em Jerusalém em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra Lucas relata que não apenas conviviam com esse povo mas também praticavam o bem pregavam a eles batizavam noos e os aceitavam como membros da comunidade de fé conforme Atos Capítulo 8 essa mudança de atitude provavelmente foi influenciada pelas palavras ações e posição de Jesus em relação a os samaritanos incluindo a ordem da grande comissão registrada em ateos é interessante comparar Os relatos de conversão dos samaritanos com a primeira conversão registrada de gentios em Atos Capítulo 10 enquanto a
conversão dos samaritanos e seus batismos não causaram problemas para a igreja apostólica o mesmo não pode ser dito do primeiro batismo de gentios Pedro após batizá-los teve que dar explicações à igreja em Jerusalém e fazer uma defesa de suas ações isso pode indicar a aceitação dos samaritanos pelos primeiros cristãos como parte de Israel Possivelmente influenciada pela inclusão de Samaria nas regiões a evangelizadas agora vamos extrair lições práticas desta história para os cristãos contemporâneos os erros cometidos por líderes Escolhidos por Deus para guiar seu povo podem ter consequências que afetam todos os membros da denominação e
esses efeitos podem perdurar por muitos anos esta lição é evidenciada pelas ações equivocadas de roboão e Jeroboão é crucial não introduzir na adoração a Deus E na prática religiosa elemento estranhos ou contrários às instruções divinas encontradas na palavra de Deus isso é ilustrado pelo sincretismo religioso durante o reinado de Jeroboão e na queda e restauração de Samaria devemos lembrar que não somos nós que determinamos como devemos adorar a Deus mas é ele quem estabelece como devemos fazê-lo questões de religião fé e moralidade religiosa não são ditadas pela opinião humana Mas pela revela Divina expressa nas
escrituras ser o povo escolhido de Deus não implica exclusividade na salvação mas sim exclusividade na missão o conceito de eleição Divina pode ser resumido na ideia de que somos Escolhidos por Deus não para nosso próprio benefício exclusivo mas para sermos instrumentos de bênção para os outros devemos tomar cuidado para não rejeitar ou excluir permanentemente pessoas de outras denominações por sua crenças e práticas diferentes especialmente aqueles que pertencem a grupos separatistas e se veem como o remanescente de Deus rivalidade e hostilidade podem com o tempo levar a separação preconceito ódio e exclusão isso é exemplificado pela
relação entre judeus e samaritanos e serve como um aviso para evitarmos esse tipo de atitude em nossas relações com outros grupos cristãos finalmente permitir que Cristo seja o nosso mestre resultará em mudanças que nunca seriam possíveis sem ele Cristo tem o poder de derrubar as barreiras que os seres humanos consideram intransponíveis isso é evidenciado pela forma como Cristo tratava os samaritanos e como os cristãos passaram a tratá-los sob sua influência e comando os samaritanos são descendentes dos habitantes remanescentes de Israel que não foram deportados para a assíria e perman na região de Israel após os
ataques do império assírio a hostilidade entre samaritanos e judeus teve início com a divisão do reino de Israel e gradualmente se intensificou até se transformar em ódio essa rivalidade foi alimentada por dois principais motivos primeiro os samaritanos adotaram uma prática religiosa sincrética adorando tantos Deuses estrangeiros quanto o Deus de Israel Além disso ao longo do tempo surgiu na região de siquém e Samaria uma religião rival E concorrente à religião Judaica embora compartilhassem alguns pontos em comum havia diferenças entre suas crenças cada grupo acusando o outro de corrupção e desvio dos mandamentos das escrituras ambos se
viam como o verdadeiro povo de Deus apesar das tradicionais rivalidades e hostilidades dos primeiros cristãos de origem Judaica em relação a Oé samaritanos os ensinamentos e exemplos de Jesus os levaram a superar essas diferenças o livro de Atos sugere uma aceitação gradual dos samaritanos pelos judeus cristãos que passaram a vê-los como membros legítimos da comunidade de fé Espero que você tenha gostado do vídeo peço que deixe seu comentário sobre o que você achou e Curta o vídeo Deus abençoe sua vida até o próximo vídeo não se esqueça Jesus está voltando Busque o Senhor enquanto se
pode achá-lo [Música] [Música] [Música] [Música] i
Related Videos
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com