Os cinco “solas” da Reforma Protestante (Parte 1) - Pr. Marcos Granconato

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Igreja Batista Redenção
Mensagem do Pr. Marcos Granconato, pastor da Igreja Batista Redenção Siga nosso canal e tenha aces...
Video Transcript:
irmãos eu eh tenho costume de expor livros inteiros da Bíblia e hoje pela manhã estava eh falando com os os membros da nossa classe de novos membros nós temos uma classe de novos membros muito grande Cerca de 80 alunos na classe eh desses 80 alunos 53 vão se tornar membros em novembro agora no mês que vem hoje pela manhã enquanto exp algumas verdades ligadas à nossa igreja os textos bíblicos relacionados com a nossa igreja aqui o modo como nós funcionamos e Eu mencionei Agora passo a mencionar aos irmãos também que este ano desculpem este mês
de outubro é o mês da reforma protestante e uma das práticas dos reformadores no século X era a do que era chamado de lexio contínua o que era a lexio contínua axio contínua era a prática de pegar um texto de pegar um livro da Bíblia e no sermão explicar esse livro versículo por Versículo e depois de explicar esse livro ess esse livro versículo por Versículo no irmão então o pastor fazia uma aplicação desse desse texto explicado para congregação os irmãos já viram isso em algum lugar já ok nós aqui na redenção os reformadores copiaram da
gente nós fazemos exatamente que os reformadores faziam há 500 anos atrás nós adotamos Explicita ente adotamos há vários anos a lexio contínua nós ensinamos versículo por Versículo gastamos anos e anos explicando e depois de explicar cada Versículo o significado das palavras das frases o contexto em que a coisa está sendo dita a intenção autoral e todos os detalhes depois disso então nós fazemos a aplicação daquele texto no que nós chamamos de significância nós mostramos o significado e depois mostramos a significância Essa tem sido a nossa prática ao longo dos anos ã e os reformadores faziam
isso João Calvino em Genebra que usava o maior modelo de de adoção da lexio contínua eh João Calvino ele foi exilado de Genebra se eu não me engano em 1538 voltou em 1541 quando ele voltou ele ficou exilado em estrasburgo durante do anos em estrasburgo na França quando quando ele voltou e foi pregar ele pegou exatamente o versículo seguinte aquele em que ele havia parado de pregar ele estava expondo um livro da Bíblia e ele por causa do exílio ele teve que parar em determinado Versículo quando ele voltou do anos depois ele continuou pregando daquele
Versículo paraa frente como se nada tivesse acontecido nesses dois anos dando sequência à exposição do livro bíblico que ele vinha expondo essa história é muito comum é muito conhecida entre os historiadores da igreja é um detalhe muito interessante da visão dos reformadores naqueles dias Ah e nós temos feito isso aqui temos feito isso aqui na nossa igreja gastamos anos e anos expondo textos bíblicos versículo por Versículo fazemos isso nos domingos pela manhã fazemos isso nas quartas-feiras fazemos isso nos domingos à noite e no domingo à noite nós temos estudado o livro de de Gênesis e
nós chegamos na semana passada nós terminamos Depois de várias semanas nós terminamos o Capítulo 33 eu acho que estamos pregando em Gênesis já há Você lembra pastor Thomas 7 anos é o pastor Thomas tinha até um pouquinho mais de cabelo na época né pastor quando eu comecei pregar em Gênesis já penteava para trás o cabelo né Mas será que chega esse é isso 7 anos será mais ou menos 7 anos que nós pregamos em Gênesis todo domingo versículo por Versículo E chegamos no Capítulo 34 terminamos o 33 então falta um pouquinho só os irmãos aguentem
firme aí daqui 7 anos a gente termina o livro de Gênese e vamos caminhando assim algumas pessoas falam mas isso não torna eh cansativo 7 anos 7 anos mesmo e alguns dizem Olha obrigado pastor isso não torna cansativo tudo isso assim não não torna é cansativo porque nós eventualmente fazemos alguns enxertos às vezes depois de um longo período expondo um livro nós paramos um pouquinho e fazemos uma uma um sermão eh eh não Ligado ao ao livro eh ou uma série de sermões não ligado ao livro e depois continuamos com a nossa lexio contínua os
outros pastores também pregam e os outros pastores também expõem os livros que eles escolhem E com isso então nós vamos mesclando as coisas senão os irmãos iam pensar que só tem Gênesis na Bíblia aí não iam trazer a Bíblia toda na igreja mas nós ensinamos Gênesis domingo à noite estudamos Atos dos Apóstolos domingo pela manhã estudamos Hebreus na quarta-feira então isso vai mesclando e também os demais pastores quando pregam também tem os seus tem os livros que eles expõem e isso então vai fazendo com que tenhamos uma certa alternância mas mas a Rigor Nós adotamos
axio contínuo Então hoje eu eu deveria pregar em Gênesis 34 de 1 a 4 Esse é o texto que eu deveria pregar hoje mas eu não vou pregar nesse texto não vou não vou pregar nesse texto por dois motivos primeiro motivo porque esse texto de Gênesis 34 de 1 a 4 é um texto que fala muito sobre os jovens é um texto que tem lições muito importantes para os jovens e os jovens não estão aqui hoje os jovens estão num Retiro temos cerca de 50 jovens num Retiro e eles não chegaram ainda estão em algum
ponto aind da Fernando Dias no meio do trânsito e vão chegar daqui Talvez amanhã cedo então não sabemos eh que quando vão chegar mas vão chegar um dia mas não estão aqui hoje não estão aqui hoje então por isso eu achei que não seria bom pregar os um sermão que eh Tem tantas lições importantes para os jovens que quebra tantas ideias erradas que há hoje em dia que os jovens abraçam e adotam que ensina tantas coisas surpreendentes para os jovens de hoje que não são ditas hoje em dia Porque infelizmente a sagrada escritura não está
sendo explicada e e e aplicada aos irmãos às pessoas por aí afora e eu achei que um texto como esse deveria esperar um pouquinho para que os jovens estivessem aqui e ouvissem o que a palavra de Deus diz e que se aplica de modo tão eh importante tão relevante na vida deles e o segundo é porque estamos no mês da reforma protestante ã mês de outubro se comemora a reforma protestante por no mês de outubro porque no mês de outubro ah Martinho Lutero era um monge Agostiniano que vivia num mosteiro eh em wiberg e e
lecionava na faculdade de wiberg no dia 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero saiu da do seu mosteiro ou da sua universidade eu não me lembro agora e ele se Dirigiu ele foi até uma igreja que era anexa ao castelo de wiberg cidade de wiberg é uma cidade muito pequena você transita por ela em uma horinha Você anda na cidade de ponta a ponta ela é muito curtinha muito pequenininha e praticamente na mesma rua do mosteiro e da Universidade fica o castelo do outro lado da rua fica o castelo de wiberg e nesse castelo tem
uma igreja é a igreja do Castelo de wiberg e na porta dessa igreja era uma prática muito comum os acadêmicos os mestres os professores fixarem suas teses teológicas chamando as pessoas para um debate Essa era uma forma de de aprendizado era uma forma de crescimento acadêmico o debate teológico e de fato o debate teológico ele promove o conhecimento promove a o o conhecimento acadêmico vocês sabem eu vivo debatendo para lá e para cá né geralmente na na mentalidade dos brasileiros debate gera só briga briga e ofensas é isso que acontece no Brasil infelizmente não há
essa mentalidade acadêmica há uma mentalidade torcida né então quando há debates quando eu participo de debates Eu Noto isso é Palmeiras contra Corinthians um xingando o outro aí não é não é esse o objetivo dos debates nunca foi o objetivo dos de B é crescimento intelectual crescimento teológico crescimento no conhecimento e isso acontecia naqueles dias então uma prática comum eram os acadêmicos os mestres saírem e fixarem na porta do Castelo ou melhor da igreja do Castelo fixarem suas teses e eh aquelas teses fixadas ali envolviam a chamada de outros doutores de outros mestres para um
debate e o que aconteceu Martinho Lutero ele se dirigiu no dia 31 de outubro de 1517 ele se dirigiu até a porta da igreja do castelo e havia muitas outras teses ali fixadas com certeza a porta a porta ali estava cheia de de teses ali de outros doutores chamando pessoas para o debate ele fixou 95 teses na porta da igreja chamando as pessoas os doutores para debater aquelas coisas era um debate a Acerca das indulgências que eram papéis de perdão de Pecados que eram comercializados na época a Igreja Católica ela comercializava papéis documentos de perdão
de Pecados então se você quisesse ser perdoado de um pecado era simples você comprava um documento emitido pela igreja e havia vendedores ambulantes que transitavam pela Europa ali por diversas regiões vendendo esses papéis de perdão e evidentemente isso causava inconformismo nas pessoas que conheciam um pouco mais da sagrada escritura que sabiam o perdão de Pecados não vem pela pela compra de papéis e a venda era uma venda vergonhosa a venda era uma venda muito vergonhosa na região da saxônia o vendedor de indulgências se chamava Johannes tetzel e esse vendedor de indulgências Johannes tetzel ele tinha
que alcançar ali as suas metas e os seus objetivos financeiros por quê Porque a Igreja Católica estimulava essa venda porque ela estava construindo na época a Igreja de São Pedro no Vaticano aquela grande igreja que os irmãos conhecem no Vaticano foi construída em parte com dinheiro de venda de indulgências e ele tinha que vender então a igreja tinha que vender inclusive para levantar fundos para a construção daquela grande igreja uma igreja riquíssima gigantesca é majestosa a Igreja de São Pedro no Vaticano e o que tsel fazia tetel fazia qualquer negócio eram coisas assustadoras o que
ele fazia ele ele dizia o seguinte Olha você pode comprar o perdão não só para os seus pecados você pode comprar o perdão inclusive para os pecados de pessoas que já morreram e que estão no purgatório agora então o seu pai pode agora estar no purgatório por sua culpa porque você não compra um papel de perdão de Pecados para ele e o que ele fazia então ele dormia na cidade e no dia seguinte ele acordava e falava assim olha essa noite eu escutei vozes gritando do cemitério vinham vozes do cemitério gritando implorando por misericórdia pode
ser a voz do seu pai que faleceu e que está no purgatório agora pode ser a voz do seu filho da sua mãe do seu tio do seu amigo eu não sei de quem era vóz se eu fosse vocês eu compraria uma indulgência para alguém que esteja lá para algum parente seu que está lá no cemitério do contrário vão continuar vão continuar no purgatório suas almas do purgatório sofrendo ali então com isso ele vendia muito muito muito e a igreja ia Enchendo os seus cofres ele também vendia perdão para pecados que as pessoas iam cometer
Então você podia chegar eh para t e falar assim olha eu vou cometer um pecado amanhã eu posso comprar o perdão agora pode Sem problema nenhum o o a a igreja tem um tesouro de perdão gigantesco então nós podemos sim vender a um um um um papel de perdão de Pecados que você vai cometer amanhã qualquer pecado qualquer pecado não tem não tem limites para a graça da igreja então ele vendia pecados inclusive perdão inclusive para pecados futuros houve um caso em que um jovem comprou Comprou e dele um papel de perdão para um pecado
que ele ia cometer um assalto que ele Ira cometer e tetzel vendeu o perdão para o assalto quando tetzel saiu da cidade o jovem assaltou o tetzel no caminho e roubou tudo que T tinha vendido quando o t reclamou ele falou senhor não pode reclamar de nada eu tenho aqui o perdão que eu comprei ou isso aqui não vale nada eu tenho perdão ou isso aqui não vale nada T não pode fazer nada e foi embora com a caixa vazia Então essa era a vergonha que havia naqueles dias o ambiente escandaloso chocantemente escandaloso que havia
naqueles dias e por causa disso então Martinho Lutero assustado com isso ele era católico não era protestante não havia protestantismo na época ele era um dos católicos inconformados com isso ele fixou as suas 95 teses contra as indulgências e outras coisas na porta da igreja do mosteiro de wiberg e sem querer ele era um homem muito simples Martinho luthero não era homem rico era um homem muito simples de família muito humilde ele era ele era eh filhos de mineiros não de Minas Gerais viu irmão eu falei que era filho de mineiros que era de Minas
Gerais era filho de mineiros senti de mineiros que trabalhavam em Minas de carvão e ele ele então ele sendo muito simples chegou a esmolar quando era jovenzinho ele chegou a pedir esmolas para poder estudar Ah e ele na sua simplicidade ele fez isso mas não sabia o que isso ia causar isso causou uma agitação que mudou o mundo todo Foi algo impressionante que aconteceu a partir desse dia ah foi como se ele sem querer no escuro tocasse o um sino e ele mexeu no coração da igreja naqueles dias ele mexeu nas bases de todo sistema
teológico da época e isso irmãos mudou toda a história da Europa e do mundo e então esse dia o dia 31 de outubro é considerado o dia da Reforma Protestante porque foi o gesto que fez com que a reforma eclodisse e todo o movimento protestante todas as igrejas não católicas que existem hoje tem sua suas raízes nesse dia todos todos os movimentos protestantes todas as igrejas pentecostais tradicionais ou não não sendo católicas todas elas elas têm a sua origem de um modo ou de outro nesse dia então por causa disso considerando a reforma protestante o
mes da reforma protestante eu quero hoje eh falar sobre eh um tema importante da reforma protestante eu coloquei aqui a projeção os irmãos podem ver aí um tema importante que é solos cristos solos cristos mas para que os irmãos entendam a relevância disso SOS cristos somente Cristo e antes de olharmos para os textos bíblicos que realçam essas coisas e isso é muito importante porque como veremos ah os princípios da reforma foram abandonados na igreja moderna e eu quero destacar a importância dessas coisas para que nós retornemos para esses para esses princípios que são bíblicos a
importância de solos cristos ah eh se dá isso surgiu isso brotou porque a teologia medieval ela era marcada pela existência pela construção de bases colocadas sobre o que ainda hoje é conhecido como sete sacramentos os sete sacramentos estão aqui esses são os sete sacramentos Observe aqui os sete sacramentos toda a teologia medieval é construída e depende desses sete sacramentos você vê aí o primeiro Sacramento que é o batismo e o batismo aplicado à criança então com isso era resolvida a questão da salvação das Crianças porque salvação na Idade Média era considerada algo era considerado algo
adquirido por meio das obras agora a criança não tinha feito obra nenhuma então como ela poderia ser justificada pelo batismo infantil então o primeiro Sacramento é o batismo só que quando a pessoa crescia ela tinha que confirmar a sua fé em Cristo a sua fé nas doutrinas da igreja aí vem então a confirmação na sequência notem que isso vai abrangendo a vida inteira da pessoa ela bebezinho já entra um Sacramento depois mais tarde quando ela cresce a confirmação depois vem a Eucaristia o que era a Eucaristia Eucaristia é uma palavra que vem do verbo eu
harista que significa dar Graças quando Jesus instituiu a ceia o texto diz que ele tomou o pão e tendo da dado Graças aí o verbo eu risto aí então surgiu essa palavra a Eucaristia que diz respeito a ceia do senhor então a Eucaristia a participação do crente na mesa na idade média na Hóstia então Aqueles que participavam da hóstia durante a missa a hóstia era algo oferecido numa missa aqueles que participavam da Eucaristia então tomando a estes participavam de um Sacramento Sacramento da Eucaristia o outro Sacramento a Penitência o que era a Penitência Penitência eram
ações de arrependimento a Penitência envolvia muitas práticas dolorosas a pessoa tinha que expressar o seu arrependimento e isso não podia ser meramente algo de coração a Penitência tinha que ter uma contrap prática corpórea visível então era muito comum na Idade Média a as pessoas que praticavam a Penitência arrependidas por seu pecado se autoflagelar pegavam um chicote e batiam nas costas estavam pagando Penitência faziam peregrinações longas se chicoteando muitas vezes ou pegavam uma vela e ficavam descalças na Neve segurando uma vela na mão à noite inteira para pagar os seus pecados era era uma Penitência era
um sinal de arrependimento ou faziam jejuns prolongados ou ah faziam vigílias prolongadas tudo com objetivo de obter o perdão dos pecados esse era um outro Sacramento o sacramento o sacramento acumulava méritos essa era a vantagem do Sacramento a pessoa que eh eh e fosse e praticante dessas coisas ou se submetesse a essas coisas ela ia acumulando méritos para ser justificada no futuro no futuro diante de Deus ela não conseguia acumular todos os méritos necessários para ir para o céu ela não conseguia porque Ah tinha que ser um santo tinha que ser canonizado para conseguir acumular
todos os méritos decorrentes das práticas eh sacramentais e das boas obras então não tinha como então o que acontecia a pessoa é pro purgatório a alma ia pro purgatório mas se ela tivesse feito muito essas coisas se sujeitado e intensamente a ess a esse sacramentos e a outras coisas que a igreja impunha então o tempo dela no purgatório seria menor não ficaria sofrendo tanto no purgatório o tempo seria menor e outras pessoas poderiam Como eu disse fazer pit ência por essas almas que estavam no purgatório para beneficiá-los isso era possível também então na visão dessas
pessoas a justificação era por meio da infusão O que é isso nós crentes Nós cremos na justificação pela imputação quando Nós cremos em Cristo como nosso salvador a justiça de Cristo é imputada a nós então nós somos justificados nós somos justificados no passado quando Nós cremos em Cristo no dia em que você Creu em Cristo A justiça de Cristo foi imputada a você pela fé você Creu em Jesus a justiça dele foi aplicada a você e você então foi justificado nesse dia lá trás Então agora você já está justificado porque você foi justificado quando Creu
a justificação bíblica é uma justificação que ocorre lá atrás na vida do crente na visão medieval católica não era assim e não é é assim ainda hoje nessa visão a justificação é adquirida com o passar dos anos você vai adquirindo a justificação por meio das das boas obras e dos sacramentos e no final diante de Deus se você acumulou o suficiente Então você é declarado justo Só diante de Deus é lá no futuro você não vai conseguir vai para purgatório fica lá no purgatório quando sai de lá então sim você está justificado é justificação futura
infusa Que Você Vai acumulando Com passar dos anos até hoje o catolicismo crê nisso e muitos evangélicos também agora anem tinha esse Sacramento da Penitência por meio disso também os méritos iam sendo acumulados tinha o ah sacramento do casamento e note casamento e sacerdócio aí chegou o ponto na sua vida em que você tem que escolher um dos dois você não pode ter os dois se você escolher o casamento Você não pode ter o sacerdócio porque na igreja medieval o clérigo tem que ser solteiro se você escolheu o sacerdócio você não pode escolher o casamento
não tem jeito os dois sacramentos se anulam mutuamente aí na fase adulta você escolhe o que você quer ou o casamento ou o sacerdócio não tem como E aí as pessoas escolhiam mas isso também era uma forma de você adquirir méritos diante de Deus e por último a unção de enfermos que se tornou depois a Extrema unção com base em Tiago em que a pessoa recebe ali orações e unções de um padre e então ele acumula méritos também para ser justificado então todo o sistema de de salvação da idade média era baseado nos sacramentos além
das boas obras que a pessoa fazia era assim que alguém ia para o céu praticando essas coisas e praticando as boas obras isso os irmãos vêm aqui foi proposto por Pedro Lombardo no século XI num livro chamado quatro livros das sentenças que era o material estudado pelos teólogos na época os quatro livros das sentenças de Pedro Lombardo era eram o material básico de estudo de qualquer teólogo daqueles dias e ele propunha isso aqui agora notem bem as os sacramentos abrangem toda a vida da pessoa desde o seu nascimento até a sua morte olhando para essa
lista Vocês verão que os sacramentos todos eles são praticados uma vez só na vida batismo é uma vez só confirmação é uma vez só casamento uma vez só sacerdócio uma vez só unção de infermos uma vez só com exceção de dois que eu grifei dois sacramentos são praticados ou deviam ser praticados muitas vezes na vida quais eram os dois sacramentos que deviam ser praticados várias vezes ao longo da vida nós temos aqui a Eucaristia e a Penitência o que acontecia então naqueles dias simples naqueles dias as pessoas que tinham dinheiro elas diziam o seguinte eu
Vou praticar eu vou me submeter a várias eucaristias a várias missas Eu vou contratar um sacerdote e esse sacerdote vai realizar várias missas as pessoas ricas faziam isso pagavam quanto mais missas mais Eucaristia e mais méritos e menos tempo no purgatório mais elementos para justificação então isso trazia recursos pra igreja e a Penitência a Penitência também muitas pessoas diz eu não posso me sujeitar a essas coisas eu eu não posso ficar batendo com chicote nas minhas costas eu sou um Nobre Eu sou um homem rico eu não posso passar a noite toda descalço na Neve
segurando uma vela eu não posso fazer isso mas por outro lado eu preciso pagar minhas penitências porque senão quando eu morrer eu não vou sair nunca mais do purgatório Então eu preciso fazer isso como eu posso resolver isso então a igreja ofereceu uma saída dizendo olha em vez de você pagar a Penitência você pode comprar a indulgência então a indulgência que Eu mencionei que o tel vendia era uma saída para as pessoas que consideravam as penitências pesadas demais difícil muitas pessoas diziam eu não vou ficar me chicoteando cada vez que que eu cometo um pecado
viver com chicote na mão tem jeito então vou fazer tem uma saída em vez de você passar por essa experiência horrível de se chicotear ou ficar sem comer jejuns prolongados ou vigílias aí seguidas em vez disso você compra o perdão em vez de pagar Penitência você paga a indulgência E com isso então você resolve seu problema consequentemente todo dinheiro que entrava na igreja vinha da onde da Eucaristia e da Penitência transformada em indulgência Esse era o ambiente teológico daqueles dias quem tinha dinheiro pagava o máximo que podia os mais pobres davam tudo que tinham tudo
que tinham para poder obter o perdão de Deus era um sistema opressor era um sistema escravizante era um sistema Cruel as pessoas não tinham paz elas viam desesperadas o tempo todo porque elas não tinham garantia nenhuma de salvação absolutamente nenhuma esperança nenhuma de salvação a expectativa delas é que elas fossem para o purgatório e conseguissem ficar lá o menor tempo possível porque o purgatório era um lugar de Sofrimento tinha esse nome por quê purgar purgar é purificar Elas ficavam no fogo era o fogo que purificava então o purgatório era um lugar de fogo e muitos
teólogos diziam inclusive que era fogo físico misturado com fogo espiritual e ali para purificar os pecados da pessoa então el fha desespero porque sabia que ia para lá e não tinha esperança de ficar lá pouco tempo então as pessoas eram tristes as pessoas viam apavoradas não havia esperança de vida eterna não havia Liberdade nada disso mas uma constante opressão um domínio constante um medo constante era assim que as pessoas viviam naqueles dias o que aconteceu então depois que ah os reformadores descobriram pela análise do novo testamento que essas coisas não eram corretas Como isso aconteceu
o século séculos X 16 E foram séculos que os estudantes que estão aqui os os jovens que estão na escola os irmãos que se lembram dos seus estudos no passado no colégio vão se lembrar da época do Renascimento o renascimento foi a época do humanismo renascentista que é diferente do humanismo ah do humanismo Iluminista existem dois tipos de humanismo na história eh na história comum na história geral o o humanismo racionalista e Iluminista é dos séculos 1 18 19 esse humanismo é o humanismo que coloca o homem no centro tira Deus e coloca o homem
no centro é o humanismo que nós vivemos hoje nós vivemos numa sociedade humanista Deus é tirado do seu trono e o homem é colocado no seu trono eu sou o senhor do meu destino ah se hoje nós Oramos assim seja feita a minha vontade assim na terra como no céu Deus tem que fazer o que eu quero Eu exijo eu até determino Deus faz o que eu mando eu sou o senhor do meu destino há pastores cansei já de ouvir pastores dizendo isso há pastores que dizem você pode tomar a caneta da mão de Deus
e escrever o seu destino você é dono da sua história você é senhor de tudo o os o seu o seu cérebro é capaz de avaliar a verdade e decidir o o que a palavra de Deus diz se é certo ou errado se se ela é certa ou se ela é errada você tem essa autoridade inclusive de julgar a palavra de Deus e dizer o que é certo e o que não é nela Então o homem é senhor de tudo o homem é o centro do universo e a vontade dele é soberana Esse é o
humanismo que vem dos dias do Iluminismo e que permanece até hoje mas na época do renascimento séculos x e 16v não era assim o humanismo nos séculos XV e XV era de outro tipo o humanismo renascentista não recebeu esse nome por causa ah do ato de colocar o homem no centro de tudo não o humanismo do século XV XV recebeu esse nome porque os humanistas se voltavam para as humanidades por isso recebeu o nome de humanismo o O que eram as humanidades as humanidades eram as artes e as letras clássicas que Artes pintura e escultura
então você vê os humanistas que que se envolveram nas nas artes você vê michelângelo Leonardo davin eram pessoas voltadas para as humanidades as artes e os humanistas que se voltavam para as letras clássicas que letras clássicas eram essas o latim e também o grego Então os humanistas da época começaram estudar o grego e qual é a maior obra a mais popular obra em grego que nós temos o Novo Testamento então para desespero do romanismo e do papismo os humanistas católicos começaram a estudar grego e estudar o Novo Testamento grego e isso fez com que toda
a teologia medieval fosse colocada em xaque estudar Novo Testamento grego foi o Estopim para destruir tudo todas as mentiras viras teológicas todas as doutrinas falsas tudo isso foi destruído porque esses homens começaram a olhar o texto grego e a dizer tem algo errado com a nossa igreja aliás é sempre assim que acontece muitos irmãos estão aqui e saíram de suas igrejas por quê Porque começaram a estudar só isso não eram pessoas Rebeldes não eram pessoas que encrenqueiras queriam dividir o mundo não e se rebelar e atacar ninguém não estavam igrejas estranhas e um dia decidiram
Ah eu vou começar a ler o texto aqui Estudar ler a Bíblia vou começar a ler a Bíblia para ver o que acontece e começaram a estudar a bíblia e quando estudaram a Bíblia descobriram estou no lugar errado não posso ficar aqui tem que sair daqui correndo estão ensinando mentiras para mim e saíram e foram para outras igrejas onde a palavra de Deus era pregada isso aconteceu naqueles dias os humanistas começaram a estudar o grego e perceberam tem coisas erradas na igreja romanista na igreja papista na igreja católica nós não podemos aceitar isso temos que
mudar isso e eles propuseram então Eh ao longo da história da reforma eles propuseram então cinco pequenas teses são cinco expressões que permaneceram como os lemas da reforma protestante e eu coloquei eles aqui que estão primeiro sola escriptura Ah esse foi o primeiro lema a base de tudo qualquer crença qualquer afirmação teológica tem que ter base nas escrituras e não na tradição não nas ideias do Papa e não nos concílios eclesiásticos não nas bulas papais mas somente na escritura sola grácia a salvação é só pela graça não é por meio do esforço humano a isso
está ligado sola fid a pessoa é justificada quando crê em Cristo somente a fé somente a escritura somente a graça somente a fé os reformadores também enfatizaram isso somente Cristo é mediador os santos não são mediadores Maria não é mediadora e você mesmo com suas obras não pode fazer mediação entre si e Deus você não pode adquirir o favor de Deus pelos seus esforços pessoais isso está ligado com a solafide sola gracia e somente Cristo sendo caminho não as obras e nem os Santos ou Maria e tudo isso sendo verdade se a salvação é com
base na escritura e a escritura ensina que é só pela graça mediante a fé e essa fé em Jesus Cristo então a glória é somente de Deus só lhe deu glória eu não tenho mérito não há glória nenhuma para mim a glória é somente de Deus esse é essa foi essas foram as teses principais do período da re protestante S escritura sóa grácia S Fide só dos cristos só lhe deu Glória muito bem Ah eu escrevi algumas alguns algumas linhas sobre cada um desses itens à luz da Realidade Atual Ah é de assustar analisando a
igreja moderna o meio evangélico tudo que vemos hoje nós assustamos quando olhamos para esses cinco itens porque o que acontece hoje o mesmo que acontecia na época da reforma na época da reforma essa frase voltando essa frase a escritura sim não havia dúvida disso a escritura sim aceitamos a escritura mas sóa escritura sola escritura não a escritura sim cremos na Bíblia aceitamos a Bíblia respeitamos a Bíblia mas sola escritura não os teólogos católicos daqueles dias diziam Exatamente isso a escritura sim sol escritura não o que os evangélicos dizem hoje a escritura sim sol escritura não
nós estamos hoje mais perto mais próximos do papismo e do romanismo combatido pelos reformadores do que próximos dos reformadores escrevi algumas linhas sobre isso naqueles dias havia a voz Viva do magistério os pareceres dos teólogos católicos o magistério romanista que podia estabelecer novos artigos de fé o romanismo podia produzir novas doutrinas Sem problema nenhum o Papa dizia acabou Ele criava doutrinas novas e isso até hoje ele inventa o que ele quer e aquilo vira doutrina não é s escritura havia a voz do magistério não havia pregação mas sim ênfase em cerimônias até pouco tempo atrás
aqui no Brasil se você fosse numa missa você não ouvia um sermão e se houvesse sermão era em latim Alguém aqui fala latim quem ia entender um sermão ou alguma prática litúrgica em latim ninguém entendia nada então não havia ênfase na pregação no ensino da palavra de Deus o sol a escritura não tinha relevância hoje hoje isso naqueles dias hoje a os profetas e Apóstolos novos com suas revelações não é mais S escritura nós temos Apóstolos e profetas Hoje em Dia com revelações novas há também o valor dado ao sentimento das pessoas não é mais
só a escritura é o que eu sinto eu sinto que isso é verdade eu sinto dentro de mim que é bom que relevância tem o seu sentimento meu Deus não vale nada seu sentimento em termos de produção de doutrina e de verdade seu sentimento não vale nada mas essa ênfase no sentimento das pessoas a voz interior as experiências das pessoas falam mais alto do que as escrituras a lógica humana a razão a ênfase na pregação bíblica desapareceu para dar lugar a cânticos testemunhos e pregações sem conteúdo nenhum não há mais sola escritura na época da
reforma protestante os os eh teólogos católicos ficaram horrorizados com uma mudança que aconteceu dentro do mobiliário das igrejas do mobiliário ficaram horrorizados por quê Porque nos templos católicos e isso acontece até hoje o centro ali da igreja no meio da igreja lá na frente não não não há um púlpito há um altar por quê Porque havia e ainda há um altar no centro lá na frente por quê Porque a ênfase do culto era na Eucaristia não na pregação o que os pregadores fizeram eles pegaram o Eles tiraram o altar tiraram não existe mais altar e
colocaram um púlpito bem na bem no centro da igreja o que significava o centro do nosso culto é sola escriptura nós aqui é a pregação que é central nos nossos cultos hoje em dia se você vai numa igreja o que você vê no centro é a bateria está no centro que significa que a pregação é secundária o que está no centro não é a pregação é o louvor e um louvor geralmente agitadinho e com hinos que não significam nada então nós abandonamos a igreja evangélica abandonou o sola escritura valoriza sentimentos Sensações experiências revelações falsas qualquer
um tem uma ideia na cabeça e fala Deus me revelou tudo que dá na telha Deus me revelou se eu sonho qualquer quero bobagem Deus me revelou Eu transformo tudo em revelação se eu estou divagando e vem ideias malucas na minha cabeça Deus me revelou tudo é revelação e as pessoas creem nessas bobagens todas em toda essa lixarada que vemos por aí hoje em dia e a escritura mesmo o estudo sério da palavra é jogado na lataa do lixo você vai numa igreja você não ouve pregação não tem pregação o que existe lá apenas ideias
que a pessoa joga ali ah conceitos vagos que surgem na sua cabeça testemunhos ali que ela conta histórias vazias que ela conta e ninguém é alimentado com a pregação da palavra de Deus a sola escritura foi deixada de lado outro item importante a graça de Deus sim voltando lá voltando outro para outro slide a graça de Deus sim s grácia não no meio evangélico temos esse problema a graça de Deus sim Deus é gracioso e tudo mais mas somente a graça não vejam o livre arbítrio tinha que cooperar com a graça não era só a
graça o livre arbítrio tinha que cooperar com a graça naqueles dias hoje mudou não a a cooperação humana estava envolvida na justificação o ser humano não estava caído ao ponto de não poder responder positivamente ao evangelho ele estava doente mas não morto o ser humano e Podia sim por si mesmo por si mesmo decidir por Cristo o que ia muito além do mer arminianismo que nem existia na época e identificava com o pelagianismo pelagianismo era a doutrina de que eu podia buscar a Deus sem ajuda nenhuma dele depende de mim se eu quiser a minha
vontade é livre ao ponto de eu buscar a Deus se eu quiser a ideia de que a nossa vontade é corrompida pelo pecado e que temos uma vontade dominada por paixões isso é só uma doença não é morte a pessoa pode por sua própria vontade sem nenhuma assistência da Graça nada se Volt para Deus hoje os evangélicos dizem Exatamente isso sendo esse o pensamento dominante com isso eles se afastam dos princípios da reforma e se aproximam exatamente do que a reforma combateu os evangélicos pensam existem em mim elementos bons eu posso por mim mesmo buscar
a Deus sem assistência dele Sem a ação da graça dele em mim eu posso tomar essa decisão usando meu livre arbítrio a graça de Deus sim sola gracia não existe em mim forças para buscar a Deus por minha própria conta terceiro item a fé sim sola feed não Claro que a fé é importante mas tem que ralar quer ir pro céu claro que a fé é importante mas tem que ralar tem que pagar o preço você já viram evangélic falando isso estou pagando preço Ah é safado já pagaram o preço para você que história é
essa que preço que parte do preço não foi paga que pedaço da conta não foi saudada Cristo naquela Cruz deixou que parcela não paga para você agora ter que pagar e completar o pagamento mas infelizmente o meio Evangélio está mais próximo do romanismo medieval do que do ensino bíblico exposto pelos reformadores a fé descrevendo aqui a fé tinha que ser acompanhada de boas obras Hoje os evangélicos afirmam que não crer em Cristo para ser salvo sendo necessário que façamos a nossa parte eu canso de ouvir isso eu tenho que fazer a minha parte eu tenho
que fazer a minha parte Cristo não fez tudo eu tenho que fazer algo tem algo para eu fazer ainda como obedecendo os 10 mandamentos e às vezes as regras impostas pela igreja isso se amplia quando quando é ensinado que a pessoa perde ess salvação no meio evangélico que domina é a ideia de que a pessoa perde a salvação Claro se a salvação depende dela é claro que ela vai perder um dia ou outro quando isso acontece para recuperar a justificação perdida é necessário fazer alguma coisa pessoa é crente perdeu a salvação que que ela faz
agora para recuperar a salvação tem que fazer alguma coisa e o que vem aí Nos Tempos da reforma A justificação Perdida podia ser recuperada pela prática da Penitência dava uma chicotada recuperava lá a a justificação nos dias de hoje A justificação Perdida pode ser recuperada pela Reconciliação com a igreja e a sujeição a alguns castigos pastor eu perdi minha salvação me desviei que que eu faço olha para você recuperar a salvação você vai ficar um mês sem tomar ceia você vai ter que sentar no último banco da igreja durante do meses né você você não
pode mais tocar no louvor então tem as penitências tem as várias penitências evangélicas são as penitências gospel então você paga as penitências aí você readquire a salvação pelas suas obras não sola feed não é importante a fé a fé é importante mas só a fé não você tem que fazer a sua parte e Cristo Cristo Sim é claro Cristo mas SOS cristos não SOS cristos não tem os méritos de Cristo sim mas não só os méritos de Cristo você aa não vejam a justiça imputada de Cristo naquela época não era suficiente para salvar crer em
Cristo não imputava a justiça de modo suficiente para salvar nos dias da reforma o catolicismo ensinava que era necessário também contar com os méritos e a intercessão dos Santos e de Maria os católicos ainda creem nisso que para você ser salvos tem que contar com os méritos de Cristo de Maria e dos Santos os evangélicos também acreditam que a imputação da Justiça de Cristo a nós pela fé não é suficiente sendo preciso acrescentar a isso os próprios méritos no fim o Cristão é salvo pelos méritos de Cristo somado aos seus méritos pessoais Inclusive a fé
que é tida como um ato meritório do crente só Cristo não tem que ter os os os meus méritos também há pessoas talvez aqui que creem nisso que falam eu sou evangélico e crê nisso tem que fazer a minha parte sós cristos não tem que ter os meus méritos também eu tenho que conquistar a minha salvação tem a minha parte que eu tenho que fazer e com isso se aproximam mais do catolicismo do que da teologia verdadeira da teologia bíblica e a glória de Deus a glória de Deus sim a glória ente a Deus não
não por que não porque eu fiz a minha parte glória a Deus mas não somente a Deus sendo a graça auxiliada pela cooperação humana no processo de salvação sendo a fé uma reação meritória do pecador que usa corretamente o livre arbítrio sendo os méritos humanos somados ao mérito de Cristo para o homem ser justificado fica evidente que a glória pela salvação não depende somente não não pertence somente a Deus Deus recebe a glória por tornar a salvação possível mas não recebe toda a glória uma vez que o homem fez sua parte no processo a glória
dele também então hoje em dia todas as solas foram pisoteadas Todas nós estamos muito longe do ensino bíblico dos reformadores muito longe o meio evangélico não é um um um ambiente em que a boa teologia domina não é a Bíblia foi abandonada sóa escritura e quando ela foi abandonada todos os demais princípios caíram por terra todos sem exceção abandonaram a Bíblia consequentemente sóa grácia sóa fid SOS cristos só lhe deu Glória tudo isso foi esquecido bem qual foi no meio dessas solas todas essas cinco solas Qual foi a principal nos dias da reforma protestante a
principal olhando aqui pro nosso slide pode mudar o tema principal foi a justificação pela fé somente por quê Por causa dos dois sacramentos que eram constantes de prática constante e que eh tinham por propósito obter a justificação Então os reformadores disseram olha ninguém é justificado pela prática da Eucaristia ninguém é justificado perdoado porque porque participa da ceia do senhor e ninguém é justificado porque paga penitências a salvação a justificação o perdão é pela fé somente e isso foi divulgado pelos reformadores na época basta crer Para ser salvo alguém pode dizer mas eu creio e vivo
no pecado não não é assim que funciona por quê a Bíblia ensina que nós fomos eleitos pela pela graça de Deus em Santificação Esse aspecto deve ser levado muito a sério quando a Bíblia diz que nós fomos eleitos em Cristo em Santificação isso significa que o homem que crê é santificado então uma vez santificado ele passa a viver de forma diferente mas ele não passa a viver de forma diferente para conquistar méritos e ser justificado ele passa viver de forma diferente porque ele foi justificado e essa justificação Esse perdão não somente anulou a sua culpa
mas transformou o seu coração ele não vive mais na podridão ele foi mudado ele não foi só perdoado ele não teve somente a sua culpa removida além de ter a sua culpa removida quando ele Creu em Cristo ele também teve a sua mente transformada seu coração transformado ele não vai viver no chiqueiro ele não é mais um porco ele é uma ovelha ele terá prazer na palavra do senhor na lei do senhor na vida de santidade o seu coração foi transformado ele Pass por uma metamorfose Ele nasceu de novo as coisas velhas já passaram tudo
se fez novo não existe a hipótese do homem ser crente justificado pela fé e continuar nas sujidades deste mundo não há como isso acontecer ele é outra pessoa essa figura que criam por aí Ah então se a salvação é só pela fé eu posso viver no pecado essa figura não existe se você conhece algum crente que é assim ele não é crente se você conhece um crente que vive no pecado ele não é crente ele não foi transformado não é evidências de Novo Nascimento então os reformadores enfatizaram essas coisas nós somos justificados somente pela fé
as boas obras os atos de santidade os gestos de santidade tudo isso é decorrente dessa justificação porque o homem quando é justificado ele também é santificado e transformado quando os reformadores começaram a dizer isso surgiu então uma reação no meio católico e irmãos essa reação foi terrível porque os católicos se reuniram num Concílio chamado Concílio de Trento esse Concílio durou muitos anos Ele foi de de 1545 a 1563 longos anos de concílio e eles definiram apontaram Definitivamente a fé católica nesse aspecto da justificação tenho aqui os cânones do Concílio de Trento aí reunido 1545 a
1564 né vejam aí ção seis veja aí o que diz cânone nove isso aqui é o catolicismo moderno isso perdura até hoje ainda que tenham discutido bastante recentemente isso perdura até hoje veja o que diz aqui se alguém disser que o ímpio é justificado somente pela fé entendendo que nada mais se exige como cooperação para conseguir a graça da justificação e que não é necessário por parte alguma que ele se prepare e disponha pela ação da sua vontade seja excomungado se alguém disser isso que a justificação é só pela fé e que o homem não
tem que fazer a sua parte seja excomungado é anátema maldito outro cânone cânon 11 se alguém disser que os homens são justificados ou só pela imputação da Justiça de Cristo ou só pela remissão dos pecados excluídas a graça e a caridade a prática aqui ó a prática do amor que o Espírito Santo infunde em seus corações ou neles inere ou também que a graça pela qual somos justificados é somente um favor de Deus seja mado a graça não é favor é mérito se alguém disser essas coisas é maldito é anátema tem que ser excomungado cânone
12 se alguém disser que a fé que justifica não é outra coisa senão uma confiança na divina misericórdia que perdoa os pecados por causa de Cristo ou que é só por esta confiança que somos justificados seja escado você crê nessas coisas todo mundo aqui escado e ainda assim há pessoas que dizem que os católicos são nossos irmãos em Cristo os católicos são nossos irmãos em Cristo amém terrível sem sombra de dúvidas a nossa geração mais ignorante em termos de doutrina Cristã que já pisou nessa terra em 2000 anos é assustador é assustador nós olhamos para
pessoas que Confiam em Maria pessoas que confiam nos Santos pessoas que confiam nos próprios méritos pessoas que acolhem todas as mentiras do romanismo e dizem são nossos irmãos em Cristo não são não são se alguém acredita na salvação pelos próprios méritos ou méritos de outros além dos méritos de Cristo essa pessoa não é crente temos que orar por essas pessoas para que elas se convertam para que elas entendam o Evangelho se dobrem aos pés de Cristo e sejam salvas mas não são nossos irmãos Por enquanto não eu disse isso num programa que eu fui que
eu participei alguns anos atrás eh o pastor disse que eh o pastor estava debatendo comigo disse que a ele gostava muito alguma coisa assim apreciava muito os nossos irmãos católicos e eu disse no ar e foi ao vivo eu disse no ar eu não tenho nenhum irmão católico nenhum meus irmãos eu me senti Israel sob ataque do ramass meu Deus eu pensei que ia ser morto na rua dis eu não tenho nenhum irmão católico não tenho raiva de Nenhum católico mas eu não tenho nenhum irmão não só católico eu não tenho nenhum irmão que deposita
sua confiança em qualquer mérito que não seja unicamente os méritos de Cristo qualquer pessoa Independente se é católico protestante Espírita qualquer um qualquer pessoa que confia para sua salvação nos seus próprios méritos ou nos méritos de outros que não Cristo essa pessoa não é meu irmão em Cristo os meus irmãos em Cristo depositam somente em Cristo solos cristos somente em Cristo A sua esperança de vida eterna em nada mais Eles olham para a cruz e dizem naquela Cruz o senhor fez tudo e ele disse Está Consumado eu paguei todo o preço e somente os que
creem nisso são salvos os que não creem nisso ou creem só num pedaço disso não são nossos irmãos em Cristo e se você está ouvindo isso e você não confia unicamente em Cristo para sua salvação você não é um crente em Cristo você não é um justificado Você não tem uma herança no céu você tem que se arrepender diz Senhor até agora eu confiei em mim nas minhas obras nos meus Santos nas nos meus esforços na minha religiosidade em várias coisas e não somente em Cristo quero pedir perdão porque com isso eu rebaixei a cruz
com isso eu Tornei a cruz insuficiente com isso eu Tornei a obra de Cristo insuficiente para o meu perdão Isso é uma grande blasfêmia eu quero pedir perdão para o senhor e reconhecer agora que só Cristo é o meu salvador e eu confio nele e em nada mais nem em mim e nem ninguém mais só nele se você não faz isso e não crê nisso você não é um crente você não é justificado você não é salvo muito bem os protestantes destacaram isso e apontaram a base bíblica para sola feed somente a fé e qual
é essa base base nós temos aí essa base esses Versículos aqui que estão elencados aqui há outros também mas eu quero encerrar apontando isso porque esse preâmbulo foi muito longo e Eu não abri a Bíblia nenhuma vez falando só escritura só escritura não li nenhum Versículo até agora né só só fiz alusão a Versículos mas não li nenhum até agora então observem com atenção esses versículos que estão aqui eh atos 13:37 atos 13 37 39 muito importante isso todos os que querem ser justificados tem que entender isso isso é o evangelho nós temos que voltar
para isso a igreja se afastou disso a igreja se catolici zou a igreja se romanize se papiz ela se tornou papista voltou a ser papista voltou a ser romanista voltou a ser pelagiana acreditando nas próprias obras nos méritos pessoais os evangélicos são assim é terrível ver isso mas é triste verdade veja atos 13 37 a 39 diz assim eh Paulo pregando em Antioquia da pisídia ele diz porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção tomai pois conhecimento de que se vos anuncia remissão de Pecados perdão de Pecados por intermédio deste Cristo e por meio
dele todo o que crê é justificado perdoado de todas as coisas das quais vós não pudeste ser justificados pela lei de Moisés vocês disse Paulo na sinagoga de Antioquia vocês judeus que cumprem a lei vocês não podem ser perdoados pela observância da lei de Deus nem cumprindo a lei dada pelo próprio Deus vocês podem ser perdoados e justificados e terem suas culpas removidas Só Há Um Caminho Para isso e o único caminho é a fé nele é por meio dele que todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais não podemos ser
justificados pela observância da Lei isso é claro isso é o evangelho nós temos que voltar para o evangelho temos que abandonar as crendices todas de fazer a nossa parte de cumprir certos preceitos para ir pro céu nós temos que entender de uma vez por todas a salvação é pela fé somente uma fé que salva e transforma vejam Romanos 3 Romanos 3 Versículo 20 Vejam a clareza dessas coisas senhor abre os nossos olhos abre os olhos do seu povo abre os olhos dos Evangélicos de todos que ouvem essas coisas para que entendam o verdadeiro evangelho Romanos
3:20 veja o que diz visto que ninguém será justificado diante dele por obras da Lei ninguém ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado a única coisa que você adquire pela prática da lei é o conhecimento do que é pecado mas não o perdão dos pecados Vejam o Versículo 24 23 e 24 Vejam o que diz 23 e 24 Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus todos são pecadores estão separados da Glória de Deus veja o 24 sendo justificados doados tendo
suas culpas anuladas gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus Somos justificados de graça gratuitamente não temos que realizar obras para sermos justificados Versículo 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei praticar a Lei não justifica ninguém vejam 51 justificados pois mediante a fé nós somos perdoados por meio da fé e isso gera paz com Deus por meio de nosso senhor Jesus Cristo isso tem que ser resgatado nós temos que ensinar isso para os crentes os evangélicos que conhecemos você certamente Conhece muitos evangélicos espalhados
por aí pessoas que dizem eu sou crente explique essas coisas para essas pessoas porque aconteceu ao longo dos dos anos a catolici zação da mente das pessoas elas começaram a pensar como os católicos medievais eu tenho que fazer a minha parte houve a paganização da mente das pessoas eu tenho que fazer algo para ser salvo eu tenho que cumprir a minha sela nisso tudo e isso isso é incredulidade na suficiência dos méritos de Cristo é só pela fé que eu sou salvo e a minha vida de santidade decorre disso porque aquele que crê não somente
é perdoado mas também é transformado e santificado Gálatas no capítulo 2 Vejam o que diz Gálatas 2 Gálatas 2:16 texto diz assim Gálatas 2:16 sabendo que o homem não é justificado por obras da Lei e sim mediante a fé em Cristo Jesus é claro como dia também temos crido em Cristo Jesus para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da Lei Pois por obras da Lei ninguém será justificado meu Deus é impossível uma clareza maior mas o Angélico e outros e outros outras pessoas ligadas a eh religiões ditas cristãs não entenderam
essas coisas e ainda acreditam nos seus méritos pessoais Gálatas 3 24 Vejam o texto de Gálatas 3:24 de maneira que a lei nos Serviu de aio para nos conduzir a Cristo a fim de que fôssemos justificados pela fé a lei mostrou a minha condição suja a minha condição deplorável E com isso ela me conduziu a Cristo dizendo Senhor eu eu sou um pecador a tua lei mostra que eu sou um pecador eu creio no entanto no Salvador salva-me eu creio no Senhor eu invoco o seu nome salva-me perdoa-me transforma-me Efésios Capítulo 2 8 a 10
Antigamente os crentes conheciam isso Decor e salteado Efésios 2 de 8 a 10 as criancinhas repe na igreja sabiam Decor os pequenininhos falavam esses esses Versículos eh continuamente com toda a desenvoltura porque decoravam essas coisas veja o que diz Efésios 2 de 8 a 10 todo crente tem que grifar esse esses versículos na sua Bíblia diz assim porque pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós é dom de Deus não de obras para que ninguém se glorie só deu Glória não de obras por quê Porque a glória é só dele
pois somos feitura dele criados em Cristo Jesus para boas obras Aí sim primeiro eu sou criado em Cristo Jesus eu nasci de novo Eu Fui justificado Perdoado lavado transformado e agora sim estando em Cristo Jesus eu pratico as boas obras as quais Deus de antemão preparou para que andasse e por último Tito 3 de 5 a 7 com isso a gente vai encerrando tto 3 de 5 a 7 a base para sola feed concelho de Trento já me escou há muito tempo sou anátema Tito 3 de a diz assim comeando Versículo 4 quando porém se
manifestou a benignidade de Deus nosso salvador e o seu amor para com todos não por obras de justiça praticadas por nós mas segundo sua misericórdia ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do espírito santo que ele derramou sobre nós ricamente por meio de Jesus Cristo nosso salvador a fim a fim de que justificados por graça nos tornemos seus herdeiros segundo a esperança da vida eterna Versículo c não por obras de justiça praticadas por nós mas segundo sua misericórdia queridos ã Esse princípio tem que ser resgatado E isso tem que começar dentro da nossa
própria casa todos que estão aqui se depositam ao alguma alguma parcela de confiança nos seus méritos pessoais na sua religiosidade na sua bondade nas coisas boas que você fez e ainda faz nas ofertas que você dá aqui na frente no tempo no tempo de devocional Que você realiza se você confia que a sua salvação depende dessas coisas você tem que rever a sua fé porque nada disso justifica essas coisas são boas essas coisas são necessárias mas elas são um reflexo de algo que já aconteceu a pessoa que crê em Cristo ela é justificada e essas
coisas decorrem disso qualquer pessoa que confie nessas coisas para ser salvo diminui a obra de Cristo diminui o impacto da Cruz reduz o que o senhor fez na cruz do Calvário e passa a confiar em si em si mesmo para ser salvo isso não é ser crente isso não é ser isso não é ter a fé que salva a fé que salva é uma confiança completa de modo que todos que estão aqui devem olhar para si e dizer eu tenho essa fé só em Cristo só nele e se isso não existe no seu coração ou
daqueles que estão me ouvindo agora em casa ou que me ouvirão depois na gravação desses nas gravações desse sermão que estão sendo feitas deve avaliar essas coisas e respondendo Não eu realmente eu não tenho confiado somente no Senhor eu tenho depositado minha confiança nas minhas boas obras nos meus esforços pessoais no meu pagamento de certos preços é assim que tem sido na minha vida então você deve se aproximar do Senhor e dizer Senhor me perdoa perdoa-me porque ingenuamente tolamente eu tenho confiado em mim nos meus empenhos nos meus serviços nos meus trabalhos para obter o
seu perdão e a vida eterna eu quero que o senhor me perdoe por isso eu creio agora somente em Cristo A minha fé é somente nele eu eu quero declarar diante do Senhor eu quero confessar diante do Senhor que somente Jesus Cristo é o meu salvador SOS cristos só nele eu confio não confio na minha bondade nos meus méritos nos meus esforços nada as nossas justiças são como trapos de mundícia diante de Deus não confio nelas confio nos méritos de Jesus só nisso e eu quero expressar essa minha fé no Senhor por meio dessa Súplica
e pedir que o senhor me perdoe me salve e me transforme eu quero ser um crente de verdade quero depositar só senhor a minha esperança a minha fé a minha confiança para a vida eterna faça isso hoje o senhor ouvirá transformará você lhe dará uma herança no céu Oremos Senhor Deus obrigado porque esses princípios estão vivos É triste ver que ao longo dos anos a igreja abandonou essas coisas e se encheu de novidades se encheu de invenções se encheu de conceitos estranhos a sua palavra e com isso Muitas pessoas acreditam ser salvas quando estão confiando
em alicerces de areia quando estão confiando em cordas queimadas acreditando que por suas obras e por seus méritos pessoais poderão alcançar a salvação a justificação e a salvação ó Deus abre os olhos dessas pessoas para que entendam que as nossas obras são incapazes de adquirir o seu perdão e possam descobrir como os reformadores do passado possam descobrir que a salvação é somente pela fé e que a salvação é somente pelos méritos de Cristo e não pelos nossos e que nós possamos crer nessas coisas e de fato desfrutar do seu perdão e que possamos também anunciar
essas coisas pessoas que não conhecem nada disso e que estão caminhando para a perdição eterna Crendo nos seus esforços pessoais ajuda-nos ó Deus a fazer diferença no meio de uma geração pervertida e corrupta numa geração vítima da ignorância do abandono da palavra de Deus ajuda-nos a fazer diferença e a pregar o verdadeiro evangelho em nome de Jesus pedimos amém n
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