Unknown

0 views7625 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
como tá o pessoal aí [Música] um hambúrguer entrar aí ó bom então pessoal a ideia da aula de hoje é fazer um meio com orlando um que eu acho essencial e praticamente o que eu acho que é necessário né para você improvisar e manjar de harmonia notem que navegador língua as duas coisas para mim gosto de pensar que quando estudou harmonia e improvisação e quando isso de improvisação esses harmonia então a ideia da aula bem que encarar essas duas coisas né a gente consiga compreender isso e vão pegar como exemplo o tema do é all
of me certo stander já salve-me por quê que nós vamos pegar esse exemplo porque para mim nesse standard tem quase tudo que nós precisamos saber não termos de harmonia e logo improvisação certo o carro parque de uma frase eu acho super interessante que que é o seguinte que se você toca um blues de exchanges eu e o richard você capaz de tocar qualquer música né e demorou muito tempo para mim entender por que que fazer essas estruturas são tão simples só que na verdade tem tudo que nós precisamos saber que temos improvisação basicamente né eu
a ideia dessa aula tem que passar esse essa esse conceito né do olá tudo que a gente precisa saber na minha opinião é a quase tudo basicamente o resto são perfumes já perfumaria tenho basicamente se nós pegarmos ao fim até o que deixar o link igual of me aqui nos comentários galera esse alguém não conhece o tema eu deixei o link ali onde você vai ter acesso a um caso a partitura cifra da música aquilo que importa para nós agora seria cifra tá certo todos nós pegamos ao assumir primeiro o preconceito sim por quê por
quê que é o filme é tão interessante em termos de improvisação porque nós vamos passar por coisas que são essenciais reino de harmonia e improvisação que é o que primeiro dominante secundário certo depois dominante secundário a gente passar por o domínio secundário branca lá nós vamos ter que empréstimo modal também nós vamos ter um acordo com acho bem importante que o segundo grau dominante né que é o do mirante a dominante e se acorda esse super interessante que era um dominante especial vamos pensar assim importância distinguir esse acordo dominante que quando o segundo grau ele
é dominante ou dominante especial né e nós vamos passar tão importante tomar um que é outro assunto super importante próximos vários assuntos dentro da ormir e para mim exemplifica as músicas a ideia dessa aula também é demonstrar isso né é demonstrar que a grande sacada de perder a harmonia você conseguir relacionar para que o risco é grande problemática na tv gente aprende um assunto só que morre naquele assunto só naquele momento depois a gente aprender a relacionar as coisas fica muito muito mais fácil né então a ideia que me aprender relacionar e aí é muito
obrigado tivesse é o seguinte então ó galera que entrou agora eu deixei ali ó o link para partitura com a cifra do all of me que é um tema que nós vamos pegar ao time eu vou demonstrar através do all of me como basicamente de sistema de praticamente tudo que nós precisamos saber de harmonia e improvisação né volta a repetir a frase do começo charlie parker já dizia né você toca um blues the sting surpreende você é capaz de tocar qualquer música o que é folhas se repetem a maior problemática no estudo de harmonia que
eu vejo uma delas eu faço comentei ali que nós nos relacionamos mas aprendemos uma coisa e morre com aquela coisa não faça uma relação a gente música popular uma estamos falando de música popular é de jesus música popular brasileira a o grande a grande sacada que difere da música nossa música ocidental da música oriental né o que nós usamos muito cadência harmônica e as carnes arranca sair se repetem será que elas estão sempre repetir então é super importante pra gente conseguir entender as cadências harmônicas que a gente conseguir fazer isso cara é meio caminho andado
certo então pegando ali o a lol assumir então eu deixei ia para a cifra lá em cima dos comentários eu postei ali ó a cifra de all of me primeira coisa que acontece no off mim eu tenho primeiro grau tom é dó certo fala logo e aqui já tem um bico sétima aqui já entra a primeira grande sacada na minha opinião que improvisação nós temos dominar dominantes secundários certo dominantes secundários só o que são dominantes que vão preparar os outros acordes campo harmônico porque no campo harmônico de dó só o cede ao dominante dorme ok
só que por exemplo se eu quiser ir para o rappi e ter um dominante para o ré eu vou ter que usar em todos nós e secundário lá no sétima da dominante não é memória muito grau tu é menor sempre sempre menor eu uso sic o dominante secundário e se sente né se eu quiser que eu fa eu sou menina secundário que eu tô ó incêndio quinto grau pacote que eu quero muito com a mônica que entanto a mãe do vaso 1º grau 2º 3º 4º 5º 6º 7º lote do primeiro campo harmônico de dó
maior certo mas como é que eu vou preparar esses acordes que nós chamamos de pagar um jantarzinho né tipo na música pop é muito comum acontecer isso por exemplo uma tiro entre o público infantil só que o que que a gente faz no gesto uso dominantes secundários mi com sétima no menu secundário de lá menor ou seja paga um jantarzinho deixa coisa um pouco mais um movimentado harmonicamente falando que o primeiro processo que eu tenho são domingos secundário realizando dó eu quero ir para o rappi mas antes que eu quero preparar o reggae o secundário
a certo agora eu quero ir para o menor terceiro alto bagulho novidade secundário eu quero ir para o fá domínio secundário top sétima eu quero que o sol dormindo e secundário é certo do mirante da combinar eu quero que o homem 9 eu digo sétima agora eu quero que eu faço seria melhor consegue me irritar de novo aqui tem uma pegadinha você é muita gente diz que se acorda ele não tem um dominante secundário na verdade na prática o que acontece é o seguinte quando tenho ocineide minuto eu tenho uma estrutura desse acordo não é
menor atriz revelou então logo o domínio secundário dele seria como se eu tivesse indo para o resto é e não seja lá certo o pé a raiz desse acorda é uma crise é menor eu pré-pago ele com lá consegue lá e sol eu próprio dominante dor então não dificuldade porque ele gente está dentro do campo harmônico dominantes secundários são acordes que não estão no campo harmônico então primeiro resolver a parte harmônica para as coisas parte de improvisação para mim isso é o cara matando dominante secundário gente empréstimo modal bicho é meio caminho andado tem que
é o que acontece em diestro e tem que compreender que a estrutura básica do jazz bossa nova o pobre um pouco mais sofisticado basicamente nós vamos trabalhar os acordes do campo harmônico o que aparece diferente que geralmente a galera daí porque agora porque não tá no campo harmônico ferrou né é o que acontece com esses acordes que aparecem estão fora e secundários e em segundo lugar inicial isto é de agora o que que é um segundo cadencial lembra que uma cadência perfeita é 251 onde eu tenho subdominante é dominante e chegando não acorda de tomate
ou chegando que já dá pode né então se eu tenho sim logo posso ter 25 um quando eu vou por um acorde menor nosso eu quero ir para o segundo grau que é nossa sério nós nem usamos como regra o segundo grau ré olha o segundo grau do reto eu uso o segundo ou quinto para chegar no meu é menor por segundo final do carro individual certo então dois me lembra quando eu vou um acorde menor e os aposta em novos sete quinta the mall ser uma regrinha acorde menor eu vou utilizar o segundo cadenciar
um acordo melhor processo entender melhor o tem segundo o cabelo social dominante secundário é o signo disso o carro plantio plantio eu vou fazer pancho obrigar foi útil alguém que eu preparo a chegada do resto de agora eu quero ir para o menor lembra da regrinha e menor quem é o segundo do lee fá sustenido ferro sempre vendo tô hoje com o segundo grau na 25 1 para chegar ele lembra de quando eu vou para um acorde menor do que no segundo cadence a um acordo nosso século 5º ademol dominante secundário cheguei até ser alto
barronhos agora só quer chegar no 4º grau tão famoso e é uma corte maior certo então nós usamos um acorde menor 7 só renoset dominante secundário dos sete cheguei no 4º grau do campo harmônico e agora quero chegar no sol sete só o 7 uma corre maior então o segundo cadence a um acordo é uma certa cheirinho tudo grau agora eu quero chegar no sexto grau a porta menor logo segundo é um acorde menor consegue telemóvel agora pegadinha do senhor 7:30 demon é como é que eu vou chegar nesse acorda e lembra eu vou ter
que imaginar que eu estou indo para ré e olha só que interessante a é porque ele tem na estrutura de o senhor certo to the mall o ré menor certo por isso que utilizam e isso eu descobri na prática vendo temas que começam com segundo grau mais de um minuto tipo ela vai estar live né todo mundo usa como dominante começa por mim é um processo em que a demora usa como dominante como se fosse o sol menor certo que só o menor tem na sua estrutura ao inox admitida bemol tem estrutura dele basicamente o
sol menor basicamente isso é corre no sol o sol e nos seis divertido né então eu pessoal se derrete por exemplo a é melhor pedir like o compreende sua prática esse vi vários temas começavam no meio diminuto e a galera prepara como se for como enxergando e não acorde menor seja invertido então é só pessoal e vamos a parte de improvisação então sobre dominantes secundários nosso primeiro problema do almoço mim já agora relacionando isso é importante galera pouco a ouvir-me tem primeiro acorde ok dó maior o segundo acorde mi com sétima pois não tá no
campo harmônico de dó lembrem disso é vão deixar a virar skank skank tem a mesma coisa do que ao assumir é quando você hoje é a cela e luar da que é super importante a gente conseguir relacionar isso por por isso que a gente acaba achando que o jason a música difícil campo no meu relacionando tem que me que morre o cara informação ali e acaba até às vezes queremos é preconceito né outra por exemplo várias músicas usam isso raul seixas é o time ficar ficar com certeza sempre quando tem esse acorde dó aliás cinco
não tem terceiro grau dominante ele vai jogar para cá certo que eu sou minaj fly menor ou para maior tem a mesma função harmônica do lá menor ou seja eu posso né são bem mais conheci o campo outro tema que inteira ok esforçam para fazer relacionar não morrer com informação ok como surgiu os primeiros fluminense secundário que é o único sétima então agora a ideia é como eu começo a improvisar subdominante secundário existe uma forma de hidrografia do menu secundário não existirem fire vai é depende muito do que do contexto certo contexto do tucano primeira
forma que eu recomendo que os sujeitos começa a entregar-se totalmente secundado antes de improvisação galera pensem em harmonia e tem que sentir harmonia se não sentir harmoniosa vamos ficar deles tocando escala para cima e para baixo sem sentidos a gente porque no sentido por exemplo como entender o sentido de dominantes secundários quero chegar no pé vou dormir eu falo o facto não é é porque grau ou sexta vou grupo lembro sim esse lápis a quinta de mall e a lista tocar 1234 1234 1234 eu faço um dois três quatro um dois sempre preparamos acorde essa
é a grande sacada a grande diferença do jazz da música popular essa grande sacada do aparecimento todo acorda eu nunca vou direto acordo você fica em uma ponte para isso agora então agora primeiro passo para improvisar tocando os ovos arpejos lembrem quando tem 25 um é muito comum eu não pensar necessariamente 251 às vezes eu penso diretamente sim um beijo que tenha 251 eles eu penso 21 enfim você sempre ficar isso dó então a primeira forma de implantação do ensino secundário e eu tô causar oi linda sim entendi em compensação fiscal arquivo mais importante é
conectar morresse gente conseguir fazer com que isso lhe de uma coisa a outra por exemplo só você falar eu eu quero ir para ré menor arpejo que largo sétima eu peguei para mim menor ele se consegue lá eu quero ir para farra beijo do algo sério eu quero ir para sol sete vamos pedir ao contrário quero ir para lá menor aquele sério eu quero ir para o cima observe mim tá bem maior lembra vez que lá certo porque eu quero vibrar thor sou sete certo eu posso sair do aparelho se despe ponto diferente e vamos
girar uma conexão que tem [Música] processo do dia que acontece secundário dominante secundário secundário você pode ser falar um pouco mais sobre ele depois em todas as problemáticas que não falei nós não precisamos entender interno centralização paga então vamos continuar agora por exemplo então tem esse primeiro processo o processo todo mundo secundário o segundo processo e o que é o segundo cadencial do rim secundário tá chegando eu quero não seja a primeira passear beijar de quinta the mall fiz a série cheguei agora cheguei no segundo grau mesma coisa vou fazer eu quero chegar no menor
sucesso o que que eu vou fazer a feliz fazer meu óculos é time quinta the mall a ficha de sistelle cheguei no divinópolis agora eu quero chegar não fala lembra que daí eu aprendi a menor cheguei no pa agora quero chegar no sol sete lembra que o ar beijo é menor e assim por diante voltaço indica tio certo nuclear com frases dizendo apenas os atingir seu primeiro princípio utilizar as notas dos acordos para conseguir essas pontos né é o próximo processo que eu tenho improvisação para o movimento secundário que a gente tem muita possibilidade não
existe a possibilidade certa ou errada são várias possibilidades eu a outra possibilidade do tem é por é tocar olha só que interessante isso depois um acorde menor certo eu cuido tem isso não vamos porque nós temos uma pergunta exemplo mesmo assim né então veio lembra que quando eu tenho dominante secundário a amobimi therapy pablo aqui que que eu tô fazendo eu tinha somente dominante secundário só que eu tô jogando segundo cadencial dominante secundária dominante secundário referencial do menu secundário para ir no segundo graus por que tu não atende a todo momento do diego estamos trabalhando
com essas situações eu primeiro encontro processo interessante eu tocar o que olha só eu estou indo com acorde menor certo então tocar a escala de ré menor sobre isso olha só um e a escala eu gosto de fazer o seguinte projeto que eu estou indo para ré menor eu vou tocar a escala de ré menor natural tô indo para aí menor fui para falar norte cara tá maior só todo chego numa corte o foco a escada thor é só durante a transição para avisar que estou indo para esse acorde outra possibilidade utilizada não possibilidade que
eu acho muito legal depois eu vou te mostrar que o backtrack igual a mim e tal é a possibilidade de tocar a escala é menor só que acrescentar terça do fá maior o lago certo perdão já que a última a única coisa diferente que tá acontecendo aqui para mim para de de ré menor esse fone tava tomar bolívia natural esse acólito barbante derredor ele é melhor ele vai dormir né que eu surge um tosse ele que que eu faço aqui sempre na minha escala de ré menor o tô sumido essa opção muito utilizada no ibope
que eu gosto muito é porque eu não tenho uma aumentada do a corda do arco certo é que eu tô com escala de ré menor acrescento o que surgiu de novo que é só uma nota o nosso querido é menor menor a mesma coisa que o açúcar de casa de menor ou escala de mi menor [Música] e como muita coisa diferente apareceu o que é o que a terça não se sente quando um acorde maior lembro que eu tô com a própria escala maior no escritório pede ela chega nele volta de cada né mas se
quiser acrescentar que eu acho mais interessante do que a própria menor harmônica basicamente aceitaria menor harmônica só que na melhor harmônica por exemplo outro é né não acontece o que eu perder aumentada pela nossa super característica do ré ré menor harmônica mi [Música] eu quero chegar o rappi nomes melhor mônica em e a consegue né lá mesma ruim tá ruim de [Música] novo aumentada característico miles davis é tocava direto direto no aumentada tu não fala com acho interessante que essa escala menor mas a terça deixa só funcionou eu vou trocar com um look do ovni
aqui e vou demonstrar só como é que eu vou trocar primeiro dó primeiro acorde da música lembrando tem agonia do alce lá em cima para quem quiser pegar a minha peça acompanhando né dó tonto a dó lembro nosso ocorre do vou deixar a vida e aí é né então como eu falei isso aqui tem que pegar essa informação e levar para o wando você é luz é raio estrela e luar é ou explicar porque canal entrado então essa informação aqui né não morre aqui tem um monte de música ver se eu aprendo improvisar sobre a
estrutura igual a mim vai eu vou em barraco a mesma estrutura em diversos outro problema isso que interessante relacionar o estudo da pensar que morreu of mim né que eu posso aproveitar bem maio que o que eu vou fazer primeiramente olha só a escala de dó sob doc quando chegar no 1007 eu vou trocar apenas a escala de lá menor porque eu tô mirando secundário do lado enorme só que é uma pegadinha do malandro aqui que quando chegamos lá 7 horas em vez de ficar lá menor que vai para lá 7 que eu dou mesmo
secundário do ré menor ou seja eu vou trocar de cara dele é menor lembrando que é somente sobre o acordo que prepara sobre o dominante secundário né quando chega na reta enorme por tocar em escala de dó maior já que você gosta do segundo lote da maior quando volta para mim colocar a escala novamente de lá menor já que eu dominantes secundários lá menor a hora que chega numa menor aqui que outra pegadinha que eu vou falar uma coisa que outra situação interessante e assim por diante pode ficar essa nós são esses dominantes secundários né
agora é só um a escala de lá menor que eu vou fazer outra opção eu vou apresentar somente a peça do meu bolinho de secundário será que então ou seja só do maior solidão a hora que chega no mito sétima eu vou trocar a escala de lá menor ou do maior é mesmo escala só que vou acrescentar o que aparece de novo terça maior dormir certo o sol cênico conselho chegue lá mesma coisa lá para o o percurso escala de ré menor eu fui para correr menor acrescentei o que referir vamos ver a presença de
escala de lá menor escala menor acrescentei apenas 1 olá eu sou basicamente é em português só as escalas naturais mesmo é crescente a terceira diferença né então essa é uma forma do microvlar sobre domina de secundário a segunda forma que eu tenho que procurar sob o domínio de secundárias a próxima forma que eu tenho arpejo a outras formas homenzinho off mesmo somente com arpejo somente a pele beleza olha só um o nosso do sapê troquei aqui eu super interessante eu consegui isso também a manipular e aí e depois não dá uma olhadinha as perguntas aí
beleza galera é eu manipular os arteiros isso importante manipular é que eu falo gente problema de hoje que eu vejo assim temos ensina-nos galaxy vende uma escala como se vende uma laranja né cara livro com uma escala tal a grande questão é escalar então eu vou fazer isso funcionar conectar isso se eu tenho somente por exemplo uma beijo e com se conectar isso eu consigo fazer música teve dó a pesquisa o palmeirinha feijoada lá me ver e a menor lhe lá já começou a grande questão de fazer isso se conectar então é por isso que
eu não concordo com essa ideia de vender escala com os vende laranja eu acho que a grande questão eles começar pelo básico e conseguindo conectar as coisas aí pessoal tem de forma muito mais orgânico e mais verdadeira né próximo passo para começar a improvisar suas dominantes secundários quando eu vou parar menor né seria o que eu utilizar um a menor harmônica por exemplo a of me deu como eu vou parar e aí no caso eu tenho 200 secundários lá menor além de cru a sétima esquece o que fale sempre é a função real do acorde
teria saga independente do que corre que é esse sexto grau queria dominante mas ele não é dominante tocar banco de dó mas o que vale a função real de dentro do campo harmônico certo diferença dessa forma pensa porque ele veio o dominante para mudar o meu raciocínio não pensa com sucesso em pormenor é enquanto chega aqui não tem essa pegadinha do malandro que ele é maior mas menor e não dominante né então o que que eu vou fazer menor harmônica e lá menor com sétima e quebrado lá menor lado sétima quinto grau de ré menor
é menor muito menor é melhor amônia e o quadruplamente não gosto dessa opção como eu falei porque eu perco a número aumentado de eles são aqui ó ó o espírito cara de cão natural de onde eu vou chegar e acrescentar apenas a terça do minério certo pensar essa como que é melhor olha só ela vai sua bem claro vai dar certo mas eu sinto falta de uma aumentada lá menor é e é tu eu particularmente não gosto muito acho muito óbvio também é porque [Música] vai sua bem também né eu não sou tão gc o
sono é porque não tem alô aumentados ou um pouco mais latim mas ele disse na música brasileira por exemplo a música geral no latina usa muita menor harmônica sobre o acorde dominante né já a música norte-americana é muito da cultura deles não sei quando estou o cão em forma latina a eles os homens lá ruim para caracterizar além da questão ritmo ea questão lógica essa questão latina exolique proposital para caracterizar uma situação mais latina é o outra ferramenta sei o que escala alterada certo a escala alterada para todos os dominantes secundários dessa forma é mas
o que até amanhã tortada mais né já dá uma importada legal assim no caso que uma explicação só sobre mim né some lá por exemplo então o que que indica alterada eu tocar em escala menor melódica deitam acima de um objeto nesse caso dominante secundário eu vou tocar a escala de prata em uma velório subir lá 7 colocar a escala de lá bemol menor glória a é legal sim interessa vou mostrar alterada para secar e bom então eu agora vou até tem bastante informação sobre dominar secundário né vamos lá outra pegadinha acontece dar um flick
e eu a fantástica ele tem que ter de bali branco a revisão importante o que que é isso dois acordes comercial assumir a corre tório dominante secundário quando você não as estrela e luar skank vou deixar a menina o gato sempre relações raul seixas vou ficar aqui e relacione-a of não é difícil tocar jazz não é difícil tocar música brasileira não é difícil que o que a gente faz quando nos relacionamos cara toque de tanque que o cara toca wando toca raul seixas mas quando ele ver isso ele não passo aí já então esse é
uma tendência que estão quando relacionamos o que acontece com que a gente a toca né que é super importante fazer sempre essa relação do primeiro grau ter sempre o almirante pô matei do menu secundário ser ferramenta efeito usar nesse acordo as ferramentas harmônicas para harmonizar outra pegadinha que eu ia falar que do esse tel eu acordo derrete que quando tem um segundo a código dominante subdominante é dominante especial porque não exerce a função natural que a gente espera de um documento esse acorda o famoso lírio e sete ou mixolídio quatro mais aonde encontro esse acorde
em várias no e por exemplo desafinada desafinada tem que ter isso em pé vários temas a mesma ideia garota de ipanema hora que coisa máquina olha cheia de graça e sempre vai ter esse só aqui né quatro mais que você pode ele é super importante onde ele como ele é e quantas músicas do roberto carlos aquele rock xbox são 270 tem um segundo grau dominante 251 ef quantos têm e segundo é óbvio que você pode sempre relacionar quando tem o segundo grau combinam a melhor opção nas empresas recordo é o famoso o vídeo de 71
mix 4.100 desse acordo ele é uma corte de 4º grau do menor melódica eu vou as particularmente pegar quando vejo ele gente chegou assim mas a confecção de micro-ondas posso dele aqui em cima e lá mesma mole ou seja é em 25 mbit e vê se acorda incaracterístico garota de ipanema que coisa mais linda mais cheia de mesma coisa que a sua autoimagem eu pego esse puxar lições de quatro mais mas será mesmo modo neve gerado pelo 4º grau da fimose então porque quis fazer isso ocorre porque lembra que eu falei no começo ao fim
nós passamos por quase tudo basta muitas precisa saber e opinião improvisar gente muita coisa de teoria musical é venda de um a música popular saco de coco tem muita coisa convite extremamente desnecessário na minha concepção assim na minha opinião olha só tem que saber tem campo amor o que é que surge entre o campo harmônico dominantes secundários que que surge paralelamente ao menu secundário segundo cadencial campo harmônico segundo cadencial primário e secundário cheguei no próximo acorde é isso acontece música popular acontecendo eu tenho esse aqui ó eu quero chegar nesse dormir é secundário segundo a
cada segundo cadencial do menu secundário cheguei no a porta eu tô aqui não quer vir para cá ele que vou fazer eu quero 4º grau de comprar segundo dentro do que é o segundo cadencial preto farra só menor e um ok eu super importante então o que que eu tenho que saber bem e isso saber ué aonde estamos a cor dentro do campo harmônico quem são os dominantes secundários segundo cadenciais outro que ele tem que saber é esse cattani aqui vou segundo grau pode dar uma corda dominante lembrando não é um bicho de sete cabeça
de várias músicas garota de ipanema ipanema pop palpite pego vários outros fotos vão isso então o é extremamente importante muito importante é é um branco água isso é importante é o empréstimo modal o que que é um empréstimo modal mais do que pegar emprestar para os modo menor certo lembrando que não tô modo a palavra módulo teste modal não tem relação com modos gregos até poderia falar que tem relação com o modo eólio mas aqui mesmo pelo que os até onde eu sei não tem relação direta com os modos gregos esse empréstimo mortal é o
que é que antigamente a música tinha modo maior e modo menor certo então nós vamos pegar emprestava pode modo menor é como se eu pegasse o campo harmônico de dó colocar se ele aqui maior colocar aqui embaixo e ele menor esses acordes do campo menor o que que acontece em gerar uma tensão sobre o campo de doki lon eu tocando no fim do maior entregue na porta todo campo aqui dominó é basicamente está boa vamos fazer o que ele junto piratas nós vamos trocar usar eles no local do do mined explico por exemplo estou no
4º grau e isso secreto tem emprestado o quarto né o dominó que é falar menor meu pai vou dar o primeiro vou poder tocar olha só e tem que beber verão nova não é a parte que eu fiz eu vou substituir integral tem uma aposta em teste mental tem um pouquinho peguei o 4º grau quais são os mais comuns que a gente pega lá né mulher alison que a mesma função do mundo são acordes que são todos aqui olha aqui se eu acho aqui ó o top ou seja basicamente uma injeção de batista para criar
um caminho descendo festa herói outro utilizado que fale para mim a função harmônica quando tocando o cara fez para o menor ou ele fez revelou sério para mim que vale dúvida a função uma função de uma corda emprestado eu tô menor e tem uma função do que desse certo eu vou não entrou está muitas vezes um improviso que é também que eu aposto que mais fechei fechei só com sétima e não é correto falar e é a utilizá-lo o sétimo grau conforme o menor quarto de automações melhor e não tem como tudo dois segundos porque
se forme um facto deve maior tem a mesma função não é menor ou seja e nem deu 25 uns ou ou ou o que que eu fiz aqui agora tem o sétimo grau do campo agora emprestado do campo harmônico de dó menor certo legal tá vendo ó conseguiu então tipo 2c é mesma função no quarto também então grande sacada funções deles que tu é o visto vem para cá ou para cá posso usar os dois os dois acordes certo o outro eu posso utilizar um outro muito utilizado o segundo grau menor é melhor utilizar também
no terceiro por mais chocante que [Música] era tá certo então tem tudo a pode emprestar mas a função dele só meio da mesma função aí por exemplo o outra questão aqui interessante que fantástica também que por exemplo então temos duas 51 ok só que substituímos por podemos substituir por quatro temos alguns são dois empréstimo modal de a função do sim 316 família dentro dois tem como um de seus lembro eu ficar 25.334 14 com passos aqui com a gente realmente estuda a quadratura precisar 25 uma embaixo aqui um compasso aqui dois compassos aqui vai um
correto estudar se não for passa aqui passa aqui ou passo aqui um compasso aqui porque esse cara joga benefício o que que é dominante secundário voltamos os nossos dominantes secundários e e aqui olha só que interessante 2425 empréstimo modal um usei três que a minha função sei lembra vocês que eu vou me retirar para voltar o ciclo então hoje 125 de dois segundos no 85 125 só que dois acho mas sim um acordo elevação de neural ou do mesmo sector secundário botões sinto um outra coisa que precisamos saber também que eles harmonia triton substitution substituição
por escrito seja 32 7 como é que tava muito fácil visualizar exposição por isso galera só veio isso aqui ó achou aqui ó 76 terça bp17 substituição os três dessa família consigo um caminho de bar a luz era ai ai o pedrão prum 1625 sempre quando teriam tema e outras obter saber também super importante como te baterinha note que fica dois compassos lá no final para vocês problema você a gente ela determinou um prum fala olha que coisa mais linda mas ela nem liguei e passa no doce balanço geral um estou é um 651 veio
do vizinho um orçado cor e sem saber quem todas as formalidades carnaval 1625 um quer dizer o que que vai ter no tempo todo o tema e aqui também porque a gente tem que saber que o bicho que mora o perigo se tu não sabe se vai ficar procurando o cabelo e aí o teste por assim olha nós vamos chegar nesse terreno onde aqui ó como usaria bem então seja political a nisso dorme lá alto headset minona som alto do só quando a velocidade 625 buscavam aí é que a grande sacada é e não dá
para analisar música popular assim como só conversa separados acorda tem ele parado não estão se movimentando tô fazendo dominantes secundários fazer essas coisas e não estará mente quando eu sei a raiva te ver não vou utilizar na escala a cada cor dele sim eles vão tocar só de cada música mesmo um foco só um dominante que eu sei que todo esse movimento fazer fechou triste musical e começa de novo certo observe maioria dos temas agora temos sempre vai ter um final dois compassos dois conclusões compasso final finais de um trecho musical para obter por exemplo
27 só o set ou né pegar por exemplo aqui é o outro tem uma por exemplo é toda do samba é só terra do samba em tempo integral mano vai conseguir sim às vezes está escrito como a cifra dum comprar só o ponto aqui os caras tocando não é isso não vai falar primeiro 1625 essa primeira fase vão entender que tem algo mais básico que tem por um um morcego assim lembra que é comum jesus cultural como dominante certo para que eu vou aí sim um dessa forma então garanta a a polly a hora que
coisa mais linda mais cheia de graça até para pedir a primeira notícia house 1625 nossa pouco dourado que outro ter normal lembra que nós podemos substituir pelo três certo eu sou tônica ou seja nada melhor do ipanema por exemplo 3 aspas que tem gente que ver com dois ciclos e 25 25 25 25 eu observo como em 1625 só que tá substituído 365 enfim mas o que importa sempre gente função afim de que pode até a função a função de round a função né fotográfico sabe fonciclo vai começar muito ciclo outra substituição substituição por triplo
com a gente new tripula sesi trying to resume the wall ou seja é menor com sua inscrição do triplo do sol tentando sol de todo elemol e fecha com seja na minha pior graça brown em geral sim tu vai lá olha que coisa mais linda maneira de maneira de nada eu digo que já tá dormindo e a todos os essa sua amiga harmonia né mas com vários temas por exemplo desde o pai no grupo ao desde o final da the days of rose né no finalzinho ali vai começar um novo substituição por exemplo one é
comum a fecharmos o que o todos os movimentos também porque eu dominantes do é sim dessa forma aqui uma linha cromática que é muito por exemplo é neto cálculo thor é como ver se ele terminar ele sete para dar uma medalha de bronze e madeira então olha só que legal la761 sétima décima terceira demônio na bemol régua 17 menor sol um sétima e décima terceira do 13º de uma hora de lol chegando óculos e um zé utilizado no blues coloco blusa em la paz o óculos underground na verdade vem do cruz limpar compasso 4 nódulos
dst aids em para ouvir sacar em bronze a raiz dele é o blues sabe esse é o primeiro ali no grupo só que no diesel utilizando 39 mais harmônico então você jogou normal tudo é portugal com todos os compassos ou seja 162 sim um ou aquele que eu eu sei lá vocês lá fazendo 79 match all in a música então tem que ter ao título do ó se o dominante dormi que a luminus do lar traz um sub sujo subir ou seja tem nota pessoal quando faz um em 1625 um toque daí que dentro do
balde para um saco umas outros usamos isso na bossa nova no dias vamos lá hein a todos em vários estilos né então aí um pouco agora é só falar também improvisação sobre o empréstimo modal corridinha eu peguei emprestado um acorde no campo menor no campo menor ou maior ou menor peguei do campo harmônico de dó maior natural eu vou utilizar o primeiro opção que eu tenho que de sangue é a própria escala menor natural olha só do hoje por exemplo ou 4 ou 2 da minha função essa essa sua idade tem tá muito clara isso
é o canal e o acabamento brilhante devido ao seja escala de dó menor preparar perfeitamente como eu falei às vezes eu sei que substitui um acordo humilhante um empréstimo modal aqui que que eu faço a vez que havia improvisação é muito bom fazer isso também sobre o dominante pensando que com os s o fim de empréstimo modal isso agora né eu consigo 25 é uma crise casa do menor [Música] de idade backing track em e aí e aí o caso um empréstimo modal a e aí 19 maior menor maior décimo então preste bom descanso outra
solução interessante por empréstimo modal é escala menor melódica no caso de cabo para o velório notem que mesmo so tocar isso é muito interessante que a gente começa a relacionar as coisas quanto tempo por exemplo aqui ó certo é muito comum empréstimo modal a success insensato tem lógica onde vou ter é só tinha mais aqui ó vai gerar o que se eu tocar apresenta essa outra sobre o lembra o ingresso modal original né só precisa trocar essa motinha que vem da mesma lógica do famoso lok9 ou seja maior e e aí oi livre máximo por
cento de escala ho o mais importante que falta fazendo aqui fala o nome é mole né né mas lembra que tu tinha pego e se lembra de seguir linho b7 omixon quatro mais vai dar a mesma cor para por quê é o quê 4º grau de fazer uma relógio vai da mesma coisa para todos os acordes que a função é a mesma tá grande sacada deprimente isso não vai seridó doido essa casa a lembra aquela a ideia não pensar em escala como se fosse a gente compra a escala como quem compra um saco de laranja
né é sempre conexão e como é que eu consegui fazer as conexões mais rápido se eu conseguir entender a função entendendo a função de consegue conectar com muito mais rápido porque ele não tem a função ou seja se aqui e para mim isso é de sua boca isso é que sufoca u e eu voltar eu consigo ouvir a função harmônica você qual o caminho que a mulher toma aí deu para mim isso é importante isso a gente conseguir relacionar e ter clareza disso é para pó o caminho né então corra erótico você não ele aqui
nas perguntas o zé vem aqui tá bom meu amor muito obrigado o marcelo chagas é grande ela trouxe a recomendação aqui outra galera esse é o último disco gravei com alex se você é um diz que chama só tem que eu sei tem o spotify gravamos em duas harmônica e dar né ficou bem legal foi gravado qualidade descubra animal foi levado na holanda pensado na república tcheca e mixado em dallas que arrumou um bairro de caso assim recomendo a galera ouvir esse disco só um tempo sem o zé rodrigues and a light source in nós
não temos temos aqui é exatamente guilherme só acrescentei gostem um estado em ré menor é só sabe que eu fiz isso quem esse tipo de gatinha só que é interessante isso porque a galera do pop charlie parker essa galera assim sabe um pouca coisa na real de vistoria nos calce bem colocar bem precário é todos usavam uma ferramenta usavam bem pra né hoje em dia que a gente tá usando pega guitarrista como perto e josé rico vol 11 mim que eu enfim esse cara só com bastante esses caras são bem instalados assim e termos de
áudio de ficar alterada e 17 para tudo posso fazer parte ele não vá que ele era muito mais tocar dentro do acordo cor tons né dentro da harmonia e tocava muito dentro da harmonia já a escada ibope aonde cara que vai dar os portões que ela não está sempre dentro do acordo na cabeça tempo o parque basicamente do sabino do cavazzoni que a gente cocadinho de hoje junto comprar lá a escala como que compra laranja né então na época não era assim não é para ele ficar lá era uma coisa que era escala tinha uma
amiga o cara tem que fazer aquilo tô para ele é muito mais fácil desenvolver ciclo isso é bem comunitário parque a escala menor que apareceu do meu acordo dominante secundário que é um dos ele para ele é meio que uma coisa natural isso né e aqui o arthur também aqui ó girassol um a verdade essas ferramentas estão muito comum é o facebook e os brigas nunca mais eu conheço mas eu não lembro agora lembro se eu conheço ela sim tô que era várias vezes já se é assim sim assim que eu como eu falei no
começo da aula essa seu caso focar o estudo dos dominantes secundários né entrelaçado com ele tá segundo cadencial o empréstimo modal aqui na cozinha e ao segundo grau dominante ele acordou palpite né eré chevrolet nesse aspecto o ano 31 é basicamente como quero tocar terminar ontem no improviso eu utilizo a pedro nossas passagem notas de aproximação né e tu é mudo muito nossa do arco-íris mesmo ou não eu não posto abandona o terminal que eu sei que vai voltar terminal não ciclo pensa em que a viradinha de baterista né tô para mim o cara focado
nesse assunto é cara tá muito bem resolvido qualquer tema que a gente vai pegar vai passar por esse assunto só aqui então para mim que tem que ser estudar a cabeça fiz a galera ninguém para cada coisa cada maluco no cinto fica assim hoje não tem muito muita coisa surgindo de informação ele só uma pergunta uma coisa fotos outro conhece não sei o que não sei o que eu não vou pesquisar cada uma coisa é uma coisa que super simples e o cara vídeo engraçado falei não cara isso aqui isso aqui isso aqui já tem
o cansados aqui ó trocar para a verdade né vaca então lance que eu vi que inventa muita coisa que a mesma coisa então o penso que eu cheguei no todas né e focar meus estudos no que o ato essencial é transferir frases para caramba eu volto o estojo muito estudo de prática nele ficar tocando e transcrevendo frases pesquisando linguagem harmônica tal né novos voz que correm vai mas meio que te deu um tempo assim de ficar procurando coisa que eu sei que tu vai me levar meio que a lugar nenhum sem né mas não é
macho mesmo já sei que só a pena está com outro nome isso acontece muito hoje em dia muito muito muito mesmo assunto conta do momento que ela pensa para meu deus não precisar de novo porque apareceu isso aí agora na mesma coisa está com outro nome é eu vou colocar um pouquinho igual a mim aqui então muito obrigado é pô mais uma vez como o dasein participando aqui então all of me que eu vou tentar tocar ela primeira e vou tentar falar o que eu tô fazendo beleza e olha só dó e aumentar a terça
menor área sétima maior ou menor quando repousando no menor porque eu estou imaginando quanto para um acordo com os dois compassos eu não vou imaginar aqui tá estar porque imagina isso e iluminar de secundário e só um o que não falta não é e aí e aí e aí olá pessoal muito obrigado até a próxima live porque não é inscrito no canal se inscreve para poder receber notificação da live né também afeta o silêncio também não recebe notificação da live então para ficar tendo sempre divulgo um pouco antes então clica no sininho a lei que
vai ficar sempre recebendo notificação de quanto tem lá é olha pessoal forte abraço boa tarde a todos e bons estudos aí eu tá tchau
Related Videos
Harmonia e Improvisação - Conectando as informações.
21:25
Harmonia e Improvisação - Conectando as in...
Ozeias Rodrigues
10,616 views
Como Funciona A Harmonia No Jazz.
34:52
Como Funciona A Harmonia No Jazz.
Ozeias Rodrigues
29,366 views
Intervalos - Como visualizar rápido na braço da guitarra.
25:52
Intervalos - Como visualizar rápido na bra...
Ozeias Rodrigues
22,340 views
Workshop "Harmonia e Improvisação" com Nelson Faria - Ao Vivo em Assis
41:09
Workshop "Harmonia e Improvisação" com Nel...
Fica a Dica Premium
13,655 views
🎸 TRUQUES, SEGREDOS, 9 DICAS E FRASES DE BLUES
30:11
🎸 TRUQUES, SEGREDOS, 9 DICAS E FRASES DE ...
Ximba Freire
949 views
Como aplicar a Família dos Dominantes na harmonia e improvisação.
37:50
Como aplicar a Família dos Dominantes na h...
Ozeias Rodrigues
7,187 views
Rock/Fusion - Pentatônica - Outras possibilidades.
11:42
Rock/Fusion - Pentatônica - Outras possibi...
Ozeias Rodrigues
6,902 views
Aulão - JAZZ Como se pensa para improvisar.
43:13
Aulão - JAZZ Como se pensa para improvisar.
Ozeias Rodrigues
12,792 views
Como eu estudei harmonia.
14:34
Como eu estudei harmonia.
Ozeias Rodrigues
14,820 views
Aulão de Harmonia na prática - Dominante secundário, Segundo Cadêncial, Sub V, Diminutos.
45:57
Aulão de Harmonia na prática - Dominante s...
Ozeias Rodrigues
8,523 views
"Harmonia Aplicada ao Violão e à Guitarra" com Nelson Faria | Fica a Dica
7:24
"Harmonia Aplicada ao Violão e à Guitarra"...
UM CAFÉ LÁ EM CASA
20,116 views
Como conectar diatonicamente as notas do acorde.
17:30
Como conectar diatonicamente as notas do a...
Ozeias Rodrigues
9,613 views
FUNÇÕES e PROGRESSÕES Harmônicas
18:38
FUNÇÕES e PROGRESSÕES Harmônicas
Harmonia com João Braulio
91,732 views
A FORMA CORRETA DE ESTUDAR MODOS GREGOS.
41:05
A FORMA CORRETA DE ESTUDAR MODOS GREGOS.
FERNANDO VIEIRA
33,380 views
Escala menor melódica sobre II V I menor.
11:23
Escala menor melódica sobre II V I menor.
Ozeias Rodrigues
11,931 views
A Regra Dos Semitons - Escala Maior - Barry Harris.
26:22
A Regra Dos Semitons - Escala Maior - Barr...
Ozeias Rodrigues
4,372 views
AULA SECRETA de HARMONIA e IMPROVISAÇÃO
10:07
AULA SECRETA de HARMONIA e IMPROVISAÇÃO
Israel Rodrigues
24,053 views
Workshop de Harmonia com Nelson Faria - Ao Vivo em Maceió
37:28
Workshop de Harmonia com Nelson Faria - Ao...
Fica a Dica Premium
48,878 views
Iniciando na improvisação - Como estudar de forma eficiente.
11:51
Iniciando na improvisação - Como estudar d...
Ozeias Rodrigues
26,448 views
Workshop "Harmonia e Improvisação" com Nelson Faria - Ao vivo no Sala K Estúdio
2:07:41
Workshop "Harmonia e Improvisação" com Nel...
Fica a Dica Premium
23,333 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com