Da Vinci, Picasso e a sexualidade infantil - Curso Freud do Zero: Aula 8

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Saulo Durso Ferreira
Curso de introdução ao pensamento e clínica de Freud, baseado no livro de Jacques Sedat: Compreender...
Video Transcript:
olá pessoal esse é o fred do zero aula número 8 então estamos aqui no livro do jacques e da estamos no capítulo a descoberta do infantil nós já fizemos dois vídeos falando nesse capítulo e agora vem o terceiro e último desse capítulo que se refere ao tópico uma lembrança da infância de leonardo da vinci certo vamos seguir com algumas coisas bem interessantes para finalizar o assassino sobre a sexualidade infantil então ele começa a dizer não é um texto de 1910 é um ano após o caso do pequeno rancho ter acontecido eufrásio de alguma forma de
retomar a ideia das investigações sexuais na infância então obra que ele coloca aqui ele vai dizer sim quando se encerra este período de investigação na sexualidade lembrando que a criança ela usa o próprio corpo para pensar nela vai criando as suas teorias de quem é de que a onu através do próprio corpo das experiências prazer e desprazer desse corpo com tentativa de compreensão é do da sua estrutura corporal o corpo do outro então quando se encerra o período de investigação a posição de saber que está totalmente em brincadeira com a sexualidade e com a organização
da imagem do corpo pode encontrar ter três tipos de destino segundo a evolução da criança tá então é quem ele vai colocar aqui dessas nesses destinos tão o primeiro deles premium primeiro caso se a investigação compartilha o destino da sexualidade a pulsão de saber será exibida ao mesmo tempo em que será exibido a própria sexualidade infantil estão pegando aqui nela então nesse primeiro destino da investigação sem se encerrando este prémio de investigação qual o primeiro destino então também é colocar a exibição é da posição de saber e ao mesmo tempo a inibição da própria sexualidade
infantil que vai acarretar de acordo com flores a ambição do pensamento é a proibição de pensar é colocar se diante de um pai é idealizado que não se poderá ou que não se usar a igualar fred indica que esta poderosa exibição do pensamento se deve à religião religião que pode ser a religião do pai isto é um grande homem de nossa infância é mais onde colocar mais pra frente das coisas né a criança coloca pra si mesma proibição de um pai idealizado que sabe que sabe mais em quem produz a criança essa clivagem psíquica que
fred voca em as teorias sexuais infantis estão primeiro destino é a primeira sair daqui ele coloca essa edição é tanto do pensamento quanto sexual nessa missão mas é possível nessa movimentação porque tem esse pai idealizado que não posso igual a ele não posso me aproximar haverá segunda possibilidade é a segunda é o segundo destino uma segunda possibilidade pode apresentar com o desenvolvimento intelectual da criança é suficientemente rigoroso para resistir à repressão certo mas quando a inteligência conserva os traços da primeira investigação sexual que permanecerá em xeque porque a criança ainda não tem a resposta para
a pergunta que é co a de hoje onde vêm as crianças coloquem alemão termo ela se sente então é um estado de desespero sem ponto de apoio ou base é o desamparo freud cita frequentemente o seguinte problema alemão cristo foi carrega cristo cristo carrega o mundo onde cristo após os pés ele vai dizer é que existe essa investigação né você tem um vigor que resiste essa repressão mas também a criança vem com uma pergunta sim tá mas de onde vêm as crianças assim aonde está a minha base segura para que eu possa ser desejar também
interessante isso aqui é na clínica a gente pode pensar assim é no outro no primeiro caso você tenha uma base que chega segura mas excessivamente segura na verdade passa de seguro que é uma base completamente proibitiva então é possível fazer qualquer coisa têm uma lição aqui nessa outra você tem uma base que é muito é muito frágil é muito ruim precisa eu não sei exatamente o que tava que pode garantir com essa sustentação para mim então fica nesse estado de desamparo é muito interessante pensar na cela são as pessoas das crianças problemas das pessoas adultas
com esse outro é esse outro inibidor porque tem uma consistência imperativo é impossível de se alcançar mais esse outro que também tem essa consistência muito frágil essa consistência inconsistência na verdade que não é possível colocar meus pés apoiados sobre isso e é esse estado de desamparo e aí coloca mais do que ó onde possa apoiar uma identidade dentro desse raciocínio que o lugar eterno pode garantir meu ser aí foi mais embaixo aqui ó esse segundo tipo de destino escapa da repressão mas ao mesmo tempo ele se transforma em ruminação de pensamento combinação obsessiva que mantenha
dúvida de modo permanente para impedir se de concluir então como eu não tenho a base firme eu fico o tempo todo é uma forma não concluindo não concluindo manter a dúvida é deixar em suspenso pensamento outro modo de não ter acesso ao livre pensamento mas sobretudo é assegurar se de existir nunca deixando de pensar não a repouso para o pensamento nessa estrutura obsessiva ruminante de pensar pensar pensar pensar pensar terceiro tipo de ensino vai colocar em campo é assim é o mais raro e mais perfeito ele escapa tanto da inibição do pensamento como da compulsão
neurótica de pensar porque a libido tudo que é do registro do corpo erógeno se transforma sublimação tal interessante raciocínio neste terceiro tipo de destino a repressão não conseguem enviar para o inconsciente uma pulsão parcial de prazer sexual ela não consegue reprimir o corpo de prazerosa da criança que permanece é mais embaixo e é precisamente a permanência desse corpo erótico da criança que conduzirá a libido adulta a sublimar em vez de ser reprimida a libido da criança se subtrai a repressão sublimando se desde o início em montagem de saber aí vai dizer sim qual o problema
disso né é o problema aqui é que aparecerá um defeito na medida em que o corpo erótico da criança não foi reprimido em que a libido se sublima desde o início impulsão de saber qual é o problema aqui agora com efeito não haverá vida sexual mais um enfraquecimento da vida sexual então por que chamará a alguma lembrança da infância jornada da vida é um texto do freud não texto da interessante que faz algumas especulações sobre a vida do nada e ele vai chegar aqui o leonardo esse terceiro tipo de destino que vai colocar aqui pode
atribuir um modelo mais perfeito de sublimação a leonardo da vinci no qual segundo ele a libido se transformar diretamente em sublimação criando um impasse para a sexualidade adulta resta apenas uma sublimação e uma pulsão de investigação poderosa que se limita a uma homossexualidade ideal é colocar nada na vida é dentro desse modelo homossexual ideal até nesse texto fazer para os relacionamentos gritinho sempre com jovens que garotos jovens que eram aspirantes a aaa aaa diz a pintura que de alguma forma padre já vale e eu dizer o que é mais embaixo nele a investigação tomou o
lugar da ação o lugar da criança é uma desculpa o lugar da criação e do amor e do amor é preciso conhecer a coisa anos e poderá marcar hora a maré amar no outro o que não se conhece é aceitar o que admite mágico no outro que nunca será totalmente desnivelado é um ponto é interessante porque existe uma questão que foge coloca coloca a questão da homossexualidade ideal leonardo da vinci e ao mesmo tempo apresenta aqui a dimensão do que o amor para a psicanálise é o amor da psicanálise existe uma dimensão do desconhecido no
outro né e é justamente a dimensão do desconhecido no outro que eu suporto neca suporto que eu mantenha o sustento isso permite que eu continue amando de alguma forma sim se a gente for pensar até nos modelos placa fala também o amor tem uma ligação direta com a falta então uma falta também uma falta de saber com relação ao outro o corpo do outro inclusive né então tenho uma vontade de saber que uma busca de saber mas também tem uma impossibilidade então é por volta de saque o a amar é amar no outro o que
não se conhece a nossa tendência eu lembro que eu escuto na clínica na minha vida pessoal nas relações que eu conheço a nossa tendência é sempre tentar colocar o outro lugar desconhecido é interessante colocar outro no lugar de conhecido e nessa hora o outro fica óbvio demais porque virou mais um objeto de repetição em muitas vezes perde a graça então vai em busca de um próximo então como colecionista assim é quase um modo perverso de ação que deseja sempre perversa urbano disso então é interessante que você suportar o desconhecido no outro é o fundamento para
que você possa ter essa estrutura de amor aqui não fica nessa substituição de pega o desconhecido de forma pro conhecido e joga fora é é das vezes eu falo assim em sala de aula a gente sempre se relacionou com as mesmas pessoas em copos diferentes né é uma brincadeira com essa brincadeira assim mas tem algo a se pensar porque pode ser que eu busque pessoas com perfis parecidos mas também possa ser é que eu de forma a pessoa possa transformar naquilo que é conhecido é obviamente todas as pessoas vão ficando iguais porque eu poder formando
é uma coisa muito maluca é um processo de colonização do outro pega alguém desconhecido do outro de forma transforma no conhecido repetido e descarto mas sofreu uma forma perversa relação parece que está na base inclusive do modo neurótico de relacionamento enfim é encaminhando aqui vai dizer sim aliar zona da 20 nunca conseguiu terminar uma obra que fala mais trabalho da vítima tinha o inacabamento porque as obras fazem parte dele mesmo então ela 0 em fragmento do seu corpo ou prolongamento dele mesmo leonardo de alguma forma quando fala de homossexualidade ideal é legal contextualizar né em
1910 foi juntar a uma sexualidade é uma sociedade é uma patologia é com muita gente coloca o farol de vida dessa forma o contrário ford ajudou a tirar desse lugar né nós temos grandes avanços fórum dos contribuidores disso mas quando ele fala da sua homossexualidade ideal é de ficar no figueirense nessa fixação é da pessoa por ela mesma então não tem aquela coisa diferente de simplifica com a própria em si mesmo com a própria imagem no outro então vai dizer assim o prolongamento do seu corpo terminar uma obra uma obra teria levado a separar se
dela o que é a própria da obra de arte então não se separa da obra de arte está sempre tendo como extensão aí veio uma coisa bem xistoso nela pelo contrário picasso é o picasso sim né nos oferece um exemplo de verdadeira criação apesar de se queixar toda a manhã de mais diversos ele pintava o dia inteiro ele sabia desafiei sorte de suas obras e separar se dela é isso aqui não há diferença entre o da vinci que não se não havia mão disso permanecia com objetos como extensão de si mesmo e um picasso ele
lá eu fazia separava das obras é propriedade do amor nesse sentido aqui então um leonardo da vinci mas não é um picasso chiste tosco bom aí vai ter mais o que pode pois então agora é importante até aqui né quer dizer assim pode depois formular uma versão da sublimação diferente da que foi proposta por foge e vai te explicar o que é a sublimação veja com efeito o carácter ea caracteriza a sua formação não é a repressão infantil e sim o fato de que as funções parcelas da sexualidade infantil podem se deslocar livremente pois elas
não são arrazoados pela repressão e como são polimórficas mentes perversas poli muitas mostra forma perversas não tem essa finalidade uma fixação específica elas podem ir para o lado da criatividade o que deve ser reprimido fim das contas não é sexualidade infantil e sim o corpo da mãe a perigosa proximidade com o corpo tem um nível de outrem para que haja separação para que haja a 2 e não mais um só então tem toda uma leitura que ford faz é bem interessante tristeza da vivendi que ele faz uma aproximação assim do uma lembrança da gente tem
é de uma em um sonho de uma área que vem e alimenta a ele pela pela cauda é o fred vai pensar nisso como mito egípcio depois vai ver que não é bem por aí né os historiadores mostram que não mas o fred vai trazer a como se fosse um arquétipo da da mulher fálica do seu fármaco que tem eu sei que tenho tênis e tem um seio e que de alguma forma então dá 20 e resistia reconhecimento da separação sexual né a separação dos corpos uma antena no estilo do mito do andrógino agora estou
feliz que eu fui numa outra aula e até uma coisa curiosa porque o fred vai dizer que o david renegava o sexual e vai mostrar alguns esboços de desenho em que quando ele fazia o corpo feminino e não conseguiu desenhar vagina então ele seria apagado arriscado assim que é uma parte que fica muito confuso pra ele é o ford que está buscando essas é fundamentações buscando provas da sua teoria né falou olha que eu encontrei aqui o cara é a perfeição do desenho é das medidas mas quando vai desenhar isso que implica uma diferença radical
que emprega uma castração ele não consegue resolver essa questão deixa lá borrada apagado enfim tão curioso você pensar que era falar mais pra frente algumas coisas curiosas para finalizar aqui queremos assim ó é na página 78 então o pdf a separação do corpo da mãe permitirá que sair que saiamos do estado de mania de pensamento para passarmos a possuir um aparelho de pensamento de músculos é um corpo limitado que não separa do outro e torna possível autonomia ele vai dizer assim é interessante isso vai falar o que é essa que essa impossibilidade de separação ele
vai trazer duas situações aqui não quero falar aqui entretanto o pensamento conserva um vínculo estreito com sexualidade em ambos os casos que são igualmente empreendidos de controle então dois casos em que o pensamento dessa característica de controle ele põe no perverso no paraná banco o perverso não se trata mais aqui do polimórficas mente perversa formais da pulsão perversa da criança já estava planejado da formação estrutural perversa então o que o projeto faz visa controlar e apossar-se do prazer do outro como nos romances da glosa as ligações perigosas que é construído sobre as trocas que epistolares
diversos personagens vai dizer aqui é as cartas de amor do desenho apresenta um roteiro imutável e repetitivo característica do modo perverso de se relacionar o melhor de colecionar objetos o que ele faz aí eles assim a senhora pode é como as conquistas como se tratasse de conquistas militares a senhora pode perceber que preciso aqui de um triunfo completo e como era deixar nada ao acaso então se você pega os aspectos perversos não ser aqueles que têm sido tão perverso você vai sempre uma repetição da cena uma repetição da estrutura do crime tem que ser exatamente
como foi pensado como foi montado se alguma coisa saiu do script cria sim mas espero na cisco que implica uma castração então essa pessoa faz de tudo para ter um ambiente uma situação ambiental pessoa completamente controlar então você pega lá o maníaco do parque que ele tinha que fazer o ritual de levar parte específico mudar específico e ali ter controle total da coisa nunca deixar para as variáveis tempo espaço e pessoas que podem aparecer inclusive até tem um comentário mesmo quem faz comentário agora mas com relação a uma crise sabe que apesar das grandes hoje
isso que ele propunha e também de todo a libertinagem liberdade que ele colocava as orgias dele aconteceu dentro de um contexto muito controlada por ele então tem essa coisa livre desde que seja exatamente como eu queria então balela é uma outra forma que ele coloca que o é é é no paranóico pensamento visa controlar o pensamento do outro conhecer seus pensamentos e dirige luz estamos aqui no registro da segunda das teorias sexuais infantis que corresponde ao estado de mania uma atividade de pensar para dois corpos o tal modo que o outro não escape então é
isso então está trazendo essa idéia aqui do no destino dessa pulsão nessas investigações sexuais com o ensino disso é índico vocês lerem o texto de leonardo da vinci é um texto bem é curioso também tem mais duas partes muito interessante sobre o que vai repensar sua perversão para a psicanálise não se trata só de isso mas seria interessante para entender algumas coisas sobre isso de uma certa fixação é tem até é o fred ele vai tentar explicar o mistério do sorriso da mona lisa e que a mona lisa tem algo ali não só da mesa
ele pega outros outras pinturas que dá 20 faz e que você tem ali um rosto que fica naquela intermediária assim o rosto de um homem o rosto de uma mulher né então sorriso misterioso de monalisa estaria justamente a ligado a esse será aí que não faz uma divisão que fica essa coisa pode tanto ser homem enquanto pode ser mulher é uma forma de negação da divisão sexual certo então isso aí bons estudos e até a próxima
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