Brasil e China: história das relações diplomáticas

20.18k views811 WordsCopy TextShare
Atualizaí! – Política Internacional e Diplomacia
🌎 Aprenda Política Internacional comigo: https://www.cursocacd.com/cursos Desde o estabelecimento ...
Video Transcript:
Olá! tudo bem? Este é o Atualiza aí!
, seu  canal de política internacional descomplicada. A China tem a maior população, a segunda  maior economia e o maior exército do mundo. Desde o fim dos anos 1970, quando começou  a implementação da política das quatro modernizações, o governo chinês tem fomentado o  avanço científico e tecnológico e a transformação da indústria e da economia da China.
Como parte dessa estratégia, a política externa chinesa tem defendido a cooperação e a  articulação política com outros países emergentes e a ampliação do comércio internacional  e dos investimentos chineses no exterior. Mas de que maneira o Brasil se relaciona  com a China e mais que isso quais foram os destaques da história das relações  diplomáticas entre os dois países? Esses são os temas do vídeo  de hoje.
Então bora lá! Em 1881, o Império do Brasil estabeleceu  relações diplomáticas com o Império da China, e dois anos mais tarde foi aberto  um consulado brasileiro em Xangai. No início do século XX, a dinastia Qing foi  deposta e foi proclamada a República da China.
Em 1913, o Brasil foi um dos primeiros  países a reconhecer e estabelecer relações diplomáticas com a Nova República. Nas décadas seguintes, a China enfrentou uma série de conflitos e instabilidades. Além da Guerra Civil Chinesa que opôs as forças nacionalistas de um lado e o  partido comunista da China de outro, o território chinês foi invadido pelo Japão.
Após a rendição japonesa e o fim da Segunda Guerra Mundial, as disputas internas  na China foram retomadas. Até que em 1949, Mao Tsé-Tung liderou a Revolução Chinesa  e proclamou a República Popular da China. Inicialmente, o Brasil não reconheceu a China  Popular e manteve as relações diplomáticas com o governo da China Nacionalista,  liderado por Chiang Kai-Shek, instalado na ilha de Taiwan após a derrota na Revolução.
Em 1952, o governo Vargas abriu uma embaixada brasileira em Taipei, capital de Taiwan. A partir dos anos 1960, o Brasil e a China Popular promoveram uma série de iniciativas de  fomento ao comércio bilateral, mas as relações diplomáticas ainda não haviam sido estabelecidas. Em 1971, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a substituição de Taiwan  pela República Popular da China na ONU, o Brasil votou contra.
Em 1974, no governo Geisel, o Brasil finalmente estabeleceu relações  diplomáticas com a República Popular da China, e com isso rompeu relações com Taiwan. Logo foram abertas a embaixada do Brasil em Pequim e a embaixada da China em Brasília. Além da promoção do comércio, Brasil e China passaram a cooperar, a partir dos anos  1980, na área de ciência e tecnologia.
Figueiredo realizou, em 1984, a primeira visita  oficial de um presidente brasileiro a China. Quatro anos mais tarde em uma visita  do Presidente Sarney a Pequim, os dois países lançaram um programa de  cooperação para o desenvolvimento conjunto de satélites que ainda segue em atividade. A relação Brasil-China se fortaleceu rapidamente e, em 1993, os dois países  estabeleceram uma parceria estratégica.
O comércio bilateral se expandiu e, em 2000, a  China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil na Ásia, ultrapassando o Japão. Mas esse era só o começo. A partir dos anos 2000, Brasil e China ampliaram  a cooperação, o diálogo político e a coordenação de posições em questões internacionais.
Nas reuniões da COSBAN, os vice-presidentes dos dois países se reúnem periodicamente  para dialogar sobre temas de interesse comum. E, em 2012, Brasil e China elevaram suas relações  ao nível de uma parceria estratégica global. Com o BRICS, Brasil e China se somam  a Rússia, Índia e África do Sul, para fortalecer sua projeção internacional,  defender a reforma do multilateralismo e promover a cooperação em áreas como finanças,  agricultura, saúde e contraterrorismo.
Na economia, os investimentos chineses no Brasil  cresceram bastante na última década sobretudo nos setores de energia elétrica e extração de petróleo  e gás, além de transportes, telecomunicações, serviços financeiros e indústria. Além disso, em 2020, o Brasil se tornou um membro do Banco de Investimento em Infraestrutura  da Ásia, criado pela China para financiar setores produtivos e logísticos em todo o mundo. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009 e, em anos recentes,  foi tanto o maior destino das exportações brasileiras quanto a principal origem  de importações feitas pelo Brasil.
O Brasil é o principal parceiro comercial da  China na América Latina, e a corrente de comércio bilateral tem batido recordes nos últimos  anos com superávit comercial para o Brasil. As exportações brasileiras para a China  estão majoritariamente concentradas em poucas commodities: minério de  ferro, soja e petróleo bruto. Já os bens vendidos pela China para o Brasil  são sobretudo produtos industrializados.
Curtiu o vídeo de hoje? Então compartilhe com alguém que vai gostar de saber mais sobre esse tema  e inscreva-se no canal que semana que vem tem vídeo novo por aqui. Até lá!
Related Videos
Relações entre a China e Taiwan: história e conflito
7:29
Relações entre a China e Taiwan: história ...
Atualizaí! – Política Internacional e Diplomacia
11,679 views
O Incrível Projeto da China para Transformar o Brasil
13:49
O Incrível Projeto da China para Transform...
Urbana
1,243,566 views
Brasil e Rússia: história das relações diplomáticas
7:03
Brasil e Rússia: história das relações dip...
Atualizaí! – Política Internacional e Diplomacia
10,489 views
A questão MAIS DIFÍCIL do CACD 2022
15:22
A questão MAIS DIFÍCIL do CACD 2022
Atualizaí! – Política Internacional e Diplomacia
11,336 views
Nova Rota da Seda: O Brasil deve aderir ao megaprojeto chinês? | CartaExplica
8:03
Nova Rota da Seda: O Brasil deve aderir ao...
CartaCapital
84,307 views
Brasil e Japão: história das relações diplomáticas [RESUMÃO]
6:45
Brasil e Japão: história das relações dipl...
Atualizaí! – Política Internacional e Diplomacia
10,546 views
Com quantos países o Brasil tem relações diplomáticas?
7:37
Com quantos países o Brasil tem relações d...
Atualizaí! – Política Internacional e Diplomacia
13,497 views
Nova Rota da Seda: Brasil ganha ou perde se aderir a plano chinês?
6:45
Nova Rota da Seda: Brasil ganha ou perde s...
BBC News Brasil
487,959 views
50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China: quais são os próximos passos
5:50
50 anos das relações diplomáticas entre Br...
Brasil de Fato
3,072 views
A Rússia não quer só a Ucrânia | Está em várias frentes |
9:46
A Rússia não quer só a Ucrânia | Está em v...
Prof. JeanGrafia | GabaritaGeo |
354,958 views
HOW BRAZIL IS SEEN INTERNATIONALLY- THIAGO DE ARAGÃO
22:52
HOW BRAZIL IS SEEN INTERNATIONALLY- THIAGO...
Thiago de Aragão
147,854 views
A CHINA SE TORNARÁ A MAIOR POTÊNCIA MUNDIAL? | Professor HOC
10:49
A CHINA SE TORNARÁ A MAIOR POTÊNCIA MUNDIA...
Irmãos Dias Podcast
725,072 views
Investimentos chineses no Brasil
18:01
Investimentos chineses no Brasil
Instituto ECOA PUC-Rio
5,011 views
Relações Brasil-Índia em 7 minutos
7:07
Relações Brasil-Índia em 7 minutos
Atualizaí! – Política Internacional e Diplomacia
6,939 views
Como se tornar o Presidente da China? 🇨🇳
10:50
Como se tornar o Presidente da China? 🇨🇳
Plano Piloto
319,966 views
Reforma da Previdência e Trabalhista | Crise no Brasil
41:15
Reforma da Previdência e Trabalhista | Cri...
Se Liga - Enem e Vestibulares
62,391 views
A DEPENDÊNCIA COMERCIAL ENTRE BRASIL E CHINA - THIAGO DE ARAGÃO
16:26
A DEPENDÊNCIA COMERCIAL ENTRE BRASIL E CHI...
Thiago de Aragão
8,257 views
A Nova Corrida Espacial entre EUA E China...
15:31
A Nova Corrida Espacial entre EUA E China...
Elementar
134,499 views
O avanço imparável da China na América Latina
8:04
O avanço imparável da China na América Latina
DW Brasil
216,202 views
COMO A CHINA SE TORNOU UMA POTÊNCIA MUNDIAL?
10:55
COMO A CHINA SE TORNOU UMA POTÊNCIA MUNDIAL?
Politize!
101,605 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com