Introdução à Estética — Apolíneo e dionisíaco em Nietzsche

11.74k views4148 WordsCopy TextShare
Conexão Filosófica
Nesse vídeo desenvolvo uma reflexão sobre a estética na obra de Nietzsche, especialmente no que se r...
Video Transcript:
o Olá eu sou o Marcos Ramon e nesse vídeo vou falar sobre o apolíneo eo dionisíaco em Nite Nite é um filósofo muito importante na história da filosofia Especialmente na filosofia contemporânea Ele viveu no século 19 nasceu em 1844 e morrer 1900 tão especialmente autores artistas e filósofos do século 20 foram muito influenciados pela primeira metade principalmente influenciados pela obra do Need mas ele é um filósofo com uma série de trabalhos importantes mas ao mesmo tempo com trabalhos que são em certa medida nem misteriosos pelo jeito como eu escrevi escrevi ia no formato de aforismos
ele escreve de uma maneira não acadêmica também como uma forma de resistência a esse ambiente acadêmico do qual ele saiu e ele passa depois da não gostar Lembrando que o nicho ele não é filósofo de Formação era filólogo e ele e envolve um trabalho inicialmente de pesquisa sobre a cultura grega antiga que vai desencadear uma série de artigos mas especialmente um livro chamado nascimento da tragédia e esse livro é muito mal recebido pelo meio acadêmico e isso acaba frustrando muito Unity depois enfim Acontece uma série de coisas na biografia dele acho que eu devo ter
alguns podcast que eu falo sobre a biografia bonito eu vou deixar na descrição nesse vídeo caso você queira ouvir para entender um pouco melhor a vida e obra dele acho que é importante no caso de vários filósofos no caso dele mais do que alguns especificamente Porque tem uma conexão muito direta aí entre a vida e a obra Mas acontece uma série de coisas na vida dele ele acaba sendo aposentado digamos assim não cedo e ele passa o resto da vida vivendo com muito pouco dinheiro e alto publicando seus livros que pouquíssimas pessoas Liam mas ele
não deixa de insistir não deixa de publicar e enfim né ele cria uma obra totalmente independente do Meio acadêmico e por isso o meio livre dessa estrutura de escrita ele passa a escrever de maneira muito poética e por isso que tal nas vezes um pouco difícil identificar alguns elementos mas estruturado digamos assim da filosofia dele então onde é que tá a ética onde está a estética Onde tá a lógica então coisas que em outros filósofos você consegue identificar uma obra que trata de um tema em outro de outro no caso do nit tudo tá muito
misturado tudo muito espaço ali então ao mesmo tempo que alguns temas são bem desenvolvidos outros não são desenvolvidos com a mesma com a mesma clareza na verdade a ideia de clareza meio complicada na obra de um único como eu falei é um tipo de texto que todo mundo consegue ler porque é um texto poético mas ao mesmo tempo é um texto difícil de interpretar Mas enfim na obra inicial do nit nos primeiros textos dele onde ele tinha isso essa perspectiva mais acadêmica onde ele vai desenvolver essa tese do apolíneo e dionisíaco e de um gente
tira uma primeira perspectiva estética devendo-se Nobre bonit a estética é uma coisa recorrente na obra dele até porque ele acreditava e os mais elevados eram os valores estéticos então diferente outros autores que vão pensar a ética ou a questão da utilidade ou a religião um gente vai colocar como o valor mais elevado de todos os valor estético então a estética permeia toda a obra dele o tema da arte o tema da reflexão sobre o fazer artístico é algo que aparece invariavelmente durante todos os textos dele todos os livros está em alguma medida presente ali então
mas nessa primeira obra dele o meu nessas primeiras obras dele ele vai trabalhar uma crítica à filosofia tradicional que a filosofia da corrente de Sócrates e Platão que ele acredita que a ponta por um predomínio da Razão do conhecimento lógico científica ele vai dizer que são um problema a gente acabou se afastando da natureza a gente se afastou da gente mesmo que o ser humano ele é um cê junto com a natureza e não é separado da natureza e essa perspectiva Ultra racional que vem com só crescer com Platão criou essa cisão tanto que a
gente fala a gente e a e para natureza da gente tem que se entende como uma outra coisa então eu ver isso como um problema então na antiguidade essa junção do homem com a natureza e dessa percepção do instinto da vitalidade humana como algo que era natural e que era algo a ser celebrado eu isso se perde isso tava representado na atividade por exemplo através dos rituais dionisíacos da dança da embriaguez estava presente lá e ele via na tragédia grega a síntese da vitalidade e ao mesmo tempo da contradição da vida humana era o embate
entre a vida o destino que estava presente ali então era uma forma que aquela cultura específica conseguiu para descrever esse elemento do que a própria vida é você já vida é esse embate dentro da natureza do contato do ser humano com ele mesmo com a contradição dos sentimentos dos valores das vantagens é tudo isso mais um mundo que preza pela racionalidade não suporta tragédia nós passa a querer encontrar um caminho único de e de forma de viver de forma de se pensar e isso vai criando na visão do Ritmo prejuízo para a condição humana Como
tudo tem que pensar a simbologia e do dionisíaco né Vai trabalhar a figura do Deus A então Dionísio ele não habita ou Limpo ele tá na natureza ele é um Deus que ele acaba sendo digamos assim desgarrado dos outros deuses do Olimpo A História de Dionísio a curiosa Justamente por isso porque ele acaba não sendo aceito como um outro Deus igual aos outros não limpo pela origem dele ele é Filho de Zeus uma mulher mortal chamada semeler e ver se apaixona por essa mulher se é duas ela como ele fazia várias vezes só que Jesus
era casado com uma deusa chamada era era fica com ciúmes decide se vingar de Zeus mas decide se vingar por meio da amante né Por mim do amante ligando assim então ela parece era assumir uma forma humana aparece para ser Miller E cria nela o desejo dela ver seus como ele é é importante dizer que no contexto da mitologia grega eles acreditavam que os deuses quando iam aparecer para os humanos eles tinha que assumir uma forma humana porque a visão de um Deus é uma visão insuportável por um ser humano é uma coisa que a
gente não consegue entender então um deles não podia se mostrar como eles Realmente são Mas então era sabendo que podia dar errado queria nascer melhor o desejo dela ver o amante como ele realmente é dela vezes como ele realmente é e ela implora Zeus que ele se mostra como ele realmente é e ele acaba caindo no erro de fazer isso e ele mostra a forma Divina dele para ela quando ele aparece para ela aquela visão era tão ela é tão fora da na própria natureza e fora de tudo aquilo que é suportável para o ser
humano que o corpo dela entre combustão começa a pegar fogo e aí ela começa a própria mente a morrer ali só que ela tava grávida e aí os seus consegue tirar ele corta a barriga dela tira criança da barriga a gestação não tava completa ainda e faz um corte na coxa dele na perna dele e ele costura a criança lá dentro da perna dele e essa criança termina de ser gerada na coxa de Zeus e essa criança justamente o Dionísio tem um Dionísio nasce dessa forma e por isso ele é um Deus do olimpo é
considerado um Deus com outros Deuses porque ele foi gerado no corpo de um Deus no caso do próprio Zeus né mas ao mesmo tempo ele é negado pelos outros por essa condição né tenho firma uma mãe que mortal então ele acaba vivendo acaba escolinha do viver entre os humanos então Dionísio é um Deus que vive na natureza que não fica com os outros deuses e ele vive na natureza atravessa meio desse elemento distintivo na de brutalidade de violência que ela incorpora junto com as ideias da alegria de viver então ele tem uma coisa ali da
própria humanidade diferente de boa parte dos outros Deus Dionísio então ele é o Deus do vinho é o Deus da sensualidade ele representa aquilo que é mais primário que não quer mais essencial na nossa existência daí uma coisa que aparece o primeiro livro da Unity que a verdade do cileno cileno era um Sátiro que acompanhava o Dionísio e um dia alguém conhece ele e fica perguntando para ele o que que é o melhor para o ser humano qual o destino do ser humano que o ser humano deve fazer e ele nunca quer responder até que
essa pessoa insiste insiste Insiste e o silêncio responde ele disse que o melhor para o ser humano ela não tem nascido era não ser era ser nada mas já que o ser humano existe a melhor coisa então é morrer logo porque a vida lá cheia de Sofrimento ela vida cheia de dor Então essa verdade lucileno quer colocada que o MIT coloca na como um elemento da condição natural do homem como a condição de Sofrimento pode gerar desespero e pode gerar uma forma de alguma maneira se desencantar com a própria vida ou por outro lado pode
gerar no ser humano um apego a existência por entender que isso é a vida é isso eu tenho que viver com intensidade eu tenho que viver da melhor forma que eu puder então a perspectiva de um dizer que a representa e por conta dessa história é contada do site aluna do cinema por outro lado Apolo ele representa a ordem a razão ele representa a civilização de representa essa estrutura de racionalidade de lógica que eu comentei que o Platão critica e que está presente dentro da filosofia platônica e que a filosofia digamos assim que vai prevalecer
Então essa perspectiva a poética da antiguidade do rito né do conhecimento que ele é puro que ele vem da música ele vem da poesia e vem da dança Lembrando que o MIT encarava ele entende a tragédia porque para gente sobrou o texto a gente tem uns textos das tragédias gregas a gente considera a tragédia grega como um teatro da maneira como a gente entende hoje só que a gente vai dizer que não era bem isso não tem a prestação dele a tragédia grega é essencialmente era música e dança só que a gente perdeu a música
Eu Vou te perdeu a dança não existe uma anotação na época então a cultura grega tinha uma música a gente conhece o instrumento em escalos noite não sabe exatamente como é que era a música que a gente uma forma de escrever música e ao mesmo tempo a gente não sabe como era as coreografias e se chama forma de escrever essas coreografias não sabe como é que era dança deles então sobrou o texto para gente Então imagina que assim somente era o modelo de teatro semelhante ao nosso masonite ele entende pela pesquisa dele como o filólogo
que na verdade a tragédia grega era música e dança essencialmente música e dança e que ela tinha um poder muito mais ritual do que algo próximo com teatro moderno porque o teatro moderno tem um caráter de entretenimento e você apresentar aquela peça de teatro para um público que vai se entreter com aquilo e ele encara a tragédia grega muito mais que uma perspectiva ritualística é um meio de conexão junto daquelas pessoas é o próximo também do que o próprio Aristóteles fala na poética então a ideia da Catarse está presente nesse elemento ou seja vislumbrar o
sofrimento naquela tragédia é uma maneira também dispor Gal sofrimento de si mesmo então esse elemento do dionisíaco tá muito presente é mas a filosofia ela vai gerando outro caminho que esse caminho da ordem daí essa ideia de dionisíaco e apolíneo a questão ponit é importante dizer isso também não é negar o apolíneo e prevalecer sal dionisíaco mas é procurar um equilíbrio ou seja sente vive só no a Paulínia o só na razão a gente acaba tendo um problema que a gente tem hoje o nosso mundo ele é extremamente apolíneo ele é extremamente baseado na ordem
na lei na regra por outro lado se não tivesse um mundo totalmente do músico ele seria ruim também porque a gente estaria no mesmo nível dos outros animais mesmo nível de brutalidade de ser Deus Enfim tudo da maneira como eles aparecem então é importante o equilíbrio o dionisíaco e o a Paulinha eles se complementam o problema que a gente tem um deles prevalecendo e a gente tem um deles prevalecendo a muito tempo a noção de pecado por exemplo dentro do cristianismo pronit representa isso a própria filosofia ela representa o predomínio da Poli no da racionalidade
da cidade de equilíbrio por isso que ele vai Olá tudo que é um retrocesso que o pensamento antes da filosofia era livre EA filosofia meio que aprisiona o pensamento então toda a filosofia do nit é uma Filosofia de libertação de grande assim desse mecanismo de controle o apolíneo e dionisíaco eles podiam se contrabalancear de uma maneira dialética cada um deles funcionava E como um elemento importante e a escolha um dos lados geram desequilíbrio por isso que não é bom fazer isso ausência do Dionísio que é o que a gente vive hoje nesse mundo apolino que
a gente tá gera repressão do desejo repressão do corpo repressão da afirmação da vida das pessoas passam entender tudo como pecado tudo como um problema tudo como uma forma de negar a si mesmo e o sofrimento ele deixa de ser é significado porque essa ideia de falava sofrimento existe ele é inevitável Como comentei antes na interpretação do Mit o cristianismo é um reforço do apolíneo é um tipo de incentivo para uma cultura que ele considera que a decadente Por que predomina nela uma força hertz a negar a condição natural da vida que a busca pelo
prazer por exemplo quando o prazer se torna sinônimo de algo que é demoníaco que é estranho a gente que Deve nos levar para um campo de de controle em que você não pode fazer as coisas que você tem vontade que você tem desejo que você o quando o corpo se torna o símbolo disso e é importante lembrar que ele tá falando de um cristianismo que já é também diferente do nosso você pode imaginar hoje as pessoas que vão na igreja cantar e dançar e se divertir sorrir isso é uma coisa que o lixo por exemplo
não conhecia no século 19 a ideia de igreja em dar uma ideia de igreja em que você ia para martirizar-se para reconhecer o pecado então o espaço do sorriso da Alegria da vitalidade da vida mesmo né nesse sentido mais amplo não encontrava Eco dentro da Perspectiva da Igreja Cristã então ele tá criticando também o cristianismo que é um pouco diferente do nosso certamente mais o cristianismo de hoje ainda tem esses elementos que ele coloca que é essa ideia de uma for o que considera o elemento da condição natural do homem do ser humano como uma
condição problemática então para ele a ideia que o a moralidade como um todo ela representa esse problema de um controle do outro a então isso quer dizer que a gente vai viver sem lei Sem Regras Não mas ele quer colocar a ideia de que essas regras essas leis precisam ser decididas é preciso ser discutidas dentro de cada comunidade e o que a gente tem hoje em dia em diferentes contextos diferentes na própria religião na educação na política enfim são Centro de Controle em que alguém ou um grupo pequeno tenta determinar o que todo mundo tem
que fazer como todo mundo tem que agir como todo mundo tem que ser do que todas as pessoas tem que gostar Então esse é o problema para ele não é que não tem que ter regra é óbvio que tem que ter regra Mas quem decide essa regra cada comunidade deveria ter a possibilidade de fazer isso mas no mundo que a gente tem uma perspectiva Global você procura em por uma visão de mundo para todo mundo e e seria é sensualmente problema o que utiliza uma metáfora bonita que vai aparecer nos últimos textos dele que a
ideia das metamorfoses necessárias à Vida ele fala que a primeira metade uma foto que a gente passa é o Camilo que aumento de referência à tradição e é representada aqui pela infância ante a criança a gente tem que obedecer os mais velhos né os pais a escola enfim as coisas a gente tem que obedecer a tradição seguir as normas a segunda metamorfose é o leão que é o momento da fragmentação da fé que é o que ele chama de espírito livre Não nilismo como você passa a acreditar de tudo a nossa chá que as coisas
têm o sentido que não existe motivo para as coisas e pode ser representada aqui pela adolescência pela início da fase da vida adulta que quando você passa a questionar de maneira muito intensa as coisas e Por que que as coisas são do jeito que são enfim ter esse momento de revolta contra a tradição contra aquilo que está estabelecido E aí tem uma última etapa que a etapa da criança que ao momento da afirmação da vida da vontade de potência é curioso isso porque era só se ele falou e diz que a criança época em que
a gente a criança é a fase do camelo como é que a última etapa é a criança ele vai ser o seguinte que quando a gente a criança de idade que a gente tem idade de ser criança a gente só pode obedecer a gente não tem a opção de fazer outra coisa mas depois que a gente passa dessa fase do Camilo depois que te passa por essa revolta de querer negar tudo a gente pode finalmente adquire autonomia para ser criança não mais de idade mas de viver esse ímpeto da criança de olhar para a vida
de maneira positiva de querer viver a vida com o máximo que ela tem a gente só consegue fazer isso com a gente já tá adulto porque a gente tem agora tu não me de poder fazer isso a gente pode resgatar a essência Nossa de quando a gente era criança e a gente queria fazer isso não podia só que boa parte das pessoas não conseguem escapar do leão para criança ela sai do leão e elas voltam para o camelo Você já pensou se tornam adultos que simplesmente obedecem o governo obedecem as leis seguem as normas fazem
tudo que tem que fazer e vivem à Vida eu sei lá para pagar conta para se organizar as coisas para ser um cidadão que obedece tudo aquilo que tem que ser feito e nunca vai para esse ponto de você se entregar para viver de maneira de fato autêntica né que seria o ponto do que ele acredita que seria de fato significativo E aí para terminar tem dois conceitos que eu acho que são importantes que resumem talvez essa perspectiva ética e estética em conjunto aí da filosofia da Unity que são noção do Eterno Retorno e do
amor Fati O Eterno Retorno uma metáfora que ele vai utilizar para imaginar o seguinte imagina que um dia você descobre que a vida que você tem do jeito que ela é você tem que vir ver ela de novo igualzinho exatamente do jeito que ela é tudo que você já fez até hoje você vai ter que fazer de novo ela tem que viver de novo essa vida da mesma forma como é que você se sentiria e a gente faz assim que é bem provável que a maior parte das pessoas sinta isso com uma punição como algo
terrível como um problema não não quero viver essa vida de novo essa vida ela é problemática é ruim ela tem muito sofrimento não e essa vida de novo e ele vai dizer o seguinte se o seu pensamento foi esse Então tem alguma coisa errada com o jeito como você viu sua vida você tem que viver a sua vida de tal forma que você se tivesse lembra É só uma metáfora né se você tivesse que viver ela mais uma vez você não teria receio disso tem que acontecer você já Viva sua vida da melhor forma que
você puder porque primeiro ela é a única que você tem Então viva sua vida da melhor forma que você puder para você ter orgulho daquele que você é daquele que você tem essencialmente o início acreditava eles têm só uma vida mas independentemente disso a gente tem uma vida ou não de ter mais depois o fato é que a gente está vivo agora então por que não viver bem então essa esse teste de vendas indo até no retorno é uma medida para você tentar entender como você tá vivendo a própria vida então a gente pode usar
essa metáfora para o dia né Se eu tivesse que reviver esse dia de hoje eu gostaria de viver esse dia de hoje mais uma vez se é uma resposta é não é porque eu tô vivendo esse dia errado eu tenho que fazer outra coisa tem que ver de uma outra forma o centro do conceito que é o amor Fati amor Fati significa amar o destino amar a sua vida isso não quer dizer se resignar diante das coisas que acontecem entende como eu já falei que a vida sofrimento ele pega isso da filosofia de schopenhauer eu
comentei no outro vídeo que ele é muito influenciado inicialmente pelo shopping aula só que o schopenhauer proponho uma negação da vontade uma negação da vida e ele ver a arte ou no caso do shopping Hauer ele ver a arte como uma forma de sublimação como uma forma de esquecer dos problemas para você meio que se desligar de tudo e tem um momento de paz da Paz igualmente da vontade já Unity ele pensa o contrário ele acha que a arte tem que ser uma potência para vida então gente tem que amar o destino a gente tem
que amar a vida que a gente tem mais uma vez não significa se resignar isso não significa aceitar as coisas do jeito que elas são Mas significa entender que a vida que você tem é a melhor vida que você pode ter cê não pode ter outra a gente passa boa parte do nosso tempo sonhando com uma vida que não é Nossa olhando o texto uma celebridade é uma pessoa que tem coisa que você não tem ir sonhando né como seria bom se eu tivesse aquilo esse deixa de dar atenção para sua própria vida então a
ideia da Unity é transforme a sua vida e uma obra de arte Viva sua vida como se ela fosse arte e transforme a sua existência em algo que vale a pena ou seja ame o seu destino Ame a vida que você tem faça dela o melhor que você puder E aí ele resume a ideia do que é arte para ele a arte a boa arte é a arte que nos incentiva para esse caminho não é a arte que nega a vida mas é arte que nos impulsiona para vida que nos impulsiona para novas experiências essa
ideia do que a gente pensa do que a arte pode fazer de como a arte pode contribuir com a existência e é justamente por isso que eles se tornam autor extremamente influente no início século 20 e nos movimentos de Vanguarda por exemplo Unity Store no autor muito relevante Pool as pessoas entenderem naquele momento de transformações constantes que era necessário não CD Tanto aquilo que estava estabelecido e procurar um caminho a entender e compreender a realidade E aí Tá bem obrigado por me acompanharem mais esse vídeo Espero que você tenha gostado da discussão que eu trouxe
aqui se você gosta do vídeo peço para você compartilhar com outras pessoas se não se inscreveu no canal se inscrever também porque ajuda muito e é isso obrigado pela sua audiência até a próxima tchau tchau E aí [Música] E aí E aí E aí E aí
Related Videos
Introdução à Estética — O papel político da dança
6:02
Introdução à Estética — O papel político d...
Conexão Filosófica
991 views
Introdução à Estética – Schopenhauer e a arte como sublimação
17:51
Introdução à Estética – Schopenhauer e a a...
Conexão Filosófica
7,595 views
O Nascimento da Tragédia: da superação dos opostos à filosofia dos antagonismos
1:18:53
O Nascimento da Tragédia: da superação dos...
Scarlett Marton
5,468 views
Introdução à Estética – Walter Benjamin e a reprodutibilidade técnica
17:33
Introdução à Estética – Walter Benjamin e ...
Conexão Filosófica
9,113 views
DIONISÍACO (e Apolíneo) em Nietzsche | Vocabulário Nietzschiano | D
18:12
DIONISÍACO (e Apolíneo) em Nietzsche | Voc...
Filosofares - Bruno Neppo
13,455 views
Tópicos Nietzschianos (com Scarlett Marton)
1:11:06
Tópicos Nietzschianos (com Scarlett Marton)
Café Com Nietzsche
114,123 views
How THIS Scene Became a Modern Masterpiece
27:23
How THIS Scene Became a Modern Masterpiece
Lancelloti
2,838,840 views
Niilismos: a marca do nosso tempo
1:24:17
Niilismos: a marca do nosso tempo
Scarlett Marton
12,250 views
Nietzsche’s Genius Philosophy - Thus Spoke Zarathustra
38:14
Nietzsche’s Genius Philosophy - Thus Spoke...
Fiction Beast
210,561 views
A ideia do DIONISÍACO de NIETZSCHE
7:18
A ideia do DIONISÍACO de NIETZSCHE
Alimente o Cérebro
6,465 views
Como a Solidão Promove a Grandeza ? Nietzsche
14:44
Como a Solidão Promove a Grandeza ? Nietzsche
A Psique
260,758 views
Friedrich Nietzsche: O Nascimento da Tragédia
17:05
Friedrich Nietzsche: O Nascimento da Tragédia
Matheus Benites
24,667 views
7 Curiosidades do Estranho Nietzsche (Parece Loucura) | Filosofia
12:53
7 Curiosidades do Estranho Nietzsche (Pare...
SUPERLEITURAS
73,263 views
Introdução à Estética – A libertação da mímese (Aristóteles e a tragédia)
27:59
Introdução à Estética – A libertação da mí...
Conexão Filosófica
6,641 views
Why You Should Seek Power, Not Happiness - Nietzsche's Guide to Greatness
12:11
Why You Should Seek Power, Not Happiness -...
Academy of Ideas
1,920,744 views
O EQUILIBRIO ENTRE DIONÍSIO E APOLO SEGUNDO NIETZSCHE | Paulo Niccoli Ramirez
10:57
O EQUILIBRIO ENTRE DIONÍSIO E APOLO SEGUND...
Casa do Saber
18,677 views
Apolíneo e dionisíaco em Nietzsche | Conceitos Filosóficos
7:39
Apolíneo e dionisíaco em Nietzsche | Conce...
Matheus Benites
3,473 views
Marcus Aurelius: The Man Who Solved the Universe
14:11
Marcus Aurelius: The Man Who Solved the Un...
Horses
8,884,986 views
"O sentido do Trágico: Nietzsche hoje" com Prof. Oswaldo Giacóia
1:49:35
"O sentido do Trágico: Nietzsche hoje" com...
CAFIL Centro Acadêmico da Filosofia - IFCH/UNICAMP
26,110 views
Heidegger e a origem da obra de arte
9:56
Heidegger e a origem da obra de arte
Conexão Filosófica
7,097 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com