DIAS DIFÍCEIS NA VIDA DO CRENTE | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP

34.49k views4208 WordsCopy TextShare
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
Em mais uma impactante pregação expositiva na Igreja Presbiteriana de Pinheiros, o Reverendo Hernand...
Video Transcript:
você para abrir então sua Bíblia comigo, por favor, no livro de Gênesis, capítulo 50. Gênesis, capítulo 50. Nós leremos todo este capítulo.
Gênesis 50, versos 1 a 26. Então José se lançou sobre o rosto de seu pai e chorou sobre ele e o beijou. Ordenou José, seus servos, aos que eram médicos, que embalsamassem a seu pai, e os médicos embalsamaram a Israel, gastando nisso 40 dias, pois assim se cumprem os dias do embalsamamento.
E os egípcios o choraram 70 dias. Passados os dias de o chorarem, falou José à casa de Faraó: "Se agora achei mercante vós, rogo-vos que faleis aos ouvidos de faraó, dizendo: "Meu pai me fez jurar, declarando: Eis que eu morro no meu sepulco, cria abri para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, deixe de subir e sepultar meu pai, depois voltarei.
Respondeu faraó: "Sobe e sepulta o teu pai, como ele te fez jurar". José subiu para sepultar o seu pai, e subiram com ele todos os oficiais de faraó, os principais da sua casa, e todos os principais da terra do Egito, como também toda a casa de José e seus irmãos e a casa de seu pai. Somente deixaram na terra de gozem as crianças, os rebanhos e o gato.
E subiram também com ele tantos, tanto carros como cavaleiros. E o cortejo foi grandíssimo. Chegando, pois à eira de Atad, que está além do Jordão, fizeram ali grande e intensa lamentação.
E José pranteou o seu pai durante sete dias. Tendo visto os moradores da terra, os cananeus, o luto na eira de Atade, disseram: "Grande pranto é este dos egípcios! " E por isso se chamou aquele lugar de Abel Israim, está além do Jordão.
Fizeram-lhe seus filhos como lhes havia ordenado. Levaram-no para a terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Macpela que Abraão comprara com o campo por posse de sepultura a Efron Eu fronteiro Amry. Depois disso, voltou José para o Egito.
Ele, seus irmãos e todos os que com ele subiram a sepultar seu pai. Vendo os irmãos de José e seu pai já era morto, disseram: "É o caso de José nos perseguir e nos retribuir certamente o mal todo que lhe fizemos". Portanto, mandaram dizer a José: "Teu pai ordenou antes de sua morte, dizendo: "Assim direis a José: Perdoa, pois a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal.
Agora, pois, te rogamos que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. José chorou enquanto lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: "Eis-os aqui por teus servos".
Respondeu-lhe José: "Não temais. Acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem para fazer como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.
Não temais, pois eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim os consolou e lhes falou ao coração. José habitou no Egito, ele à casa de seu pai, e viveu 110 anos.
Viu José, os filhos de Efraim, até a terceira geração. Também os filhos de Maquir, filho de Manassés, os quais José tomouos, tomou sobre si ou sobre seus joelhos. Disse José a seus irmãos: "Eu morro, porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
" Fez José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: "Certamente Deus vos visitará e fareis transportar os meus ossos daqui. " Morreu José da idade de 110 anos. Embalsamaram-no e o puseram num caixão no Egito.
Eu quero conversar com vocês hoje nesta manhã sobre o tema luto, graça e glória. O livro de Gênesis começa com a criação do universo e termina com um caixão no Egito. O texto lido termina com dois funerais, o funeral de Jacó e o funeral de José.
O funeral de Jacó foi como o funeral de um grande estadista, com um cortejo fúnebre, com grande pompa, com muita riqueza, com muita ostentação até do Egito a Canaã. um percurso de mais de 400 km com carros, carruagens, os principais oficiais do Egito, os nobres do Egito e toda a família que acompanhou aquele féro. Porém, o cortejo fúnebre de José não aconteceu.
Ele morreu, foi embalsamado e o guardaram num caixão. Esse texto, portanto, trata desses três assuntos: luto, graça e glória. luto por Jacó, graça aos filhos de Jacó e glória com a suprema aspiração da família de Jacó.
Esse texto, meus irmãos, ensejan-nos algumas lições que passo a considerar com vocês. Primeiro deles, tempo de chorar. Versos 1 a 14.
Chamo a atenção de vocês que no capítulo 39, 49 verso 33 fala da morte de Jacó. Tendo Jacó acabado de dar determinações a seus filhos, recolheu os pés na cama e expirou e foi reunido a seu povo. E o capítulo 50 abre com o choro de José.
Não consta aqui que os irmãos de José tivessem chorado pela morte de Jacó. É bem provável que tenham. Mas quis Moisés destacar o amor de José pelo seu pai.
E tá escrito então no verso primeiro. Então José se lançou sobre o rosto de seu pai e chorou sobre ele e o beijou. Eu fico impressionado com isto porque esta é a sexta vez que nós vemos chorando aqui em Gênesis.
E ele vai chorar mais duas vezes. Ele vai chorar lá na eira de Atade. Ah, quando houve aquele momento mais íntimo com a família antes do sepultamento do pai.
E ele vai chorar quando os seus irmãos, depois de 17 anos ainda não tinham tomado posse do perdão que ele tinha demonstrado a eles. Digno de nota é o fato que funeral não é festa. Funeral é lugar de choro.
Mesmo gente crente chora no funeral. Não é hora de celebração, nem de alegria. É hora de lágrima, não de desespero.
Não, nós não choramos de desespero, mas choramos sim. Choramos de saudade, choramos de amor, choramos por esta breve separação. Segundo lugar, vejam vocês o embalsamamento de Jacó nos versos 2 e 3.
E é curioso que ah José dá ordens aos médicos e a primeira vez que a palavra médicos aparece na Bíblia é aqui. E o Egito tinha uma arte ou uma perícia, uma ciência muito refinada na área de embalsamamento. Tanto é, você visita até hoje as pirâmides do Egito, onde os faraós eram embalsamados e colocados ali naquele túmulo tão pomposo.
E então eles dedicam 40 dias nesse processo do embalsamamento eh de Jacó. E diz a escritura que o seu funeral, ou melhor, os egípcios choraram por ele, no versículo 3, 70 dias. Os egípcios não eram o seu povo, mas Jacó foi recebido no Egito como uma grande autoridade.
Ele abençoa o próprio faraó e quem abençoa é maior que o abençoado. Então essa era a perspectiva e os egípcios choram por ele ah durante 70 dias. Terceiro lugar, a permissão de faraó para subir a Canaã.
Versículos 4 a 6. Talvez você questione, mas por que que o José, que era primeiro ministro do faraó, era governador do Egito, não vai a faraó e pede para que faraó lhe dê essa oportunidade? Porque dentro da cultura da época, José estava de luto e em luto não se visitava o rei.
Então, cumprindo a os protocolos da cultura do Egito, o José não vai diretamente ao faraó, mas manda os seus emissários. E faraó então determina que ele cumpra o que tinha prometido ao seu pai. Seu pai havia dito: "Olha, quando eu morrer, não me sepultem aqui, me sepultem lá em Canaã.
E José e os seus irmãos juraram isso. E agora Faraó está dando esta licença para José fazer isso. E ao mesmo tempo, organizando uma comitiva de honra, formado dos altos funcionários da corte, uma grande escolta militar, o cortejo fúnebre vai ter as pompas de um ministro de estado.
E eu chamo a sua atenção pro fato descrito aí, por gentileza. Ah, veja comigo no versículo 7. José subiu para sepultar o seu pai e subiram com ele todos os oficiais de faraó, os principais da sua casa, todos os principais da terra do Egito, como também toda a casa de José, seus irmãos, a casa de seu pai.
Somente deixaram para terra, para trás, na terra de cosa, as crianças, os rebanhos e o gado. E o versículo 9 vai dizer que o cortejo foi grandíssimo, pompa enorme no funeral ah de Jacó. Então, esse cortejo tem toda essa pompa.
E peço peço que vocês observem um detalhe, essa essa essa comitiva toda com carros, com carruagens, com oficiais, com nobres, com família, não é da casa até o cemitério próximo, não. São 400 km atravessando o deserto, deserto do Sinai, mergulhando no deserto do Sahara para chegar à terra prometida. Então eles passam pelo Saara, passam pelo deserto do Sinai até chegar a Canaã para fazerem o sepultamento ah de Jacó.
Agora notem vocês a lamentação nos versos 10 e 11. Chegando pois à eira de Atade, está além do Jordão, fizeram ali grande, intensa lamentação. Eu chamo a sua atenção pro fato que ali aconteceu de fato o velório dele.
Foi ali na feira de Hadad que aconteceu o velório e José planteou o seu pai mais sete dias. Nós não temos tanta lamentação assim nos nossos funerais hoje. Você tá percebendo, né?
Lá no Egito choraram por eles 70 dias. Depois tem um cortejo que vai demorar alguns dias. Depois chegam neste local mais sete dias de pranto e de lamento.
A ponto de no verso 11 os moradores da terra, os cananeus olharem, verem, escutarem aquele alarido todo e mudaram o nome do local. Tamanha foi a lamentação ah no sepultamento ah de Jacó. Mas os versos 12 e 13, notem vocês que o sepultamento na caverna de Maquipela vai acontecer dentro dos limites mais restritos da família.
Fizeram-lhe seus filhos, como lhes havia ordenado. Verso 12, verso 13. Levaram-no a terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Maquela, que Abraão comprara com o campo propósito de sepultura Efron, o eteu, fronteira Mauri.
Então ele morre, ele é embalsamado, os egípcios choram por ele 70 dias, ao grande cortejo, há ali o momento do choro tão elevado e ali restritamente a família o seu sepultamento. Não há na Bíblia nenhuma cerimônia, nenhum funeral com tanta pompa quanto o funeral de Jacó, o patriarca, o pai das 12 tribos. Segundo ponto que eu quero chamar a atenção dos irmãos é tempo de parar de chorar.
Olha comigo o versículo 14 agora. Depois disso, voltou José para o Egito. Ele, seus irmãos e todos os que com ele subiram a sepultar o seu pai.
Vamos olhar um pouquinho aqui, irmãos. Isso é tão importante. Quando um crente morre, é hora de choro mesmo.
Não é hora de celebração, é hora de choro. Mas o luto tem tempo para começar e para encerrar. Há muitos que não conseguem terminar o luto.
Há muitos que na hora não conseguem chorar e depois trancam o choro e começa a vazar por dentro. Notem vocês que a Bíblia diz que tem tempo de chorar e tempo de parar de chorar. E quando eles fizeram toda essa cerimônia, eles retornam pro Egito.
Diz o texto: "Voltou José pro Egito, ele e os seus irmãos e todos com ele estavam". Então, o que texto está querendo dizer? Tem hora do choro e tem hora de voltar à vida, voltar à rotina, voltar ao trabalho, voltar às atividades.
Eu preciso enfatizar isso. A melhor maneira de você honrar a memória de quem morreu é depois de chorar o luto, voltar à vida e cuidar dos que estão vivos. Você não pode se enterrar com os mortos emocionalmente, espiritualmente.
É isso que José está nos ensinando aqui. Terceira lição do texto, é tempo de parar de se culpar. Versos 15 a 21.
Por favor, olhem vocês que quando eles retornam, os irmãos de José ficam completamente alarmados pensando. O José só nos tratou bem enquanto papai estava vivo. Agora que o papai morreu, nós não temos mais um intercessor.
Nós não temos mais um protetor. E José é o governador dessa terra. E ele vai nos punir o mal que fizemos a ele.
Eles não tiveram coragem de ir a José. Mandaram emissários dizendo: "Olha, o papai antes de morrer, nos mandou que você perdoasse a nós o mal que nós te fizemos". E diz a Bíblia que o José ao escutar esses emissários chora muito.
Por quê? Por quê? Porque tinha 17 anos.
Lembrem isso. O Jacó foi pro Egito com 130 anos. O Jacó morreu com 147 anos.
Esses irmãos já estão debaixo do cuidado de José há 17 anos. José deu a eles a melhor terra, a terra de Gosen. José o sustentou.
José arranjou trabalho para eles, para cuidar dos rebanhos do faraó. José tinha demonstrado durante 17 anos o seu amor aos seus irmãos. E eles ainda estão com a consciência atormentada pela culpa.
Quantas vezes, meus irmãos, nós somos do mesmo jeito. A gente não consegue sepultar o passado no passado. Era necessário arranjar um outro caixão no Egito, um caixão para sepultar os problemas mal resolvidos dos irmãos de José.
Quanto crente que ainda hoje vive atormentado, achicoteado pela culpa, erros do passado, pecados do passado, que Deus já perdoou, que o sangue de Jesus já lavou e a pessoa ainda está atormentando a si mesma. Tome posse do perdão, tome posse da graça, liberte-se dessas amarras. Se Deus já lançou os seus pecados nas profundezas do mar, se Deus já lançou seus pecados para trás das suas costas, se Deus já lançou seus pecados nas profundezas do mar, não os traga mais de volta para chicotear sua consciência e a sua alma.
Liberte-se disso. Tome posse do perdão. É tempo de parar, de se culpar, irmãos.
A culpa é atormentadora. É um carrasco da consciência. Agora vejam vocês que nos versos 16 e 17 eles estão pedindo formalmente o perdão.
Aí vem o choro da tristeza. No versículo 17b. José chorou enquanto lhe falavam.
E o José está chorando. É porque os irmãos viveram 17 anos, parece que não acreditando no amor de José, no cuidado de José. Quantas vezes nós também vivemos atormentados quando Deus já nos deu prova do seu amor por nós.
Mas vejam vocês o verso 18 comigo, porque no verso 18 os irmãos de José chegam para ele, agora eles mesmo vão se oferecendo como escravos. Depois vieram também os seus irmãos, prostraram-se diante de José e disseram: "Eis-os aqui por teus servos". Não, eles não são servos, eles são irmãos.
Eles já receberam herança, eles já estão sendo cuidados, protegidos. Irmãos, quantas vezes o nosso problema não é a circunstância, é o sentimento. Lembra lá do salmo que o pastor leu hoje?
Salmo 116, quando chega no verso 7, ele diz assim: "Volta minha alma ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo. Tem hora que você está desassossegado, tem hora que você está atormentado, tem hora que você está vivendo debaixo do chicote da culpa, tem hora que você está sendo vergastado pela pelo pelo chicote das acusações que perturbam sua alma. " E Deus: "Meu filho, para quê?
Eu já demonstrei minha graça a você. Eu já perdoei você. Eu já limpei você com o sangue do meu filho.
Você não tem mais culpa. Você já está justificado. Para que que você está se atormentando de novo?
Por que que você quer se colocar debaixo do julgo de novo? Eu não chamo você mais de escravo, nem de servo. Eu chamo você de amigo.
Louvado seja Deus, irmãos, porque nós encontramos aqui a graça consoladora nos versos 19 e 21. Eu peço que você leia comigo em voz alta os versos 19 a 21. Vamos juntos.
Respondeu-lhes José: "Não temais. Acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade intentaste o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem para fazer, como vedes agora, se conserve muita gente em vida.
Não temais, pois, eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim os consolou e lhes falou ao coração. Primeira coisa que eu destaco aqui, irmãos, é que o amor lança fora o medo.
Não tem mais. Não tem mais. Segundo, a vingança é uma usurpação da autoridade divina.
Não estou no lugar de Deus. Cuidado para você não ficar no lugar de Deus, sabia? Não deu troco não.
Não revide não. Se alguém fez o mal a você, ore por ele. Perdoe a ele, abençoe a ele.
Não tente pagar o mal com o mal, porque essa não é a sua missão. Vingança é atribuição de Deus. José entendeu isso?
Terceiro, Deus transforma o supremo mal em supremo bem. Entenda isso. Quem governa a sua vida é Deus.
Quem está no trono é Deus. Mesmo que as pessoas entendem o mal contra você, Deus é poderoso para reverter isso e transformar esse mal em bem paraa sua vida e até para quem fez o mal para você. Deus é soberano.
Quarto lugar, o amor sempre excede. Versículo 21 A diz: "Não temais, pois eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. " Olha aí, os irmãos fizeram mal para ele.
Ele abençoou os irmãos e abençoou os filhos dos irmãos. É graça sobre graça. Louvado seja Deus.
O amor perdoador é o amor que traz verdadeiro consolo. O verso 21 B diz que assim os consolou e lhes falou ao coração. Bom, mas vamos à quinta verdade desse texto.
É tempo de celebrar a família. Versículos 22 e 23, meus irmãos, trata da família de José. Olha comigo.
Habitou José no Egito. Ele à casa de seu pai viveu 110 anos. Viu José os filhos de Efraim até a terceira geração.
E viu também os filhos de Maquir, filho de Manassés, os quais José tomou sobre os seus joelhos. Pergunta para vocês para melhorar o entendimento. Quantos anos tinha José quando ele levou sua família pro Egito?
Ele tinha 39 anos. Ele tinha 17 quando foi, passaram-se 22 anos. Então, 17 com 22, 39.
Seu pai conviveu com eles mais 17 anos. Quantos anos tinha José quando o pai dele morreu? 56 anos.
Se ele morreu com 110, quantos anos mais o José viveu depois de ter sepultado seu pai? 54 anos. Então, preste atenção que depois que o Jacó morreu, o José ainda viveu quase a a metade do tempo que já tinha vivido até então.
Tempo suficiente para ele ver seus netos e seus bisnetos. Tá celebrando a vida, tá celebrando a família. A Bíblia não dá mais destaque ao seu reinado, ao seu governo, as suas façanhas, as suas obras, as suas intervenções no grande império egípcio.
Dá destaque à sua família. Sabe por quê? Família importa.
Família é importante. Família está no centro da agenda de Deus. Família está no centro da agenda da igreja.
É hora de celebrar a família. É hora de curtir os filhos. É hora de curtir os netos.
É hora de curtir os bisnetos. Porque Deus se importa com família. Mas ainda, irmãos, notem comigo.
Quinto lugar, tempo de morrer. Veja, por favor, o versículo 24. Disse José a seus irmãos: "Eu morro".
Quero destacar o fato, meus amados irmãos, de que eh a idade depois do dilúvio foi encurtando, né? Se você percebeu, Abraão viveu 175 anos, o Isaque viveu 180 anos, o Jacó viveu 147 anos, o José viveu 110 anos. Parece que vai diminuindo, vai diminuindo, mas a morte chega e chega para todos.
Chega pro pobre, chega pro rico, chega pro camarada que não tem saneamento básico e chega pro cara que mora no palácio no maior conforto e com as melhores proteções. Ora pro cara que tem que ir pro Suso enfrentar fila de madrugada para fazer uma consulta e mora pro cara que tem médico contratado só para cuidar dele. A morte chega pro cara que ganha salário mínimo e pro cara que é multibilionário.
A morte chega pro pai, a morte chega pro filho, a morte chega pro neto. Ao homem está ordenado morrer. A sentença de Deus é clara.
E o homem que foi feito pó, volte ao pó. A não ser que Jesus volte, todos nós morreremos até lá. A não ser que ele volte na nossa geração, nós morreremos.
Não tem como contornar isso. José disse: "Eu morro e você precisa estar preparado para esse momento. " Mas em último lugar, sexto e último lugar, tempo de esperar a volta para a terra prometida.
Veja comigo o versículo 24, uma profecia sobre o Êxodo. Disse José a seus irmãos: "Eu morro, porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar Abraão, a Isaque, a Jacó. " Vejam vocês, amados irmãos, que quando José morre, ele não morre sem esperança.
Ele não morre como que descendo uma ladeira. Ele não morre como que caminhando para um ocaso sombrio. Ao morrer, ele diz: "Eu morro, mas a promessa de Deus não morre.
Eu morro, mas Deus está vivo e no controle. Eu morro, fecha as minhas cortinas, mas o projeto de Deus continua. As promessas de Deus não caducam.
O que Deus prometeu a Abraão, ele vai cumprir. O nosso povo não vai ficar para sempre no Egito. O nosso povo vai sair daqui porque Deus tem uma promessa da terra prometida.
Isso aponta para nós, irmãos, que nós não temos os nossos pés plantados aqui. Nós estamos aqui como peregrinos, como forasteiros. Nós estamos de passagem.
Nós também caminhamos para Canaã celestial. É lá que é a nossa terra, é lá que é a nossa pátria, é lá que está a nossa herança. Mas notem vocês, uma incumbência aos seus irmãos.
Versículo 25. Fez José jurar aos filhos de Israel, dizendo: "Certamente Deus vos visitará e farei transportar e farei transportar os meus ossos daqui, assim como Jacó tinha pedido aos seus filhos para não sepultá-lo no Egito. " E sim em Canaã.
Agora o José tá pedindo outra coisa. Ele sabe que os seus irmãos não têm cancha, não tem autoridade, não tem o a influência política que ele para fazer o seu sepultamento lá na terra prometida. Impossível.
Impossível. Eles não tinham essa eles não tinham essa cancha. Então ele não tá pedindo isso, ele tá pedindo, olha, eu quero que quando o êxodo acontecer, quando a hora de sair chegar, vocês transportem daqui os meus ossos.
José era um gentil externamente, mas ele era um hebreu no coração. Você está no mundo, mas você não é do mundo. E é curioso que o texto termina no verso 26 assim: "Morreu José da idade de 110 anos, embalsamaram-no e o puseram num caixão no Egito.
" Preste atenção nisso. Sabe quanto tempo eles viveram mais ali? Praticamente quase mais 400 anos, pelo menos uns 350.
E sabe o que que eu imagino? Que quando o povo estava sendo açoitado, trabalhando pesado, pisando barro de bate chicote, eles olhavam pro caixão de José e aquilo era uma esperança para eles. O caixão de José apontava o seguinte: "Nós vamos sair daqui.
Nós vamos sair daqui. Nós vamos sair daqui. Aqui não é o nosso lugar.
Aqui estamos sofrendo, aqui estamos gemendo, aqui estamos debaixo do tacão cruel, mas nós vamos embora daqui. Sabe o que que aconteceu? Quando Moisés, mais de 300 anos depois vai libertar o povo.
Olha o que que aconteceu. Por favor, abra a sua Bíblia aí comigo e eu termino agora. Êxodo 13:19.
Êxodo 13:19. Pode ler alto comigo. Vamos juntos.
Também levou Moisés consigo os ossos de José. Não vou ler o final do versículo, não, só isso. Preste atenção nisso.
O caixão de José ficou ali como uma espécie de encorajamento. Nós vamos sair daqui. E no dia que saíram, Moisés não se esqueceu de levar consigo nessa comitiva de 40 anos pelo deserto os ossos de José, o caixão de José.
Agora veja comigo, por favor. Josué 24:32, 40 anos pelo deserto. 40 anos peregrinando para lá para cá no deserto.
Que que vai acontecer? Josué 24 32. Por favor, fique em pé com a Bíblia aberta e vamos ler juntos.
Vamos juntos. Os ossos de José que os filhos de Israel trouxeram do Egito, enterraram-nos em Siquem, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Ramor, pai de Siquém, pois sem peças de prata, e que veio a ser a herança dos filhos de José. Promessa feita.
Promessa cumprida. E quando Deus vai tratar da vida de fé de José, está lá em Hebreus 11 versículo 22. Isso é sublime.
Hebreus 11:22 está escrito: "Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens quanto aos seus próprios ossos. Ele morre. Mas não morre a esperança no seu coração.
Esse é o crente. Como já foi dito aqui nesse culto, se vivemos, pro Senhor, vivemos. Se morremos, para o Senhor, morremos.
Tá ele toda a glória.
Related Videos
COMO VENCER A INCREDULIDADE? | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
38:51
COMO VENCER A INCREDULIDADE? | Rev. Hernan...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
4,245 views
THE ANTICHRIST ACCORDING TO THE BIBLE - HDL Podcast with Hernandes Dias Lopes
40:19
THE ANTICHRIST ACCORDING TO THE BIBLE - HD...
Hernandes Dias Lopes
143,282 views
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ NÃO DESISTE DOS SONHOS DE DEUS NA VELHICE?
58:03
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ NÃO DESISTE DOS...
Tribuna de Cristo
47,314 views
O SOBRENATURAL DE DEUS | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
32:10
O SOBRENATURAL DE DEUS | Rev. Hernandes Di...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
20,900 views
QUEM É O ANTICRISTO?
28:18
QUEM É O ANTICRISTO?
Albert Iglésia
1,194 views
Quais São as Características de uma Mulher Realmente Virtuosa?
35:07
Quais São as Características de uma Mulher...
Tribuna de Cristo
88,668 views
DEUS RESPONDE A ORAÇÃO DE UMA MÃE | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
34:51
DEUS RESPONDE A ORAÇÃO DE UMA MÃE | Rev. H...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
65,232 views
MANSIDÃO É FRUTO DO ESPÍRITO | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
37:02
MANSIDÃO É FRUTO DO ESPÍRITO | Rev. Hernan...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
32,450 views
O JUÍZO ESTÁ À PORTA! ENTENDA AMÓS 3 COMO NUNCA ANTES HERNANDES DIAS LOPES
1:09:19
O JUÍZO ESTÁ À PORTA! ENTENDA AMÓS 3 COMO ...
Ecos do Avivamento
54,571 views
SALMO 127: FALE SOBRE A SUA FÉ | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
31:26
SALMO 127: FALE SOBRE A SUA FÉ | Rev. Hern...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
32,911 views
SALMO 84: EU PRECISO IR À IGREJA? | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
35:34
SALMO 84: EU PRECISO IR À IGREJA? | Rev. H...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
65,866 views
COMO ORAR COM PODER E FÉ? A RESPOSTA ESTÁ NA BÍBLIA
27:55
COMO ORAR COM PODER E FÉ? A RESPOSTA ESTÁ ...
Tribuna de Cristo
19,722 views
WHAT ARE THE MOST ABOMINABLE SINS TO GOD? - HERNANDES DIAS LOPES
22:50
WHAT ARE THE MOST ABOMINABLE SINS TO GOD? ...
Hernandes Dias Lopes
35,644 views
SAIA DA JANELA - Hernandes Dias Lopes
31:20
SAIA DA JANELA - Hernandes Dias Lopes
Hernandes Dias Lopes
722,586 views
OS RISCOS DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS | Rev. Arival Dias Casimiro | IPP
29:43
OS RISCOS DA DESOBEDIÊNCIA A DEUS | Rev. A...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
6,174 views
COMO EXPLICAR DEUS? - MELHORES MOMENTOS com HERNANDES DIAS LOPES
1:29:19
COMO EXPLICAR DEUS? - MELHORES MOMENTOS co...
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
205,287 views
O PODER DO ESPÍRITO SANTO - Pastor Dias Lopes
52:59
O PODER DO ESPÍRITO SANTO - Pastor Dias Lopes
Pastor Dias Lopes
16,429 views
A VERDADE SOBRE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO - HERNANDES DIAS LOPES
42:08
A VERDADE SOBRE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO ...
Hernandes Dias Lopes
587,295 views
Apocalipse 1 - Rev. Hernandes Dias Lopes
47:47
Apocalipse 1 - Rev. Hernandes Dias Lopes
Igreja Presbiteriana de Camboriú SC
752 views
COMO TER SABEDORIA? | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
43:49
COMO TER SABEDORIA? | Rev. Hernandes Dias ...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros - Pregações
89,782 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com