Na sua opinião, quais são as características mais chatas que alguém pode ter? Deixa aqui nos comentários aqueles traços que você acha mais irritantes em uma pessoa. Alguém visto como chato pode ser classificado assim por vários motivos e hoje veremos quais são alguns deles.
Oi! Eu sou André, tenho um doutorado em psicologia e hoje eu vou te contar um pouco sobre o que costuma caracterizar uma pessoa chata. Vou enfatizar aqui 6 das características mais marcantes, mas é claro que existem muitas outras.
Se você gostou do assunto de hoje, não deixa de clicar no joinha aqui embaixo, inscreva-se no canal e siga a gente nas redes sociais. Você pode se cadastrar na nossa lista de e-mails para receber notícias do canal e do mundo da psicologia. Se tiver interesse, o link tá aqui embaixo.
Quando estamos diante de uma pessoa, um filme ou um livro chato, parece que o tempo passa mais devagar, fica mais difícil de manter o foco e sentimos que estamos perdendo nosso tempo com algo que não faz sentido. Pessoas vistas como chatas às vezes não têm nenhuma noção da sua fama, já que os outros podem disfarçar quando ficam incomodados com elas e não terem coragem de oferecer um feedback sobre seu jeito inconveniente de ser. O que é considerado chato varia entre as pessoas e as culturas, embora nada impeça que existam características mais universais.
Talvez a maioria das pessoas concorde que ser muito egocêntrico ou rude é chato, por exemplo. Existem poucas pesquisas sobre esse assunto até agora, então isso ainda não está claro, mas um estudo recente mapeou o que as pessoas costumam ver como traços típicos de alguém chato e hoje vamos falar de alguns deles. Vale enfatizar que o objetivo aqui não é ficar julgando se um certo traço é intrinsicamente chato ou não, mas sim descrever algumas das características que estão mais ligadas ao estereótipo de ser alguém chato na cabeça das pessoas.
Alguém tido como chato em uma situação não é necessariamente um ser com uma "essência" chata e imutável. Todo mundo já foi inconveniente alguma vez na vida, mas alguns parecem ter um talento especial para isso. Uma das características mais marcantes de alguém considerado chato pelos outros é ser desinteressante.
Sabe aquela pessoa apagada, sem graça, entediante ou que não desperta nem uma gota de curiosidade em você? Talvez a pessoa não pareça se interessar por nada, não se envolva com nenhuma atividade interessante, fale de forma monotônica, monossilábica ou não tenha nenhuma história legal para compartilhar durante a interação. Outra marca registrada é não ter um bom senso de humor.
Alguém que nunca acha graça em nada, não entende piadas, não gosta de piadas, é muito sério ou parece estar sempre de mal humor pode ganhar rapidinho a fama de chato em uma mesa de bar. Não importa o que aconteça, o indivíduo mal sorri ou quase não expressa emoções. Pessoas passando por fases complicadas da vida, que estejam sob efeito de medicamentos, que possuam algum transtorno depressivo ou de ansiedade podem passar essa impressão para os outros.
Ás vezes, a pessoa é até legal, mas como não está se sentindo bem ou está medicada, pode ficar pouco comunicativa ou de mau humor. Existem também pessoas que são muito introspectivas, fechadas ou ansiosas durante interações sociais, especialmente com desconhecidos. Para eles, talvez elas pareçam chatas, já alguém que as conheçam há muito tempo podem achá-las super legais.
Ou seja, se alguém é tido como chato ou não depende do contexto também. Pessoas vistas como chatas costumam ser péssimas companhias para uma conversa, seja porque só querem falar de si mesmas, falam sem parar, não deixam o outro falar ou não demonstram interesse em ouví-lo. O que era para ser uma troca se transforma em um longo e tedioso monólogo no qual a pessoa fala sobre assuntos que talvez não interessem o seu interlocutor, só fica reclamando de tudo, é repetitiva ou prolixa.
Quem é muito cabeça fechada ou arrogante também costuma ser classificado pelos outros como chato. Talvez o indivíduo se ache melhor que os outros ou pense que suas ideias são verdades absolutas e inquestionáveis. Todo esse ar de superioridade acaba transparecendo para os outros durante uma conversa e pode motivá-los a encerrá-la.
Discordar de alguma ideia dessa pessoa pode disparar uma ofensa gratuita ou um chilique monumental. É claro que não podia faltar aquela característica central que é ser alguém grosseiro, estúpido ou agressivo. Ela está ligada à arrogância, mas não necessariamente, já que as pessoas podem ser agressivas sem ser arrogantes e ser arrogantes sem ser agressivas.
Quem tem essa postura hostil trata mal os outros com muita facilidade, é pouco amigável com desconhecidos e é visto como desagradável. Embora essa agressividade muitas vezes reflita a personalidade da pessoa mesmo, também é possível que ela resulte de outros fatores. Por exemplo, indivíduos com algum transtorno por uso de substância podem ter como sintoma de abstinência ficarem mais agressivos do que o normal.
Já alguém dentro do espectro autista pode ser grosseiro em decorrência dos seus déficits em habilidades sociais, e não porque é predisposto à agressividade. Outras características vistas como típicas de alguém chato são o egocentrismo, o egoísmo, o quão irritante, devagar, burra, ignorante, inconveniente e sem ambições a pessoa é. Ou seja, é possível ser visto como chato por vários motivos, e quanto mais dessas características alguém apresenta, maior é a chance dela ser classificada assim pelos outros.
Aqui vão algumas dicas do que fazer caso você tenha se identificado com mais coisas do que gostaria. Dica número 1: avalie o quanto desses traços refletem a sua personalidade ou o seu momento de vida. Será que você sempre foi assim ou é algo mais recente na sua vida?
Existem fatores externos influenciando essa característica? Pode ser difícil analisar isso em nós mesmos, até porque a nossa própria autoestima está em jogo, mas talvez você perceba, por exemplo, que a convivência estressante com seus pais é uma grande influência na sua chatice atual. Dica número 2: peça o feedback sincero de pessoas em quem você confia, mas só se estiver pronto para ouvir qualquer coisa.
Como é difícil se autoanalisar, pedir a opinião de alguém que te conheça bem pode revelar muita coisa. Isso só faz sentido se você estiver aberto a feedbacks desagradáveis, porque pedí-los para ficar dando desculpinha ou contestando tudo o que a pessoa disser é, digamos. .
. chato. Ninguém ama ouvir críticas sobre si mesmo, mas sem elas, a gente fica muito limitado às nossas próprias percepções, crenças e vieses.
Se você sempre ignorar as críticas que receber, pode passar a vida inteira tendo a fama de chato sem saber. E não é só uma questão de se importar ou não com a opinião dos outros, ser chato pode te prejudicar diretamente. Uma pessoa tida como muito chata pode ter maiores dificuldades em iniciar e manter amizades, relacionamentos românticos e boas relações no trabalho.
Alguns dos motivos para isso é que elas são vistas frequentemente como menos calorosas, competentes e seus traços acabam afastando aqueles que acham sua companhia muito custosa. Eu falo muito mais sobre personalidade e relacionamentos no meu livro, e se você ainda não leu, pode comprá-lo nas principais livrarias ou no link aqui embaixo. Se já leu, deixa uma avaliação lá na Amazon que vai me ajudar muito!
Muito obrigado a todos vocês que são apoiadores do Minutos Psíquicos. Vocês são uma grande motivação pra gente continuar fazendo vídeos, e se você gosta do nosso trabalho, mas ainda não é um apoiador, clique em "SEJA MEMBRO" aqui embaixo para saber quais são os benefícios exclusivos que a gente oferece em troca do seu apoio. Você também pode fazer uma doação direta para o canal através de um pix e o QR code para fazer isso está aqui na tela.
Hoje descrevemos 6 das características mais marcantes do estereótipo de alguém chato, sendo elas as seguintes: ser desinteressante, não ter um bom senso de humor, ser uma péssima companhia para conversar, ser arrogante, ser cabeça fechada ou agressivo. Ao final, demos algumas dicas do que fazer caso você suspeite que os outros te acham chato. Você pode se tornar uma pessoa ainda mais legal do que já é clicando no joinha, deixando a sua opinião aqui embaixo, inscrevendo-se no canal e seguindo a gente nas redes sociais.
Recomendo você assistir agora o vídeo que a gente fez sobre como ser menos inseguro.