com esse vídeo eu vou te passar exercícios que vão te tirar do básico nos seus acordes de guitarra e violão em menos de uma semana se você caiu de paraquedas nesse vídeo tá achando seus acordes todo borocoxô acordes sem graça aqueles acordes bolachões quando vai pegar para tocar guitarra toca guitarra e violão eu vou te ensinar como é que faz para você sair disso [Música] aqui para acordes diferentes acordes com cor inversões estria des tetra des acordes contenções para você começar a soar na guitarra [Música] assim então se esse tema é do seu interesse já
chega deixando o like isso vai ajudar o YouTube a entregar para mais gente mostrar que esse vídeo é relevante para ajudar mais pessoas ativa o Sininho para você ser notificado sempre que eu lançar esse tipo de conteúdo gratuito aqui para vocês se não é inscrito se inscreve e também aqui ó meu @daniel bertamini para você acompanhar o meu perfil lá no Instagram em que eu te mostro diariamente Como que você pode se tornar um guitarrista completo A melhor forma de você entender os acordes ao invés de só ficar decorando ou vai tirar música só fica
apertando casinha ali é através dos intervalos porque através deles você consegue ir modificando uma notinha ou outra ali PR gerar cordes diferentes com novas cores novas possibilidades então se você é cruzando de intervalo entende absolutamente nada de intervalo na teoria tem uma aula no meu canal em que eu falo de intervalos harmonia na prática campo harmônico assiste aqui depois tá tá passando um card aí para você que você vai zerar os intervalos hoje eu vou te mostrar como que você pode usar os intervalos para você ficar craque nos acordes e enxergar intervalo e acorde na
prática na guitarra Então bora o primeiro passo é você associar bem através de um acorde todos os intervalos que estão nessa região para que você consiga igual falei não só replicar acord mas entender tudo que você tá fazendo para isso basicamente a gente vai precisar da escala maior e de um acorde de dó maior tá então poderia ter aqui dó maior ó e a escala correspondente seria de dó a dó então vou tocar dó ré mi fa sol lá si dó fechado já já vou falar dos intervalos que isso aqui representa em relação a esse
acorde porque a nossa ideia é bater o olho no acorde e conseguir identificar rapidamente todos os intervalos nessa aula você vai aprender como fazer isso Então já pega aqui ó em [Música] 1/8 porém que que acontece eu preciso fazer na região grave também então agora eu faria dó si lá sol Beleza então Até agora ficou sol lá si dó e dó ré mi fa sol la si tá Eu também preciso fazer na região aguda Então vamos fazer a escala maior da região aguda ficaria aqui ó então fragmento para esses três partes que vai ser mais
fácil de memorizar tá então Ó então vou ter dó ré mi fa sol lá tudo ficaria a parte a partir de sol a parte grave parte média e a parte aguda tudo isso em relação a dó nosso primeiro exercício agora é entender de intervalo em relação a essa escala então se eu tô falando de dó maior fala em voz alta comigo esse é o primeiro exercício tá então sol é quinta justa lá sexta maior sétima maior tônica segunda maior terça maior quarta justa quinta justa sexta maior sétima maior aqui mesma coisa vai repetindo tônica segunda
maior ou Nona Tá quando a gente salta o intervalo vou falar disso já já são as notas de tensão extensões tá terça maior quarta justa ou 11ª quinta justa sexta maior ou 1 então o nosso primeiro exercício aqui eu já quero que você pratique isso aqui tem que ficar galera o que eu falo na veia no sangue tá para você bater o olho na região que você tá e você conseguir identificar esses intervalos sobe desce pratica bastante repete antes de avançar então eu tenho aqui vou subir ó sexta maior quinta justa quarta justa ou 11ª
terça maior nona maior ou segunda tônica sétima maior sexta maior quinta justa 11ª Opa perdão aqui já seria a quarta justa mesmo mesmo tá terça maior segunda maior primeira tônica sétima maior sexta maior e quinta justa beleza Esse foi o nosso primeiro treino já treina ali já deixa já fica craque nisso tá segundo treino para cada intervalo eu quero que você associe a sua distância e relação com a tônica isso é fundamental minha tônica tá aqui então você faz quinta justa tônica agora sexta maior tônica e não é para só fazer isso aqui como um
robô você precisa enquanto tá fazendo você fala assim ah legal então a distância de tônica até sexta maior Hum é assim que faz o instrumento Uma quinta justa fica em cima entendi legal beleza então ó sétima tônica ó sétima maior fica meio tão atrás da tônica começa a pegar essas referências a tônica tá aqui próximo segunda maior tônica ó Ah então a segunda ela fica um tom duas casas na frente da tônica entendi Pega essas referências galera é isso aqui que vai te ajudar com o Acorde intervalo intervalo na prática é assim que vê tônica
terça Opa ó que legal como que funciona tônica quarta justa tônica quinta justa isso aqui é o Power Cord [Música] né simbolizado aqui pela quinta justa é um salto de quinta Ah então quinta tem tanto em cima da tônica quanto nessa distância que legal entendeu vai associando tônica sexta maior tônica sétima maior tônica oitava tá tônica segunda maior ou Nona Tá já já vou falar disso tônica terça maior tônica 11ª ou quarta justa tá tônica quinta tônica sexta Opa tônica sexta 13ª pode fazer de forma melódica assim também pode fazer de forma harmônica para já
ouvindo as sonoridades né ó Tonic sexta Ah que legal 13 ah Tonic quinta Tonic terça Nossa que legal a 11ª tônica nona maior tônica sétima Ah legal fechado galera então então segundo exercício treina essas relações entre tônica e cada um dos intervalos dentro da escala maior dentro desse acorde Zinho aqui tá agora a partir disso já consegue entender qualquer outra acorde se liga imagina que eu tenho o seguinte dó maior e se eu quisesse dó maior com sétima maior lembra que a gente acabou de fazer a sétima maior assim o que que eu faço eu
troco a tônica aqui que tá se repetindo que é uma oitava pela sétima ó dó maior com sétima maior Opa meus acordes já com a ganhar cores diferentes tá fechado primeira dica quando você quer acrescentar nota um acorde que já tá meio que formado Quais são as regras duas regras Você pode trocar a nota que está repetida no acorde ou seja aqui eu tenho dó sol dó mi tá vendo que dó e dó tá repetido então é uma nota pode sair já que tá repetido a gente substituiu pela sétima e a outra coisa é você
pode trocar nota repetida e também pode trocar a quinta do Acorde por quê Porque a quinta ela não é uma nota em que vai mudar a característica do acorde ela pode ficar escondida diferente de uma terça por exemplo a terça que manda num acorde se ele é maior ou menor se você tira a terça você transforma ele num acorde suspenso então a gente quando vai montar acorde a gente tira o qu primeiro notas repetidas e também as quintas justas tá então beleza aqui eu tenho D maior com sétima maior quero fazer um dominante dó maior
com sétima menor que que eu faço eu caio a sétima se aqui é a Sétima maior sétima menor é Si Bemol pronto acabou ah eu quero dó menor com sétima menor eu já tenho dó sétima menor aqui né nesse acorde eu caio a terça Cadê a terça se você fez o exercício dois você sabe que a relação de Tônico e terça tá aqui ó eu caio pronto dó menor Ah quero dó meio diminuto o que que é um dó meio diminuto o meio diminuto é um acorde menor com sétima e quinta diminuto então ele já
tá aqui dó menor né com sétima eu preciso cair a quinta Cadê a quinta Opa quinta diminuta vai ficar assim né como que a gente monta assim ó ah quero fazer dó diminuto agora quem que cai a sétima cai Isso aqui é uma sétima menor vai se tornar uma sétima diminuto dó diminuto tá vendo que a partir desse cara aqui a gente fez tudo isso só entendendo de intervalo Quem entende de intervalo galera não precisa ficar memorizando um milhão de acordes você entende cara porque senão você tudo que você joga na memória você esquece então
se você tem dificuldade de de de ficar lembrando de acorde Você sempre esquece de acorde é porque você não tá entendendo o que você tá fazendo entende então Ó dó maior dó com sétima maior dó com sétima menor dó menor com sétima menor dó meio diminuto dó diminuto Olha que interessante com isso aqui galera Você já consegue montar vários acordes Igual eu falei basicamente nessa região O legal é tocar em outras regiões também então a gente tem um dó aqui dá para fazer o mesmo treino que fizemos só que fazer essa região aqui ó em
que a tônica tá na sexta corda e não mais na quinta vamos fazer rapidamente exatamente igual só fazer aqueles mesmos exercícios só que aqui em cima primeiro passo enxergar a escala no acorde né então vamos lá si dó ré mi fa sol lá si dó agora a segunda oitava né vou ter dó ré mi fa sol lá si dó ré enxerga os intervalos agora tá sobe desce isso aqui exercita tá galera no não fica igual Netflix Só assistindo n as aulas tá bom tem que praticar então aqui ó sétima maior tônica segunda maior terça maior
quarta justa quinta justa fala em voz alta vai memorizando anota no caderno sexta maior sétima maior tônica aí eu vou descendo de novo segunda maior ou Nona Tá terça maior quarta justa ou 11ª quinta justa sexta maior ou 13ª sétima maior ton e nona segunda tá vocês devem estar reparando que eu tô falando Segunda ou nona que que acontece nos intervalos compostos Igual eu falei se você não não entende intervalos a aula de de intervalos tá aí no meu canal quando a gente vai acrescentar extensões dos acordes quais são essas extensões 9 11 13 a
nona é a mesma coisa que a segunda nota a 11ª é a mesma coisa que a quarta e a 13ª é a mesma coisa que a sexta Fechado só que claro a segunda vai est em uma oitava grave né quando eu oitavo isso e jogo pra frente tá o que acontece a gente acrescenta aqui oito né uma oitava mais um vira nove tá então ó é uma nona fechado galera quando tá na região mais aguda então aqui associando cada intervalo com a tônica nessa região também vamos lá importante sétima maior com tônica tônica tá aqui
tônica com segunda maior ah começa a pegar referência tônica com terça tônica com quarta justa tônica com quinta justa tônica com sexta maior tônica com sétima maior tônica com oitava tônica com tônica tônica com Segunda ou nona lá embaixo tônica com terça maior tônica com 11ª tônica com quinta tônica com 13ª ou sexta tônica com sétima maior vendo vai guardando tônica com tônica tá tônica com nona lá embaixo mesma coisa galera repetição fixa isso deixa no sangue porque quando isso aqui tá no sangue você bate o olho você sabe o intervalo na hora beleza vamos
fazer novos acordes com mais cores e se fossem acordes com tensão Lembra que eu falei que as tensões são 9 11 e 13 vou mudar de Tom imagina que eu tô em R maior agora eu quero um ré maior com sétima maior e nona o que que eu faço simples eu preciso aqui da nota ré que é minha tônica Eu preciso da nona lembra da da distância de tônica que a gente fez que a nona ela fica aqui sua relação com a tônica então vou ter aqui ó em ré a a nona vai ser mi
ah eu quero sétima maior ó a distância de sétima se não tiver conseguindo enxergar de primeira assim você vai ter que contar né 1 2 3 4 5 6 7 mas por isso que é bom deixar no gatilho com aquele exercício porque você não precisa ficar fazendo continha na escala maior Beleza então já ten tônica nona sétima maior tá faltando a minha terça né pronto ré maior com sétima maior e nona que nota que saiu lembra que eu falei para vocês quando a gente tá aqui ó que que acontece se eu tiro a terça e
troco pela nona vira um acorde sus no tá vira um SUS do aqui um acorde suspenso porque eu tirei terça Então a primeira coisa que a gente faz é eliminar notas repetidas a gente trocou pela sétima maior a tônica que estava repetida virou sétima e aí a quinta justa sai para entrar a terça aqui tá E aí fica certinho beleza Ah e se eu quisesse ré maior com sétima menor e nona Opa é só cair tá vendo que eu caí com a sétima a sétima tava aqui virou sétima menor acabei de ter um acorde dominante
ah quero um ré menor com Sé Mena Opa eu caio a terça eu não quero menor pronto ré menor com s menor tudo a partir de intervalos Ah e se eu quisesse lá menor com séa e 11ª o que que eu faço mesma coisa eu pego aqui lá maior minha referência de tônica na sexta corda Cadê minha terça eu acho a terça e eu caio tá então já vai ser lá menor aqui ó tá vendo meu acorde caiu terça com sétima Aonde que fica a sétima sempre atrás da tônica tá se fos sétima maior lembra
da referência sétima maior tá aqui sétima menor Opa Então já tenho aqui ó lá menor com sétimo Ah eu quero 11ª você fal Caraca lembra que a 11ª é a nossa quarta nota 1 2 3 4 eu preciso colocar aqui a nota ré tá para virar 11ª só que não nessa oitava Na oitava de baixo por isso que é importante entender de jogo de oitavas se você sente dificuldade de encontrar notas no braço instrumento de forma instantânea ou também não tá muito ligado nesse jogo de oitavas aqui ó tudo que eu tô fazendo é dó
tá vendo tudo que eu fiz foi dó aqui isso aqui eu chamo chamo de jogo de oitavas tem um vídeo no meu canal que eu ensino isso tá tá passando no card Aí clica e assiste depois você vai matar essa dúvida rapidinho então a minha quarta tá aqui a minha oitava tá aqui pronto 11ª lembra que eu falei isso aqui é um lá menor com sétima tá e eu preciso colocar 11ª que nota que eu vou tirar normalmente a quinta ou uma nota repetida a quinta tá aqui ó eu troco ela por essa nota pronto
lá menor com s 11º poderia fazer de vários outros tá galera mas mais um por exemplo quero fazer um sol maior com sétima menor dominante tá e 1ª Caraca que que eu vou fazer sol maior tá aqui com sétima sétima tá aqui sétima menor o resto mantém então ó sol maior Sol com sétima se eu tirar a quinta aqui fica assim tá Opa beleza quero pôr 13ª que que é 13ª é a sexta nota né eu tenho sexta aqui e tenho sexta aqui se você não tem o gatilho ainda porque você não fez ainda o
exercício esse aqui é o exercício dois por isso a importância dele você conta seis ó 1 2 3 4 5 6 na escala maior pronto sexta eu vou faço o jogo de oitavas se aqui é seis aqui é 13 então o que que eu faço eu preciso nesse acorde aqui adicionar a minha 13ª vai sair a quinta vai dar lugar a 13ª Ó que bonito Ah é sol se dominante só que com 13ª bem demol que que eu faço com a 13ª que tá aqui cai Meio Tom tá vendo que a teoria ela mata tudo
por isso a importância de ter esses intervalos na ponta dos dedos tá galera se você tem dificuldade ou então você sente que você tem um conhecimento muito fragmentado com muitas lacunas no aprendizado né com conhecimentos inacabados você sente que isso tá te travando o meu método trabalha Exatamente isso é o único método no Brasil para guitarristas e violonistas focado em correção da base pra gente construir desde o início desde a raiz para construir uma base musical sólida para você formar aí um guitarrista seguro um guitarrista completo violonista também claro tocando aí em diferentes estilos musicais
através da reconstrução da sua base musical e para se tornar aluna é só clicar no link que tá aqui na descrição desse vídeo ou fixado ali nos comentários Ah e como é que faz se eu quiser inverter um acorde cara pega essa dica essa dica aqui é muito boa e com ela você vai conseguir inverter qualquer acorde que você aprender na sua vida vamos por exemplo pegar um lá maior com sétima maior Como que eu faço as inversões dele vou pegar um lá maior aqui aqui ó triad shape de lado do cajade tá posso até
colocar essa notinha aqui tá aí vai virar o shape de sol do cajade tá ó lá eu quero fazer lá maior com sétima maior que que acontece Cadê a sétima lembra a sétima maior ela tá meio Tom atrás essa tônica então aqui eu tenho lá maior com sétima maior pronto já foi quero inverter isso aqui pelo braço inteiro o que que eu faço essa dica é muito boa memoriza as notas que que você vai fazer a partir de cada uma dessas cordas eu vou sempre pegar a próxima nota do acorde em que estiver nessa corda
aqui Oi o que que você falou vou traduzir imagina o seguinte eu tenho aqui a nota Mi lá dó sostenido e sol sostenido Então se aqui eu já tô apertando mi e eu quero inverter eu vou procurar nessa mesma corda Qual que é a próxima nota mais pertinho ali que tá nesse acorde Então vamos lá aqui a nota Mi eu preciso achar mais próxima do meu acorde quem que é vamos lá eu tenho aqui mi fa sostenido sol sol sostenido Opa tá vendo que sol sostenido é a nota mais próxima na corda ré que eu
tenho né que tá presente nesse acorde então eu vou pô aqui já começou a minha inversão é um lá com baixa em sol sostenido próxima corda corda sol aqui é nota lá qual que é a nota mais próxima do acorde aqui vamos ver lá si Opa dó sostenido tá aqui então já já coloquei ele aqui prto nota dó sostenido vamos achar a nota mais próxima tá tem aqui dó sustenido ré ré sustenido mi Opa mi a nota do acorde Então já vou inverter aqui próxima nota aqui é a Sétima só sustenido Eu tenho um lá
coladinho Então pronto acabei de fazer lá maior com baixo em sol sostenido invertendo de forma fácil tô entendendo não tô memorizando entende Ah isso aqui é lá maior com sétima maior mas se eu quisesse lá maior com séa maior e nona o que que eu faço Pô eu tenho tônica aqui aqui eu vou ter a nona beleza que é a segunda lembra então se eu colocar ó lá maior com nona imagina esse acorde aqui na sua banda no seu ensaio agora tá que é um bizu lá maior é relativo de quem relativo dele é o
fa sostenido menor então esses acordes valem não só para lá maior mas também para fa sustenido menor ó coisa linda tá vendo Então você pode aplicar As inversões de lá no acorde relativo e vice-versa pô que legal isso né quanto de possibilidade disso não abre para você sair do do básico simplesmente para entender de intervalos próximo vamos aplicar o exercício tô aqui né lá maior com sétimo com baixo só sustenido quero inverter isso aqui que que eu faço primeira nota sol sustenido vou jogar pra nota mais próxima da acorde pronto é a nota lá sol
sostenido é o lá mais próximo tá próxima nota aqui dó sostenido eu quero achar Qual que é a mais próxima do acorde vamos ver é dó sustenido ré sustenido mi pronto Fechou então até agora o nosso acorde tá com essas duas notas Chegamos na corda mi Qual que é a nota mais próxima nessa corda mi fa sustenido Olha o sol sustenido aqui e por fim eu tenho um lá aqui a nota mais próxima lá si dó dó sostenido Opa lá maior com sétimo maior com baixo na fundamental nem é inversão isso aqui tá vendo coisa
linda que que acontece galera Ó lá aqui também se eu quiser aplicar pra Face sustenido menor ó ou então para lá maior lindo Vai suar bem de qualquer forma tá então turma se eu pegar esse conceito e sair a partir de qualquer acorde eu saí invertendo Tá eu já fiz esse trabalho não vou fazer nota por nota mas se você quisesse continuar invertendo ainda mais então isso aqui é lá com baixo e mi lá com baixo em sol sostenido lá com baixo em lç E aí Claro galera depois desse cara aqui se eu quiser continuar
aplicando esse mesmo raciocínio eu ia ter a próxima inversão Tá lá olha que bonito isso aqui é lá maior com baixo na terça tá lá maior com baixo em dó em dó sostenido aqui tá bom então ficaria assim ó dó sostenido sol sostenido lá e mi Olha que acorde lindo fa sostenido menor ou então para lá tá vendo isso aqui são os acordes os famosos acordes de drop 2 tem tudo isso na plataforma em todas as qualidades tá quando eu falo qualidade galera imagina tudo isso aqui todo esse raciocínio em todas as cordas em todas
as tonalidades maior com sétima maior dominante meio diminuto dominante aumentado Imagina você ter o domínio de todos esses acordes no braço inteiro para você tocar os estilos musicais que você quiser entende é esse trabalho que a gente faz na minha escola virtual bma para guitarristas e violonistas tá bom E esse negócio de inverter acorde é tão bom turma que vale para qualquer acorde mesmo se eu quiser pesse inverter um acorde com tensão eu conseguiria vamos fazer o teste imagina que eu tenho dó maior com sétima maior ó com nona Tá bom então D maior com
sétima maior e nona aqui ó Então imagina que eu quero inverter esse cara aqui ó é só eu pegar a partir de cada uma nota do acorde que eu tenho dó mi si ré eu tenho que achar a próxima nota desse acorde em que vai estar mais próximo desse D aqui então beleza das notas que estão na corde qual que é mais próxima na corda lá o dó tá aqui a próxima é ré ou Opa já vou fazer um dó com baixo em ré aqui beleza então já nossa primeira nota já vem aqui próxima corda
corda ré eu ten a nota Mi qual que vai ser a próxima vai ser lá nota si lá na frente a nota mais próxima tá depois o dó aqui e o ré tá vendo que é o si mais próximo então eu vou ter nota ré e nota si já estô invertendo o nosso acorde aqui próxima é nota si a mais próxima da corda é o dó então Ó e agora aqui a corda si Qual que é a nota mais próxima o tá aqui O Mi tá logo na frente então Ó olha que lindo do maior
com séa maior e nona fechado com baixo em ré então se eu aplicar esse mesmo raciocínio aqui eu S invertendo todo o resto Ó quem que é a próxima nota depois do ré é a nota Mi Então já sei que o baixo começa aqui em mi se eu for fazendo nesse processo em cada uma das notas aqui o si a nota mais próxima é dó eu vou achar esse acorde ó olha que lindo dó maior com sétima maior e nona com baixo em mi seguindo um conceito de Harmonia ó né claro poderia fazer isso na
próxima nota também que vai ser a nota si esse acorde aqui ele já é mais esquisitão tá vendo ele ficaria assim se a gente aplicasse o mesmo raciocínio é lindo também mas se você é iniciante esquece esses acordes Aranha foca nos que você curte mais mas tá vendo quão poderoso é são esses acordes aqui né aí seu quiser pegar esse acorde e fazer um dó maior com sétima menor e nona e inverter mesma coisa eu vou cair a sétima em todos os shapes que que eu aprendi Opa tá vendo D maior com sétima menor com
baixo no na nona aqui é mesma coisa a sétima Cadê ela a sétima é a nota si você vai e cai Ah mas eu não consigo achar o si tão rápido assim como que eu vou achar Cadê a sétima rápido né através da relação de tônica e oitava né aqui não é sétima tá vendo a oitava da sétima tá aqui ó fechado Olha que coisa L tá vendo galera que tanto de possibilidade que você tem só mexendo em intervalo entendendo de de intervalo e deslocando é uma nota para outra inversões acorde com tensão com nona
com 13ª com maior com sétima maior com sétima menor cara com isso Você entende tudo é tipo assim o mapa dos acordes tá Não deixe de conferir a minha escola virtual bma para guitarristas violonistas lá você vai ter cursos completos de improvisação Harmonia acorde inversão de acorde criação de arranjos teoria musical Como tocar de ouvido gruve Enfim meu suporte mentoria ao vivo comigo uma comunidade para você me mandar vídeo eu analisar sua tocada pra gente reconstruir do zero a sua base musical você se tornar um guitarrista completo basta clicar aqui no link da descrição tá
ou então no link que tá fixado nos comentários estamos junto até o próximo vídeo galera