Este é o seu cérebro. Ele se divide em dois hemisférios: o esquerdo e o direito. O hemisfério esquerdo é o lento.
É o hemisfério da linguagem. Ele é lógico; ele é linear. Veja só: Pense numa praia com uma areia branca, um mar bonito, azulzinho, num dia de sol.
. . Veja quanto tempo levou para eu descrever essa foto para você.
Mas, se eu apenas lhe mostrar a foto, a velocidade de percepção é outra, porque o hemisfério direito é o hemisfério rápido. Também é considerado o hemisfério simbólico, o metafórico. Nisso, nós podemos perceber as diferenças entre os dois hemisférios.
A maior parte dos traumas fica alojada no hemisfério direito. O cérebro também se divide em mais três partes: a primeira delas é a parte corporal, que é o sistema autônomo. Essa parte do cérebro faz o seu corpo funcionar sem precisar pensar.
Por exemplo: Você não precisa ficar pensando "Inspira! Expira! " Por quê?
Porque o seu cérebro faz isso automaticamente. Ele faz isso autonomamente. Você também não precisa ficar se preocupando com a pressão arterial, porque isso é uma coisa que seu cérebro faz sozinho.
A segunda parte do seu cérebro é a parte emocional. É o sistema límbico. É aqui que literalmente mora o perigo.
Veja só: o que que é a ansiedade? A ansiedade é a sensação de perigo. E é aqui nessa parte do cérebro que ele realmente mora.
Então, quando a gente faz Terapia EMDR, o que que nós queremos fazer? Ajudar a acalmar esse sistema límbico que às vezes fica em alerta por causa do perigo real, mas um perigo real que já passou. A terceira parte é o cérebro cognitivo.
Aqui é que você pensa. Descartes nos fez um desfavor enorme e nos atrasou 200 anos quando ele falou: "Penso, logo, existo. " Não é bem assim.
Freud tinha razão: a gente não é só um pensamento. A gente tem muita coisa inconsciente. Então, essa é a parte do cérebro que faz com que você possa pensar, registrar o pensamento, e, obviamente, é a parte consciente.
Então, como você pode ver, dois terços do cérebro são inconscientes. Essa área todinha do cérebro é inacessível por você diretamente, diferente da parte cognitiva. Aqui é a área de broca.
É a parte verbal. É aqui que fica a parte da linguagem. Lembra que eu falei que esse hemisfério é linear, é lento?
Pois é aqui que fica também a parte da linguagem. Então a gente vê que é uma parte muito pequenininha em relação a todo o cérebro que existe. Então, o que é que o EMDR faz?
Imagine que você esteja fazendo a Terapia EMDR. Nós vamos pedir pra você pensar naquilo. Naquela lembrança ruim, naquela coisa difícil que estamos trabalhando.
Então, pense na imagem, nas crenças, nas emoções e nas sensações. Isso que a gente chama de "imagem" também pode ser considerado o ingresso sensorial, porque, às vezes, também tem a ver com o cheiro, ou com outros aspectos da percepção. Então, isso aqui serve para a gente abrir o arquivo cerebral ou ter ingresso, ter acesso àquela lembrança.
Para a gente saber onde é que isso fica no seu cérebro. Então, enquanto você pensa naquilo, a gente vai pedir para você mexer os olhos de forma que você possa ter essa estimulação bilateral. Nem sempre tem que ser visual.
Mas, neste caso, a gente vai fazer de conta que estamos fazendo a estimulação bilateral visual. Não dá pra explicar tudo o que acontece dentro do cérebro quando isso acontece, mas você consegue ter uma ideia do que está acontecendo. Então, enquanto você vai pensando naquilo, e mexendo os olhos, o cérebro começa a linkar a lembrança com a parte da fala, com os pensamentos, com as emoções, com as sensações corporais.
E isso vai dissolvendo, vai metabolizando a lembrança de forma que, no final, você fica com uma lembrança mais "arrumada", mais ajeitadinha. Em vez de ser aquela coisa ruim, a lembrança agora está arrumada. Não vou dizer que virou uma lembrança feliz, porque a gente nem sempre consegue transformar uma tragédia em algo bom.
Mas vira algo que perde a capacidade de lhe fazer mal. Dissolve aquela carga negativa, aquela dor, aquele sofrimento que está vinculado à sua lembrança. Então, em termos muitos simplistas, nós podemos dizer que é assim que funciona o EMDR em seu cérebro.