a gente está como se tivesse na beirada de um abismo ea gente consegue olhar e saber ada e reconhecer a realidade de deus que está além do tempo e além da além da ordem temporal tão coração esse centro do ser humano na bíblia a gente encontra essa antropologia o hitler cauê vamos teólogo da universidade livre de amsterdã que estudou essas questões de bater bastante com drivers e chegou à conclusão de que essa concepção de coração do dog de refletir melhor a visão bíblica de que o homem tem um centro que é o coração a alma
e tudo que ele está concentrado ali do que o do a 'lista de alma racional e corpo material que é um tipo de metafísica é que a gente chamada de remor fista é que a gente era de aristóteles e que foi é apropriada por tomás de aquino e que ela na verdade reflete uma abstração teórica duas habitações nem você destino a dimensão material distingue a função racional e substancialista essas funções então em vez de tratar racionalidade como um aspecto uma função da pessoa você trata racionalidade como uma substância então você disse que existe uma alma
racional mas um tipo de substância que que se distingue da matéria que a outra substância 5.20 z não existe a substância material existe o aspecto material das coisas é uma função uma dimensão e não existe substância racional a racionalidade é uma função então a a filosofia de dólares rejeita é trabalhar com substâncias e vai falar em termos de relações e aspectos porque a gente diria que o homem tem um centro há por que que é constituído nas suas relações a relação com deus que estabelece a nossa existência a relação com o mundo ea relação consigo
mesmo e com os outros seres humanos então o coração é um ponto de concentração de todas essas funções eu vejo que dói vez diz aquino no texto problemas transcendentais do pensamento filosófico é indubitável que nosso pensamento teórico na medida em que se fixa sobre os diferentes aspectos da realidade se dissipa e diversidade teórica apenas no caminho do autoconhecimento pode a consciência humana se concentrar em um ponto central no qual todos os aspectos da consciência da realidade empírica convergem em uma unidade radical como é que você encontra esse ponto a partir do qual a síntese teóricas
são feitas você precisa de auto conhecimento porque esse ponto a partir do qual as intenção feitas é nada menos que o centro da existência humana então a explicação de como o conhecimento ordinário eo conhecimento teórico funciona é é compreendida à medida que o homem entende quem ele é eu penso de enquanto pensa naquela imagem que eu usei a enquanto o homem está em dúvida se ele é fogo ou n água ele não se conhece ele precisa descobrir que na verdade é mais do que o ovo a é mais do que eu a água ou do
que o fogo ou do que a terra ou ar para usar a linguagem lado dos dois elementos dos gregos mas para usar a linguagem de doyle é mais do que todas essas dimensões é pessoal vai ficar à vontade como uva e hoje os antigos filósofos gregos sabiam disso muito bem sócrates já afirmara que o autoconhecimento é a chave para toda a filosofia santo agostinho tinha o mesmo e mente ao dizer deu e anne mancini evolu nike plus nem que o menino que significa isso quero conhecer a deus ea alma nada mais assim pode dizer falando
consigo mesmo né é deus é a alma quer conhecer nada mais mais nada então isso é foi tomado por alguns pensadores como referência assim pra falar sobre essa ênfase do pensamento é é cristão não sujeito na personalidade na relação do homem com deus do princípio da filosofia moderna de kate buscou esse ponto aqui mediano no ato do código no qual o ego e o self deve ser o centro então é assim a gente tem vários exemplos disso do homem fazer essa busca de um autoconhecimento para compreender a sua relação com o mundo é ter uma
situação aqui é interessante do dólar sobre isso está na nyu critique off white com a fonte a nova crítica do pensamento teórico em todo esse sistema de funções modais de sentido é o eu que permanece o ponto de referência central ea profunda unidade acima de toda a diversidade dos sentidos dos diferentes aspectos da minha experiência temporal pode a filosofia que deve ser guiada pela idéia de totalidade de sentido ser possível sem auto reflexão crítica evidentemente não é uma filosofia que não leva essa reflexão certamente falhará na própria constituição em se dirigir para a totalidade de
sentido do nosso cosmo vencer ao tom conhece te a ti mesmo deve ser realmente escrita sobre os portais da filosofia dólares vai dizer isso que é essencial como uma parte da filosofia cristã a auto reflexão crítica ea compreensão do que é o ser humano mas como se faz essa auto reflexão crítica como a auto reflexão crítica que a direção com o centro do pensamento teórico para a eqüidade é possível e qual o seu caráter que o pensamento teórico a gente entende como funciona o pensamento em gelo a gente também já entendeu como funciona mas nessa
reflexão que se volta para interioridade e para o núcleo da experiência humana como é que se faz esse ato cognitivo mas se realiza isso a direção concêntrica do pensamento e sua auto reflexão não pode originar da própria atitude teórica de pensamento ela deve vir do ego como um centro individual super o teórico da existência humana que deve estar dizendo aqui é óbvio em tempos que a gente já falou se o pensamento teórico desmancha a estrutura da realidade quebra essa estrutura e apenas o produto recordes então o pensamento teórico não é capaz de expor pra você
esse ponto de concentração a partir do qual a síntese teóricos são feitos não tem jeito o pensamento teórico horizonte o pensamento teórico é analisado é abstraído e fragmentado então não tem jeito de encontrar lucro do ser humano lá pelo contrário o núcleo de ser humano é que faz realizados bom então vejam só que interessante o saber por trás do não saber um homem sabe o que é quando não sabe o que é a partir da mera teoria vamos lá quando é que um pensador a gente pode dizer que um pensador talvez se conheça é quando
ele não tem a ilusão de que suas especulações teóricas vão explicar o que ele é isso se um pensador sejam sentidos seja um filósofo acredita que vai encontrar sua identidade e conheceu o seu ego central por meio das suas elucubrações teóricas isso já é uma prova de que ele não se conhece porque porque se eles se conhecesse como um ser humano feito à imagem de deus ele saberia que ele não encontrar a si mesmo nas imagens que ele constrói pensa nos seguir vamos à linguagem teológica que você feito você foi feita à imagem de deus
então calvino desisto entrou no começo do instituto quando é que você se encontra quando você olha pra deus quando o homem recorreu jeito conhecimento de deus que ele faz ele adora a ídolos feitos à imagem de homem com o objectivo bem como diários quadrúpede réptil estava roubando não é isso ou seja o homem adora aquilo que ele constrói aquilo que ele estabelece ele faz os seus ídolos quando o homem está procurando autoconhecimento nos seus trabalhos e os seus artefatos intelectuais ele está com tudo andando imagens que ele construiu se a questão se você constrói uma
teoria psicológica para por meio dessa teoria explicar qual é a sua sua essência e qual o seu destino isso equivale a construir um ídolo de madeira e se prostrar diante dele o homem sabe o que é quando não sabe o que é ou quando não tenta saber o que ele é essencialmente por meio de teorias mas que tipo de conhecimento poderia levar o homem a rejeitar uma autocompreensão baseada na ciência eu não estou dizendo que a ciência não seja útil para aprofundar nossa autocompreensão não estou dizendo isso mas eu estou dizendo que quando é autocompreensão
já não está presente a ciência não é capaz de estabelecer lembra a distinção do telescópio do olho para você usar o telescópio tem que ter o olho se você não tem o olho telescópio resolve o que é o olho no caso é o autoconhecimento eo telescópio ciências humanas ou filosofia que conhecimento vai fazer o homem olhar para as ciências e duvidar da possibilidade de encontrar a si mesmo por meio delas somente atenção somente a revelação da relatividade o mundo temporal e da relatividade de si mesmo em relação à origem absoluta do sentido que estaria além
do mundo então o que vai fazer um homem fazer teorias mas evitar buscar sua identidade dentro das suas teorias a certeza de que a sua origem está além dos recortes teóricos da experiência temporal ou seja que a sua origem está em deus se a questão você pode pensar assim mas isso não é uma teoria não na teoria isso a experiência concreta lembro da diferença diferenciação e se a experiência ingênua e o pensamento teórico como é que você fica sabendo que a sua origem é o próprio deus não é por teoria é por um encontro que
acontece a partir do coração uma realidade concreta uma vez que esse é esse encontro aconteça você pode fazer teorias mas você não vai mais buscar o sentido da existência dentro delas não vai mais fazer isso então o que vai fazer e vai expressar o conhecimento que você já tem por meio delas é a diferença você não é salva para épo meio das obras mas é salvo para as boas horas a ordem é se pensa nessa ordem temos a teoria você faz teoria pra é ampliar o conhecimento sem dúvida que está dado mas você não faz
teoria para construir uma ponte e com e achar a divindade e achar o seu destino você não pode fazer ciência para isso pode fazer filosofia para isso não se você é cristão e se você faz pra isso e pensa que é cristão você está confuso o verdadeiro caráter do autoconhecimento os o autoconhecimento tem então caráter religioso e supra teórico e se essa natureza do autoconhecimento agora já estou falando nada demais aqui quando eu sinto do ipad assim por diante do dólar e tirou isso olha se você lê a bíblia você vai ver lá algo sobre
a mim de cristo sobre a iluminação do espírito santo você pode se lembrar desse tipo de coisa e isso tem que ter algum alguma expressão na nossa epistemologia porque a gente tem um exemplo de como isso acontece é que o autoconhecimento tem um caráter religioso e super teórico o campo da realização desse conhecimento é a vida humana em sua concretude onde o homem se encontra consigo mesmo e com a sua origem divina então eu tenho uma lei algumas leituras aqui pra fazer vez que david saque o autoconhecimento a única forma de descobrir o verdadeiro ponto
de partida do pensamento teórico é sempre com relativo ao conhecimento de deus de fato autoconhecimento é por natureza religioso o self humano é o ponto de concentração de toda sua existência de todas as suas funções ligadas aos diferentes aspectos da realidade temporal o self busca por uma tendência original e nata ou seja a lei da concentração religiosa a sua origem divina e não pode conhecer a si mesmo exceto nessa relação original aqui dói ver se tem vários momentos agostinho quando agostinho fala sobre o nosso coração que não têm descanso que a nossa alma não tem
descanso como rio enquanto a gente não encontra a deus então é david referia agostinho para falar sobre essa lei da concentração da religiosa o que é isso essa tendência do homem de buscar um espelho pra enxergar a si mesmo uma fonte para dar a si mesmo uma identidade então o homem vai fazer isso por meio de ídolos no paganismo vai fazer isso por ídolos teórico na modernidade ou ele vai se dobrar diante de deus no fim ele precisa procurar um ponto de referência é absoluto a partir do qual ele dar uma identidade assim mesmo então
gente a direção concêntrica o convergente do pensamento é obtida com do ego deixa o foco na diversidade do sentido cósmico e reconhece a unidade absoluta de sentido a fonte do sentido e o caráter dessa com com auto reflexão então é contemplativo e religioso bom eu falei sobre o saber por trás não saber vamos falar sobre o não saber por trás do saber falta aquele que busca o sentido final das coisas do pensamento teórico autoconhecimento a busca da sua identidade por meio de teorias é uma demonstração de perdição é espiritual o homem busca se conhecer no
pensamento teórico exatamente porque não se conhece sem deus a base para outra compreensão será um motivo religioso pagam ou o motivo secular opa então vamos explicar isso melhor é eu sei algumas imagens aqui é eu não sei se elas são totalmente claras é quando eu digo que o homem que busca conhecer o pensamento teórico não se conhece eu não quero dizer isso precisa ficar claro que a gente não tenha muitos conhecimentos sobre aspectos da nossa experiência temporal que são enriquecidos inclusive com medo da ciência então é claro por exemplo que por meio da medicina é
possível compreender é muito melhor como corpo do homem funciona você pode passar sem esse conhecimento o homem muitas vezes passou sem os conhecimentos e pode morrer antes você pode sofrer mas que não perde a sua essência porque você não sabe medicina outra uma cultura que não tem medicina o mesmo pode ser dito sobre outras ciências podem aprovar a aprofundar dimensões da nossa experiência mas elas não sou capaz de escrever o que a gente e no núcleo e como esses diversos conhecimentos devem ser articulados então sem o autoconhecimento por exemplo uma pessoa pode tratar a essência
da vida humana como a existência biológica e se tornar pobre em termos afetivos em termos judiciais em termos estéticos e assim por diante uma pessoa pode também saber muito de teoria estética saber muito sobre essa dimensão virar um artista também de repente e tentar encontrar o sentido da vida na arte e com isso deixar que várias dimensões da sua existência e empobrecidos por conta disso ela vai saber bastante embora de forma fragmentária sobre uma dimensão da existência vai saber mas ainda se ela vai ser na autêntica se ela não sabe como equacionar dimensão estética com
o restante da vida então gente quando eu digo que falta aquele que busca o sentido final das coisas do pensamento teórico o autoconhecimento eu não estou dizendo que não existam esse várias dimensões fortes da natureza humana que traz trarão conhecimentos válidos não se trata disso mas é que esses conhecimentos não podem ser absolutiza dados não podem ser tratados como centro os organizadores essa questão então quando o homem se conhece na sua relação com deus ele pode empregar todos esses conhecimentos mas ele não vai tratar nenhum desses conhecimentos como o seu círculo central de identidade não
vai tratar nenhum desses saberes como que é aquilo que o define essencialmente ele vai tratar esses saberes como círculos concêntricos então você pode pensar assim que você tem uma dimensão universal de experiência moral ou afetiva você tem uma dimensão estética você tem uma dimensão é de jurídica e política você é um homem político também não é essencialmente político tem as relações sociais as relações econômicas e assim por diante até a biologia são círculos concêntricos que compõem a um manto de experiências temporais que nós temos mas nada disso é o círculo central que organiza todos os
outros no centro está a relação absoluta que é com deus qual o problema do pensamento teórico sem a crença em deus é que o pensamento teórico em acrescem deus cai na tentação de absolutizar aqueles recortes da experiência que estão sendo estudados e absolutizar o próprio pensamento teórico gente o pensamento teórico sem fé se torne idólatra por causa disso e sem o conhecimento de deus ele cai na tentação de absolutizar um campo de estudo analítico e de diviniza a dimensão que está sendo estudada por ele quem perde com isso é o próprio homem porque ele é
empobrecido importante ter isso em mente às vezes a gente pensa nos 1º 2º mandamento não terás outros deus diante de mim não fará as imagens de escultura claro que todos os dois mandamentos quando são quebrados o deus e desonrado mas perceba o seguinte em gênesis do as coisas são apresentadas de cara primeiro que deus fez todas as coisas segundo que o homem foi feito à sua imagem porque nós não podemos fazer imagens porque nós já somos a imagem essa questão então quando você rejeita o deus verdadeiro o que é corrompido em seguida a imagem por
isso em romanos 1 o apóstolo paulo diz que os homens tinham conhecimento de deus mas não clarificaram como deus nele deram graças o que eles fizeram fizeram livros imagens e aconteceu foram entregues mas com consciência do seu coração para edson rar em seus corpos entre si o que acontece quando a imagem de quando a face de deus é rejeitada e um homem fábrica imagens ele se degrada porque ele foi feito para ser a imagem de deus é importante ter isso em mente nós não os nossos produtos teórico não nos dão a nossa imagem eles não
são capazes de nos dar a nós mas a gente tem que olhar pra deus o calvino dias no início esse título ninguém conhece a si mesmo sem primeiro ver a face de deus então descer e reconhecer a si mesmo é necessário ver a face de deus então você vai saber que você se foi feita em mais de deus no céu e tecnologia cristã nesse sentido agostiniano e calvinistas a gente pode dizer dias nós vamos falar sobre as raízes religiosas do pensamento ocidental da manhã e esse é outro tema assim muito importante é quem assistiu às
aulas de cheia vai se lembrar que a gente fala um pouco disso lá a gente falou do dualismo de natureza e graça do alívio de natureza e liberdade então nós vamos mostrar aqui como é que dói ver apresentou esse argumento sobre os quatro motivos base do pensamento ocidental e como nesses motivos base a gente tem exemplos de como o pensamento teórico funciona quando ele é aposta e quando ele não é aposta eu só quero concluir com uma citação que está na introdução da nova crítica do pensamento teórico de dói ver que é onde ele fala
sobre essa descoberta acho que ele fez que para a fundação da sua filosofia eo interessante originalmente eu estive sobre sob forte influência primeiramente da filosofia nem o cante ano e depois da fenomenologia de rancho a grande virada em meu pensamento foi marcada pela descoberta da raiz religiosa do próprio pensamento quando também uma nova luz foi lançada sobre a derrocada de todas as tentativas incluindo a minha própria de estabelecer uma síntese interna entre a fé cristã e uma filosofia que é radicada na fé na auto suficiência da razão humana eu vim a compreender o significado central
do coração repetidamente proclamado nas santas escrituras como sendo a raiz religiosa da existência humana na base desse ponto de vista cristão central eu via necessidade de uma revolução no pensamento filosófico pensada em um caráter profundamente radical em confronto com a raiz religiosa da criação nada - está em questão do que como relacionar todo o cosmo temporal tanto nos seus assim chamados aspectos naturais como os espirituais a este ponto de referência em contraste com essa concepção bíblica fundamental de que a significância é uma ciência chamada tedão em contraste com essa concepção bíblica fundamental de que significância
é uma assim chamada revolução copernicana que meramente faz os aspectos naturais da realidade temporal relativos a uma abstração teórica tal como sujeito transcendental de kant então a gente aqui dólares coloca claramente qual foi o ponto chave é do desdobramento do seu pensamento foi quando descobriu que não é o pensamento teórico que é o ponto mediando do conhecimento mas o coração e que dependendo de como o coração enxerga a divindade e pra onde o coração olha diferentemente será a sua relação com o restante da criação e toda sua experiência comitiva é essa foi a descoberta de
idosos então quando um pensador absolutismo pensamento teórico e absolute uma dimensão da realidade que deve extrair pelo pensamento teórico o que aconteceu nesse momento é um pensamento neutro o seu coração tá alienado de deus e num ato de idolatria elege um dos seus artefatos que a sua teoria como a chave para explicar toda sua experiência então o dólar vai dizer que não existe o pensamento teórico autônomo o autonomia religiosa do pensamento teórico porque todo o pensamento teórico é fruto de um coração que ou está conectado com deus não está conectado com o ídolo se ele
está conectado com o ídolo ele vai absolutizar uma dimensão da realidade criada e tentar explicar tudo com aquilo mas se estiver conectado a deus ele vai se recusar a absolutizar qualquer dimensão da realidade temporal porque ele não vai reconhecer sua identidade nem um dos seus produtos teórico e consequentemente isso vai produzir estilos teórico diferentes a tendência de um pensador cristão vai ser de suspeitar de toda a absolutização na ciência na filosofia ea relativizar os produtos científicos e filosóficos que o ser humano é produz gente amanhã nós continuamos então com as raízes religiosas do pensamento ocidental