eu converso agora o bento e rastro filmologia é nosso esporte é e aí começa a mais um bt cash número 355 eu sou o rodrigo bibo e pregue a palavra até tatuí no meu braço isso mano tá que tá o desafio ainda tá zoando que você tá tudo isso aí tatuagem ainda cara não não vi tatuagem isso pode pode tatuagem mas não ai pode ser vou te mandar no telegram já passei abrir o telegram vou te mandando agora uma foto da minha tatuagem aí beleza beleza manda aí que eu vou ver porque eu sou victor
fontana em sermão não necessariamente é uma bronca mas hoje a gente vai lançar a brava hahaha muito bom gente são daqui em mais um vt cash falando sobre pregação sim como assim mais um pt cash que nós já lançamos um para os mantenedores com muito decoração tava eu victor de cacau falando sobre o coração do pregador então você que é mantenedor vai lá que tá esse podcast muito legal para vocês e hoje a gente traz aqui também para o grande público com um bate-papo show de bola com ele e milho e foi da hora hein
vitor fala sério não ó sensacional porque quando se fala de pregação o cara é o cara é nota 10 que ele escreve bem também viu gente então você pode ir ver procurar os textos dele texto gostoso gosta de nenhum três gostoso ele ele escreve bem cara mas é viver bom é isso gente então um papo falando sobre a arte da pregação a gente dá vários toques abre o coração eu conto meus pecados vai ficar muito legal então ouve aí confere esse podcast falando sobre pregação mais antes os recados paroquiais dessa semana galera presta atenção olha
só para quem tá começando a estudar a bíblia para quem quer começar a estudar a bíblia você que tá pensando quero entender um pouco mais o drama das escrituras quer entender um pouco os livros as conexões dos textos bíblicos eu tenho certeza e uma boa bíblia de estudo é uma companheira é excelente para este começo para este início de jornada no brasil nós temos boas bíblias de estudo graças a deus temos bombas bíblias de estudo e eu não tenho dúvidas de que a nvt é uma delas e por que que eu estou fazendo propaganda da
nvt agora aqui neste recado paroquial porque nós temos um link em parceria com a mundo cristão e você comprando por esse link nós ganhamos uma comissão então deixa eu deixar bem claro aqui gente existem outras bíblias boas de estudo eu acho a n a é boa a nv ii que é uma clássica já tem algumas olha já tem mais de 10 anos eu acho aí niver de estudos axed é boa nós temos bombas bíblias de estudo aqui a no brasil inclusive achou dessa dica priorize bíblia de estudo essas gerais aquelas são bíblia do homem filha
da mulher bíblia do adolescente eu acho elas muito focadas e muito muito limitadas por focarem no assunto então priorize essas mais gerais há dúvidas de que a nvt veio somar aí nessa lista de boas bíblias de estudo e como a gente tem essa relação essa parceria com a mundo cristão eles aí vão dar uma comissão para ouvir botar o que se você comprar a nvt de estudo a gente fez um habitué uma semana inteira comentando aí um livro de filipenses e muita coisa do que a gente falou naquele episódio está na bíblia de estudo nvt
ela vai te introduzir aí a cada livro da bíblia a cada testamento ela vai te dar quadros teológico céu explicações mais amplas de determinada passagem bíblica além das notas de rodapé que explicam quase versículo a versículo então assim gente uma ótima myles tudo referências cruzadas a nvt é uma versão da bíblia muito boa e gostosa de letra e então não tem dúvida de que a nvt pode ser a sua companheira aí neste início de jornada você que quer entender mais a palavra de deus com e aí nvt para ser a sua companheira de jornada a
nvt de estudo e o link para você comprar a sua nvt de estudo com frete incluso para todo território nacional está aqui no link deste bt cash ok lembrando gente eu estou gravando esse recado aqui para o mês de julho de dois mil e vinte então essa promoção está valendo agora no mês de julho ou seja o mês 7 de 2020 você tá ouvindo se podcast depois clica no link aí para ver como é que tá eu não sei não posso te dizer vai que seja em promoção de novo não sei mas você está ouvindo
agora em julho de dois mil e vinte corre lá porque além de está com vinte e cinco porcento de desconto ela está com frete incluso para todo território nacional e claro comprando pelo link do pivotal você ainda duas ajuda que porque a mundo cristão dá uma comissão marota para nós lembrando que você quer mantenedor dormir e tem uma lista de distribuição exclusiva no telegram você que não curte grupo aí eu sei que tem um grupo lá no telegram mas aí eu não dou conta de grupo eu não dou conta de acompanhar as conversas então nós
queremos uma lista de distribuição para você assim você não perde o conteúdo dos links que a gente divulga lá e olha só semanalmente todas as quintas-feiras o pastor cacau ou algum outro pastor da equipe está mandando uma devocional já tivemos 13:03 devocionais de alto nível aliás o último devocional que o cacau mandou agora mas não tinha 20 minutos eu falei com a cláudia aqui é quase um podcast mas ele estava falando ali sobre o fundamento do casamento e uma verdadeira preciosidade então você que é mantenedor e ainda não está na nossa lista de distribuição no
telegram mande um e-mail para mantenedores@aacd.org.br o local onde você faz a doação para que a camila a localizar e mandar o link para você você que ainda não é mantenedor por favor gente veio aqui junte-se a turma que ajuda o binotal que a permanecer galera a gente tá mandando aí dois podcast gratuitos por semana então isso só é possível porque eu estou à frente desse ministério full time então meu salário vem e as contas do botar o quê ofertas que a gente daqui para os integrantes enfim vem tudo dessas doações dos mantenedores então você que
ainda não é mantenedor venha para o time porque tem vários benefícios e o principal deles é você ajuda este ministério a permanecer vai viver não quero ser moderador eu quero só consumir mesmo e não quero ser mantenedor ou porque não quero mesmo porque não posso tudo bem você também tem uma lista de distribuição ok o link está aqui na descrição deste podcast e o que que você recebe nessa lista você recebe links promoções de livros cada podcast que é postado no nosso site você e também então assim dessa forma você não perde nenhum conteúdo gratuito
que nós estamos produzindo e antes de acabar esse recado para o que eu quero dizer que a confraria botar o que está vindo aí faça a sua inscrição o tema desta segunda confraria é profetas e teremos ali igor miguel victor fontana andré hank e ângelo bazzo falando sobre o profetismo do antigo israel meu irmão minha irmã vai ser demais a segunda confraria online do bibotalk totalmente gratuita online lá no nosso canal do youtube então é bem por que que você se inscrever então porque teremos sorteios ao vivo eu e maurício machado estaremos lá sorteando aí
livrastes eu vou montar uns kit meu irmão da thomas nelson que você vai ficar de cara fora que vai ter cursos da escola convergência e também da abc 2 então cola com a gente na segunda confraria bibotalk que vai acontecer nos dias 13 e 14 de agosto de 2020 só vem olá pessoal o seguinte para falar desse tema tão caro a igreja nós temos aqui a presença ou a galera pediu no twitter olha esse twitter em fontana o twitter é praticamente um ecossistema em victor galera pede mobiliza nascer ver cara e assim ó vocês pedem
no twitter a gente atende ou não também depende depende de vocês pedirem pois eles perdem coisa boa a gente traz hoje eu vou olhar aí então gente ou não a gente brincou fez uma brincadeira no twitter a galera ver em cima que é claro ele aceitou como vocês já viram aí no banner deixe bater bem vindo ao bibotalk reverendo emílio garófalo olá pessoal um prazer estar aqui com vocês uma honra poder servir luz e espero ser útil iluminar um pouco e ajudar o povo de deus a pensar mais sobre pregação e como que isso pode
ajudar a igreja olha só remédio por mais que você e está há um ano aí com uma presença mais ativa na internet tem ouvintes que talvez não lhe conheçam que eu queria que você se apresentasse um pouco aí para audiência do botar o que claro hoje a minha principal atribuição ministerial dedico aí quase todo meu tempo é como pastor de uma igreja local aqui em brasília igreja presbiteriana semear sou pastor plantador de igreja que não tem essa igreja alguns anos atrás já é uma igreja independente que anda sozinha e eu faço em tempo integral além
disso o tempo que sobra eu dou umas ajudinhas aqui a colar como professores seminário como escritor e tentando aí também servir meus irmãos como puder mas é basicamente isso tem mais dois livros publicados o terceiro e no prelo se deus quiser olha só o victor ele foi muito humilde fala um pouquinho de milho aí você pode o cara consegue plantar uma igreja em brasília e vai tudo bem é porque já tá de brincadeira pessoal do distrito federal é brincadeira a posição legal a gente sabe se a terra fértil vale assim não eu sei eu sei
onde abundou o pecado superabunda não brincadeira o vitor é para tu ajudar mano não complicar a gente aqui né gente é brincar com problema não é o brasileiro é o povo de outros estados que ele vem para cá e isso não me pediu para falar o seguinte gente assim se vocês querem conteúdo sobre pregação sigam emílio porque quando a gente fala de conteúdo sobre pregação como fazer pregação com intencionalidade eu acho que a palavra certa é essa intencionalidade para você não simplesmente dizer qualquer coisa no domingo e falar muita coisa da sua cabeça é e
o emílio é uma boa é uma boa fonte o que eu brinco com ele de vez em quando no twitter o seguinte a gente que é da teologia bíblica é muito chato a galera da homilética da pregação é mais legal então além de você ter conteúdo sobre pregação quando você segue um cara como emílio não ser segue uma pessoa que é legal uma pessoa que é divertido uma pessoa que você pode ler e se diz contra aí porque a minha turma turma do milho no pessoal ainda teologia bíblica o igor miguel vezes a gente é
muito carrancuda sabe e o emílio traz um pouco de leveza para essa plataforma que tem tanta briga só é verdade legal então tá apresentado aí e deixa eu dizer também que o emílio é o pregador favorito do jonas madureira segundo ouvindo twitter né não sei se dá para acreditar em tudo que a gente vê no twitter mais eu andei vendo a rasgação de seda aí na live do projeto sol aqui meu amigo não tava no gibi aquela rasgação de seda que tava rolando light o jonas é um fofo de fato ele ele disse isso já
vou botar no meu currículo lá em cima gente vai ser ela só ah e não brincadeiras à parte é um prazer teu emílio aqui eu já tive a honra de ouvir o pregar que realmente foi um bálsamo tanto que eu lembro até hoje da pregação a gente até conversou sobre isso a alegria tá aqui gente o tema é pregação e pregação expositiva pastor acho que a gente vai começar bem pelo básico né porque pregação expositiva é uma das formas ele se empregarem a gente vai focar nela aqui mas eu acho que a gente possa voltar
até pelo que eu conversei contigo aqui no off topic talvez umas definições gerais de pregação enfim eh acho que a gente poderia você poderia nos localizar aí dentro desse universo da homilética perfeito vamos conversar por isso aí tá com o uso muito popular do termo pregar que as pessoas usam quando elas querem se referir a todo e qualquer comunicação de todas as pessoas falam assim aí eu tava ontem no ônibus aí eu peguei para pessoa que tava do meu lado então a gente diz assim eu estou pregando para minha esposa com meu marido e meu
filho esse esse os mais genérico então esse uso genérico ele não é o que eu tenho e nem e talvez o tema melhor para esse pregar que se usa para todo lado seja o evangelizar não é o compartilhar das boas novas não tem problema como o uso popular da coisa mas apenas diferenciando que a gente vai falar agora é de uma pregação que é feita no contexto da assembleia do povo de deus que quando o ministro da palavra de deus abre a palavra de deus ea expõe e isso é um pouco diferente do que as
conversas evangelísticas que a gente tem na internet na na cidade na rua e assim por diante então uma pregação nesse sentido eu acho que ela ela pode ser resumida da seguinte forma uma frase que muitos combinar com as usa o que é pregação é a explicação e aplicação da palavra de deus sempre assim você vai abrir o texto bíblico explicar o que ele quer dizer e dizer que as pessoas que têm devem fazer constar ou emitindo presença me ajuda então a diferenciar eu entendi mas vamos tentar deixar ainda mais claro por que você procurou fazer
uma distinção entre o estar né o servo o ministro estar ali à frente da congregação abrindo o texto explicando e aplicando duas digamos da pessoa que no metrô na balsa no avião abre o texto e explica para aquela pessoa porque ele também pode fazer isso nem abrir o texto explicar o texto e aplicar o texto digamos como felipe fez com o eunuco não tem uma passagem dessa lá se não me falha a memória então e aí queria entender melhor essa diferença que não ficou tão claro para mim perfeito porque eles estão sim qualquer pessoa pode
der não só pode como deve abrir a bíblia explicar a bíblia para outras pessoas e isso isso é muito bom isso é importante a igreja avança grandemente dessa foto agora o o assunto que eu quero trazer os demais é a ideia de um sermão como uma peça retórica que não é uma conversa isso o que acontece no ônibus na balsa engraçado e falsa aqui em brasília não tem esse negócio de falsa mas eles não tá que tem aqui tem mas isso é muito mais uma conversa sobre o evangelho entendi isso deve acontecer muito é mas
a um discurso que é feito pelo arauto de deus o termo o termo utilizado lá no novo testamento é o verbo querer isso que é o verbo que a gente traduz muitas vezes como proclamar e ele não uso do grego antigo ele tem a seguinte ideia é do arauto alguém que chega no local com uma autoridade enviado como enxurrada talvez você pensa naqueles que eles chegavam cara assim na cidade calma trombeta abrir o rolo e falava assim eu vejo uma mensagem do rei que deve ser ouvida por todos e isso era uma alma adivinha então
o que é isso é esse verbo esse é o proclamar a ideia de alguém que de alguém que vem com uma autoridade comissionada para trazer uma mensagem que não é dele mas ele vai abrir e vai falar essa mensagem em nome do seu rei então assim eu acho que é questão que não é quem faz isso quem não faz isso mas apenas distinguir a pregação quando quando a gente tenta fazer ela dessa forma seja no concurso do culto público ou seja em outros contextos também ela tem o aspecto de um planejamento então quando a gente
e a aquele aquele pregador luo aquele teólogo falar da proclamação querigmática e isso aí que ele tá querendo dizer não é o cara aqui funciona como esse representante né agora isso também esse sermão essa tron clamação diante do povo também tem outro nome né emily o que é a tal da homilia na e por isso que em alguns lugares a prática da pregação estudo vai ser chamado de homilética né você ouvinte nós que de vez em quando ouvi-la a porque homilética tal não se assuste com o nome nada mais é do que a prática da
homilia a prática da pregação e mais especificamente como melhorar ou como estudar para deixar mais eficiente ou mais adequada melhor dizendo a homilia essa peça retórica como uma peça retórica é claro que ela é uma obra de arte e que você consegue aperfeiçoar né emily eu acho que tem um lado técnico aí que às vezes as pessoas o filme mas como uma peça retórica cabe falar em técnica né emily cabe victor você tocou num ponto muito importante muitas pessoas acham que o pregador faz é simplesmente ele pensa um pouco acerca do texto ele pede ajuda
para deus ele sobe lá no culto e ele começa a falar e talvez alguns passam só isso mesmo mas não deveria ser assim como você bem disse existe todo um campo de estudo dentro da teologia prática que busca aprenderá como fazer isso bem como organizar suas ideias como extrair corretamente do texto bíblico os ensinamentos como encadear isso num discurso que faz sentido como utilizar-se de ilustrações e outras coisas para que esse discurso não seja uma mera uma mera palestra árida mais seja de fato uma comunicação que envolve o homem como um todo mente intelecto afeições
imaginação tudo isso junto então é homilética vai estudar isso tudo sobre como porque a gente pode ser melhor nessa função de comunicar a palavra de deus eu tive um professor o steven kirchner e ele vem que não sabe nada esse aí de bíblia e ele foi meu professor de exegese então não millet que não era muita praia dele aliás era um lado que ele tinha que fazer um esforço muito grande porque para ele a partir da exegese do texto de você interpretar o texto e saber extrair dele o seu sim seu sentido ou significado essa
parte é a parte que ele tinha muita habilidade mas a tarefa de transformar isso esse estudo todo nessa peça retórica inteligível que as pessoas possam entender e aproveitar e aplicar para suas vidas ali ele precisava de um esforço muito grande porque não era área de domínio dele ele sempre fez questão de não esconder que ele tinha essa dificuldade e se esforçou mais para conseguir colocar e ele falava uma frase interessante que ele fala o seguinte eu vejo muito pregador que tem ideia homilética sem antes sentida e daí olá eu sou a pessoa que tem ideia
exegética e preciso me esforçar para depois criar uma ideia homilética que que ele tava querendo dizer eu sei que ele tá porque eu sou esse cara aí eu tenho altas idéias e as eu faço o caminho que é errado eu tive uma sacada caraca onde é que eu acho na bíblia um texto para eu ver que prove isso é que eu percebi isso é uma essa grande sacada que eu disse não eu não nego porque assim como eu sou um pregador itinerante digamos assim eu pego muito com base nos temas que me passam previamente né
então assim às vezes eu já vou para o texto procurando alguma coisa que de alguma forma esteja com base naquele tempo eu acho que todos vocês de alguma forma passam por isso também né você recebe um tema que você vai procurar na escritura de uma forma um texto hoje que tem é isso justamente mas eu às vezes até lá vou ter que pregar na igreja eu tenho uma ideia ou a sacada e carinho de reconheço que isso não é talvez o caminho mais adequado né vamos acho que eu vou aprender hoje mas enfim mas eu
entendi perfeitamente o esteve aqui que eu quis dizer e não e aí o que acontece eu acho que é o seguinte é um equilíbrio que não é simples e eu acho que a tarefa homilética ela ajuda muito a gente a sempre voltar para interpretação do texto com avançada possa ser para cada um de nós com as suas limitações à capacidade de fazer essa exegese desejarem não necessariamente precisa ser uma exegese tão técnica conta de um tradutor bíblico como é o caso do doutor estevão quixadá não é inscrito não é isso que ele queria dizer nem
que eu tô querendo dizer aqui mas uma boa homilética ela sempre vai fazer a gente retornar por exercício de extraído o texto o seu sentido mas ir para além disso e tornar essa extração e inteligível para toda a comunidade e para isso a técnica ela é muito bem-vinda ela ajuda muito e às vezes eu acho que a gente enxerga técnicas como inimigas no contexto evangélico brasileiro a gente enxerga essas técnicas como se elas ti oi gente a espiritualidade ou de assim da gente a espontaneidade ou tirasse da gente repente o carisma ea simpatia do pregador
o que não é necessariamente verdadeiro e aí eu acho que umidade que ela nos dá um pouco de norte para equilibrar essas tarefas para que a gente espanha de fato texto quando a gente está no púlpito e também que a gente se faça inteligir que essas idéias vivo que você eventualmente tem ela sejam ideias que tenham amparo textual e teológico para que eu não imponho a minha cabeça e versículos e saladas de versículos que a gente tem costumeiramente mais seu irmão salada de fruta mas é legal que eu vivi porque assim tem pessoas eu não
sei qual depois quero ouvir o emílio que rechace dois tipo de coisa não você tem que ir do texto para as ideias mas e quando você tem a ideia primeiro né então enfim é emílio dos ajude aqui comentando rapidamente ao que vocês mencionaram de que em parte o povo evangélico brasileiro tem essa essa ressalva né e o preparo vai engessar o coisas assim acho que uma analogia talvez seja pensar no músico que alguém que seja toca guitarra e violão seja o que for e quanto mais essa pessoa aprender de técnica isso vai dar maior liberdade
criativa e até mesmo capacidade de improviso não é o contrário às vezes as pessoas acham a ser estudar muito da técnica instrumental ele vai ficar mais preso pelo contrário vai dar mais liberdade para ele é feito quem tá preso é aquele que só sabe fazer dois acordes e esse aqui tá preso e e a mesma coisa o pregador seria se ele aprende a preparar a pensar de aprende bem as formas diversas e as maneiras de organizar um texto no sermão ele vai ter muito mais liberdade criativa e vai por consequência também é muito mais interessante
para o homem isso que você falou da questão de vai dá ideia para o texto do texto para ideia de certa forma é parecido com a discussão do que a pregação expositiva né versus pregação temática voa tem um bom gancho para puxar para isso em mim porque senão fica super voltar mas o que qualquer diferença de uma o dispositivo é pro matemática e talvez seja algo nessa linha a pregação temática seria algo assim puxa vida eu quero hoje falar sobre o poder de deus aí você pensa assim puxa quanto podia falar sobre isso a tem
aquele texto que jesus faz só o coisa assim bem aqui também tem querer outro texto em que deus abriu o mar vermelho e você pensa assim ah vou juntar esses textos aqui e vou falar sobre o poder de deus então essa é uma abordagem mais sistemática ela busca um assunto e buscar ver um desse assunto se mostra em vários lugares já uma pregação mais expositiva ela vai partir do texto e vai falar o quê que esse texto me ensina e eu vou falar sobre o que o texto me ensina seja qual for o assunto então
pregação expositiva é mais dominada pela ideia do telhas tudo que pelo que o pregador tá querendo buscar é óbvio que a gente sabe que na vida real você chega ao texto sempre cuidar esse preconcebidas com ideias sobre a itália e assim por diante inclusive nessa pegada pastor digamos o tema é poder de deus o cara pode falar desse tema com base em um único texto e não é uma pregação expositiva com básico áudio a gente poderia fazer umas definições eu acho né algumas pessoas ouviram agora esses dois termos e tal que que ele quer dizer
com pregação expositiva pregação temática já fica mais sub entendido né não tá pegando em cima de um tema o que que é uma pregação expositiva a pregação expositiva é aquela que busca desembrulhar o texto por assim dizer você pega uma passagem bíblica seja um versículo seja um bloco de 10 versículo seja como for e o pregador ele vai buscar extrair daquele bloco de texto qual é a principal mensagem que o autor do texto colocou ali por quê que mateus inclui essa essa parábola por quê que isaías disse esses 10 versículos e os expositores vai tentar
fazer isso ele vai tentar abrir o significado daquilo e expor a mensagem de uma forma que seja mais claro em 5 dias então ele não chega por texto ele não vai ao texto procurando um tema em geral de ao contrário ele vai para o texto ea partir dele ele traz algo legal ele deixa o texto livre para comunicar aquilo que se comunicar isso vá aonde for seja algo que é incômodo seja algo que é fácil para o predador é por isso que pessoal fala que pregação expositiva é mais desafiador é o pregador porque obriga a
gente a lidar com temas e coisas que a gente não é tão familiarizado quando a gente vai na temática a gente meio que fica nos mesmos assuntos que a gente já domina bem que a gente entendeu bem a pregação expositiva acaba te obrigando a crescer encontre logo como pregador também e é outra coisa que é importante que quanto mais você prega expositivamente mais repertório você cria para que quando alguém te peça uma pregação temática você de repente tem algumas cartas na manga de exegeses que você já fez anteriormente de conhecimento que você já tem anterior
que o cara pedir um determinado tema seja pregões positivamente sobre muitos textos e você se lembra aquela mensagem que eu peguei um ano e meio atrás sobre lamentações de jeremias líder exatamente com isso então eu vou pregar e ativamente a partir daquela passagem porque ela lida com esse tema que a pessoa me pediu isso aconteceu comigo agora no domingo especificamente eu mencionei lamentações de jeremias porque foi o texto que eu acabei utilizando mas a pessoa me pediu para eu falar sobre tradição versus uma igreja contemporânea eu ia falar numa pregação numa live numa dessas na
situação de quarentena que a gente tá o pregador itinerante faz pela internet olha só que maravilha né e aí ele me pediu para falar sobre tradição e a igreja crescer moderna e contemporânea e assim você tem do feito exegese de muitas passagens você conhecendo o teologia bíblica você tem do feito muitas pregações expositivas você cria um repertório um arcabouço para que essas eventuais demandas temáticas possam ser feitas a partir do texto e o texto fluindo naturalmente e aí eu fui ver já aplicando a história né eu fui para passagem célebre em que jeremias lamenta mas
e ele quer trazer à memória aquilo que pode lhe dar esperança e você tem uso da tradição na memória para que ele tem uma esperança futura então a esperança futura o que que é é a aplicação contemporânea situação contemporânea de jeremias agora só posso falar da situação contemporânea de jeremias se eu expuser o contexto histórico exatamente o que aconteceu em jerusalém porque tipo de situação que jeremias está passando ali pra que ele falha aquilo e o que que ele teria trazido a memória então tem exegese do texto ali também agora a gente falou exatamente de
uma situação de uma pregação temática que foi pedir um tema só que eu só fui capaz de fazer isso porque antes eu já tinha lidado com esse texto entendeu então quanto mais pregação expositiva você faz melhores ficam suas aplicações temáticas entendeu foi feito isso é interessante ver para você a gente pode falar um pouquinho sobre pregação expositiva insere depois fazer interessante que nós temos que ser pregadores de todo o conselho de deus o que significa isso todo mundo já ouviu aquele pastor que parece o irmão dele é sobre missões com todo sermão dele sobre casamento
sobre autoajuda ou é monotemático né e quando você pega esse positivamente em particular em série lidando com textos bíblicos mais variados possíveis você desenvolve isso que você tá falando uma espécie de um tesouro de pregações das quais você pode ir ali retirar pregações sobre todo e qualquer assunto porque a bíblia é diversa câncer no meu caso eu sou o pastor relativamente novo aí no topo tem muitos anos de ministério tem 42 de idade mas eu fui ordenado aos 30 então tem aí só 12 anos de ministério de pregação continuar mas nesses oito anos de igreja
tá ligando aí 60 ou 70 sermões diferentes por ano eu dei você tem aí eu tenho eu tenho um arquivo aqui de 500 600 seu irmão e assim passagem diferente caraca e como você falou bem qualquer um assunto que me chamarem para falar eu vou ter pregado algo que lida com isso em alguma ou em barcos alinhados e os salmos ou em gênesis ou em êxodo ou em algum lugar porque o estudo esses livros já entendemos ao longo desses anos todos né então é como vitor falou você e você acaba desenvolvendo um tesouro de sermões
que vai lidar com todo tipo porque a vida lhe ou seja o problema então não é o sermão temático em si não é porque às vezes eu vejo pessoas até dar aula reformada é desdenhando o sermão temático né dão aquela desenhada por que o único que presta é o sermão expositivo mas pelo que eu tô ouvindo aqui a gente não precisa desenhar o seu irmão temático agora um bom sermão temático vai lidar com o texto bíblico então um né então a gente não precisa de descartá-lo não é porque assim emílio às vezes tem pessoas que
pregam de forma expositiva elas abrem o texto e ficam no texto máscara vou usar uma expressão aqui tu me permita a liberdade mas que é o segundo a pessoa é chato né porque a pessoa abre o texto e ela até fica no texto que o percebe que o conteúdo dela tá legal máscara f e tu pega um cara aqui é da área da pregação temática digamos assim que dialoga bem com o mundo e faz referências e tal pointu gosta de ouvir aquele cara mas aí o cara dá umas platinado exegética assim falar e manda o
texto não tá dizendo exatamente isso então a gente tem um problema na mão aí eu acho que parte do problema é porque pregação temática é uma coisa muito difícil definir você tá usando a ideia de alguém que escolhe o tema e aí escolhe um texto bíblico para lidar com terra então de certa forma é quase que expositivo apesar de ele ter escolhido assim muitas vezes quando a gente fala de pregação temática acaba sendo muito mais aquela algo que parece mais uma aula uma aula de faculdade em que a pessoa junta ter mais diversos e o
que você criticou e também eu também critico que é uma pregação expositiva que ela é quase que como você ler um comentário em voz ela não faça essa operação ela como você pegar um comentário e o verso 5 paulo usa esse verbo esse verbo está no particípio isso aponta para tal coisa e fala umas coisinhas oi roberto seis e assim por diante é muito difícil fazer dessa forma e de fato conseguir agarrar o coração do seu ouvinte tem algum que consegue mas o racismo uma homilética vai nos ajudar a esposa o texto mas enchendo de
vida e ajudar as pessoas entendendo de outra cor é porque eu acho que a galera peca né o cara até estuda bem legal cara se prepara bem na parte nessa parte técnica mas ele talvez não entende que fazer às vezes uma aula de retórica uma aula de comunicação porque um dia você tem uma audiência de antes de você então de alguma forma não é que o pregador é um palhaço não é nada disso mas você também precisa aprender a manter a atenção do povo né porque as a galera não tem que pregar a palavra ea
palavra é suficiente ficar ninguém tá negando isso mas eu achei perfeito que não dá para você pegar o seu esboço lemos em vida né como se a pessoa tivesse lendo um comentário bíblico perfeito e esse assunto eu acho que até carrega para nós a ideia da e do sermão ou das etapas dele porque senão precisamente técnicas que vão fazer com que essa exposição que a gente faça não seja uma aula chata ou uma exposição que parece não ter fim né então o próprio estudo da pregação da prática da pregação da homilética fornece ferramentas para que
isso não aconteça até que muitas vezes eu acho que tem gente que não observa o uso dessas ferramentas não sei se eu tô indo por um caminho bom emílio mas eu acho que é meio que por aí não é não tem muita gente victor te acha que se você tá assim se você tá falando as coisas corretas do texto você não precisa se preocupar a forma de comunicar e eu acho que isso é uma pena você lamentavam a gente sabe nós que mexemos com comunicação não sabemos que forma e conteúdo andam juntos e a gente
ir os autores bíblicos sabem por exemplo eu tô terminando meu livro agora de eclesiastes dentro preparando ele para publicação livro baseado os meus sermões em eclesiastes no final do livro salomão diz o seguinte procurou o pregador falando dele mesmo e escolher palavras verdadeiras e agradáveis para como o aguilhão guiar as pessoas ele seguinte ele tá explicando para gente que o livro de eclesiastes foi escrito com o objetivo de usando o cover palavras verdadeiras mas também palavras agradáveis no sentido de bem pensadas adequadas bem escolhidas e aqui no serviço como aguilhões como se fosse algo que
espeta o leitor numa certa direção porque ele sabe que não é apenas trazer as coisas verdadeiras mas a forma que você traz isso também vai realçar ou vai esconder a verdade do que você tá trazendo e por isso que ele já fiz achei de frases memoráveis há tempo para tudo debaixo do sol vaidade de vaidade tudo é vaidade de tantas essas frases que todo mundo conhece porque foi um bom pregador escrevendo muito bom é e sim sobre anatomia do sermão então é quais são os pontos ou as etapas de um sermão tipo que não pode
faltar em um ser ó porque assim quando eu vejo alguns sermões temáticos cara é uma salada de fruta é um monte de citação de versículos e é muito complicado isso porque mano você não explicou o versículo você já tá citando o outro e tem aquele aquele grande problema que meu amigo vitor fontana vai concordar comigo que é o problema de muito e sistemáticas que cita texto que cara não esse texto não tá querendo dizer isso que você tá querendo usar ele como prova aí né então muitos sermões é temáticos pegam nisso né o cara tá
eu quero falar sobre vencer na vida aí o cara vai lá e tudo que tem versículo de vencer começa com josé e pai vai e por aí vai né termina o apocalipse e claro cara cita numa pregação de 40 minutos ele tá citando sei lá umas 15 passagens bíblicas então isso é meio complicado como é que a gente pode pensar um sermão que vai alcançar o seu propósito que se faltar em um sermão pensando até em um sermão expositivo quem sabe agora tá não sei muito positivo ele em tese vai diminuir muito esse problema que
você falou total porque ele vai focar em um bloco de texto ele pode até trazer textos de apoio para ajudar a entender alguma coisa para corroborar uma ideia mas o foco dele é aquele bloco de texto aqueles 35 20 versículos que ele está expondo então não vai ser aquele passeio pela escritura o tempo todo mas tem alguns itens que a boi homilética sugere que a gente sempre tenha a gente pode falar um pouquinho sobre cada um acho que vai ser bom para o povo seria a explicação a aplicação a ilustração ea gente pode falar um
pouco de introdução também eu acho que manda tamo aqui temos aqui para te ouvir tá bom a explicação é o grosso da coisa é você realmente de uma forma clara que faça sentido explicar qual é a mensagem daquele texto o que que paulo quis dizer com aquilo porque jesus estava ensinando nessa parábola o que que aquele aquela história de primeira samuel lade do rei davi o quê o ensinando o que que esse negócio nos em silêncio a explicação alguns fazer isso com grande facilidade outras acabam se enrolando aí como você falou e acabou dando volta
e e muitas vezes o problema porque o cara quer no único sermão lidar com tudo que a vida liga e muitas vezes em que você me dá sua o que o texto diz mesmo ele vai ter outras oportunidades ao longo do tempo para falar de outras coisas então a explicação é isso ela é digamos assim o esqueleto você tem um esqueleto você tem o assunto tá explicado agora isso não não basta penso é quando a gente vê por exemplo livro de deuteronômio vocês o livro de deuteronômio senão os sermões de moisés quando deuteronomy acontece tem
mais ou menos 40 anos no êxodo já já no final ali da história e basicamente que moisés faz ele vai na tem lá no livro de exôdo ele pega aqui no lar ele que não lembro aquilo ele explica que ele aplica então o sermão não é simplesmente você explicar o que foi mas você trazer aquilo para realidade do ouvinte e aí a gente e na área do questão de aplicação que o mundo inteiro chama de de aplicar o que que é aplicar aplicar algum teoricamente simples mas na prática não é tanto é você pegar aquela
mensagem que foi dita no ano mil antes de estou no ano trinta depois de cristo e você mostrar para o seu público no brasil no século 21 que aquilo ali diz respeito a algo que ela deve fazer crer deixar de fazer hoje então você pegar uma mensagem que foi pregada no sermão do monte lá lá na galileia e você fala assim isso significa que você aqui hoje em brasília deve fazer desse jeito que significa que você hoje deve fazer assim isso é aplicar é meio dependendo aqui no na queima-roupa o que você acha ou onde
você acha que as pessoas erram na aplicação por exemplo sim quais são os erros mais comuns na do teu ponto de vista a pergunta também vale para ti victor a o quê que vocês acham assim onde a galera mais erra nas aplicações é porque as a pessoa se acertar na observação eu lembro é que não olha nossa observação interpretação e aplicação né ele método de estudo da bíblia né quase quase que o emílio tá falando aí mas essa explicação a pessoa as até explica mas ela se se perde na aplicação enfim quais são os erros
que vocês já observarão que a galera muitas erra por aí nesse espaço se quer começar a ver eu tenho umas ideias aqui mas ele não eu eu quero começar porque como esse é o ponto que eu entendo que eu mais r eu quero ouvir o que o milho tem antes para mim não para mim disparado mas talvez seja isso e o mesmo porque para mim a parte exegética é mais fácil porque estudei mais só por isso eu lhe dei mais com a parte de lidar diretamente com o texto e aí quando a gente fala de
aplicação geralmente onde eu preciso gastar muito mais tempo no meu preparo então por exemplo se eu vou pegar no domingo e me avisaram hoje na terça-feira muito provavelmente o que que eu vou fazer eu não vou e ai se o no meu tempo de terça até domingo a um preparo de terça até sexta-feira com tentar entender o texto estudar o texto e da sexta até o domingo eu vou pensar em aplicações não eu vou concentrar o meu estudo do texto hoje no máximo até amanhã de manhã provavelmente o que eu vou fazer traduzir o texto
agora porque me ajudaram na terça e voltar no domingo problemas que eu vou fazer traduzir o texto agora nesse minuto e depois de traduzir vou consultar alguns comentários para amanhã de manhã eu tava com uma ideia bem consolidada do que o texto quer dizer e aí da quarta até a sexta mais ou menos ou até a quinta né eu vou ter pelo menos dois ou três dias pensando em aplicação para poder começar a escrever o quê que vai ser essa essa mensagem porque no meu caso aplicação é mais difícil e geralmente onde eu e por
que que eu sei que o porquê aplicação é aquilo que diz a respeito do cotidiano das pessoas e é onde é mais possível para mim eu cometer alguma gafe a fritar incorretamente a situação de vida das pessoas que é que estão naquela reunião naquela naquele culto entendeu então eu vou ter mais dificuldade nessa área e às vezes eu percebo que tem muito pregador que subestima a aplicação porque ele fala é um aplicação é fácil e o cara deixa para pensar em aplicação tipo no dia anterior o ou às vezes em cima da hora de escrever
o seu irmão dele e aí ou fica uma aplicação xuxa ou é onde ele das gafes em que é a gaffe aí ele tocar um ponto que delicado para igreja entendeu e nem perceber que aquilo é delicado a brincadeira que eu fiz com com brasília por exemplo eu fiz já falei que é brincadeira beleza agora se eu falo isso num púlpito dependendo do púlpito que é vai ter gente que vai ficar ofendido entendeu e se você tem tempo para pensar nessas coisas antes você consegue antecipar algumas alguns problemas agora gafe nem o problema é pior
o pior é o sermão que não conecta porque você não fez o esforço de sentar e na pele de quem tá te ouvindo e essa parte da aplicação é esse momento que vai sentar e tentar se sentir na pele de quem tá te ouvindo quais são os problemas que essa pessoa vivência no trabalho dela na escola dela e o problema dela é de trabalho é de escola para começar ou será que é de família e aí esse exercício de empatia precisa de tempo se não tiver é o famoso e daí né que o seu ouvinte
vai perguntar tá você explicou isso tudo e daí o quê que isso vai mudar hoje o meu dia o meu almoço o meu trabalho amanhã e cadê você pregador me ajuda aí é a grande pergunta a minha mulher pergunta as vezes já perdi o tá morto pregou mais e daí como eu quero coisa prática para minha vida essa é a que eu já ouvi já tem muitas vezes o problema é justamente que o pregador meio que deixa para o ouvinte se virar com isso falar se eu te dei a mensagem agora se aplica aí na
sua vida se vira eu tô rindo eu tô rindo porque eu confesso meu pecado gente uma vez eu já fiz isso a gente eu não sei como aplicativo para vocês aí mas vou aplicando aí eu vou aplicando o vitor falou uma coisa muito importante eu fato de que ao nosso público está em situações muito diferentes os primeiros manuais ou elétricos da reforma é aquele que o primeiro do william parques ele nos lembra para que toda a audiência nossa tem visto de pessoas a gente tem convertidos inexperientes gente que está no leite espiritual a gente tem
pessoas de armaduras e com uma chave brant a gente tem crentes verdadeiros mas que estão desanimados a gente tem descrentes bem fica um visto na audiência e se você tiver isso em mente você vai ficar mais rápido a colocar sua mensagem de forma que você dedicou um outro grupo dependendo do seu texto o dá para lidar com tudo você vai apresentar legal que paulo falar em primeira tessalonicenses 5 14 ele diz assim eles voltamos irmãos aqui admoesteis os insubordinados consoleis os desanimados tampar eis os fracos e sejais longânimos para com todos paulo sabe que na
igreja de tessalônica tem gente em submissa assim como tem gente desanimada que tem gente fraca e cada mensagem um prego pode lidar com pessoas diferentes de formas diferentes às vezes o mesmo texto vai ter algo a dizer para o insubmisso para o fraco tô desanimado só que cabe ao pregador fazer isso chegar nele e às vezes a gente pode dizer diretamente não tem problema sabe eu não vou falar assim você é eu fulaninho não mas dizer algo assim vocês aqui irmãos talvez alguns de vocês hoje estejam bastante desanimados com a fé cristã até mesmo pensando
em abandonar a igreja mas veja a luz do que paulo disse como você e aí eu trago uma aplicação específica para aquele aquela pessoa for eu poderia dizer algo como para quem tá aí começando na fé talvez isso aqui que você ouviu tiago explicar hoje a gente explicando a partir de tiago que pareça muito complicado e você tá olhando e você tá começando a caminhada cristã e você pensa eu nunca vou chegar nesse ponto mas eu quero te dizer hoje e aí você faz uma aplicação específica para os iniciantes na fé só pode fazer aplicações
específicas para as crianças eu tento sempre botar pelo menos uma não faço sempre mais tempo em certo momento do sermão vou dizer crianças isso o que você na sua casa tentar fazer a mensagem se tornou essencial para os diferentes grupos óbvio eu não vou todo sermão falar com todos os grupos possíveis da igreja mas às vezes eu vou falar com os jovens às vezes eu vou falar com os líderes às vezes eu vou falar com e assim vai isso é aplicar é talhar a mensagem para pessoas específicas e aí você traz uma live eu acho
aos ouvintes e a mim porque a gente eu já tava encarar todos os irmãos vou ter como ligar pra essa galera toda meu deus é isso aí tá importância de uma igreja local e uma liderança que se preocupa com a pregação do texto bíblico porque né talvez um domingo a sua ervas e foi para os casais e talvez aquele sermão jovem ali ficou a legal para não estou caminhando ainda mais beleza né mas daí no outro no outro domingo talvez uma ênfase mais para o trabalhador enfim legal legal então assim não não existe necessariamente essa
ideia de que todo ah lembrei até de uma pergunta agora sabe bem nessa nesse momento porque e essa ideia que eu já ouvi também de que todo o sermão pra a falar de pecado e redenção por exemplo é eu já vi pessoas não sei não como é que é a isso aí as igrejas que não pregam é salvação e não segundos que lá não não pregam o plano da salvação porque toda a pregação tem que ter o evangelho e toda a pregação tem que estar bem descrito que o cara um pecador isso é salvo por
cristo e tal como é que vocês enxergam isso como é que encaixa isso eu creio que toda a pregação tem que apontar para cães né esse é o assunto que valeria talvez uma conversa inteirinha de uma hora vamos ele já se convidou hein pessoal anota aí emílio garófalo já se convidou para um papo aí sobre a centralidade de cristo na pregação é nós eita beleza mais um ponto é eu não preciso falar de todos os aspectos da obra e da pessoa de cristo em todos os sermões se não realmente aí eu vou tá sendo temático
em vez dispositivo mas todos texto bíblico de alguma forma me fala de como cristo nos ajuda seja como profeta como o sacerdote como rei seja de um aspecto da obra dele assim por diante e eu não vou forçar a barra do texto para falar de pecado senão texto falando do consolo de deus para com seu povo que sofre mas eu vou poder ali puxar e isso para cristo mostrando aqui cristo o nosso maior com ciúme e esse implodir legal então acho que mais nessa muito bom até a gente falou dos pontos aqui dessa anatomia do
sermão mas a gente não começou pelo começo né eu que você já começou pela explicação antes da explicação do texto tem uma introdução uma ilustração ilustração e no final como é que você emílio monta o seu sermão já entendemos que ele tem explicação e aplicação né você explica o texto e aplica para a realidade do ouvinte mais ponto peça agora de forma bem didática como é que você monta o seu sermão o que vem primeiro a ilustração ela ela ocorre em vários momentos ela corre no começo eu pelo menos para começa sempre como eles passarão
eu já vou explicar porquê mas a ilustração ela pode ocorrer em vários momentos da pregação que ela é ela é uma forma de jogar luz muitas vezes a gente explica um conceito a gente é o fato e aquilo fica no meio nebuloso para pessoa só que no momento que você dá uma ilustração seja com uma coisa do cotidiano aí só que que nem quando você pega sua caixa de ferramentas e tá procurando o martelo e aí alguma coisa assim que é o que está ilustrando trazendo uma outra forma de falar da mesma coisa isso serve
para ajudar a pessoa a entender e a gente tem que fazer isso a gente vê paulo fazendo isso várias vezes paulo utiliza metáforas ou ilustrações esportivas de vez em quando e os momentos ele utiliza algumas militares e ele tá sempre usando coisas que vão ajudar o seu leitor a entender a sua mensagem e o pregador faz isso também a ilustração é uma distração ela não é o alívio cômico ela é uma forma de garantir o correto entendimento da mensagem ela ela atinge a imaginação não apenas a razão por assim dizer e a introdução e ela
é uma parte de desprezada por muitos pregadores eu já tem alguns pregadores os caras são tão magnéticos na personalidade de é um bons na explicação da coisa que o cara começa o seu irmão falando assim vamos ver o que eu posso lhe falta dizendo aqui lugar sul e pronto já foi que as pessoas se agarram alguns conseguem fazer mas nós os ordinários que precisamos de ajuda eu diria que a introdução é que nem quando você tá assistindo youtube sabe que você tá no youtube e assim entre as músicas veio um comercial e e voce leva
cinco segundos para poder pular isso fica assim não pode pular aí o que só que faz esse comerciais já se deu conta que ele tem 5 segundos a garrafa atenção se você vai pular a introdução é isso a introdução 5 segundos que você tem traga a atenção do seu ouvinte para ele não pular é vez tá falando genérica que a gente no mundo ideal quando as pessoas fossem igrejas estariam todas com atenção voltada para ouvir a palavra de deus no mundo real as pessoas estão lá sentadas e estão pensando no jogo do corinthians estão pensando
na gatinha que mexe no no projetor que tá sentado do outro lado eu tô pensando num emprego tão pensando na prova as pessoas estão lá mas muito boletos boleto e balança boletos e mudança tô pensando nessas coisas e você começa o sermão você tem ali alguns poucos minutos para tentar agarrar a atenção do seu ouvinte de forma que azul 20 pces sabe de uma coisa eu vou ouvir o que esse cara tem a dizer em vez de ficar aqui no celular enquanto ele fala parece que hoje tem alguma coisa para mim aqui e não são
discurso qualquer então a introdução eu tento essa linha prática que fazer uma uma ilustração seja por meio de uma história pessoal algo que passou comigo ou por meio de uma uma cena histórica quando napoleão entrou na rússia ele não contava como sei que não sei que não seguir e de alguma forma que não vai conectar com meu texto ou uma coisa histórica ou mesmo uma curiosidade você sabia que os gatos quando eles enfim alguma coisa alguma coisa que faz com que o cara não pura loucura aguenta um pouco mais mas na introdução eu preciso também
conectar e isso ter se não é só o e essa um artifício vão né claro eu vou falar com hoje hoje nós vamos entender então porque quando você invadir a rússia sei lá qualquer coisa quando for a sua vez de lidar com dificuldades você tem que fazer dessa forma e jesus vai mostrar para você com suas então introdução é isso é você chamar atenção para o seu assunto e mostrar que o texto bíblico tem algo a dizer para quem tá ali naquele momento ouvindo muito bom normalmente eu deixo a introdução para o outro final é
a última parte da minha preparação quando seu irmão tá pronto aí eu falo tá como é que eu vou introduzir isso agora legal isso é o processo natural é claro que às vezes a medida que você tá preparando já vem vindo ideias na cabeça de comente aí sim mas esse é o ritmo natural eu faço bom aí quando você fala nessa última etapa do seu processo de fazer o seu irmão a gente está falando de redação do seu irmão propriamente dita eu imagino que você já tem escrito uma boa para e ele ia aí no
final daquela relida e fala bom como é que eu posso apresentar isso você escreve sermões mesmo de cabo a rabo você escreve só os tópicos você escreve lê na hora de entregar mesmo você ler o que você escreveu como que você lida com isso milho a todo tipo de pregador é o pregador do manuscrito completo que aquele que realmente escreve seu irmão inteirinho aqueles que fazem algo mais parecido com o esboço né aos em ponto sobre pontos talvez uma frase zinha para lembrar da ilustração algo como se encontrar o história do tio fernando no supermercado
e ele leva o ilustração qualquer coisa se e há outros que quase que não levam nada para o pessoal texto eu ao longo da minha carreira como treinador percebi que no meu caso e aqui no uma regra universal e o meu caso eu me saio melhor com o manuscrito bem completo então eu escrevo meus irmão inteirinho durante a semana e pelo número de palavras ou se tem uma boa ideia de quanto tempo eu vou levar ali no sermão de 3.000 palavras dá mais ou menos 35 minutos e assim por diante quando eu vou para o
culto eu levo isso tudo eu levo ali e o impresso ou no ipad alguma coisa assim e eu vou batendo um olho e lembrando do que eu escrevi pregado falando lembro meio tudo para alguns pregadores isso é a morte o cara morre sem ter levar o negócio inteiro assim ele sente preso sente prevenção a gente tá aqui ó eu acho que a maioria se sente assim já eu me sinto bem perdido se eu tiver só com pontos assim soltos aí aí fica uma porcaria nacional é eu me perco aí rolê aí eu tô lá na
frente eu lembro puxa vida eu ia falar de tal coisa eu quero voltar e já é tarde demais ele fica aquela composição mas a senhora tem que saber fazer o que você faz em mim ele porque eu já vi você pregando pelo menos uma vez no dia que eu vi você pegar você foi bem feliz até hoje eu lembro da sua ilustração inclusive de visitar a casa da da sua mãe aí de algum parente enfim não sei que hora que você falou que eles voltam para betânia e é quando eles volta eles querem rememorar e
tal aquelas coisas que eles faziam quando eles estavam online ia do chamado então e aí você conta umas o que é a casa da sua avó é você brincava com não sei quem eu lembro aquele uma história de subir em telhado agora vocês eu tô misturando dinheiro isso mesmo esse esse é um bom exemplo de ilustração que você não lembra muito dos detalhes da ilustração mas da mensagem do tempo do texto você lembra isso é que eu sei que a conexão foi essa que às vezes a ilustração ela rouba a cena e aí você sai
do seu irmão você lembra da ilustração do cara mas fica ele quis ilustrar mesmo ou lembra da piada né que eu tenho essa piada lembra da historinha e então vai ser não lembra do texto bíblico é isso aí é essa é boa você não tá lembrando de detalhes da ilustração mas a mensagem você tá lembrando então tava cantando não ia aí mas o que eu quero dizer é que o emílio pelo que eu lembro do dia ele tava ali devia estar com ele tava com o ipad dele e assim ele tava lendo a mensagem horizonte
assim cara era uma lida mas a vez tempo ele ficava a maior parte do tempo olhando para o público e outra a entonação da voz é a melissa não é uma mera lê não cara liga para mim e eu percebi que o emílio tá valendo a barreira com isso por umas memórias aí que eu tenho máscara a leitura é outra parada do emílio assim então se é para ler tem que ser bem lindo não é só chegar lá abriu o seu ipad não você tem que ler passa o olho e porque como você também estava
naquele texto né você passou talvez uma semana ou alguns dias ou horas em cima daquele texto você tá ligado então isso é tem que saber fazer um tem que saber foi assim eu tenho como pregador aprendendo a fazer eu fiz dos dois jeitos muitas vezes e fui vendo que melhorava e acho que o pregador está começando ele precisa realmente tentar a mão de diversos fomis trazer onde que ele se sai melhor no fundo o objetivo é servir melhor o povo eu no meu caso silva o melhor o povo com o manuscrito completo então eu vou
assim pronto muito bom e eu acho que assim independentemente de levar o manuscrito completo e milho eu acho que o hábito de pelo menos tentar colocar as principais ideias no papel faz com que você chegue muito mais preparado mesmo que você vai só com a bíblia né o cara foi só com a bíblia no é mas a gente não vê o que que o cara preparou antes você vê o cara só com a bíblia ali no cu você acha que o cara tá falando da cabeça dele emanam é assim também o cara escreveu muito e
colocou muita coisa no papel para estar com aquela organização mental absurda que o cara chega aí fala então assim eu pego o meu caso mesmo tem alguns textos que eu tenho no meu bolso que assim se a reunião de mulheres da igreja virar para mim na quarta-feira à tarde falar ai ventura hoje a gente vai ter em onde mulher você precisa falar para gente tá né eu não tenho nenhuma não escrito aqui comigo mas eu já escrevi tanto sobre aquilo que eu vou pegar só com a bíblia mesmo abrir eu sei o que vou dizer
e não tem problema mais as ideias já estão organizadas essa organização de ideias com introdução com ilustrações uma explicação detalhada do texto com diferenças inteligíveis de aplicações dos eventuais pontos que o texto tenha é e eu vou até usar um linguajar e o que não é tão próprio aqui da pregação e da e do seu irmão mas a minha capacidade de edição dos temas que o texto traz às vezes eu tenho 20 minutos para falar em 20 minutos às vezes o texto trata de quatro cinco seis coisas ou de três coisas ou de duas mas
eu acho por bem expor uma principal tudo isso tudo isso toda essa organização se você com antecedência coloca no papel você vai ser muito mais competente na hora de expor mesmo que você não venha mesmo que você não leve o papel você não deve papel nenhum vende tópico mas o fato de você ter se organizado é importante e eu acho praticamente impossível você fazer essa organização prévia sem ter um minimamente um bloco de notas na sua frente que você fala tá aqui eu vou fazer tal coisa que eu vou falar isso a minha ilustração vai
ser essa historinha aqui ou a minha ilustração vai ser essa analogia que tá como que essa analogia conan e com aplicação que eu vou fazer no final será que dá para eu resgatar analogia do começo na aplicação final essas organizações quando você escreve fica muito mais claro eu vejo que você não escreva tudo que você vai falar é eu admiro admiro quem escreve tudo eu sou eu vou colocando tópicos né eu faço primeiro um rascunho iam e aí depois que eu aí como eu comi olha para aquele papel e eu vejo tem muita seta apontando
para cima ou seja não isso aqui tem que ir lá no começo eu faço de novo entendeu para ficar uma ordem aí preto vou com esse bloquinho só que eu confesso que eu já fui pregar as vezes em esse essas anotações e cara é organizar abrir aqui aí eu vou abrir aqui a real para audiência do pivotal a maioria das pessoas elas não têm condições até de julgar os seus pregadores então sim amor digamos que noventa porcento da audiência vai ouvir a tua pregação e ele vai gostar da tua pregação mas tu sabe que tu
se enrolou para caramba no começo tu foi se achar dez minutos depois e beleza e foi ainda concluiu deus é a minha esposa já pega isso não é a minha esposa falar amor que que foi isso começo entendendo meu amor olha não sei né mas o povo lixando amor é o mas o final da pregação para o meu deus pastor que palavra falou comigo estava mais lá na minha esposa né que ele dela já amor meu deus amor se enrolou tanto e não sei o quê por quê por quê porque falta as anotação falta o
preparo né eu confesso que eu já fui para o público assim bem de assim de preparado era só que eu já tinha pregado o tema o tema aí né não vai cara mas ficou assim faltou o sentar organizar as ideias não dá para depois daquele dia que eu passei por isso até no passado procurei tomar um pouco mais de cuidado porque quando alguém minha esposa no carro falou assim amor o que que foi aquele comércio como assim eu né o pessoal tinha gostado da pregação eu tava tranquilo né mano também eu desço com ela começou
a falar eu falei eu comecei a lembrar meu realmente eu tava perdido mesmo demorei para conectar com a parada tem que escrever tudo que seria um grande desafio para mim quem sabe um dia mais bem é um tópicos bem claro com algumas frases de transmissão bem claras isso tem que ter senão realmente fica muito zoado uma coisa feia ficar claro também pro nosso 20 aqui esse preparo não é ser menos espiritual jesus as pessoas pensam isso ah não você não vai deixar deus falar vai ficar você planejando como se deus estivesse presa abre usar ali
na hora né como se a gente não tivesse pin todo esse processo desde o dia dizer gezi até essa semana inteira de preparo que o vitor falou mais cedo isso tudo é feito em oração e deus vai nos ajudando nesse tempo todo ou é só lá na hora no que não tive é na hora porque é a dificuldade que algumas pessoas têm como série de mensagens eu posso falar isso de de experiência quando eu estava numa comunidade e eu propus nós pregarmos em cima de um livro da bíblia fazer uma série em cima de marcos
ou enfim qualquer outro livro e tal eu ouvi isso é mas aí a gente perde um pouco a liberdade daquilo que o espírito ministrar no nosso coração ao longo da semana eu vi isso numa reunião de pastor e aí beleza é mas consegui convencê-los e tal as nós pegarmos em cima dos textos a gente fez uma série em cima de marcos eu selecionei três e perigos no evangelho de marcos e foi legal eu achei uma base experiência muitos irmãos gostaram também só que claro para você pregar em cima de um texto como você falou bem
no começo emílio a dificuldade é maior né quando você tá ali de repente cai na sua mão um texto sei lá sobre o gadareno cara você nunca estudou aqui mas deus nunca ministrou nada no seu coração sobre o gadareno né cara aí depende a pessoa tem que realmente estudar né ela tem que se debruçar sobre o texto ela tem que procurar bons comentários meditar no contexto exige muito mais do que você tá tendo sacadas espirituais digamos assim mas para minha tristeza teve uns dois irmãos a diretoria que reclamaram com os pastores ai eu senti vocês
meio preso e tal acho que esse negócio de pregar em séries ou não é tão legal e tal mas é claro porque o pessoal não estava acostumado a pregar a rádio deus gay que tem para congregação essa semana deus aí deus ministrava alguma coisa do coração eles vão lá e pregavam essa dificuldade em pregar em séries e tal eu acho bom mas o quê que vocês acham aqui na minha igreja a gente faz assim né que certa forma é é algo que se perdeu vivo porque essa é a tradição da reforma a pregação e séria
como calvino fazendo quero fazer os reformadores faziam e em grande parte história das igrejas protestantes é mas algo que foi deixado de lado e muita gente estranha mesmo e outros países eu não sei aí no contexto que o victor ta nos estados unidos mas no tempo que eu morei lá nos anos que eu morei todas as igrejas que eu participei fazer ao série e quando eu voltei para o brasil para plantar a igreja eu comecei assim o pessoal recebeu bem e atualmente a gente faz duas séries uma no culto da manhã e uma da noite
para o momento a gente está pregando mateus positivamente de manhã estamos no capítulo 12 e estamos aí a já olhando e mateus versículo por versículo de mateus um a noite a gente tá fazendo livros mais curtos então estamos implementação de seus quatro já estão há dois meses a fera aí pera aí pera aí você tá mas é de manhã é culto também ou é uma escola dominical digamos assim também você faz mais mano que trampo não dá para repetir o seu irmão da manhã à noite meu canal não a gente vai passar aqui por isso
que eu te disse mais cedo que eu pego um 60 70 100 nossa mas a querido irmão se você repete o sermão para o público diferente não tem problema tá eu não sou só eu aqui também tem outros dois pastores que fazem um ótimo trabalho também e a gente divide essa carga faz a série juntos lá eu termino essa semana o outro pastor continua da onde eu parei e a gente já planeja assim eu tenho normalmente planejado e três quatro meses adiante quem vai pregar o que quando assim mas o uma pergunta a técnica emílio
porque esta distinção se são públicos diferentes ou não a galera curti tanto que vai de manhã e à noite eu sou é o mesmo público deus pessoal vai de manhã ou de noite a água assim eu diria que oitenta por cento do nosso pessoal é o mate uma que só vai de manhã uma turma que só vai de noite mas a grande maioria das pessoas vai de banheiro de noite cultuar né eu vem aí eu pregação diferentes em vidro diferença mas tudo bem uma coisa só sobre os sermões em série e o emílio citou que
eu vivo aqui eu tô numa igreja presbiteriana aqui que também é esse mesmo assim mês essa mesma pegada né de sermões em série e tal só não temos essa disposição de termos dois sermões diferentes no domingo esse daí já é que você fala para americano ele que ele tem uns calafrios que vai na igreja de manhã aí depois toma o café da manhã depois do culto né uma coisa que tem que ficar clara para o pregador em especial acho que por mais de iniciantes é que o texto nos humilha então a gente não pode ser
ingênua em relação a essa tarefa de pregar expositivamente de pregar em série a gente tem que ter consciência das nossas limitações intelectuais carnais e espirituais também é evidente que a gente vai é um textos que vão ser desafios descomunais para gente quando isso acontecer a gente tem que ser humilde para reconhecer que está acontecendo e pedir ajuda e ser dirigente na exegese porque é natural que haja textos que nos deixem assombrados e se isso não acontecer tem alguma coisa muito errado com a gente e saber que o sermão expositivo também não é uma panacéia ele
não é uma garantia de que você vai para o público ao tô pegando isso positivamente sobre a minissérie então beleza então eu vou para o púlpito e tudo que eu vou fazer isso por o texto que vai falar o texto que não vou ser eu quem vai falar e tal eu cansei de ver gente que pensa estar pregando expositivamente mas o que está sendo exposto são as ideias do pregador cansei de ver isso a gente vê isso com uma certa frequência então o sermão expositivo ele é uma ferramenta que vai nos ajudar muito a evitar
problemas no sentido de impuro ao texto que ele não está dizendo de impor as pessoas as nossas meras ideias vai ajudar demais mas não é uma garantia a garantia ela está em um exercício dirigente de humildade de reconhecer primeiro e o texto é poderosíssimo abala as nossas estruturas abala as estruturas de quem tá ouvindo e muitas vezes por isso até mesmo um sermão mal preparado vai fazer com que as pessoas nos elogie no final afinal de contas você abrir o texto o texto poderosíssimo é isso é verdade e além disso quando eu me lanço nou
no projeto e na tarefa de expor o texto na sequência eu tenho que saber de antemão quando eu falo assim não eu vou expor vamos pegar aqui um livro que nem seja se um livro tão desafiador assim vamos pegar o livro de rute o livro curto que tem lá os seus desafios mas não é um livro teologicamente mais intrincado que tem na bíblia água que é isso exatamente e aí o que que acontece eu não posso subestimar essa tarefa então diante mão a vamos expor o livro de rute eu tenho que está é um presente
aumente eu me deparar com uma perícope que a própria delimitação da perícope vai ser um desafio para mim onde eu começo eu vou pegar capítulo por capítulo ou eu comércio pregando no versículo tal até o versículo tal e e o resto eu vou deixar para outra semana essa tarefa já é uma tarefa que tem que ser suficientemente desafiadora que inspire no pregador temor e tremor é para ajudar e se for pregar em rute compra um livro do emílio pronto muito bem muito bem e tá falando é importante de onde estoque costumava dizer que o pregador
tão importante quanto o dominar certas técnicas é ser dominado por certas convicções uau isso é muito importante você tem que saber desse respeito que o vitor tá falando pelo texto pela tarefa e saber que você é só um mensageiro que você tá ali com muito servo da palavra para ministrar para o povo e o respeito para com o texto o a diligência no preparo tudo isso vai aparecer se você leva a sério não essa tarefa muito bom e e aí e aí [Música] e aí o milho para finalizar esse papo aí muito bom que a
gente teve aqui sobre pregação esse panorama sobre a arte de pregar queria que você deixasse uma palavra para os pregadores e são muitos nós temos muitos pastores e líderes que ministram a palavra que ouvem o bcash queria que você deixasse aí com uma palavra para os nossos pregadores e pregador as que ouvem obotao é irmãos muitas vezes nós achamos nós temos uma impressão errada a gente às vezes acha que são os grandes pregadores os nomes conhecidos nacional e internacionalmente os que aparecem nas grandes conferências os que vendem muitos livros que são eles que estão levando
adiante a igreja do senhor isso não é verdade a igreja tava dançando com o exército enumerável de pregadores fiéis e semana por semana estão com seus rebanhos sejam de for fazendo seu trabalho a bíblia instrumento eu quero encorajar os nisso a seguir fazendo finalmente paulo certa vez disse para timóteo aqui o progresso dele deveria ser evidente diante de todos isso é verdade nosso respeito também nós não podemos parar de crescer e aprender não somente no que diz respeito ao conteúdo das escrituras mas também na forma de comunicá-la de ensinar muitas vezes nós ficamos chegamos num
ponto que a gente pensa ah já tá bom aqui e a gente para de crescer não não faça isso que seu progresso seja evidente diante de todos que você tá cada dia busca e servir ao senhor da seara de uma forma mais útil mais sábia mas amorosa muito bom muito bom gente é isso foi um papo aí sobre pregação com emílio garófalo muito obrigado emílio pela sua presença aqui no bcash e vai ter que voltar tá bom volto sim agradeço pelo convite com prazer vai aprendendo com vocês e deus nos abençoe amém vítor como sempre
obrigado pela parceria desculpa qualquer coisa que eu que agradeço o seu público é muito gentil comigo bebo se eles ficam visto pela chatice aí ó dá quanto tempo já tá mas rapaz o meu público é o seu público e agora não entendi essa isso a separação sempre botar o que também irmão você tá achando que é nós agora mas você que é o chefe tá bom gente vou terminar falando isso só porque você falou que não gosta voltamos a semana que vem se deus quiser assim permitir fiquem todos a face do senhor jesus esse podcast
foi editado por tu ler e botar o que produções