bom Vamos retomar né nossa o nosso estudo no Levítico só fazendo um reforço né cheia da prece coletiva toda terça quinta e domingo às 8 horas a favor do dos seminário certinho do seminário lí musical brasil coração do mundo pá do evangelho já tá se aproximando 14 15 de junho tá batendo a porta já eh antes da gente dar continuidade ao ao a nosso estudo de hoje eu queria só lembrar que os livros antigos eles eram escritos em forma de rolo e a ponta o início do livro ficava numa ponta o final do livro na
outra no caso do hebraico o início aqui né que é o contrário né e o final aqui quando você abre o rolo no meio você tem geral ente a mensagem Central então eles deixavam para colocar estrategicamente o tema central no meio porque quando você abriu o rolo você já ia direto ao ponto se a gente imaginar os cinco livros de Moisés num rolo que é o rolo da Torá você abre no meio O que que tem no meio Levítico né o livro que tá no centro da Torá do pentateuco mosaico é o Levítico né então
eh só isso já bastaria para ser uma profunda razão pra gente estudar esse livro apesar de todos os desafios que nós temos visto aqui a simbologia do livro propõe para nossa inteligência por Nosso Sentimento Porque não são símbolos gratuitos a simbologia do Levítico é uma simbologia muito densa que exige um processo de reflexão muito Maduro e muito intenso e daí também porque esse nosso estudo aqui ele não se destina inicialmente para quem tá começando na doutrina espírita que ele exige já uma trajetória exige já um amadurecimento um contato maior com o estudo da doutrina espírita
da segunda revelação do evangelho e também um conhecimento ainda que elementar do velho testamento é realmente um estudo de aprofundamento né E hoje a gente gostaria de falar de algum nós temos já falado aqui de alguns temas que são muito profundos né mas hoje a gente vai tratar de um tema que é digamos assim o centro do centro né a a central o o aquilo que é mais Central vamos dizer que é o fio condutor em torno do qual todos os outros temas gravitam e que tema é esse é o tema do exílio né da
travessia do deserto do Êxodo da saída do Egito eh a busca da terra da Promissão né da terra da promessa e a música Aurora aí já já começou e a mensagem do emano também mesma coisa né fala da terra então só que o o que a gente precisa com internalizar é que a saída do Egito o Êxodo e a indo em direção a Canaã a terra prometida é uma metáfora de todos os exílios humanos e é importante lembrar que o povo hebreu sofreu mais de um exílio então nós temos o Egito nós temos o povo
assírio a Babilônia a Pérsia os gregos e na época de Jesus o povo hebreu vivia Talvez o o o exílio mais opressor que era a dominação do império romano não é então a história do Velho Testamento é a história do exílio né é a história de perder autonomia perder a terra perder o controle da terra perda de liberdade então primeira primeira ideia né perdi a liberdade perdi autonomia talvez essa seja a palavra autonomia n é e junto com a perda da Autonomia o sofrimento né é o sofrimento da distância o sofrimento da Separação o sofrimento
das dificuldades o sofrimento das humilhações não é e como todo sofrimento todo como toda angústia como toda eh e opressão nós temos de um lado revolta reação violenta mas temos também uma outra resposta a isso tudo que é a esperança né e a esperança do povo hebreu ela se manifesta na profecia então quando a gente fala em profecia Profeta promessas nós estamos falando da concretização da Esperança qual esperança de que todo exílio terá um fim de que toda opressão cessará e de que toda perda de autonomia vai ser compensada com Liberdade não é se E
aí tem a condicional porque toda vez que na profecia Deus promete Ele promete com a condicional se houver fidelidade não é então o pacto de Deus é um pacto de libertação é importante isso né a grande promessa divina Promessa de libertação eu vou libertar eu vou libertar meu povo mas com uma condição fidelidade não é confiabilidade e toda vez que a fidelidade é quebrada toda vez que a confiança é rompida e Deus nunca quebra o pacto Deus nunca falha na sua confiabilidade na sua Fidelidade Ao que ele prometeu então é sempre o homem é sempre
o povo que quebra o pacto e toda vez que ele quebra há uma consequência que é um aprofundamento do exílio é bonito isso porque o exílio implica errar errar no sentido de ser errante de peregrinar dar voltas ir a vários lugares mas nunca ao lugar chegar em vários lugares mas nunca chegar no lugar repousar parar mas nunca descansar Olha que interessante porque o descanso o descanso com D maiúsculo o grande descanso o descanso do povo hebreu que é o descanso da Terra é um sábado que o descanso é sempre um sábado né o grande descanso
da terra é o grande sábado e que sábado é esse é o sábado em que eu não mais preciso peregrinar eu não mais Preciso sofrer o exílio eu não mais sofro acaba o sofrimento acaba a luta acaba a dificuldade e eu entro no descanso que não deve ser confundido com inatividade o descanso não é inatividade essa temática Central Olha que que conjunto de temas né E por que que a gente tá falando isso porque nós falávamos sobre o tabernáculo Tabernáculo é a casa falamos lá da profecia de Natã que prometeu a uma seria construído uma
casa o filho construiria uma casa para Deus e deu construir uma casa pro filho né mas no targum de do Salmo 95 né que é a tradução aramaica essa casa também é chamada de descanso então quando essa casa for construída haverá um descanso um grande Sábado né bom Vamos guardar essas ideias agora eu vou dar uma uma abrir um outro link mas que vai fazer eco com tudo isso que eu tô falando aqui que quem quiser interromper fica à vontade viu clar tá aqui viu você fica à vontade pode interromper participar falar perguntar acrescentar por
favor mas quando Estevão é levado ao sinédrio preso e o sumo sacerdote designa Saulo de Tasso para ser o juiz da causa ele que ia colher o depoimento né como se fosse o interrogatório do réu né então ele ele Interroga ele bate no stevão né age até de modo covarde mas dentro do processo tem uma uma uma parte em que o réu faz a sua defesa né Eh e aquio está no Paulo esto porque o discurso está no Capítulo 7 de Atos Mas lá tá naquela linguagem metafórica resumida de Lucas né que é a linguagem
dos Evangelhos com todo aquele aquele conjunto de metáforas aqui no Paulo Estevan tá claro né em foi interpretando todas as met foi mastigando tudo pra gente e troue mastigado numa linguagem atual agora vamos ouvir esse essa defesa do Estevão né porque o que que o Estevão vai falar primeiro ele vai retomar a profecia de Natã em que Natan puxou a orelha de Davi porque Davi queria construir um templo ele falou construir templo construir templo por como se Deus perguntasse construir templo para mim você vai construir uma casa para mim né Nós Lem todo mundo lembra
disso né Tem uma pu chão de orelha mas o que que o Estevão vai falar ele vai retomar o discurso de naan des chamando atenção só que agora de grave porque ele tá dentro do templo então ele vai olhar pro templo e falar assim meu povo para que que vocês construiram isso aqui imagina que imagina Teve gente que quase Teve um infarto lá dentro foi isso que el diz isso aqui foi construído para quê né Vocês não ouviram a profecia e ele é mais duro ele fala assim a lei possui ouvintes e praticantes né lá
pelo jeito aqui não tem tem nem ouvinte aqui dentro não tem nem quem ouviu isso aí gente porque nós já falamos aqui da centralidade do templo o templo é onde se pede perdão é onde se oferece sacrifício é onde se aproxima de Deus é onde Deus se aproxima é a Morada de Deus é onde você adora etc etc etc Aí ele diz mas ele que que ele tá fazendo ele tá retomando o tema do Tabernáculo Levítico que era uma tenda para que Templo de pedra se a ordem foi para fazer uma tenda e se quando
Davi quis construir o Templo de pedra ele foi chamado atenção pelo profeta Natan né só que quando você volta pra tenda você volta pro deserto pra peregrinação no deserto e para o exílio Então você falar de Tabernáculo você tem que falar de exílio tem que falar de peregrinação E aí você tem que falar de quê de dor de confronto com o mal de olhar o mal olho nos olhos de experimentar injustiça de experimentar a opressão porque peregrinar no deserto é andar na corda bamba andar na corda bamba experimentando todas as intempéries todas as inseguranças Então
é isso aí que que ele fala vamos lá israelitas por maior que fosse nossa divergência de opinião religiosa não poderíamos alterar nossos laços de fraternidade em Deus o Supremo dispensador de todas as graças já começa nós podemos divergir nas nossas opiniões e interpretações mas há laços de União por quê Porque nós temos um pai comum nós somos irmãos É incrível isso a gente não lembra disso n é difícil isso né Na hora que você tá com vontade de discutir de ir pro duelo PR briga aí você lembrar que o Fulano é filho de Deus e
você também portanto somos irmãos a laços de fraternidade que são muito mais valiosos do que as opiniões n mais importante do que realçar um ponto da Verdade ou uma opinião mais importante que é isso são os laços que nos unem então ele já começa fundo é a esse pai Generoso e justo que elevo minha rogativa em favor de nossa compreensão fiel das verdades santas já começa a pedindo a Deus que é o pai de todos para dar compreensão a todos até a ele inclusive a ele que vai falar Que grandeza né outrora nossos passados ouviram
as exortações grandiosas e profundas dos emissários do céu por organizar um futuro de paz sólida aos seus descendentes nossos avós sofreram misérias e penúrias no cativeiro olha ele volta paraa história do exílio do sofrimento seu pão era molhado nas lágrimas de amargura sua sede angustiava viram malogradas todas as esperanças de independência perseguições sem conta destruíam lhes o lar com agravo de Sofrimentos nas lutas de seu r aqui tá contando Inclusive a história dele né mas foi isso ó todos os nossos ancestris Ninguém viu nada se concretizar viveram de esperança o lá com a grave sofrimento
l seu roteiro à frente dos seus Martírios dignificantes andaram os santos varões de Israel como gloriosa do seu Triunfo Olha só começa a trazer o tema da santidade o santo aquele que passou pelo sofrimento aquele que foi purificado aquele que foi imolado para liderar alimentou os a palavra do eterno através de todas as vicissitudes suas experiências constituem poderoso e sagrado patrimônio olha aqui delas das experiências temos a lei e os escritos dos Profetas então pausa né pausa o que é a primeira Revelação os livros de Moisés na visão de Estevo os livros de Moisés os
livros dos Profetas não para Estevão a primeira Revelação é composta de experiências do povo hebreu sofrendo exílio e vicissitudes esse é o patrimônio essa é a primeira Revelação desse patrimônio foi registrada a história uma parcela dele que estão nos cinco livros de Moisés e no restante dos livros da Bíblia isso é muito importante porque para Estevão a experiência tem prioridade sobre o texto escrito n é o que às vezes alguns espíritas hoje tem dificuldade de entender você fala assim Revelação trazida pelo Chico é os 400 e tantos livros que ele psicografou será que é só
isso Será que é só isso né e os insultos e as renúncias dele e a per total de vida privada e a dedicação por mais de 80 anos dedicação exclusiva à mediunidade com Jesus e todos os Martírios que ele passou isso não é psicografia e porque a questão é o seguinte se fosse assim vinha o outro médium hoje fotografar 500 obras né mas a revelação não tá nos livros apenas os livros são registros da experiência viva Então você pega o parnaso o parnaso é o registro o registro de alguns encontros dos Poetas com Chico Xavier
porque foram centenas de encontros alguns desses encontros não geraram poesia escrita mas houve encontro houve encontro alguns foram registrados alguns registros chegaram outros se perderam então o magistral da obra do Chico é a vida dele da vida dele tem uma parcela que são as obras escritas é uma parcela uma parcela que nós deveríamos pensar da seguinte maneira a vida dele é a árvore os livros são os frutos não é então a gente sempre diz assim quer atacar o Chico gente é simples tenha uma vida e melhor que a dele durante 85 anos aí a pessoa
adquire o direito de criticar é simples quer criticar o profeta Isaías quer criticar o profeta Isaías vive o que Ele viveu quer criticar o Jeremias vive o que Jeremias viveu Só lembrando né todos foram assassinados Então é eu acho é uma mudança de rumo porque o Estevão e na verdade ele chamou todo mundo fal assim pera aí nós vamos falar sobre terço ou vamos falar sobre vida Vocês me chamaram aqui no céo para falar de vida ou de páginas aí ele continua delas temos os aleios escritos dos Profetas apesar disso não podemos iludir nossa sede
nossa concepção de justiça é fruto de um Labor milenário em que empregamos as maiores energias mas sentimos por intuição que existe algo de mais elevado além dela Nossa olha o que que tá dizendo F meus irmãos nós já peregrinamos mais de 1000 anos então nós construímos um senso de justiça que é o senso de justiça construído por quem é espoliado isso aqui é bonito não é porque o senso de justiça de quem tira é diferente do senso de Justiça de quem perde não é não é engraçado isso né então você sofre uma injustiça perde a
pessoa te agride aí o seu senso de justiça aguça Porque quem bate tá com a consciência Adormecida quem tá espoliando tá com a consciência Adormecida entorpecida só desenvolve senso de justiça mesmo quem tá sofrendo injustiça injustiça nós estamos entendendo aqui né é o zemb que é injustiça absoluta não existe né Há uma lei Soberana das compensações não há vítima nem algozes no universo vítimas absolutas e algozes absolutos não existem não é mas você experimentar um ato né Por exemp você tá saiu assim sacou o seu salário tá lá contando dinheiro vem alguém pega seu salário
e sai correndo é ruim né você trabalhou o mês inteiro a pessoa levou seu salário não é aí seu senso aguça né a importância da honestidade a importância do respeito ao patrimônio alio né a importância de uma cedade justa Mas porque você perdeu o que o stev tá querendo dizer aqui é que milênios de sofrimento e perda aguçaram o senso de justiça do povo hebreu o senso de justiça mas a sede continua ele prossegue temos o cárcere para os que se transvial dos imundos para os que adoecem sem a proteção da família a lapidação apedrejamento
na praça pública para a mulher que fraqueja a escravidão para os individados os 39 açoites para os mais infelizes bastará isso nossa bastará as lições do passado não estão cheias da palavra misericórdia que que eles assimilaram então sofreram sofreram sofreram sofreram e criaram o quê um conjunto de instituições que são instituições defensivas defensivas então cárcere açoite apedrejamento Vale dos imundos são instituições defensivas como nós temos hoje Polícia Civil Polícia Militar Polícia Federal Justiça presídio algema gás lacrimogênio Bala de Borracha são todas instituições e Instrumentos defensivos a pergunta é o que há de proativo é isso
que Steve tá perguntando por acaso não há na revelação a palavra misericórdia claro que há tá repleto misericórdia e e e qual instituição social representa a misericórdia é isso que ele tá perguntando o que que nós conseguimos concretizar de Misericórdia na nossa sociedade algo nos fala consciência de uma vida maior que inspira sentimentos mais elevados e mais belos ingente foi o trabalho no curso longo e multissecular mas Deus justo respondeu aos angustiados apelos do coração enviando-nos seu filho bem amado o cristo jesus é ou não é retomada da profecia de Natan não é retomada Deus
havia prometido pela boca de Natan ao Rei Davi que enviaria um filho Aqui estev tá dizendo enviou enviou-nos um filho para atender aos nossos clamores de uma Justiça mais elevada e de uma misericórdia não conhecida na prática isso aqui é introdução do discurso dele é abertura da defesa já começou né is fala f n não não o Isaías é conhecido como o profeta Isaías e como é que fala assim costuma dizer né que é o evangelho dentro do velho testamento é o é o profeta do Messias né é como se fosse assim o queridinho do
governador Espiritual do né é um profeta que foi reservado só vai falar de Messias Esse é incrível n porque ele é muito forte né Muito muito intenso né aí aqui ele aqui ele só tá soprando agora ele vai morder agora é bonito isso porque não há nenhuma tradição religiosa no planeta nenhuma pode pegar qualquer texto qualquer tradição religiosa Vocês já viram alguma tradição religiosa em que nos texos sagrados há crítica às próprias pessoas só só no judaísmo você pega os profetas do velho testamento toda hora el Estão criticando o povo hebreu que é o povo
deles então isso aqui para eles é normal essa autocrítica para eles é saudável eles desenvolver isso ao longo de 2000 anos não existe isso em nenhuma tradição religiosa você abre lá o profeta Jeremia Nossa mas tem hora que tem hora que eles até exageram mas falam mesmo batem pesado todos os profetas criticam criticam criticam criticam e a crítica era lida na sinagoga cantando Eu fico assim impressionado porque se fôssemos seguir isso no movimento Espírita nós abriríamos nossas reuniões com um Manifesto crítico aos espíritas toda reunião nossa se nós foss seguir esse exemplo só eles têm
isso você não encontra isso Lugar nenhum mais pode ir em qualquer tradição religiosa não se fala mal de si mesmo no velho testamento isso é a constante é a regra incrível né e o Nicolas Thomas w Chama Atenção para isso também aí ele começa Jerusalém não me parece o santuário de tradições da fé que conheci por informações de meus pais desde criança Nossa Nossa já começou agora começou atualmente dá a impressão de um grande bazar onde se vendem as coisas sagradas o templo está cheio de Mercadores as sinagogas regurgitam de assuntos atinentes a interesses mundanos
as células farisaicas assemelham-se a um vespeiro de interesses mesquin o luxo das vossas túnicas assombra imagina vossos desperdícios espantam não sabeis que a sombra dos vossos muros há infelizes que morrem de fome venho dos subúrbios onde se concentra Grande parte de nossas misérias Falai de Moisés e dos Profetas repito acreditai que os antepassados veneráveis mercade com os bens de Deus o grande legislador viveu Moisés entre experiências terríveis e dolorosas Jeremias conheceu longas noites pua a trabalhar pela intangibilidade do nosso patrimônio religioso entre as perdições da Babilônia Amós era pobre pastor filho do trabalho e da
humildade Elias sofreu toda a sorte de perseguições compelido a recolher-se ao deserto tendo só lágrimas como preço do seu iluminismo Esdras foi modelo de sacrifício pela paz dos seus compatriotas Ezequiel foi condenado à morte por haver proclamado a verdade Daniel curtiu as infinitas amarguras do cativeiro menciona os nossos heróicos instrutores do passado tão só para justificar o gozo egoístico da vida onde guardais a fé no conforto Ocioso ou no trabalho produtivo na bolsa do mundo ou no coração que é o templo Divino bravo incentiva a revolta e quereis a paz Olha exploris o próximo e
falais de amor a Deus não vos lembrais de que o eterno não pode aceitar o louvor dos lábios quando o coração da criatura permanece dele distante Nossa aqui silêncio né então que que esses textos estão falando do Sofrimentos do povo do Êxodo da peregrinação no deserto que é um símbolo de todos os cativeiros e de todas as libertações né de tudo agora vamos fazer um paralelo aqui o que que o espírito é enquanto ele necessita encarnar na terminologia de Kardec espírito errante Peregrino quando ele cessa a necessidade de encarnar aí ele se transforma num espírito
puro purificou num bem-aventurado aí bem-aventurança promessa descanso então o que o Estevo tá falando aqui é da história do povo hebreu é mas a história do povo hebreu é na verdade uma metáfora uma miniatura da história da evolução do Espírito Esse é o ponto Esse é o ponto Então vamos lá já deu Nove Nossa o tempo voou né então só pra gente retomar isso aqui como é que começa essa história essa história começa na máxima proximidade do Espírito com Deus na máxima entrega do Espírito a Deus no início de forma inconsciente é a metáfora de
Adão e Eva no Paraíso não tem dor não tem espinho a terra produz todos os frutos você não precisa lavrar a terra você não necessita suor para comer o pão não precisa mas também não tem consciência porque eles sequer sabiam que estavam luz aí vem o primeiro processo de tomada de consciência a pente faz a primeira pergunta da Bíblia a primeira pergunta acabou a inocência alguém perguntou quando a serpente Faz a pergunta aí nós temos todo o quadro montado comer é a fome o fruto é agradável aos olhos é o prazer a fome o prazer
né o gozo a felicidade o deleite e a autonomia que quer se tornar autossuficiente porque Qual que é o problema da queda de Adão e Eva tem nada a ver com sexo né assim né que não tem nada a ver né tem a ver também né mas não é puramente sexual a questão é de autossuficiência Deus provê o Jardim Adão e Eva sequer tem consciência do que eles recebem porque eles recebem tudo e eles não têm consciência do que que é tudo porque você não tem consciência da plenitude enquanto você não experimentar a falta Qual
que é a proposta da serpente não é uma proposta de autonomia a proposta da serpente é uma proposta de autossuficiência ele não quer que sejais como ele Essa é a proposta da serpente Esse é o problema o homem autossuficiente qual que é o problema do a do homem autossuficiente ele não precisa de Deus ele se basta então não há necessidade de um Deus providente não há necessidade de nenhuma providência de Deus porque o homem é autossuficiente ele é capaz de prover-se infinitamente só que isso nós somos espíritos velhos já né long de longa jornada de
peregrinação a gente sabe que é uma mentira é uma mentira porque como que um ser relativo pode ser autossuficiente e não tem como ser autossuficiente por uma razão o nosso desejo é infinito enfim o desejo é um Horizonte você vê longe e vai em direção você chega perto o horizonte se amplia não é assim que Deus colocou em nós nós a faculdade de Não saciar-se nunca porque senão acaba a evolução Então como é que um ser limitado vai dar conta de uma ânsia que é infinita de uma fome que é eterna de uma sede que
é eterna é a conversa de Jesus Uma mulher samaritana no poço e começa a falar com ela sobre sede você não tá sentindo aí que você tem uma C você vem toda hora aqui nesse poço busca água você não tá sentindo assim que não tá sentindo você almoça hoje amanhã você quer almoçar de novo você ri hoje e amanhã você quer rir de de novo você comemora hoje mas amanhã você quer comemorar de novo isso não tem fim você não tá sentindo que essa sede não tem fim e que essa água não vai saciar essa
sede Esse é o ponto né esses três pontos são as três tentações de Jesus e são as três tentações no Deserto o povo hebreu é tentado no deserto com nesse processo que se resume em autossuficiência eles sempre estão testando Deus ah prometeu nessa terra não sei não eu tô com fome Nós vamos morrer de fome eu prefiro voltar pra escravidão e fica daí quando eles têm fome por exemplo que eles falam Nós vamos morrer de fome aí Deus fala deixa eles ficarem com fome um pouquinho aí eles ficam com fome depois ele manda o Maná
aí cai o pão do céu ele fala eu mandarei o Maná para que que eles saibam que Nem só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus só que a palavra aqui não é não são conjunto de sílabas a palavra que sai da boca de Deus não é um conjunto de frases Deus fala através dos seus cristos então a palavra de Deus é um Cristo que sai e faz o que tem que ser feito por isso Jesus é o verbo de Deus por isso que ele é o
filho por isso que ele vem realizar tudo isso né nossa agora a gente deu um voo né bom vamos aterrizar um pouquinho depois a gente volta n alguém quer falar alguma coisinha ou essa autossuficiência é talvez seria uma manifestação do orgulho do homem é é do orgul essa necessidade de você ser autossuficiente perante Deus seria o próprio orgulho do homem de querer porque Eva ela vê que ela poderia ser como Deus né na fala é essa que é a ideia por isso que por isso que a palavra autossuficiência né porque se eu sou como Deus
porque Deus precisa ser provido né A ideia é ser como Deus é não necessitar né ser bastar-se e essa é a ideia por isso que o eman na pergunta lá do Consolador que a gente já leu aqui né Eh eh quando el pergunta se o determinismo Divino é o do bem quem criou o mal aí o eman responde o determinismo divino se constitui de uma só lei para toda a comunidade universal que é a lei do amor mas o homem confiando mais em si mesmo que na providência divina olha Providência confiando mais em si mesmo
que na providência Ou seja eu não preciso ser provido eu me Basto transforma a sua fragilidade em foco de ações contrárias a essa lei Eis o mal quer dizer o mal é o afastamento de Deus é o mito da autossuficiência humana é o mito do homem medida de todas as coisas que não deixa de ser um mito grego né Aí você vai na Grécia só vê homem né é o homem é o culto ao homem é o homem nuo a mulher nua é o homem o homem o homem o homem o homem o homem é
o antropocentrismo né o homem basta-se e aí compar né aí o diz assim urge recompor os elos dessa Harmonia Sagrada Eis o Resgate Porque quando o homem desloca-se da fonte provedora que é Deus ele começa a experimentar todas as deformações todo o mal todo o sofrimento todo o exílio toda a escravidão toda a estreiteza que é o Egito ele começa a experimentar a falta né como alguém que se afasta do Sol começa a experimentar o free no experimentar a falta ele toma consciência da sua limitação é incrível né É incrível mas olha só ó para
dar um gostinho né afastou de Deus porque o que que aconteceu no Paraíso antes do Paraíso Deus criou e era assim tudo que Deus faz checa controle de qualidade viu que era bom toda vez que Deus produz algo novo termina assim e viu Deus que era bom não é só tem um dia que ele não falou isso que foi o dia que ele não criou nada de novo ele só separou as águas de cima das águas de baixo porque a gente não repara isso né Gênesis começa assim No princípio criou Deus os céus e a
terra e a terra era vazia sem forma aí chega lá no no dia que ele separa as águas de cima das Mas para que dia que ele criou a água E aí a pessoa fica procurando Será que tá faltando algum Versículo na minha Bíblia acho que essa tradução tá com problema porque não fala que ele criou água nem a de cima nem a de baixo criou quanto Olha que sutileza né e no dia que ele separou a água de baio de cima das águas de baixo ele não criou nada novo porque a água já existia
aí ele não fala e viu Deus que era bom não tem essa frase porque não teve criação de coisa nova foi só organização do espaço depois que ele faz tudo no sexto seis cria o homem e viu Deus que era bom façamos no plural o homem a nossa imagem e semelhança E aí o que que ele fez Descansou obra perfeita né é assim até perguntar isso pro ron ron se você fizer um móvel perfeito que que você vai precisar fazer depois nele ele já é perfeito nada descansar ué que que você faz depois que você
fez algo perfeito aprimora aprimorar o perfeito descansa descansa Só que aí o homem cai se afasta de Deus aí o que que acontece Aí surge a promessa de um outro sábado nossa tá ficando difícil né só um pouquinho então vamos lá um dia 2 3 4 5 6 criou o homem Descansou no sétimo dia o homem Caiu E aí meu Deus agora vou ter que ter um descanso eu vou ter que ter um outro sábado mas agora a semana é como S dias aí a cada S dias o povo hebreu parava e comemorava o sábado
o shabbat até hoje D 6 horas da tarde na sexta-feira é em torno de 6 né qu varia de um de um local para outro acende-se as velas do Shabat tem a ver com P do Sol né com po do Sol é porque aí o sol se põe a luz de Deus Se Acende nas velas do Shabat é o dia da Luz de Deus é o dia de Deus é o descanso só que só que se toda semana eu tenho que ter um chabat esse Shabat é um Shabat incompleto esse descanso não é perfeito porque
a cada sete dias eu tenho que revivê-lo então ele é um treino para um grande Shabat qual qual Shabat vamos lá vocês vão lá na segunda carta de Pedro toda ela são três Capitulo gente essa dá para ler olha chegar em casa hoje jantando dá para ler é rapidinho porque Pedro vai falar da Esperança da Regeneração no mundo que que questionavam com ele ó Pedro o Paulo andou falando aí vocês estão falando que vai chegar a mundo de regeneração mas não tá chegando não já passou um tempo e nós estamos que sofremos viu o o
Imperador já tá perseguindo Cristão Cristão tá sendo morto Que negócio é esse vai demorar demais para Jesus voltar e aí o Pedro começa a falar segunda a carta de Pedro aí no capítulo 3 ele diz assim não se esqueçam disto amados para o senhor um dia é como 1000 anos e 1000 anos como um dia o senhor não demora em cumprir a sua promessa como julgam alguns ao contrário ele é paciente com vocês não querendo que ninguém pereça mas que todos cheguem ao arrependimento n é o dia do Senhor porém virá como ladrão os céus
desaparecerão como um grande estrondo os elementos serão desfeitos pelo calor e a terra e tudo que nela há será desnudada a referência lá a nudez de Adão e Eva visto que tudo será assim desfeito Que tipo de pessoa pessoas é necessário que vocês sejam vivam de maneira santa e piedosa esperando o dia de Deus o dia de Deus e apressando a sua vinda que dia de Deus o o sábado né só que agora atinha é outra Gênesis 1 criou primeiro dia segundo dia terceiro sexto criou o homem Descansou no sétimo só que agora um dia
é como 1000 anos 1000 anos é como um dia então são 7000 anos de Adão a Jesus 4000 de Jesus a transição planetária 2000 sexto dia e o shabbat no sétimo ano sétimo dia que são os últimos 1000 anos do mundo de regeneração que é um mundo de transição para o mundo de todos para o Shabat para o descanso a semana agora não é de 7 dias é de 7000 anos aí haverá o descanso é o que Pedro tá falando né mas até lá nós temos que peregrinar e peregrinar é experimentar algumas coisas desagradáveis por
isso que Jesus fala para Ismael Ismael só uma pitadinha de seminar né S nas tuas obrigações e trabalhos nas suas obrigações e trabalhos considera que a dor a dor é a eterna lapidário e que o nosso pai não não concede aos filhos fardo superior à suas forças nas lutas evolutivas a briga aí aonde no Brasil a briga aí na Sagrada extensão dos territórios do país do Evangelho todos os infortunados e todos os infelizes se é infortunado se é infeliz reencarnou no Brasil porque aqui é hospital de infortunado e de infeliz espiritualmente falando espiritualmente falando né
E como diz o Júlio a gente olha para milhões de doentes depois que o hospital foi aberto e estamos reclamando dos dos doentes dentro do hospital é igual o médico chegar no no pronto socorro no j e falar assim ó Mas só tem gente quebrada aqui nesse pronto socorro não tem um são aqui aí o chefe diz assim ó amigo nem os médicos nem os médicos aqui são sãos né ou como diz o pai do Rafael né eu gosto Roberto Luz que ele fala assim ó a diferença entre eu e os doentes do Hospital André
luí é que eu tenho a chave [Risadas] mas é a brincadeira dele né claro é porque ele é brincalhão viu gente ele é um médico psiquiatra lá do hospital né É brincadeira dele PR mas a ideia é essa né então acolhe todos os infortunados e todos os infelizes no meu coração ecoam as súplicas dolorosas de todos os seres sofredores que se agrupam nas regiões inferiores dos espaços próximos da terra Então como é que foi formada a nação brasileira de todos os espíritos sofredores das regiões inferiores do umbral do planeta então passaram recolhendo das regiões mais
tenebrosas do planeta terra para reencarnar tudo no Brasil né agasalha os no solo bendito que recebe as irradiações do símbolo estrelado do símbolo estrelado Qual que é o símbolo estrelado a cruz porque o que que você vai prometer para Espírito que tem 3000 4000 anos de dívida festa espiritual o quê que vai prometer para esse espírito agasalha os no solo bendito que recebe as irradiações da cruz cruz alimentando-os com o pão substancioso pão Ô pera tá parecendo Êxodo é um novo Êxodo de novo tá caindo Maná do céu de novo Tá caindo um pão para
alimentar os peregrinos de novo mas que pão é esse Pão substancioso substancioso dos Sofrimentos depuradores Ah eu não quero comer isso não Pão substancioso dos Sofrimentos depuradores e das Lágrimas que lavam todas as manchas da Alma então Jesus fala assim Ismael agora eu vou traduzir porque aqui tá tão bonito né eu vou traduzir agora no Mineiro assim para ficar mais claro Ismael passa no umbral nas cavernas recolhe tudo quanto é espírito da pior estirpe traz tudo pro Brasil e eu vou alimentá-los com sofrimento porque o sofrimento é pão Quem sofre se humaniza quem sofre desenvolve
o senso dejustiça e quem sofre sente falta de Deus e com as lágrimas porque lágrima lava impureza lágrima é água isso aqui é Levítico puro não é Levítico puro manchas da Alma mancha ou seja quem encarnou no Brasil são espíritos com manchas na alma leva a essas coletividades espirituais Ou seja a esses espíritos estão lá nas cavernas nos umbrais leva essas coletividades espirituais amente arrependidas do seu passado obscuro E delituoso então vamos lá critério para nascer no Brasil tem que ter passado obscuro e delituoso se você não tiver uma ficha criminal extensa não reencarna aqui
segundo tem que estar arrependido porque se não tiver arrependido o resgate não é aqui bom é o que eu tô deduzindo aqui né passado obscuro e delituoso leva essa a tua bandeira de paz e de esperança qual que é bandeira Deus para quem tá afastado de Deus primeiro dito da bandeira de Ismael Deus Cristo que é o filho é a palavra caridade leva a tua bandeira de paz e de esperança ensina-lhes a ler os preceitos da minha doutrina na tradução que o arodo vai fazer é isso não não não é isso tá escrito aqui ensina-lhes
a ler os preceitos da minha doutrina na tradução da Bíblia de Jerusalém na tradução da Bíblia do Peregrino ensina-lhes a ler os preceitos da minha doutrina nas apostilas das federativas não ensina-lhes a ler os preceitos da minha doutrina nos códigos Dourados do sofrimento uh e agora então no sofrimento a gente aprende o evangelho não é mas por que vamos entender isso aqui né é a pedagogia Divina Por quê Por quê o sofrimento humaniza humaniza o espírito e quando você se humaniza você Abandona o devaneio de querer ser Deus é incrível isso né incrível isso e
eu eu a gente vê isso claramente assim você tá lá nervoso e brigando na família xingando e dizendo a verdade para todo mundo e castigando e duro aí você tem uma cólica renal gente olha a primeira posição que você fica é posição de feto você encolhe todo para entrar no hospital você vai quase que gateando nessa hora Vocês já viram alguém com cólica renal achando que é Deus pelo amor de Deus não tem né é engraçado isso não tem não tem não tem né Alguém já viu por exemplo o médico chegar e falar assim Fulano
tenho duas péssimas notícias para te dar você tem dois dias de vida e tem uma pior notícia Doutor pelo amor de Deus qual que é a pior era para eu ter te dito isso ontem o que que a pessoa vai dizer Deus do Céu ela vai falar não não não preocupa eu sou Deus eu sou autossuficiente eu não necessito de nada não é não é isso que eu corre não é isso que eu corre então tem certas certas lições do evangelho que que por exemplo como é que eu vou ler e aprender a lição do
perdão se eu não for ofendido né Vocês imagin assim a pessoa vai reencarnar e aí o espírito fala Olha você é um espírito muito nervoso Você é muito agitado você é muito ansioso você precisa desenvolver paciência então nós preparamos aqui um ambiente adequado para você desenvolver a paciência ambiente que vai aprimorar a sua paciência você vai ser irmão do Dalai Lama e vai reencarnar no Mosteiro faz sentido isso vai tritar paciência com quê quá lama não tem sentido não tem sentido aí vamos preparar uma Encarnação aqui Você precisa aprender nessa Encarnação você aprender paciência então
o seguinte uma família aqui totalmente desorientada para você nascer o mais calmo lá quebra tudo não tem gente Calma nessa família e a gente tá te colocando lá para você porque você vai sentir falta de paz aí você vai construir a paz você vai sentir falta não tem jeito não tem como então é isso é a proposta aí agora Nessa proposta Nessa proposta da peregrinação do deserto Aí surge o tema que o Paulo vai trabalhar que é o tema da Fé Mas fé não no sentido de acreditar em porque a fé nós já vimos aqui
é o sentido de fidelidade confiança de entrega e É ISO sentido a carta aos hebreus no capítulo verí chama o tema da fidelidade per Fes que é um tema para nós agora som pronto voltou ele res sei expar as palavras mas ele fala que com é fantástico qu ele fala é porque ele ele ele o samono né Ele diz para ele assim não você realmente não precisa de um Salvador você tá com a família com poes financeiras posição política você não precisa né agora eu que sou doente perdi a família fui abandonado pelos filhos que
me tiraram todos os bens e me deixaram aqui nessa casa aí sim porque aí ele diz né que é lindo né ele fala assim de fato a revelação nos diz somos Deuses mas tem comigo que somos Deuses projetados num turbilhão de pó é uma coisa né porque eu tenho eu tenho um amigo é o Ricardo Mesquita né ele diz assim olha enquanto a gente tiver intestino não tá bom enquanto a gente tiver intestino ass fica o nosso nível evolutivo ainda tá assim um pouquinho aquém do que a gente deseja né porque é isso né é
o espírito aí com toda a sua mas projetado num corpo absolutamente frágil né e exposto a um conjunto de vicissitudes né E e aí eh é interessante que o Paulo ele faz um paralelo do Salmo 78 em que ele fala esse Salmo 78 ele fala dos Viajantes do deserto que não foram fiéis né porque o povo hebreu no deserto pisou na bola várias vezes né por isso foi castigado a geração etc não entrou aí o Salmo diz assim que se levantem e contem e os contem a seus filhos Para que ponham em Deus sua confiança
não se esqueçam dos feitos de Deus e observem seus mandamentos para que não sejam Como seus pais Uma Geração desobediente e Rebelde geração de coração inconstante cujo espírito não era fiel a Deus Olha seu coração não era sincero com ele não tinham fé na sua aliança Quantas vezes o afrontaram no deserto e o ofenderam em lugares solitários voltavam a tentar a Deus a irritar o santo de Israel não se lembravam de sua mão que um dia os resgatou do adversário Então tá falando de rebeldia de teimosia né E aí a gente pode concluir que a
carta aos hebreus no capítulo 3 e 4 fala disso fala olha agora nós estamos esperando uma nova Terra Prometida um grande descanso os peregrinos agora somos nós os cristãos seremos Rebeldes vamos imitar a história vamos endurecer o coração né E aí ele tira do Salmo 95 que diz assim sim ele é o nosso Deus e nós o povo do seu pasto o rebanho de sua mão quem der ouvíssemos hoje a sua voz hoje essa palavra hoje é forte o Paulo vai usar isso aqui o Salmo fala quem der ouvíssemos hoje a sua voz não endureçais
vossos corações como em meriba como no dia de massá no deserto quando vossos pais me provocaram e tentaram mesmo vendo as minhas obras 40 anos esta geração me desgostou e eu disse sempre os corações errantes corações errantes espíritos errantes que não conhecem meus caminhos então eu jurei na minha Ira jamais entrarão no meu repouso enquanto o coração tiver endurecido aí eu até escrevi aqui a desobediência a obstinação o endurecimento dos corações a arrogância levaram os peregrinos do deserto recém libertos da escravidão no Egito a afrontarem Deus questionando sua autoridade e a concretude das suas promessas
diante das dificuldades que se apresentavam no caminho neste trecho da carta aos hebreus o autor exorta os cristãos a evitarem a falta de fé fidelidade falta de fidelidade daqueles que não conseguiram entrar na terra da Promessa no descanso de Deus e fica a pergunta e nós espíritas vamos endurecer o coração vamos testar Deus porque o que a gente mais ouve agora F que isso negócio de de regeneração de mundo que é isso com essa criminalidade esses problemas todos do mundo nós vamos seguir ou vamos testar porque o povo testou aí quando os Espiões foram lá
visitar a terra ih tá cheio de inimigo Nossa não dá para entrar que é o que nós estamos falando agora mas não vai não vai ter Regeneração com esse tanto de criminalidade de corrupção com esse tanto de problema não vai ter Regeneração isso isso é mentira não vai ter isso ninguém entra nessa terra Nós vamos morrer de fome aí caiu o Maná não vou morrer de sede aí jorrou água da Rocha E aí o Paulo tá dizendo citando o Salmo porque o Salmo fala assim quem dera hoje hoje ouvisseis a minha voz e não endureça
o coração vai ser fiel né então há um chamado hoje né O Chamado é posso confiar em vocês para a Regeneração do mundo eu posso contar com vocês ou vou ter que uma outra geração essa geração não vai entrar porque os que endureceram o coração não vão entrar entrar é é essa metáfora e agora não é acreditar Não é questão de acreditar em Deus acreditar que tem mund de regeneração não é isso isso aí qualquer criança pode oferecer isso né o teste é confiar confiar então e aqui a gente encerra lembrando a tentação de Jesus
gente não entende né ele vai pro deserto deserto que que é isso é o Eco da peregrinação é o eco do exílio é o eco doodo é o Eco da Promessa é reviver a tentação de Jesus no deserto é o resumo da síntese da história do povo hebreu tudo que aconteceu noss 40 anos aconteceu com Jesus em 40 dias aí ele teve fome que é onde onde o O negócio deu errado lá atrás o povo teve fome foi lá em Moisés Nossa acabaram com Moisés aí Jesus tem fome na hora que ele tem fome o
diabo chega é agora já veio confiante vamos repetir a história transforma essas pedras em pão Nem só de pão vive o homem mas de toda palavra que sai da boca do altissimo eu não vou fazer eu vou esperar a providência divina me alimentar Quando acaba a tentação os anjos servem não é ele que se serve ele não forja pão é o teste da autossuficiência aqui era o filho sendo testado será que é filho mesmo Será que ele confia 100% Então vamos ver transforma pedra em pão não mas por que você faz isso mole mole instala
o dedo trans não Se eu fizer isso estou dando um atestado de autossuficiência é a queda Nem só de pão vive o homem é preciso confiar nas promessas de Deus aí o diabo bom primeira tentação deu errado Vamos paraa segunda Leva ele pro ponto mais alto fala joga-se não tá escrito Deus vai te sustentar você não é o filho el vai te sustentar ol aí não tentarás o Senhor teu Deus que é o sal 95 essa geração me tentou será que vai mesmo Será que vai ter Regeneração mesmo eu tô acreditando Brasil pata is ai
não hein esse negócio de o coração do mundo para do Evangelho isso aí não não tentarás o Senhor teu Deus não jogou testar Deus e aí vem o teste Supremo a terceira que é te dou todos os reinos da terra que é o teste da autossuficiência é o teste do domínio né ele vence e vem os anjos e o cé aí vem a providência que ele não fez nada né em 40 dias no deserto Jesus resumiu 40 anos só que agora tu tudo deu certo Jesus é tudo que Deus queria que o povo hebreu fosse
ele é o filho que Deus pediu a ele [Música] [Risadas] mesmo é o filho perfeito perfeito aí ele sai do deserto e começa aí v o batismo não é a voz desce o céu este é meu filho amado resumiu ele agora é Israel que é o filho né ele agora é ele agora vai fazer tudo que foi prometido nos mais de 60 livros do velho testamento por isso ele diz eu não vim destruir a lei eu vim cumprir tudo que tá prometido lá eu vou realizar tudo que lá é esperança agora é concreto né É
eh a aliança homem Deus já não é só arco-íris é comunhão porque essa história começou a história do Resgate começou com Abraão olhando e falou Abraão temos um pacto agora e o símbolo do nosso pacto é um arco-íris era o início só que agora não é só arco-íris agora é comunhão agora é um ser [Música] absolutamente em comunhão com Deus é o ser que diante da fome e aqui gente quando tô falando fome Eu tô falando de todas as fomes né sabe que nefes só pra gente encerrar já acabou o tempo né já acabou então
vamos encerrar nefes em hebraico é garganta a em hebraico é garganta por isso que tem o sentido de respiração de fôlego da e da garganta que come porque a alma o ser encarnado é uma garganta por qu quando você tá encarnado você tem carência afetiva você tem solidão você tem fome física necessidade de reconhecimento necessidade de valorização necessidade de aprovação necessidade de carinho necessidade de companhia é uma garganta é um passarinhozinho aberto a boquinha aberta assim uma garganta a nef a alma é uma garganta não é por isso que ele sopra na garganta e ali
que a garganta é o órgão da respiração né é da alma essa que a etimologia de nefes alma em hebraico e Aqui nós temos o o filho que com fome diz a minha comida é fazer a vontade do meu pai nossa ah eu tô com muita solidão mas o que Vai me alimentar é fazer a vontade de Deus eu tô me sentindo carente o que Vai me alimentar é fazer a vontade de Deus eu tô sentindo necessidade de aprovação o que Vai me alimentar é cumprir o desígnio de Deus esse é o padrão de Jesus
mas aí já são cenas dos próximos capítulos quem vai fazer a prece é já passou muito né senão corta ali tem um limite Ah é querida a faz PR a gente obrigado di