Salve, salve, queridos! Eu sou o professor Murilo Melo de história. E trago para vocês hoje o governo Lula.
Vamos lá! Gente, primeira coisa que vocês devem saber é que Lula vinha de algumas derrotas nas eleições presidenciais. Ele tinha, de certa forma, desistido de concorrer para mais uma nova eleição presidencial.
É aí que ele é convencido por alguns membros e aliados dele de se eleger novamente. Mas, dessa vez, ele vai ter como estratégia uma mudança na performance. Ele vai diluir aquela imagem radical.
Ele vai mudar a forma de se apresentar. Veja agora que ele usa terno, não usa mais camisa de gola vermelha, aparou as barras, o cabelo. Então teve toda uma construção na performance de Lula para essa nova eleição.
Ele agora queria ser associado a um presidente de todos os brasileiros. Não representar apenas uma fatia. Vai escolher, inclusive, como vice um grande empresário do Brasil, grande empresário mineiro, para representar essa chapa com ele.
Pois bem, o governo Lula vai ser caracterizado por uma estabilidade econômica. Ele vai dar cabo ao governo Fernando Henrique Cardoso, o governo FHC, que conseguiu essa estabilidade na moeda, essa estabilidade econômica a partir do Plano Real, no governo de Itamar Franco. E Lula vai conseguir permanecer com essa estabilidade econômica.
Diferente do que se imaginava, do que o mercado imaginava, do temor que se tinha com a figura de Lula por representar a esquerda no passado, ele vai ser conservador na sua gestão fiscal. Vai ser conservador na questão monetária. Ele vai conseguir, inclusive, reduzir a dívida externa.
Mas, em contrapartida, essa dívida externa diminuída, finalizada, vai fazer com que aumente a dívida interna. O Brasil vai ter uma dívida interna absurda no governo Lula. Bom, assim como seu antecessor Fernando Henrique Cardoso, que é considerado por muitos como neoliberal, Lula, por incrível que pareça, vai dar cabo à manutenção dos cortes e investimentos públicos.
O Brasil patinou em algumas crises e Lula vai ter que fazer alguns cortes nesse estado brasileiro, nesse funcionalismo público, nesses gastos brasileiros. E o governo Lula vai se caracterizar também pelo programa de assistência social. Aqui tem a imagem do Fome Zero.
E também pelo Bolsa Família, que tem início com o governo Fernando Henrique Cardoso e Lula vai investir bastante no Bolsa Família. Bom, no governo Lula o Brasil vai se tornar uma liderança mundial, vai aumentar muito o seu patamar em relação ao mundo. E a gente vai fazer parte do BRICS, que são os países emergentes, que mais crescem no mundo até hoje.
A BRICS é uma sigla de Brasil, Rússia, Índia, China e South Africa, que em português é África do Sul. Mas essa estabilidade econômica, essa diminuição da dívida externa, o Brasil passou a ter maior visibilidade internacionalmente vai despencar para o escândalo. Roberto Jefferson é um dos elementos centrais nesse escândalo.
Ele vai denunciar o esquema montado no governo Lula, que vai prejudicar muito a sua imagem. É o mensalão. Era um esquema de compra de votos, no qual o PT, junto com seus líderes, comprava mensalmente, pagava uma mesada, um mensalão para políticos votar no esquema do PT.
Onde o PT queria nas pautas do congresso para dar governabilidade ao PT. E isso vai pegar muito mal para imagem de Lula, para imagem do PT, para imagem do seu governo. Pois bem, gente!
A gente vai ficando por aqui. Eu agradeço e muito a visualização de vocês! Compartilhem o nosso canal!
Se inscrevam também nele. Curtam o nosso vídeo. Um abração do professor Murilo Melo!