Administração I - Aula 04 - Gestão, liderança e ética

58.18k views1864 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Curso de Engenharia Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo Disciplina: Administração...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARCOS] OLÁ! NESTA AULA DE HOJE FALAREMOS SOBRE GESTÃO, LIDERANÇA E ÉTICA. REPORTANDO AS QUATRO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS, NÓS FALAMOS SOBRE O PLANEJAMENTO, SOBRE A ORGANIZAÇÃO, E AGORA VAMOS FALAR SOBRE A DIREÇÃO, SOBRE DIRIGIR ENTÃO AS PESSOAS, LIDERAR A ORGANIZAÇÃO PARA A CONSECUÇÃO DOS SEUS OBJETIVOS.
A FUNÇÃO DE DIRIGIR IMPLICA EM DIRIGIR OS ESFORÇOS PARA O PROPÓSITO COMUM, QUE SÃO OS OBJETIVOS DEFINIDOS NO PLANEJAMENTO. ENTÃO, IMPLICA EM COMUNICAR O QUE PRECISA SER FEITO, LIDERAR. OU SEJA, MOTIVAR, ENTUSIASMAR, INFLUENCIAR AS PESSOAS PARA REALIZAR AS TAREFAS.
UM ESTUDIOSO DA ADMINISTRAÇÃO, MCGREGOR, ESTUDANDO A NATUREZA HUMANA, DEFINIU DOIS ESTILOS DE DIREÇÃO. UMA É CHAMADA "TEORIA X", QUE É A DIREÇÃO DOS SUBORDINADOS DE MANEIRA RÍGIDA, INTENSIVA, FISCALIZADORA E COM DESCONFIANÇA; NÃO HÁ DELEGAÇÃO DE RESPONSABILIDADE; AS PESSOAS RESPONDEM, PORTANTO, COM FALTA DE INTERESSE E ESTÍMULO, POUCO ESFORÇO E BAIXA PRODUTIVIDADE. ENQUANTO QUE A "TEORIA Y" TRATA DA DIREÇÃO COM MAIOR PARTICIPAÇÃO, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE E RESPEITO.
OU SEJA, ESSA DIREÇÃO DELEGA E OUVE AS OPINIÕES, COMPARTILHA OS DESAFIOS. PORTANTO, GERA UM AMBIENTE MAIS DEMOCRÁTICO NA ORGANIZAÇÃO. E ASSIM AS PESSOAS RESPONDEM COM ENGAJAMENTO, ENTUSIASMO E ELEVADA PRODUTIVIDADE.
APÓS ESSAS DUAS TEORIAS, NO JAPÃO FOI DESENVOLVIDA A CHAMADA "TEORIA Z", POR OUCHI. A "TEORIA Z" ENTÃO TEM A FILOSOFIA DO EMPREGO A LONGO PRAZO, O QUE SE PRETENDE É MANTER, RETER OS COLABORADORES O MAIOR TEMPO DA SUA VIDA PROFISSIONAL DENTRO DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO. ENTÃO, É COLOCADA UMA ÊNFASE NO PLANEJAMENTO E NO DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA, COM POUCAS PROMOÇÕES VERTICAIS E MOVIMENTOS ENCARGOS LATERAIS, PARA QUE OS COLABORADORES ATUEM NA SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL EM VÁRIAS ÁREAS DIFERENTES DA EMPRESA.
HÁ UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO E CONSENSO NA TOMADA DE DECISÕES E TAMBÉM UM ENVOLVIMENTO MAIOR DOS FUNCIONÁRIOS. UM OUTRO ESTILO DE DIREÇÃO, QUE SÃO A CONSTITUIÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO, QUE É AGRUPAR PESSOAS COM HABILIDADES COMPLEMENTARES E RELACIONAMENTO COESO, QUE TRABALHAM EM CONJUNTO PARA ALCANÇAR UM PROPÓSITO COMUM PELO QUAL SÃO COLETIVAMENTE RESPONSÁVEIS. UMA EQUIPE GERA SINERGIA POSITIVA.
AS DIFERENÇAS CONCEITUAIS NA DIREÇÃO. GERENTE: O GERENTE É O QUE OCUPA O NÍVEL ADMINISTRATIVO TÁTICO, É O QUE FAZ O LINK ENTRE O NÍVEL ESTRATÉGICO E O NÍVEL OPERACIONAL. O COORDENADOR É O QUE TEM A FUNÇÃO DE INTEGRAR AS ÁREAS, DE HARMONIZAR O CONJUNTO.
O CHEFE É O QUE TEM O PODER HIERÁRQUICO, DE MANDAR. E AÍ, ESSA DENOMINAÇÃO DECORRE AINDA DO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO, DA TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO. HOJE JÁ SUPERADO PELO LÍDER.
O LÍDER É O QUE ENTÃO O PODER DE INFLUENCIAR OS LIDERADOS. E O SUPERVISOR, O QUE TEM A FUNÇÃO DE CONTROLAR, DE FISCALIZAR NO NÍVEL OPERACIONAL. AINDA HÁ ALGUMAS DIFERENÇAS CONCEITUAIS NA DIREÇÃO.
O ADMINISTRADOR: O ADMINISTRADOR É O PROFISSIONAL FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO QUE PLANEJA, ORGANIZA, DIRIGE E CONTROLA. ENQUANTO QUE O GESTOR É AQUELE QUE TAMBÉM FAZ ESSAS FUNÇÕES, MAS NÃO TÊM A FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. ELE FOI FORMADO NUMA OUTRA ÁREA E FEZ UMA ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
JÁ O DIRETOR É AQUELE QUE OCUPA O NÍVEL HIERÁRQUICO ESTRATÉGICO, QUE DIRIGE A ORGANIZAÇÃO. E O PRESIDENTE É O QUE OCUPA O NÍVEL HIERÁRQUICO ESTRATÉGICO. O EXECUTIVO É O QUE EXECUTA A GESTÃO A NÍVEL ESTRATÉGICO, QUE É DEFINIDA ENTÃO PELO ACIONISTA MAIOR.
AS ORGANIZAÇÕES NOS SEUS TRÊS NÍVEIS PRESSUPÕEM HABILIDADES DAQUELES QUE OCUPAM CADA UM DOS NÍVEIS. NO NÍVEL DA DIREÇÃO SÃO AS HABILIDADES CONCEITUAIS; NO NÍVEL DA GERÊNCIA, AS HABILIDADES HUMANAS; E NO NÍVEL DA SUPERVISÃO, AS HABILIDADES TÉCNICAS. ENTÃO, QUAIS SÃO AS HABILIDADES CONCEITUAIS REQUERIDAS NO NÍVEL DIRETIVO?
A VISÃO DA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, A FACILIDADE DE TRABALHAR COM IDEIAS, CONCEITOS, TEORIAS. E SÃO RELACIONADAS COM O PLANEJAMENTO DO FUTURO, A INTERPRETAÇÃO DA MISSÃO, DA RAZÃO DE SER DA ORGANIZAÇÃO, DE DESENVOLVER A MISSÃO E PERCEBER AS OPORTUNIDADES. JÁ NO NÍVEL GERENCIAL, AS HABILIDADES HUMANAS, RELATIVAS ENTÃO A UM RELACIONAMENTO GRUPAL, UM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL, COM MAIOR CAPACIDADE DE COMUNICAR, DE MOTIVAR, COORDENAR, LIDERAR E RESOLVER OS CONFLITOS.
E NO NÍVEL TÉCNICO, AS HABILIDADES TÉCNICAS, RELACIONADAS AO FAZER, AOS FLUXOS DOS PROCESSOS COM CONHECIMENTO ESPECIALIZADO E COM A EXECUÇÃO DAS TÉCNICAS. ENTÃO, AS COMPETÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO, AS COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR: O CONHECIMENTO, OU SEJA, O SABER; A PERSPECTIVA, COMPETÊNCIA DA PERSPECTIVA, QUE É O SABER FAZER; E A COMPETÊNCIA DA ATITUDE, SABER FAZER ACONTECER. ENTÃO, O CONHECIMENTO TRATA ENTÃO DA INFORMAÇÃO, DA ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL, DA RECICLAGEM PERMANENTE.
JÁ NA DIMENSÃO DA PERSPECTIVA, A MANEIRA PRÁTICA DE APLICAR O CONHECIMENTO NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS E BUSCA DE SOLUÇÕES. E A ATITUDE, É O COMPORTAMENTO ATIVO E PROATIVO, COM ÊNFASE NA AÇÃO, NO FAZER ACONTECER, NO ESPÍRITO EMPREENDEDOR, NO ESPÍRITO DE EQUIPE E DE LIDERANÇA. SEGUNDO MINTZBERG, OS PAPÉIS DO ADMINISTRADOR SÃO TRÊS: TEM UM PAPEL INTERPESSOAL, QUE DIZ RESPEITO ENTÃO A REPRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO, É O RELAÇÕES PÚBLICAS DA ORGANIZAÇÃO; TAMBÉM UM PAPEL DE LIDERANÇA, DE MOTIVADOR; E O PAPEL DE LIGAÇÃO COM OS PARCEIROS DA ORGANIZAÇÃO.
MINTZBERG TAMBÉM DEFINE COMO O PAPEL DO ADMINISTRADOR UM PAPEL INFORMACIONAL, OU SEJA, DE MONITORAÇÃO, DE TROCA DE INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO COM O AMBIENTE; DE DISSEMINAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE FORA PRA DENTRO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL; E DE PORTA-VOZ, OU SEJA, OFICIAL DE DENTRO DA ORGANIZAÇÃO PARA O AMBIENTE. TAMBÉM, SEGUNDO MINTZBERG, O PAPEL DECISORIAL, QUE TRATA DE EMPREENDER, OU SEJA, DE PLANEJAR AS MUDANÇAS; DE RESOLVER CONFLITOS, PROMOVENDO A HARMONIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL; DE ALOCAR OS RECURSOS, COMO TEMPO, A DELEGAÇÃO; E TAMBÉM DE NEGOCIAR COM OS SINDICATOS, COM OS CLIENTES, COM OS CREDORES. JÁ KURT LEWIN DEFINE TRÊS ESTILOS DE LIDERANÇA: A LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E A LIDERANÇA LIBERAL.
NA LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, A ÊNFASE NA RELAÇÃO DO LÍDER COMO SUBORDINADOS ESTÁ NO LÍDER, É O LÍDER QUE MANDA, QUE FAZ ACONTECER, SEM NENHUMA PARTICIPAÇÃO DOS SUBORDINADOS. A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA JÁ TEM UMA INTERAÇÃO MAIOR ENTRE O LÍDER E OS SUBORDINADOS. ENTÃO, É UM AMBIENTE ONDE HÁ UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO, MAIOR ENVOLVIMENTO, TODOS PARTICIPAM DA BUSCA DE SOLUÇÕES, DA ESCOLHA DE ALTERNATIVAS PARA SE FAZER AS TAREFAS DA MANEIRA MAIS ADEQUADA.
E O ESTILO LIBERAL É ONDE O LÍDER, PRATICAMENTE, NÃO CONTROLA NADA, DEIXA TUDO POR CONTA DOS SUBORDINADOS, E AÍ O RESULTADO GERALMENTE É O CAOS ORGANIZACIONAL. PORTANTO, O ESTILO MAIS RECOMENDADO DE LIDERANÇA É O ESTILO DEMOCRÁTICO, ONDE ENTÃO A ORGANIZAÇÃO SEMPRE É MELHOR SUCEDIDA. TAMBÉM REDDIN DEFINIU A TEORIA DA EFICÁCIA GERENCIAL.
PORTANTO, O GERENTE EFICIENTE, SEGUNDO REDDIN, É AQUELE QUE FAZ AS COISAS DA MANEIRA CERTA, RESOLVE OS PROBLEMAS, CUIDA DOS RECURSOS, CUMPRE O SEU DEVER E REDUZ CUSTOS. ENQUANTO QUE O GERENTE EFICAZ É AQUELE QUE FAZ AS COISAS CERTAS, O QUE PRECISA SER FEITO, PRODUZ ALTERNATIVAS CRIATIVAS, OTIMIZA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS, OBTÉM RESULTADOS E, CONSEQUENTEMENTE, AUMENTA OS LUCROS. LIDERAR É LEVAR PESSOAS A COMPREENSÃO DO QUE PRECISAM FAZER E APOIÁ-LAS PARA QUE O FAÇAM.
ISSO PODE SER FEITO PELA ORIENTAÇÃO, PELO FEEDBACK, PELO DESENVOLVIMENTO, PELA PARTICIPAÇÃO E PELA COOPERAÇÃO COM OS COLABORADORES. O FUNDAMENTO DA LIDERANÇA COM COMPROMISSO E ÉTICA. A "CAUSA", OU SEJA, A RAZÃO DE SER DA ORGANIZAÇÃO É UMA MOTIVAÇÃO BÁSICA PARA A LIDERANÇA.
A "VISÃO", OU SEJA, AQUILO QUE SE PRETENDE ALCANÇAR, OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, COMO GUIA DOS RESULTADOS. E OS "VALORES" QUE DEVEM NORTEAR A CONDUTA. TRATANDO DE UM DO ASPECTO FUNDAMENTAL PARA AS ORGANIZAÇÕES, EM TODOS OS TEMPOS, MAS COM MUITA ÊNFASE NOS DIAS DE HOJE: ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES.
ÉTICA VEM DA PALAVRA "ETHOS", DO GREGO "ETHOS", QUE SE REFERE AOS COSTUMES. E MORAL VEM DO LATIM "MORES", QUE SE REFERE ENTÃO A CONDUTA. A MORAL NORMALIZA E DIRECIONA A PRÁTICA DAS PESSOAS.
A ÉTICA JÁ É UMA TEORIA SOBRE A MORAL, OU SEJA, COMO A CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO OU COMO UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A MORAL. ENTÃO, A ÉTICA É O CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E VALORES QUE UTILIZAMOS PARA RESPONDER A TRÊS PERGUNTAS DA VIDA: "QUERO? ", "POSSO?
" E "DEVO? ". PORQUE TEM COISA QUE EU QUERO, MAS NÃO POSSO; TEM COISA QUE EU POSSO, MAS NÃO DEVO; E TEM COISAS QUE EU DEVO, MAS NÃO QUERO.
A MORAL É A PRÁTICA DAS RESPOSTAS. A ÉTICA ENTÃO É UMA REFLEXÃO SOBRE O BEM, SOBRE A JUSTIÇA, SOBRE O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO. E A MORAL REFERE-SE ÀS NOSSAS AÇÕES E CONDUTAS NO MUNDO.
ENTÃO, RELACIONANDO ÉTICA COM O CAPITAL HUMANO, SER ÉTICO NA CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS IMPLICA: PRIMEIRO, ATITUDE DE GESTÃO. RECONHECER AS NECESSIDADES DAS PESSOAS, RESPEITAR A DIGNIDADE HUMANA, RECONHECER O DESEMPENHO FUNCIONAL, PROPICIAR A PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS, ESTIMULAR O COMPROMISSO SOCIAL, FAVORECER A EDUCAÇÃO CONTINUADA. SER ÉTICO NA CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS IMPLICA EM: COMPORTAMENTO EXEMPLAR DO GESTOR COM SUA EQUIPE.
ISSO SIGNIFICA DAR INFORMAÇÃO RELEVANTE, AVALIAR E FORNECER FEEDBACK, ABRIR ESPAÇO PARA A CONTRIBUIÇÃO CRIATIVA, INSTITUCIONALIZAR CANAIS DE COMUNICAÇÃO E DELEGAR. ENTÃO, A PARTIR DA CRIAÇÃO DE VALORES DA ORGANIZAÇÃO, OS EMPREGADOS PRECISAM SE APROPRIAR DESSES VALORES PARA MANTER UMA COERÊNCIA TÉCNICA E ÉTICA, FAZENDO PARTE DO TODO SEM PERDER A SUA IDENTIDADE PESSOAL, PRESERVANDO O SEU LUGAR DE SUJEITO LIVRE, CONSCIENTE, RESPONSÁVEL E CRIATIVO. O MUNDO ORGANIZACIONAL É PERMEADO POR CONFLITOS, CHOQUE ENTRE INTERESSES INDIVIDUAIS E INSTITUCIONAIS, DE MODO QUE A ÉTICA SERVE PARA REGULAR ESSAS RELAÇÕES, COLOCANDO LIMITES E PARÂMETROS A SEREM SEGUIDOS.
É FUNDAMENTAL A EXISTÊNCIA DE PADRÕES E POLÍTICAS UNIFORMES PARA QUE OS EMPREGADOS POSSAM SABER, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, QUAL É A CONDUTA ADEQUADA, MAIS APROPRIADA. OS CÓDIGOS DE ÉTICA SÃO DESENVOLVIDOS POR MEIO DE UM PROCESSO QUE ENVOLVE TODOS OS INTEGRANTES DA EMPRESA E QUE PASSA POR ETAPAS COMO SENSIBILIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, MOTIVAÇÃO, CAPACITAÇÃO E, FINALMENTE, A ADOÇÃO DE UM CÓDIGO DE CONDUTA BASEADO EM PRINCÍPIOS E VALORES PERENES. É PRECISO QUE ESSES VALORES VENHAM DA CONVICÇÃO ÍNTIMA DE CADA INDIVÍDUO.
E A ELABORAÇÃO DE UM CÓDIGO DE ÉTICA, EM SI MESMO, É UM EXERCÍCIO DA PRÁTICA DA ÉTICA. HOJE, NO MUNDO ATUAL, TEMOS SÉRIOS, GRAVES DESAFIOS ÉTICOS. A EMPRESA NECESSITA DESENVOLVER-SE DE TAL FORMA, QUE A ÉTICA, A CONDUTA ÉTICA, OS VALORES E CONVICÇÕES PRIMÁRIOS DA ORGANIZAÇÃO TORNAM-SE PARTE DA CULTURA DA EMPRESA.
COMO AS EMPRESAS PODEM RESPEITAR VALORES ESSENCIAIS OU UNIVERSAIS? RESPEITAR A DIGNIDADE HUMANA, CRIAR UMA CULTURA CORPORATIVA QUE VALORIZE OS EMPREGADOS, OS CONSUMIDORES E OS FORNECEDORES, MANTER UM LOCAL DE TRABALHO SEGURO, PRODUZIR BENS E SERVIÇOS SEGUROS. TAMBÉM RESPEITAR OS DIREITOS BÁSICOS: PROTEGER OS DIREITOS DOS EMPREGADOS, DOS CONSUMIDORES E COMUNIDADES, EVITAR QUALQUER COISA QUE AMEAÇASSE A SEGURANÇA, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO E OS PADRÕES DE VIDA.
TAMBÉM SER BONS CIDADÃOS: APOIAR INSTITUIÇÕES SOCIAIS, INCLUINDO SISTEMAS ECONÔMICOS E EDUCACIONAIS, TRABALHAR COM O GOVERNO LOCAL E INSTITUIÇÕES LOCAIS PARA PROTEGER O AMBIENTE. A LIDERANÇA ÉTICA. EXECUTIVOS DE PRIMEIRO ESCALÃO TÊM O PODER DE MODELAR AS POLÍTICAS DE UMA ORGANIZAÇÃO E AJUSTAR O SEU TIMBRE MORAL.
ELES PODEM E DEVEM SERVIR COMO MODELOS DE COMPORTAMENTO ÉTICO APROPRIADO PARA TODA A ORGANIZAÇÃO. O LÍDER DEVE SER UMA REFERÊNCIA ÉTICA PARA TODA A ORGANIZAÇÃO. A INCONSISTÊNCIA, A INCOERÊNCIA ÉTICA DO LÍDER DESQUALIFICA SUA LIDERANÇA E COLOCA EM RISCO O DESTINO HISTÓRICO DO PROJETO DO SEU GRUPO.
OS ADMINISTRADORES, PORTANTO, NÃO DEVEM SE COMPROMETER COM PRÁTICAS QUE POSSAM DENEGRIR A IMAGEM DA EMPRESA, E DEVEM ASSEGURAR QUE TODOS OS PADRÕES AMBIENTAIS E LEGAIS SEJAM RESPEITADOS, A FIM DE QUE A SAÚDE E A SEGURANÇA DA COMUNIDADE E DOS TRABALHADORES SEJAM RESPEITADOS.
Related Videos
Administração I - Aula 05 - Controle e Balanced Scorecard
13:40
Administração I - Aula 05 - Controle e Bal...
UNIVESP
41,527 views
Administração I - Aula 03 - Estrutura Organizacional
20:04
Administração I - Aula 03 - Estrutura Orga...
UNIVESP
144,202 views
Redação + Linguagens | Como Dissertar sobre Preservação dos Biomas no Enem
Redação + Linguagens | Como Dissertar sobr...
Descomplica
Administração I - Aula 01 - Introdução à Administração
25:23
Administração I - Aula 01 - Introdução à A...
UNIVESP
498,849 views
LIDERANÇA | QUE TIPO DE LÍDER VOCÊ É ? | ESTILOS DE LIDERANÇA
5:04
LIDERANÇA | QUE TIPO DE LÍDER VOCÊ É ? | E...
Professor Daniel Santana
150,099 views
Liderança 4.0 - As regras mudaram: Você está preparado? | José Salibi Neto
13:29
Liderança 4.0 - As regras mudaram: Você es...
Gestão do Amanhã
4,634 views
Think Fast, Talk Smart: Communication Techniques
58:20
Think Fast, Talk Smart: Communication Tech...
Stanford Graduate School of Business
41,615,752 views
Administração I - Aula 02 - Planejamento Estratégico
14:58
Administração I - Aula 02 - Planejamento E...
UNIVESP
151,014 views
The puzzle of motivation | Dan Pink | TED
18:37
The puzzle of motivation | Dan Pink | TED
TED
11,785,616 views
LIDERANÇA 4.0 🎯 O que é liderança 4.0 e como liderar na era digital
10:43
LIDERANÇA 4.0 🎯 O que é liderança 4.0 e c...
André Arcas
5,437 views
Administração I - Aula 06 - Plano de marketing
21:59
Administração I - Aula 06 - Plano de marke...
UNIVESP
43,246 views
Higiene e Segurança do Trabalho - Aula 02 - Riscos e controles
21:12
Higiene e Segurança do Trabalho - Aula 02 ...
UNIVESP
41,419 views
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO - PLANEJAMENTO
30:29
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO - PLANEJAMENTO
Quadrivium Academic
410,264 views
Estratégia e Planejamento de Empresas - Aula 03 - Análise do ambiente interno (AI)
19:29
Estratégia e Planejamento de Empresas - Au...
UNIVESP
35,402 views
Noções de Administração - Funções Administrativas (1 de 3) - Loja do Concurseiro
30:46
Noções de Administração - Funções Administ...
Loja do Concurseiro
1,063,016 views
Administração - Aula 14 (Planejamento Estratégico - Matriz SWOT)
11:15
Administração - Aula 14 (Planejamento Estr...
Marco Ferrari
297,359 views
Estilos de Liderança || Autocrático, Democrático e Liberal || Características e definições ||
2:48
Estilos de Liderança || Autocrático, Democ...
Mundo da Administração // Tudo sobre ADM está aqui
89,865 views
Administração I - Aula 07 - Plano de negócio
15:31
Administração I - Aula 07 - Plano de negócio
UNIVESP
36,975 views
Administração - Aula 04 (Níveis da Organização)
8:04
Administração - Aula 04 (Níveis da Organiz...
Marco Ferrari
327,544 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com