RAÍZES do PRESBITERIANISMO BRASILEIRO

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Igreja Presbiteriana do Brasil
Descubra como a Igreja Presbiteriana do Brasil foi plantada e enraizada em nosso país, graças ao tra...
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quase nunca paramos para pensar que se hoje temos a oportunidade de participar de uma Igreja Histórica com uma boa doutrina e uma firme tradição protestante isso é graças à atuação de grandes homens do passado que abdicaram do conforto dos seus lares para pregarem o evangelho em terras distantes movidos pelo Espírito eles deixaram seus lares e famílias e se lançaram ao mundo com o propósito de responder ao chamado que fervem seus corações com corações cheios fé inabalável e olhos fixos estes homens firmaram fundamentos que até hoje nos são vitais para o bom florescimento e crescimento da
Igreja Presbiteriana do Brasil a história da nossa denominação é Ampla ela começa na Escócia com John nox se estende até os Estados Unidos e chega até o Brasil hoje vamos focar em nossa história próxima de como o presbiterianismo Foi recebido e plantado aqui nas terras brasileiras muitos homens e mulheres ao redor de toda a extensão do nosso vasto país lançaram sementes às vezes imperceptíveis que floresceram e fazem sombra sobre a Igreja de hoje passaram por lutas perseguições enfrentaram doenças e perderam aqueles a quem amavam mas mantinham fitos os olhos na missão que lhes fora confiada
e na glória do Senhor homens e mulheres dos quais o mundo não é digno servos de Deus cuja história e testemunho nos conduzem a glorificarmos ao Senhor e agradecermos a ele pelo que ele tem feito em nosso país hoje participamos de uma igreja consolidada estruturada e muito sólida entretanto nem sempre foi assim antes de chegar ao Brasil nós começamos com a igreja presbiteriana nos Estados Unidos da América que foi organizada oficialmente no século 18 tendo o seu primeiro presbitério em 1706 e a formação da assembleia geral do supremo Concílio em 1788 pouco após a independência
Americana é importante mencionarmos que este período foi marcado pelos grandes avivamentos que também aconteciam na Inglaterra com John Wesley e vários outros como os irmãos morávios por exemplo foram figuras como Jonathan Edwards e George whitefield um inglês que mudou-se para os Estados Unidos que lideraram o que entendemos hoje como o primeiro grande despertamento da América estes movimentos foram importantes pois resultaram em um enorme interesse por missões mundiais essa paixão por missões se estendeu a inúmeras denominações Principalmente as presbiterianas e em 1838 os presbiterianos americanos fundaram a sua junta de missões estrangeiras em Nova York no
início os envios aconteciam com mais frequência para a Ásia e a África Mas a partir dos anos de 1850 surgiu um interesse crescente pela América Latina a Colômbia na época foi o primeiro país a receber missionários presbiterianos em 1856 Por que que demorou um pouco mais para começar o trabalho missionário presbiteriano norte-americano na América Latina e no Brasil porque havia uma discussão nos Estados Unidos se a América Latina era um campo legítimo de missões por quê porque muita gente achava que a América Latina já era um continente Cristão por causa da presença da Igreja Católica
na Ásia e na África era diferente né só o paganismo mas na América Latina já viu uma presença Cristã por meio da igreja católica Né desde o início da colonização no século X mas o fato é esse né eles concluíram que ainda assim né Eh os povos da América Latina não conheciam o Evangelho Puro o evangelho integral de de Jesus Cristo né eles precisavam ouvir a mensagem da Reconciliação com Deus por meio de Cristo né a mensagem evangélica e então né a partir dos anos 1850 agora no caso do Brasil é algo que evidentemente chamou
muito a atenção dos Americanos foi primeiro o tamanho do Brasil né o Brasil avulta na América Latina né como a a a nação maior em extensão territorial abrangendo cerca de metade de todo o território da América do Sul né então esse esse foi um fator Outro fator é que eh havia também uma um interesse por esse país que havia alcançado recentemente a sua independência né a independência do Brasil foi 1822 então na década de 50 era uma coisa ainda de de 30 anos né o Brasil tinha se tornado independente apenas uns 30 30 e poucos
anos antes né e e também com uma peculiaridade que o distinguia de todas as outras Nações eh da América Latina o único país que não se transformou numa república ao se tornar independente e sim num Império no entanto os presbiterianos não foram os primeiros a chegar no Brasil no final de 1830 missionários metodistas estenderam sobre o nosso país os seus olhos e iniciaram trabalhos por aqui o mais notório dentre eles foi Daniel parish kidder A Missão entretanto não perdurou como esperado porém algo aconteceu kidder escreve um livro detalhando as suas experiências no Brasil mas como
fruto dessa desse pequeno e empreendimento missionário inicial dos metodistas surgiu um livro muito interessante escrito por esse kidder reminiscências de viagens e Residência no Brasil né então Ele publicou nos Estados Unidos em inglês esse livro contando as suas experiências falando das suas viagens falando os seus contatos né ele viajou muito pelo Brasil e Manteve contatos com os elementos mais importantes da sociedade brasileira os políticos os intelectuais né os governantes né foi muito importante isso porque ele era também um agente da sociedade bíblica americana então ele estava interessado também na distribuição de Bíblias e tal então
ele escreveu esse livro precios que hoje é muito admirado inclusive nos meios acadêmicos né como uma das daquelas antigas descrições do Brasil ainda né poucos anos após a sua independência Então esse livro Teve muita popularidade nos Estados Unidos alguns anos depois veio pro Brasil um presbiteriano mas não veio como missionário James fletcher um pouco antes de Simon em 18 C mais ou menos ele veio pela primeira vez e fez Depois várias outras visitas ao Brasil mas o interesse maior dele era estreitar os laços entre o Brasil e os Estados Unidos inclusive os laços comerciais e
né e em outras culturais e assim por diante então o que que o fletcher fez ele pegou o livro do kidder revisou atualizou o livro do kidder né e publicou novamente com um outro título O Brasil e os brasileiros Brasil and the brasilians né E quando que esse livro esse livro inclusive recebeu umas oito edições nos Estados Unidos quando a primeira edição 1858 um Anos Antes da vinda de simonton para cá então é praticamente certo que simonton leu esse livro A gente não tem uma informação né explícita sobre isso mas é é certo né que
simton com aquele seu desejo de vir pro Brasil Certamente ele ia procurar obter o máximo de informações sobre o Brasil antes de vir para cá e ele deve ter lido esse valioso livro todos estes acontecimentos conduziram a uma resolução na assembleia geral o Supremo Concílio de iniciar ao menos uma missão uma tentativa uma missão provisória e como sabemos o que era provisório tornou-se bem duradouro a gente costuma eh dividir a a história da igreja pra no Brasil em em dois períodos a história do presbiterianismo no Brasil e a história da igreja presbiteriana do Brasil propriamente
dita a história do presbiterianismo no Brasil começa em 12 de agosto de 1859 com a chegada do Pioneiro Simon é então que no dia 12 de agosto de 1859 chega em terras brasileiras o Reverendo ashbel Green simonton com apenas 26 anos este jovem começa a enfrentar muitos desafios como estabelecer uma residência e aprender português inicialmente simonton pela dificuldade com a língua portuguesa começa a pregar apenas em inglês para a comunidade norte--americana residente na Cidade do Rio de Janeiro realizando cultos em navios e nas casas desses residentes e quando simonton chega aqui com a intenção de
de fato pregar o evangelho de Jesus e Plantar aqui uma igreja para brasileiros a intenção de simonton a intenção do Senhor por meio de simonton era pregar para brasileiros é uma igreja de fato para se tornar do Brasil e não apenas no Brasil ele chega aqui e ele encontra um contexto em que o império ele dizia o seguinte escrito na lei a religião do império é a igreja romana tanto é verdade que os primeiros movimentos e o primeiro templo nem poderiam ser chamados de templo porque templo Ah era apenas eram apenas aquelas construções que lembravam
a os locais de reunião da igreja romana Ah ele tiveram muita dificuldade com simonton e sua família né posteriormente eles tiveram dificuldade com a implantação da Fé Protestante e reformada aqui no Brasil por causa do contexto de um império que professava uma outra fé Ah não havia possibilidade de construção do Templo com cara de templo eles tinham que se reunir em uma sala porque aquela estrutura aquela arquitetura de templo era contra a lei apenas a igreja católica Romana poderia ter aquele tipo de aspecto no seu templo então houve sim uma resistência mas o senhor nos
fez prosperar louvado seja o nome do Senhor Jesus Mason não ficou sozinho por muito tempo em 1860 para a alegria do noss jovem Pioneiro o seu cunhado e colega chega ao Brasil o Reverendo Alexander latimer blackford fortalecendo significativamente a missão aqui em nosso país de 1860 chega blackford que eraa cunhado de simonton casado com a irmã de simonton Elizabeth né então chega esse casal e claro foi uma coisa muito boa para Simon agora ele tinha companhia né ele tinha a sua irmã ele tinha o seu seu cunhado para ajudar no trabalho então é isso no
começo foi tudo muito lento né Por causa dessas circunstâncias por causa da legislação do império que restringia ah a atuação de missões protestantes né a legislação do império ela foi se liberalizando ao longo do século XIX nessa questão mas à medida que simonton daí começa a dominar o português e aliás ele veio a dominar muito bem posteriormente a língua portuguesa né tanto para falar como para escrever então ele ele ele se torna mais autoconfiante né agora falando português e começa a pregar em português primeiro ele ele inicia uma escola dominical né e depois Os cultos
e finalmente eh em janeiro de 1800 62 Então veja bem ele chega em meados de 59 então 59 60 61 Janeiro de 62 seja 2 anos e meio depois que ele chega daí finalmente ele organiza a igreja do Rio de Janeiro mas com três membros precisamos enfatizar que esses três primeiros membros eram estrangeiros um norte-americano e outros dois portugueses que tinham se mudado para o Brasil mas foram estes os primeiros da igreja como simonton mesmo registra em seu diário assim nos organizamos como igreja de Jesus Cristo no Brasil simonton ainda continua realizando grandes avanços dois
anos após a organização da igreja ele vai lançar o primeiro jornal evangélico no Brasil a imprensa evangélica e em 1865 ocorre a organização do presbitério do Rio de Janeiro neste tempo o presbiterianismo já havia avançado possuindo portanto igrejas no Rio São Paulo e Brotas no interior de São Paulo isso possibilitou a criação do presbitério do Rio de Janeiro organizado em São Paulo no dia 16 de dezembro de 1865 no dia seguinte 17 de Dezembro esse presbitério ordena o seu primeiro Pastor José Manuel da Conceição por isso até hoje consideramos este como o Dia do Pastor
presbiteriano outro grande ato para o presbiterianismo Nacional foi que no início de 1867 ano da sua morte simonton fundou um pequeno seminário no Rio de Janeiro que ficou conhecido apenas como seminário do Rio de Janeiro os historiadores chamam de seminário primitivo este pequeno seminário funcionou por 3 anos e teve só quatro alunos esses quatro se tornaram grandes pastores pioneiros da Igreja Presbiteriana do Brasil o Reverendo Modesto Carvalhosa o Reverendo Antônio Trajano o Reverendo Miguel Torres e o Reverendo Antônio Pedro de Cerqueira Leite estes foram os quatro únicos alunos deste pequeno seminário fundado pelo Reverendo simonon
quem dirigiu o seminário por algum tempo até ele ser fechado foi o Reverendo blackford viag de forma que para nós hoje é realmente extraordinária porque numa época em que você não tem aí as nossas tecnologias que temos acesso Hoje ele conseguiu agir de uma forma que nos legou três igrejas fundadas um presbitério Ah também um seminário que Alguns chamam de seminário primitivo mas no bem da verdade simonton chamava de seminário do Rio de Janeiro e o faço questão de falar isso eu acho que é importante prisar ainda que de fato não fosse um seminário tal
qual nós conhecemos hoje com a estrutura que temos hoje mas nesse ponto simton foi um visionário ao perceber a importância da formação de ministros paraa igreja que agora estava nascendo a a evangelização ela pra Glória de Deus e pela ação do Espírito Santo ela ela gera frutos e esses frutos esses irmãos que viriam que se converteriam precisariam da ação de um ministro do evangelho para pastorear para conduzir para ensinar e simonton ele foi muito sábio ao pensar na formação daqueles que sentiram através do testemunho dos primeiros missionários eh eles sentiram Esse chamado para o ministério
e eu tenho o privilégio hoje de trabalhar nesse seminário que é o seminário que leva o nome do Pioneiro o Reverendo ASB Green simonton no fim daquele ano simonton que estava cheio de planos de projetos tão entusiasmado com o crescimento da obra Presbiteriana no Brasil contraiu febre amarela no Rio de Janeiro algo relativamente comum para a época veio então para São Paulo acreditando que seria ajudado pelo clima mais Ameno outra coisa muito dolorosa que lhe aconteceu foi que em 1864 ele perdeu a sua esposa simonton a tinha conhecido quando estava de férias nos Estados Unidos
logo após a organização da igreja no Rio de Janeiro em 62 conheceu essa que viria a ser a sua esposa chamada Helen Murdock e se casaram em Maio de 1863 logo após os dois voltaram para o Brasil e apenas um ano após esse retorno Helen por causa das complicações no parto da sua primeira e única filha deixa a sua vida a sua recém-nascida filha o seu marido e a Igreja Presbiteriana do Brasil sofrendo a Fatalidade da Morte estava tão alegre com o seu casamento né com o nascimento da filhinha agora fica nessa situação horrível de
viuvez né A perda da sua esposa e eh praticamente uma das poucas pessoas que fizeram companhia por para ele naquela época foi alguém que se tornaria muito famoso no presbiterianismo brasileiro George chamberlin o fundador do Mackenzie né Então tava ali com Simon naquele período difícil mas enfim a outra razão pela qual simonton ao ficar doente veio para São Paulo é que a sua filhinha orfan de mãe estava sendo criada pela sua irmã aqui em São Paulo a esposa do Reverendo blackford né mas o fato é esse ele chegou aqui e só foi piorando a sua
saúde Só foi né peric cada vez mais e ele veio então a falecer no dia 9 de Dezembro de 1867 e foi sepultado no Cemitério dos Protestantes anexo ao Cemitério da Consolação né a filha dele depois de alguns poucos anos no Brasil foi levada pros Estados Unidos e passou lá o resto da vida nunca se casou né então reendo simton não não deixou descendentes e alguém então um Historiador não sei se foi o Reverendo Júlio Andrade Ferreira disse que o Reverendo simonon teve duas filhas né deixou duas filhas a Helen a pequena Helen e a
Igreja Presbiteriana do Brasil as missões norteamericanas ainda continuavam entusiasmadas com o novo Campo que se abria diante dos seus olhos e agora a igreja do Sul dos Estados Unidos a pcus que diferente da junta de missões que enviou simonton e outros possuíam o comitê de missões enviam também obreiros para a obra missionária aqui no Brasil os primeiros Missionários do comitê começam a chegar em 1869 em Campinas 10 anos depois de simonton nomes como Eduardo linee e George Morton por exemplo mas embora com frequência olhamos com atenção o início do presbiterianismo no sudeste isso não significa
que a obra do senhor não estava a acontecer em outros lugares do nosso país não sabemos o direcionamento dos ventos que sopram e nos surpreendem ao trazer outros obreiros para a obra do senhor a primeira iniciativa do presbiterianismo no nordeste começou em Salvador na Bahia a famosa e conhecida Igreja Presbiteriana da Bahia ou Igreja Presbiteriana da Rua da Mangueira no centro antigo de Salvador igreja essa que completou em 2022 150 anos organizada apenas 10 anos depois da igreja do rio em 1872 por um colega de simonton o terceiro missionário que veio para o Brasil Francis
Schneider E é em 74 pouco depois da chegada dos Missionários enviados pelo comitê da igreja do Sul dois anos após o trabalho de Schneider na Bahia chega ao Recife o Reverendo John rockwell Smith o grande Pioneiro do presbiterianismo na região Nordeste sul Bahia Sergipe e o nordeste norte de do Rio São Francisco para cima né de Sergipe para cima ou de Alagoas para cima eh então o Reverendo Smith chega em 73 nessa época também chega o Reverendo John Boy mas o BO vai ficar só um pouquinho de tempo lá em Pernambuco ele não se acostumou
com o clima e acabou vindo para São Paulo primeiro Campinas e depois a região da Mogiana e finalmente ele se mudou para o triângulo mineiro ele foi o pioneiro presbiteriano no Brasil Central A igreja de Salvador é de 72 e a igreja de Recife é 6 anos depois né e mas o o o Smith que era um sujeito muito dinâmico eh ele acabou pregando praticamente todos os estados do Nordeste n ele pregou nas quase todas as capitais do Nordeste iniciou trabalhos em muitos lugares n e ele depois foi nomeado quando nós tivemos a organização do
nosso sínodo em 1888 que é um um evento importantíssimo da história da IPB é o momento em que a IPB surge de fato como uma denominação distinta das igrejas mães norte-americanas é no sínodo de 88 né então o sínodo criou o Seminário Presbiteriano porque desde o fim daquele pequeno seminário do simton até 88 não funcionou nenhum seminário né não existia seminário então o sío cria o Seminário Presbiteriano e nomeia o John rockell Smith para ser o professor desse novo seminário né o principal Professor então ele vem do Nordeste com a família e vai para Nova
Friburgo onde o seminário começou as suas atividades 4 anos depois do sínodo em 1892 em Recife no dia 11 de agosto de 8 e apesar das dificuldades e lutas em 5 anos de trabalho árduo a primeira igreja tem seu início e Fundação com apenas 12 membros Neste período interessante é a fala de um dos membros que olha para o Reverendo John rockwell Smith e diz um com Deus é maioria e nós somos 13 de Pernambuco O Pioneiro vai para a Paraíba Maceó e vai realizando diversos trabalhos por onde ele passava organizou cinco igrejas no Nordeste
e fundou um jornal salvação de graça faleceu em 1918 aos 72 anos de idade aqui mesmo no Brasil vítima do Mal de Parkinson e é muito interessante porque quando você olha os anais da da história dessa igreja eu sempre costumo dizer pros alunos não tem como não dar certo por causa de um de um elemento importantíssimo que era a a entrega nesse trabalho né ou seja os missionários que tinham tudo do bom e do melhor se é que a gente pode usar essa expressão onde estavam e vem para um local que tem tudo para não
dar certo do ponto de vista humanamente falando o trabalho muitíssimo difícil quando eu falo por exemplo do trabalho do Reverendo John rockel Smith que ele começa aqui em Recife na Rua do Imperador número 71 foi um sobrado que ele alugou e exatamente nesse local que ele mora que ele começa o trabalho Ah parece algo simples pensando somente na dificuldade do tempo dos 5 anos mas não é um trabalho dificil enquanto eles estão lá reunidos algumas pessoas passam para jogar pedra no telhado para persegui-los né então ah quando eu falo que o trabalho não tinha como
dar não D certo é porque não eram somente Desbravadores eram pessoas que tinham a vida voltada para essa missão E aí vai haver cooperação depois pois né Por parte de outros missionários que vê que dão continuidade a todo esse processo em 1895 o seminário se transfere para São Paulo capital e por lá ele ficou muitos anos até que finalmente em 1907 o seminário é transferido para Campinas onde está até hoje o Seminário Presbiteriano do Sul aqui é importante ressaltar que quando falamos de São Paulo e Rio é um trabalho da igreja do Norte dos Estados
Unidos e quando falamos de Pernambuco e destas regiões é da Igreja Presbiteriana do Sul dos Estados Unidos tanto o board do Norte quanto o do Sul se envolveram enfaticamente em enviar missionários para o Brasil durante todo este período Pioneiro tanto a igreja do Norte como a igreja do Sul vendo os frutos do trabalho que estavam surgindo no Brasil vendo o enorme potencial de crescimento eles começaram a investir pesadamente no Brasil a mandar muita gente para cá né E E então é isso eh à medida que o tempo vai passando aumenta muito o número de missionários
em diferentes regiões do Brasil tanto da igreja do Norte como da igreja do Sul né e um outro missionário então que se tornou uma figura assim lend nas missões presbiterianas no Brasil foi o Reverendo butler George Anderson butler George Anderson butler conhecido como o médico Amado chega a Recife no dia 22 de fevereiro de 1883 até aquele momento a igreja presbiteriana dos Estados Unidos havia mandado ao Brasil por meio da junta de missões 23 14 para o sul e nove para o norte e o Nordeste butler chega ao seu novo lar com apenas 2 anos
era solteiro e logo ficou conhecido como aquele homem alto e corpulento alvo e de faces coradas inicialmente butler foi o fundador do presbiterianismo em São Luís do Maranhão fundador da igreja de São Luís depois de um tempo por lá ele se transfere para Recife e vai para uma cidade no interior de Pernambuco para Garanhuns e após alguns anos em Garanhuns ele Finalmente vai à última cidade onde ele havia de permanecer o restante da sua vida canhotinha uma pequena cidade ao lado de Garanhuns onde ele fundou a igreja construiu um hospital e fundou uma escola e
embora o trabalho estivesse florescendo butler teve de enfrentar muitos problemas e perseguições como relata Ed Jess Martins no seu livro A Bíblia e o bisturi certo dia em Garanhuns o Vigário da Catedral de Santo Antônio o padre Pacífico de Barros convidou butler para um debate acontecimento este que levou cerca de 5000 pessoas presentes espalhadas entre o templo e a praça o Reverendo butler teve uma arma apontada em sua direção mas não houve disparo a era grande naquele mesmo dia choveram pedras sobre o telhado de sua casa as perseguições contudo abriam novas oportunidades e motivavam o
maior número de conversões o ambiente era de trabalho testemunho ousado e perseguições como nos dias da Igreja Primitiva e nos dias em que o senhor preservava o seu povo com a sua Providência Milagrosa na linguagem do Dr butler era como se estivessem Em meio às pragas do Egito a epidemia de febre amarela que varria o Brasil na época tornou-se um Marco divisório na vida do Dr butler neste momento ele começa a ser visto mais como médico do que como pregador nas palavras de Ed Jess Martins ele seria o médico com alma de pastor que amava
intensamente as almas e o pastor com alma de médico que sentia a aflição do corpo enfermo dois trabalhos duas funções dois Ministérios Com um único propósito redimir o homem em suas carências físicas Morais sociais e espirituais é com butler inclusive que tem início o segundo seminário mais antigo da nossa denominação o Seminário Presbiteriano do Norte e Dr ble convida o Reverendo Martinho de Oliveira para dar início ali início dar início a a o que vai ser no futuro o seminário prit teriano do Norte um trabalho de de uma escola teológica que começa na sua própria
casa na casa paroquial ali e é interessante que o seminário começa com dois alunos um desiste e fica apenas um e eu não tenho nenhum problema em dizer e até que me convençam diferente e apesar desses 125 anos que o seminário tá completando a gente tem na figura do Gerónimo guiros esse Primeiro Aluno provavelmente eu acredito que seja o melhor de todos os alunos que o seminário já teve em todos os sentidos que se posso imaginar depois se torna até um um grande batalhador pela existência do seminário sendo aceita pelo pela Igreja Presbiteriana do Brasil
T vista quando o seminário começa não tem o nome de Seminário Presbiteriano do Norte tem seminário evangélico do Norte porque não foi um trabalho que ah teve início da aceitação por por parte da igreja presbiteriana isso levou anos né décadas depois foi aceito pelo presbitério de Pernambuco e posteriormente é que vai ser aceito pela igreja pré repando do Brasil o fato é que nós tivemos grandes vultos missionários na história do presbiterianismo no Brasil nas mais diferentes regiões do nosso país houve missionários que não se destacaram muito que realizaram trabalhos mais modestos e outros que por
causa das suas qualificações inteligência habilidades fervor e dinamismo escreveram páginas grandiosas do presbiterianismo no Brasil cada um deles foi crucial e importante para o desenvolvimento do presbiterianismo no Brasil e para o que hoje é a nossa denominação claro que muitos poderiam ser mencionados aqui e ficaram de fora por isso convidamos todos a ler as obras do Reverendo Alderi nosso Historiador oficial da IPB onde há relatos mais longos e nomes que não caberiam aqui contando a história desses irmãos que tanto trabalharam para que o evangelho de Cristo fosse anunciado bem como outras obras específicas de movimentos
regionais que preservam a nossa tradição e identidade tendo como trabalho dos historiadores da nossa denominação capturar preservar e contar a história desse fervor pelo evangelho que espalhou e continua se espalhando até hoje por causa das boas novas de salvação retornando agora para o eixo Rio São Paulo Embora simonton tenha se empolgado muito com o Rio de Janeiro porque era a capital do império houve uma outra figura que se empolgou mais com São Paulo desde que chegou ao Brasil a empolgação era tamanha que inclusive havia convidado simonton para se mudar para lá deixando para trás nós
já mencionamos ele anteriormente estamos falando do Reverendo blackford Alexander latimer blackford a visão estratégica de blackford era algo realmente impressionante por volta de 1860 São Paulo era uma cidade muito pequena que tinha cerca de 20 a 25.000 habitantes enquanto o Rio de Janeiro já se contava por volta de 700.000 mas algo atraiu os olhos de blackford ele percebia o potencial da cidade e ficava também impressionado com o fato de que São Paulo tinha uma instituição muito importante que ele chamava de Universidade a Universidade de São Paulo a academia de direito do Largo de São Francisco
a primeira escola superior do Brasil a primeira faculdade do Brasil hoje pertence à USP a escola de direito da Universidade de São Paulo uma escola que tinha sido fundada pelo Dom Pedro I em 1827 5 anos após a independência onde se formavam os homens mais importantes da época os grandes políticos os grandes estadistas os grandes juristas do Brasil Rui Barbosa e tantos outros né todos alunos da ex-alunos né da academia de direito do Largo de São Francisco então isso erao importante pro Black Fort né mas enfim daí a missão decidiu tá bom cada macaco um
seu galho né o samito continua no Rio e o blackford vai para São Paulo então que é o grande desejo dele que é a grande paixão dele então e blackford chega a São Paulo em outubro de 1863 né então ele chegou ao Rio de Janeiro em 60 em outubro de 63 Ele só não veio antes porque não encontrou uma casa para alugar ele fez uma tentativa anterior não achou casa e finalmente pode se mudar em outubro de 73 ele e a sua esposa a irmã do Reverendo Simon e o trabalho foi muito bem sucedido ele
começou pregando em inglês eh na casa dos diretores e funcionários de uma companhia inglesa que tava trabalhando em São Paulo a São Paulo railway a construtora da estrada de ferro Santos Jundiaí né estava em plena construção naquela época foi inaugurada em 1867 4 anos depois da chegada do blackford né Então tava cheio de inglês aqui em São Paulo Engenheiros né Trabalhando nessa estrada e os primeiros cultos foram realizados nas casas deles ali na rua boav Vista saindo ali do pátio do colégio na rua boav vista e na rua da da constituição que hoje é Florêncio
de Abreu ali no Largo de São Bento né mas logo a missão alugou uma casa uma antiga antigo Casarão Colonial na rua de São José que hoje é a Rua Líbero Badaró ali saindo do Largo de São Bento né Então essa casa se tornou a residência do blackford e também a primeira sede da Igreja Presbiteriana de São Paulo que foi organizada em março de 65 então um ano e meio depois que chega à cidade blackford já organiza a igreja e neste tempo São Paulo começa já com um número maior de membros em comparação com a
igreja do Rio eram sete membros entre eles vários moços que depois foram ordenados pastores os outrora mencionados alunos do pequeno seminário simonton Modesto Carvalhosa Miguel Torres e Antônio Trajano que trabalhavam no comércio em São Paulo e tornaram-se membros fundadores da Igreja Presbiteriana de São Paulo a primeira celebração da ceia do senhor aconteceu no dia 29 de maio de 1864 participando sete pessoas a segunda ocorreu em 8 de janeiro de 1865 participando oito pessoas e apenas dois meses depois a terceira aconteceu no dia 5 de Março quando o número de comungantes subiu para 18 seis pessoas
foram recebidas por profissão de fé Manuel Fernandes Lopes Braga Miguel Gonçalves Torres Antônio Trajano José Maria Barbosa da Silva Ana Luisa Barbosa da Silva e Olímpia Maria da Silva o ano de 1865 foi muito frutífero em São Paulo pois não só tivemos a organização da igreja da capital paulista como também a primeira igreja do interior a de Brotas no dia 13 de novembro e falarmos de Brotas é indispensável E por quê E aí é que entra em cena essa figura importantíssima que é o José Manuel da Conceição o padre protestante no ano da Independência 1822
nasceu na capital paulista José Manuel da Conceição logo pequeno ele muda-se com a sua família para Sorocaba Onde foi criado e educado por um tio-avô que era Padre conhecido como padre Mendonça por causa disso Conceição também desejou ser Padre e foi ordenado desde cedo ele teve muito contato com protestantes em Sorocaba principalmente na fazenda Ipanema o que fez com que ele possuísse fortes ideias protestantes É nos desígnios de Deus Brotas tornou-se a registros né a Antioquia do Sertão eu creio que nós devemos eh entender que tudo começa no sentido da vinda ou da transferência de
um homem chamado José Manuel da Conceição padre e ele era um padre bem questionador então aonde coloca Ava ele Ele começava a questionar incentivava seus paroquianos a ler a Bíblia e há registrado que na medida em que ele questionava a hierarquia da época para as autoridades não serem questionadas que que se fazia ia transferindo ele para não criar raiz para não ter mais tantos vínculos e laços de amizade então de certa maneira ele chegou aqui em Brota eu sou miram Cira Leite ten 70 anos a minha descendência é de uma família que está no Brasil
há muito tempo sou descendente do José Duarte Correia de Sá e por questões de herança a família Resolveu a adotar o nome de um dos padrinhos dos filhos então nós passamos a ser Cerqueira Leite e o meu bisavô foi casado com Gertrudes do Cerqueira Leite que era irmã do do Padre José Manuel da Conceição quando ele veio para Brotas coincidiu do simonton estar também na redondeza eles eram de Rio Claro na época eles vinham muito a Rio Claro e ele quis conversar com o simonton e quando eles conversaram ele completou a sua ele passou a
ter assim a afinidade dele com a igreja cristã né Foi assim totalmente fechada porque Era exatamente aquilo que ele pensava e e o o saon fez um trabalho com ele e ele foi ordenado o primeiro eh pastor Presbiteriano do Brasil no mesmo ano em que foi fundada a igreja de Brotas né pastor então surgiu logo um núcleo né Os Missionários Começaram a ir a Brotas e junto com Conceição e pregar muito e houve muitas conversões e daí surge essa Terceira Igreja Presbiteriana que durante muitos anos foi a maior de todas maior que a igreja do
Rio maior que é de São Paulo maior que qualquer outra né e e mãe de muitas outras igrejas que surgiram naquela região em volta lá de Brotas a igreja de Brotas foi fundada no dia 13 de novembro de 186 no dia 16 de dezembro daquele ano é organizado o primeiro Concílio presbiteriano brasileiro que é a organização do presbitério do Rio de Janeiro estavam presentes simonton Schneider e blackford reunidos na casa de blackford na rua de São José número 1 no dia seguinte foi ordenado como Ministro do Evangelho José Manuel da Conceição o primeiro pastor protestante
brasileiro segundo Vicente temudo Lessa em seu livro anais da Primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo José Manuel da Conceição não teve igreja a seu cargo nem campo de evangelização percorreu os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro penetrou no sul de Minas e no sul de São Paulo e foi a um trecho do Paraná sofreu perseguição de vários gêneros foi insultado espancado apedrejado ensinava pregava e curava porquanto entendia um pouco de medicina morreu em uma das suas andanças exausto de cansaço por tanto andar caiu à margem da estrada e foi socorrido por uma
enfermeira foi recolhido como anônimo por não saber de quem tratava mas sabemos que o Senhor Deus que o havia comissionado o reconheceu e o recebeu no lar eterno a intenção de simonton a intenção do Senhor por meio de simonton era pregar para brasileiros é uma igreja de fato para se tornar do Brasil e não apenas no Brasil a Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que tem em comum uma história uma forma de governo uma teologia bem como um padrão de culto e de vida Comunitária historicamente a IPB pertence à família das igrejas
formadas ao redor do mundo tendo surgido no Brasil em 1859 como fruto do trabalho missionário da igreja presbiteriana dos Estados Unidos nossa história é valiosa e repleta de homens e mulheres que deram as suas vidas pelo evangelho sendo perseguidos enfrentando desafios acometidos por doenças perdendo familiares e cercados pelo sofrimento porém sempre na certeza da Divina Providência que confere a verdadeira Esperança ao mais dorido coração Há muitos capítulos na história da IPB Este é o primeiro depois dos trabalhos Pioneiros no Brasil com missionários estrangeiros e a ordenação do primeiro-ministro verdadeiramente brasileiro o que viria quais seriam
os desafios enfrentados e como a própria IPB se comportaria com o passar das décadas e séculos como seria o desenvolvimento a estruturação e a expansão de uma igreja que começa a alçar passos para cada vez mais se tornar propriamente do Brasil ao invés de ser mais um projeto missionário uma igreja séria bíblica e reformada que se torna formadora de ministros plantadora de igrejas e celeiro de missionários que foram são e serão espalhados pelo mundo todo áa era muito forte né e e as pessoas quando iam para um campo missionário elas sabiam que elas podiam até
morrer no campo missionário ou de doenças que eram muito comuns naquela época ou de manifestações de intolerância né como aconteceu com muitos missionários né que morreram né então é isso as pessoas não ah eu vou lá fazer um turismo missionário né Passar um tempinho lá conhecer o país e não elas a intenção na maioria dos casos era vir para passar o resto da vida e sofrer todas as consequências que pudessem surgir né era um compromisso integral mesmo com a a obra missionária né então só Uns poucos vinham já pensando em ter uma experiência e voltar
para os Estados Unidos né muito poucos a maioria vinha mesmo com o desejo de investir nisso o restante da sua vida outro Impacto que há na na nossa vida devocional é como eu vivo a partir disso agora Então como que eu vivo eu creio que a missão ela segue né Eu acho que quando aquele pastor fez a pergunta falou assim nossa a igreja de Brotas é uma igreja tradicional é assim não é uma igreja que também vive a sua missão que prega o evangelho que tem que continuar pregando o evangelho porque os irmãos do passado
foram Corajosos eles viveram isso e nós o presente também temos de viver e no futuro que eu falo aqui na igreja as crianças do presente é a igreja de hoje então eles vão contar a nossa história então aqui essa igreja O que tem hoje aqui é consequência do amor a Deus daqueles irmãos do passado né por viver a fé por por ultrapassar ou Superar as hostiliza eles deixaram esse legado deixaram esse espaço deixou né o espaço que a igreja Triunfante ali que dá para também a gente poder fazer uma igreja viva ali construir espaço então
é esse legado que deixa para nós é um legado de uma igreja que olha os olha para o seu passado enxerga os atos bondosos de Deus vive o presente né debaixo da ação e Soberania de Deus para proclamando o evangelho e o futuro nós estamos passando o bastão para os membros menores Isto é muitos deles não são ligados às famílias antigas eh que se converteram a Cristo e passaram a fazer parte da igreja presbiteriana Mas eles vão dar continuidade a essa história é a fé viva sendo passada pela nossa vida e exemplo aí a todos
que aqui então fazer parte dessa história é é algo né que que nos leva a a revestir de de ousadia para prosseguir então é é isso que é viver e fazer parte dessa história acredito que eu também já faço parte um pouco dessa história né como já mencionei né Há 9 anos atrás nós houve o culto dos 150 anos da Igreja momento assim em que a cidade né foi nós celebramos a Deus pelos 150 anos de vida e a igreja teve inúmeros lutas desafios mas por amor Deus amando seu povo não permitiu que essa porta
Viesse a ser fechada ela sempre Manteve aberto esse é o Deus da aliança comigo com a minha presença ou não ele vai manter esta Igreja Viva para continuar com esse legado eu continuo orando continuo lendo a bíblia continuo tendo momentos devocionais e continuo buscando aquecimento do coração iluminação pra mente da mesma forma que o senhor proporcionou a simonton e a todos esses Grandes Homens de Deus que me antecederam Eu vivo assim de forma simples pregando o evangelho e cuidando da igreja do senhor todos esses personagens Black Chamber José Manuel da Conceição Eduardo Carlos Pereira e
tantos outros pastores que foram missionários que agiram na história da igreja não podem ser tratados como Ídolos nós não podemos celebrar a memória deles na pessoa deles mas na ação de Deus através da vida deles e o mesmo Deus do passado é o Deus de hoje que nos usa conforme a sua boa perfeita e agradável à vontade fazer parte dessa história e todos nós indistintamente fazemos parte dessa história não só os pastores e presbíteros que presidem concílios que tomam decisões nos concílios nossa igreja é conciliar nossa igreja é Presbiteriana mas cada um de nós nas
nossas igrejas locais precisamos ter a compreensão de que Deus sendo o senhor da história nos usa para que pessoas sejam alcançados para que pessoas sejam transformadas todas as vezes que eu olho a história da igreja preta do Brasil eu vejo um Deus amoroso bondoso cuidadoso providente um Deus que nunca jamais abandonou o seu povo e que tem usado homens e mulheres dia após dia para que pessoas sejam alcançadas para que pessoas conheçam que Jesus é Senhor para que famílias sejam restauradas para que pessoas possam ter nas suas vidas no seus trabalhos no seu dia a
dia o testemunho dessa vida com o nosso Deus ser isso com muito temor e tremor Eu Tenho a plena convicção de que Deus é o senhor da Igreja Presbiteriana do Brasil ele é o Deus que governa cada um de nós e a vontade dele vai prevalecer por não conhece a sua história não conhece a sua origem esquece a essa caminhada importantíssima e não diferente deve ser também assim para com com a nossa denominação na nossa igreja Ah eu assim incentivo a cada membro do menor não é aou mais experiente em relação à idade ao tempo
de de vida a se debruçar sobre a história da igreja prana do Brasil n
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