Ondas feministas | História e vertentes do feminismo

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salve galera tudo bom com vocês a professora renata esteves de sociologia do canal se liga nessa história e nesse vídeo de hoje eu trouxe um assunto muito interessante e espero que vocês gostem que é sobre as ondas feministas a história dessas ondas e as vertentes do feminismo tão animados dólar então [Música] [Aplausos] ora não há saúde da colchão assim foi pra mim aí na quinta [Música] a mãe [Música] almir [Música] então a gente começar a sua a nossa aula e falar sobre as ondas feministas vão deixar claro que quando a gente fala sobre as lutas
feministas a gente faz um recorte sobre a reivindicação das mulheres então esse recorte se dá a partir do século 19 ea gente fala sobretudo da europa e dos estados unidos isso não quer dizer que não existiram reivindicações de mulheres antes desse período em outros lugares as reivindicações sempre existiram aliás não só de mulheres mas de todo o povo que se sente oprimido em algum momento ele faz algum tipo de reivindicação no entanto é o tempo é o pensamento que existe naquele local naquele momento a conjuntura que vai definir com o que vai ser esse tipo
de reivindicação então esse das ondas feministas é uma reivindicação que vem a partir do século 19 e aí abrange tanto a europa quanto nos estados unidos vamos lá então primeira onda então vamos lá pra primeira onda essa primeira onda ocorre durante o século 19 e ela tem como pauta principal as mulheres buscarem direito para alcançar uma igualdade com os homens além dos direitos das mulheres acreditam também que irão alcançar essa igualdade por meio da educação e por meio de uma relação mais simétrica dentro do casamento mas é importante pensar que esse tipo de direito às
suas reivindicações elas já começam a se preparar e se esse cenário para as reivindicações eles começam a se preparar já no renascimento então assim que começa a modernidade já começa a se configurar um cenário para que as mulheres façam esse tipo de reivindicação então no renascimento houve uma mudança de paradigma de pensamento as pessoas começaram a pensar diferente houve uma mudança na esfera social na esfera política na esfera da educação e as mulheres foram acompanhando as mudanças assim lá já no século 16 já é possível ver algumas mulheres escritoras reivindicando uma certa igualdade com os
homens mas foi sobretudo durante o iluminismo que abriu se um espaço para reivindicação do século 19 porque durante o iluminismo é que se for bom pensamento burguês em que trazia um discurso de igualdade um tipo de discurso que era contra aquele discurso da nobreza de superioridade então foi a partir desse discurso que as mulheres também começaram a se pensar como sujeito iguais então foram aqueles ideais da revolução francesa que estava sendo preparado pelos filósofos ideais de igualdade liberdade e fraternidade que inspiraram as mulheres a refletirem sobre a sua própria condição dentro da sociedade assim elas
participaram ativamente da revolução francesa tanto teoricamente elas também contribuíram para o pensamento iluminista quanto ativamente mesmo dentro da própria revolução na linha de frente mas depois que a revolução francesa se conclui os direitos são conquistados pelos homens então o que o que existe ali naquele momento uma mudança de status do cidadão ele passa a ser um sujeito de direitos tendo direito sobretudo a propriedade que é uma idéia do liberalismo principalmente de um filósofo chamado de rock que seria justamente o ideal de igualdade e de liberdade o direito ao próprio corpo o direito à própria vida
mas para surpresa das mulheres aquelas que participaram ativamente estavam a do lado dos homens na revolução francesa elas não escapa elas não eram considerados sujeitos de direito então após a revolução francesa sai um documento denominado direitos do homem e do cidadão na qual simplesmente as mulheres não inclusas então ele contém esses direitos que a revolução francesa trás mas eles servem somente para os homens e algumas mulheres que participaram intelectual mente e ativamente da revolução passam a também reivindicar direitos passam a querer também participar desses direitos igualmente lado a lado com os homens dentro desse contexto
é válido aqui ficar dois nomes de duas importantes pensadores pensadores desse período que participaram intelectual mente da revolução que seria na frança além do grunge e na inglaterra amerj tony craft empregos lá na frança ela é escreve um documento denominado os direitos das mulheres e das cidadãs em oposição a esse documento dos homens aí ela tenta argumentar com um pé de várias formas tentando convencer as pessoas que as mulheres também deveriam participar desse direito ora se os homens começaram a falar de igualdade e de liberdade então por que eles não estavam incluindo as mulheres porque
essa idéia da capa todos mas as mulheres não encare não estavam incluídas nesse todos ea maior stone craft escreve também mais ou menos nessa época o reivindicação dos direitos da mulher no entanto a escrita dessas duas brilhantes pensadores não serve quase pra nada não é muito levado a sério elas não conquistou nenhum tipo de direito a partir dessas escritas somente no século seguinte é que elas resolveram se organizar e fazer um movimento feminista mesmo esse movimento ficou famoso como o movimento das suffragette ou então das sufragistas porque suffragette é meio que um nome pejorativo aí
elas começam a se organizar a pensar várias estratégias para ganhar uma visibilidade no início as movimentações são bem pacíficas e normalmente elas não têm muito resultado o máximo que ela consegue é ser ridicularizados pelos homens então vai ser extintos e várias propagandas andas nos jornais ela só o tempo todo ridicularizada pelos homens que não compreendem o porquê daquela manifestação e aí elas tomam uma decisão de fazer com que o movimento tome uma certa violência violência não porque ela tá com nenhuma pessoa mas porque elas passam a fazer um barulho maior inclusive a quebrar propriedades e
tudo mais assim elas ganham um pouco mais de visibilidade ainda que de forma negativa mas de forma negativa as pessoas começam a parar para pensar porque essas mulheres estão fazendo isso e as próprias mulheres que não tinha muito conhecimento do movimento que não tava muito por dentro da onda feminista também começam a se questionar por que que elas não possuem direitos e até os homens para um pouco para pensar mesmo quando eles falam mal das feministas eles falam um pouco para pensar se realmente isso não seria necessário porque as mulheres estão tão agressivas porque de
fato esses direitos deve fazer algum tipo de sentido para elas infelizmente o que a gente nota o decorrer da história é que nenhum tipo de movimento conseguiu de fato as suas reivindicações conseguiu com que seus direitos fossem garantidos sem algum tipo de movimento mais forte nenhum deu certo por meio da conversa por meio do diálogo por meio da teoria então no momento que as mulheres adotam essa estratégia as coisas começam aos poucos ainda assim aos poucos a caminhar para a conquista desses direitos até que um dia uma delas a emily deivisson que era uma militante
muito forte dentro do movimento ela resolve se atirar diante do cavalo do rei da inglaterra dizem que ela estava querendo colocar um broche do movimento eis que ela é atropelada pelo cavalo e ela morre se tornando então uma margem então a partir desse evento o movimento ganha muito a visibilidade ela termina causando muito mais impacto do que ela imaginava então próximo a sharia que causava impacto imagina colocar um broche o a um dia do dérbi dei bem no cavalo do rei da inglaterra mas foi mais do que isso porque ela se atira muita gente entendeu
que ela tinha se suicidado e isso ainda não está muito claro mas muita gente ainda defende que ela se suicidou em nome da causa e isso faz com que as pessoas passem realmente a pensar na importância das mulheres adquirem direito na primeira onda também lá nos estados unidos existe um movimento feminista muito forte em busca de direitos iguais sobretudo em busca do direito ao voto essas mulheres americanas se uniram aos homens que lutavam a favor da abolição dos negros a favor da abolição da escravidão e junto com os homens elas partes elas passaram a participar
do movimento assim dentro do movimento ao mesmo tempo elas lutavam pela abolição da escravidão e pela conquista de direitos das mulheres no movimento esteve lá do lado mas o movimento abolicionista alcançou mais sucesso do que o movimento das mulheres movimento das mulheres foi um pouco mais devagar as suas conquistas e dentro desse cenário existe uma convenção nacional de mulheres em que elas discutiram a respeito destes direitos e certa vez apareceu uma escrava para fazer um discurso que ficou muito famoso um belíssimo discurso que começa a fazer toda a diferença dentro das reflexões do movimento feminista
da primeira onda essa mulher extraordinária é a soul dionne trate e ela traz o seguinte discurso então ela tá lá no meio da conferência e ela diz assim os homens aqueles homens ali eles falam que as mulheres são frágeis aqueles homens ali eles falam que as mulheres precisam de ajuda para subir nas carruagens para atravessar as ruas e que elas precisam elas merecem os melhores lugares em todas as partes mas a mim ninguém me ajuda a subir na tábua agem a mim ninguém dá esses melhores lugares nem me cede os melhores lugares e eu por
acaso não sou uma mulher eu com esses braços aqui areira plantei colhi e nenhum homem foi melhor do que eu nessa tarefa e por acaso não seria uma mulher eu tive 13 filhos e ouvir cada um deles serem vendidos como escravos e eu chorei muito e na minha dor de mãe ninguém além de jesus ouviu o meu choro e por acaso eu não sou uma mulher então por meio desse discurso da suldouro trate as mulheres passam a questionar primeiros paradoxos masculinos de entender que a mulher é o sexo frágil mas quando se trata da mulher
negra ela deixa de ser o sexo frágil então como falar de uma essência feminina a partir daí e mais importante ainda do que isso a partir do discurso discurso da suldouro transporte as mulheres negras passam a compreender que elas possuem demandas diferentes das demandas das mulheres brancas que a forma como elas são tratadas nas sociedades são diferentes então elas lutaram a causa dela teriam outras demandas assim isso começa a inspirar o que mais tarde vai ser o movimento negro esse movimento da qual estou falando da primeira onda é ele se dava sobretudo com as mulheres
brancas porque a necessidade dessas mulheres é acima de tudo conquistar direito para conseguir serem iguais aos homens assim além disso elas também reivindicavam uma educação porque elas compreendiam que a sua suposta em inferioridade era devido a uma educação diferente das dos homens e elas também refutado o casamento a maioria era contra o casamento porque compreende aqui dentro do casamento as relações eram muito assim é e às vezes até algumas acusavam que o casamento era quase que uma forma de prostituição legal ou ainda de escravidão que a mulher era uma escrava sexual e escrava de todas
as formas conveniente que para o homem vale a pena casar com alguém porque era como se ele tivesse ali alguém à sua disposição para fazer as coisas para ele e ainda para servir lhes sexualmente então sobretudo essas três reivindicações dessas mulheres educação casamento e direitos iguais ser igual perante a lei no mas se de um lado essas demandas representavam problemas né para as mulheres da classe média e da elite por outro lado assistiam às mulheres trabalhadoras as mulheres proletários que também possuíam outras demandas sobretudo em relação às dizendo desigualdades salariais que ocorriam normalmente dentro das
indústrias essas mulheres então formaram um outro tipo de movimento que é um movimento relacionado ao socialismo o movimento operário assim vale aqui alguns nomes como por exemplo como da flora tristán que está relacionada ao socialismo sobretudo ao socialismo utópico e como feministas marxistas temos a clara zetkin e alexandra com o caic foram de extrema importância para a formação intelectual do movimento operário e feminista inclusive essas duas aqui deram à ideia de existir um dia internacional da mulher e por fim do movimento anarquista um grande nome de bares apenas ser lembrado é o da imago última
segunda onda feminista é socorre em 1960 e vai mais ou menos até 1980 direitos conquistados na maior parte dos países as mulheres eram iguais aos homens perante a lei só que elas começaram a notar que na prática com esta igualdade não ocorria então esse movimento se preocupa sobretudo em compreender porque que ainda existe submissão das mulheres será que elas seriam naturalmente inferiores aos homens por isso que elas não alcançavam a práticas igualdade então várias feministas passam a se questionar a respeito da idéia de mulher de feminilidade ou seja o que vai reger este movimento é
o ideal é a pergunta o que é ser mulher o que significa ser mulher e para compreender esse movimento eu vou trazer aqui três pensadores que ajudaram bastante colaboraram bastante pra pensar essa questão do que é ser mulher que é a semana de voar a carol nishi e abert fridão vamos lá falar de cada uma delas simone de beauvoir foi uma filósofa francesa que escreveu uma grande obra que trouxe várias reflexões para o movimento feminista que é obra o segundo sexo que traz justamente esse questionamento que que é ser mulher existiria uma essência feminina e
por que o mundo se constitui pelo androcentrismo ou seja por meio da perspectiva masculina e essa obra vai fazer muito sucesso vai repercutir até hoje dentro do movimento trazendo vários questionamentos a outra pensador é importante foi a beth fridão que é uma americana e que vivia nos estados unidos na década de 60 70 a onde era possível perceber que o americano estava desenhando uma figura de mulher que aquela mulher dona de casa aquela que iria consumir os produtos da indústria de massa ea betty frígida a partir dessas vivências que ela tem como dona de casa
inclusive ela passa a se questionar o que seria esse tipo de mulher que os estados unidos estava pintando como essência feminina como mulher americana e isso ela passou a denominar mística feminina assim a obra dela é denominada a mística feminina em que ela vai investigar justamente isso então porque é que as mulheres são colocadas como aqueles seres misteriosos intuitivos que estão muito mais próximo da natureza do que os homens que não conseguem transcender para a cultura porque as mulheres teriam esse instinto submisso então era toda essa visão de mulher que os estados unidos trazia naquele
momento muito também em busca de vender lá os seus eletrodomésticos para as donas de casa e também como uma reação patriarcal tentando trazer as mulheres de volta para a vida privada tirar elas da vida pública a partir da conquista de direitos retornando pra vida privada depois principalmente da segunda guerra assim a betty friedan passa a questionar essa mística feminina e chega à conclusão que por causa dessa mística as mulheres estariam a 2 sendo então várias mulheres com muita ansiedade depressão diversos problemas psíquicos que entende a betty friedan que tem a ver com essa mística que
inventaram a respeito da mulher deixando ela reservando para ela reduzindo o mundo dela a vida doméstica outra importante ativista do movimento feminista que também trouxe várias questões para as mulheres refletirem foi a carol danish também americana e vivendo a era um período de 60 e 70 que lá nos estados unidos é um movimento de contracultura lembra o movimento hip hop mento contra a guerra do vietnã movimento pacifista e ela se envolve em vários desses movimentos e junto com outras mulheres elas têm um prazer a demanda das mulheres para esse movimento ou seja passam a discutir
também os questões é feminina das questões que estão relacionadas à vida das mulheres lá nos estados unidos para o movimento só que ela começa a perceber que para os homens que participam desses movimentos essas questões são sempre secundárias eles consideram as questões secundárias assim a caroça nishi desiste de participar das reuniões com os homens e passa a formar um movimento só de mulheres porque ela passa a compreender que todos os homens se beneficiam desse sistema patriarcal de modo que eles não conseguem enxergar o problema que as mulheres passam assim ela fundou um movimento de mulheres
que vai ser o feminismo radical e é por isso que não se aceitam homens por isso que eles não são bem vindos porque ela passou por esse processo e compreendeu que isso é um problema peculiar singular das mulheres outros nomes importantes junto com a carol vanish a quitinete ea sua mente faz tony que faz parte também do movimento do feminismo radical mas vai ser uma frase ditada pela carol que vai fazer toda a diferença nas conclusões e nas reflexões que a o feminismo radical vai trazer que é a frase o pessoal também é político porque
essas mulheres elas se reúnem e passam às vezes até falar sobre a vida delas a desabafar a falar quais são as opções que ela sofre fora e dentro de casa e elas começam a perceber que as opressões que elas sofrem dentro de casa são muito parecidas entre si ou seja não é mera coincidência provavelmente o que elas sofrem dentro de casa de livrar do problema que existe na vida pública então a vida privada ea vida pública estão intimamente relacionados embora as pessoas que irão separar até hoje tem uma frase de de que as pessoas falam
que em briga de marido e mulher não se mete a colher é uma forma de entender que aquilo lá é um problema privado por exemplo que a violência doméstica seria um problema privado mas a carola dizer que não isso não é um problema privado o problema privado também é um problema público ou seja nós precisamos mudar a estrutura pública para que a estrutura privada as relações que as mulheres sofrem sua vida privada também sejam transformadas terceira onda feminino está essa terceira onda ocorre a partir de 1990 e ela vem a partir da idéia de que
as mulheres são diversas e que necessitam de demandas específicas então vai existir um recorte muito maior na terceira onda é aí que nasce na verdade que se desenvolve com maior força um movimento negro e também o movimento das mulheres lésbicas para as mulheres trans para os homens trans ea gente vai ter um monte de de movimento que está traz um recorte seja de classe seja de raça ou seja de sexualidade é nessa onda também que muitas das teorias feministas passam a receber uma leitura pós estruturalistas ou seja fundamentadas nas idéias lado aqueles franceses do focou
do de ridha e beleza então espero que vocês tenham entendido e as três sondas a primeira onda buscava a igualdade com os homens elas buscavam ser iguais sobretudo em relação a direitos casamento e educação nessa onda também temos um movimento operário lutando sobretudo por direitos trabalhistas com as mulheres dentro do próprio movimento operário na segunda onda temos uma reflexão acerca do que é ser mulher do que constitui a suposta essência feminina e na terceira onda nós temos esses recortes trazendo aí o feminismo negro um feminismo também voltado para as mulheres lésbicas para as mulheres trans
e para os homens trânsito também então é isso agora vamos estudar um pouquinho das vertentes feministas a partir dessas ondas vamos lá então a partir dessas três ondas que a gente estudou é possível já identificar algumas vertentes do feminismo feminismo existem várias vertentes mas aqui a gente vai identificar essas que derivam das três sondas porque daí fica mais fácil a gente compreender já que a gente estudou aqui um pouquinho das ondas então em relação à primeira onda que é uma onda de buscado por igualdade com os homens é que surge o feminismo liberal lembrando que
foi uma onda que surgiu na revolução francesa que traziam os ideais liberais também essa onda até hoje ela busca apenas se tornar igual ao homem ter as mesmas condições com os homens aliás às vezes as feministas liberais luta inclusive para andar sem blusa igual aos homens é o que elas querem alcançar assim elas não querem mudar a estrutura elas querem apenas trazer condições parecidas com as dos homens também dentro dessa primeira onda a gente já consegue identificar o movimento feminista marxista que também tem a sua origem aí na primeira onda na segunda onda a gente
consegue identificar o feminismo radical e o feminismo radical aliás a palavra radical não significa extremismo significa origem e é exatamente isso que o feminismo radical busca compreender qual é a origem da opressão que se dá contra as mulheres ea partir disso lutar contra esta origem ou seja enquanto no feminismo liberal existe uma mudança mais superficial no feminismo radical elas lutam por uma mudança da estrutura para que as mulheres não alcança exatamente igualdade mas para que as mulheres possam escrever a própria história possam se constituir com o sujeito ao lado dos homens mas não necessariamente serem
iguais aos homens e na terceira onda a gente consegue identificar os movimentos relacionados aos recortes em tão importante movimento que vai surgir com muita força é o feminismo negro que vem muito a partir daquela reflexão feita pela soul dionne que as mulheres negras vão tomar consciência que a demanda delas em muitos casos será diferente da demanda das mulheres brancas feminismo negro tenho dois nomes é claro existem vários nomes mas eu tenho dois aí para surgir muito bons de mulheres brilhantes e excelentes que é a filósofa americana e militante também do pantera negra foi militante do
pantera negra que ângela deles que vai trazer reflexões importantíssimas a respeito das de gênero de classe e de raça então ela vai fazer esses três recordes e junto com ângela davis também temos abel fux que traz reflexões importantíssimos para a gente pensar nas demandas das mulheres negras hoje das diferenças que existe entre as demandas de mulheres brancas e as maria de mulheres negras e por fim nós temos aí também uma leitura posso estruturalista que vai se concentrar sobretudo na na comunidade lgbt ou seja sobretudo na questão das mulheres lésbicas e da dos homens trans e
das mulheres trans o nome importante para a gente pensar nisso é a judith butler que traz a teoria queer então segundo judith butler a o gênero é uma construção social e esse ideal já está presente no feminismo radical da segunda onda só que ela traz uma novidade ela possa dizer que a biologia também é uma construção social não que ela negue uma natureza obviamente que ela não nega uma natureza mas ela compreende que a biologia também é um discurso que foi traçado em determinada época e com determinados interesses assim o discurso da biologia tenta conformar
a idéia de gênero com a sexualidade ou seja com o sexo biológico e com o desejo sexual então dentro desse novo discurso da biologia o sexo feminino por exemplo tem que se conformar ao gênero feminino ou seja a genitália feminina se comporta com a forma como a mulher supostamente se com portaria não é com ser mulher e se comportaria com o desejo pelo sexo oposto que seria um homem e no homem o contrário de modo que tudo aquilo que sabe e dessa normalidade vai ser considerado aberração vai ser considerado anormal é daí que ela fundamentou
a teoria cumprir e por isso que chama concluir que quer dizer é tem um sentido pejorativo quer dizer que aberração enfim não dá pra fazer a tradução correta que o português não está relacionado a isso então a gente butler passa além de questionar o gênero passa também a questionar esses discursos de normalidade e anormalidade pensando todos aqueles que não se encaixam nessa sexualidade colocando produzindo esses que não se encaixam nessa nova marília normalidade como seres doentes ou como seres normais então termina essas três vertentes têm muito mais vertentes né gente poderia trazer mais aqui mas
é porque essa é possível identificar a partir das ondas por isso que elas foram escolhidas então espero que vocês tenham gostado da aula a gente viu então um pouquinho de cada onda eu sugeria e alguns nomes talvez eu tenha falado em tantos nomes que vocês ficaram confusos mas o importante é que se vocês gostaram de alguma teoria gostar de alguma ideia vocês possam e atrás e aprofundar mais o tema caso vocês ainda não conheçam e fala um pouquinho então duas vertentes e das idéias né dei só uma uma ideia base com uma ideia geral sobre
cada uma das vertentes que é o feminismo liberal feminismo marxista faz um recorte de classe o feminismo negro que faz sobretudo um recorde de raça eo feminismo fundamentado não no pós estruturalismo na leitura após estruturalista que é o feminismo lgbt então fico por aqui espero então que vocês aprofundem mais esse tema que vocês é façam perguntas aí enfim e que vocês apertem aqui no link aqui embaixo e se nesse o nome tem aqui em baixo porque daí vocês vão encontrar o material extra que a gente preparou com todo carinho pra que vocês pudessem aprofundar esse
tema tão interessante e tão cobrado nos vestibulares beijo pra vocês e até o próximo vídeo [Música]
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