E aí [Música] e a cultura dos povos africanos trazidos ao Brasil para trabalhar como escravos na construção da economia cafeeira era rica de conhecimentos de toda espécie transmitidos durante séculos de boca a ouvido por mestre de memória prodigiosa a discípulos aplicados esses grandes conhecedores do Saber são chamados de tradicionalismos E era uma memória viva da África [Música] e os mestres na realidade eles são uma linhagem onde a profissão deles é trabalhar com a língua trabalhar com a palavra portanto eles eles não exercem uma outra atividade porque na realidade não é nem profissão é Ofício Então
o a calou ou Ogre ou ou o doma um ofício dele é trabalhar com a palavra e ele é muito temido porque a palavra pode fazer a guerra ou pode fazer a paz então ele ele é considerado um homem que transforma a natureza porque com a palavra ele pode mudar a história o respeito pela palavra nas sociedades de tradição oral fazer a parte do seu contexto social e religioso quando se tratava de transmitir palavras herdadas de ancestrais ou de pessoas idosas a consideração por eles era enorme o que a África tradicional mais preservava era herança
ancestral por isso diziam com muito orgulho a e o meu mestre aprendi com meu pai foi o que sou gay no seio da minha mãe o aprendizado do mestre da tradição oral é um aprendizado complexo longo e sujeito a muitas Há muitos testes eles ficam e aprendizado basicamente durante sete anos mesmo porque no mundo da África tradicional a idade de iniciação fica em torno de 21 anos aos 42 Eles já podem aos 21 anos depois ele já podem ser curioso ou domas mas na realidade a idade da da sabedoria da transmissão dos saberes é a
partir de 63 anos funciona exata cidade africana ele tem um poder que não é o poder na forma gente tem o poder no ocidente né mas ele tem um prestígio acho que essa palavra é vai lá de casa do que falar a palavra poder né identificações muito adjetivada poder ele tem prestígio e ele conhecem as regras do grupo ele sabem a história do grupo eles são o último elo entre as pessoas que estão aqui são mais jovens é e aqueles né ancestrais então do outro lado no mundo invisível quanto então o mais velho ele em
toda a África É sobre o respeitado inclusive os africanos estranho muito quando ficam sabendo de casas poder por causa da França teve um ano que morreram parece 14 ou 15 velhinhos e apartamento sozinho eu tenho ninguém tem que cuidar de um ancião pode ficar sozinho isso é uma coisa assim impossível na cabeça não africano mas eu preciso dele decorre desse vínculo ancestralidade e como o conhecimento que ele tem da história do grupo e do seu poder de ultimamente né é restaurar o equilíbrio e né portanto impedir que a sociedade local a sociedade ele vive seja
acometida de entropia pela de energia perda de coesão a ordem o conhecimento transmitido oralmente era tão Preciso e rigoroso que era possível reconstituir acontecimentos do passado nos mínimos detalhes a vida dos impérios e das pessoas que fizeram parte da história africana guardião dos segredos da origem cósmica e das ciências da vida o tradicionalista também chamado de conhecedor de uma memória incrível e Normalmente também guardava os fatos que aconteciam e seu tempo de vida o que é interessante na tradição oral é que eles percebem e preservam a importância da subjetividade como que alguém na alguma coisa
É lógico que cada vez que alguém na alguma coisa introduz um pouco da sua experiência da sua vivência porque essa é uma questão básica da tradição oral ela é uma vivência é uma experiência devido conhecimento é passado pela experiência em não pelos livros ou pela Universidade ou pela escola a tradição é passada na vivência então com isso pode haver mudança eu nunca mudanças no sentido de mudar uma sequência de nas tica ou sentido de mudar o resultado de uma guerra ele pode até contar que a guerra quase chegou a ser de outra forma mas não
certo sentido ela se preserva mas ao mesmo tempo como ela vem sendo narrada ela tem uma mudança com o tempo muito Sutil então ela não chega a ter uma mudança rápida como se fosse uma mudança revolucionária transformadora mas ela vai mudando com o tempo [Música] e quando equilíbrio da unidade cósmica é perturbado e por exemplo alguém fica doente os mestres tradicionalista se iniciados manipulam as forças e buscam restaurar e restabelecer a harmonia a fala humana recebida do ser Supremo colocava em movimento e despertava a energia existente em todas as coisas mas apaga só produz um
efeito Total quando as palavras são entoadas ritmicamente o ritmo tem a capacidade de colocar as forças em movimento na tradição oral o ritmo eo movimento do corpo é que fazem a preparação para a resposta então por exemplo os nossos cantadores do nordeste do Brasil que fazem a peleja ou desafio enquanto um tá cantando uma parte o outro tá pensando como é que vai responder mas ele tá nesse embalado no som Então o que sustenta a memória é o ritmo por isso que não não não há uma forma de contar a história que não seja canto
bom então geralmente sobre o também é um músico associa essas duas dimensões porque o que mantém o ritmo do corpo mantém o ritmo da fala mas África enquanto um continente a tradição oral em algumas sociedades ela chega através da hereditariedade Existem algumas sociedades onde ver tem castas não é de contadores de histórias e tradicionalista portanto ela passa de pai para filho no sentido genealógico agora o fato alguém vai ser uma casta de tradicionalista se não significa necessariamente que vai se tornar ele tem como opção Ser ou não ser tem outras sociedades é bom também que
deixa isso claro porque as pessoas tendem a pensar a tradição oral com som dos Grilos aí os criou são uma instituição da cons dental outras sociedades africanas não é essa prerrogativa não é hereditária outras pessoas pode se tornar contadores visto e em outras sociedades africanas isso é muito curioso também é a mulher tem uma participação muito grande né na transmissão do conhecimento oral não é o homem e manter o equilíbrio entre as forças da natureza e veja que eles pensavam sempre pensaram em forças visíveis e invisíveis Então as forças invisíveis são geralmente as forças dos
astros as forças da cosmologia as forças dos Deuses das forças dos Mestres que já morreram porque eles mantêm uma relação muito grande fusão se extrais então desconsidera inclusive que usam seus traz fazem a ligação entre o Vivo e a divindade porque a divindade não tem tempo de olhar para todos então o ancestral fazer essa ligação então manter o equilíbrio é manter o equilíbrio inclusive entre os vivos e os mortos o mestre ele começa a ser iniciado desde a mais tenra idade mas quando a gente fala assim de um mestre tradição oral você tá fazendo uma
pessoa que exercitou a memória de uma maneira assim incomum se e é incomum porque tem algo que não existe paralelo na fixação ocidental né ele tem que começa a ter não só o conhecimento que é herdado que é passado para ele através de um outro mestre como também tem conhecimento na sociedade militar reuniu não fica parado no lugar embora existam muitas aldeias na África ocidental na ficas a Eliana de são consideradas aldeias de contadores de histórias que ela tem uma concentração B eles não ficam status eles passam né por muitos locais por muitas aldeias e
vão assim disseminando o conhecimento ancestral desde o início do século 16 indivíduos e famílias trazidos da África para o Brasil trouxeram na bagagem a cultura da tradição oral de saberes e crenças sobre o mundo onde o ser humano era mais elevada das criações do ser Supremo um mundo onde a natureza é Sagrada porque representava a criação divina a cultura do conhecimento armazenado em memória as táticas e transmitido por Mestres da Palavra Falada chegou aqui encontrou uma nova realidade de vida e de Cultura mas a tradição não morreu nessas terras férteis o Saber encontrou voz em
novos Mestres da tradição oral tradição oral africana no Brasil é bom lembrar que ela é uma tradição que aqui na América é uma tradição Negra o que eu tenho uma tradição africana Você tem uma tradição Negra e o que que essa tradição negra é a tradição africana que ganha em dinamismo próprio tá em outro continente esses laços foram rompidos é bom você já tem isso bem claro e portanto você tem uma continuidade própria dessa tradição você não pode obviamente tá aí em absurdo é começar a dizer por exemplo que a cultura negra no Brasil no
Haiti na Jamaica na Venezuela na Colômbia não tem nada a ver com a cultura africana agora é também errado vocês deixado e lembrar que essa Tradição A torção troca você pode imaginar que eu conhecimento herdado transmitido e preservado de boca a ouvido durante os séculos pode se desenvolver ou se perder se desenvolve quando encontra jovens que queiram ser iniciados nos segredos da tradição e você que fala muito quando conhecer a história dos Mestres do jogo da capoeira do maculelê da Congada do Moçambique e dos e vai poder ser um elo na cadeia de transmissão da
cultura africana no Brasil Essa é a série dos Mestres do Vale do Paraíba e agora que você sabe o que é tradição oral será que as pessoas vão prestar atenção no que você disse [Música] E aí E aí E aí E aí