Ética, Cidadania e Socieadade - Racionalidade e liberdade

37.69k views2731 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Antes de entrar em questões relacionadas à cidadania e sociedade, nesta videoaula o professor Eli Va...
Video Transcript:
[Música] o aluno Olá aluna essa é a nossa aula de ética cidadania e sociedade Eu sou professor David Wagner vamos continuar Então os nossos conceitos fundamentais de ética a partir dos conceitos de racionalidade e liberdade nessa aula eu vou aprofundar um pouco mais um pouco mais essa questão da racionalidade humana e da Liberdade humana e tentar entender Quais as implicações desses conceitos os universos da ética pelo universo da moral não é então antes de entrarmos nas questões que dizem respeito a cidadania e sociedade nós vamos nos ocupar um pouco com alguns princípios da ética ainda
nessa aula então a ideia de racionalidade e liberdade que já vimos na aula passada né Vamos aprofundar um pouco o problema da Liberdade Esse é um grande tema da filosofia né Muito já conflito né na história da filosofia na história da ética na história do direito a história da civilização humana sobre a capacidade humana de agir livremente né então a questão do livre arbítrio do servo arbítrio né Nós vamos ver que essa não é uma questão simples né então o problema da Liberdade a questão psicológica de maneira mais básica essa nós somos livres né então
aqui temos uma questão os seres humanos são livres para agir se nós nos remetermos aquele conceito que nós vimos na primeira aula sobre determinismo natural nós vimos naquela aula que os seres humanos eles são distintos de alguma forma dos animais irracionais chamados irracionais porque os animais estão sobre o determinismo natural os animais nascem programados geneticamente programados instintivamente para ter sempre o mesmo comportamento e como a ética trata de ações e de comportamentos nós já vimos nas ações humanas que era um conflitos sociais de grupos entre duas pessoas né Sempre que a gente tem um universo
ético né o universo no qual estão dois pelo menos dois seres livres e Racionais nós podemos ter conflitos então se a ética é essa tentativa de resolver esses conflitos nós precisamos saber primeiro se os seres humanos são de fato Racionais são de fato Livres Daí a questão aqui da Liberdade né Existem duas teses principais né que vão determinar na História do Pensamento humano a tese do livre arbítrio e a tese do servo arbítrio né essa segunda é menos conhecida né Então por quê Porque na sociedade em geral parte do pressuposto de que todos são livres
né mas essa é uma questão que filosoficamente foi mais aprofundada Então essa é uma questão que que possui além de um histórico conceitual filosófico possui também uma história conceitual teológico por isso que todas as pessoas que têm uma esp informação ou uma introdução a qualquer cultura religiosa Principalmente as culturas religiosas do monoteísmo né judaísmo islamismo cristianismo elas elas conhecem esse problema né porque é um elemento da teologia cristã da teologia Judaica da teologia islâmica a ideia de que os seres humanos são dotados de liberdade a partir de uma criação né Divina muito bem essa questão
do livre arbítrio dentro da lógica da teologia é fundamental porque pelo menos nessas três grandes religiões elas elas essa esse conceito de liberdade livre arbítrio é determinante para a ideia de julgamento humano né então existe a ideia de uma moralidade Divina né de uma normatividade teocêntrica isso é de uma regra estabelecida para os seres humanos né emitida por uma divindade transcendente que normal na vida humana isso é da regras né pensem por exemplo no decálogo mosaico pensa em poder por exemplo nos chamados Dez Mandamentos né São Regras e são normas são estabelecidas dentro de uma
cultura religiosa muito bem essas normas tem um pressuposto da Liberdade humana não é então lembrando daquele conceito a imputação só é possível aos seres Livres já Os seres dotados de liberdade então na história da teologia na história da própria filosofia o conceito de livre arbítrio foi defendido por vários autores mas também existem alguns autores que defendem a ideia do server de que os seres humanos não são totalmente Livres né então isso fica como uma ilustração para nossa aula né nós sabemos que existem as teses que defendem a teoria do livre arbítrio as teorias que defendem
ao livre-arbítrio mas também existem as teorias que defendem o servo a ideia aí o livre arbítrio é uma ilusão mano o ser humano está se incondicionado agir portanto essa questão da imputação é uma questão que deve ser de alguma forma suspensa ou Vista com olhos um pouco mais com um pouco mais de tempo um pouco mais de teoria não é eu se tu num dos nossos slides aqui dois autores né que são defensores um do livre arbítrio e outro do servo arbítrio né Agostinho como eram filósofo e um teólogo cristão ele vai defender o livre
arbítrio né já schopenhauer que é um filósofo alemão do século 19 vai defender a tese da negação do livre arbítrio né ele escreve um livro que vai determinar as teses contrárias a essa ideia de livre arbítrio né então a ideia do livre arbítrio é que de alguma forma o ser humano os seres humanos são livres e portanto podem ser julgados né então isso é fundamental para nossa aula de ética porque esse é um do Imposto social Esse é um pressuposto do convívio social Olha porque porque todo o direito civil constituído não é toda a ordem
jurídica da sociedade o Direito Penal o direito civil estão baseados na ideia de que os seres humanos são livres por isso são imputáveis né Nós podemos ser julgados pelos nossos atos Então veja um conceito que na história do pensamento é debatido até hoje figura como um conceito fundamental da ordem jurídica da Ordem Social né E só existem ordens Só existe ordem social Exatamente porque existe o pressuposto da Liberdade Então veja como um problema filosófico acaba entrando no nosso dia a dia como um problema uma questão prática né Nós somos incitados pela lei a agirmos com
Liberdade né observarmos as regras e as normas que as leis nos impõe muito bem então existe a questão filosófica e existe questão jurídica o que nós devemos notar é que aceitação da responsabilidade de cada um pelas suas as suas ações é um pressuposto social né então a sociedades modernas partem do pressuposto que nós somos livres não é nós não podemos desenvolver uma argumentação diante do aparato jurídico de que não somos livres a sociedade vai nos julgar como seres livres e Racionais nós somos temos a capacidade de entender as normas e temos a liberdade para agir
por isso que os seres humanos são julgados e os Animais não então a liberdade é um pressuposto da vida em sociedade depois nós vamos ver que é autonomia é um pressuposto da Cidadania então nós temos aqui elementos teóricos fundamentais para o que vai determinar a nossa vida em sociedade né por isso a ética é Um fundamento da vida social problema que se encontra é a forma como seres humanos tendem age né então partindo do pressuposto seres humanos têm um nível de liberdade se ele tem um nível de liberdade o ser humano ele pode agir de
um ponto de vista mas egoísta ou mais altruísta então a definição de egoísmo é aquela ação que Visa o bem-estar próprio a definição de altruísmo é aquela ação que Visa o bem-estar do outro não é então nós temos aqui uma distinção Clara né Cada um pode olhar para si próprio e pensar Olha eu tenho mais ações egoístas ou mais ações altruístas né no computador Geral das nossas ações provavelmente as ações egoístas elas prevalecem sobre as ações altruístas mas o que que é a ética o que que é a vida em sociedade o que que é
a noção de cidadania a ideia de nos educarmos para que as ações altruístas passem a ser um componente do nosso Universo de ações né Para que não tenhamos somente ações egoístas quando nós temos ações altruístas e natural mente as ações egoístas aquelas que visam bem-estar próprio vão acontecer porque é da natureza humana nós temos ali um ideal de sociedade com funcionamento razoável né então para o funcionamento razoável de uma sociedade eu preciso de ações altruístas né E é claro a partir de agora que a observação da lei seguir uma regra e seguir uma Norma constitui
necessariamente uma ação altruísta porque necessariamente eu estou visando o meu bem-estar mas também o bem-estar do todo daí a ideia de bem-estar social não é a ética tá no fundamento da Cidadania e da sociedade no sentido de promover o bem-estar social muito bem Então veja que racionalidade Liberdade São conceitos bastante profundos complexos filosóficos sociológicos até mas tem reflexos no nosso dia a dia na nossa na nossa ação cotidiana as ações egoístas elas visam o bem-estar próprio né as ações altruístas visam o bem-estar do outro e da sociedade a maioria das ações humanas ela é determinada
pelo bem-estar próprio assim as ações altruístas ficam em menor Em menor número a ética tenta incentivar o máximo possível dos se profissionais e Livres agir de um ponto de vista altruísta portanto a ética é uma disciplina que está presente em todos os aspectos da vida formativa humana desde o ambiente das empresas passando pelo ambiente educacional pelo ambiente das culturas familiares e pelo ambiente social da sociedade civil como um todo porque ela tenta promover o maior número possível de ações altruístas Então as ações altruístas são uma espécies de objetivo Educacional da ética assim a racionalidade ela
deve funcionar como um controle do indivíduo sobre a sua própria vontade veja se nós se Nós pensamos assim se as ações egoístas elas naturalmente vão acontecendo porque o ser humano os seres vivos buscam sempre o bem-estar próprio né uma satisfação da vontade individual necessariamente as ações egoístas vão se produzindo na minha vida a racionalidade isso é ela ela vai usar como uma ela vai ser usada pelo próprio ser humano como uma Instância repressora de certa forma né Porque só existe o processo civilizatório através de um nível de repressão então a princípio nós usamos a nossa
própria racionalidade para reprimir o nosso egoísmo né Isso é da experiência de todos os seres humanos no dia a dia né Nós de alguma forma temos o que os psicólogos chamam de superego né uma espécie de Instância moral interna na nossa consciência que nos indica Olha eu devo agir de maneira a provocar o bem-estar social então isso está na capacidade racional humana né então assim nós adaptamos o nosso egoísmo ao contexto da convivência social através do maior número possível de ações altruístas Esse controle da nossa vontade ele é exercido pela trabalha no sentido de estabelecer
um padrão de comportamento que seja desejável para a sociedade então esse padrão de conhecimento de comportamento é o padrão ético é o padrão que deve alcançar uma espécie de universalidade ele deve ser amplamente divulgado nesse sentido é que entra o papel do estado é um conceito que nós vamos desenvolver numa aula específica nós veremos que o Estado como nós o caracterizamos hoje o estado democrático de direito né o Estado Moderno ele é constituído de uma relação bilateral entre o indivíduo e o poder político né constituído democraticamente esse indivíduo tem uma relação ele assina um contrato
digamos assim com o estado no sentido de que o estado promove o bem-estar social mas esse indivíduo também é responsável por esse Bem Estar Social Porque ele é o a célula desse estado que observa as normas e as regras que são estabelecidas pelo próprio Estado então uma relação de poder entre indivíduo e estado Esse é um aspecto mais político que vai nos encaminhar um pouco mais para a questão da Cidadania né Por Enquanto estamos ainda no nível da conceituação ética então nós vivemos em um contexto regrado pela racionalidade humana a fim de controlar as ações
socialmente nocivas e indesejadas tá aí toda a repressão do estado com relação as ações egoístas né ao crime na sociedade a parcela da sociedade que não se comporta de acordo de acordo né com as normas né por isso que o Estado tem um papel de repressão ao que foge a observação da Norma muito bem Então por esse motivo nós estamos tantas prescrições né nós falamos lá no começo do curso da aula na primeira aula que é a ética estabelece normas para o convívio humano né mas se nós pensarmos do ponto de vista cultural como um
todo nós crescemos vivemos sobre o jugo de normas né sobre a ége de normas as normas são do convívio familiar as normas são das relações afetivas as normas estão presentes na relação do indivíduo com a sociedade com o estado as normas estão presentes na relação dos indivíduos com as instituições não é o trabalho por exemplo o mundo do trabalho então a vida humana é a vida regrada por normas né então por isso que há por exemplo na arte né no universo artístico é toda um que todo um questionamento com relação à moralidade as normas né
por isso por exemplo que em algumas idade que são muito determinantes da adaptação social por exemplo na juventude na adolescência a uma tentativa de Educacional uma tentativa é de formar indivíduos que são conscientes do valor da Norma porque a norma de certa forma em certo sentido é uma repressão à vontade individual Mas é uma repressão à vontade individual que a nossa racionalidade compreende que é útil para o bem-estar social então há um valor da Norma né a norma não é só é algo repressivo né que tem a intenção de causar um tipo de violência psicológica
não a norma é um fator de sociabilidade né então a vida humana só é possível com a atuação da racionalidade sobre a liberdade individual Então a nossa razão age sobre a nossa vontade e nos adaptamos as normas o que pretende com a educação que o senhor pretende com a educação em todos os níveis no ambiente de trabalho no ambiente educacional nos ambientes familiares e no ambiente social como um todo é a formação de pessoas que conseguem compreender que as normas sociais contribuem para o progresso humano e portanto passam a observar e divulgar essas normas com
fatores positivos né da sociedade da Constituição de cidadania e de sociedade por isso que se fala de uma ética mais Global hoje em dia porque a convivência se tornou mais Ampla Isso vai nos levar um outro Capítulo específico para uma aula específica que diz respeito ao multiculturalismo como nós temos sociedades muito mais complexas hoje essa sociedades mais complexas são determinadas por uma multiplicidade cultural essa multiplicidade cultural Exige uma formação um pouco mais Ampla do ponto de vista ético porque a alteridade que é a característica do comportamento cultural do outro que é diferente da minha cultura
vai me levar a necessidade da tolerância né então a multiplicidade cultural a tolerância a vida em sociedades globalizadas em sociedades mais amplas sociedades mais complexas muito bem com o surgimento das modernas tecnologias o mundo passa a ter uma aproximação de culturas distintas muito maior eu convivo com a diferença cada vez mais no meu cotidiano e portanto a ética na escola no trabalho na sociedade civil é algo que faz parte do nosso cotidiano hoje Além disso existe o universo virtual o universo virtual também aproximou as pessoas e as diferentes culturas portanto a ética tem um papel
fundamental no mundo da internet no mundo virtual né no esporte nas redes sociais na escola então a ética é essa disciplina que permeia né como uma necessidade todas essas todas essas áreas da vida humana principalmente da vida contemporânea da vida moderna concluindo então fala-se também de ética profissional Esse é um aspecto também nós vamos explorar com um pouco mais de profundidade e de ética Educacional existe uma ética do mundo do trabalho e existe uma ética acadêmica teremos uma aula então específica sobre a ética acadêmica como que eu deve como eu devo me comportar eticamente na
universidade na academia nas escolas nesse sentido nós podemos concluir que a ética é uma disciplina que está relacionada com todos os aspectos da vida humana até a próxima [Música] [Música]
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com