Olá minha gente que Deus te abençoe Deus abençoe você toda sua família que alegria estar aqui com você começando mais um programa força de deus onde juntos vamos estudar meditar a sagrada escritura gente o programa passado foi uma benção você que não assistiu vale a pena você assistir Lembrando que este programa cada programa que você assiste você entende se você assistir esse programa você vai entendê-lo porque ele tem começo meio e fim mas vale a pena você seguir a nossa sequência então querendo ou não é um programa que também que tem sequência Então já gravamos
aí muitos capítulos deste programa vale a pena você assistir no programa passado Estávamos falando sobre opiniões na sagrada escritura foi um programa maravilhoso que vale a pena você assistir e neste programa nós daremos sequência a este assunto é legítimo eu dar alguma opinião na sagrada escritura eu assim eu Frei Gilson você eu vou dar a minha opinião eu creio que este texto significa Isto é legítimo isto tudo isso discutimos no programa passado mas hoje nós vamos aprofundar essa questão e eu tenho certeza que seráo muito importante para você antes eu quero saudar você que nos
acompanha pela TV Século XX você que me acompanha pelo meu canal do YouTube freig Gilson barsom Monte você que me acompanha nos acompanha no canal do YouTube de Dom José Francisco Falcão seja muito bem-vindo e também já quero acolher aqui conosco mais uma vez Dom José Falcão sua benção alegria tê-lo conosco Deus abençoe vossa reverendíssima é uma alegria estar aqui fre Gilson Dom José o programa semana passada foi uma bênção creio que muito importante para sabermos até onde podemos ir com as opiniões nossas né a respeito de um texto tão sagrado eu creio que este
assunto é uma defesa da Inspiração ou seja até que ponto nós podemos ir até que ponto é legítimo para não incorrermos em heresias inclusive portanto eu já começo fazendo-lhe uma pergunta eh eu posso dar uma opinião à sagrada escritura e esta minha opinião ela pode ser considerada inspirada por Deus Pode sim contanto que se pontue que enquanto um ato de um cristão tomado individualmente é uma opinião dele sim por enquanto é uma opinião dele e ainda não é opinião da igreja e ninguém pode ao emitir a sua opinião sobre um assunto que não está claro
que não está definido que não está que não foi objeto de uma posição de uma definição da igreja de uma explicação autêntica da escritura do magistério da igreja da grande tradição viva da igreja ou com muito mais razão Dogma nesses casos não é legítimo você emitir uma opinião certo Não Pode emitir uma opinião a respeito da do dogma da Eucaristia não ele não pode discordar desse dessa definição desse ensinamento o católico não pode é questionar aquilo que a igreja já emitiu a sua o seu ensinamento por exemplo em caráter definitivo certo pensemos a posição de
São João Paulo I a respeito da ordenação das mulheres não é Dogma de fé a posição da igreja mas é uma doutrina definitiva ou seja está definido ninguém pode mais colocar em cheque dentro da igreja católica a posição oficial do magistério da igreja a respeito desse assunto não é legítimo não é possível não é vedada e não é possibilitado o acesso da ordenação eh da das mulheres a a sagrada ordem então é preciso dizer bem claro que há muitas muitos muitos limites a serem estabelecidos com relação às opiniões mas salvaguardado a o magistério da igreja
quando se posicionou ao interpretar a escritura se se trata de um dogma e portanto uma definição solene eh que deve ser crida aquela verdade por fé divina e católica Aqui não cabe opinião doutrina definitiva como no caso da ordenação das mulheres também não cabe opinião agora no âmbito da daquilo que ainda não foi objeto de definição da igreja daquilo que ainda não foi a igreja não se posicionou sobre aquilo porque ou não achou conveniente ou porque ainda está cedo demais ou porque e aquela realidade Está obscura ou não está muito clara na escritura desde que
você respeite e não viole a própria escritura e o próprio magistério é legítimo você emitir uma opinião pessoal contanto que você permaneça na igreja em comunhão com ela fiel à escritura nada dizendo nada opinando contra a própria escritura contra a unidade de toda a escritura contra a tradição viva da igreja e contra o magistério da igreja e temos uma prova Eh por favor primeira aos Coríntios Capítulo Versículos de 39 a 4 o próprio apóstolo Paulo emite uma opinião e ele diz que essa opinião é inspirada por Deus Lembra disso não lembra vamos ver de um
texto que ele fala isso muito bem primeira aos Coríntios Capítulo 7 Versículo 39 e 40 a mulher está ligada ao marido enquanto ele viver mas se morrer o marido ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser contanto que seja no Senhor contudo Na minha opinião ela será mais feliz se permanecer como está eu creio que também eu tenho o espírito de Deus pronto São Paulo emitiu uma opinião e ele mesmo afirma que tem o espírito de Deus uma opinião inspirada não é então a Igreja Católica ela é uma instituição animada pelo Espírito Santo o
espírito santo atua em toda ela no seu magistério e em todos os fiéis batizados todos pelo sacramento do batismo pelo Sacramento da Crisma não só também pelos sacramentos mas por moções especiais que o espírito santo pode conceder as pessoas na leitura da escritura cujos textos não poucos não são claros são obscuros por exemplo eh nós vamos ver acho que no último bloco seria interessante quando vossa que vossa reverendíssima me provoque o senhor pode mostrar textos da escritura onde a a palavra onde a própria igreja nunca emitiu um juízos sobre aquilo e que portanto é legítimo
a gente opinar acho que a escritura aqui quis dizer isso acho que quis dizer aquilo não sabemos Qual foi o pensamento do autor porque o texto não diz o texto não permite não dá para você descobrir ao certo o que o autor sagrado quis dizer com essa frase é mito a minha opinião minha minha somente minha e eu não erro Enquanto essa opinião não fere as fontes da fé a escritura a tradição e o magistério Então nesse sentido o apóstolo Paulo emite a opinião dele existe espaço na igreja católica para alguém emitir opinião a respeito
da escritura sem ferir a própria escritura sem ferir a tradição e sem ferir o magistério São Paulo na minha opinião Ela será mais feliz se permanecer como está e creio que também eu tenho o espírito de Deus o espírito santo não pode se contradizer nem quando a o magistério da igreja ensina nem quando um Fiel tomado individualmente naquilo que a igreja nunca se posicionou naquilo que na escritura não está claro ele Pode emitir a opinião dele sem jamais cair na arrogância de dizer essa opinião é a certa é uma opinião dele ele deve ter a
humildade de dizer eu opino mas sou católico Jamais contrad diria o magistério da igreja se ele um dia se pronunciar e esse pronunciamento for contrário a minha opinião eu revejo minha opinião eu volto atrás não posso de forma alguma agora opinar isso que eu vinha opinando até agora porque a igreja já se posicionou e foi isso que muitos Santos fizeram né eles meditando a sagrada escritura Eles foram emitindo coisas que a igreja nunca falou eu me lembro do meu pai São João da Cruz que a sua obra é Bíblia muita Bíblia muitas citações mas ele
diz já coloco tudo que vou escrever a critério da igreja coloco tudo que eu vou escrever sobre a autoridade da Igreja se alguma coisa estiver errada ele já se desculpa logo no começo mas ele vai emitindo as suas opiniões né é uma regra de ouro eh muito muito preciosa essa veja em tese admitir que uma pessoa não tem o direito a opinar naquilo que nunca foi definido naquilo que não está claro naquilo que é obscuro naquilo que ainda estamos no nível das especulações o espírito santo também age nas op sim e o Espírito Santo pode
suscitar na opinião dessa pessoa algo tão profundo tão belo e mais para frente ilustrar isso no coração de outra pessoa de outra pessoa de outra pessoa são opiniões individuais que com o passar do tempo podem integrar aquilo que nós chamamos o sentido da Fé está terminando o bloco gente o programa começou muito bem olha um breve intervalo e a gente já [Música] retorna estamos de volta programa força de Deus o programa de hoje está bom demais estamos falando sobre uma opinião posso emitir uma opinião sobre as sagradas escrituras sobre algo que a igreja ainda não
definiu então José deixou isso bem claro se a igreja não definiu isto você você pode dar a sua opinião agora essa opinião pode ser inspirada por Deus pode desde que respeite a própria sagrada escritura toda a tradição bíblica e desde que você respeite todo o magistério e nos deu exemplo em São Paulo fazendo isso então José Antes de a gente seguir eh podemos dizer que então Este foi o erro de Martinho Lutero ao emitir suas opiniões Muitas delas foram contr a sagrada escritura e ao magistério eu creio que sim para o a doutrina Luterana as
fontes da fé não são duas ou mais só é uma a escritura uma das frases em latim que sintetiza a teologia bíblica Luterana é sola escritura sim somente a escritura portanto Lutero nega a tradição viva da igreja e o magistério Nós consideramos essas Três Fontes intrinsicamente ligadas por isso qualquer interpretação da escritura que viole ou qualquer opinião sim qualquer opinião que viole a escritura a tradição e o magistério é uma opinião errônea é uma opinião de uma determinada pessoa ou até de muitas pessoas não é eh o princípio segundo o qual a maioria está acreditando
isso necessariamente não é suficiente para você dizer para você dizer que porque todos estão pensando isso é correto absolutamente então a igreja não é uma democracia que a maioria define perfeito mas se fala do senso dos fiéis a sentença comum o senso comum tem um parágrafo do da Igreja Católica o parágrafo 194 que eu gostaria de que que que aparecesse aí na tela do seu celular do seu computador do seu televisor Ah o que o catecismo da Igreja Católica diz sobre o senso comum que seria justamente o que eu iria lhe perguntar qual a relação
então entre opinião e esse senso comum dos fiéis perfeito vamos primeiro ao senso comum e depois vamos separá-lo da opinião privada de alguma pessoa a respeito de um determinado texto da escritura que não é claro e que não foi definido pela igreja não é fruto do ensinamento ordinário ou extraordinário no caso um dogma da igreja se a igreja ensinou acabou a opinião Entendi então é preciso no estudo da escritura na leitura da escritura na interpretação da escritura saber o que a da igreja e o magistério da igreja disseram sobre esse texto ensinam sobre esse texto
se o magistério da igreja já se pronunciou se a com respaldo na tradição viva da igreja não cabe mais opinião o católico não tem o direito de discordar daquilo que a igreja interpreta e ensina sobre textos da escritura se a igreja ensina deixou de ser obscuro sim porque a igreja esclareceu tá claro agora Alguém pode se perguntar mas isso não seria uma imposição da igreja vamos então à resposta no parágrafo 194 do catecismo o símbolo dos Apóstolos assim chamado por ser com razão considerado o resumo fiel da Fé dos Apóstolos é o antigo símbolo batismal
da igreja de Roma sua grande autoridade vem do seguinte ato ele é o símbolo dado pela igreja romana aquela na qual Pedro o primeiro entre os apóstolos teve sua Sé e para o qual a qual Ele trouxe a comum expressão da Fé sentencia comunes comum expressão da fé a fé da igreja antes de ela ser definida por exemplo num Concílio ecumênico Concílio de niceia concílio de Constantinopla Concílio de Éfeso Concílio de calcedônia e os outros concílios dos sete primeiros séculos e todos os outros 21 concílios ou quando a igreja intervém solenemente proclamando um dogma antes
de a igreja se posicionar os fiéis vivem a fé sim professam a fé ou seja o sentido comum da fé os sensos fidelium significa aquele pensamento aquelas convicções aquelas verdades que são cridas que são professadas pelo inteiro povo de Deus pela senhora analfabeta por aquele homem culto por aquele que estudou bíblia por aquela pessoa completamente pobre desfavorecida ignorante de tudo que é a palavra de Deus mas professam a fé da igreja esse senso naturalmente ele é professado ele é celebrado ele é vivido portanto Credo liturgia e vida e orado também eu creio eu celebro eu
ajo e eu oro aliás é o esquema do catecismo da Igreja Católica pois bem então esse sentido comum dos fiéis ele não erra porque é a fé de sempre é a fé professada por todos os apóstolos é a fé que foi herdada foi pregada foi transm pelos pais pelas gerações anteriores Esse é o sentido comum Uhum E esse sentido comum ele não é opinião opinião é um ato pessoal individual privado que é legítimo enquanto é um se debruça emite a opinião sobre uma coisa obscura na Bíblia tão obscura que a igreja nunca se pronunciou e
que os padres da emitiram uma opinião a deles opinião essa que nunca até agora a igreja se pronunciou a igreja oficialmente no seu magistério oficial nunca se pronunciou mas temos uma opinião a opinião de Santo Agostinho a opinião de Santo Ambrósio a opinião de Santo Tomás de Aquino etc vou dar um exemplo de uma opinião que foi emitida por Santo Tomás de Aquino e que na verdade a igreja não acolheu não porque ele tivesse a intenção de dizer uma inverdade mas porque na compreensão dele naquele tempo não estava Clara a argumentação contrária que ele contestou
O Mistério da Imaculada Conceição da parte dos franciscanos Sobretudo danz escoto o Beato Dan Scot foi o grande defensor do dogma da Imaculada Conceição que ali que Aliás só veio a ser proclamado sabe quando em 1854 pelo Beato Pio até então o que é que nós temos nós temos o senso comum dos fiéis que naturalmente espontaneamente ao longo dos séculos passando por Santo Tomás de Aquino cresce essa compreensão de uma realidade que não está Clara na escritura Imaculada Conceição responda é claramente claramente Essa realidade está contida na escritura não não ao longo dos séculos os
fiéis no seu senso comum Eles foram amadurecendo a convicção de que aquela que foi escolhida para ser a mãe do Salvador fora Concebida sem pecado fora Concebida sem mácula e com intuições com opiniões com interpretações daquele Santo daquele Místico etc etc e com ajuda dessa reflexão dos Padres da igreja e daqueles que vieram séculos após essa convicção foi tomando forma foi tomando corpo foi adquirindo consistência ET É verdade que ao longo da história da igreja alguns se opuseram não por maldade mas porque a argumentação ainda não estava tão Clara essa expressão em previsão dos méritos
de Cristo no tempo de Santo Tomás de Aquino não estava tão claro para ele mas estava claro para o Beato Dan escoto e para a Escola Franciscana Então veja a opinião de Santo Tomás de Aquino no debate com relação à Imaculada nós percebemos revelou-se equivocada e talvez Dom José e é a é a confirmação daquela palavra de Cristo vocês não estão preparados para entender muitas coisas agora mas o espírito santo vai revelar toda a verdade mas falou inspirado Esse é o texto que eu ia citar Ele já tirou da minha boca tenho muitas coisas a
dizer-vos mas não podeis suportá-las agora mas quando vier o espírito santo vs sereis levados à verdade plena Se não me engano é o famoso discurso da promessa do do paráclito do paráclito exatamente então o senso dos fiéis parágrafo 194 a comum expressão da Fé ela é fundamental ela é categoria teológica esse senso comum ele vai de certa forma explicitando e aprofundando o sentido da Fé da igreja o magistério vem por assim dizer por assim dizer vem por último sim o magistério da igreja acompanha o senso da fé é dócil ao senso da fé porque o
senso da Fé De certa forma precede o magistério da igreja então o senso da Fé goza também da assistência do Espírito Santo e o magistério também mas Vejam a doutrina do magistério da igreja ela não é o ponto de partida a igreja não começa digamos assim as fontes da Fé definindo coisas mas professando vivendo celebrando Esse é o sentido comum das pessoas o sentido comum terminou terminou temos que acabar esse bloco Dom José olha mas fica aí fica aí não saia daí e nós já retornamos um breve intervalo e nós retornamos esse programa que tá
sendo bom demais ó parece que nem tempo temos para concluir em breve a gente [Música] volta que alegria estar com você neste programa força de Deus um programa maravilhoso um programa semanal que tem nos trazido tanta tanta experiência profunda com a palavra de Deus programa de hoje estamos falando sobre as opiniões legítimas ou não n sagr escritura estamos aprendendo muito eu eu já quero perguntar para Dom José Qual a relação Dom José que a gente pode encontrar entre opinião e a legítima a legítima interpretação da sagrada escritura a legítima interpretação da sagrada escritura ela tem
uma referência fundamental que é o magistério da igreja e a grande tradição viva da igreja são três as fontes da Fé sim escritura tradição e magistério naquele Versículo qualquer Versículo ou qualquer texto ou qualquer passagem se já temos uma interpretação da tradição viva da igreja ou seja não necessariamente a unanimidade de todos os padres da igreja e de toda a tradição posterior a patrística e também ao magistério da iG a grande tradição Viva o a a grande imensa a maioria da tradição corroborada também com o ensinamento do magistério bem essa é seguramente para nós católicos
a legítima interpretação da escritura então uma interpretação que prinda da tradição e do magistério não é interpretação católica pior ainda se se interpreta a escritura contra a tradição viva e contra o magistério da igreja aí essa é herética absolutamente e nesse sentido atenção Fontes da fé para a igreja católica escritura tradição e magistério me parece que fora da tradição pemos no ambiente protestante não sei se há exceções mas via de regra a fonte da fé é somente a escritura sóa escritura agora entremos na questão da opinião se a opinião contrader a escritura opinião errônea se
contrader a escritura e a tradição errônea se contrader a escritura a tradição e o magistério opinião errônea enquanto opinião é somente opinião mas qual é a diferença entre a opinião e o sentido da fé e Como descobrir quando já sabemos quando é que uma opinião está contrária ao pensamento a Interpretação da escritura quando ela fere a escritura a tradição e o magistério sim se a pessoa tiver a docilidade diante dessa posição a igreja não pensa assim a igreja não interpreta assim a igreja não ensina assim e se você não revê sua posição Aí temos uma
discão Isto é você está discordando abertamente claramente seja da escritura seja da tradição e seja do magistério essa interpretação não é católica e dependendo do ensinamento ela pode chegar até ser herética dou um exemplo há pessoas que interpretam dizendo que o demônio não existe não o frei Gilson não está olhando com olhar esbugalhado para mim não porque ele sabe que dentro da igreja católica tem pessoas que dizem que o demônio não existe Grand teólogos pois bem o demónio existe o Demio existe porque está na escritura e não apenas porque está na escritura porque ição viva
da igreja diz que ele existe e não apenas porque está na escritura e porque a tradição da igreja diz que ele existe mas porque a escritura diz a tradição viva diz e o magistério da igreja diz tá tá claro aqui o exemplo de que é opinião não é ensinamento da igreja porque nunca foi ensinamento da tradição porque nunca foi ensinamento da palavra de Deus escrita portanto é uma opinião desse teólogo é uma opinião desse intérprete da escritura a interpretação dele não é interpretação da igreja inão e errônea E errônea no caso aqui herética no meu
no meu entendimento porque você está negando parte do primeiro artigo da Fé Creio em Deus Pai todo-poderoso criador do céu e da terra e das coisas visíveis e invisíveis o a existência do demônio está incluída no primeiro artigo da fé que direito você tem que se considera católico em dizer que o demônio não existe se a escritura atesta a tradição viva da igreja corrobora e o magistério ensinou durante 2000 anos São Paulo VI num discursos de 1972 Se não me engano mês de agosto me corrijam depois se eu tiver errado Eh diz afasta-se do ensinamento
bíblico e Eclesiástico Quem nega a existência pessoal do demônio entendeu sim da mesma forma ensinou emitiu uma opinião sobre a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo na debaixo das aparências do pão e do vinho corpo sangue alma e divindade isso é opinião sua E opinião errônea e opinião herética mais do que opinião eh herética herética E blasfema opinião eh errônea É opinião herética sim sim então vamos ver aqui agora a questão das opiniões no que toca o senso da fé e no que toca o ensinamento da igreja tem um documento ele vai aparecer aí
na sua tela da então congregação para doutrina da Fé eh sobre a vocação eclesial do teólogo e no parágrafo 35 no parágrafo 35 eh a igreja diz de forma muito bonita sobretudo aqueles que dis sentem Isto é discordam se separam não não se coadunam contestam realmente o ensinamento da igreja na tradição no magistério e na escritura por favor Frei Gilson eh esse documento vai ser lido parágrafo 35 por favor às vezes a desens recorre também a uma argumentação sociológica segundo a qual a opinião de um grande número de Cristão seria uma expressão direta E adequada
do senso Sobrenatural da Fé na realidade as opiniões dos fiéis não podem ser pura e simplesmente identificadas com os sensos fem Este é uma propriedade da fé teologal a qual sendo um dom de Deus que faz aderir pessoalmente à verdade não pode engar esta fé pessoal é também fé da igreja porque Deus confiou à igreja a guarda da palavra e o que deve crer o fiel é aquilo que a igreja crê o sensus fid implica portanto por sua natureza a conformação profunda do espírito e do coração com a igreja o sentire com Eclésia pronto e
esse documento do magistério da igreja reconhece que os fiéis têm direito a opiniões as opiniões do mas essas opiniões não podem ser identificadas com o sensus Fide o sensus Fide é o sentido Sobrenatural da fé eu e me chama atenção aqui o que a igreja diz esta fé pessoal é também fé da igreja sim a fé daquele Coitadinho analfabeto católico Romano piedoso que fala errado nós vai a gente vamos subir para cima deixer para baixo ré para trás tudo de português errado mas ele crê no que a igreja crer ele professa o que a igreja
professa ele professa a fé na Trindade ele professa a fé eh na existência dos Anjos ele professa o que a igreja sempre ensinou a respeito dos sete sacramentos dos mandamentos da oração Cristã Esse é o o o sentido espiritual eh Sobrenatural da Fé então a opinião de uma pessoa a respeito de um texto que não é claro que não é que é obscuro que nunca foi digamos assim objeto de uma definição da igreja de uma explicação Cabal da igreja se você permanece fiel à escritura e essa interpretação não contradiz a escritura nem a tradição nem
o magistério você tem direito a essa opinião mas é uma opinião sua se mais para frente a igreja interpretar no seu magistério esse versículo e você até então sustentava uma opinião diferente volte a atrás reveja é o o caso o exemplo clássico de São João da Cruz Eu submeto esse essa posição a a a a autoridade da Igreja não é eh por exemplo tem um bispo alagoano já falecido não vou dizer o nome dele meu grande amigo de 30 anos veja eh Dom José Qual é a sua opinião a respeito de da salvação eterna desse
Bispo ele está no céu inferno ou no purgatório bom a igreja nunca se pronunciou até agora se um dia for aberto um processo de beatificação ou canonização e a igreja disser inspirada pelo Espírito Santo que ele goza da felicidade sem fim louvado seja Deus enquanto a igreja não diz eu tenho direito a emitir uma opinião pessoal pessoal e não posso dizer isso por exemplo na celebração litúrgica mas minha opinião aquele cabra tá no céu eu eu concordo Eu não disse que é o nome do cabra meu amigo de 30 anos pois bem que bom que
bom minha gente que alegria estar aqui com você neste programa Estamos quase chegando ao fim deste programa mas não acabou temos ainda mais um bloco e é muito bom ter a sua presença aqui conosco eu vou fazer uma pergunta para Dom José logo que nós voltarmos eh como descobrir se essa opinião que alguém emitiu eu sei que ele já falou muitas coisas sobre isso mas como descobrir se essa opinião é católica ou não Por exemplo essa opinião que ele acabou de emitir de alguém que está no céu como saber se essa opinião é católica ou
não então vai ser a minha próxima pergunta até para você não ser enganado com as opiniões que você vai escutar deste ou daquele então que Deus abençoe você é uma alegria estar aqui com com você lembrando esse programa sempre fica registrado no canal do YouTube meu e de Dom José Francisco Falcão Então por que que eu falo isso porque você pode compartilhar Esse é um programa que você pode dizer olha assiste vale a pena você assistir este programa Tá bom então um breve intervalo e nós já [Música] retornamos estamos de volta programa força de Deus
nosso último bloco e esse programa está sendo bom demais no bloco anterior eu tinha perguntado a Dom José Dom José como é que eu vou descobrir já ficou Claro Mas eu creio que vai o senhor vai ter a oportunidade de resumir como descobrir que uma opinião sobre a Interpretação da escritura não é católica quando ela fere a escritura quando ela fere a grande tradição viva da igreja que é a segunda fonte da Fé quando ela fere o magistério da igreja quando ele Ensina em consonância com a grande tradição viva da igreja e com a escritura
em síntese a Igreja Católica Apostólica Romana tem três Fontes para sua fé escritura tradição e magistério feriu uma dessas Fontes já essa interpretação Deixa de ser católica o exemplo clássico a existência do demônio sim ninguém dentro da Igreja Católica Apostólica Romana Pode emitir a opinião segundo a qual o demônio não existe isso não é opinião e não somente É opinião e é uma opinião conflitiva com o ensinamento unânime da igreja na tradição na escritura e no magistério a igreja sempre ensinou que o demônio existe da mesma forma a Assunção da bem-aventurada Virgem Maria os dogmas
Marianos ah os os dogmas a respeito dos sacramentos etc a respeito do inferno do juízo final do purgatório dentre tantos outros ensinamentos então José e se a pessoa agora entendeu a sua resposta ela tá falando entendi que a base da minha fé católica é tradição sagrada escritura e sagrado magistério Aí alguém pode perguntar pro senhor eh Então como é que eu estudo onde é que eu vou estudar a tradição a sagrada escritura e o magistério por exemplo exemplo a sagrada escritura Talvez seja mais fácil tá aqui em minhas mãos mas e a outra fonte tá
aqui nas mãos dele tá bem aqui exato exato pronto deixa eu pegar aqui pronto aqui estão as Três Fontes da Fé as três estão aqui estão aqui estão aqui as três Claro que não dá para colocar num livro Só todos os ensinamentos dos doutores da igreja dos Santos dos místicos em 2000 anos a nossa instituição a nossa mãe igreja é a instituição mais antiga do mundo ela nasceu com Jesus Cristo de Jesus Cristo para cá temos 2000 anos de tantos ensinamentos de tantos escritos aí atrás do freig Gilson vocês estão vendo alguns livros de alguns
Santos atrás de mim também tem aqui algumas coleções aqui poderia ser considerada a tradição da igreja sim eu pelo menos nas minhas Olhe eu já tô perto da Morte e já tô dobrando o Cabo da Boa Esperança e a essa altura da vida meu amigo é Bíblia e tradição da igreja viu Bíblia e doutores os etc Esse Papa que me nomeou Bispo pelo qual eu sou apaixonado sim sim sim esse é o teólogo que eu tenho um carinho muito grande por ele Joseph hinger meu Papa Bento 16 pois bem então Eh como a Igreja Católica
tem 2000 anos de bibliografia essa bibliografia está maravilhosamente compendi nesse livro aqui com as notas de rodapé com tantas citações dos doutores da igreja Enfim então pronto debruce se sobre isso se a interpretação de um texto que não é claro obscuro nunca foi definido claramente pela escritura nunca foi definido claramente pelo pela tradição da igreja e pelo seu magistério emita sua opinião pessoal e você está dentro da comunhão católica não é protestante de jeito nenhum ter a sua opinião como São Paulo teve a sua opinião primeiro aos Coríntios 7 de 39 a 40 e na
minha opinião diz São Paulo e eu tenho o espírito de Deus essa opinião é diferente do sentido da Fé nós já vimos porque o sentido da fé é sentido comum Sobrenatural de todo o povo de Deus é fé da igreja os sensos fidelio mas não se identifica com sua opinião ou opinião de dois ou três ou quatro permaneça fiel a isso sim e naquilo que não é claro na escritura Você tem o direito de emitir sua opinião e ela pode ser inspirada como foi inspirada a opinião de São Paulo primeiro aos Coríntios 7 de 39
a 40 maravilha eu acho que meus queridos a importância de vocês terem tá uma Bíblia não é ficar só escutando ter a sua Bíblia e esse livro aqui é importantíssimo você ter tá então eh todo católico tem que ter né Dom José todo católico tem que ter e não só ter mas ler tá bom eh aproveito Dom José para perguntar o senhor tá falando tanto da importância do magistério o que que o Senhor tem então para nos dizer como é que o magistério enxerga essas opiniões Essa realidade de opiniões e o magistério da igreja nós
já vimos no documento sobre a instrução da vocação eclesial do do teólogo do dicastério para a doutrina da festa foi no bloco anterior ou no penúltimo an penúltimo anterior bem que os fiéis TM direito a emitir opiniões sim muito bem só que essas opiniões Elas têm que se ater a essas realidades mas os fiéis devem ser dóceis ao ensinamento do magistério quando os legítimos pastores ensinam e ensinam em comunhão com a escritura e com a tradição e com o magistério catecismo da Igreja Católica parágrafo 87 esse texto é muito importante então já Vimos a igreja
reconhece os que os fiéis têm o direito de emitir opinião mas pessal que é diferente dos sensos da fé e essa opinião tem que ser dócil ao magistério é o que você vai ver agora catecismo da Igreja Católica parágrafo 87 é pequenininho pequenininho os fiéis lembrando-se da palavra de Cristo a seus Apóstolos quem vos escuta a minha escuta Lucas 10:16 recebem com docilidade os ensinamentos e as diretrizes que seus pastores lhes dão sob diferentes formas pronto então docilidade todos os fiéis devem receber com essa característica da Alma O ensinamento da igreja a respeito desse assunto
voltando aqueles que negam a existência do demônio isso não é interpretação católica Isso é uma opinião pessoal individual não condiz com a interpretação católica da mesma forma qualquer opinião que supostamente baseada em exegese em pesquisa isso e aquilo outro Chega a uma conclusão emite uma afirmação isso daqui nega o ensinamento da igreja ou essa interpretação ela é a correta apresento para vocês isso e isso entra em conflito com a escritura com a tradição e com o magistério É opinião errônea não é opinião católica isso não está não condiz não se afina não se coaduna com
o ensinamento das Três Fontes da Fé escritura tradição e magistério por exemplo Dom José quando muitos falam também eh que não houveram nenhum milagre na Bíblia não houveram nenhum milagre aí é demais aí é demais e que também os exorcismos eram problemas psicológicos das pessoas tem muito disso né eu vou morrer eu vou ter um ataque de coração aqui pelo amor de Deus muitos exegetas levanta essas teses Pois é participei sim agora estamos gravando aqui no mês de agosto no mês passado passado eu fui ao encontro da associação internacional dos exorcistas reunidos em Florianópolis sim
em Florianópolis Passei dois dias lá com eles e eu dei duas palestras a primeira os exorcismos nos Evangelhos e a segunda o demônio e os exorcismos no catecismo da Igreja Católica todos eles católicos os exorcistas que realmente professam a fé da igreja com relação ao demônio e com relação aos exorcismos Esta é a fé da igreja o resto é opinião não católica É opinião errônea eu diria opinião herética sim nos Falta 2 minutos e 40 segundos o senhor conseguiria dar um exemplo de uma opinião legítima perfeito Eh vamos a primeira a segunda aos Coríntios Capítulo
12 rapidíssimo Segundo aos Coríntios Capítulo 12 eu não sei se nós já tratamos disso aqui o aguilhão na carne do apóstolo Paulo ele rezou ele pediu três vezes a Deus para livrá-lo desse aguilhão Leia por favor Versículos de 7 a 8 dema para que a grandeza das Revelações não me levasse ao orgulho foi me dado um espinho na carne um anjo de satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade três vezes roguei ao senhor que o apart asse de mim Anjo de satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade
espinho na carne Anjo de satanás São Paulo não explicou o texto portanto é obscuro a grande tradição viva da igreja explicou bem temos suposições de um ou outro padre da igreja mas nunca eles disseram isso como se de fato esse anjo na carne esse espinho de satanás esse anjo de Satanás mas fosse uma determinada coisa emite sua opinião a igreja nunca se posicionou para dizer que Anjo da que que que espinho na carne foi esse que Anjo de satanás foi esse então é legítimo você emitir uma opinião contanto que não fira a escritura Você nãoa
tem o direito de dizer que esse anjo na carne que esse espinho de satanás era um defeito moral do apóstolo Paulo e aquele defeito não pode ter sido uma uma fraqueza ou psíquica ou física ou sociológica ou pode ter sido os inimigos do apóstolo Paulo que na no Capítulo 11 Capítulo anterior eh foram seus cruéis Perseguidores e tal Aqui está um exemplo na minha opinião pode ter sido isso enquanto você está nessa eh postura e essa sua suposição não é contrária à escritura à tradição e ao magistério é uma opinião plausível sim minha gente gente
estamos Encerrando o programa Hoje tá bom demais não queríamos que acabasse mas chegamos ao fim e nos encontramos na próxima semana se Deus quiser vamos pedir a bênção de Deus abençoe-vos Deus todo poderoso Pai e Filho e Espírito Santo AM [Música] Amém em n do Espírito Santo [Música]