1- FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado - EJA MUNDO DO TRABALHO

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CEEJA LUIZ CARLOS ROMAZZINI
Público e privado Qual é a diferença entre espaço público e privado? Os shopping centers, por exempl...
Video Transcript:
[Música] olá tudo bem eu sou uma pessoa comum como qualquer outra mas também sou um filósofo porque adoro questionar as coisas fazer perguntas dá uma olhada a diferença entre público e privado pública do estado privada particular é um exemplo assim de um lugar público shopping na verdade é privada mas é de uso público e você tá aonde aqui num lugar público ou privado privado não público público é aquilo que pertence a todos a coletividade o contrário de público é privado aquilo que pode pertencer a uma pessoa ou um grupo parece simples mas não é hoje
em dia é muito comum a gente encontrar um espaço público ou seja que é de todos sendo ocupados para atividades particulares privadas parece que as pessoas respeitam os espaços que são privados será que o espaço público andou perdendo valor observação genérica vai mostrar que há uma tendência a ignorar o valor é que isso tem pra todos e portanto então depredar e pichar tomará esse espaço público como se ele fosse uma espécie de terra de ninguém [Música] foram os gregos antigos que criaram a idéia de um espaço público onde o cidadão se reuniam em assembléia para
deliberar sobre assuntos da cidade discutir e votar estamos falando da democracia um sistema político em que o poder é exercido conforme leis que expressavam a vontade coletiva nessa época em que a democracia estava começando é o espaço público que tinha mais importância e fama privado vem justamente privação o privado era menos que o público a gente celebra na sociedade antiga sobretudo nas democráticas a decisão pública sandy atenas ou o equivalente em roma ou então o papel do estado o papel da igreja que era um grande parte públicos a partir da formação do estado moderno na
segunda metade do século 15 os conceitos de público e privado passam por uma grande transformação o filósofo italiano nicolau maquiavel foi o primeiro a refletir sobre essas mudanças em sua obra o príncipe ele afirma que a ética é um valor que rege o espaço privado do indivíduo e não espaço público portanto segundo maquiavel a ética não deve reger a política há duas maneiras da gente relaciona ética política uma dizer a ética o reino do bem do certo do justo ea política é o lugar em que você vai tentar vencer tenta ganhar as paradas políticas do
debate a discussão então você não pode ser muito éticos e não pode ser muito justo não pode ser muito correto com essa separação entre ética e política a partir da idade moderna o espaço privado mudou de status antes relegado à não cidadãos agora ele é visto como um espaço privilegiado onde podemos desfrutar de nossa liberdade individual que acontece que se desenvolva um fantástico sistema de produção extremamente eficiente que é o capitalismo que se baseia muito mais na propriedade privada do que no poder público com isto o privado muda totalmente o sentido ele deixa de ser
o o menor prestou a quase maior na modernidade à ordem social não é mais definida pela igreja ou pelo estado ela é definida pelo mercado e no mercado as relações são regulados por contratos e visam à produção de mercadorias no mercado prevalecem os interesses particulares e das empresas privadas vamos ver uma situação que ilustra bem esse aumento da importância do que é privado sobre o que é público recorremos à ficção essa é uma cena da série americana house of cards castelo de cartas em português o personagem frank andrew bud é um membro do congresso americano
ele usa sua influência de congressista para negociar favores da samcorp uma grande empresa de gás natural que danifica o meio ambiente frank se compromete a favorecer os negócios da empresa e em contrapartida a empresa financia a campanha eleitoral de alguns leais companheiros de frank preste atenção como o personagem trabalha o conceito de público e privado natural eu não dou a mínima para gás natural mas eu tenho 67 deputados e eles só querem saber de vencer as corridas assim copa me ajuda a comprar a lealdade em troca eles esperam é degradante eu sei mas quando a
tentação grande todo mundo quer reforçando frank usa o congresso que é público para favorecer uma empresa privada em troca de financiamento de campanha para cargos públicos essa atitude antiética do congressista da série exemplifica muito bem a famosa frase atribuída maquiavel os fins justificam os meios será há vários tipos de ética para simplificá a uma ética que se pauta nos princípios o que é certo eo que é errado é uma outra visão de ética que diz não basta você agir corretamente você tem que pensar qual conseqüências do seu ato por exemplo se é um criminoso chega
para mim pergunta onde está falando e eu sei que ele quer matar essa pessoa pela pela ética só de princípio eu diria verdade que mentira errado mas eu digo para ele é verdade eu estou dando de bandeja para ele quem ele quer assassinar então produz um resultado muito pior do que realmente se dissesse para ele não sei foi para o lado oposto e seta cerveja então tem uma ética de princípios dizem alguns assim em uma época de resultados vamos dar uma olhada nas manchetes de hoje deixa eu ver um suspeita de contrato superfaturado mais um
caso de desvio do dinheiro público olha só o político usou helicóptero do governo que é um bem público para viajar de férias com a família e essa empresa que o lucro milhões desmatando uma floresta que é de todos para fazer um pasto que é só da empresa pois é a fronteira entre interesses privados e bens públicos está muito confuso atualmente o maior problema aí é que é justamente na esfera pública que acontecem as decisões que influenciam as nossas vidas essas decisões são tomadas visando interesses privados como é que fica a democracia nessa história nós temos
um regime regimes democráticos agora esse regime democrático em que os eleitores elejam governantes significam que na prática existe muito o papel da propaganda propaganda política então a nossa democracia não é uma democracia e não não só no brasil o mundo inteiro é uma democracia na qual a imagem do candidato é muito importante a especialistas em fazer o esse marketing da imagem e isso custa dinheiro então nós temos duas consequências são um pouco perigosa para a democracia uma delas é a imagem se torna um fator decisivo de vitória então o candidato é modular seu discurso em
função de pesquisas para agradar o máximo as pessoas ea outra coisa a vida pessoal do candidato se torna também um trunfo então esses são dois problemas sérios que a gente encontra na democracia e que tem a ver com a interferência do dinheiro seja do bem privado na discussão pública ou com a interferência da vida que deveria ser privado na discussão pública nesse mundo em que o público eo privado se confundem como é que fica a nossa privacidade será que ela perdeu o valor com as redes sociais um autor chamado cristo flash chamou a nossa cultura
de cultura do narcisismo seja a gente vive numa permanente tu representação numa espécie de espelhamento contínuo em que a nossa vida pública ea nossa vida privada não sendo embaralhadas eu interajo com o outro como se estivesse com uma câmera ou com um público ou com uma platéia o tempo todo inclusive na vida privada e você também está nas redes sociais ou prefere manter sua privacidade e as celebridades o que você acha da exposição pública das suas vidas privadas você já fez essas perguntas antes não então faça afinal de contas perguntar é a melhor coisa que
a filosofia faz [Música] [Música] [Aplausos] [Música]
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