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Video Transcript:
Oi boa noite muito boa noite seja bem-vindo seja bem-vinda a mais uma aula do curso de história da filosofia aqui do inef meu nome é Vitor Lima e hoje meu amigo que tem a ver que vai ser sobre Frederick nith a febre Clichê eu sei que você tá empolgado nessa aula eu também estou muito empolgado você que já me acompanha sabe que é um dos meus fotógrafos preferidos você eu sei que é um dos Pratos preferidos de vocês mas você mesmo então eu espero aqui atender às expectativas de todo mundo porque eu tô muito empolgado
eu já vou dar logo um salve aqui pra galera que já chegou o Levi Anastácio está aí o João Cordeiro a carmeline o Cássio Cláudio Andreas o Marlon tá aí o Geraldo tá aí a filosofia Sobre Rodas tá aí André Sidney tá aí Roberto arriada tá aí Sérgio Fernandes Diego Veras Roberto reais daí é isso aí ó faço que nem o a galera coloquem aqui embaixo é da onde você vem Qual sua cidade tem aquela hora de Sumaré A Grande Recife tem a galera de São Paulo e coloque aqui qual é a aula a que
você está assistindo se você for Jurema coloca hashtag Jurema que nem o Roberto arriada aqui ó #sou Jurema sou Jurema só que a Jurema quanto sabe que eu tô falando e é isso eu tô muito feliz deixa eu mostrar para você aqui ó o que nós vamos fazer na aula de hoje vamos lá na hora de hoje a gente vai trabalhar com quatro principais abordagens aqui para entender o licha a primeira delas é dividido em três na verdade não era pastor aula eu vou falar sobre o pluralismo o peixe peixe civismo e o experimentalismo done
Tchan Não se preocupa são conselhos que parecem difíceis mas não Ouçam eu garanto a você em seguida vamos falar sobre os princípios apolíneo e dionisíaco que compõem a primeira fase da filosofia indiana e a cera ir na quarta partes falaremos sobre a critica dos valores que Unity propõe em e na última falaremos sobre a afirmação de Novos Valores política propõe ou seja ele tanto tem uma vertente negativa de Gamas assim do ponto de vista da crítica como também é possível analisar os por uma vertente positiva ou seja de construção de Novos Valores eu já vou
adiantando que o Unite é insondável insondável o seguinte sentido São várias as interpretações possíveis sobre ele e vai ficar bem caro porque porque no início da aula quando falar quando eu falarei sobre pluralismo perspectivismo experimentalismo no próprio nicho mas olha só eu quero falar diretamente com você agora aula vai se estender um pouco mais do que o usual por dois motivos primeiro o reunite a pede e portanto e vai ser um pouco mais longa segundo porque eu quero te dar um recado você já sabe que nós estamos na aula 25 e você sabia que o
curso vai até aula 30 sim portanto nós estamos na reta final o curso de Filosofia está acabando sim o curso de Filosofia está acabando em 2020 só que haverá próximos passos sim o inef Continuará em 2021 com Novidades novidades em 2021 nós vamos nós vamos ter algumas novidades e eu quero te colocar a par disso por isso por isso eu vou te dizer qual será o dia de finalização deste curso de história da filosofia ao qual você assistir e eu quero te indicar quais serão os próximos passos bom em dezembro e este curso aqui irá
até o dia Dezoito de dezembro a aula 30 será no dia Dezoito de dezembro e vocês terão aula nos outros dias mas elas não serão ao vivo e Elas serão sobre outro assunto agora no dia dezoito na última aula ao vivo eu tenho uma surpresa para você sim eu vou te apresentar Qual será o próximo passo do inef tanto vou adiantar aqui é um pouquinho aqui quanto talvez talvez em outro lugar talvez em outro lugar então eu te dei um gostinho do que será o ief Além da outra lá no YouTube que não acabará eu
prometi que esse curso é ser gratuito para sempre e será esse curso vai ser gratuito para todo sempre que o YouTube existe pelo menos a gente falamos faremos coisas para além por isso eu quero presentear os nossos apoiadores as pessoas que confiaram na gente desde o início eu quero presentear os nossos apoiadores quem chega nessa nessa época da aula e eu sempre falo alguma coisa assim a parecida com isso ó e se você enxerga valor no que fazemos está dentro das suas possibilidades econômicas considere-se nosso apoiador no catarros e o link está aqui na descrição
do vídeo tá aqui no primeiro comentário sempre falo isso mas agora quero te dar um presente quero te dar um presente e o presente é este eu vou oferecer para os nossos apoiadores uma leitura acompanhada crítica-analítica do livro A Revolução dos Bichos de George orwell este livrinho aqui ó Não deixe de bem aqui aonde você espera atual é um livro super atual sobre uma fábula de tomada do Poder Por parte dos Animais em relação aos seres humanos que tenta fazer uma relação ou uma intertextualidade com a Revolução Russa eo modo como ela se deu bom
dá para você ler esse livro historicamente dá para você ler esse livro de modo literário e eu pretendo ler ele com esse duplo viés vamos ver esse livro com os apoiadores e a leitura do livro vai acabar antes da última aula ao vivo e ela vai servir de preparatório e de presente para quem nos apoiou para que eu no dia dezoito anuncie Deixa eu te dar mais detalhes sobre como isso vai funcionar para funcionar assim ó os benefícios que os nossos apoiadores terão Esse é um guia de leitura de cada capítulo do livro em PDF
você vai receber um guia de dos principais pontos importantes que você deve ler nesse livro aqui caso você queira e você vai ter privilégios que tá errado o que acabei de ver a palavra privilégio errado no próximo passo do inaf SIM no próximo passo do inef os nossos apoiadores terão preferência sobre o que nós iremos fazer então o que que eu faço Vitor eu quero participar do grupo de leitura de análise quero receber esse material quero ter verdade no próximo passo do inef seja apoiador seja apoiador seja apoiador o link está na descrição do vídeo
e no primeiro comentário seja apoiador que você terá acesso a segunda direito que acontecerá assim o cronograma vai ser no dia 22/11 que é o próximo domingo será a introdução e no dia vinte e nove a gente vai fazer do Capítulo 4 do dia seis dos Capítulos 5 ou 7 no dia treze do capítulo 8 ao 10 São só dez capítulos Vitor é muita coisa é nada não é muita coisa não esse livro tem 103 páginas nesta edição aqui ó 103 páginas nas edição é um livro muito curto e até fiz um cálculo aqui ó
são 63 páginas se você lendo o tempo que eu tô sugerindo você vai ler 34 cerca de 34 páginas por semana se você quiser dividir por dia você vai ler cinco páginas por dia só cinco páginas por dia você mata esse livro até antes do dia 18 até antes do dia 18 olha aqui moleza Então você você de quebra vale um livro Até final do ano você fica enrolando para ler livro você vai ler um livro com a minha ajuda com o meu acompanhamento com o meu direcionamento com a discussão dos apoiadores do inmet que
são o máximo Então vai ser ao vivo gratuito aos domingos às dezoito horas mas em vidro gratuito com e é você não falou que era para trabalhadores falei pois apoiadores vai ficar gravado se eles quiserem assistir depois para quem não pagar você vai ter chance assistir ao vivo aqui às dezoito horas do domingo é isso você vai ter chance assistir ao vivo se você assim quiser se você assim quiser você assistir ao vivo mas não vai ficar gravado se você quiser não tem dinheiro não quero te apoiar a vida mas quero assistir ao curso bom
é só você se inscrever no nosso telegram se você quiser ser avisado das lives que não vou ficar públicas elas não vão ficar público as larvas vão ficar escondidas aí se você quiser ficar a a parte das lives entre o nosso canal do telegram que eu vou avisar por lá sempre que eu tiver um minuto para entrar e aí eu mando o link para quem for do nosso telegram e você acessa e assistir as lives ao vivo Isso se você não quiser pagar porque se você quiser pagar eu vou enviar um link para o para
você direto via com a tarde entendi porque quando você o caso você deixa seu e-mail lá então eu te aviso por e-mail logo antes de começar então é basicamente isso é basicamente isso então só repetindo só repetindo haverá acesso vitalício aos apoiadores do inef lá no Catarse eles podem assistir depois que ficar gravado para sempre enquanto eles forem apoiadores obviamente e para quem não que não quiser vai ser ao vivo e se você quiser sem pagar sem pagar Mas não vai ter acesso ao PDF é só vai assistir você pode se cadastrar no telegram que
eu vou avisar por lá sempre que tiver pra gente vai começar entendido vocês curtiram isso eu tô preparando aqui eu tô preparando aqui a é isso eu tô preparando aqui um presentaço para a gente fechar o ano com chave de ouro assim vamos terminar o ano lendo um livro junto cara esse livro é um clássico você precisa você precisa aumentar seu repertório eu tô aqui para te ajudar a matar seu repertório eu tô empolgado com próximo passo do inef e eu quero fazer a leitura da é um aquecimento próximo passo binário Entendi então vem junto
só vem só vem é é só você se acordou com qualquer quantia com qualquer quantia eu não tô botando mínimo não é qualquer quantia Vem Com a Gente Se você não tiver grana Vá assistir ao vivo né Dá um jeito assistir ao vivo vem com a gente vai ser legal para caramba Vai ser legal para caramba tá acabando eu tenho folgado eu quero você comigo certo vamos nessa em Então vamos nessa então ó não se não se esqueça que nós temos um canal do Instagram certo que acontece no qual Acontece uma live todo sábado amanhã
a última laje afinal de contas como professor II de franco e nós falaremos sobre Unity Sobral de hoje lá certo sem mais delongas vamos a única vamos aumente Oi ó queria dizer para você o seguinte queria dizer para você o seguinte eu quero te apresentar a bibliografia e como eu já te Adiantei o lixo é um dos principais filósofos da vida da minha vida pessoal então eu tenho algumas referências Talvez seja próximo no Qual tem mais né do qual eu tenha mais diferenças eu estudei com um especialista em me ter o José Nicolau Julião que
tem vários livros do lixo mais pra essa aula didática tão tudo quanto eu vou pegar esse livrinho aqui ó o parallels zaratustra da editora manole aqui ó é uma síntese da tese de doutorado do meu professor ou ex-professor o Nicolau Julião e aqui é uma síntese em que ele enfrentar já precisará torcer também introduz a filosofia neste ano e nos primeiros Capítulos Isso aqui é uma boa referência a principal referência neste ano no Brasil é uma mulher mafiosa ou faz chamada Scarlett Marton que também tem um livro introdutório que antigo é tão útil quanto é
isso aqui Aliás foi herança deles você quer uma biografia Zinha da editora Brasiliense da Scarlett Marcão do Ninja muito antiga muito antiga e fiz eu vejo o ano aqui ó é de 82 a minha mãe tem até assinatura dela que do ano 86 antes do nascer inclusive vamos fazer mais cargas também aliás as caras vai ser a principal referência Scarlett Marton vai ser a principal referência do aula de hoje tem essa super edição aqui da coleção os pensadores tem várias edições vários trechos do que os principais textos Unity tem o nascimento da tragédia e Filosofia
na época trágica dos gregos sobre verdade e mentira no sentido extramoral tem assim falava zaratustra o que é público tem tem vários fica muito são preciosa para você ter se você quiser ir com Unity e claro para você que nos acompanha você já sabe que existem duas principais referências história da filosofia no curso uma é o Anthony Querem nós nos baseamos também o entre Kane e a outra é e ali e o Dário antiseri nesse Volume 6 aqui da história da filosofia deles certo bom e isso sem falar no meu arsenal de livrinho sobre o
Michel e eu quero te mostrar exatamente aqui eu tenho orgulho disso aqui cara tem orgulho de se ele tá tão velho que ele tá se desfazendo esse livro Aqui eu errei da minha mãe da minha mãe e do meu pai parece atenção de várias aqui essa do Crepúsculo dos vidros para quem me conhece eu falei que ele Unity quando tinha nove anos foi essa obra aqui ó há dez anos eu entendi p**** nenhuma obviamente né mas eu li e isso me influenciou a fazer Filosofia também e tem essas edições mais novas e tal do anticristo
da Aurora eu não tenho todos os tipos bonito tá mas tem bastante dos ela Twister do nascimento da tragédia da genealogia da Moral e da Cruz o final da tarde todos os gregos Então vai ter referência para um bastante muita referência muita referência Então vamos nessa eu espero traduzir tudo isso aqui para você de modo a ficar palatável de modo que você compreenda Unity no todo e obviamente muitas pessoas que assistiram esse vídeo se assistirem procurando erro vão achar obviamente Unity é um cara muito difícil então se você especialista e tá assistindo esse vídeo só
para procurar erro você vai encontrar é isso é claro que eu tenho para falar agora se você é iniciante está assistindo esse vídeo para organizar os conhecimentos sobre Unity Então esse vídeo para você vamos a ele a atriz vou voltar aqui para a os slides um falar sobre ti primeiro sobre a vida Unity bom lá origem nasceu ali na região de Hulk pequeno 600 pronuncia no dia quinze de outubro de 1844 na religião hoje conhecido como alemão em uma né porque não era um milhão estudou filosofia são detalhe curioso a vida Unity que já estudou
filologia que é o equivalente talvez aos estudos das Letras clássicas estudo de letras clássicas filologia estou isso vai bom hein lipsic e nessa época de leu tomou contato com a filosofia do shopping Hauer o mundo como vontade e representação sobre como nós falamos na aula passada bonito e durante muito tempo foi um tributário um grande influente a receber bastante influência no shopping água no começo depois ele rompe um shopping ralo e começou aqui com 25 anos moleque já era prodígio ele foi chamado ocupar a cátedra de filosofia biologia clássica da Universidade de Basileia que também
fica lá na Alemanha período em que encontrou o Richard Wagner que é um grande músico grande música de óperas e quem se aproximou e também por quem se deixou influenciar por fundamente Wagner e Chopin wesson 22 grandes influências do início da vida do início em 71 é de saúde e também por razões Profundas ele não se identificar com a profissão de professor ele se demitiu do ensino e iniciou uma peregrinação de pensão e pensão pela Suíça pela Itália pelo sul da França única foi um Peregrino ele morou em várias pensões na Suíça na Itália e
na França onde ele escreveu a maioria dos livros dele entre Janeiro de 1889 ele caiu vítima de uma enfermidade mental sim nit morreu em Lou que sido em 1900 ele morre aos cuidados da irmã entende da irmã Então essa é a vida no limite brevemente dá um resumo aqui no Twitter né fala sobre Unity em uma sequência de tweets é isso que eu faria as principais obras são a primeiro nascimento da tragédia em que ele aborda de uma teoria estética e histórica e estética sobre a cultura grega sobre a qual falaremos no no início da
aula logo após o falar sobre as obras ou ações festivas onde ele tem uma consideração sobre a história que até hoje estudado nos bancos a universidade humano demasiado humano Aurora gás ciência nessa etapa que ele começa a romper com Wagner e Shopping Hauer assim falava zaratustra que é considerada a obra basilar do lixo né Isso é um ponto de ver gente mas por exemplo é a tese do meu professor não atrás do nicolao Julião aqui os ela custa seria a principal obra do nicho tem o Além do bem e do mal a genealogia da moral'
o que particularmente é a minha obra preferida do nit a se você quiser começar pelo nicho eu sempre sempre digo começa pela janela hoje da moral começa pela janela genealogia da moral' tem o caso Wagner que já é ele rompe com Wagner O Crepúsculo dos vidros própria pela qual eu comecei que não entendi nada o anticristo ou anticristão a tradução a tradução de verde tem um etiomo que é uma autobiografia política contra Wagner óleo mineral na fascinado ser o Wagner que EA vontade de poder que é uma obra que ele não editou só deixou rascunhos
que foi na ver o resultado pela irmã meio nazista Para Não Dizer completamente fica por muito tempo ficou sendo considerado uma obra grande inspiradora de tendências nós estamos mais que hoje não é considerada pelos estudiosos mais gabaritados mas ainda assim muita gente atribui à vontade de poder como se fosse uma obra acabada do lixo não é não é hoje os estudiosos já descartam essa possibilidade e não considero ela como sendo uma obra é digno eu estudei contato neste ano na faculdade de cara que eu estudei com um tradutor da vontade de poder é para o
língua portuguesa eu dei com Nicolau Julião que odiava essa obra né porque fica misturado meio espuria estudei com Danilo também que era meio era mais novo e tal mas também aqueles pênis eu me cerquei dessa galera é mas antes deles hoje ali então enfim vamos nessa vamos nessa vamos começar aqui ó pela primeira parte que eu te prometi vamos entender Unit Se você não entende Unity se você não entender esses três conceitos que são os conceitos pelos quais a Scarlett Marton aquela estudiosos que eu acabei de mostrar tenta abordar ele é o pluralismo perspectivismo e
experimentalismo o que vem a ser esses três conceitos seguinte seguinte esteja conceitos vamos começar pela filosofia pluralista de de acordo com essa perspectiva Unity a tem uma abordagem altamente altamente diversa em relação aos textos que propõe a escrever enquanto vamos lá enquanto o Platão majoritariamente aborda a sua filosofia por diálogos enquanto o Aristóteles majoritariamente por tratados enquanto o cante majoritariamente por tratados enquanto enquanto esses grandes filósofos tem uma abordagem que tende a ser única Unity faz da filosofia uma grande arte no sentido literário da coisa no sentido de diversificar o gênero dele bom então obras
do dnit que são mais dissertativo hoje por exemplo a genealogia da moral que é uma dissertativa ou explicativa mais estruturada por isso que eu recomendo que você começa pela janela da moral ela é mais dissertativa mas tem obras Mais panfletários também em que ele tá atacando os outros como é o caso do anticristo por exemplo que funcionava bem panfletária tá bem panfletária uma obra mais de ataque tem obras aforismatico e também são aforismos são pequenos textos pequenos textos mas o que conhecido com pequenos parágrafos por exemplo a Gaia ciência é uma obra extremamente aforismática mas
Lemos hss ainda hoje trechos uma obra em que ele articula os conceitos aqui ó de morte de Deus de Amor Fati de Eterno Retorno mas ele Norte cura não texto grande é tipo de pequenos parágrafos são os famosos os aforismos tem textos poéticos por exemplo ele escreve poesia também ele escreve essa poesia aqui os ditirambos de Dionísio de tirar uma um tipo específico de poesia do mundo antigo ele tem poesia também tem texto autobiográfico é te amo em que ele fala dele mesmo enfim cara Unity é plural para caramba É por isso que eu eu
fico de cara quando você quer muito novo quer entendeu Unity sem antes saber e textos diversos você não consegue ler um autor da envergadura literária do nit se você tem dificuldade de ler textos básicos Unity é muito complexo a começar literariamente isso Central na filosofia do ponto de vista mais histórico da filosofia e conquiste mais conceitual da primeira vez tem que saber Unity é um autor pluralista no sentido de que ele se expressa de modo diverso são Dados bonito outro dado é que ele é perfect vista ou se propõe a ser prefeito de vista que
que significa isso através de frente vista do lixo indica que não há um sistema acabado nele Unity ao contrário do Rego por exemplo o Visa a da conta da realidade como um todo lembra da hora do Rego através de um princípio que permearia toda realidade o princípio lá da tese da tese antítese síntese lembra disso lembra disso Unity não é sistemático o cante era sistemático também por mais que ele fosse mais Modesto que horrível ele quisesse só abarcar ali o intelecto humano EA ação humana o cante também é sistemático ele quer comprar um sistema em
que cada parte da sua filosofia se a trela a outra de modo a formar um sistema um todo coeso Unity não teve essa preocupação em vida quem faz isso são os estudiosos depois dele quem faz em São estudiosos mas o que é característico dele em vida é que ele adota múltiplas perspectivas para tratar a mesma questão é múltiplas assim se você pegar se você pegar por exemplo o livro da do nascimento da tragédia que é o livro que ele escreveu como tinha lá pelos vinte e tantos anos e se você pegar é o livro mais
de maturidade que é assim falava zaratustra tem abordagem completamente diferente a verdade completamente diferente se você pegar o anticristo é uma abordagem diferente você pegar essa Aurora enfim tem abordagens muito diferentes O cara tá mais interessado em colocar perspectivas para lançar luzes diversa sobre a mesma situação do que fornecer um texto coerente do início ao fim a lógico único não é digamos assim um autor que preze pela lógica tal qual a gente entende hoje e ele toma isso como estilo mesmo como abordagem filosófica entende isso não é aleatório Unity ele escreve assim de propósito porque
ele Ford acima de tudo de uma questão dogmática sobre a realidade ele não quer ser um dogmático que afirma que tem só esse caminho e pronto não ele é peixe peixe de vista ele aborda várias perspectivas para tratar mesma questão e disse e mental segundo Scarlett Marton é dizer que não há receitas acabadas mais apenas hipóteses hipóteses interpretativas sobre a realidade ele não Visa a fornecer uma teoria que vai explicar tudo mas ele Visa a experimentar com o próprio pensar isso se coaduna inclusive com os diferentes tipos de expressão literária com os quais eles se
expressa ele é um grande experimentador do pensamento se ele fosse comparado a um atleta ele seria um triatleta um quadro e afeta um porre atleta se fosse comparado ao músico ele seria um multi-instrumentista se ele fosse comparado a sei lá você já entendeu onde eu quero chegar Unity Não se contenta em tocar apenas violão ele toca violão aí vai para guitarra vai para o vocal depois ele vai para o piano depois ele enjoou a disso ele vai tocar flauta Aí depois ele enjoou da Flauta e vai tocar lá na vai vai batucar Unity é esse
cara ele é completamente e Experimental e se você não sacar que o início assim ela se não não mas isso é urgente e não é meu amigo então se você quer encaixar o lixo numa caixa encaixando uma caixa da ótima se você quiser colocá-lo numa caixa fica à vontade mas eu estou me baseando numa excelente internet do cara que é a Scarlet que aborda essa aborda essa enfim essa perspectiva certo então entenda Unity é experimental peixe para ti vista e frente vista e pluralista certo passamos Então tudo isso indica que Unity é chamado de filósofo
da suspeita é um cara que critica tudo e todos mas tudo e todos Ele é muito provocativo ele tem críticas muito contundentes da três grandes coisas e aqui adotando a linha interpretativa da Scarlett acho que vai te marcam eu vou trabalhar acredito que a gente faz a metafísica Ou seja a filosofia que começa com cartão aqui que ele faz o cristianismo ou a cultura judaico-cristã como e a guerra que ele trava contra a moral do ressentimento guerra a moral do ressentimento a moral do ressentimento é um conceito que articula principalmente nesta obra Mas ele também
articula nesta obra aqui além do bem e do Mal principalmente nessas duas moral do ressentimento eu vou explicar o termo moral para você na aula de hoje e a minha hipótese interpretativa para que você iniciantes começa a adentrar no pensamento neste ano é que você entenda o que significa o que significa moral nunit e por que que se tem é tão basilar essa minha hipótese hipótese interpretativa se você entendeu o que que é moral por Unity E por que que ele critica a moral e como é que ele propõe o valores de novos a moral
eu penso que você tá um passo a mais de compreender essa metamorfose ambulante é um nicho foca nesse conceito certo então vamos lá vamos lá tem uma citação na genealogia eu acho que ele diz o seguinte eu vou até colocar um texto inteiro para você necessitamos de uma crítica dos valores morais o próprio valor desses valores deverá ser colocado em questão para isto é necessário um conhecimento das condições e circunstâncias nas quais nasceram sobre as quais se desenvolveram e se modificaram moral como consequência como sintoma máscara tartufice doença Mal Entendido mas também moral como causa
medicamentos estimulante inibição veneno o conhecimento tal como até hoje nunca existiu nem foi desejado Unity tem uma escrita como você pode bem perceber bastante sui generis bastante peculiar sua e generalizar peculiar ele tem uma escrita em que ele faz períodos longos por exemplo cheio de cheio de intercalações cheio de travessões enfim esse é o limite aí seu grande estilão do nit aqui e ele fala assim vamos fazer uma crítica dos valores morais porque ninguém perguntou qual é o valor do valor a gente presta o pão que o bem o mal tem um valores mas e
qual é o valor do valor Qual o critério pelo qual nós avaliamos o que nós consideramos bem mal essa é uma questão basilar no Unity que é ela que nós abordaremos como fio condutor mas antes vamos nos deter um pouco no que nós conhecemos como o princípio da obra mediana o princípio da obra deste ano que ele aborda nesta obra aqui ó a o nascimento da tragédia me faltou o nome da hora no meio da aula o nascimento da tragédia essa é uma obra de juventude da Unity ele tava recém ali formado na faculdade de
filologia e eram ele é um profundo conhecedor do grego e da cultura grega da mitologia portanto da antropologia portanto da política por tantos gregas então é sobra móveis somente original em termos de interpretação uma obra que Funda um tipo de interpretação um tipo de visão sobre a cultura grega principalmente sobre a tragédia grega Tom eu sempre puxa a orelha de vocês que quer entrar no Unity sem ter cultura clássica né Center cultura clássica como se Unity por esse caráter Demolidor de Ídolos crítico provocativo não fosse ele mesmo eruditos o hit é um erudito então para
você que quer ser rebelde na criticar filosofia sem conhecimento pelo menos se fino seu no seu ídolo bom e seja você também um estudante antes de ser alguém que ir critica por criticar não tem muita atenção bastante original do modo como a tragédia a tragédia grega se compunha ele pega esse fenômeno é esse fenômeno social aqui né que a tragédia e tenta analisar ele como se fosse a Grande Depressão ele é a música gregas da cultura grega como tudo você sabe Você conhece tragédias gregas que elas são bastante cruéis era são bastante Alegre elas são
bastante divertidas sim a tragédia não é só choro às trazer a gestão divertidas sim você que leu já sabe disso Elas têm uma mescla de sensações emoções que faz com que você se sinta perturbado Por que você não sabe muito bem o que sentir mora você sente terror outra você sente Piedade Como diz Aristóteles lá quando ele nós a tragédia outra você rir outra hora você vê uma crueldade sendo feita Ou pelo menos representada a tragédia é uma grande dramaturgia feita para ser ensinada por tantos você vê aquilo e você não sabe como reagir e
é um fenômeno altamente complexo e faz parte portanto como fruto como resultado como grande representante de como os gregos se se comportavam ou até onde eles toleravam a representação pública de fenômenos sociais o livro Analisa isso isso é sensacional porque isso mostra o quanto nós não estamos preparados por exemplo para letra Gere as primeiro que você achar extremamente Cruel se você ele se ele tem alguma convicção Você acharia Cruel Você quer uma edição aqui da barrar da hora da Oeste que pega 33 peças do Oeste pelo Agamenon o aquífero season Mendes você achar isso Cruel
Você acharia Cruel você não deve para seu filho ler provavelmente se você tem um filho e você ficará perturbado mas isso aqui ó é a fundação da nossa cultura e eu disse se interessa por isso O que é isso através de dois grandes princípios Perceba o seguinte tá Quê que são princípios aqui na filosofia Indiana São duas tentativas de explicar como é que funcionam o espírito grego no seguinte aspecto Como é que os gregos pensavam ou que valores eles colocavam nas suas obras culturais e como é que eu consigo compreender esse mecanismo dos gregos de
criar obras culturais e Unity fala a seguinte coisa deixa eu compartilhar com você aqui o desenvolvimento da arte tá ligado a dicotomia do apolíneo e do dionisíaco que que é o apolíneo e quê que é o dionisíaco apolíneo se refere ao Deus Apolo e Dionísio seco se refere ao Deus Dionísio ou Dionísio a a tradição é é divergente aqui mais as duas quer dizer a mesma coisa que são deuses do Panteão grego né do mesmo modo que uma geração provém da dualidade dos Sentidos em continuou conflito entre si e em reconciliação meramente periódica ele vai
explicar por que que tem dois princípios não apenas um quando eu vou explicar o que que os gregos Como é que os gregos se comportava como é que ele disse representavam em suas ou seja dos gregos duas divindades artísticas Apolo e Dionísio ou Dionísio baseia-se Nossa teoria de que no mundo grego existe enorme contraste enorme pela origem e pelo fim entre a arte figurativa a de Apolo ou seja é mais associado a visão associada à imagem associada a representação social da forma associada à ordem à arte figurativa a de Apolo e a arte não figurativa
da música ou seja essa não social imagem Nossa Senhora representação não associado a ordem afinal de contas a música Não Era necessariamente associada a aspectos mais elevados dos Pires não era que é especificamente a Dionísio os dois instintos tão diferentes entre si caminho um ao lado do outro e no mais das vezes em aberta de corte Até que em virtude de um milagre metafísico da vontade helênica apresentam-se por fim acoplados um outro acoplado juntos e nesse acoplamento final gera se a obra de arte tão dionisíaca quanto à polícia que a tragédia grega a obra de
arte tão apolínea conta dionisíaca é a tragédia grega é a tragédia grega essa aqui Ou seja é aquela tragédia ao mesmo tempo a figura Ativa é ordenada nós consegue um enredo organizado com personagens bem definidos com papel e bem distribuídos e é mordem mas ela ao mesmo tempo tem impulsos destrutivos cruéis a tem tem coisas tipicamente que você diria que são talvez malucas para os padrões atuais é uma obra de arte que encerra aqui encarna dois princípios o da ordem o do Deus Apolo e o da desordem que o Deus Dionísio para você ficar mais
a par do que são ordens de e nesse sentido aqui ó veja o seguinte o princípio dionisiaco análise o a partir desta pintura Oi aqui é uma pintura do ticiano noticiano veja o Dionísio aqui com a Ariadne Você se lembra de cimento do Dionísio e da Ariadne a Ariadne foi quem ajudou o Teseu a fugir do labirinto do Minotauro ela deu um fio para que ele não se perder-se no labirinto e que tivesse ali por onde voltar e não se perdesse ela o fez É sob a promessa de que ele a desposasse só que ele
não o faz e na volta na volta para apenas ele a abandona numa ilha chamada Nexus Nexus e aqui exatamente a parte em que a Ariadne a Ariadne tenta ou tá enxergando aqui a chegada do Dionísio a chegada de ônibus então nessa parte aqui nessa parte aqui olha pra mim nessa parte e o Dionísio tá chegando próximo a viagem ele tá ele tá chegando com as maquiagem que por sua vez está olhando para o mar se você percebeu isso ela tá olhando para o mar e nessa olhada para o mar ela tá olhando por um
navio que tá se distanciando você vai saber isso tá olhando o navio que tá se distanciando eu vou te mostrar aqui de novo olha lá esse navio que assistance ando lá perto do ombro esquerdo dela dá para ver uma viu ali ó quase como uma falha que ele é um navio no ombro esquerdo dela quem tá indo embora é o Teseu É nesse momento ela tá com o braço esticado dizendo se não me abandone e o Dionísio é esse cara que tá aí na ponta que chega para resgatá-lo e em nota o mito diz que
eles se casam depois que ela é abandonada pelo Teseu e olha o séquito que é um séquito Victor um certo é o entorno são as pessoas que acompanham alguém geralmente associada a nobreza alguém social nobreza tem um séquito você já tem pessoas que o acompanham Olha o séquito do Dionísio Olha o conto esse Deus é maluco para os nossos padrões obviamente tem de um Fauno que essa criança metade metade bode aqui ó metade humano tem aqui duas duas Panteras lá não sei como é o nome disso leopardos talvez tem aqui um cara se contorcendo como
uma serpente e se fala assim que diabos é isso não sei que diabo é isso é uma pessoa dançando aqui tem uma cabeça na jogada aqui ó destituída do corpo do animal tem aqui ó um cara gordinho bêbado na bêbado jogado tem uma Oi Sandra aqui é a pessoa dançando aqui então Dionísio já chega com a turma da pesada mas eu achei que eu costumo da Pesada E é assim que eu Dionísio o Dionísio é um Deus do excesso do vinho da embriaguez da bebedeira da festa e aqui ó esse cara tá até colocando uma
perna de um animal né é enfim desarticulada do animal o Dionísio é esse Deus Olha o Dionísio é o Deus da desordem O Deus do excesso é o Deus da da expansão é o Deus já da loucura porque não só que os gregos não se envergonhavam nesse aspecto da sua cultura aí é que tá os gregos não se envergonhavam nesse aspecto sua cultura os vemos se orgulhavam nesse aspecto de sua cultura o Diego seguravam disso eles tanto é que eu gravar enquanto fazer um histórias que abarcavam a crueldade que abarcavam o excesso e isso ele
se unisse interpreta mas não só a não só havia também o princípio que ele chama de apoio o companheiro também estava presente então quando ele fala de apolíneo ele se refere a um Deus mais ordenativo digamos assim que é o Apolo Olha a figura do Apolo aqui o Apolo essa figura aqui que sempre representado de modo mais sóbrio né de modo mais ordenado Esse é o Apolo ele já é o Deus da ordenação da figura é da ordem digamos assim o que a gente hoje chamaria de racionalidade é esse é o Apolo Esse é o
Apolo então Unity diz ou Analisa que há que a cultura grega só pode ser entendida na junção do Apolo do Apolo com o Dionísio não há como entender a cultura grega só com Dionísio Nem só com Apolo é preciso que a gente análise essas duas grandes tendências aqui como dois princípios explicativos dos gregos para entender como é que a cultura grega era exuberantes porque que ela resolver antes porque é de fato a nova ordem ela três cara ela buscava figuratividade sim mas ela negar você é um aspecto desordeiro era negar você vai esperto embriagado ela
negava o seu aspecto mais ligado ao chão a terra não pode usar uma metáfora ela se ligava tanto a terra quanto ao céu ligava tanto a terra Dionísio o Deus na do excesso quanto ao céu meu Deus do sonho Apolo Caminho dos Sonhos a cultura grega por assim dizer e na análise da Unity era completa e esse é o estudo Inicial bonitinho é analisando a cultura grega E analisando o quanto ela era completa Porque ela tinha dois princípios fundantes que se complementavam eram opostos mas um não aniquila o outro por mais opostos que fossem clima
cultura só inteira digamos assim quando ela abraça os princípios da vida como um todo tanto apolíneos ordeiros quanto dionisíacos desordeiros se falta um dos dois a vida é perneta a vida não tem uma perna sai um pilar da vida e a vida fica manca e o que acontece na cultura grega é que acontece um fenômeno chamado adivinhe você filosofia e a princípio Unity não vê a filosofia como sendo um princípio benéfico a cultura grega por causa de uma figura histórica que você já conhece muito bem que aliás é um dos meus top 3 filosofos que
é o Sócrates se você se lembra da aula sobre Sócrates o só que a gente começa a filosofia porque um amigo dele vai até o Oráculo de Delfos que era a grande cartomante do mundo antigo Presidente grego e pergunta quem é o homem mais sábio de Atenas e ela diz Sócrates e ele volta esse amigo até a cidade de chocante você homem mais sábio só que a gente não acredita e vai se colocar a prova Nápoles perguntando para aqueles homens que eram considerados os mais sábios o que era a sabedoria deles e nessa o jogo
de conversa são só que eu te descobre então que eles não eram sabes coisa nenhuma porque eles não sabiam conceituar dizer o que eles sabiam dizer então esse da Clara eu posso até não saber o que vocês sabem mas eu pelo menos tenho consciência dos limites do meu conhecimento Esse é o Sócrates para que você se tivesse um detalhe que diz respeito à mitologia Oráculo de Delfos O Deus do Oráculo de Delfos é quem e a Polo a Polo Sócrates em termos simbólicos portanto é um grande representante de Apolo e Unity e captura essa simbologia
e fala assim Sócrates sendo o pai e fundador da filosofia clássica é ele quem é o mestre de Platão que por sua vez ou mais cedo Aristóteles que por sua vez correspondem os três a grande Tríade que vai influenciar filosofia inteira a todos eles estão sob o signo de Apolo e não de Dionísio Iris se esquecem Ou pelo menos né deliberadamente O fazem no seguinte sentido eles esquecem que a cultura grega sendo a junção das duas só sobrevive com essa união ainda que com Feitosa e tenta um abarcar só o aspecto racional ordeiro figurativo relativo
ao pensamento abstrato conceitual isso permite é a morte da cultura helênica é a morte da cultura grega quando chega a Sócrates que é o filósofo modelo o filósofo padrão se você quiser utilizar uma palavra chique ao filósofo arquetípico e decreta que abre de agora em diante vale mais o seu intelecto a o Logos lembra dos conceitos que a parte desordeira e a iva embriagante da vida então a cultura helênica começa a entrar em declínio ele tem imagens bastante ataque pejorativa em relação ao Sócrates né Por exemplo por exemplo aqui eu pego uma situação que o
antes era o reale enfatizam dá uma olhada nessa situação aqui ele falando sobre Sócrates Sócrates foi um equívoco palavras bonit toda a moral do aperfeiçoamento Inclusive a Cristã foi um equívoco a mais crua luz diurna a racionalidade a Qualquer Custo a vida Clara Prudente Consciente e sem extintos em contraste com os extintos isso era apenas doença diferente e de modo nenhum retorno à virtude a saúde a felicidade Sócrates apenas esteve do em o doente trocas esteve apenas doente isso aqui isso aqui é uma das grandes críticas que uniria desfere ao Sócrates por quê Porque os
óculos encarna encarna então que seria essa virada da cultura grega rumo a uma tendência apenas apolínea esquecendo o dionisíaco e portanto meio que tirando um dos pilares centrais da vida salvar dia saudável completa é isso aqui começa a decadência e isso aqui influencia diretamente a crítica que a gente vai fazer posteriormente tanto a metafísica que ele considera como toda a filosofia tradicional quanto a religião cristã que ele fala que é tributária dessa metafísica quanto a moral da modernidade é daqui que surge toda a crítica então é daqui que a gente vai partir tô me sentindo
tá entender essa crítica essa crítica de todo o desenvolvimento cultural do ocidente como sendo tributário dessa negação Inicial socrático filosófica e metafísica do Pilar central da vida humana quer se Pilar dionisíaco Então vamos ver a terceira parte da aula que a abordagem negativa mediana Qual é a crítica que Ele dirige aos valores que derivam dessa cisão inaugurada por Sócrates vamos lá o primeiro a noção de valor para a gente entender a noção de valor para Unity a escala de tirar essa dica e tem que entender em duas perguntas diferentes qual como aconteceu a criação dos
valores que aconteceu a criação dos valores o bem eo mal aqui e qual é o valor do bem e do Mal Qual o valor do bem e do mal então vamos lá quando a criação dos valores aqui eu te remeto aula do Platão foi a aula 4 é por isso que eu digo né não tem como você entender Unity Se você não entende filosofia clássica não existe essa possibilidade você precisa se você nunca assistiu o aluno Platão voltar precisa voltar se você quer continuar assistindo assim por sua conta e risco Por sua conta e risco
o Platão foi o cara que lembra disso ele fez toda a escada a escada de diotima em que para atingir a ideia de Belo para atingir a ideia de Belo a gente tem que percorrer uma longa e em que nós verificamos o belo nos corpos físicos até deu exemplo da Bruna linzmeyer da Scarlett Johansson posteriormente vamos saindo dos corpos físicos e abandonando os interação matemática né que são conceitos abstratos e depois a gente vai em direção ao conceito de Moraes abstratos a qualidade até que nós estamos perfeitamente preparado para encontrar a ideia do Belo ou
da beleza essa ideia será totalmente deixar nada seja totalmente não empírica será totalmente não sensível ela pertenceria completamente ao mundo inteligível só acessível pelo intelecto e essa é uma grande metáfora do Platão ou seja ele divide o mundo em dois um deles pertencente aos sentidos é o corpo outro deles pertencente ao intelecto EA alma outra metáfora conhecida ou também tá ficando conhecida é esta Esta esta aqui a realidade correspondendo aos Estados da alma não tem muito sensível tem um mundo que resto de respeito as opiniões tem mundo inteligível que diz respeito ao conhecimento e a
no mundo sensível tem as sombras que correspondem as visões das sombras nas opiniões tem um mundo dos objetos concretos que corresponde às crenças e convicções que nós temos tem o mundo da matemática que corresponde nosso conhecimento discursivo e tem um monte das formas das ideias que corresponde a nossa intuição intelectual se lembra disso o papel do filósofo então é sair desse mundo sensível das opiniões e chegar cada vez mais ao mundo inteligível que é o mundo do conhecimento o mundo das formas é o mundo das ideias a divisão do mundo é platônica e tem a
metáfora da caverna que a mais conhecida de todas né que o papel do filósofo Então seria sair da caverna sai do mundo das ilusões aparências em todo são enganados ou seja o Platão é o cara que divide a realidade em 21 e você compreender isso e essa interpretação do nit quando ele se pergunta na Como é que os valores foram criados ele volta para o botão dá uma olhada no plantão disunity olha como é que esse cara que foi Talvez um humor a gente mais influente da hora do acidente Quem criou os valores e como
é que ele deu a tonalidade então de como nós que vemos depois começamos a interpretar bonito eu disse o esquema Platônico básico é o esquema da duplicação de mundos ele duplica o sensível eo inteligível um do aparente e o mundo transcendente o mundo das opiniões e o mundo da verdade essa duplicação de mundos fez escola essa duplicação de mundos é a mesma que os filósofos medievais vão utilizar para dar coerência teórica ao cristianismo por exemplo é a mesma que todos os intelectuais do ocidente pelo menos vão utilizar para explicar aparência e Essência essa dívida aplicação
de mundos inaugurará uma tendência de olhar para a realidade e pior disunity inaugurará uma tendência de de negar uma dessas realidades a saber a realidade empírica em prol de outra dessa realidade só saber a realidade inteligível essa duplicação de mundo superado pelo Platão o que nós ocidentais herdeiros de Platão neguemos um aspecto essencial da vida pós parto ligado ao corpo ao mundo de sentidos e no limite ao dionisíaco o Platão a trela por exemplo a ideia ou a forma Suprema de bem de Belo e de verdadeiro como se elas fossem as grandes formas e ideias
que informam que dão sustento fundamento base para todo mundo sensível bem Belo e verdadeiro são as três grandes ideias que dão base para o mundo empírico o portanto a ideia de bem que fundamenta o valor de bem nunca Foi questionado disunity porque desde Platão ela é atribuída ao mundo transcendente e o mundo transcendente é um mundo perfeito é o mundo imutável é o mundo incorruptível é o mundo inabalável é o mundo ao qual Todos nós temos que aspirar e quando o programa inaugurou essa análise da realidade então ele inaugurou e criou de certo modo o
modo como a gente se relaciona com os valores se o bem é transcendente se o bem é absoluto então ele é intocável cabe a nós acessar Lu tá vendo mais acessados cabe a nós conduzir a vida mais adequada para acessar o cabe a nós conduzir é a a conduta de vida mais adequadas para acessar o cabe a nós a saloo mas ele é transcendente ele não está nesse mundo isso é o grande erro da filosofia metafísica disunity e aqui metafísica ponit é o seguinte a metafísica política é essa duplicação de valores duplicação de mundos existe
o mundo do intelectom transcendente existe esse mundo Existem os valores é transcendentes do intelecto incorruptíveis e existem valores terrenos daqui daqui do mundo onde é só que o mais verdadeiro é o que tá lá não está aqui de modo que ir de modo que quanto mais nós vamos lá nos este mundo como Sócrates fez só que foi condenado à morte e não fugiu teve oportunidade não fez o feliz o feliz a tentaram só só você pode fugir a gente já comprou os guardas tá lá no fédon nós Já compramos os guardas vamos sorte ou não
meu amigo Você tem um momento da minha vida que eu posso ficar feliz e agora na hora da morte e os me diz assim o que pessoa decadente ficaria feliz na hora da morte só uma pessoa que nega este mundo em prol de outro e de fato só que te fez isso nesse sentido o sol Continuará em nada diferente da mentalidade Cristã que Nega esse mundo entrar de outro da mentalidade Judaica que neste mundo em prol de outro Claro que fazendo a ressalva sempre aqui na visão do início do cristianismo na visão do início do
Judaísmo sempre haverá um cristão que vai sentir ofendido pelo que está falando porque note meu dever aqui é explicar Unity certo então ouça aula nesses ouvidos tá e essa é a crítica toda vez que houver uma tendência de dividir o mundo em algo absoluto e algo concreto e que se absoluta ao transcendente é o verdadeiro é o belo é o bom E esse aqui por posição é o mal é o falso é o Feio então teremos temos uma espécie de platonismo o início por exemplo chama o cristianismo de o platonismo das massas todo todo Cristão
na na imagem do lixo na concepção da Unity é uma espécie de Platônico sem nunca ter ido Platão porquê porque ao adotar a doutrina Cristã ele já incorpora o esquema de enxergar a realidade duplicada existe o mundo Divino e existe o meu mundo é se lembra da duplicação agostiniana Cidade de Deus Cidade dos Homens É essa a crítica que a gente faz pera aí pera aí pera aí pera aí pera aí não é assim você se esqueceu do aspecto tão essencial à Vida quanto esse prospecto dionisiaco e é esse mundo porque você tá querendo fugir
desse mundo e é isso no limite que faz ele romper tanto com Wagner conto com schopenhauer por quê Porque o chapéu se você notou na aula passada é o cara que Nega esse mundo né como é que ele propõe sair do ciclo de vontade incessante ele propõe sair desse ciclo de vontade incessante negando o corpo negão desse mundo negão dessa realidade é assim que ele propõe e o gente diz assim no limite isso aí não é nada diferente do socket você é tão decadente com troca de schopenhauer você é mais um fruto dessa metafísica é
aqui nós herdamos de Platão/Sócrates e isso só dar uma nova roupagem a ela você é igual em decadência cultural a todos esses metafísicos grandes entendi é essa a grande discordância do nit em relação ao shopping Hauer por exemplo ele vai dar outra perspectiva ele vai outra perspectiva que ele fala assim ó e os valores de modo como nunca falaram é porque pressupuseram porque para se puseram que o valor dos valores estavam transcendente nunca se perguntaram se eles vão se eles vai vir um tanto quando disseram nunca se perguntaram e Unity digo que os valores não
são transcendentes e são humanos históricos e portanto espaço-temporais se nós temos que avaliar os valores nós precisamos e nós temos que olhar para a história e formar me portanto nos informar a respeito de como Eles nasceram e Em que circunstâncias nasceram que classe de origem a valores e aí ele chega no que a gente conhece como procedimento genealógico procedimento genealógico da nome inclusive é um livro né a genealogia da moral' O que vem a ser o procedimento genealógico procedimento genealógico parte da premissa de que os valores podem ser investigados sem que eu tenho que fazer
metafísica sem que eu tenho que duplicar mundos sem que eu tenho que estudar o bem no absoluto botão ascendente no além do intelecto a premissa do procedimento genealógico é o bem eo mal são rastreáveis na história humana e ele portanto vai fazer uma espécie de investigação e histórico social específica da moral ou seja do campo da filosofia responsável por valores valores transmitir moral não é código de conduta regra de vida o ponit moral é o seguinte moral do limite é perspectiva avaliadora que gera valores por nisso e moral é a perspectiva avaliadora que gera valores
e outro conceito essencial essencial é o de tipologia que que é uma tipologia eu ia explicar por que que ele essencial é uma construção pura ou seja conceitual de um fenômeno social enfatizando apenas alguns de seus principais aspectos note isso alguns de seus principais aspectos utilizado para bordar semelhanças e diferenças em relação a casos concretos que que é uma tipologia por exemplo Manauara é uma tipologia eu sou um indivíduo que posso ser encarnado pelo Manauara que que é o Manauara a pessoa que nasceu em Manaus né que o Manauara não existe o Manauara ele ele
é uma construção pura conceitual para explicar um fenômeno e São pessoas que nascem em Manaus porque eles são úteis então Victor Ué porque não dá para ajudar todo e qualquer indivíduo que nasce em Manaus é o último então vou fazer uma abstração chamada o Manauara para explicar pessoas que nascem Manaus as dito isso na estereótipo Não não é estereótipo não confunda as coisas tipologia uma coisa estereótipo outro qual a diferença então o esteriótipo é feito para deturpar a visão do fenômeno a tipologia é feita para estudar o mais científicamente possível na medida em que é
a ciência é permitida nas Ciências Sociais nas ciências humanos então o cientista social tem à sua disposição um tipo ou uma tipologia para olhar para a realidade que é diversa que é múltipla se eu não tiver o tipo manual área como é que eu vou estudar os indivíduos manauaras eu vou ter que conhecer todos eles todos os quatro cinco milhões de manuais que existem é impossível eu preciso pegar as principais características para daí fomos lá uma um conceito que seja minimamente reconhecível é aplicado Unity recorre a tipologias que faz muito isso beber na sociologia mas
deixa para lá Unity recorre à tecnologia portanto entenda isso Unity quando vai falar de forte fraco senhor-escravo que eu vou te apresentar para você Ele está se referindo não a indivíduo o osso perceba isso pelo amor de Sócrates está servindo a tipos tipos ou seja construção pura vou repetir de um fenômeno social enfatizando apenas alguns de seus principais aspectos de propósito utilizado para abordar as semelhanças e diferenças em relação a casos complexos e moral preenche o que que é moral é código de conduta não moral política é sistema de avaliação ou a perspectiva a vereadora
que gera valores isso é moral qualquer perspectiva que gera esse valor ou seja qual que é essa moral e portanto a partir desses dois conceitos Unity começa a investigar os valores ele vai dividir a moral você a perspectiva avaliadora que gera valores em duas grandes Morais a moral dos Senhores e a moral dos escravos ou seja nota que ele tá investigando aqui os valores não mais no mundo transcendente ele tá investigando de valores mais sociedades na história porque a metodologia para estudar as sociedades a história um metodologia ecológica ou seja ele pega um tipo social
e outro tipo social e dessa investigar quais seriam os valores que cada uma dessas perspectivas psicológicas e gerariam na realidade os senhores gerariam valores de uma determinada maneira e os escravos geraram uma valores determinada outra maneira por exemplo que que é senhor ponit o que que é esse tipo senhor senhor bonito é aquele que não se furta a ir à luta é aquele que não se exime do combate e te domina as coisas o lixo obviamente está aqui na mente o e não Guerreiro da Polly churrasco Guerreiro homérico grego Esse é o senhor é o
guerreiro grego é o olices por exemplo é o Aquiles por exemplo é o Ajax por exemplo é o Heitor por exemplo são todos esses Heróis o senhor é volta aqui é aquela tipologia a por quê que vai entrar Gracie porque a Grécia foi a civilização fundante nossa o que não se furta a luta que não se exime do combate domina o escravo por outro lado é aquele que se acovarda diante da luta aquele que foge ao combate e que é dominado vida não entendi porque que ele tá usando né só duas tipologias se a sociedade
é tão diversa não a sociedade não é tão diversa assim pelo menos um nessa época pelo menos um Essa é a sociedade no contexto histórico em que ele tá tentando remontar a origem dos valores não é tão complexa quanto a nossa sim em grande medida dá para gente dividir toda essa complexidade social em dois chips aquela aquela casta ou aquela tipologia que comanda é aquela que tipologia que é comandada cada moral dessa ou seja cada perspectiva avaliadora dessa geram tipo de valor que vai competir para ver qual que é a dominância desses valores na sociedade
qual que vai ser então a perspectiva Ou seja a moral que vai e socialmente falando qual será que vai ser e eu disse continua ele fala assim ó a moral dos Senhores e gera valores assim os senhores são nobres são fortes são todos os sinônimos permite utilizo que começam criando o valor bom para que eles criam o valor bom eles atribuem a si mesmo segundo Unity eles falam assim nós somos bons nós somos nobres nós somos felizes o padrão por Bom somos nós mesmos Acho que dominamos depois de algum tempo a gente fala né como
uma parte da imagem em contraste eles inventam o valor ruim como assim o valor ruim eles atribuem esse valor ruim aos fracos aos desprezíveis aos incapazes de lutar então Note que no início o início lixo de esqueci disso tanto cronológico quanto lógico e no início o valor que predominava na civilização que nos deu origem os valores eram os valores de bom ou seja o valor de bom é tudo aquilo que diz respeito aquilo que se faz bem na caixa dos Senhores e o valor de ruim ou seja tudo aquilo que se faz mal se faz
mal é muito próprio do que a gente considerava virtude você lembra da hora do Aristóteles quando a gente falou que virtude era areté era excelência a virtude ou seja aquilo que alguém faz de melhor é aquilo que a gente faz melhor não sentido moral lá no mundo os gregos aquilo que a gente faz de melhor no sentido da força da potência da capacidade Vital de fazer alguma coisa por isso diz faz todo sentido na origem é assim mesmo se na origem quem domina essa carta de senhores dominadores guerreiros o bom é o que corresponde a
dominância e o ruim é o que corresponde a não dominância então é como se os principais valores aqui foi O bom de ruim Bom e ruim são engendrados são né criados pela maneira Nobre de avaliar Nobre é outro nome para senhor para forte por um movimento de auto-afirmação Então os valores fundantes da civilização segundo Unity os que logicamente vem antes são os valores de bom e de ruim nós somos bons o bom é isso é isso que a valorizado e o contrário Esse é o ruim é aquele que não consegue alcançar esse patamar eles são
os valores fundantes só que não acabei o gente continua existe também a moral a perspectiva valor ativa dos Fracos dos que perderam a batalha os escravos os ressentidos disunity Os fracos são todos sinônimos para a mesma coisa para mesma tipologia segundo lixo e os escravos começam por inventar o valor mal nota que Ao contrário dos bons Eles começam com o mal com que eles diziam designam justamente os fortes o mal para os fracos é sempre o outro que o dominou que o subjugou é a que fez que o fez sofrer o raciocínio cidade dessa maneira
se ele é mal então eu sou bom se é mal então eu sou bom então os valores da moral dos escravos são bom e mau não são mais Bom e ruim porque agora a coisa vai se moralizando lá nos fortes O Bom e o ruim eram aspectos de habilidade de potência de dominância corporal para os fracos o bom eo mau vão ser 16 perto de Moraes bom e mau são engendrados pela perspectiva dos escravos dos Fracos por um movimento de negação e oposição que que o forte faz fica bom e mal para você forte o
forte vai dizer eu sou bom eu sou potente eu domino o que que é mau você quer você quer fraco achei que é o oposto de mim mas eu nem ligo para ele porque ele sequer pode me atingir seu forte falando como é que o fraco fale repórter chega para o fraco fraco ou são seus valores e os meus valores são os seguintes eu sei que aquele cara me fez mal eu sei que ele me fez sofrer eu sei que ele me subir jogou eu sei que ele me fez me causou dor ele é o
mal seria um mau ou bom sou eu o seu mal o bom sou eu nossa diferença de atribuição de valor a diferença portanto de moral posto que moral permite é perspectiva aqui atribui valor são dois tipos que explicam o modo como nós começamos a valorar atribuir valor social e histórico espaço-temporal o que a gente vai dizer é que na briga desses dois surge um grande monstrengo surge um grande mostrando e vamos lá vamos tirar algumas conclusões aqui a primeira o valor bom o valor bom da moral dos Nobres que surgiu de um movimento de auto
afirmação não é idêntico a ao valor bom da moral do ressentido não é que surgiu de um movimento de negação de oposição você percebeu isso se a primeira coisa segunda o valor mal colocado pelos ressentidos pelos fracos pelos escravos na verdade designa apenas o bom é na moral dos novos percebi isso o bom dos Nobres que a dominância da perspectiva dos Fracos eu fiz como mal não ele é mal ele tá me fazendo sofrer deixa ele lugar a perspectiva avaliador do ressentimento dos fracos e desesperados surge de uma inversão de valores o seu ato inaugural
não passa de reação e não de ação na medida em que o ressentido de seria mal então eu sou bom hoje é sentido e se limitam a inverter os valores já postas pelos novos eles não criam os valores eles investem os valores dos novos entendem eles inverte os valores dos nossos essa análise nitiana essa a sagacidade Lidiane aqui para dar conta dessa criação de valores entendi eu não é assim quer ver um valor que o lixo diz que foi subvertido o valor que todo mundo aqui ó eu tenho certeza todo mundo para Me acompanhe agora
vai entender isso se você já usou alguém arrogante o jogo já já ou não sim ou não a flor é muito arrogante Luana muito arrogante vamos investigar que o que que significa arrogância e por que que a gente considera ela um defeito como investigar isso a fundo vamos lá arrogância o seguinte arrogância o seguinte o alcance é quando alguém chega na bradando falando o quanto é bom né Não eu já fui já estudei na Espanha eu já estudei já li na mas milhares aos milhares de livros eu sei falar duas línguas eu tô dando uma
aula aqui de 25 um curso de 25 anos de filosofia coisa que eu nunca vi ninguém fazer com a frequência que eu vejo que o que eu fiz aí você fala assim eu vi tomar um arrogante fica no vídeo já tá contando vantagem cara tava bom até aqui nem precisava de súbito cara para você você era um ídolo para mim agora porque você era humilde quando você começou a ser arrogante aí já não dá Vitor Aí eu já não te tolero porque cara eu não suporto gente arrogante você me deixo eu tô só ensinando tá
fique bem claro é bom analisar esse internamente o que que você se incomoda tanto com quem é melhor que você o porquê que uma pessoa que é melhor que você te incomoda tanto e hoje tem uma resposta é porque você é fraco e o que você é fraca o som motivo explica porque você se incomoda com quem é melhor que você se você é placa é fraco diretoria Teoricamente iria Unity obviamente ele fala assim nossa tio quanto à acusação de arrogância nada mais é do que uma tentativa de trazer o forte para baixo na tentativa
de trazer ou ganhado forte no único Campo que o fraco pode ganhar que é o que Fazendo forte e se sentir culpado por ser bom bom no sentido forte potente dominante habilidoso quando o fraco fala você é muito arrogante né seje menas 6 - aí eu forte que cara É verdade poxa eu não é eu posso até ser isso mas p**** não preciso tá falando né não preciso falar para que lá o coitadinho dele né ele não pode conquistar as coisas que eu conquistei então pude né Coitadinho eu sou mal é porque é uma pessoa
que tem orgulho dos meus habilidades eu não deveria ter orgulho de admissibilidade eu tenho que me sentir na culpa culpa trás habilidades que eu tenho eu tenho é isso eu não posso eu não posso aí o forte pronto acabou de dominado pelo fraco e o gente aponta é isso gente fala assim perceba você o quanto os pedidos para que alguém Seja humilde não são uma tentativa sorrateira de se encontra por alguém em relação a quem o fraco nunca seria capaz de se contrapor se fosse na habilidade é só uma tentativa não de fazer o forte
vir para virtude Mas é uma tentativa de trazer o forte pra mediocridade do fraco incapaz de sair da sua mediocridade a p**** Victor agora você mexeu comigo quando escutei esse exemplo primeira vez Ele mexeu comigo também e eu tô fazendo questão aqui de reproduzir para você porque eu sei o quanto ele é ilustrativo entende o quanto ele ele mexe com a gente Porque ele mexe com a gente porque a nossa cultura blusa do compra ser assim para achar que arrogância entendida nesse sentido específico que eu falei né de uma pessoa que sabe das suas habilidades
propagar as suas habilidades a gente sente mal com alguém que é bom e sabe que é bom not not not aqui que não estou chamando de arrogante aquela pessoa que simplesmente humilha a outra não é essa arrogância aqui me refiro a pessoa que simplesmente o milho a outra ela é mesma fraca né ou seja o que que é o fraco ponit o fraco é aquele que só consegue colocar os seus valores em Oposição a outro e a pessoa que o milho a outra pessoa é fraca lá na forte porque ela se ela só consegue se
sentir bem humilhando o outro então é só consegue colocar os seus valores e oposição outra pessoa o Forte é aquele que coloca o os próprios valores ele ele não liga para o que uso para que os outros pensam entendi é no livro humilhação e não liga para vaidade né porque porque ele não liga o que ele é forte tem que provar para ninguém só liga para validade e para a visão social que é fraco que ele ficasse Provando o tempo inteiro acho que tem que provar nada para ninguém ele é Acabou ele acabou acabou tem
validade invalidade natural o quanto essa psicologia é importante para que a gente entenda a crítica da cultura que a gente faz which vai se basear nesse nesse início da moral né ele falou assim o Platão tá errado e o bom o bem não inicia no mundo transcendente bem dizendo esse número aqui o bem eo mal são humanos e olha só um daqueles iniciam e eu vou te dar uma notícia ruim de summit os fracos venceram em breve vencer eles não vence na habilidade eles vão vencer na força eles vão vencer a potência os fracos vencem
convencendo os fortes de que eles são culpados por serem edição é assim que o choque urgência e venceu bom então tem uma quarta sim uma quarta conclusão aqui que eu de tiro que é seguinte a classe sacerdotal converteu em presidência espiritual o que era permanência política enquanto valor enquanto valor aristocrático né valorar enquanto o valor aristocrático é o bom identificavam-se a nobre A Belo a forte a potente feliz tornando-se valor religioso ou seja o valor dos Fracos ponit o bom passa a equivaler A pobre a miserável a impotente a sofredor a pia do uso a
necessitado a enfermo ah coitado e aqui sincera crítica à religião EA moral Cristã em pista sendo assim ó e vocês inverteram os valores vocês inverteram os valores vocês a religiosos vocês metafísicos você serviram de Platão você certeza de Sócrates vocês que abandonaram a dicotomia intrínseca da cultura grega dionisíaca e apolínea apostando sorte a vida era Apolo e nada mais vocês adoeceram a nossa cultura não precisa duas ser uma escultura essa grande crítica do it é uma crítica que começa na moral a gente começa na moral sacou uma vez que eu já te expliquei o que
que é promete a origem dos valores essa briga entre fortes e fracos em que os sacos ganham porque a religião ganha porque a metafísica ganha e ele passa então avaliar esses valores Então vamos passar o valor dos valores como é que ele avalia é porque convenhamos já faz sentido faz sentido eu perguntar a moral dos nomes é melhor ou pior que a moral dos escravos faz sentido porque essa pergunta é circular né porque soube que critério se fosse o critério da moral dos escravos então malandros na vezes é pior se fosse o proprietário da maior
dos Nobres então é melhor mas aí tem problema né ela na moral se eu tivesse melhor do seu próprio ponto de vista então eu não tenho argumentos é um argumento circular que eu tenho aqui se utiliza o critério de modos novos eu pego mas eu utilizo o próprio critério da moral Desculpa se eu tinha escutado moral dos Fracos o Pedro mas eu utilizo o próprio que tava Demorou dos móveis então eu sou redundante Eu tenho um círculo vicioso aqui não posso utilizar o meu critério para avaliar que eu sempre vou ganhar então a gente se
pergunta a um critério acima do qual é um critério melhor de renda Acima das Morais a um critério Acima das Moraes acima de tanto namorar um Nobre Fontes na moral fraca acima dessas duas perspectivas avaliativas até da Scarlett a 10 da Scarlett é que sim Unity encontra esse critério que ele considera um critério acima da Acima das Morais que são espaço-temporais sociais históricos e secretário Unity vai chamar de vida vida sabe aquela pergunta do abujanra no provocações O que é a vida né única responder assim vou mostrar pra vocês um trecho aqui da genealogia da
eu não coloquei a referência porque coloquei aqui dá uma olhada do além do bem e do Mal melhor dizendo e é a vida disunity é essencialmente uma apropriação uma violação uma sugestão de tudo aquilo que é estranho e fraco significa opressão Rigor imposição das próprias formas assimilação Ou pelo menos na sua forma mais suave um aproveitamento Só falam mais suave a ele continua também uma corporação na qual como indicamos mais acima os indivíduos se tratam como iguais dentro de um grupo dentro de uma corporação os indivíduos relatam como eu acho que acontece em toda a
advocacia sadia né Ele fala deve embora acontece em toda a democracia embora represente um corpo Vivo e não um corpo moribundo fazer nas próprias relações nas portas relações com os outros corpos tudo aquilo que são obrigados a abster-se e os seus componentes nas suas relações recíprocas ou seja se de um lado né os aristocratas se respeitam entre si sejam realizados colocar os aristocratas se respeito entre si eles não praticam algum outro por outro os aristocratas despejam tudo aquilo que eles não fazem entre eles nos outros e se ele tá falando aqui ele continua a é
é nas próprias relações com os outros corpos tudo aquilo que são obrigados a abster-se os seus componentes nas relações recíprocas essa essa deverá ser essa Qual a relação com os outros né Essa deverá ser a vontade de dominação desejar a crescer aumentar atrair adquirir predomínio não já pela mortalidade ou imortalidade mas unicamente porque Vivi e Porque a vida é a vontade de potência a vida é a vontade de potência curiosos lá a vida ponit é essencialmente uma apropriação mas violação uma sujeição não de todos contra todos não vai dizer Hobbes não de todos contra todos
a gente fala não entre a caixa dominante não há não há violação não a apropriação não a sujeição entre a carta dominante a respeito à igualdade forte reconhece outro forte agora fora do grupo meu amigo fora do e a apropriação a violação a sujeição porque não porque eles sejam maus Porque aqui não tem valor ainda de bom e mau porque a viver implica expansão viver implica transbordamento ao contrário da doutrina Nascente na época do Darwinismo lá viver não implica conservação ponit viver implica transbordamentos expansão política por exemplo não faz nenhum sentido dizer que desejo é
falta Como diria o shopping ao e o patrão bonitinho é desejo é vontade de ser mais porque porque você é menos não não não porque tem que falta alguma coisa para crescer mais É porque tem que falar alguma coisa para querer ser mais pergunta a gente porque só absurdo só absurdo só um fraco diria isso só um fraco deseja alguma coisa porque falta agora o forte não desejo porque falta o forte já tem porque ele deseja que a condição da vida a vida é expansão é transbordamento excesso sabe que eu falar que você esquece que
a vida é isso porque ele esqueceu do dionisíaco Porque ele acha que a vida é só Apolo é só medida só moderação é só como como se diz sensatez não a vida a insensatez também é loucura também excesso também embriaguez também e logo a vida a expansão a vida a expansão E aí nessa perspectiva tudo muda as perspectivas tudo muda qualquer Pergunta a moral dos Nobres é melhor que a moral dos fracos pode ser fraseado assim a maneira Nobre de avaliar na moral a maneira de avaliar contribuir para expansão e exuberância da vida ou contribuir
para sua degenerescência para sua decadência para sua avó e a mãe nação E aí essa é a pergunta se o critério para avaliar tudo se eu botar o Carvalho é o valor é a vida em si a vida a expansão E aí a maneira na hora de avaliar a moral aristocrática moral do esports contribui para a expansão para a exuberância da vida o quanto que pra fora da janela Essência gay a questão genealógica por Excelência então a questão que investiga pela origem dos valores e avalia os valores a partir de suas origens é em que
medida o evento cultural x seja semente cultural Revolução Francesa seja evento cultural o livro do Russo seja servente cultural a filosofia de Platão seja sabendo contra o livro do shopping Hauer em que medida o evento cultural X contribue para a expansão da vida ou contribuir para sua Regeneração e se essa é a pergunta essa pergunta talvez que a vida é expansão é transbordamentos E se eu quero avaliar qualquer coisa da Cultura eu tenho que me perguntar em que medida esse evento contribui para a expansão da vida ou para sua degenerescência entendi agora porque ele critica
tanto Platão Sócrates schopenhauer o pessimismo porque ele vai criticar qualquer doutrina e tenta negar a expansão dessa vida em prol de uma vida outra de um mundo duplicado essa pegada crítica indiana e essa pegada que os conhecia essa concepção está por trás que tá baseando A Crítica de Tiana aqui que mexendo é pelo valor das coisas é pelo valor das coisas ele vai ele vai avaliar uma doutrina filosófica não logicamente né não criticando a premissa que dá origem a conclusão ele vai avaliar a doutrina filosófica o livro filosófico o conceito a herança cultural com base
nesse critério me responde ou responde a vida senão expande corta vou mudar conta vamos tentar esperar fiz Punch bota para cá abraço Vamos retomar essa potência essa potência que a gente perdeu muito tempo desde que o Sócrates o grande da cadente Já chegou na cultura mais ou menos assim sacou é isso é no fundo isso aqui no fundo isso aqui e quem dá esse Insight A Scarlet quem vai ser site Scarlet Essa é a parte crítica do nit essa grande crítica moral do nit a metafísica a duplicação de mundos ao cristianismo que nada mais é
do que uma duplicação de mundos agora espiritual ao Sócrates que iniciou essa Tradição A tudo aquilo que porta a vida pela metade a tudo aquilo que corta a vida pela metade E aí você tá com Unity ou não tá até agora você tá convite ou não tá agora e vamos ver a parte mais pro positiva positiva do nicho agora então que a seguinte afirmação de Novos Valores uma vez que ele identifica que a moral dos Fracos o dever de moral dos fortes mas ela nem boa vida e como é que agente faz para afirmar outros
valores então Oi aqui vemos conceitos já os conceitos de morte de Deus por exemplo e você demora de Deus eu vou ler para você aqui agora eu não tive tempo de colocar nos slides mas eu acho que você vai curtir a obra em que aparece para mim representativamente amor de Deus aparece na no assim falava zaratustra mas aparece aqui ó na Gaia ciência e aparece aqui na Essência eu queria que você escutasse porque você ouve tanto esse conceito por aí né mas você nunca leu e talvez né os nossos apoiadores vão ter isso aqui no
nosso material escrito semanal Tá eu vou ler aqui para você porque enfim né eu tou me comprometendo aqui a ser o mais honesto com você possível portanto eu estou tirando aqui ó meu livro até tá bichado mas eu amo esse livro no aforismo 125 aqui da Gaia ciência essa única flor esmatico dividido em pequenas a políticos e ele fala assim o nome do título do crisma o insensato é aquele vai falar sobre a morte de Deus nunca ouviram falar de um louco que em pleno dia respondeu sua lanterna e pôs-se a correr na praça pública
gritando sem cessar sem cessar procuro Deus procuro Deus procuro Deus como lá se encontravam muitos que não acreditam em Deus Seu grito provocou uma grande ilariedade e esse a perdido perguntou um ter-se-á perdido como criança pergunta outro em ostara escondido terá medo de nós terá partido assim gritavam e Riam todos ao mesmo tempo o louco saltou em meio a eles e três passou uns com seu olhar atravessou os com seu olhar para onde Deus foi pra dor eu não vou dizer nós o matamos voz e eu Nós Todos nós somos seus assassinos mas como fizemos
isso como podemos esvaziar o mar que nos deu a esponja para apagar o horizonte que fizemos quando desprendemos a corrente que ligava esta Terra ao Sol para as imagens que ele a utilizam para se referir a Deus sol Horizonte Mar três potências da natureza para onde vai agora para onde vai não pronto Onde vamos nós longe de todos os sóis nós estaremos caindo incessantemente não uma caída incessante você não tem Deus não tem chão e para frente para trás para o lado para todos os lados haverá ainda um acima um abaixo não é ramos como
através de um nada infinito não errar no sentido de né peregrinar não peregrinamos como através de um lado a infinita ou s Deus morreu eu não tem mais referência é inscrito adianto e não tivemos na face O sopro do vazio eu não falar mais frio não é não surgem noites cada vez mais noites não será preciso acender as lanternas pela manhã não tem mais sol não sentimos nada da decomposição Divina os deuses também se decompõe a Deus morreu Deus continua morto e nós o matamos o e como nós como nos controlaremos nós os assassinos dos
assassinos é o que o mundo possui de mais sagrado e possante perdeu o seu sangue sob Nossa faca para imagem que ele tá utilizando o que nos limpará deste sangue como com qual água nos purificar emos que expiações que jogos sagrados teremos que inventar a grandeza desse ato não é muito grande para nós não seremos forçados a tornarmo-nos Deuses para aparecermos pelo menos dignos dos Deuses jamais houve ação tão grandiosa e aqueles que poderão nascer depois de nós depois de nós pertenceram por a estação a uma história mais alta que o foi até aqui qualquer
história o insensato calor o calor após pronunciar essas palavras e voltou e voltou a olhar para seus ouvintes também eles se calavam como ele ele e o fitavam com espanto os pontos atirou finalmente a lanterna o chão de tal modo que se espatifou apagando-se E ele fala de novo e eu chego muito cedo disso meu tempo não é chegado esse evento enorme está a caminho aproxima-se e não chegou ainda aos ouvidos dos homens é preciso tempo para o Relâmpago eo raio é preciso tempo para a luz dos astros é preciso tempo para as ações mesmo
quando foram efetuadas serem vistas e entendidas a estação está ainda mais longe deles que o Astro mais distante de toda via foram eles que o cometeram e conta-se ainda que esse louco penetrou nesse mesmo dia em diferentes igreja sinto ou o seu Requiem eterna deu ou seja um Cântico uma tipo de música de descanso para o Deus eterno expulso e interrogado não cessou de responder na mesma coisa de que servem estas igrejas se são tumbas e monumentos de Deus né se você já tinha um vírus trechos Esse é o trecho da morte de Deus aqui
na hss esse outros tomate Deus ficou esse é o texto amor de Deus e note que não existe nada fólico e eu vou te contar mais você notou que essa figura com a qual ele faz referência você parece muito com uma figura que você já conhece não notou você lembra da aula 8 é que eu te falei sobre cinismo e ceticismo Você se lembra da a Nadia a falta de pudor do Diógenes Eu também quando eu fui te explicar isso eu te mostrei um causo do Diógenes e a lanterna em várias figuras inclusive o Jorge
perguntamos na praça pública é se chover um homem por aí vocês viram um homem por aí eu procuro um homem vocês viram homem tem várias figuras isso é ontem de ontem O que é a mesma figura que Unity usa para falar sobre o cara que está buscando de Deus e é uma é mesmo seguro É mesmo seguro o lixo utiliza o Diógenes Ou pelo menos faz uma referência que implícita na ele não menciona o nome de ordem de novo no trecho mas para falar sobre o anúncio da morte de Deus só um louco como Diógenes
na teria coragem de falar e ninguém entende a segunda anedota do Dior gente né quando o Jorge vai procurar um homem onde a gente vai procurar um homem vamos ficar rindo dele também né as imagens mostram as pessoas dentro do George pessoas ficam rindo de ordem Então é isso essa é a primeira referência à morte de Deus mas o que que há morte Deus nos traz metáforas Deus é o alicerce é o absoluto como é que sou sincero importante na como é que se insere portanto na crítica do Unity EA metafísica como é que eles
eram não acredito nisso é metafísica G1 o Náutico já tá aqui é chamado duplicação de mundos o transcendente o absoluto o essencial o verdadeiro o metafísico Deus é representação do transcendente do absoluto a do Essencial o verdadeiro e quando ele diz que Deus morreu ele tava precisando uma metáfora não é um conceito uma metáfora guarde isso para designar para designar uma época da Cultura em que nós finalmente entenderemos e não temos que duplicar os mundos que o que importa viver neste mundo é que os valores não não não tem que se remeter mais ao transcendente
né ao metafísico ao espiritual é que os valores encontrados neste mundo assim como o Eron na época trágica dos gregos essa metáfora só que ninguém entende que ele disse Deus morreu você percebe ninguém entende por que que ninguém entende o que ele fala as pessoas não estão Preparadas ainda É mas ele já morreu a né Deus físico que morreu Entendi então acaba com essa besteira de compartilhar meme por aí Dizendo que a Deus está vivo a gente está morto para dessa besteira pelo amor de Deus isso é uma metáfora é uma metáfora para duplicação de
mundos Deus é que representa o absoluto representa o transcendente representa a duplicação de mundos objetivo da crítica do nit tá refinação características pelo amor de Deus tá pelo amor de Deus Deus não morreu no sentido literal da coisa tá para com isso entendi uma vez por todas que são uma metáfora para que haja uma mudança cultural que a gente não do Play que mais os mundos que entenda que os valores são aqui neste momento e isso é a primeira proposição é a entrada é a porta de entrada do lixo para a para a proposição de
Novos Valores O que Nota nota ele fala eu vou repetir ele fala assim não e jamais houve ação tão grande Rosa ele não está lamentando que fala jamais houve ação tão grandiosa e aqueles que poderão nascer depois de nós ele fala depois de nós crer pertenceram por esta ação a uma história mais alta que o que foi até aqui qualquer história Portanto a morte de Deus nessa perspectiva aqui a morte do absoluto da duplicação de mundos é a perspectiva que vai inaugurar uma era em que nós finalmente entenderemos que quem coloca o valor e somos
nós Ah e não o transcendente Ah e não transcendente e essa é essa questão essa questão bom então pó se matou aqui um grande conceito do nit o grande concelho dormir agora vamos para o outro grande conceitos qualquer outro grande conselho é o conceito de Eterno Retorno uma vez que lhe abriu as portas para que o mundo não fosse mais duplicado e que portanto a gente tivesse aqui e quase ninguém entende isso Qual que é o valor então que eu tenho que cultivar qualquer disposição que eu tenho que cultivar qualquer articulação que não cultivar para
que eu criei valores vão para o Eterno Retorno que também tá aqui na Gaia ciência dessa vez tá no aforismo 341 341 deixei para você e é tem tem algumas interpretações possíveis de você abordar que o Eterno Retorno tá algumas adaptações possíveis uma delas é a seguinte e você pode interpretar o Eterno Retorno como uma doutrina como uma teoria como uma hipótese científica Eu costumo interpretar o Eterno Retorno como um experimento de pensamentos um grande esse E se fosse assim que que você faria como é que você lidaria com a vida e se fosse assim
a frente 1341 e o peso formidável o peso formidável esse durante o dia se durante o dia ou à noite um demônio te seguisse a mais solitária de duas solidões e te dissesse e esta vida tal qual a vive atualmente é preciso que a Rê vivas ainda uma vez uma quantidade inumerável de vezes e nada a ver a de novo pelo contrário é preciso que cada dor e cada alegria cada pensamento e cada suspiro todo o infinitamente grande e infinitamente pequeno de tua vida aconteça te novamente tudo na mesma sequência e na mesma ordem esta
Aranha esta lua e chá Arvoredo e também este instante eu e eu mesmo ainda não p****** da existência será invertida sem de tensa e tu com ela poeira das poeiras não tiram sarah's a terra rangendo os dentes e amaldiçoar amaldiçoar o demônio que assim tivesse falado ou então terás vivido um instante prodigioso tem que responder ias és um Deus jamais houve coisa mais divina se esse pensamento tomar se fosse sobre ti Tal Qual tu és ele te transformaria e talvez mas talvez já te destrói isso também é a questão se queres ainda e uma quantidade
inumerável de vezes esta questão em tudo e por tudo passaria sobre todas as tuas ações com peso formidável aguentam quanto te seria necessário amar a vida e a ti mesmo para não desejar outra coisa além dessa Suprema EA terna confirmação E aí E se você tivesse que viver esse momento agora esse momento agora aqui você tá ao vivo comigo você tá ao vivo tá tudo bem a gente você não tá ao vivo mais a questão-chave Para o Futuro aqui agora se você reviver esse momento ou você o ama ou de sua área o seu reviveria
ou você amaldiçoar esse momento aí você se lembra que esse conceito é correlato a um período histórico da filosofia que nós já vimos vem comigo e se lembra do amor Fati do epicurismo estoicismo lembra disso na hora certa diz lá o apetite é preciso conciliar nossa vontade com os acontecimentos de tal maneira que nenhum acontecimento ocorra contra nossa conveniência e que também não haja nenhuma nenhum acontecimento que ocorra quando não o Desejamos a vantagem para aqueles que estão assim prevenidos é de Não falhar em seus desejos se não se deparar com que detesta de viver
interiormente uma vida sem dificuldade sem temor sem perturbação eu e o Marco Aurélio continua nas meditações o que a imagem da tua vida inteira não te perturbes jamais não sonhos com todas as coisas dolorosas que provavelmente aconteceram mas a cada momento presente pergunta o que há de insuportável e Irreversível neste exato acontecimento lembra-te então de que não é nem o passado nem o futuro mas o presente que pesa sobre ti guardar retorno um pouco isso e se você tivesse que viver esse momento é e de novo e de novo e de novo e de novo
e de novo e de novo como um peso sobre você que que você faria você é uma auditoria sua vida se você a amaldiçoar E você tá vivendo mal Quem está vendendo mal E você tá conversando com a vida de modo desastroso e se você ficar todo momento esperando é o que tá no futuro acontecer então você tá vivendo no mesmo registro de summit duplicadores de mundo dos socráticos dos platônicos dos cristãos pelo amor de Deus na percepção do início a e não mas quando eu chegar lá e você feliz Ah então você tá no
registro anterior no Egito que Deus está dizendo ainda que a obrigação de mundo está operando se você vai esperar ser feliz com outro mundo chegar então sejam tá Você ainda não entendeu que ele morreu se você ainda não tinha coisa morreu Ah e por fim o amor Fati o aforismo 276 da Gaia ciência e e olha só providencial de final de ano o nome do nome da frente para o Ano Novo vivo ainda penso ainda ainda é preciso que eu viva Pois é ainda preciso que eu pense Sum ergo cogito cogito Ergo sum para você
criou a luz da Caixa entendeu a referência hoje concedo a todos os exprimir seu desejo e seu pensamento mais caros e também direi o que hoje espero de mim mesmo e qual o pensamento que este ano foi minha primeira intenção a qual o pensamento que deveria ser doravante para mim a razão a garantia EA doçura de viver o desejo aprender sempre como Beleza o que age necessidade nas coisas assim seria eu daqueles daqueles que se tornam belas as coisas amor Fati que isso seja doravante meu amor não desejo entrar em guerra contra feiura não desejo
acusar tampouco acusar os acusadores desviar os olhos que esta seja minha única negação em resumo desejo Qualquer que seja a circunstância ser tão somente um afirmador a moral dos Senhores senhores afirmam nego sem onde colocam seus próprios valores não base em seus valores proposição Esses são os valores de ti anos Esses são os valores entre anjos e ó e aqui para terminar a aula o grande conceito de ubermensch ubermensch muito abusivo para super-homem que é super e mente Amém só que eu gosto da tradução isso isso é muito polêmico entre os autores e do Ninja
tá muito polêmico em alguns traduza para o super-homem mesmo o estado limpar além do homem e por exemplo o tradutor aqui ó do assim falava zaratustra cujo nome é Paulo César de Souza que é um especialista ele tá dois para super-homem Mas por que que eu prefiro o além-do-homem a nossa cultura atribuir o nome super-homem um personagem da dos quadrinhos e a gente confunde tudo também a gente confunde tudo que a gente fala que o super-homem mas a Rigor uma tradução literal seria super-homem mesmo tá mas por que que além do homem porque vai ao
encontro do conceito deste ano de internet uma vez que você entendeu uma vez que você entendeu a morte de Deus a duplicação dos Mundos não existe uma vez que você entendeu que o Eterno Retorno pode acontecer e portanto você precisa desejar viver o que vive agora e não outro mundo você tá preparada preparado para anunciar a vinda de um homem que você jamais conheceu é um homem que é tão novo mas tão novo que ele sequer tem nome posteriormente ele está para além de qualquer homem e Unity nunca diz exatamente quer ir Bennett nunca diz
veja o erro conceitual que é dizer que o ubermensch é alguém parecido com o sobrenome dos quadrinhos porque o sobrenome dos quadrinhos é tão humano quanto nós eu e você e o hibernate é tudo menos homem ele além do homem Ele é mais que homem ele tá fora da dicotomia de mundos duplicados ele tá fora da negação desse mundo que ele tá fora desse desse esquema que todos nós estamos inseridos no qual todos nós estamos inseridos Esse é o Hilbert e o lixo é só deles de modo metafórico ele fala que o homem e o
homem é uma Equilibrista entre os seios e o Uber mas ele fala que nos zaratustra o mesmo equilíbrio entre os símios e o Hilbert você já ele não diz que ter o pênis ele no lixo o zaratustra é um grande personagem que vem anunciar a venda desse homem sobre o qual mais nada sabemos mas por oposição ao aqui tá tudo que única crítica seria um homem que isso supera todas as críticas da metafísica na moral dos escravos e tenta resgatar Talvez o dionisíaco perdido quando os óculos disseram na Cultura e ficou é isso é isso
esse é o limite do inef Esse é um nicho que eu queria trazer para vocês esse é o único que me toca esse a gente que eu acho que pode fazer sentido para que você estude Unity por conta própria a partir de então então só para resumir aula de hoje nós vemos em primeiro lugar o que é o pluralismo o perspectivismo e o experimentalismo bonito vemos os princípios apolíneo e dionisíaco na princípio da vida intelectual do nicho que influencia de certo modo da abordagem como um todo vimos abordagem negativa que a critica dos valores metafísicos
cristãos duplicadores de mundo e vimos abordagem positiva que a afirmação deles Novos Valores a partir da morte de Deus da constatação da Morte Deus que é uma morte metafórica do absoluto da duplicação de mundos do amor Fati do Eterno Retorno e dessa Anunciação desse homem novo sobre o qual nada sabemos sobre o qual o próprio Unity não esclarece o que seja então diante disso se você vê valor uma que nós fazemos considere ser nosso apoiador e apoiadora E aí E por quê Porque você vai ter acesso a vários conteúdos Inclusive a nossa a nossa Live
amanhã que é de graça e lembre-se nós vamos fazer como preparação da nova etapa do inesp 2021 a leitura do resumo da Revolução dos Bichos vai ficar gratuita aos domingos às dezoito horas que é gratuita enquanto durar o ao vivo depois não vai ficar mais mais para os nossos apoiadores vai ficar disponibilizada se você quiser o PDF de guia dos livros e se você quiser acompanhar as aulas eternamente nada se quiser salvar isso aqui então considere-se nosso apoiador apoiadores repito terão acesso privilegiado a nova etapa do inef terão acesso privilegiado no acesso automático privilegiada nossas
etapa do ief então considere-se nosso batom o apoiador tudo bem e é isso compre o livro Se você quiser assim o livro aí chá Revolução dos Bichos Se você comprar no link que está aqui na nos comentários você ajuda o Inep é um link da mas nosso do INEP estão um percentual vai para gente você não tem que pagar nada mais tá é o mesmo preço que você encontra no site mas se você compra desse link você nos ajuda te esperamos no domingo esperamos como membro da família Inácio tudo certo então vou ter que ir
que agora vou dar uma aula para o curso pensando bem para Jurema temos aula a quinta aula da semana agora as 8 horas e eu beijo para todos vocês vocês tiverem perguntas sobre a aula eu aconselho vocês a virem amanhã lá para o no Instagram no momento em que eu e estaremos falando sobre a hora de hoje então Mande perguntas para amanhã às 5:00 no Instagram espero vocês lá tá bom muito boa noite muito obrigado e foi um prazer como sempre
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