que todos os elementos que compõem a sua esfera mental a sua esfera de pensamento memória imaginação então está em constante fluxo em constante movimento aqui nunca para é tudo ali é absolutamente impermeanente e o mesmo se passa na Esfera da sua Sensações Essas são mais em permanências ainda quer dizer você não tem uma única sensação que dure sua Sensações estão mudando o tempo todo quer dizer tudo na Esfera da percepção e na Esfera do pensamento tudo mas absolutamente tudo é transitório e permanente claro que você pode criar um de uma espécie de muleta Mental para
isso mediante os conceitos abstratos muito bem mas uma coisa é a permanência do conceito de quadrado e outra coisa é a impermanência do pensamento que o pensa não vamos confundir que o conteúdo lógico do conceito com o ato psicológico de pensá-lo o conceito pode em si mesmo expressar uma realidade que é permanente Mas você consegue pensar de maneira permanente Claro que não por exemplo de você conserva né um quadrado de acordo com a sua definição de quadrado quer dizer uma figura geométrica plana com quatro lados e quatro ângulos iguais daí você consegue agora muito bem
quanto tempo você consegue fixar a imagem desse quadrado na sua mente um segundo dois segundos então nós podemos repetir as mesmas palavras repetimos a mesma definição e hipoteticamente Pensamos a mesma coisa cada vez que voltamos a pensar porém este mesmo funcionamento ele continua transitório E evanescente então é muito simples nós não temos nenhuma percepção e nenhum pensamento que nos indique estabilidade e permanência sobretudo No que diz respeito a você mesmo mas é tudo que você pensa a respeito de você mesmo é instantâneo transitório evanescente E no entanto Você tem uma firme convicção da sua identidade
que permanece ao longo dos tempos quando você lembra de coisas que se passaram quando você tinha dois ou três anos você dizia eu fazia tal coisa eu tomava mamadeira eu caí da cama e assim por dia este eu que vocês preferem é o mesmo que está falando agora e o Da onde você tirou esta firme convicção de identidade algumas espertinhos dizem que esta identidade eu é apenas um artifício linguístico como lhe dão só um nome e o chamam sempre pelo mesmo nome e você associe não é a palavra eu então você acaba se acostumando a
ideia de que você é um e o mesmo só que se você já não soubesse antes disso que você é homem o mesmo como você ia saber que essa palavra esse nome se refere a você portanto essa explicação não funciona de maneira alguma se a unidade permanência do seu eu fosse uma questão de pensamento abstrato ela seria tão evanescente Quanto qualquer outro pensamento abstrato que você tem ela entraria e sairia E você só teria a visão dessa unidade nos momentos que você se concentrasse no conceito como acontece com qualquer outro conceito e no entanto não
é assim nós temos a convicção permanente da unidade permanência do nosso eu sem precisar pensar nela mas ainda nós não podemos pensar nela a unidade permanência do nosso eu não pode ser pensada você só pode pensar o seu eu em determinados momentos da sua ação Você se lembra de estar fazendo certas coisas Ou você tem uma sensação de identidade corporal agora mas nada disso permanece tudo isso é transitório e por mas por baixo disso continua afirma e convicção de identidade permanência do eu Da onde você tirou isso ó se esta unidade permanência não não tem
base física porque o seu corpo se transforma continuamente e até para você perceber a transformação você precisa do senso de unidade permaneça do eu para você saber que aquele que é velho agora foi o mesmo que foi jovem que foi criança mas em nenhum instante você consegue pensar você mesmo como totalidade nunca você consegue Você lembra de um pedaço Você lembra de outro Você fala de uma coisa você fala de outra é ninguém pode ter uma visão completa desse mesmo todas as visões que você tem de você mesmo são fragmentados e transitórias E no entanto
por baixo delas continuam mesmo sentimento de permanência e identidade eu resultado esse senso de unidade permanecedor não é um elemento mental e também não é um elemento corporal ele não está no seu corpo também não está na sua mente ele está onde ele está na sua verdadeira identidade você tem um senso de que você tem uma identidade permanente contínua Tá certo porque porque você tem a solidariedade permanente Então isso é como se fosse uma presença direta da realidade sem intermediação da percepção sensível ou do pensamento estão acompanhando isto então está aí um exemplo daquilo que
eu chamo conhecimento por presença é algo que você sabe não porque você teve uma sensação física daquilo e não porque você pensou mas simplesmente porque a coisa está presente em tudo o que você percebe sensorialmente ou pensa terá a própria base de todos os seus pensamentos e perceptores está continuamente ali Então esse é um caso de conhecimento direto da realidade e no qual o conhecimento se identifica com o ser você sabe que você tem uma identidade permanente Porque de fato você é uma entidade permanente não porque você percebeu o corpo ou porque você pensou nisso
Fora esse conhecimento dessa sua identidade isso não é nem corporal nem mental o que que ela é bom também não sei mais alguma outra coisa certamente e note bem esta uma outra coisa que não é nem corporal e nem Mental é a base que articula toda a sua experiência corporal e mental se desaparecesse esse senso de continuidade e identidade eu por um segundo que fosse todo o mundo das suas percepções e dos seus pensamentos se esfacelaria numa multidão de fragmentos impossível de reunir de volta eu que acontece quando eu fiz sofrer esquizofrênico tem Sensações como
nós é capaz de pensar como nós só que no momento o cesto da identidade do eu assumir o que falta para ele não é nem pensamento e nem percepção é a presença dele a si mesmo que em algum momento foi soterrada sob avalanche de sensações e pensamentos Então vamos dizer que sensações de pensamentos eu como Galhos e folhas de uma árvore E aí dentro do eu tronco então quando ele fica sofrendo que é como se o Galhos e as folhas tivesse crescido tanto que já não se vê o tronco Então qual é o exercício que
eu Suponho o que eu sugiro é a coisa mais simples do mundo é apenas uma mudança do seu eixo de atenção no momento a sua atenção está voltada para a sua Sensações físicas e para os seus pensamentos mas como você sabe que por baixo dessas atenções dessa dessa multidão de percepções e pensamentos existe o senso de identidade que não é nem pensado e nem percebido corporalmente mas está por baixo fundamento é isso é neste senso que você vai prestar atenção agora e aí está o seu verdadeiro eu ou eu não é o que você pensou
não é o que você sentiu corporalmente ele é aquilo que você é constantemente e que está por baixo de todas as suas experiências sensíveis e mentais Então você quando usar a palavra eu você vai se referir a este fundamento porque a sua Sensações podem mudar e muda o tempo todo o seu pensamento pode mudar mil vezes suas crenças mais queridas você pode abandonar trocar por outras e assim por diante Então você vai simplesmente você vai ter que usar algo do pensamento para despertar este senso em maneira consciente nós todos nós temos identidade mas nem sempre
a nossa consciência está centrado nele em geral a consciência está dispersa em elementos da sensação ou do pensamento e não foi eu Então você pode usar a sua memória trouxe simplesmente lembrar que você agora é o mesmo que era quando criança só que você vai focar a sua atenção não na sua figura de agora nem na sua figura de infância mas simplesmente Na continuidade que há entre uma coisa e outra e você vai dizer isto sou eu não é uma experiência Paranormal só que no momento que você faz isso os pensamentos de sensações continuam vindo
porque eles são o reino da mutabilidade então continuamente virando por aí que você vai fazer Vai suprimir não você sempre não vai prestar atenção neles você deixa aquele desenho por no começo vamos aparecer pensamentos e Sensações muito impressionantes que vão atrair a sua atenção e fazer o que você siga o fio deles perdendo de vista o ponto central não tem importância isso acontece uma vez duas vezes você volta sempre ao mesmo Ponto lembra a sua continuidade e você vai saber que a sua continuidade não está nem no corpo e nem no pensamento a sua continuidade
não está nem no espaço e nem no tempo o comum das Sensações vai te abrir para o espaço e o tempo não é isso mas a sua continuidade não está nem no espaço nem no tempo embora não esteja fora deles ela abrir tudo que você pode experimentar e pensar dentro da escala de espaço tempo está contido dentro do seu senso de continuidade e identidade Porque sem existência você não poderia experimentar experienciar nada você pode imaginar agora este seu senso de identidade você pode imaginar de duas maneiras ou como um pontinho sem dimensão que está no
seu centro entre aspas que não é um centro espacial nem sempre temporal mas é um servirá que o procedimento ou você pode imaginar como uma esfera que abrange de antemão todo o conjunto das suas experiências possíveis de ordem corporal e mental de modo que você não perde nada você não vai eliminar o mental você não vai eliminar o corporal você não vai fugir para fora deles você simplesmente vai empacotá-los vai abrangê-los dentro de um senso de continuidade no qual eles todos estão lá tá certo mas estão como se fosse um pedacinho porque no instante em
que você tem esse senso da continuidade eu nesse mesmo instante ele tem o senso de eternidade porque você percebe que isto não é espacial e nem corporal então aí você entrou na Esfera da imortalidade onde você sempre esteve tão entendendo isso aqui é uma experiência muito simples ela dá algum trabalho no começo os seus pensamentos vão atrair você para mim meu lugar seu pensamento as Sensações você vai ser sempre uma coceira aqui entre o peso não sei o quê ou então aparece um pensamento nessa nessa hora aparece mil mulheres peladas para você pensar é um
negócio terrível tá entendendo é difícil você desviar sua atenção delas mas não brigue com seus pensamentos Não tente eliminá-los simplesmente os coloque dentro da esfera do senso de permanência quando você pensar alguma coisa nessa hora lembre-se de que aquilo é só um dos bilhões trilhões de coisas que você pode pensar quer dizer todo mundo dos pensamentos das Sensações está aberto para você sempre esteve porque porque você é alguma coisa porque você tem uma identidade porque você é um erro de verdade então algumas expositores de técnicas parecidas com essa Eles são de Eu a esfera dos
pensamentos e Sensações e daí diz que você tem que se libertar do eu digo mas isso é um erro formidável porque se eu tenho uma verdadeira identidade é essa que eu tenho que chamar de eu e não esfera dos Pensamentos então longe de eu ter que eliminar eu ao contrário tem que me instalar nesse eu e agora eu sou verdadeiramente eu agora eu sei do que que eu tô falando tá entendendo agora na Esfera dos pensamentos e das Sensações existe o que existe apenas o eu narrativo que aquilo que você sabe da sua própria história
que você pode contar existe eu social que a parte da sua história que coincide com aquilo que os outros sabem de você ou onde pode haver um intercâmbio entre o que você sabe que os outros sabem mas existem evidentemente faz parte das sensações de pensamentos então e nem o eu narrativo e nem o eu social são verdadeiro eu o verdadeiro eu conhecido e com aquilo que eu sou vou dizer ontologicamente que eu sou efetivamente que eu sou objetivamente não subjetivamente né e o que eu sou objetivamente é esta continuidade no tempo depois que eu explico
isso fica de boa verdade porque que a pessoa não percebe simplesmente porque a cultura moderna pegou o elemento todos esses elementos que eram que vinham de tradições memoriais e os transformou em hipótese científicas para ser testado e experimentalmente tá certo mas acontece que o modo de testar isso tem sido completamente errado porque note bem quando você vai fazer um teste científico sobre a imortalidade sobre a percepção Supra corporal etc quem está fazendo esse teste quem é a pessoa do cientista do experimentador que está conduzindo o experimento quem é ele Qual é o eu real dele
se ele está colocado na espera simplesmente doeu narrativo ou do eu social então ele apenas uma ilusão então não está qualificado para testar a existência dessa dimensão Extra nas outras pessoas porque ele não percebe essa dimensão Extra em si mesmo é como um surdo fazendo teste de audição nos outros um cego trabalhando de oftalmologista Exatamente isto então é claro que isso é uma violação monstruosa do metro científico mas é esta violação que eles têm chamado de método científico é uma cozinheiro é um erro de metros grotesco grotes pueril pueril e bom eu posso testar essas
coisas nos outros desde que eu tenha percebido em mim mesmo assim como eu posso testar a visão no outro se eu mesmo não é isso então isso quer dizer que só pessoas que tenham é despertar desta consciência de continuidade do eu estão habilitadas a fazer qualquer teste de científico nessa área os outros não os outros são como crianças mexendo em máquina que elas não compreendem então em princípio eu aceito a ideia de que a experiência é o teste último da realidade mas para isso nós temos que fazer experiência a sério ou seja levando em conta
os requisitos que a natureza do fato impõe ao observador científico e não pegando um método qualquer Tá certo e tentando aplicar aquilo como quem tentasse consertar vamos dizer um relógio com uma tela de borracheiro ou com o botecão de dentista que é exatamente o que esses imbecil tem feito imbecis como John Deere sozinho