Olá hoje nós vamos falar de um portante intelectual da passagem do século 20 para o 21 que é o polonês Zygmunt Bauman é o grande responsável por consolidar o conceito de modernidade líquida e também de ambivalência eu queria discutir com vocês esses dois conceitos e é na realidade o baú mais um grande crítico a ideia de modernidade afinal de contas ele vai ser muito fiel a uma noção que foi desenvolvida em primeiro lugar por Charles Baudelaire poeta francês do século 19 que é o inventor da palavra modernidade né É bom que se diga isso mas
a palavra moderno ela sempre existiu Não Existe a palavra moderna entre os gregos os medievais nos antigos e medievais top os modernos hoje conosco e somos estamos o período contemporâneo mas a palavra modernidade ela é um neologismo e shorts poder ler quando definir a modalidade ele vai dizer que a modernidade ela representa de alguma forma a busca pelo eterno pelo imutável ao mesmo tempo que isso convive com contingente com efêmero vejam que portanto a definição de modernidade é uma contradição a busca do eterno imutável significa toda a tentativa do pensamento moderno desde a revolução científica
no século 16 17 com Copérnico Galileu de card e cuja o quê e para dominar a natureza portanto conhecer os princípios ativos a natureza e suas leis exatamente para tornar os seres humanos dominadores sobre a natureza mas por outro lado o poder ler com a sua sensibilidade ele se deu conta de que ao mesmo tempo que buscamos dominar a natureza e ter um controle e previsibilidade sobre o mundo este mundo parece cada vez mais se tornar contingente FM não seja ele literalmente escapa das nossas mãos pelos cenários imprevisíveis cenários Que se mostram de alguma forma
sobre o descontrole não por acaso Karl Marx contemporâneo ao bodeler Bora um não tivesse lido o outro mas contemporâneos o Marco segundo define o capitalismo no Manifesto do Partido Comunista ele dirá que tudo que é sólido desmancha no ar o que significa que este mundo moderno com sua aceleração é capaz de transformar um novo em algo obsoleto O Sagrado em algo profano e as suas percepções tanto de modelar quanto de Max influenciaram profundamente o pensamento de Bauman quando ele pensa a respeito do que que é a modernidade líquida não deixa de ser curioso que Bauman
O autor que muitas vezes se recusa a entregar de forma permanente o conceito de pós-modernidade né o balão prefere usar um outro termo modernidade líquida Qual é o início dessa pós modernidade ou modernidade líquida seria mais ou menos a partir da década de 70 80 bem no final da década de 70 quando nós tivermos ascensão tanto do toyotismo quanto do neoliberalismo o toyotismo do ponto de vista da organização do trabalho trouxe o trabalho flexível a flexibilização também de leis trabalhistas trabalhadores que têm funções polivalentes empresa enxuta automação e consequentemente é uma redução dos gastos trabalhistas
das empresas a ideia então é pensar em terceirizações e empresa cada e não se responsabiliza pelos seus funcionários isso cria um cenário de instabilidade e imprevisibilidade orçamentário diferente daquilo que existia na época do fordismo perdurou até a década de 70 né foi predominante entre as décadas de 30 e 70 para ser mais exato o período fordista o que era estabelecido é um princípios de defesa aos direitos dos trabalhadores via assim segurança no trabalho em termos orçamentários de forma que os indivíduos conseguiram enxergar e conceber né uma previsibilidade orçamentária não seja saber o quanto eu ganhar
e mesmo que fossem demitidos sem direitos EA grandes indenizações O toyotismo que é o mundo que está dado junto com o neoliberalismo nós temos cada vez menos um estado que se preocupa nas políticas sociais de forma que saúde educação moradia são elementos que passam ser de responsabilidade dos indivíduos e não necessariamente do estado e muito menos as empresas o resultado dessa história toda que o indivíduo dentro dessa chamada a e embora o baú não gosto de usar esse termo é o indivíduo que não tem previsibilidade de seja orçamentária ele vive no mundo líquida exatamente por
isso Além disso dentro do toyotismo uma renovação permanente das tecnologias e das mercadorias Graças aquilo que os engenheiros gostam de chamar de obsolescencia programada O que significa dizer que faz parte das estratégias empresariais e industriais criar mercadorias com alto nível de desenvolvimento tecnológico Mas isso nunca vai representar durabilidade por acaso que muitos de nós ao adquirir um celular ou adquirir um computador ou mesmo automóvel nós acabamos nos deparando com o fato de que 23 anos esses objetos começam a dar falhos os seus sistemas deram seu chips também começam a dar Outros tantos defeitos e isso
começa a prejudicar de fato a nossa satisfação com esses produtos portanto esse cenário que nos é dado hoje né de um mundo flexível sem permanência Oi gurias aluno tempo na diferente das nossas avós de avós na que tinham televisores eletrodomésticos geladeiras fogões que duravam a vida inteira onde certa forma é por isso mesmo que Bauman não gosto de usar o termo pós-modernidade Geralmente quem usa essa expressão Não que seja uma regra Universal mas há uma tendência né daqueles que utilizam o termo pós-modernidade e ter uma visão tanto otimista em relação ao Progresso tecnológico científico como
se ele fosse de fato resolver todos os problemas da humanidade lembre-se que na década de 90 quando o despertava em massa o uso dos computadores e internet discussão que existia era de que nós alcançaremos uma aldeia global as pessoas com acesso à informação à comunicação poderiam Então se tornaram mais tolerantes mais cultas tolerantes porque teriam contato com outras culturas outros povos outros conhecimentos e mais contas evidentemente também por isso mas vejam que o tiro saiu pela culatra é hoje temos um mundo banhado por fake news notícias falsas mundo em que a própria intolerância e se
multiplicou através de grupos se encontram e disseminam informações entre si geralmente preconceituosos o que não significa dizer que a internet ou seja isso ela é ambivalente era dialética ela é contraditória e nós vamos tratar disso mas o fato é que aqueles que usam termo pós-modernidade são geralmente intelectuais que são otimistas eu diria até mesmo de alguma forma eles têm um comportamento ufanista né em relação ao desenvolvimento tecnológico científico afirmando que graças à internet entre outras tecnologias o a qualidade da Democracia melhorar ia assim como também no final do século 20 e início do Século 21
Outros tantos intelectuais entre espere Levi por exemplo pegava anunciar que própria economia e esses dinamizar muito mais reduzindo a quantidade de pessoas empobrecidas sem emprego exatamente por haver uma economia Global ele vai se dar conta de que nenhum desses projetos eles se e não é muito menos moderno Iluminista né Nós não sabemos o que a liberdade igualdade e fraternidade uma grande interrogação esses princípios que foram criados pela Revolução Francesa e pela Iluminismo no século 18 não se concretizaram passando mais de dois séculos e a tentativa de dominar a natureza Eu também não foi bem sucedido
Afinal de contas se observarmos bem em pleno século 19 Me diga em sã consciência diria o seguinte e o processo de industrialização o processo portanto do mundo máquina né que é um projeto moderno poderia dar origem a problemas ambientais por exemplo nas décadas de 60 e 70 aqui os ambientalistas denunciaram exatamente a instrumentalização da razão da nossa sociedade e baseou na industrialização significa dizer que quanto mais empregamos a razão a Ciência Tecnologia isso foi causando efeitos colaterais imprevisíveis como o aquecimento global a questão do meio ambiente extinção de animais então Valverde se encaixa exatamente nesse
cenário primeiro que ele não usará o termo pós-modernidade o que só seria possível falar de uma pós-modernidade caso e tão somente nós tivéssemos concluído o projeto moderno mas pouco sabendo que é a liberdade O que é a igualdade EA Fraternidade a liberdade se resume a uma meia dúzia de botões que apertamos a cada dois anos durante as eleições a igualdade é meramente jurídica não social e ainda assim termos jurídicos quando percebemos os problemas raciais em diferentes locais do mundo e étnicos percebemos que alguns poucos têm direitos iguais mas não a maioria como no Brasil por
exemplo a população negra não goza de direitos jurídicos da Igualdade jurídica e fraternidade Como eu disse uma grande interrogação até hoje estamos discutindo Que diabos é isso E além disso a tentativa cartesiano lá no século 17 de dominar a natureza combinou no total descontrole e sua bom então vamos insere nesse perfil mostrando que mal realizamos a modernidade de forma que seria dessa forma impossível falarmos deliberadamente de uma pós-modernidade ele prefere usar o conceito de modernidade líquida o que este conceito está intimamente associado ao que ele vai chamar de ambivalência O que é um de Valência
ambivalência o conceito no qual Quanto mais empregamos a razão a ciência e tecnologia para resolver variados problemas da nossa civilização quase que de uma maneira imprevista ou seja descontrolado acabam por surgir outros efeitos que jamais ninguém imaginaria que pudesse ocorrer o exemplo que nós temos disso né só é o próprio problema são os próprios problemas ambientais não seja eles são resultados sim do desenvolvimento tecnológico científico o que é necessário para resolver esses problemas ambientais a necessidade de desenvolver mais tecnologias mais cientes mais indústrias de forma limpa para resolver os próprios problemas que nós cá bom
então no livro chamado modernidade e ambivalência da Alma procura demonstrar que essa é uma característica central da sociedade contemporânea alguns gostam de chamar de pós-modernidade balão chama de líquido e ela é linda porque o mundo efêmero é o mundo em que sucessivamente as tecnologias evoluem causam problemas imprevistos e nós desenvolvemos cada vez mais Tecnologias para resolver estes mesmos problemas é mais ou menos como hackers né que invadem sistemas de computadores de bancos ou seja água e sistema de banco acabou sendo produzido através de um alto nível de desenvolvimento tecnológico Mas sempre há uma brecha e
depois de rompida Exatamente esse sistema surgem novas necessidades de aprimoramento tecnológico então nós vivemos isso de forma variada né um outro exemplo que eu poderia dar região de Valência aqui é o caso como estava dizendo para vocês agora a pouco da aldeia global eu vejo acreditava-se que no final do século passado todos seriam mais tolerante todos seriam mais e somente porque teriam acesso à informação mas uma ambivalência desse processo Claro o exatamente o surgimento das fake News após verdade a disseminação de Notícias falsas e negacionismo e óbvio que se envolve um grande paradoxo por isso
que eu vi Valente Apesar das pessoas terem tanto acesso à informação nas redes isso não significa que ela se tornaram mais inteligentes mais cultas ou mais críticas mas sim acabaram se tornando se mais massificadas e alienadas alguma forma então vi Valência metaforicamente é como se nós através da Razão da ciência e da tecnologia estivéssemos tentando tampar um buraco e ao mesmo tempo estivéssemos abrindo outros e assim permanentemente então vamo percebe que o mundo é líquido o mundo é efêmero exatamente por esse processo não seja quanto mais razão razão aplicamos algum mais do mundo se torna
descontrolados mais desenvolvemos Tecnologias para resolver os próprios problemas que criamos e o movimento como eu disse incessante por isso que o mundo l o segundo e que nós temos flexibilização do trabalho renovação permanente das tecnologias então de fato mesmo na própria vida individual privada o sujeito também não tem previsibilidade né com os amores são efêmeros o balcão faz algumas reflexões sobre redes sociais e o like aqui nós poderíamos acrescentar a questão de aplicativos de relacionamentos amorosos quanto os indivíduos literalmente não buscam relações sólidas duráveis estáveis mas em relações efêmeras que preenchem necessidades é de Emoções
o mesmo sentimentos mais intensos mas que duram quase nada então essa concepção já havia nascido o modelar quando ele percebeu que a modernidade ela é um misto né entre a busca de um domínio sobre a natureza o controle através do desenvolvimento racional tecnológico científico por isso a busca do eterno imutável de poder ler ao passo que quanto mais buscamos isso mais efêmero mundo se torna Oi gente Walter Benjamin analisando o poema de modelar chamado uma passante eles não ele nos diz o Walter Benjamin que o aço eo o aceleração do tempo a redução dos espaços
que ocorrem na vida moderna já que poderia ser perceptível no século 19 durante todo o século 20 veja limpa dizer que não existe mais relações em que se estabelecem o famoso amor à primeira vista mas sim o amor a última vista e assim que esses amores funcionam com aplicativos amores efémeros ou mesmo no indivíduo o indivíduo no meio da multidão esse poema chamado a uma passante modelar narra a história de duas pessoas que entrecruzam olhares modelar fala de uma moça bonita a quem poderia ter amado para sempre mas num piscar de olhos jamais será vista
é um amor a última vez Então esses são os nossos tempos em tempos líquidos e que houve O que esta essa ambivalência seus e a tal da modernidade líquida ela se E aqui as tecnologias aceleram seu ritmo desenvolvimento nós podemos localizar modernidade líquida principalmente com a ascensão do toyotismo do neoliberalismo a partir da década de 80 isso não significa que antes disso não houvesse modernidade nem que sensações de alteridade é que nós multiplicamos essa Sensações à medida que nossas vidas hoje estão permanentemente conectadas as novas tecnologias Ao acordar ao dormir o despertador a rede social
o trabalho hoje é difícil pensarmos Qual atividade humana não está relacionada às tecnologias vejam que quanto mais aplicamos uso das tecnologias mais do mundo se torna é fêmea haja vista e aqui eu encerro a minha fala a gente pensar que depois da invenção das redes sociais como Facebook Instagram a quantidade de vossas do mundo mais do que se multiplicou é de divórcios do mundo vai O que representa a ideia de que o mundo está cada vez mais efêmero à medida que as pessoas têm mais acesso às tecnologias de informação Você gostou desse vídeo Então aproveite
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