a capoeira é mandinga alemanha é maravilha é tudo que a boca punho abrir uma passagem que estava com a mesma minha mulher que não cessará melhor jogou basquete foi técnico do são paulo ea gente passeando assim a hóstia muito esporte passando na praça da república em uma roda de capoeira e se formou em 1962 - e achei super interessante ativo ele fala em capoeira dê certo e e ainda pode ter que procurar chegar até mais criar eu me interessei pela capoeira anos e foi amor à primeira vista achei bacana o favor a roda da praça
da república ela tem o maior nome é o nome de alguém que já atravessou desde a década de 50 os capoeiras vivem pelo centro de são paulo andam fazendo a roda se manifesta de várias formas no centro de são paulo ea república foi o local onde foi escolhido pela capoeira chinês da da década de 50 com a chegada do mestre ananias que está aí pra fazer essa roda de capoeira é algum tempo há quase dez anos colocaram a gente acaba tendo uma uma decisão que a gente não sabe de quem tirando a capoeira daqui os
capoeiras se movimentar por outro garoto canto da praça nisso como ficou esse incômodo né durante muito tempo alguns capoeiras queriam voltar a ter esse convívio vetar a capoeira está no melhor lugar no lugar em que combina música com alimentação o convívio ea gente tomou uma iniciativa veio que por conta própria de vir aqui no meio eles fazem quatro meses foi abril de 2015 isso coloca a gente a água chamar a polícia e em é um pouco é uma quase uma tragédia a gente imaginar que após o reconhecimento de patrimônio da humanidade de patrimônio nacional de
diversas leis municipais que favorece os artistas de rua ocupação na rua e nem a gente tem uma situação que chamaram a polícia a gente sentiu a gente não sabe ainda exatamente não me parece que a fase com o pessoal do comércio iiec que saiamos daqui nesse local é enquanto a gente tinha ganho a gente tinha tido uma conversa com a subprefeitura em que a gente colocou naquela região nunca terminar no fim de semana eles vieram e disseram que a gente ia sair né não pedro foi uma conversa mudou foi que a gente tinha que sair
com outro lugar que eles decidiram bola do outro lado da praça do lado do artesanato a gente não quer pelo lado exato a gente está cansado de historicamente a gente ser visto como segundo plano é como a manifestação da capoeira mesmo com o reconhecimento público o boné com ações de política pública a prática não acontece onde há gente que tá a gente não consegue vamos pedir o axé vamos pedir o acha a volta começa precisei foi mais esperto porque elas consciência porque deixa e vá à idade tá quem se preparar o rio de 101 sul
mas o dinheiro militar nem nada o que é coisa o que falta as pessoas têm de é ó a capoeira vem mas padre criados menos sucesso nem lógica do próprio livro entender eu fui é o valor é a capoeira vem dessa cultura de si não é como ser bem disse do dos negros que foram escravizados na então os negros eles são traficadas no brasil e eles buscaram se fortalecer né é uma questão de sobrevivência a partir das suas referências africanas né então a capoeira ela surge de elementos que já na que vieram com esses negros
e e aqui foram re significar dados para o contexto que eles que eles viviam então eu tenho influência de algumas danças né algumas lutas quando você entra na moda pra quem é que a política é como se ao eletrizante magnani nosso tempo você o que tem essa capoeira do sangue porém bem tratada ó ele faz coisas imaginados época qual é a roupa eu falei para pessoa seu pai e quando a gente já está a pensar aprender mesmo género ou até mesmo a mesma academia acidente na rota o que manda é a peça nada e eu
com você cada um vai ao ano sempre em função do adversário e isso podem dar condições o jogo fica cinco jovens querer o que é a avó de café num ritual civil não tem um mestre para uma ladainha aí está uma senha porque os dois caras jogarem pelo jovem lá anda à volta do mundo a aquela bota que será assim na cantina vol comum desligou e afirma a mandado de captura bem feito çom legal correspondendo tal tentativa de se dizer em entrevistas sintonia com cursos superiores uma só cena assim é é a parte metafisicamente direito
ao napoli e eu digo a prova se torna um lugar sagrado city psicológico onde nós usamos limitado quando a gente sai na roda de capoeira uma das práticas mais comuns é aquela adeus adeus vou viajar o homem embora óbvia eu vou com deus nossa senhora né então é como se você saísse do mundo vamos ver o sagrado e riess pro mundo profano ó filhos sempre sem pensar ok perdeu o piloto a hora que perdeu 101 rock hori poderia acertar se não a concentrar com certeza é alguém que vai na missa em recente vem em abril
as vendas para olga ali o imposto de deus orixá com os meus erros é professor e agente vai pro jogo vai travar de ação para brincadeira a gente compartilha sempre com o outro uma roda de capoeira você queria participação você nunca consiga de capoeira sozinho sempre de alguém para fazer coisas que você precisa dividir a ordem você aprende a compartilhar nem que você a compartilhar o aprendizado e compartilha depois o conhecimento que tem caracterizado um círculo de cultura é um espaço de onde a logicidade um espaço que se abre para as pessoas expressarem colocarem apresentarem
a sua leitura de mundo ea partir daí ela tem a mediação nas mediações é de uma pessoa mas também tenha um vai mediando o outro neto e paulo freitas assim ninguém é total ninguém nós nos educamos mediadas pelo mundo então o mundo vai nos beijando a sua leitura é mediano a minha aventura sua ea minha vai melhorando a nossa leitura então assim nós temos aí formamos um círculo é um espaço de diálogo diálogo a oralidade o espaço que você pode apresentar a sua leitura de mundo e um espaço onde você vai aprendendo a fazer a
leitura de mundo né vai problematizando esse mundo e vai quer significado encontrando outras outras possibilidades de construção de um mundo né aquela roda de capoeira ela também tem esse despacho há prazo formal ações não é ela problematiza essas ações quando você traz um elemento novo é um espaço aberto a quem quiser pode fazer capoeira ea pessoa pra fazer essa atividade ela tem que se importando ela vai vendo a poeira ea capoeira vai olhando pra ela também e na roda você aprende sobre a capoeira na roda você aprende sobre é a vida dessas pessoas que foram
né violentadas ao longo da história porque as músicas falam né contou muitas histórias sobre a realidade que os negros e as negras neve verão as violências passadas que né que eles tiveram que passar a resistência então na roda de capoeira num se canta sua coisas tristes mas quantas coisas também de como esse povo foi um povo lutador é um povo guerreiro e hoje né eu como negra tô aqui os meus ancestrais né esses povos que vieram e que existiram foi foram as pessoas que permitem que hoje eu esteja aqui falando sobre e falamos sobre isso
né josé rocha pr-ba agora vocês que vou ver se algo definido é como se houvesse uma transformação que deixaram sair brigado o toque do berimbau todos os toques de berimbau e quando você a roda sábado matou o animal algo entre 7 acontece capoeira e aí você faz coisas inimagináveis todo tempo criminal diferencial você fazer um movimento de você se alguém pedir pra conseguir pequeno país não sai mais foi a busca por um perigo ao senhor aníbal é que eles existem tudo vai àquele a que lavará flexível o que ela representa eu vejo assim que é
a capacidade que você enxergar mas não quebrar ela sim vega ela se presta nem a compor com a corda com a pouca cabaça e com aquela uma pedra o acidente provocou a tirar um som é tirar a atirar a provocar um movimento global toca é um aviso o teatro está acontecendo alguma coisa houve um berimbau o f111 ao turismo se o nível do jogo a forma na jogo ao dólar que ontem mesmo mas o mexe mexe o animal tinha roupa tata é uma blusa aqui sentado tacumbú alguma me chamou e portal do normal na rosa
jogando dois amigos mas tb pode itália uma aluna de bola na mão mas se chamou ele primeiramente em volta do português começa a ficar atrás do irmão o berimbau mesmo tempo é um instrumento de luta vamos assim o instrumento musical o que leva a gente a pensar se que é o papel dela é amigo dela mesmo tempo maluco em uma dança então e o que faz isto é muito importante também o que faz o que torna possível a agenda não a agenda permite que o corpo lúteo dançando e dança lutando eu mostrei que eu fiz
agora ele botar meu cd r lá no céu tem 13 estrela colega velho todas as três em carreira em um é bem bota é pasquim a outra não pode ser minha outra é o best jump kinkela no seu time a chegar encontrou com o seu passinho a colega velho e também já eu sou padre quiser saber meu nome colega velho se quiser saber o fato do discípulo de pastinha sul baiano de verdade quiser sabe meu nome colega velho se quiser saber quem sou eu sou discípulo de parte a sua moleiro sim senhor é límpido tabaco
entendeu essa riqueza metros de altura assim desabafa pode querer quando tá ai ai ai de josé domingos que é ai ai de droga no mundo o jogador ainda falou olha até é um governador é a ana tem tomando mas o que eu mais presta atenção na média são as letras das músicas que eu acho que é com um onze escadas não escreviam que ele cantava então a nossa informação da poeira que é casada é o bando de deus é grande e os mais uma mão fechada mas por pouco o deus não do mundo sem deus
nada ensinamento religioso de estouro fraca na verdade essa foi uma insuficiência nada amoral a cultura brasileira em si é oralidade é um é a influência da realidade africana que influenciou a cultura brasileira então só se aprende capoeira sós e sintetiza capoeira um mestre com o conhecimento por exemplo eu méxico a poeira opinar também o médio sul também meu mestre o mestre e natanael também o messi porque de repente qualquer formalidade ps be é falar do que se aprende na capoeira inclui tiva observando olhando do oxi observa o movimento prejudicado escuto mais falou vou reproduzir depois
então é fundamental a necessidade da capoeira a manutenção e tem essa centralidade também do ponto de vista de você pensa é como cosmovisão não é um espaço de você conseguir fazer através dos seus ancestrais a leitura desse mundo como é que a partir de uma herança você é consegue ver percebeu que foi registrado sobre esse mundo que se sabe sobre e que elementos esse seu astral traz que apresenta pra você poder resignificar na realidade não é porque nós fizemos assim resignificando as coisas pra gente poder dever no contexto atual então é tem uma uma questão
muito importante que é com você uma cultura que é oral né como é que você faz e se você traz reconhecimento para as gerações futuras tem até uma música do meu mestre que fala bastante sobre isso no meu mestre é o mestre simples de campinas e ele escreveu uma música que fala o que eu sou hoje que os o que eu sou eu agradeço a papai mamãe vovô ea vovó nem tão é exatamente essa questão da ancestralidade eu me formam a parte dos meus referenciais né antepassados né ou dos meus ancestrais então hoje eu posso
conhecer a capoeira identificar com a capoeira sentir que a capoeira faz parte né da minha identidade é porque eu tive a oportunidade de vivenciar e aprender isso é com o meu mestre então e ele não é com o mestre dele ele com a mãe que é uma referência né que ensinou valores é então essa a relação com essa centralidade também está nessa onda são dois elementos fundamentais dentro da sua entrega das manifestações de matriz africana né a centralidade ea oralidade a oralidade por essa cultura que vai sendo passada de geração em geração e essa funcionalidade
que é são os valores que eu aprendo conclusão de passado a cabeça é kaká que entrou na roda e muita sorte brinca debate e o capoeira é uma versão mais completa do que a pessoa além de filosofia da carroça quando você trabalha o seu corpo não é um grande atleta que joga treina da vai lá com sua cabeça você escreve e fala você pensa em conjunto os dois vôos um da polícia é vingar malisse manha maldade falsidade ataque/defesa alegria e tristeza depois de uma dica domingo andrade então 14 em cima da vaidade eu aprendi que
a mãe dele a malícia essa forma de você conseguir driblar os né as surpresas que surgem na na roda e aí você transporta isso pra vida então essa mandinho essa malícia que muitas vezes as pessoas confundem com um passo atrás na esperteza no sentido negativo né é haja amandinha malícia na roda de capoeira é você saber né ter essa disponibilidade e essa agilidade para você se desvenciliar dessas surpresas que aparecem tanto na roda quanto na sua vida né então veio o golpe de um gato não tá esperando então como é que você vai ter nessa
uma lista de driblar esse golpe 8 com que você vai reagir a ele né num sinal de que as pessoas prontamente transmissor é de treinamento é ela trouxe sáude pior capoeira onde fazer uma pessoa o catar é usada no assalto mas quando vier a capoeira eu tinha um hábito se tivesse um rápido trabalho era bebê até pela idade da inflação relativamente jovem e eu ia pra onde a poeira e na metade da onu que tentava matar aula chega uma hora que eu tive que me perguntar o que é uma pergunta é você e poder ou
é você fazer a poeira o que te atrái que é mais pesado que é mais gostoso porque capa é curiosamente ela te faz acordar e saber que você é você tá muito aquele corrida e você tem que depender de várias decisões o i eu tinha um amigo viu ali era de futebol e joga capoeira e morreu e esse felino 12 atividades do time da época e chegou a dizer que a corrida por causa do pai eu não conheço esse apoio foi com ele quando chegar a polícia o quarto alta anual das barbas e eu tinha
um problema sério de funcionamento desse mercado que junto à cabine o painel visão diferente o número baixo de olhou e fez um tapa no rosto na do que cantar porque não sabe que muito emocionado e que vou falar várias vezes para poder ver só poder vê lo o que detonou na poesia mas depois com a influência dele fiquei encantada com a magia da capoeira escolhido até hoje a 30 vitórias é uma coligação chama-se lá ninguém então esse local evitar vários cursos gratuitos de inglês de violão arrombaram a gestante informática informática uma infinidade de tipos de
cursos todos gratuitos esse trabalho é um trabalho que não é bom a academia de capoeira que é um em um foco mais agressivo até bons e não agressivo no sentido da palavra vai mais direcionado ontem um fator espírita kardecista é um trabalho mais voltado como capoeira que é educativa doutrinária mas com o resgate da comunidade da sociedade muito tal como a psicologia com muito amor no coração conseguir resgatar de um trabalho difícil trazer essa criança conseguiu gostoso daí falar com muita habilidade do sul e caridade que o trabalho muito a gente se entrega para a
criança ea criança esteja com a gente então na maioria das vezes eu diria que eu podia ter mais mas nós que a recíproca é verdadeira é de um de um lado de outro legal e uma troca de experiências entre nós as crianças não estivesse é o que a gente imóvel gente isso é se tornar mestre existem várias né integral ver vários estágios no processo não é todos nós e nos tornamos mais velhos ancestrais né a tradição a gente chama de mais velhos os nossos velhos nós passamos por um processo o processo de aprendizado o processo
de ensinamento também é que os nossos mais velhos nos ensina então dentro desse espaço da da roda da capoeira esse espaço que eu entendo como também círculo de cultura neodi paulo freire tá eu penso que o messi ele vai também se construindo com um ancestral aquele que vai se ouvir a interagir ea falar e continuo aprendendo aprendendo há como falar em que espaços falar né quais são os ouvidos que estão me ouvindo e traz os fundamentos como de qualquer traço das três rotas a religião da religiosidade do samba tem funcionamento da capoeira são também é
necessários para que a pessoa pratique compreendo o que é a capoeira e tem também as questões técnicas aqui que são as pessoas que se precisa para trabalhar a questão da propriedade a oportunidade eu acho que ele faz o papel de ancestral se formando dentro desse espaço porque é uma trajetória a onda também né passa por vários estágios até ser compreendido né porque não é apenas uma certificação mas exige que a comunidade o reconheça então ele não se torne é tornado é o senado não sou eu a inclusão nessa temperatura nessa licença cc tv e ver
o que ele aprendeu comércio e militar femece primeiro lugar é ser uma grande responsabilidade porque tudo que tu dos mesmos em cenário mudou agora passando as novas gerações estão chegando aí é que nós vamos formar para o futuro também passar os mais novos e há a segunda pergunta aí que meu mestre exemplo que não é ser como ele é amigo ele é o nosso entorno é aquele que você procura dúvidas na pessoa que você gosta na verdade ele faz começa a ser parte de você né vida ponto final já a all i e ii sabe
quando vai acabar só daquele local mas nunca nunca mesmo é só isso rio o bacon vive o normal mas não se deve ter no momento estavam na rota do nepal balança de 10 a 1 é pra vim saber