[Música] na capital Pernambucana em 19 de setembro de 1921 nasceu homem destinado a se tornar o brasileiro com maior reconhecimento nos círculos intelectuais do mundo formado em direito pela Universidade do Recife foi no contato com seu povo que descobriu sua verdadeira missão combater a ignorância que escravizava os afligidos pela Dura realidade nordestina sua dedicação ao ensino dos mais pobres e principalmente sua peculiar abordagem de pedagogia alavancaram seu prestígio por todo o país e para muito além dele Paulo Freire é portador de pelo menos 35 títulos de Doutor honores causa concedidos por universidades brasileiras europeias e
norte-americanas foi contemplado com o prêmio educação da Paz da Unesco em 1986 e declarado patrono da educação brasileira em 2012 mas eu te prometo existe um lado oculto nessa [Música] história a partir de experiências educacionais com analfabetos de sua região Natal o Nordeste Paulo Freire desenvolveu na década de 60 seu método de alfabetização de adultos prometendo uma alfabetização mais eficiente capaz de conceder o dom da Leitura em tempo reduzido seu método se caracteriza por ser silábico em oposição por exemplo ao alfabético baseado nas letras do alfabeto e ao fônico baseado nos sons da língua e
sobretudo por integrar a prática Educativa ao contexto sociocultural do aluno o que para a alfabetização não se aplica a muito mais do que selecionar palavras que pertençam ao vocabulário cotidiano da comunidade a única iniciativa de implementação em massa do método Paulo Freire foi idealizado pelo governo João G em seu plano nacional de alfabetização interrompido ainda em seus primeiros meses pelo golpe militar de 64 exceto por essa e algumas outras experiências pontuais o método Paulo Freire nunca foi implementado no Brasil o ingresso do autor no seleto círculo das celebridades intelectuais mundo afora não foi conquistado pelos
resultados de um método revolucionário mas pelo contrário pela revolução contida no seu método ele que não figura entre os autores mais citados do mundo dispon na ter terceira posição da lista quando o critério é alterado de autores para obras mais citadas no campo da Ciência Sociais Paulo Freire para o mundo é um livro um livro que nenhuma relação apresenta com seu método de alfabetização ou na verdade com qualquer método de ensino mas que Funda uma abordagem no mínimo desconcertante de pedagogia a pedagogia do [Música] Oprimido a pedagogia do oprimido parte da crítica ao que Paulo
Freire denomina educação bancária em uma analogia entre os depósitos bancários e o depósito do conteúdo programático nos alunos nesse modelo de educação o aprendizado é visto como uma simples transferência de conhecimento a aprendizes que desempenham função eminentemente passiva no processo a alternativa Proposta no livro é a educação libertadora também chamada de dialógica ou problematizadora em que os alunos participam ativamente do aprendizado desenvolvendo pensamento crítico e consciência social porém ainda que suas definições sejam simples esses conceitos assim como quase qualquer outro extraído da pedagogia do Oprimido não são o que parecem nenhuma incurs no pensamento de
Paulo Freire é possível sem a prévia desativa de suas onipresentes armadilhas linguísticas um exuber festival de metáforas eufemismos e paradoxos conferem obra uma diversidade de Barreiras interpretativas quase Esotérica visto de Fora através das frases citadas a exaustão em meios acadêmicos e mediáticos o livro parece significar algo que somente os verdadeiros iniciados na hermenêutica freiriana sabem que não foi o que o autor quis dizer estamos falando de um autor que não raramente produzia parágrafos como na verdade não há eu que se constitua sem um não eu por sua vez o não eu constituinte do eu se
constitui na Constituição do eu constituído uma outra camada de proteção do verdadeiro significado de suas palavras é a incredulidade daqueles que venham a descobri-lo a ideia de que um pedagogo e principalmente o mais reverenciado dos pedagogos afirme como veremos que a educação não está correta senão instigar a raiva que a violência é uma forma de amor e que o assassinato deve ser cometido em nome da vida parece tão inconcebível por qualquer imaginação sã que obriga o leitor a questionar sua própria capacidade interpretativa dessa forma um primeiro contato com a noção de educação bancária dificilmente deixaria
de produzir rejeição a ela parece ser ponto Pacífico entre as pessoas razoáveis que o envolvimento dos alunos nas lições com sua participação ativa e crtica Produza estímulo cognitivo bem como uma amplitude deos Dea fundamentais paraim mais plo do indivíduo porém a pedia do Oprimido não é Método deensino eent P dos estantes como Paulo fre ainda vai nos lembrar em diversas passagens não está entre suas preocupações como sugere o próprio título da obra a premissa Central assumida por Paulo Freire é de que a sociedade se divide entre opressores e oprimidos dessa forma as críticas que tece
a educação bancária longe de denunciarem as limitações cognitivas de aprendizado ou de crescimento pessoal em que ela incorre tem foco exclusivo no suposto papel que desempenha nas dinâmicas sociais de opressão citando Simone de Bovo segundo a qual os opressores pretendem transformar a mentalidade dos oprimidos e não a situação que os oprime Paulo Freire enxerga a educação bancária como uma maquiavélica estratégia de dominação de mentes em que reduzidos ao papel de receptores passivos de conhecimento os oprimidos são ados pelo ensino dos opressores abre aspas na medida em que esta visão bancária anula o poder criador dos
educandos ou minimiza estimulando sua ingenuidade e não sua criticidade satisfaz aos interesses dos opressores para estes o fundamental não é o desnudamento do mundo a sua transformação o seu humanitarismo e não humanismo está em preservar a situação de que são beneficiários fecha aspas para Paulo Freire uma conjuntura em que opressores e oprimidos vivam em harmonia ou seja A negação de uma inexorável luta de classes só pode existir no discurso manipulador de quem oprime abre aspas não podendo negar mesmo que o tentem a existência das classes sociais em relação dialética umas com as outras em seus
conflitos falam Na necessidade de compreensão de Harmonia entre os que compram e os que são obrigados a vender o seu trabalho harmonia no fundo impossível pelo antagonismo indisfarçável que há entre uma classe e outra fecha aspas ao definir as classes em conflito como aqueles que compram e os que são obrigados a vender o seu trabalho Paulo Freire evidencia a influência do materialismo histórico marxista em seu pensamento além de atestar para além de qualquer dúvida razoável que o sistema opressor a que se refere nada mais é que o capitalismo anos mais tarde em seu livro Pedagogia
da Autonomia a confissão acontece seria em linguagem mais direta abre aspas sou o professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração a miséria na Fartura fecha aspas o anticapitalismo de Paulo Freire em grande parte é fruto do tempo em que suas convicções amadureceram a pedagogia do oprimido foi uma obra escrita no exílio e publicada em 1968 quando Brasil vigorava a ditadura militar e no mundo a Guerra Fria que dividiu territórios e pensamentos em zonas de infuência capit e comun Paulo freu se lado que manhaes perucas O Elo do cristianismo também sua terra natal
aprendeu as mazelas da pobreza e as promessas marxistas de salvação a síntese da transcendência religiosa com a Utopia social conduziu Paulo fre ao socialismo Cristão bem como a declarada simpatia pela Teia da Liber eue digo não foram os campones que disseram a mim Paulo tu já Leste Marx Não de jeito nenhum eles não Liam nem jornal foi a realidade deles que me que me remeteu a Marx e eu fui e eu fui a Marx e quanto mais eu li Marx e tanto mais eu encontrei uma certa fundamentação objetiva para continuar camarada de Cristo eu fiquei
com o Marx na mundanidade à procura de Cristo na transc nessa síntese entre abordagem tão distintas da realidade é que identificamos a fórmula da dualidade de sua obra Paulo Freire aplica as mais elevadas Abstrações da moralidade Cristã como amor humanização e biofilia Amor à Vida a materialidade atrz da Praxis revolucionária marxista a perversão do cristianismo tradicional pode ser encontrada por exemplo no tratamento que Paulo Freire dá à instituição familiar as famílias defendidas pelos adeptos das denominações cristãs majoritárias como núcleos basilares de amor e acolhimento são condenadas na Pedagogia do Oprimido como perpetuadoras da opressão vigente
na sociedade de classes abre aspas as relações Pais Filhos nos lares de modo geral as condições objetivo culturais da totalidade de que participam e se Estas são condições autoritárias rígidas dominadoras penetram nos lares que incrementam o clima da opressão fecha aspas Mas se a família não é para Paulo Freire uma referência de amor então quem poderia ser naturalmente o homem que pregava o ódio como fator de luta capaz de converter o revolucionário em uma fria máquina de matar o guerrilheiro que confessava viver sedento de sangue e que a ação mais positiva e forte é um
tiro bem dado Guevara abre aspas o que não expressou Guevara talvez por sua humildade é que foram exatamente esta humildade e a sua capacidade de amar que possibilitaram a sua comunhão com o povo este homem excepcional revelava uma profunda capacidade de amar e comunicar-se fecha aspas longe de ser o único ícone da revolução socialista citado como referência moral e ideológica na Pedagogia do Oprimido thg evara tem a companhia de Len lderes de ditaduras que figur entre as mais opressoras de que temos conheciment e na obra em que a exalta de líderes opressores convive com a
defesa da Liberdade nenhum conceito tem a interpretação mais corrompida pelo seu uso fora de contexto que o de educação libertadora parece evidente que uma educação que liberte da pobreza por meio de conhecimento e capacitação descortinando para cada aluno um leque de caminhos promissores a serem trilhados seja uma meta almejada na formação escolar mas não para Paulo Freire antes que o leitor conclua que oito pessoal dos Estudantes possa estar entre os propósitos do ensino o autor se apressa em denunciar essa ideia como mais um ardil da manipulação promovida pela burguesia opressora abre aspas insistindo as elites
dominadoras na manipulação vão inoculando nos indivíduos o apetite burguês do êxito pessoal fecha aspas sendo assim um ensino que desperte nos oprimidos o desejo de ascender socialmente dentro do sistema de classes não configura uma educação libertadora como nos lembra a famosa frase atribuída a Paulo Freire quando a educação não é Libertadora o sonho do Oprimido é ser o opressor para Paulo Freire enquanto a busca por êxito pessoal é sintoma de uma aderência ao opressor a a libertação tem caráter coletivo e só se realiza mediante o despertamento da consciência de classe dos oprimidos abre aspas a
sua visão do Homem novo é uma visão individualista a sua aderência ao opressor não lhes possibilita a consciência de si como pessoa nem a consciência de classe oprimida fecha aspas e de que maneira uma educação que disperte a consciência de classe dos oprimidos pode conduzir a verdadeira libertação ora levando o aluno não a lutar por uma reinserção no sistema de classes vigente mas sim a lutar pelo fim do sistema de classes vigente a libertação por isso é um parto e um parto doloroso o homem que nasce deste parto é um homem novo que só é
viável na e pela superação da contradição opressores oprimidos que a libertação de todos a ideia de que a verdadeira emancipação só pode ser coletiva e acontecer mediante a superação dos conflitos entre opressores e oprimidos não é original Paulo Freire está apenas replicando o pensamento de um outro autor abre aspas atualmente foi alcançado um estágio em que a classe explorada e oprimida o proletariado não consegue alcançar a sua emancipação sem ao mesmo tempo e de uma vez por todas emancipar a sociedade como um todo de toda exploração opressão distinção de classes e luta de classes fecha
aspas freder engels O Manifesto Comunista de maneir a mais surpreendente a educação libertadora de Paulo Freire ao mesmo tempo que propõe o desenvolvimento do senso crítico também estabelece previamente o modo certo de pensar o que não surpreende é que esse pensar certo seja nada menos que a consciência revolucionária abre aspas chame-se a este pensar certo de consciência revolucionária ou de consciência de classe e é indispensável À Revolução que não se faz sem ele fecha aspas mas a contradição entre o pensamento crítico e a imposição de um pensar certo não passou despercebida por Paulo Freire que
oferece do livro Uma solução para ela em mais uma de suas construções argumentativas tortuosas ele propõe que os oprimidos por serem vítimas do domínio mental dos opressores sejam meros hospedeiros de pensamentos que eles não pensam por si mesmos abre aspas há de desconfiar sempre desconfiar da ambiguidade dos homens oprimidos desconfiar dos homens oprimidos não é propriamente desconfiar deles enquanto homens mas desconfiar do opressor hospedado neles fecha aspas dessa forma a educação libertadora de Paulo Freire nada mais é que a libertação conquistada pelo Oprimido do pensamento do opressor hospedado nele e como no modelo marxista adotado
por Paulo Freire o desejo único do opressor é o de preservar os privilégios alcançados da exploração alheia uma educação que liberte só pode ser aquela que como nós vimos promova o pensar certo ou seja o despertamento da consciência de classe e o ímpeto revolucionário na Pedagogia do Oprimido a educação problematizadora e o pensamento crítico são aqueles capazes de Livrar o aluno da manipulação do opressor que o impe de aderir revolu tese de que se um Oprimido se opõe à Revolução é porque o opressor está pensando por ele ou seja é porque esse Oprimido não recebeu
uma educação libertadora Paulo Freire afirma daí que enquanto os oprimidos sejam mais o opressor dentro deles mesmos seu medo natural à liberdade pode levá-los à denúncia não da realidade opressora mas da liderança [Música] uma vez estipulado que a educação libertadora é aquela que conduz Os estudantes À Revolução enquanto que a educação bancária é aquela que hospeda nos oprimidos o desejo do opressor de manter a ordem vigente resta a Paulo Freire enfrentar a maior das contradições fomentadas por suas ideias a de pregar ao mesmo tempo o amor e uma revolução que em todos os países que
a promoveram como aqueles liderados por Fidel Castro Lenin maung resultou em morticínios brutais englobando até mesmo alguns dos maiores genocídios da história é quando o malabarismo retórico da Pedagogia do Oprimido Deixa de ser apenas tortuoso para também em ganhar traços perturbadores a linha argumentativa de Paulo Freire começa por justificar qualquer violência praticada pelos oprimidos definindo-a como mera Retribuição de uma suposta violência do opressor como poderiam os oprimidos dar origem à violência se eles são resultado de uma violência inauguram a violência os que oprimem os que que exploram os que não se reconhecem nos outros não
os oprimidos os explorados os que não são reconhecidos pelos que os oprimem como outro porém não condenar a violência praticada pelo Oprimido não é suficiente para Paulo Freire é preciso incit para o homem que reconhecem chevara mas não na família uma referência de amor não surpreende que o amor só possa se manifestar na violência abre aspas na verdade porém por paradoxal que possa parecer na resposta dos oprimidos à violência dos opressores é que vamos encontrar o gesto de amor consciente ou inconscientemente oo de rebelião dos oprimidos que é sempre tão ou quase tão violento quanto
à violência que os cria estee Ato dos oprimidos sim pode inaugurar o Amor fecha aspas ciente de que o ódio de classes é um combustível poderoso da violência revolucionária Paulo Freire na Pedagogia da Autonomia afirma estar errada uma educação que não instigue a justa raiva abre aspas está errada a educação que não reconhece na justa raiva na raiva que protesta contra as injustiças contra a deslealdade contra O Desamor contra a exploração e a violência um papel altamente formador fecha aspas seguindo na exaltação da insurgência violenta contra os opressores Paulo Freire produz a passagem que poderíamos
eleger como a mais representativa de sua obra assimilando em uma frase os mais característicos recur da linguagem freiriana a abstração metafórica no caso a expressão criadora de vida desvinculada de qualquer preocupação em precisar o significado pretendido com ela o paradoxo atordoante no caso a conciliação entre os conceitos de vida e morte e o eufemismo empregado para coroar a completa inversão moral fabricada pensa no caso a substituição de assassinato Pela expressão deter vidas o resultado dessa composição foi abre aspas a revolução é bió é criadora de vida ainda que para criá-la seja obrigada a deter vidas
que proíbem a vida fecha aspas o principal Livro de Paulo Freire não contém um método de ensino mas a defesa de uma educação instrumentalizada para a formação de militantes revolucionários e isso é prontamente reconhecido por qualquer pessoa familiarizada com sua obra pelo menos no exterior na página Oxford reference que reúne verbetes de dicionários e enciclopédias da Oxford a referência a Paulo Freire encerrada com a ressalva abre aspas devido implicações políticas da sua abordagem classificado como um educador radic fe aspas no glossário da Harvard divinity School Paulo Freire é descrito como alguém cuja ideia expressou em
partes iguais Jesus Cristo e Marx em publicações jornalísticas e livros das mais diversas orientações referências a Paulo Freire vê frequentemente adjetivas de marxista ou socialista o reconhecimento de Paulo Freire no exterior em nada se compara com o que ele recebe no Brasil seu prestígio internacional restrito quase que inteiramente ao círculo acadêmicos se deve ao Fascínio que o Marxismo e suas derivações exercem nos ambientes de especulação teórica das Ciências Sociais na mesma lista de obras mais citadas que contempla a pedagogia do oprimido o Marxismo aplicado à educação também encontramos autores como lev vigotsky que aplicou o
Marxismo à psicologia benedict Anderson cientista político marxista Pierre bordier sociólogo de inspiração marxista além é claro do próprio Carl Marx Paulo Freire tem uma obra tão vasta provavelmente um dos pensadores brasileiros mais conhecidos e renomados e em todo o mundo que Paulo freira era um Democrata Paulo freira é alguém que propune a noção de diálogo eu venho a essa Tribuna fazer uma homenagem a uma das pessoas mais importante na minha formação política e na minha formação humana é o Educador Paulo Freire na véspera do Centenário do educador filósofo e escritor Paulo Freire o Itaú Cultural
abre uma exposição em homenagem ao patrono da educação brasileira com Paulo freir a gente descobriu a integralidade do saber como uma meta um conhe seja na formal nos livros em prticas de liberdade de consciência o Brasil é o único país em que o pensamento de Paulo Freire teve profunda penetração política tornando uma unânime referência de pedagogia sem a honesta ressalva de que sua pedagogia era marxista e portanto no mínimo ironicamente o maior defensor de uma pedagogia capaz de libertar os oprimidos da imposição de pensamento dos opressores tornou-se ele próprio o pensamento imposto por todo o
discurso oficial das classes dominantes do nosso país e se você quer ajudar a exorcizar o Paulo Freire hospedado na educação brasileira faça sua parte compartilhe esse vídeo e para aqueles que acham que os seus segredos estão enterrados em segurança nas Covas perdidas da história tenam Cuidado pois existem três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo o sol aa Faces ocultas que eu vou [Música] [Música] [Música] revelar [Música] r