Max Weber e a ética protestante | Descubra a origem do capitalismo!

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Clube de Estudos Aforismos
Neste Vídeo intitulado "Max Weber e a ética protestante - Descubra a Origem do Capitalismo", vamos m...
Video Transcript:
que eu vou tratar hoje é do conceito de desencantamento do mundo do Max Weber esse conceito de alguma maneira Aparece ao longo da obra de Weber mas especialmente no seu clássico que é A Ética Protestante o Espírito do Capitalismo [Música] beber tenta indicar que o desencantamento do mundo é uma marca da cultura ocidental faz parte do legado da tradição Judaica cristã mas foi sobretudo entre os séculos 16 17 que ele se consolida é de tal forma que será uns calvinistas os protestantes que vão garear todo um projeto de desinfeccionamento da natureza que isso significa que
não devemos confiar nos mitos nas crenças a respeito de um funcionamento anímico da natureza como se a natureza tivesse força Sobrenaturais e o Viber para chegar nesse conceito ele vai observar que o protestantismo no geral é um tipo de religião que ele considera como sendo a primeira religião moderna apesar de ser uma religião é uma religião que aposta profundamente na racionalidade e quando a gente fala dessa dessa racionalidade O Weber indica também o objetivo dos Protestantes era no primeiro momento fornecer uma ideia de que eles poderiam ser os predestinados como que isso aconteceu também né
a gente tem que lembrar que o conceito de predestinação Originalmente aparece nas mãos de um filósofo medieval chamado Santo Agostinho Santo Agostinho quando inventa a ideia de predestinação Ele trabalha com a tese que Deus é unisciente ele sabe quem vai para o céu vai para o inferno mas última análise Quem Decide é o livre arbítrio do indivíduo no século 16 esse conceito vai sofrer algumas alterações entre os séculos 16 e 17 primeiro nas mãos de Lutero Patriarca da religião prote e o Lutero de alguma maneira também radicalizar o conceito de predestinação de origem Cristã Qual
é essa radicalidade é ideia de que a partir do luteranismo nós vamos ter uma ideia na qual não há mais um livre arbítrio Deus sabe e Deus determina quem são os escolhidos e não necessariamente a existência do livre arbítrio a partir desse instante Lutero reinventa o conceito de predestinação de uma maneira muito mais radical e por incrível que pareça essa discussão religiosa vai culminar no capitalismo inclusive no que hoje a gente chamaria de administração de empresas né o Weber vai chamar isso de Ética do trabalho ética racional e esse ponto que eu quero chegar então
Lutero de uma interpretação extremamente radical diria do da ideia de predestinação é impossível indivíduo saber ou não ser escolhido e o próprio por exemplo Walter Benjamin num livro chamado a origem do dama Barroco alemão ele chega a dizer que essa ideia do século 16 17 de uma predestinação na qual Deus sabe quem eu quem é e quem não é escolhido gerou um certo sentimento de melancolia tristeza nos homens europeus ao final de contas um sujeito poderia ser a melhor pessoa do mundo mas se Deus já escolheu quem vai para o céu vai para o inferno
não interessa exatamente o que você fez ou deixou de fazer nesse mundo por isso que a noção de predestinação de Lutero ela é considerada mais radical quando essa concepção de predestinação para nas mãos de Calvino de alguma maneira o calvinismo irá realizar uma espécie de flexibilização desse conceito de que maneira Calvino concorda em praticamente tudo com que Lutero disse de fato é impossível indivíduo conhecer os desenhos de Deus a sua sabedoria o homem ser limitado finito Então nesse caso impossível nós sabermos se vamos para o céu para o inferno porém parentes digamos assim que o
Calvino levanta é que embora nós não tenhamos jamais essa certeza se somos ou não os escolhidos pelo menos é possível durante a nossa existência durante a sua vida coletar indícios de que nós somos os escolhidos indícios não são certezas indícios são possibilidades e aqui que a gente enxerga a relação do Calvinismo com Ascensão do capitalismo porque exatamente porque segundo o Weber que é um autor lógico da atravessando no século XIX para o século 20 que se dedica a estudar o século 16 17 a origem da modernidade do capitalismo a partir da religião protestante o verbo
indica que a principal característica do ponto de vista econômico dos calvinistas é a ideia de que a maneira de você coletar indícios de que é o escolhido para ir para o céu que você o predestinado é através de uma vida racional metódica uma vida que promove uma profunda negação dos Sentimentos de alguma maneira das paixões carnais em nome de uma virtude racional Essa maneira de alcançar portanto quem sabe a predestinação se dá em primeiro lugar através de uma ética de vida baseada no trabalho um trabalho metódico um trabalho ra que hoje a gente até diria
quase que um trabalho Caxias né um seja um trabalho metodicamente elaborado é isso que o Weber chama de Ética do trabalho e a segunda característica que segundo Calvino poderia determinar ou não a possibilidade de um sujeito ser escolhido para ir para o céu é através da prosperidade Econômica é aqui que o Marcos Weber vai encontrar a chaves para a gente entender Qual que é a relação entre protestantismo e capitalismo e finalmente os encantamento do mundo Ora se se aposta numa visão de mundo racional em que a gente tem que abandonar superstições as crendices e apostar
no trabalho como fonte de dignidade o trabalho como fonte de prosperidade é óbvio que esse trabalho apenas se realiza única Então somente através do abandono de uma vida supersticiosa que era um elemento que já aparece na visão de Lutero quando o fundo protestantismo a principal crítica dele era tese de que a religião Católica no período era por ele considerado extremamente supersticiosa Então se estava um pedacinho de Cruz como se fossem Jesus Cristo comprava-se pedaços de terrenos no céu como se depois da morte você pudesse parar por lá e assim também se criticam as demais indulgências
da igreja né desde o batismo entre outros sacramentos com a ideia de que não passariam de mera superstições até mesmo o culto de imagens passam a ser questionados por Lutero então aqui a gente tem esse princípio do desencantamento do mundo começa assim ou pelo menos se fortalece na modernidade primeiro com Lutero desinfecção na natureza desinfecção do mundo em nome de uma interpretação racional da existência e com Calvino talvez tenha chegado ao seu apogeu a medida que Calvino o que ele vai defender é a ideia de que não se deve acreditar enfim nas paixões corporais nos
vícios nas crendices nos mitos seja lá no que for e em consequência disso temos que apostar para buscar a dignidade da nossa existência e quem sabe a condição de predestinado ir aos céus através do trabalho racional metódico e também através de uma conduta de vida igualmente racional Isso significa que os protestantes então começam a abandonar um estilo de vida errante a gente pode dizer assim né que se entrega as paixões aos vícios digamos assim aos prazeres carnais e ao invés disso ao invés disso se promove sim é um estilo de vida que se propõe ao
trabalho e a racionalidade é aqui que está como eu disse para vocês a chave para a gente entender a origem do capitalismo ora os calvinistas quando enxergam a prosperidade a vida Racional com uma fonte dignidade como indícios de que você poderia eventualmente ser o predestinado para ir para o céu ao mesmo tempo se inventa todo o vocabulário com a finalidade de se buscar a salvação o propósito original Não Era exatamente criar o capitalismo né por isso que o Weber vai dizer basicamente capitalismo é uma consequência imprevista da Ética Protestante ou seja nem Lutero nem Calvino
tinha uma bola de cristal dizendo Vamos criar o capitalismo se não a ideia de que o objetivo primeiro era garantir de que pelo menos com Calvino poderia ter um indício de que seria o escolhido para ir para o céu bom e a partir disso vai surgir então no vocabulário que no futuro vai dar origem ao que a gente chama de administração alguns exemplos a palavra negócio não sei se alguém já parou para pensar na etimologia dessa palavra negócio em latim negócio significa negar o ócio ou seja negar uma vida corporal de prazeres de comodidade de
preguiça em nome do trabalho vamos negar o ócio então vejam que hoje no mundo burguês capitalista Quando vamos fazer negócios e significa que nós estamos negando a ociosidade outros exemplos que a gente pode parar para pensar aqui todos todas as pessoas que trabalham em alguma empresa médio grande porte já deve ter passado no RH e ter visto no RH alguns termos como missão visão valores e curiosamente a gente olhar a essência dessas palavras essas palavras têm origem na religião Vejam Só que estranho missão quem tinha missão antes dos Protestantes Os Missionários da igreja entravam no
meio da floresta para converter os infiéis para salvar almas deles etc e tal com o desencantamento do mundo protestante vejam que esse conceito vai perder gradualmente é o sentido religioso e começa a adquirir um sentido racional voltado para o trabalho que que é uma missão Hoje é mais ou menos como uma empresa enxerga a realização dos seus enfim dos seus trabalhos das suas prestações de serviços produções de mercadorias através de uma imagem Racional com qualidade essa ideia razoavelmente que a gente tem de Missão mesma coisa com visão quem tinha visão antes dos calvinistas sua santa
e Santa parece um vulto qualquer que fosse dizendo Olha quem não rezar ou quem não se converter vai vir uma praga vai destruir Tudo e etc e tal com os calvinistas a ideia de visão ela é desencantada desinfetizada que que a visão hoje no mundo Empresarial é a visão que a gente é a interpretação que a gente tem a partir do Calvinismo a visão é como uma empresa se enxerga a média a longo prazo no futuro então a gente pode dizer Sei lá uma empresa x desejar ser em e 40 a maior empresa do mundo
2030 então vejam que essa é uma visão absolutamente racional são termos que surgem da religião inclusive católica passam nas mãos sobretudo do calvinismo e acabam sendo desencantadas a ponto se transformar em a linguagem do mercado outro exemplo também que a gente pode atribuir aos protestantes se não a invenção das palavras pelo menos de algumas práticas de ter controle previsibilidade tudo isso envolve a racionalização do trabalho e essa racionalização é a representação máxima do desencantamento do mundo então vejam que quando o aluno procura uma universidade e para estudar eventualmente administração ele não tá numa escola de
feitiçaria ele não vai não tá na universidade para aprender as magias necessárias para ganhar dinheiro ele estaria para aprender cientificidade conhecimentos técnicos conhecimentos pragmáticos que não tem nada a ver com a religião mas com os objetivos é então racionalmente promover o administração a racionalização dos processos de e organização do trabalho então nesse sentido a ideia de encantamento do mundo ela foi fundamental para o desenvolvimento da nossa civilização não só apenas por ter desenvolvido também a racionalidade de trabalho mas também um tipo de interpretação do mundo na nossa cultura que se baseia na ciência então é
curioso que é um paradoxo nessa história porque vejam que é uma religião o calvinismo que é segundo Weber foi essencial para a promoção da ideia da modernidade de um mundo explicado pela razão organizado pela razão interpretado pela ciência só que o Weber quando começa a analisar o desencantamento do mundo existem alguns efeitos colaterais né muita gente ele é o verber como um autor profundamente otimista em relação a essa racionalidade por outro lado é necessário ler a obra dele de cabo a rabo Principalmente quando a gente ele é economia e sociedade com mais profundidade A Ética
Protestante espírito no capitalismo porque o Weber percebe que essa racionalização ela que dá origem do mundo e a ética do trabalho como eu disse aqui que hoje a gente chama ele de administração chamaríamos também de empreendedorismo qualquer coisa do gênero mas ao mesmo tempo que há uma forte racionalização do universo e das práticas do trabalho O Weber percebe que ocorre ao mesmo tempo um processo profundo de burocratização da sociedade por burocracia a gente não tem que entender como a maioria dos senso comum entende esse conceito como se fosse um serviço público lente de má qualidade
se entende por burocracia exatamente a racionalização é um sistema de relação social baseado em contratos leis documentos que dão previsibilidade controle e estabilidade nas relações sociais se por um lado na visão do Weber a burocracia a maior invenção do ser humano ao mesmo ou pelo menos o ser humano moderno é o mesmo tempo maior veneno contra Essa sociedade porque exatamente então ver começa a perceber que a burocracia de alguma maneira começa a ganhar vida própria então vejam que hoje mesmo vivendo numa sociedade em que tudo se estabelece virtualmente temos senhas para tudo mas que entra
senhas para as contas para os sistemas Nos quais a gente mexe nas empresas tem senha do e-mail corporativo a senha do seu e-mail pessoal a senha do banco para você digitar uma meia dúzia de números para entrar no seu apartamento temos milhares de documentos são exigidos quando fazemos um cadastro no site ou então quando participamos de um concurso público quando uma empresa fecha um contrato etc e o weberve nesse processo que aparentemente era positivo uma contradição e essa contradição ele vai chamar de jaula de ferro que que a jaula de Ferro ela ocorre quando a
burocracia começa a ganhar vida própria e ela começa a inibir a criatividade começa em b a nossa inteligência a nossa espontaneidade e liberdade aponto que a burocracia começa de alguma maneira sufocar todos esses elementos que eu disse agora há pouco sobretudo a nossa liberdade de modo que a própria burocracia poderia se converter de alguma maneira no mal contra a própria humanidade isso a gente acaba vendo né muitas vezes um buraco ou se abre numa determinada Rua você liga da prefeitura a prefeitura faz um projeto manda para de repente para para câmara para para uma assembleia
Qualquer que seja E aí é necessário emitir documentos atrás de documentos e até o problema ser resolvido o buraco vira uma Cratera né então vejam que não somos nós que espontaneamente podemos resolver esse problema Precisamos de uma ordem burocrática racional que resolva isso pela gente então Weber se dá conta de que o desencantamento do mundo embora tenha conduzido a nossa civilização a uma interpretação racional científica do mundo por outro lado essa mesma ciência essa racionalidade começa a sufocar as relações sociais e o a burocracia ganha a vida própria essa ideia que o bebê vai nos
apresentar então desencantamento do mundo é um elemento de uma dupla face né Por um lado promoveu esta nossa sociedade burguesa capitalista em que todas as relações sociais estabelecem através da ciência e da própria racionalidade e por outro lado essa mesma racionalidade produz uma jaula de ferro à medida que como eu disse inibe as nossas capacidades espontâneas livres e mais intelectualizadas de agir em nome da solução de qualquer problema que seja em nome do bem público essa ideia talvez que seja muito importante para o conceito de desencantamento [Música]
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