[SUB12] AS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE - Luciano Subirá

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Luciano Subirá
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a gente nós temos aqui ao fundo popularmente conhecido muro dos reformadores aqui em genebra na suíça o lugar onde a reforma protestante ganhou força e voz nesse lugar eu fiz questão de gravar um vídeo falando dos 5 solas só uma palavra latim que significa somente que os reformadores tanto sustentavam ficou comigo e nos próximos minutos nós vamos falar sobre isso [Música] a reforma protestante preston a contribuição enorme à igreja por uma simples razão levar-nos de volta ao padrão da palavra de deus e as escrituras muito mais do que tentar entender a história nós precisamos compreender
o retorno a palavra porque aquilo que nos norteia é a palavra de deus e durante esse tempo destacou se o que podemos chamar de 5 solas a palavra só latina como já dissemos indica somente então as declarações feitas pelos reformadores das cinco solos ela a seguinte só a fingir somente a fé só a escritura somente a escritura solos christus somente cristo solá gratia somente a graça e solidão glórias glória somente a deus eu gostaria que nós pudéssemos entender rápida e obviamente forma muito resumida esse aspecto durante muito tempo a igreja romana proclamou uma salvação que
era baseado em obras em méritos e que inclusive poderia ser comprado através não apenas de obras como também de doações lutero principalmente se posiciona contrário dizendo a escritura nos diz outra coisa efésios capítulo dois versículos 8 e 9 diz pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vós é um dom de deus esse posicionamento foi muito claro e contundente obviamente a intenção não era negar o que thiago por exemplo diz a respeito de uma fé que se expressa também por obras não estamos dizendo que as obras não são parte da vida
cristã acredito que o entendimento básico que nós precisamos fazer está no versículo seguinte depois dos versículos 8 e 9 que mencionei vem afirmação do 10 pois somos feitura dele criados em cristo jesus para as boas obras às quais deus de antemão preparou para que andássemos nelas a proclamação de sola feed falando da salvação não nega a importância das obras mas estabelece uma distinção muito clara ea distinção é a seguinte não somos salvos pelas obras mas fomos salvos para as obras isso coloca as obras como parte da vida cristã mas não como aquilo que nos leva
'para a experimentar a salvação a segunda só levantar de proclamada pelos reformadores é só a escritura ou somente as escrituras é o destaque de que a palavra de deus a nossa única regra de fé e conduta e de que ela é interpretada por si mesmo independente de qualquer fonte externa e até mesmo a tradição oral nós olhamos para a própria palavra de deus vivemos isso por exemplo os goianos foram destacados com as nobres do que os demais porque um conferir nas escrituras se as coisas eram realmente assim quando felipe evangelista prega o evangelho para aquele
tio que ele demonstra pelas escrituras o próprio cristo provou pelas escrituras a sua missão a sua obra o seu papel não só aos discípulos do caminho de emaús mas a todos os seus apóstolos o tempo todo nós percebemos uma fé alicerçada e fundamentada nas escrituras e pela palavra de deus e nada disso mudou o apóstolo paulo escrevem primeiros corintianos no capítulo 4 versículo seis edis para que vocês aprendam isso a não ultrapassar ou não ir além daquilo que está escrito por tanto levantar essa bandeira teve um papel fundamental remetemos ao lugar de onde nunca deveríamos
ter saído a convicção da nossa fé gerada estabelecida e definida sempre pela palavra de deus pela escritura como a única orientação a nossa única regra de fé e de prático e terceiro lugar a declaração dos reformadores era solos christus ou somente cristo e aqui nós temos algo importantíssimo na doutrina é bíblica o próprio jesus disse aos judeus dos seus dias examinadas as escrituras e são elas que dão testemunho acerca de mim na teologia nós chamamos isso de convergência bíblica tudo converte na pessoa de jesus o próprio senhor jesus declara que assim como moisés levantou a
serpente no deserto assim também o filho do homem seria levantado a obra de cristo estava sendo anunciada em atos como esse do velho testamento quando estudamos a tipologia do tabernáculo por exemplo percebemos o como ele conversa a tipologia da pessoa e da obra grande cristo em todas as escrituras nós percebemos essa convergência na pessoa do senhor jesus essa verdade precisa ser compreendida juntamente com o destaque que eles mais deram nos dias da reforma em primeira carta de paulo a timóteo no capítulo 2 no versículo 5 ele diz a um só mediador entre deus e os
homens jesus cristo homem em atos no capítulo 4 nós mesmos que há um só nome da dentre os homens pelo qual importa que sejamos salvos e esse nome é o nome do senhor jesus cristo a declaração de solos christus deixava muito claro que não há outro mediador nem mediadora um só mediador entre deus e os homens o deus encarnado que se torna um de nós para nos substituir para ser punido com a punição que nós merecíamos proporcionando-nos assim os direitos que só ele tinha e poderia desfrutar em deus ele é o reconciliador ele aquele que
nos reconectar com deus jesus é a verdadeira religião considerando que a palavra religião vem do latim religare ele aquele que nos reconciliou e essa proclamação da reforma não era nenhuma novidade é apenas nos remetia a mensagem original aquela mensagem que nunca poderia ter sido mudada o negociada a mensagem que você continuamos tendo que proclamar nos nossos dias porque a mensagem bíblica é a única verdade de salvação que podemos anunciar fundamentados na palavra de deus a quarta sola proclamada pelos reformadores ela sola gratia ou somente a graça mencionamos efésios capítulo dois versículos 8 e 9 dias
pela graça sois salvos mediante a fé aqui além de destacar como falamos na primeira só a fé como o acesso a graça de deus definiu se obviamente a manifestação da graça de deus como fator essencial indispensável na verdade único na salvação essa graça de deus se recebe pelo ser humano através de um posicionamento de fé e não há salvação fora desses termos os calvinistas um ensino muito forte aqui bem fundamentado em genebra onde estamos a começar proclamar a graça e irresistível o movimento do chamado muner gizo que fala daquilo que deus faz sem nenhuma interação
da parte do homem outros grupos se levantaram como por exemplo sami anos para dizer não a graça não é irresistível não é um ato único e isolado de deus ela precisa ser recebida pelo homem é necessário que haja correspondência da parte do homem porque a porta adiantada para a graça ea fé e se o homem não crer ele não entra na graça de deus e é responsabilidade do homem querer para poder entrar na graça então independente das tecnologias técnicas se deu esses grupos na história os money registos os ammiano não gostando muito do termo sinergismo
né gente falando de gás irresistível previne ente independente disso todos esses grupos sustentavam a mensagem da reforma que a salvação era somente pela graça independente como iria se interagir com ela em quinto e último lugar nós temos a declaração solidéu glória ou glória somente a deus os reformadores acreditavam que nem mesmo os santos já canonizado pela igreja católica o mesmo os papas e demais expressões da hierarquia eclesiástica mereciam a glória que era dada a eles na verdade reconhecia a importância de se dá a devida honra e um aprendizado a pessoas de destaque sem nunca colocá
los num patamar onde receber sem nenhum tipo de glória quando olhamos para a palavra de deus desde o início percebemos que essa sempre foi a atitude ea conduta dos apóstolos por exemplo em atos no capítulo 10 nós vemos que quando o apóstolo pedro vai anunciar o evangelho na casa de cornélio pra quem um anjo do senhor tinha dito que deveria chamar pedro portanto sabia que se tratava de um emissário um mensageiro de deus quando ele chega na casa de cornélio cornelisse próximo aos pés dele para adorá lo verso 26 jatos 10 diz mas pedro levantou
dizendo é hit que eu também sou homem em atos 14 de 8 a 18 quando paulo e barnabé opera um milagre um paralítico é curado a cidade queria sacrificar a ele como se eles fossem deuses e eles não aceitam isso dizendo nós estamos aqui mas justamente empregados que vocês deixem essas coisas vãs a idolatria para se converter ao deus vivo e verdadeiro como nós iremos acertar que vocês nos glorificar a deus somente a glória sempre foi a declaração dos nossos líderes daqueles que proclamaram a fé desde o início eu quero terminar destacando aqui romanos capítulo
11 versículo 36 que diz porque dele por meio dele e para ele são todas as coisas a ele pois a glória eternamente amém quando entendemos esses fundamentos que os reformadores recuperaram não criaram entendemos a importância de nos manter fixos neles porque nunca deveríamos ter mos apartado ao longo da história depois tê los deixado precisamos voltar a eles isso nos remete à idéia o entendimento de que novamente não podemos negociá los que deus nos dê a graça de ter uma fé firme e alicerçado o entendimento prático solidificado na palavra de deus e que não venhamos nos
permitir em tempo algum como paulo disse aos efésios 5 meninos levados e agitados por todo o vento de doutrina que o senhor nos ajude que deus nos dê gás [Música]
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