O opa seja muito bem-vindo seja muito linda deixe a galera aqui em mobile developer tanto Android quanto o s no vídeo de hoje eu quero compartilhar aqui com você Como criar o seu primeiro aplicativo Android Então a gente vai começar do zero vou te mostrar todos os passos que você precisa ter para ter um aplicativo funcional existente que se conecte à internet que faça alguma informação que realmente processo algum dado Então vamos começar do começo como é que eu passo que você precisa ter é a ferramenta oficial de desenvolvimento de aplicativos Android nativo a famosa Android Studio então para ter o Android Studio é só você acessar o Google pesquisar por Android Studio na página oficial do Android Studio você vai fazer o download que você o sistema operacional seja Windows Mac Linux ou como o s e fazendo todos os espaços de instalação eu vou deixar linkado aqui um card para você instalar para te ajudar nesse processo de instalação na sua máquina específica então eu já tenho BA e quando vai de estúdio que a gente vai começar criando também um emulador tá então abrindo a ferramenta você vai cair numa tela principal como essa que é a tela de bem-vindo da ferramenta Você vai clicar em configure avd Manager tá então aqui você vai ser a opção para você criar um emulador você não precisa necessariamente usar o emulador talvez a sua máquina não suporte emulador então lá na página também do Google tem as definições das máquinas essenciais para você criar o Android Studio você pode utilizar um smartphone real smartphone de verdade basta colocar o cabo USB Ativar o modo desenvolvedor e você vai conseguir usar o seu próprio Smartphone como ferramenta novamente Card aqui eu vou deixar linkado para você ensinando como instalar o emulador Como configurar emulador e também seu smartphone real Beleza então partindo do princípio que a sua ferramenta já esteja instalada se você fez tudo direitinho nas aulas anteriores nos vídeos que eu recomendei a gente vai começar Acre o projeto do absoluto 01 Android Studio que estou utilizando Nessa versão é a 4. 1. 2 talvez quando você tiver vendo esse vídeo já uma versão mais recente Mas provavelmente não mudou muita coisa tiver mudado também deixe nos comentários com a galera vai te ajudar em algum problema que você tiver Beleza então a gente vai criar um novo projeto clicando em Create New Project o nosso projeto vai consistir num conversor há um tempo real de valores monetários Ou seja a gente vai conseguir converter reais eu vou aqui Abrir o aplicativo aqui para você visualizar você vai conseguir converter reais em dólares erros e pesos chilenos então eu vou colocar aqui o valor de um dólar no momento que eu gravar esse vídeo Nesse exato minuto as 1553 é cinco e 70 euros são seis reais e 82 e pesos chilenos são 0,008 centavos né o peso chileno tem um valor de E aí na na nossa conta Então esse é o aplicativo que a gente vai pegar tá é o aplicativo relativamente simples Pode parecer simples a tela Mas você vai aprender bastante fumando fundamentos legal aqui da criação de aplicativos Tá bom então acessando a parte de criação do novo projeto o Android Studio fornece para a gente uma série de templates iniciais template prontos para a gente começar a criar um aplicativo já com pré-configurações caso a gente quisesse por exemplo tela de login em alguma base navegação nosso intuito é começar a absoluto zero então eu vou escolher uma íntima apptivity ou seja uma atividade vazia é atividade da execução do nosso aplicativo Então vou chamar esse aplicativo aqui de monetário tá pode pôr o nome que você quiser você vai escolher o lugar que você quer salvar nesse caso eu vou salvar nesta pasta desse caminho do meu computador tá e o package name que é o a empresa ou do meu site ou qualquer outro nome caso você não tenha um site por exemplo terminado com o nome do projeto Lembrando que sempre começa invertida é só uma Norma que a gente utiliza linguagem de programação eu vou utilizar a controle e o valor mínimo que vai ficar disponível esse aplicativo ou seja quais versões de Android vão conseguir rodar meu aplicativo vai ser a partir da versão Lollipop para frente Vou e Pop é a versão 22 né do kit de desenvolvimento do Android o famoso SDK tão Você nem tem nada as informações Não se preocupa a gente vai passar por ela aqui também a gente vai dar um finish lembrando a gente vai usar linguagem de programação Copa então eu também vou deixar linkado aqui um curso completo mais de 3 horas para você aprender de uma vez por todas a programar utilizando a linguagem Cota me tá então também você pode assistir ela mas se você já sabe um pouquinho sobre diaba sob javscript copo é sobre Swift vai ser a mais tranquilo para você pegar aqui no código Tá bom então beleza o nosso projeto foi criado primeiro a primeira o projeto já vem com uma estrutura de pastas é prontas aqui a gente vai focar mais em trazer o aplicativo existência nesse instante em que explicar todos as pastas porque ele levaria aí há dezenas de horas para explicar todas essas pastas mas eu quero que você saia daqui já familiarizado já entendendo como que funciona se você quiser ir a fundo quiser realmente mais de 200 aulas mais de 40 obras de de programação no universo Android do começo ao fim é só acessar o primeiro link da descrição que é do meu treinamento completo do zero que você vai conseguir se tornar o jogador Android profissional Tá bom então dados raio dados os recados feito javac também a gente vai começar a desenhar nossa primeira tela então nosso layout fica na pasta de layout tá aqui dentro todos os layouts do Android são construídos momento que eu gravar esse vídeo a linguagem XML tá que é uma estrutura onde a gente tem os componentes e as propriedades desse componente como cores tamanhos de textos entre outras informações legais que têm dor x ml também então eu vou abrir esse activity Man Ou seja a atividade principal por isso activity mente que a nossa tela inicial Isadora tá abrindo essa tela clicando aqui nas Abas de Cold você pode ver só o código-fonte split você vê o código-fonte mais um preview nenhum editor Zinho para você ver como ficaria e tem o design que é só o Editor Gráfico usando a ferramenta do Android Studio tente usar o Editor Gráfico para ser mais rápido porque você também entender os componentes que a gente vai utilizar depois com o tempo você vai se especializando e entendendo como que funciona a construção de layout escrevendo xmf tá bom então se a gente rodar o nosso aplicativo e caminho Orlando app e no menu em cima tem o seu App ele vai pegar o ep vai inicializar e com essa palavra hello world aqui no meio tá então tá lá hello world e ele tem uma barra superior chamada de monetária que é o nome do aplicativo essa barra do tema principal do Android quando você vai desenvolver você consegue remover adicionar outras mas por hora a gente vai usar o padrão quando eu acho tá fornecendo pra gente tá então nosso objetivo é criar uma tela com a gente consiga dar um input de dados para você entender esses fundamentos de input e a gente tem uma resposta vindo de um servidor onde a gente consiga buscar dados reais na internet de verdade então a gente vai construir primeiramente esse campo de texto que é uma nosso título tá então todos os campos de textos do Android a gente chama de text viu então é uma visualização de texto próprio nome já disse eu vou selecionar essa apertar delete para apagar a atual vou segurar arrastar a primeira que a text viu então toda vez que a gente arrasta na tela principal a gente tem essas bolinhas para a gente fazer a a a imagem dos componentes Como assim coragem teatro para que todos smartphones dependendo de independentemente do tamanho se redimensione o nosso layout para gente não tem que ficar querendo múltiplos layouts para cada tamanho de Smartphone a gente usa essas questões de âncoras né ou seja em termos em inglês que seria a constrange a gente chama esse aqui de constante basicamente era um peso que a gente acaba aplicando naquele elemento para que ele se ajuste dependendo das coordenadas laterais superior e inferior é o senhor segurar essa bolinha aqui e colar aqui em cima você vai ver que ele levou mutect viu a pra cima agora se o segurar ele e arrastar bolinha para baixo ele jogou o meu text viu no meio mas Thiago porque quem jogou no meio tá vendo que parece uma mola então ele realmente é como se fosse uma Âncora ele tá empurrando de baixo para cima e aqui em cima para baixo o que fez com que ele ficasse centralizar tá a mesma coisa na Esquerda e a mesma coisa o direito então aqui a gente consegue fazer um jeito dele centralizar os nossos elementos utilizando o conceito de constante Toda vez que você ouve falar em constante é A Âncora é o peso daquele elemento em relação ao seu conteúdo como todo aqui no caso é as laterais do seu Smartphone tá então pra que isso daqui funcione para que a gente tem nosso texto a gente sempre vai ter um identificador único desse texto para a gente conseguir saber qual tipo de texto que imagine o seguinte cenário mas não se você tem 10 textos como é que eu vou saber qual o texto é qual então tem Esse identificador único que a gente chama de haidê então aí você pode dar o nome que você quiser é só uma referência para você não se perder e saber qual que é o componente que você tá trabalhando tá então esse é dia Como é o título vou chamar de TXT underline Tito vou dar o Inter e vai perguntar Olha você tem certeza que você quer renomear o nome desse componente né o Eyed desse componente sim o tector e vai renomear então aqui não mudou nada então só identificador único é só uma um identificador né um toque uma dica que a gente ela pegou para alterar o texto a gente vai procurar aqui na paleta de componentes é só rolar para baixo você vê que tem bastante propriedade porque a gente pode alterar Vamos pesquisar aqui a propriedade chamada de teste para gente trocar o texto né então eu vou chamar esse texto aqui de quanto é que é o título que a gente quer e a gente pode mudar outras propriedades como a cor do texto usando text color eu vou trocar aqui eu vou pegar esse esse purple 500 pode ser E também o tamanho do texto tem um text-size vou por por exemplo 24 e a gente também pode colocar em tenho text Style o estilo do texto estilo do texto vai ser Então a gente vai pesquisar aqui e aqui abrindo aqui a gente tem um balde então ficou um texto legal então já ficou aqui no meio Só que eu não quero que ele fique Centralizado eu quero que A Âncora inferior tem a menos força na verdade tenha mais força para que que empurre os demais elementos aqui para cima quero deixar ele mais ou menos aqui tem o que que eu vou fazer eu vou alterar a força de proporção dessa tela como é que eu vou fazer isso eu vou lá no meu código dando split aqui e vou colocar uma propriedade aqui em noites ml É verdade para você aprender também escrever código XML chamada de app: layout underline constrange vertical BIOS o Bios isso aqui é o piso que a minha construir a gente vai ter então a constante vai ter 0.
1 seria 10 por cento de tela seus a 0 e vai ficar lá em cima seus a 90 ele vai lá para baixo tá vendo Então vou deixar 10 por cento para e é uma proposição legal por áudio que eu vou criar e agora eu vou começar a jogar os componentes em baixo então novamente como eu falei a gente trabalha com constantes sempre em relação ao conteúdo pai ou em relação o outro conteúdo da tela Então como que eu colocar um campo de texto embaixo desse desse editor de texto dessa lei vou desse essa palavra eu vou usar a constante em relação a este carinha que não mais as laterais do meu do meu smartphone então que componente vou usar eu preciso de um input do teclado preciso de um componente que deixa eu escrever alguma informação Então a gente vai procurar aqui em teste o componente chamado de Number Porque eu só quero digitar números você tem se a gente poderia usar um planttext mas é só número eu vou pegar esse daqui a Number vou arrastar aqui pra tela qualquer posição que eu colocar vai mostrar esse eu então eu tenho que definir as constantes então eu quero ver começa do lado é mas eu também quero centralizar na horizontal então eu vou arrastar toalha direito e embaixo do quanto é então se viu que ele ficou coladinho ficou coladinho porque eu preciso adicionar algumas margem senão fica estranho mesmo então aqui no constante widgets a gente tem essa essa caixa seletora aqui faz com que a gente altere as propriedades de margem de cada construírem ser esquerda direita cima embaixo Então vou trocar por um valor fixo pode ser os que tem aqui mesmo 24 acho que fica bom e a gente novamente precisa definir um identificador único para ele eu vou chamar ele de Edith underline Freud é o campo de edição vou dar um ok e a gente já Tem identificador único que mais que a gente pode adicionar nesse carinho aqui a gente pode começar adicionar também um placeholder que conheci Robert a foice holder é esse texto sacizento e não necessariamente um texto escrito naquele campo Mas é para informar para o usuário uma dica que eu mostrar para ele olha você pode digitar algum valor que corresponda a ter nesse caso aqui eu tenho que digitar um valor em reais teu primo adicionais se placeholder que nada mais é do que uma dica para o usuário a gente vai procurar pela propriedade rinite aqui HD dica que a gente eu vou escrever aqui RS 99. 27 que é uma dica que eu quero passar para o meu usuário Além disso eu quero sempre realizar esse texto se viu que ela tá do lado esquerdo Então vamos procurar o teste alimente text a limite uma colocar como Center tão centralizou você pode montar me perguntando Ok Tiago tem tanto componente como é que eu vou decorar todos esses componentes como é que eu vou saber como alterar a margem como que realmente coloca o componente para o centro como que eu mudar e a verdade é o seguinte você só vai aprender quando alguém te ensinar diz que quero compartilhar com você é isso que eu compatível também lá dentro do meu treinamento todos os passos para você criar qualquer tipo de aplicativo que você quiser eu te dou noventa e cinco porcento de todos os apps todos os apps vão ter basicamente muita das coisas que eu vou compartilhando que eu compartilho lá também então somente quando você tiver um mentor alguém te ensinando te explicando você vai se familiarizar entender como as coisas funcionam tá não dá para decorar tudo de uma vez e com tempo isso vai internalizando para você mas vai com calma aos poucos você vai pegando Tá bom então vamos lá vamos continuar aqui desenhando o nosso layout próximo componente Eu quero um seletor único que a gente chama de rádio Button Tô pronto eu radiobutton ou seja uma caixa de seleção que não é múltipla escolha Ou seja eu posso selecionar apenas um eu preciso de um rádio tão os rádios ficam aqui eu posso pesquisar por rádio tá aqui em botões são tipo de botão como são três eu preciso de eu pude botões primeiro então eu vou arrastar o radiogroup e dentro do radiogroup eu vou colocar um rádio batata vou segurar aqui eu posso colocar aqui embaixo dela tá vendo você viu que ele ficou dentro dele então a gente já tem o primeiro vamos adicionar o próximo eu vou chamar esse vídeo Bateu já vou colocar um identificador único para ele a gente já não se perder vamos lá o Angel of Hope Rádio Globo que eu vou chamar de rádio Globo que mesmo sem nada Criativo o próximo vai ser da do dólar Então vou chamar esse carinha aqui de rádio USB vou dar um reflector o próximo vai ser o rádio e do Euro e o r o próximo vai ser o rádio do nosso é peso chileno então CLP tá então esses são os nomes que eu quero dar para ele agora a gente tem que trocar o texto né Vamos colocar o texto para fazer sentir Então vamos procurar que o text text text Vou Chamar esse cara de u s de o de baixo vai ser e o rd euros e esse vai ser o crp Beleza agora a gente novamente vamos usar as constantes agora do radio-group por quê Porque dentro dele já tem os três alinhados de cima para baixo vamos adicionar e aqui com uma margem também de 24 e alinhados no centro me Transol usar Âncora para os dois lados que reforça pro centro tá bom então já tá parecido com que a gente precisa e por último botão Então a gente vai arrastar um botão vou alinhar também baixo aqui com um 24 na esquerda e na direita Pode até ser maior aqui no 32 na esquerda vamos lá na direita e também o identificador único para ele então esse botão chamado de btn Underline converter que é o evento de ação que ele vai fazer e estão e precisa trocar a cor dele Eu não quero essa acordo quer um verde verde de ação então gente vai procurar um background Change o próprio nome já disse a tinta do fundo a cor de fundo vou usar esse Verde aqui pré pronto e vamos trocar o text e ele vai ser converter tá converter e Teoricamente a gente finaliza o nosso layout vamos rodar e ver se o nosso layout Já está pronto o dou aqui já tem o nosso texto e ver que é o outro aplicativo que tá rodando Agora ele já tá funcionando os cliques esse vento ainda não faz nada e o botão já tá com o nosso teclado só que ele não aceita a casas decimais é o como que a gente muda a propriedade de um teclado a gente precisa editar aqui no XML que eu acho que fica bem mais fácil da gente mudar a gente vai vir aqui no Edit text foi o texto que ele já escreveu para a gente vamos trocar por uma propriedade aqui chamada de input type o input type eu acho que até tem já definido aqui ó vamo trocar por um Number decimal Number decimal E aí o nosso teclado vai aceitar casas decimais agora então vamos ver apareceu pontos 25 Beleza então é desse imagem Ah tá ok e agora a gente precisa da vida nesse aplicativo tá tudo estática e não tem funcionalidade ele não faz absolutamente nada inclusive aí não tá começando já selecionando o valor fixo a gente também precisa arrumar isso daqui a gente quer que ele já comece checado alguma opção dá para a gente fazer isso é só a gente ir no radiogroup vamos procurar por Xeque Xeque batom e aqui entra o conceito dos AIDS lembra que foi importante definir o identificador único para cada elemento Então agora eu posso fazer uma referência usando o arroba e de tão grande um batom para a gente já pré-selecionar ele então vou escolher aqui ó rádio SD você vê que ele já fica pré-selecionado então já diz são bons para a gente fazer as referências dentro dos próprios elementos e também agora quando a gente for codificar né da vida web trazer Em lógica de programação mês e a gente vai utilizar esses AIDS para isso então agora que começa a mágica a gente começa a codificar o nosso ep mesmo então vamos lá todo o layout XML e administrado e é gerenciado por uma atividade que a gente chama de activity tô toda activity pode gerenciar uma tela né uma tela precisa de uma atividade geológica onde a gente vai adicionar a água acho que de programação um Infiel se toda Lógico que a gente precisar então é aqui nesse arquivo nem activity onde a gente tem uma classe chamada app compact aqui é a classe principal do Android não se preocupe com esse daqui agora e aqui tem a definição do nosso layout que é o Active temem lá do nosso R. Layout Então tá aqui ó passar essa pasta layout Active temem a gente tem referência aqui do Erre layout opti-men então a gente precisa buscar todos aqui os homens que estão na unidade de unidade estática que eu fiz ml e tem uma referência deles aqui na unidade vodka para a gente conseguir manipular ele então por exemplo se eu quero ouvir um botão clicando eu preciso desse botão aqui eu preciso desse objeto botão de ser objeto botão aqui para mim ter essa referência tá a outra coisa que ficou faltando o nosso layout só interromper no só um pouquinho é o nosso resultado né apesar de gente ir ter já desenhado tudo e faltou desenhar o resultado o resultado vem aqui embaixo do campo de texto tá a gente vai colocar o resultado aqui então o primeiro eu vou apagar essa construí em ti esse Google contra o e clico aí eu posso dar um delete então eu apaguei essa consciente eu vou colocar o outro campo de texto aqui antes antes de exportar lá eu acho que programação que a gente vai exibir o resultado da conta tá E aí embaixo desse e esse aqui vai ser embaixo Desse nosso ficou um pouco confuso vamos dar umas margens aqui é que eu tô colocando um carinha no meio do jogo aí ficou um pouco espremido aqui reserva para tem que colocar dele antes mas tudo bem faz parte a gente vai ajustando aqui vamo dar o tamanho dele como colocar o text-size dele para 30 e vamos adicionar também um text-style como o bonde tá aqui vai ser onde a gente vai mostrar o resultado Só que eu não quero já aparecer esse texto né Esse identificador porque o resultado ainda eu vou até trocar o aí deixa eu chamar de TXT result é o nosso identificador do resultado a aqui dentro que que eu vou colocar tem uma propriedade aqui eu chamada de visibilidade visibility eu vou trocar ela para Gone ou seja vai embora enquanto ele não tiver feito a conta eu ainda não vou exibir-se caro por isso que ele desapareceu tá então beleza A gente colocou o último carrinho que tava faltando que o campo de texto voltando aqui na unidade lógica como tava falando a gente precisa dessa referência a gente vai precisar codificar e pegar a referência do campo de texto dos botões para ouvir os eventos de input do usuário Então como é que a gente pega essa referência a gente faz essa referência usando uma função que toda activity tem chamada de find viu bye bye bom então a gente vai pegar aquele identificador que a gente criou para ele conseguir ter a referência desse objeto aqui no código Ótimo então eu vou usar o o r é a nossa parte de recurso.
Aí de ponto e o nome do Edi que eu tinha dado lá no interior mente então por exemplo eu quero uma referência do resultado que eu TXT result então isso daqui vai me devolver um objeto do tipo que eu quiser então vou escrever aqui no tipo dele que é usando esse conceito de tipos genéricos chamada de text viu então aqui a gente já tem a referência do Tech se viu Agora eu preciso armazenar uma variável Então vou colocar uma variável que chamava the result poderia colocar com uma variável aqui mas como eu vou usar a depois mais para frente usada com uma variável de Campo aqui ó Prime TV denitiva que resulte do tipo text viu Tá novamente é explicado lá no na sala de corte que acesse o link novamente caso você ainda não entendeu mas basicamente eu tô pegando a referência desse objeto para eu conseguir manipular e mudar o seu comportamento então se eu pegar aqui um result. Text e trocar para o novo texto se eu rodar esse código nosso aplicativo automaticamente quando a atividade começar a executar e vai chamar essa função um cliente vai atribuir o layout e vai atribuir essa frase no nosso componente Mas como tá o visibilidade Gone lembra doggone então preciso fazer e ficar visível novamente vou dar o result. Visibility recebe viu.
Visível mesmo e aí ele vai tornar o que tava antes como Gone visível na tela para o usuário então ele vai aparecer aqui ó novo texto Beleza então aqui já tá começando a ter um pouquinho mais de dinamismo nosso código está um pouquinho mais lógico E eu como é que a gente escuta eventos de clique no Android para gente ouvir evento de clique a gente precisa de uma outra função que vai ser disparada no futuro o futuro quando o usuário realmente o verbo tatty no Smartphone Então a gente vai pegar a referência também para o nosso botão Então vou declarar uma variável chamada de botou converter que vai ser do tipo Fairy devil' by Red Button através do seu Adi Shell R pontad. PTN converter E aí com botão em mãos eu vou dar um batom. 7 on Click wisner Então aqui tem um bloco de código que vai ser executado quando o usuário clicar Então como que eu vou testar isso vamos passar essas duas funções aqui para dentro pra gente visualizar se realmente isso aqui acontece quando a gente clica no botão e aí mostra essa função Então vamos lá não vai aparecer nada quando apertar em converter eu tô converter parecer o texto Então esse bloco de código interno foi executado em segundo passo toda vez que houver Mutantes na tela Então porque a gente separar o código e deixar mais bonitinho e bem mais organizada eu vou ficar uma função privada chamada de converter e aqui dentro vai ficar toda minha lógica de conversão Então vou apagar essas duas instituições e vou chamar a função converter aqui beleza então quando eu ficava Chamar esse bloco de código E aqui onde a gente vai começar a fazer a nossa loja então qualquer a lógica A lógica é o seguinte se eu não digitar nada e apertar o botão converter ele não pode fazer nada beleza então esse aqui é a primeira situação a situação do nada se eu digitar alguma coisa e apertar a converter ele tem que pegar essa propriedade se vai ser dólar se você e você vai ser peso chileno mas tem que pegar o valor que eu dei um input né o valor que os vários escreveu e vai ter que chamar não tô passando essas propriedades e o servidor vai me devolver o valor daquele dia por exemplo Quanto custa o dólar naquele dia e a gente vai multiplicar o valor que a gente colocou em cima do valor real do dólar naquele dia então é dessa forma que a gente vai conseguir fazer o nosso conversor Então vamos lá como que a gente vai fazer aqui agora primeiro passo a Identificar qual que foi o seletor que o usuário escolheu se é eu dólar ou peso chileno então novamente gente precisa buscar o rádio HOPE para buscar os seus filhos para identificar quem que foi selecionado então eu vou pegar uma variável chamada the selected seja selecionado com esse que é o valor monetário e vou usar um find viu parede do tipo radio-group e vou passar o Eyed do meu radio-group então aqui o nosso dia eu já tenho um vídeo golpe mons e agora eu vou ver e qual que é o valor selecionado então eu vou guardar aqui uma variável chamada de Chad vai ser vou receber o valor do rádio group.
Checked rádio Button and took a função tá me devolver só pessoal tá me devolver no Wide do botão que está selecionado naquele momento e aí eu vou verificar se o valor checado for igual o Eyed do dólar eu vou fazer alguma coisa senão se for chegado o valor igual o Euro eu vou fazer outra coisa senão já é peso chileno está automaticamente já o peso chileno só que o if else if else a gente pode ser substituído com o em também pode usar a cláusula do em para fazer isso então esse daqui é a mesma coisa que você escrevesse assim ué e quando o valor checado for e o rd. Eu faz uma coisa quando for o e eu faz outra coisa ou else também faz outra coisa então isso daqui é a mesma coisa que if else if else if tá então quê que eu quero fazer eu quero guardar o valor que eu selecionei então vou usar uma variável chamada de cor nesse que vai receber um valor de texto Então eu vou guardar aqui como o sd o o r que é a sigla do Euro e o Segue ter que a sigla do Chile tá como só tem um bloco de código uma linha de código dentro desse igual que eu posso fazer isso daqui em uma linha só dessa forma Ah tá também vai funcionar e o até dá umas margem aqui para você visualizar tá Ou seja eu tô chegando o valor do AD or group Qual que é o botão tá selecionado baseado no botão selecionado eu vou trazer o valor e os vários seu ensinou para mandar isso aqui para o servidor tá e o servidor vai fazer a conta e vai me devolver feito isso a gente pode até imprimir para ver se aparece Vamos colocar lá no resulte um pouquinho result. Text recebe ocorrênci result.
Visibilidade igual a viu. Visível a gente vai testar dessa forma aqui tá bom tá então vamos selecionar euro e vamos clicar em converter Euro vamo trocar para o peso chileno e vamos trocar para eu Estados Unidos também para vamos voltar para dólar também então a gente conseguiu já verificar qual que foi o botão que o usuário silenciou não agora a gente precisa pegar o valor que ele Vou colocar aqui no input de dados então na próxima lógica eu vou fazer o seguinte uma pagar isso daqui e eu vou guardar numa variável valor chamada de velho em e a gente vai precisar doer the text Então vamos guardar a câmera aqui em uma variável chamada de Edith Field recebe find viu Bayard do tipo Edith text através do seu aidic é o e ditchfield eu vou fazer um e ditchfield. Text.
String para entregar realmente o valor que tá lá dentro tá E aí eu vou verificar se o valor for vazio isso em Pit eu vou dar um retorno para ele não trazer mais nada então por que que eu tô fazendo isso porque se eu não digitar nada eu garanto que o usuário não vai mandar por servidor alguma informação e válida ou seja nenhum canto nenhum valor o ditado Então esse retorne tem a função de parar a execução da minha função nessa linha de corte trouxe essa condição acontecer ou seja o meu valor se tiver vazio se ou seja não digitei nada ele vai parar a execução tá se eu digitei alguma coisa eu posso imprimir esse valor então vou pegar aqui é um result. Text o valor Oh e vamos dar o visivelmente como viu. Visa igual para a gente ver se a gente é digitou certo então essa parte de um ezute está usando como base com uma uma variável de apoio para gente ver os resultados aqui vamos colocar um 22.
50 e vão apertar a calcular de 2.