a revolução que transformou a História para os historiadores o marcador do início da idade contemporânea a revolução que direcionou toda a discussão política dos séculos seguintes que criou os termos direita e esquerda que deu origem aos conservadores e revolucionários que lançou as bases para a república como conhecemos até hoje Que anunciou a igualdade de todos perante a lei que a liberdade como um direito e A fraternidade como uma missão a Revolução Francesa foi um período turbulento na Europa no fim do século XVI a França se destacava como a maior potência do continente e um em
cada cinco europeus era francês expoente na filosofia e na literatura o país era um centro de excelência do pensamento por isso acontecimentos como a queda da Bastilha e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão marcaram a história de forma Irreversível e forneceram o padrão para todos os movimentos revolucionários que vieram depois no jornal britânico the morning post de 21 de julho de 1789 podíamos ler em destaque um inglês que não se sinta cheio de estima e admiração pela maneira Sublime com que está agora se efetuando uma das mais importantes revoluções que o mundo
jamais viu deve estar morto para todos os sentidos da virtude e da Liberdade os eventos ocorridos naquela França agrária foram segundo o importante Historiador Eric hsb diferente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram uma revolução social de massa e em incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável entre 23 milhões de franceses apenas 400.000 formavam a nobreza a elite da nação uma classe cheia de privilégios inclusive com o direito de receber tributos feudais dos Camponeses que eram 80% da população ou seja uma revolução Popular que pedia apenas por justiça liberdade igualdade Fraternidade
o historiador Thomas Carl nascido no contexto da revolução a chama de um prodígio que o universo ainda olha com estupefação até que no dia 21 de janeiro de 1793 o povo presenciou na Praça da Concórdia em Paris a decaptação do Rei da França Luís XV era o auge da revolução na verdade o povo presenciava mais que [Aplausos] isso além da cabeça do rei a lâmina cortava também todos os laços com o passado com um mundo atrasado Agrário e feudal cheio de Reis Nobres bispos e tradições religiosas mas eu te prometo existe um lado oculto nessa
[Música] história mas antes de eu te apresentar o lado oculto da Revolução Francesa eu quero te apresentar uma história que ocorreu mais precisamente no dia 21 de fevereiro de 184 48 em um mundo marcado por intensas transformações sociais e industriais dois jovens filósofos Carl Marx e Frederick Angels publicaram o documento que viria a influenciar profundamente o curso da história O Manifesto Comunista desde então a ideologia comunista circula pelo mundo reunindo admiradores e críticos ferrenhos mas eu te prometo Existe uma forma de você conhecer a história e o legado dos grandes responsáveis pela ideologia comunista dia
14 de Março estreia o novo épico da Brasil paralelo história do comunismo a maior produção audiovisual já feita sobre esse tema que reuniu os maiores especialistas do mundo quando o assunto é comunismo e você poderá assistir gratuitamente aos TR primeiros episódios dessa série basta tocar no link da descrição deste vídeo ou ler o Code que está aparecendo na tela e fazer o seu cadastro de [Música] graça o Iluminismo foi um movimento filosófico que se espalhou por toda a Europa no século X pensadores como Rousseau de Montes Thomas P volta tinham em comum a certeza de
que a razão era o motor principal do Progresso humano movidos por um grande entusiasmo frente às conquistas científicas do mundo moderno acreditavam numa espécie de poder terapêutico da razão para curar o fanatismo religioso responsável por o desenvolvimento do homem e da civilização defendiam a emancipação da humanidade de todas as crenças e superstições acreditavam que a história da humanidade evoluía de forma linear er era como uma estrada rumo ao Progresso que ia das sociedades religiosas em direção à sociedades Racionais e científicas enquanto tudo isso pairava no ar no plano das ideias na prática a França ainda
era um país Agrário de economia feudal e com o regime monárquico absolutista a população era dividida em três ordens hierárquicas compostas por classes sociais diferentes chamadas de três estados o primeiro estado francês era formado pelo clero membros da igreja católica oo era a nobreza formada pelos aristocratas que baseavam seu poder em títulos E por burocratas que detinham o poder de influência por meio de cargos públicos o terceiro estado era composto pelos camponeses a esmagadora maioria da população e pela burguesia os Comerciantes das cidades o escritor francês Emu jev contempor descreveu a situação dessa classe da
seguinte forma o que é o terceiro estado tudo o que ele tem sido até agora na política da França Nada Além da influência das ideias iluministas que já vinham se fortalecendo há um século na Europa e do processo de independência dos Estados Unidos da América houve uma grave crise econômica na França que gerou uma onda deev e desespero na população um inverno muito difícil e uma safra em 1788 e 1789 tornaram a crise ainda mais intensa e a fome passou a ser uma realidade esse sentimento de pânico em massa ficou conhecido como grande medo diante
da possibilidade Real de uma convulsão social o rei luí x tomou a decisão de convocar a Assembleia dos estados gerais uma espécie de Assembleia feudal do reino que reuniria representantes dos três estados para encontrar uma saída para a crise mas cada estado tinha direito a um voto então obviamente o clero e a nobreza juntaram para decidir e vencer por dois votos a um qual era a decisão o aumento de impostos necessário para resolver a crise recairia somente sobre o terceiro estado enquanto os demais permaneceriam isentos cerca de se semanas após a abertura dos estados gerais
depois de muito bateboca tentando fazer valer a vontade da maioria da população os representantes do terceiro estado perceberam que pelas vias tradicionais não conseguiriam nada então constituíram-se eles mesmos em uma assembleia paralela à assembleia nacional para pressionar os nobres e o clero e forçar uma reforma da Constituição ao mesmo tempo em que a assembleia nacional acontecia em um Palácio próximo a Paris o exército da coroa se preparava na capital para impor novamente a ordem e suprimir os representantes do terceiro estado a população também começava a se agitar e grupos revolucionários se formavam na cidade nesse
momento ocorreu o evento que se tornou o símbolo da revolução a queda da Bastilha no dia 14 de julho de 1789 a população de tomou a fortificação que servia como um depósito de armas e como uma prisão e representava o poder absoluto da monarquia em tempos de revolução nada é mais poderoso do que a queda de símbolos a queda da Bastilha que fez do 14 de Julho a festa Nacional Francesa ratificou a Queda do despotismo e foi saldada em todo mundo como o princípio Liber explica o historiador inglês [Música] [Aplausos] er nos dias seguintes tomada
da Bastilha o rei cede a pressão da população francesa e aceita a criação oficial da assembleia nacional constituinte responsável por criar uma nova constituição o resultado da Assembleia foi um documento que ficou conhecido como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era o fim do antigo regime à esquerda da Assembleia ficavam os jacobinos radicais adeptos À Revolução total que queriam uma mudança completa no governo do país começando pela queda do rei que deveria ser condenado e a implantação de uma república na França esse grupo era liderado por robespierre à direita ficavam os girondinos
mais moderados buscavam preservar partes do antigo regime e transformar a França em uma Monarquia Constitucional onde o rei não teria todo o poder em suas mãos e as decisões seriam feitas em conjunto com um grupo de conselheiros selecionados pelo povo e que o representaria esse grupo era liderado por briss e denton essa é a origem dos termos esquerda e direita que usamos até hoje Robs B resume de um modo geral pode-se também dizer que quanto mais de esquerda fosse o político mais provável seria que ele defendesse o princípio jacobino de centralização e de um executivo
forte contra os princípios girondinos do federalismo descentralização ou divisão dos poderes em 21 de janeiro de 1793 o medo que John Adams tinha durante a Revolução Americana quando chegava nos Estados Unidos notícias da Revolução Francesa e John Adams disse o que eles estão fazendo não é o que nós fizemos não duvido que terminem por matar o próprio rei em 21 de janeiro de 1793 O Rei da França reinante é condenado à morte executado na guilhotina em praça pública de frente para o pedestal e a estátua estava a estátua de seu avô tiveram o cuidado de
derrubar a estátua de Luiz XV para guilhotinar luí 16 de frente para a queda total da monarquia na França re Quinzinho de crueldade aqui hav uma estátua de luí x e aqui O Carrasco mostra ao povo a cabeça do Rei uma cerimônia bastante cívica pouco se fala sobre o nível de radicalismo e Audácia dos revolucionários e o preço alto que foi pago com muito sangue para fazer a revolução nem mesmo grande cientistas como o brilhante lavoier foram poupados considerado o pai da química moderna e autor da famosa frase na natureza nada se cria nada se
perde tudo se transforma em 8 de maio de 1794 lavoier aos 50 anos foi condenado o matemático Joseph Louis Lagrange resumiu o episódio da seguinte forma não bastará um século para produzir uma cabeça igual a que se fez cair num segundo a violência saiu totalmente do controle por volta de julho de 1794 representantes tant da direita quanto da esda tinham ido para guilhotina todos os principais líderes da revolu tinam literalmente perido suas cabeças Robes Pier briss Danton demol no total foram aproximadamente 4.000 pessoas executadas pela recm inventada guilhotina em sua fase mais extrema entre 1792
e 1794 conhecida como o período do terror os revolucionários pretendiam alterar até as raízes culturais da população e como o calendário tinha por base eventos cristãos propuseram um novo calendário que eliminasse todas as referências religiosas da marcação do tempo era como se essem de fato reiniciando a história o ano um então deixou de ser baseado no Nascimento de Cristo e tornou-se a data do nascimento da República francesa que seria correspondente ao dia 22 de novembro de 1793 do calendário tradicional além de eliminar todos os feriados cristãos era necessário resolver o problema do domingo dia que
também existia por motivos religiosos era o dia de adoração a Deus a solução foi instituir semanas de 10 dias e cada mês passou a ter três semanas mas a revolta contra as tradições não parou por aí o impulso da revolução não satisfeito em mudar o presente resolveu mexer também no passado em agosto de 179 3 um decreto do Parlamento revolucionário em comemoração à execução do Rei luí x definiu a necessidade de eumar profanar e destruir os túmulos da família real que estavam preservados na tradicional Basílica de Sand Deni a Abadia é Onde os reis da
França e suas famílias eram sepultados desde o século vi por isso é popularmente conhecido como o cemitério real da França dizia o decreto a mão poderosa da República deve impiedosamente limpar esses belos epitáfios e demolir os mausoléus que recordam as memórias assustadoras destes Reis e assim foi feito em uma espécie de Vingança ao passado 170 túmulos foram vandalizados entre corpos de Reis rainhas Príncipes e princesas os revolucionários destruíram os túmulos históricos e abriram os caixões em seguida os corpos foram jogados em valas comuns e cobertos com cal para acelerar a decomposição e desfigurar os restos
mortais além de tudo isso a igreja ainda foi pilhada e saqueada uma verdadeira perseguição aos mortos uma destruição da memória e dos símbolos uma forma de renegar o passado e apagar a história um dos principais historiadores franceses que se dedicou ao estudo da revolução Michel Vel afirma que o o anticlericalismo pronunciado é um dos traços marcantes do jacobinismo o calendário as festas as tradições populares tudo na França era de inspiração católica mas a república tinha que abolir todos os símbolos ligados à religião para os revolucionários o princípio maior que deveria dominar a vida política era
fruto de um pacto racional entre os homens como previsto na teoria Iluminista do contrato social de Jean Jacques Rousseau por isso foram alterados nomes das praças e ruas que homenageavam Santos católicos o Confisco de bens da Igreja Católica foi uma das primeiras ações da Assembleia constituinte que nacionalizou as terras do clero esse período liderado pelo jacobino robespierre foi marcado por uma política brutalmente antirreligiosa também suprimiu as ordens monásticas e os votos religiosos porque julgados contrários às liberdades dos Direitos do Homem os membros do clero deveriam desde então prestar juramento à Constituição Civil do clero de
1790 como se confirmassem que sua fidelidade era a a repúbl e não a religião e a [Música] Deus Per Te siia M [Música] pato Man vis IMP superna gra [Música] aos poucos principalmente entre 1790 e 1792 pela política de expansão revolucionária o movimento dos jacobinos se espalhou por todo o continente Europeu formavam clubes de debates que na prática funcionavam como organizações ias uma espécie de eco da Revolução Francesa existiram em Londres na Holanda na Alemanha na Áustria na Bélgica na Polônia na Itália e na Suíça o que todos esses grupos jacobinos tinham em comum era
o ódio pelo passado o impulso revolucionário de reiniciar a história eram tão agressivos que o Bispo de blá Henry gregis em 1794 cunhou o termo vandalismo como sinônimo de espírito de destruição para se referir à forma de ação dos jacobinos revolucionários o Bispo produziu uma série de relatórios denunciando a destruição de artefatos culturais como monumentos pinturas e livros era uma verdadeira luta contra a cultura uma sag de destruição dos símbolos nacionais tudo isso acabava ofuscado pelo bonito discurso em defesa da liberdade igualdade e fraternidade dos revolucionários o fim do período do terror não fez o
radicalismo da revolução desaparecer mas apenas mudar de forma e imagem em 9 de novembro de 1799 sobe ao poder Napoleão Bonaparte cuja Face Oculta Eu também já revelei a Revolução Francesa continuou ecoando pela história e suas lições foram incorporadas ao socialismo e ao comunismo a França não é mais referência para nada como sociedade H várias décadas a França deixou de ser referência de qualquer coisa perdeu liderança eh cultural Há muitas Décadas atrás quando tinha uma língua dominante dentro dos diplomatas em termos culturais a França deixou de valorizar a sua própria história deixou de valorizar os
seus próprios ensinamentos está sempre regurgitando uma versão republicana que não dá certo ela tá na quinta República vamos lembrar isso ela está na quinta República nós estamos aqui na sétima amos pior que a França então o que que a França é hoje como sociedade é uma sociedade ateia é uma sociedade que se entrega a burocracia é uma sociedade que não existe como como fábrica e tecido humano não existe União Social na França perdeu as raízes de fundação fo desde a revolução francesa Então foi uma sequenciamento de destruição e se você conhece alguém que até hoje
só fala sobre o lado romântico idealizado da Revolução Francesa compartilhe esse vídeo com ele e para aqueles que acham que os seus segredos estão enterrados em segurança nas Covas perdidas da história Tenham cuidado pois existem três coisas que não podem ser escondidas por muito tempo o sol a lua e As Faces ocultas que eu vou revelar [Música] [Música] n