é a carta aos hebreus motor dessa carta é anônimo e as pessoas se perguntam há muito tempo se foi paulo quem escreveu ou se talvez um de seus colegas de trabalho como barnabé ou apolo mas a verdade é que nós simplesmente não sabemos no capítulo 2 descobrimos que o autor tinha um relacionamento de primeira mão com os discípulos que estavam em torno de jesus portanto sabemos que essa carta está ancorada nos ensinos dos apóstolos também não sabemos quem era o público-alvo dessa carta onde eles moravam o autor os conhecem muito bem e assumir que eles
tenham conhecimento profundo das escrituras do antigo testamento especialmente o enredo dos cinco primeiros livros da bíblia aturar sobre como a família de abraão se tornou uma nação de israel sobre como moisés os conduziu da escravidão no egito para o monte sinai onde eles receberam a torá e fizeram uma aliança com deus onde construíram tabernáculo onde o sacerdote fazia sacrifícios ah e também sobre como eles foram peregrinos no deserto a caminho da terra prometida o autor espera que os leitores conheçam todos os detalhes dessas histórias então muito provavelmente o público é composto de cristãos judeus e
é daí que vem o nome da carta nós também temos pistas no capítulo 10 de que essa comunidade da igreja estava enfrentando perseguição e até aprisionamento por causa da sua associação com jesus alguns na comunidade estavam se afastando de jesus e abandonando a fé completamente isso explica o propósito e estrutura dessa carta primeiro a uma pequena introdução que é seguida por quatro sessões em que o autor compara e contrata jesus com pessoas e eventos importantes da história de israel jesus é comparado o primeiro com os anjos e aturar segundo com moisés e a terra prometida
terceiro com sacerdotes e melquisedeque e por fim com sacrifícios e aliança e o autor tem dois objetivos principais em todas essas comparações o primeiro objetivo é elevar jesus como superior a qualquer pessoa ou a coisa mostrando que jesus é digno de toda a sua confiança e devoção mas o segundo objetivo é esse desafiar os leitores a permanecerem fiéis a jesus apesar de perseguição em todas as sessões ele incluiu uma forte advertência para não abandonar jesus então vamos nos aprofundar melhor e ver como tudo isso se desenrola a exaltação de jesus começa na primeira frase da
introdução no passado deus falou aos nossos ancestrais de muitas maneiras diferentes mas nesses últimos dias ele falou conosco através do seu filho assim o autor está dizendo que jesus é superior a todas as formas anteriores pelas quais deus se revelou a israel ele então faz uma assombrosa afirmação de que jesus é o esplendor da glória de deus e a impressão exata da natureza de deus essas metáforas indicam a maior aproximação possível entre jesus e deus então jesus é o que os raios de luz são para o sol ou jesus é o que a impressão de
cera é para um anel de sinete parece autor e a deus separado de jesus jesus é deus feito humano como filho e essa visão elevada de jesus que é explorada ao longo do restante da carta na primeira sessão o autor compara a jesus com anjos o que pode parecer estranho porque anjos na tradição judaica foi ensinado com base em deuteronômio capítulo 33 verso 2 que a torá e as palavras de deus foram entregues a moisés no monte sinai por anjos e assim dizendo que jesus é superior aos anjos o autor afirma que jesus é sua
mensagem de boas novas são superiores a todos os mensageiros anteriores da palavra de deus e assim o primeiro aviso flui de si mesmo ponto de israel foi chamado para prestar atenção aturar que foi entregue por anjos quanto mais devemos prestar atenção a mensagem que foi anunciada pelo filho de deus e não apenas isso mas dado o status de jesus acima dos anjos comutável é o fato de ele ter abandonado esse status tão e se tornar humano sofrer e morrer em jesus vemos a glória de deus ea grande humildade de deus como jesus se uniu com
compaixão ao destino trágico da humanidade os capítulos 3 e 4 o autor prossegue argumentando que jesus é superior a moisés que liderou o povo de israel através do deserto e construir o tabernáculo jesus também é o líder do povo de deus mas nele não vemos o construtor de apenas de uma tenda mas sim de toda a criação então o autor re conta a história de como os israelitas se rebelaram contra moisés no deserto e eles perderam a chance de entrar no descanso que deus lhes ofereceu na terra prometida e assim vem o segundo aviso se
jesus é maior do que moisés o maior são os riscos que corremos se nos rebelamos contra ele também estamos em um ambiente de natureza selvagem onde temos que confiar em deus pois o futuro está na nova criação de deus portanto vamos nos certificar que não nos rebelamos como israel no se perdermos a oferta graciosa de deus para entrar em sua nova criação os capítulos 5 a 7 o autor compara jesus com os sacerdotes de israel que vem da linhagem de arão seu papel era de representar israel diante de deus e oferecer sacrifícios que reconciliavam o
cobriam os pecados do povo mas ele ressalta que os sacerdotes eram eles mesmos pessoas com falhas morais e assim eles constantemente tinham que oferecer sacrifícios pelos próprios pecados assim como todos os outros era necessário algo mais algo diferente e então ele argumenta que jesus era esse algo diferente ele é o supremo sacerdote mas jesus não veio da linhagem de arão ao invés disso jesus eram sacerdotes na ordem de melquisedeque aquele misterioso sacerdote e rei da antiga jerusalém e ele aparece nas histórias de abraão também encontramos no salmo 110 que o rei messiânico da linhagem de
davi será um sacerdote na ordem de melquisedeque então esse é o ponto principal do autor jesus é o maior sacerdote e rei ele é moralmente impecável está eternamente disponível para o seu povo e assim ele é superior a qualquer outro mediador entre deus e os humanos assim venceu aviso nessa sessão rejeitar a jesus é rejeitar a melhor e única chance de sermos totalmente reconciliados com deus então não faça isso o que nos leva a última comparação dos capítulos 8 a 10 o autor mostra como a morte de jesus na cruz foi o maior sacrifício superior
a todos os sacrifícios de animais oferecidos no templo esses sacrifícios tinham que ser oferecidos constantemente tanto diariamente quanto o anualmente no dia da expiação jesus ofereceu a sua vida de uma vez por todas e foi suficiente para cobrir os pecados do mundo inteiro ah e assim o autor adverte os leitores da carta sobre se afastarem de jesus é como dar as costas a uma oferta grandiosa do perdão de deus porque você faria isso o sacrifício de jesus é permanente ele disse e é o fundamento para nova aliança mencionada nos profetas onde todos os pecados são
perdoados então agora que o autor e levou jesus através de todos esses contrastes essa sessão final é o grande desafio para seguir jesus então pense no todo em jesus eles encontraram a palavra de deus em jesus eles têm esperança para nova criação jesus é o eterno sacerdote deles o sacrifício perfeito e agora devem seguir todos os grandes modelos de fé encontrados em toda a história das escrituras e eles devem permanecer fiéis a jesus confiando o que apesar de todas as dificuldades e perseguições deus não abandonará o seu povo esse é o fluxo básico de pensamento
em toda a carta o que o autor chama aqui mesmo no final a palavra de exortação aqui estão algumas dicas extras para ler essa carta sempre que o autor cita as escrituras do antigo testamento o que acontece em quase todas as frases pare procura referência e leia a frase no seu contexto original e às vezes você ficará perplexo mas com mais frequência ver a todos os tipos de conexões extras que você nunca teria observado de outra forma o esforço vale totalmente a pena você também deve saber que essas passagens de advertência farão você se sentir
desconfortável e esse é o objetivo elas estão lá para causar medo elas estão lá para te mostrar que rejeitar jesus é tolice porque ele é incrível todas essas advertências servem o propósito maior da carta mostrar que jesus é a revelação final do amor e da misericórdia de deus e é disso que se trata a carta aos hebreus