E aí galera, tudo bem com vocês? Rede de computadores: O que que vem na tua cabeça quando a gente escuta essa palavra aí? Segurança, velocidade, cabos, switch.
. . Enfim, todas essas palavras que eu falei agora estão interligados à rede, entretanto existem alguns elementos mais profundos como a estrutura e a base da rede.
Por isso que, nesse Pocket de hoje, eu vou apresentar um guia básico sobre topologia, para você entender de maneira simples e rápida, como funciona uma rede. Beleza? Eu me chamo Lucas Babesco, e eu quero te fazer um único pedido, só um pedido: Deixa seu like aqui meu amigo, já no começo do vídeo para não esquecer, se inscreve no canal, compartilha esse vídeo beleza?
Combinado? Então, é isso aí galera, roda vinheta e bora pro vídeo! Vamos começar a simplificando: A topologia de redes é a maneira como os dispositivos estão interligados, ou seja, a forma como as máquinas, os HUBs e os switches estão estruturados.
Sabe a segurança e a velocidade que eu falei lá na introdução do vídeo? Pois bem, a forma como a rede está organizada, influencia diretamente na velocidade e na estabilidade da segurança da própria, que acabei de falar. Existem também dois conceitos importantes sobre a topologia de redes: 1º a física - que se refere a maneira como os cabos e dispositivos estão conectados.
2º a lógica - que se trata do fluxo de dados através da rede, a maneira como os sinais agem sobre os meios e são transmitidos através da rede, a partir de um dispositivo para outro, sem a interligação. Agora sim a gente pode conhecer algumas das formas de topologias mais utilizadas. 1º é a topologia estrela: Essa topologia utiliza um único dispositivo concentrador, que se encarrega de retransmitir todos os dados às outras estações, então por isso que a estrela lá, ela chicoteia isso.
E o nó central que vai determinar a velocidade de transmissão e a conversão de sinais transmitidos por protocolos diferentes. É o tipo de topologia mais utilizado e tem as seguintes vantagens: Ela facilita a localização de problemas, porque você tem uma centralização né, se o cabo, porta ou placa de rede apresentar algum defeito, apenas um nó ligado ao componente ficará fora da rede né, então você tem uma central, se algo deu problema, você consegue tirar esse nó e não irá afetar toda a rede. E também a codificação, edição e adição de novos computadores e o gerenciamento centralizado.
Topologia de barramento: Nesse tipo de topologia de rede, os nós estão conectados a uma só barra, compartilhada entre todos os processadores, o controle ele pode ser centralizado ou distribuído, e seu meio de transmissão é o cabo coaxial. É um tipo comum de topologia e a sua vantagem é o alto poder de expansão, além de ser uma alternativa mais econômica e simples ta? E também tem a topologia anel.
Nesse último a gente tem diversos dispositivos formando um circuito fechado, como um anel, que conecta os nós em série. Nesse tipo, o sinal circula até chegar ao destino, e cada estação serve como repetidor, retransmitindo o sinal, até que o destinatário seja encontrado. É ideia do ciclo né?
Essas redes conseguem transmitir e receber informações em qualquer direção, outra qualidade é que todos os computadores acessam a rede Igualmente, e a performance não é afetada com o aumento dos usuários, por exemplo. A única desvantagem desse tipo de topologia, é a dificuldade de isolamento e a falha de um computador que pode afetar o restante da rede, só isso. Bom, esses são alguns dos principais tipos de topologia de rede.
O mais importantes no final das contas é entender qual se adapta melhor a sua necessidade, entendendo também as demandas que envolvem a sua própria implementação ou o seu próprio cenário aí. É claro, fatores como o tamanho dos cabos, orçamento e a própria escalabilidade vão afetar nisso tudo, aproveita e confira nosso artigo sobre o assunto, o link está aqui na descrição do vídeo, a gente dá mais detalhes sobre isso, e se você tiver alguma dúvida, quer perguntar mais alguma coisa sobre esse assunto de topologia, deixa aqui nos comentários, a gente vai fazer questão de responder da melhor forma possível vocês, tá bom? Galera, espero que tenha ficado claro, espero que vocês tenham gostado, e é isso aí!
O vídeo de hoje fica por aqui, tamo junto!