[Música] oi gente tudo bem com vocês eu me chamo shelen galdino eu sou mestre em serviço essencial sua professora de serviço social eu sou responsável aqui pelo serviço social para concursos no vídeo de hoje vamos falar de um tema bastante amplo complexo mas também controverso que é o tema famílias é eu fiz até uma votação a no instagram pra ver qual o próximo vídeo e esse foi o vencedor porque é de fato há toda uma relação entre serviço social e família nem a relação do serviço social com a família uma relação histórica desde a génese
das plataformas do serviço social que a família um sujeito privilegiado da nossa ação profissional e cada vez mais essa atenção ela tem requerido não conhecimento teórico metodológico para atuar com famílias nesse vídeo eu pretendo dar uma breve contribuição ponto a um pouco que a família e estou precisará família e também problematiza algumas coisas que ocorre hoje com a família com a proteção social que é o que compete ao serviço social num debate sobre famílias no mas claro que esse vídeo não tem a pretensão de esgotar o tema um tema muito amplo eu parto de uma
perspectiva que analisa a família dentro da história dentro de uma perspectiva crítica e claro que há outras várias perspectivas mas desse vídeo vai ser essa que eu vou adotar bom eu quero começar falando com vocês um pouco sobre o conceito de família que nós temos hoje famílias gente é uma instituição social eu quero falar quando eu coloco que família é uma instituição social eu quero dizer que família não é só um dado biológico está não é só dna não é só aquela questão natural mas ela é também um processo social um processo cultural ou seja
ela é construída e reconstruída historicamente muitas vezes ao analisarem as famílias principalmente uma visão funcional sistêmica coloca essa apenas a partir de suas relações da subjetividade mas não só a família ela tem um papel que é central ao longo da história você pensa em socialização primária quem vai ser a família a família o seu primeiro contato principalmente a sua mãe seu pai mas também provavelmente se você tiver seus irmãos ou se você não tiver a família então sempre a família al-khalifa um pouco central na nossa vida nela é o que nos dá uma uma identidade
primária ela não é a única instituição social mas ela é uma importante instituição social que a sociologia geralmente coloca como fonte primária de socialização claro que a família tal qual nós conhecemos hoje ela não é a mesma de centenas de anos atrás de milhares de anos atrás a família ela passou por uma série de mudanças isso porque como ela é um processo social ela acompanha as demandas da sociedade e vai se adaptando se readaptando à sociedade tô aqui já vai um dado não podemos pensar família se não pensamos a sociedade obra clássica pra gente pensar
origens da família está lá no free câmbios quem está uma obra chamada origem da família da propriedade e do estado lá ele vai trazer uma série de tipos de famílias que assistiram ao longo da história a puma luana amando-a matriarcal a família nuclear burguesa que é tal qual nós conhecemos hoje e ele aponta vários dados é claro baseado na antropologia pra falar que as famílias elas mudaram muito antigamente quando a gente não tinha necessidade de se fixar em territórios não tinha propriedade privada a família ela se organizava de um jeito não havia necessidade de herança
de saber necessariamente quem era o pai porque a não havia uma relação monogâmica essa família como a gente conhece hoje né esse arranjo familiar esses arranjos tal qual nós conhecemos hoje ele é muito próprio da sociedade capitalista é que aprofunda essa questão da propriedade privada e cada vez mais se faz necessário a questão da herança de saber quem é seu filho veja é um filho legítimo um filho fora do casamento não é isso é muito próprio do início da propriedade privada e do desenvolvimento da sociedade capitalista hoje está muito mais abre aspas flexível mas pra
índios é a família é uma instituição ela é um aparato ideológico para colaborar com o status quo então a família ela é uma reprodutora de ideologia na concepção de endemias e ele está correto mas claro que a família ela está muito mais além disso a família tal como também nós conhecemos hoje ela é muito tem muito mais amor tem muito mais objetividade mas sabe que nem sempre foi assim até porque essa questão do amor do romantismo do cuidado principalmente com os filhos é algo muito moderno principalmente doces por do esforço empreendido pela igreja católica se
a gente pegar um clássico que vai discutir família principalmente papel da criança na família o filho pr e filho pr é colocar que as crianças eram tratados como miniadultos né não havia se cuidado esse zelo essa cautela muito pelo contrário então é sempre importante a gente pensar a família em sua diversidade pensar que ela não é só uma questão biológica mas ela é social ela passou e vem passando e ainda passará por muitas mudanças porque ela é uma construção humana é um é um lugar propício é de trocar recursos materiais e imateriais se você pensar
inclusive ter filhos até um dá uma certa década no brasil o investimento é porque você precisava de força de trabalho para trabalhar na zona rural por exemplo minha avó teve 15 filhos é hoje que é algo que você pensa que não tem condições de a gente pensar o estilo de vida na cidade urbana mas que para o campo para a agricultura é um investimento então vejam que mudança drástica já tem um dado é do próprio número de membros que a família vem passando antes as famílias eram muito mais numerosas hoje elas são muito menores mas
isso há várias questões que perpassam e que eu vou falar daqui a pouco o que eu quero falar com vocês né pra gente pensar família é pensar que cada vez mais essa fonte de socialização de informação ela vem passando por mudanças por que porque há outros espaços de socialização informação em 100 por exemplo na escola pensem no na televisão na internet na informática e pensem também é no próprio nos próprios papéis que foram redimensionados a escola cada vez mais integral está se popularizando e as crianças passam mais tempo na escola do que com a família
isso porque também os membros da família precisam que ingressar no mercado de trabalho para garantir o sustento da família o idoso não é que sempre foi uma figura central de informação né de contar histórias também tem o seu papel redimensionado se a gente pensar o papel que ocupa televisão hoje era um pouco o papel que os idosos cumpriam há muitos anos atrás então a informação ea sociedade ela vai mudando a família mais uma vez repito não dá pra gente pensar família nela mesma é preciso colocar a família no contexto social numa conjuntura social numa totalidade
social pois só assim nós vamos compreender as transformações os novos arranjos familiares que há na família e claro existe também uma mudança no papel da família que eu quero destacar que somos debaixo de gênero né do feminismo feminismo teve um papel importantíssimo no na questão da das demandas das mulheres né do papel da mulher não só ficar no âmbito doméstico mas também tem um papel no mercado de trabalho enfim é um pouco isso pra gente pensar a família aí quando a gente discute família sempre vai vim aquela discussão dos novos arranjos familiares e por que
eu estou colocando aspas gente nesses novos arranjos familiares isso porque eles não são tão novos assim certo a fome se a gente pensar família clássica né pai mãe filho é de uma forma muito rígido e sempre foi muito mais atenção do que regra mas ele é o convencional pregado mas nem sempre é o praticado é esses novos arranjos ele sempre existiram gente os vários tipos de família sempre existiram mas quer que acontece hoje que está acontecendo hoje elas não só existem como elas estão a paradas pelo um aparato legal tá elas estão legalizadas aí a
gente pode pensar nas famílias chefiadas por mulheres se a gente pensar isso há algumas décadas atrás era algo muito mal visto a gente pode pensar os próprios pais também como protagonista é da família sem o apoio da mãe né cuidando do âmbito do méxico tem também a próprias famílias homoafetivas né com todo esse processo que há é de respeitar a diversidade as sexualidades há também as famílias cada vez mais mono parentais esse é um dado a maioria das famílias hoje são monoparentais a mim é um exemplo se eu e minha mãe é uma família monoparental
da minha mãe eu então pra gente pensar esses novos arranjos familiares é importante a gente pensar a família em sua pluralidade e também na necessidade de respeito a esses variados tipos de família não há um certo não há um errado aquela forma que aquela família sente a necessidade de viver em ponto o que nos cabe é o respeito à dignidade da pessoa humana e claro que aquela família também faça isso no seu âmbito né com qualquer que seja nos seus membros dito isso mais uma vez quero falar que é muito escorregadio quando a gente discute
família e discute família dentro de uma perspectiva moralizadora bonetti vista no âmbito do julgamento moral e sujeito está embasado numa perspectiva sistêmica funcionalista positivista do qual a nossa profissão serviço social durante muitos anos bebeu da fonte que é analisar a família como estruturada ou desestruturada gente não existe família desde estruturada estruturada ou não existam vários tipos de família e pensar essa família também dentro das suas condições sociais e econômicas o que há são vários tipos de família não nos compete fazer este apontamento estruturada desde estruturada se você fala que uma família desestruturada nós partimos do
pressuposto que a uma estruturada ou seja que há um padrão a ser seguido e não é bem assim há famílias que têm mais condições objetivas condições subjetivas e há famílias que têm menos condições objetivas e subjetivas né de cuidar dos seus próprios membros e qual a relação da família com sede social totalmente desde os primórdios e da gênese do serviço social que nós lidamos com a família a gente pode pegar como exemplo o código de marinas que é um código muito arcaico é baseado no tome smuda atomismo na filosofia do são tomás de aquino esse
código vai trazer uma série de premissas e só traz família só traz família da ação do serviço social com a família mas naquela perspectiva do ver julgar e agir da igreja naquela perspectiva moralizadora de ajustamento de condutas de controlar mesmo então isso é algo que tá um serviço social desde a sua fonte mas nós sabemos que o serviço social pelo menos no brasil rompeu com essa perspectiva conservadora e procura fazer uma análise crítica da realidade dentro desse processo nós abandonamos durante muitos anos a discussão sobre serviço social e família porque como já disse é uma
discussão um pouco escorregadia você pode cair nem lugares conservadores na defesa da família que é sempre uma bandeira do conservadorismo do tradicionalismo mas nessas discussões vêm sendo retomada no serviço social claro que sobre enes perspectivas então se você está querendo discutir família é bom ter cuidado ser pra não acabar entrando em teorias que às vezes se aparentam ser de um jeito mas defendem uma outra coisa uma coisa mais sistêmica organicista mas porque que vem sendo retomado esses debates sobre serviço social à família porque há uma mudança ao menos tinha a cruel ainda está em curso
mas ninguém sabe o futuro dela nessa conjuntura política que está o brasil que é uma proposta de proteção social por parte do estado que tem a família né com um centro esta chamada as propostas families estas né que a vão pensar nessa se a gente pensar proteção social e família nós temos o programa saúde da família na saúde nós temos a própria assistência social que tem como centro né a questão dos vínculos entre família e comunidade grupos de antes etra enfim a família ela é entrar um pouco né na discussão de proteção social isso porque
porque há uma proposta familismo no sentido de que o estado ele só vai garantir proteção social se a família não fizer primeiro óleo essa perspectiva então ela não caminha na perspectiva de garantia dos direitos porque você só vai garantir o direito se a família não fizer primeiro vou dar um exemplo pra vocês vamos pensar no benefício de prestação continuada que hoje é um dos principais benefícios da assistência social lei orgânica da assistência assim o bpc é um benefício prestado para pessoas idosos pessoas com deficiência né cuja família renda per per capta não ultrapasse um quarto
do salário mínimo ou que não tenham condições de provimento pela sua família olha a renda é calculada pela família se a sua família conseguir prover tudo bem mesmo que você tem aquela renda de até um quarto o estado não tem nenhuma obrigação da gente pensar é alguns tipos de proteção social é como se o estado ele só vai atuar se a família for à falência se a família por falha ou seja isso é um direito um pouco pífio né o estado tem garantia de direito independente da família ou não garantir é garantir esse provimento que
nessa perspectiva é como se a família fosse a única responsável pelo direito à família faliu a família não tem condições aí o estado entra e entra de forma temporária sempre de forma temporária se a gente pensar isso isso vai de encontro ao que amy outro vai falar de uma proposta protetiva da proteção social no que tange famílias porque o estado ele deve trabalhar né com ações em que promova os direitos universais e justiça social para a família independente ou não do papel que ela cumpra para seus membros vamos pensar vocês acham que para ter creches
só a mãe ela só pode deixar um filho na creche se não tiver ninguém da família que cuide o estado tem pts em disponibilizar creche porque é um direito né a escola ea mãe precisa de trabalho não tem como deixar a criança sozinha então pensem geralmente para você conseguir uma vaga que a gente sabe que são poucas vagas que há na creche a primeira é a última opção porque você vê dentro da sua própria família porque porque a gente pagasse análise de da própria família porque não estado já não garante o direito mesmo direito de
cuidar da proteção à criança e à maternidade e à infância também muito comum e inclusive questões de concurso cobrarem um pouco a tendência que a do estado no que tange à proteção social com famílias e é a proposta families esta taxa essa proposta de que a família tem que cuidar primeiro não deu certo família e sim um estado entra é o que a gente chama de uma proposta família está quem vai discutir a regina célia minhota nesse livro aqui ó que eu vou indicar pra vocês neste livro aqui sobre o familismo direitos e cidadania organizado
pela miotto pela marta campos e pela caça e carlotto é um livro da editora cortez tac vai discutir justamente essas tendências família estas que há em todo o estado mas principalmente claro na assistência social este é um livro bastante recomendado algumas questões de concurso tem trazendo questões sobre o familismo é sobre o proposta protetiva e claro também sempre sobre a concepção de família né que é o mais clássico cair mas não só cá isso cai também outras coisas sobre família bem ainda sobre família é interessante destacar aqui pra finalizar que não serviço social brasileiro quando
a gente vai analisar família hoje a gente sempre pensa a família atravessada pela questão social então isso significa o quê shelly isso significa que a gente não pode pensar família um espaço de harmonia como espaço de bem estar como um espaço de felicidade da família não é só essa coisa boa não família pode ser também algo que viola direitos se a gente pensar hoje eu acho que a família é tanto fonte de alegria de amor mas a mesma proporção é também fonte de dor do sofrimento até o leandro karnal né um respeitado intelectual brasileiro coloca
o que seria dos psiquiatras e dois psicólogos se não fosse a família não teria onde de renda essa é a principal demanda de quem vai lá fazer a sua terapia mas aqui quando a gente está discutindo serviço social não nos compete fazer essa discussão terapêutica da família até porque nós não temos formação profissional pra isso que nos compete é discutir as que as expressões da questão social na família a violação de direitos a afirmação de direitos ea própria proteção social dessa família relacionada à comunidade ea sociedade isso posto eu queria colocar pra vocês é 4
assim há muitas outras questões que dá pra gente discute em família dá pra gente discute direitos da pessoa idosa direita criança/adolescente o próprio a própria discussão de gênero e feminismo do patriarcado atravessando numa família aí daria pra gente discutir várias coisas mas como esse vídeo é mais para uma chuva de idéias para conversar eu quero conversar com vocês agora na indicação de leitura que eu tenho pra vocês é de fonte segura está sobre prático de família tem a regina célia mil outro que é uma referência no serviço social brasileiro eu já até falei sobre o
livro dela aqui aqui antes nesse vídeo mas tem alguns artigos dela na internet a fonte é totalmente segura podem procurar ao felipe à rené que vai discutir a criança na família é uma discussão bastante interessante de como eram tratar as crianças antigamente tem também dentro de uma perspectiva marxista guarantee boni que é um marxista sueco alguns não gostam mas eu acho bem interessante a letra dele sabe família gênero também ele faz um pouco desse recorte do gênero ea os filmes bem bacanas que eu queria ficar pra vocês um filme clássico é excêntrica família adiantou esse
filme é um filme fantástico né filme clássico mesmo é muito muito repassado por diversas disciplina ainda sobre família tem um filme bastante interessante que a escolha de sofia acho que dá pra gente também pensar um pouco claro que é uma outra perspectiva mas é pra gente pensar um pouco sobre família nessa obra tem também um filme muito interessante disponível no netflix gente que orações para bobby orações para bobby é um filme muito marcante é baseado em fatos reais tá é um filme fantástico recomendo emocionante esse filme outro filme também que tem o netflix é tudo
sobre minha mãe do amor douglas que o espanhol o clássico diretor de cinema e ele vai falar uma discussão interessante um jeito bem diferente de falar a família então é isso é espero que vocês tenham gostado claro que eu digo mais uma vez esse vídeo ao redd muito introdutório muito básico é vou provavelmente fazer outros eu não sou especialista em família taiana não é um tema que eu discuto mas é um tema que ela gosta de estudar porque eu acho que é necessário então é isso se você tiver e sugestões deixe nos comentários eu como
eu sempre digo estou aberto ao diálogo mas eu estou aberto ao diálogo que venha com argumentos não com a sede com um texto de chá tórios eu nem sequer lê já então se você quiser dialogar comigo vem com argumentos canção de amor você pode ser de sei lá qualquer vertente teórica não importa eu só quero estabeleceu estabelecer um diálogo profícuo é com respeito e tal bom gente é isso se vocês gostaram do vídeo de um jóia e se vocês não foram inscritos no nosso canal se inscrevam participem lá do nosso instagram do nosso facebook é
sempre bom fazer mais um vídeo aqui é eu espero que eu tenha contribuído de alguma forma na formação de vocês um estudo de você [Música] [Aplausos] [Música]