o u1 sert esmero [Música] [Música] [Música] diga sim estou [Música] cinco títulos [Música] [Música] o lugar das terras altas fica no recôncavo das almas lá onde o coração às peta quem vive além dos olhos e perto dos ventos quem protege o porto natural e as folhas que sabe o lugar do rio e das passadas de um povo e de uma casa de fé [Música] e não me oxalá acha de quires rede usando meus querem vai clarear o lugar é do encontro dos rios e das nações que chegaram [Música] ae [Música] as leis com seus deuses
línguas do euro ba sol o lugar remar o chip casa do povo de santo [Música] i maragogipe tem significado ao símbolo do fogo solar a ela que ilumina os braços invencíveis abrem caminho à marta enfrentam as águas elevam-se ao céu e reverenciam os deuses [Música] porto natural cercado por manguezais a mistura da natureza casa com a mistura das raças aqui viviam os índios aimorés independentes guerreiros eles os mais temidos viram os exploradores portugueses chegarem pela primeira vez em 1520 a riqueza das matas o rio navegável e o porto natural atraíram a colonização eram fontes de
riqueza material para os conquistadores construíram engenheiros e casas de farinha é o começo do tempo da escravidão várias etnias aportaram no brasil de locais bem distintos da áfrica [Música] falhas o vento com a espada e da terra vento que se espalha e abre o caminho [Música] filho dos engenhos destruídos que nada soberano carrega espada e tálio vento ea cana os cavalos e flecha na cidade de santos eu nasci nos engenhos da alma [Música] eles lutaram contra todas as adversidades para manter costumes cultura e ritos religiosos de cada região da áfrica vários tópicos fugiu numa só
época extraordinária foram arrancados da sua terra muitos deles reis e rainhas de tribos conquistados o combate à violência escravocratas foi guerreiro e espiritual acho que a receita não somente a guerra mas eu vejo aqueles a resistência como os que asseguraram a manutenção ea preservação do povo negro enquanto tal leo lionni eu moro deu lhe impunha ao e reunion alaketu a morava lá que o culto às divindades africanas é pré histórico vem desde o início dos tempos o que chamamos de candomblé nasceu no século 19 das reuniões feitas pelos escravos de diversas etnias para cultuar seus
deuses durante o tráfego que aconteceu em boa parte do brasil colonial o léo a religião é uma religião como tal deve ser respeitada e que não tem nada de chiclete a prática da religiosidade de matriz africana segue os ritos da origem de cada etnia e guarda diferenças sutis e essenciais essa mistura essa composição política em ter africana é um resultado da resistência no brasil contra o inimigo comum que era extravio escravizador onde escravos que tal é o primeiro no mundo que misturava todo mundo para impedir ou dificultar a a comunicação ela disse criativo foi uma
forma de ludibriar de dar o branco colonizador dos senhores que no interior das salas queriam saber o que era em que os deuses cultuava a organização uma estrutura mística organização é ritual a organização civil das comunidades de candomblé são resultado dessa mistura então essa origem nós continuamos então são os amigos somos irmãos um pelo outro ou seja de várias nações que esse e se misturaram se fundiram uma extraordinária sobre as outras têm o que tu angola hoje a gente tem diferença agora estamos assim uma nação unida quem nem procuramos se unir com todos acima de
tudo tão duro que nos cobre com a loja dele e nos dá aquela proteção aquela segurança renan ai ai sou dina eu ai ai sou dino noel a ai ai ai ai [Aplausos] o top dos atabaques a língua utilizar as divindades culturas um bom ala b ele tem que saber todos os toques de programações a nação ketu a nação jeje a nação cola estão presentes em maragogipe a maioria ou não quer mais respeitar a religião e eu acho que a gente tem que dar valor que a gente não vai sentar para raspar orixá pupo montado
beleza é sacrifício então se repensar benefício em que terá muito efeito as divindades mostram a soberania de cada nação com seus ritos em 15 para os angolanos orixá para o euro bada nação ketu os volumes para os dão-me anos da nação jeje o fato é que os filhos da barriga editar motivadores do futuro do chamado candomblé de jejuar obra de vulto é vem do nome e que na dinâmica africana o down mestres em guerra com que tudo sempre ganhou então através dos pontos ou menos né o rei do mec é que viam veio a maioria
dos escravos qtos branco praia principalmente e dos portos lagoas né dos portos como é o posto juninho hoje lagos né é e bagre aí vinham usa os down - que era pressionado [Música] o acto não quer saber o jogador chegará pinto jucu conhecida como a região da salamina em maragogipe é uma viagem onde sempre se encontra a proteção [Música] a pedra de iemanjá incrustado em coqueiro às margens do paraguaçu a lendária pedra do angelim já próximo ao anjinho nesta pedra os antepassados praticavam rituais religiosos na época da escravidão a pedra é sagrada e náutico [Música]
o nome contrasta com a idade semelhante a outros da região do recôncavo o engenho novo é uma construção do século 17 ali houve uma grande concentração de escravos eles formaram vários quilômetros depois do engenho ser destruído pelos holandeses em 1624 o engenheiro foi logo reconstruído no final do século 17 daí a sua denominação a busca da liberdade pelos escravos e diversas etnias intensa mas surgiram muitos como uma dessas regiões quilombolas pode ser encontrado em fukushima [Música] por uma curiosidade histórica para se chegar à região quilombola temos que atacar no forte de santa cruz o forte
da barra do paraguaçu uma construção finalizada em 1648 mas é erguido para conter a invasão holandesa em 1624 daí uma dúvida que persiste até hoje não se sabe quem ergueu a primeira pedra da construção civil holandeses para garantir uma posição estratégica como invasor ou portugueses para organizar a sua defesa é certo é que o velho forte continua mantendo a sua imponência em águas maragojipanos sua importância histórica pouca gente sabe pescadores nativos impediram que navios portugueses socorressem as tropas de madeira de melo sediadas em cachoeira a resistência dos pescadores foi decisiva para a conquista da independência
da bahia entre 1822 e 23 [Música] atrás do forte em terra firme encontramos a comunidade ainda nã o vai dar namoro e vai ligar a luz solar gard e aimée é brincar é da banda mole e a maioria das pessoas que moram em campo junto à fazenda essa lâmina são remanescentes de quilombos suor ele é embora a beira rio o tempo passa devagar na vila de pescadores ao tomarmos as velhas estadias dos quilombos nos descendentes aparecem câmera câmera é trabalho duro com a piaçava olhar curioso de todas as idades ou mandana e foi a pedir-lhe
bala em povo hospitaleiro que desconhece o seu passado mas que por algum motivo passa a certeza que está bem protegido pelas árvores [Música] a natureza guarda a fila mil kouchner e mansos áquila vanessa tem quatro anos de idade deve um dia saber dos mais de quatro séculos de história do seu povo nestas equipes é uma necessidade histórica para que este se transforme em um dia [Música] é o de um bebê é [Música] passeia na areia é na areia que a onda passeia e tudo o que eu aprendi sesmaria 1557 a região de maragojipe foi elevada
à categoria de vila pelos portugueses em 1724 ea município em 1850 maragogi pelas suas condições de família negras de família de acesso à roça na pequena propriedade ele teve é os seus candomblés lá e maragogipe noblesse tradicionais e antigos que vem segundo alguns dos próprios membros das comunidades vêm do século e 17 né o tanto para hoje ainda se preservar de forma isolada portanto ela mantém essas coisas de uma maneira eu acho bastante genuína é um cenário favorável à a reprodução de tradições africanas de manutenção de quilombos maragogipe cresceu de uma forma diferente das outras
cidades do recôncavo o sistema de comunicação aqui eu acho que ela era muito mais importante o mar do que qualquer outro é uma área que estimulou a família escrava nucleação a fixação ea permanência de culturas entende que o mago jipe sempre foi a cidade portuária eu acho que ela é assemelha-se nesse aspecto bastante em salvador lá é que vão se implantar as indústrias alemães é a sua indique a dani manhã e outras é outros fabricantes menores de charuto especializa na cidade de maragogipe como uma cidade manufatureira e manufatureira fundamental no trabalho feminino são as mulheres
de maragogipe que enrola charutos nas bancadas riddick ou também rola um charuto em casa são o chamado charuto enrolado nas coxas dizem que é o mais saboroso quem fuma um charuto mas nega fogo na dianteira não canso de repetir camará nada assim hoje leio ou derruba chegando ao fim de lá onde veio de maragogipe e os casarios tua alegria que o povo único está presente em tudo acho que o espírito do maragojipano de pano é em sua essência esse elemento benevolente [Música] o valor total adeus ai ai agora a manutenção de tradições e festas isso
depende de uma população mais estável é uma população mais solidária não tão submetido a um regime de trabalho como na área de cana de açúcar onde as manifestações ou manifestações exala eu acho que isso está em todas as festas só não só nas festas afro-descendente a festa católica também do padroeiro são bartolomeu teu santo encostado numa quadrilha criada alegria ainda maria vetado enquanto eu digo sustentar no meio da praça e tá fazendo um discurso dos santos em cada casa visitada pelo amor [Música] eu eu a senhora das províncias chinesas embora todo mundo tudo de mim
a rainha dos raios rainha dos raios rainha dos raios tempo fora e maragogipe e é consciente disso ele acredita em uma casa quer dizer que tem uma grande família povo áfrica de todos os santos ea negritude trio olhe a igreja de se consagrar por isso negroo o que acabou desejava e se consagrou nesta grande nosso e oj exclamam estão a atenção andré o núcleo básico vinhedo criação é eu diria que ele é acima de tudo ele é solidariedade [Música] não a deixam a mãe do mar hotel [Música] o meu papel é a galera só que
é a arena é com o maior hotel [Aplausos] a galera é agora quando vem da porta da igreja e não sabe o que faz mas não me de divino espírito santo reneves a dona eremita tem 75 anos mais de 60 dedicados a rezar as pessoas de maragojipe sangue do goleiro do fina oxalá que o marketing bem cada matéria pinto/ae se aliviar [Música] desde menina este é o seu ofício [Música] é uma cidade que também preserva muito sagrado essa matriz africana é que continua a fornecer para o conjunto da população é é uma imaginação é uma
capacidade poética de terceiro homem o candomblé é a alma é sei se é lidos de vida do povo negro que sacie angola candomblé dos índices de zambi deus supremo na cultura banco deus do ar das florestas dos rios dos mares dos seres eu sou filha de o jogo começou filha do mundo é um homem da estrada é o menu ferro homem da pedra é o dom do aço [Música] agasalhe glória gunello há 50 anos de axé que saci é rainha mãe a luta desta mulher em defesa da sua religião se confunde com a história do
cantor no bairro espero que eles mesmo nós o senhor me levando mais que eles não deixa acabar aqui uma raiz é uma semente que não foi dado por ninguém foi dado pelo chá com muita luta muito sacrifício hoje o movimento por exemplo entre os [Música] entre os motivadores do icsi são chamados em angola de renome nar todos os seus cultos todos os seus espíritos ancestrais com nomes do mundo em um mundo e não convocá gol que sacie mulher guerreira quem pode por meio de linhas de água maripá em san pronto e saci mulher de som
é o vento é o raio é o vôo é tudo tão leva a vida e rock obrigou subaru of mormon seguro como ela diz gama zhang ae [Música] ae este é de 1 de chance ele tem mais de 40 anos de axé [Música] neste local do terreiro é especial para edinho disse o parque das árvores sagradas a chance de chuva [Música] irmã envolve as árvores sagradas o baobá árvore do curso de nanã arraes vende angola da feira de luanda ar terreiro de aquino o hiroko também conhecido como alabá co reúne as oferendas para olhar na
castanha do reino o sultão das matas recebe as oferendas a árvore da fortuna a no beira-mar gestosa estão lá você encontra o e colocou o louco sabe algumas espécies cadeiras são fundamentais para o culto desta religiosidade brasileira e muito especialmente da cidade que com muito amor muito respeito aos orixás e acho que sim a serra nós não podemos ter um orixá mil [Música] o jardim e suas folhas sagradas milagrosas jardins com as folhas medicinal que a gente o jemed é pro mas ia para o aborto pro banho dos iniciados todos passa então por que nós
não vamos poder fúria em outros lugares em todas as abas ao nascimento do s é extraordinário esse tio é do terreno de adianta o alaba chefe éxito fascinante seu barracão silencioso é visitado em um dia sem festa vemos o seu ponto central onde a força da terra demerji para o céu o choque-rei [Aplausos] os orixás e ritos de iniciação de origem do bar predomina a reação quito ai ai ai ai [Música] o candomblé cura levanta e dá também tranqüilidade paz a muita gente [Música] a festa do machismo é realizada todo ano durante o mês de
junho em casa de santo de maragojipe é uma manifestação física como tensa musicalidade em referência aos encantados pé são cortados é é aqui co quer dizer galos é ordem é muitas frutas bebidas e o decorrer do dia todo é frutas e bebidas e samba de caboco chama de guerra na festa de marujo encontramos a essência do candomblé de cabo temos a influência da raça negra com 'ficha em cintas com o capô a raça branca um marmanjo toda prática ritual do candomblé de caboclo é executada nos mínimos detalhes na festa um lado o candomblé a roça
andré dá acesso à terra é ter a terra onde estão assentados para sempre os seus é os seus ancestrais aonde não tem mata não baixa o um orixá ou em 15 então o caboclo eu acho que isso vale pra todos os perfis é da afa religiosidade entender o outro a partir desses arquétipo é também entender que a humanidade é diversa individualmente diversa que as pessoas essa diversidade das pessoas pode ser pelo menos identificar e agrupar e alguns arquétipos de alguns comportamentos mais ou menos padrões que os orixás representa o caboclo mistura das raças e provoca
um canto [Aplausos] [Música] é nada o reino de down mel na boca a terra da serpente sagrada do culto aos dons dos bravos guerreiros e amazonas na abo e disseram ter muita estampa todos os reinos africanos que foram sendo conquistados através dos temas entre eles produziam muito mais escravo capturando lá hoje do que sendo capturado a palavra gg é um apelido vem do euro bahá de genji que significa estrangeiro para alguns historiadores e antropólogos esta nação deveria ser classificada de povo é fonte em respeito à história em áfrica e aos antepassados vegetal maneira particular especial
na adc eu acho que é um povo extremamente desconfiado ele extremamente fechado no período da escravidão muitos down - foram levados para a bahia eo maranhão e com eles a cultura e oculto aos utentes ele se preserva as que são mais humildes eles não gostam de ostentar então é sou mais fechados é tanto que o terreiro do pino para se chegar é maçante dificultoso aqui maragogipe para chegar ao terreno do pim recanto g de maragojipe é preciso ter respeito e perseverança a estrada quase intransponível que o cenário encantador tempo desafio perigo são palavras se tornam
é ver melhoras a cada passo do caminho silenciosas elas observam o movimento fora da rotina luís lopes tem 75 anos e é filho da casa foi o escolhido para nos acompanhar na visita 11 portal nos espera fomos bem recebidos acolhidos na filosofia gengiva como disse para nós o vodu jogo do sul o dono da casa aqui tudo é humilde a nossa roupa é simples não tem nada no show o chão é de terra batida não tem azulejo não tem cimento não tem riqueza material essa é a maneira da nossa nação o dono da casa permitiu
que fizéssemos estas imagens nunca antes o pinho foi sequer fotografado em um livro de pedra entre as folhagens este marco traz a revelação inédita a presença gg no recôncavo baiano no século 17 a placa mostra que o povo do reino de tão tão fundo o terreiro do pinho em maragogipe em 25 de dezembro de 1658 a placa eo busto do poeta castro alves foram construídos entre as décadas de 50 e 60 do século passado a inscrição na placa e no portal das regras do terreiro põe em xeque um dado histórico até então os historiadores defendem
que o cges só teriam chegado ao brasil no terceiro ciclo tráfico de escravos no século 19 a localização estratégica do terreiro o segmento dos preceitos g de isolamento a destruição do engenho novo pelos holandeses em 1624 ea fuga de escravos na época são indícios da veracidade desta inscrição seria o pinho terreiro mais antigo para esta comunidade a verdade já mora aqui está nas pedras que recolhem segredos do tempo nos caminhos do rio e dos pássaros nas árvores onde o respeito é a sagração da comunidade a partir deste portal iluminado a vida diferente o vento brinca
com silêncio e as árvores protegem e guarda [Música] i [Música] i [Música] button 10 eu to abac ae essa cunha zin [Música] [Música] nair e candeias [Música] e parou [Música] o gol [Música] o méxico vai dos dias mas o jogo chegou a dar rio [Música] juntos seu próximo vai provocar a pancada do [Música] o batuqueiro nem porta [Música] voto aberto [Música] a corte reto humano [Música] a chuva que hoje [Música] e com deus o tucuruí é o jogo é um jogo de erros ae em que mo brasileiro vai não só na bancada do dança no
jogo o número só dodói el chapo ontem que valor brasileiro vai dançar ou não com cada do deus um mau bocado duro ae não tocar uhuhuh [Música] [Música] ae [Música] iná ei ae [Música] a fila ae [Aplausos] [Música] caraguá é é [Música] iná ai ai ai ai ae [Música] iná ae ae amor [Música] [Música] filó [Música] ae [Música] é acabou oi eu eu eu eu [Música]