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Video Transcript:
é bom como eu disse é muito importante a gente estabelecer agora algumas métricas como foi super funcionar hoje começando pelo título dessa aula considerações sobre o reino do como é porque com porque considerações e eu estava dizendo a pouco que é para falar sobre o Reino do Congo nós não é necessário somente um aula mas um curso inteiro Oi e o Reino do Congo ele é uma chave interpretativa conhecer a história do Reino do Congo é essencialmente importante porque ele é uma chave interpretativa para compreender diversos processos históricos que dizem respeito aos povos da diáspora
africana o tanto para a América do Sul Central e do Norte como também para estabelecer é encontros o e compreender as narrativas e compreender o contexto da colonização e do processo de descolonização e ainda decolonialidad também é importante porque ele consegue estar nesse eixo histórico e ele diz respeito a muitos de nós e dão hoje nós vamos começar vamos tocar um pouquinho desse desse universo do Reino do Congo Porque é importante conhecer a sua história e porque é relevante falar sobre o Reino do Congo nos dias atuais então é importantíssimo estabelecemos essas estes critérios é
onde era o Reino do Congo como era o Reino do Congo e normalmente nós temos que começar a falar sobre o Congo a partir do objetiva de onde que vem veio essa minha curiosidade eu vou começar contando essa história para vocês alguns de vocês já sabem mas eu sou mestre em história social e eu me uma das minhas pesquisas ela justamente voltada para os processos criminais envolvendo escravizadas processos escravizadas moviam contra seus senhores e para mim é muito importante conhecer as origens desses desses escravizadas onde eles eram é de que região vinham e muitos desses
escravizadas no final do século 19 ainda eram africanos Ah pois é ainda eram africanos aqui no caso de Uberaba por exemplo aqui no caso de Uberaba eu digo porque eu moro em Uberlândia Uberaba velocidade ficassem Km daqui eu pesquiso processos criminais escravizadas está no ouvidos lá então é muito importante porque o acervo de processos estão lá e o assunto processo instala e lá tem um dos processos por exemplo de uma senhora chamada Rosa africana que ela está reclamando a sua liberdade para ter chegado no Brasil depois do ano de 1831 bom e que havia uma
lei né de de interrupção do estudo do tráfico de escravos que escravizadas que chegaram no Brasil depois de 1831 estarão libertos só que me chama muita atenção principalmente e eu vou mostrar posteriormente a vocês isso o nome dos escravizados e que qual era o nome que esses escravizadas tinham normalmente por exemplo Joana Congo o Joaquim Benguela Oi Maria Cabinda o cambinda bom e talvez a gente não faça Associação imediata mas Congo Cabinda Benguela Cabinda Benguela são regiões do antigo Reino do Congo e hoje William Powers William Sérgio de Angola pode nos confirmar são regiões dentro
da Angola o que faz parte Angola de hoje fez parte do poderoso Abrir novamente a câmera do poderoso magnífico e importantíssimo reino e do Congo Oi E para isso nós precisamos considerar algumas coisas que são extremamente importantes é o lugar de onde nós vamos começar essa discussão eu vou mostrar para vocês agora um pequeno vídeo é que que fala um pouco sobre isso Olá esse vídeo ele tem a ver e com a escravidão em Ah poxa mas começar a contar a história de um reino a partir da escravidão e a partir das consequências dela e
talvez seja importante na situarmos porque importante e por que tem a ver o que tem haver o nosso debate não é só falar sobre um reino tão tão distante no tempo e no espaço que talvez não faça não dialogue com o nosso cotidiano como vocês viram que recentemente um jovem o africano e foi espancado brutalmente nas ruas do Brasil ele não é o primeiro infelizmente e na nossa realidade tão pouco será o último é porque o racismo no Brasil o racismo ele mata Ah e não confunda um racismo com preconceito o racismo mata e mais
do que isso racismo xenofobia e principalmente contra os africanos ou seus descendentes e Por que então nós vamos começar nosso nosso nossa aula vendo justamente um pequeno documentário que foi preparado e chama-se Diário da África para América a odisseia da escravatura são notas de viagem e existe uma fala muito interessante que essa reportagem de Luanda em uma reportagem que eu vou deixar nos nossos comentários foi feito em 2019 pela Mayra de la-salette e importantíssimo porque ela conta que é comum ouvir as vezes em alguns lugares em Luanda o que falam a seguinte frase a escravatura
foi uma coisa má mas nós africanos não gostamos de lembrar de coisas massas é mas temos que lembrar e é dever principalmente do meu caso do Historiador lembrar aquilo que a sociedade que esqueci que esqueci é importantíssimo lembrar isso então vamos começar com esse pequeno vídeo é que eu acredito que tenho muito a dizer para a gente Ok então vamos lá e em 1619 um navio do pelo chegou à Virgínia colonial com uma carga Inesperada pelo menos 20 africanos escravizados os primeiros na América estes cativos do que hoje o país de Angola sobreviveram a uma
Traiçoeira travessia do Atlântico para enfrentar mais sofrimento um destino partilhado por centenas de milhares de outros africanos escravizados no que se tornou nos Estados Unidos registos da venda e envio de Africanos aparecem em muitos arquivos eles contam uma história de horror sobre revolta e exploração e no Museu Nacional da escravatura de Angola em Luanda o director de Valdemiro Fortuna diz que o legado do tráfico de escravos ainda assombra o país durante quase quatro séculos esse país essa região que eu Chamas Angola esteve intensamente envolvido neste fenômeno e foi prejudicada a todos os títulos o tecido
social foi destruído e hoje vivemos as consequências do tráfico de escravo e da escravatura há séculos de domínio Colonial combinados com a escravatura fomentar um conflitos em África que aumentaram a pobreza e instabilidade diz Fortuna ou tráfico de escravos desestabilizou as sociedades africanas não foi possível durante os processos de tráfico de escravos escravatura e colonização as sociedades africanas e reorganizar-se por vezes tenta se esquecer esta parte importante da história desse país e o razão pela qual o Museu Nacional da escravatura existo esta pequena casa e Capela com vista para o mar fazer um parte do
comércio de escravos de Luanda a Bela Vista contraste Com as experiências deploráveis que aconteceram aqui neste Edifício os cativos foram convertidos ao cristianismo antes de serem enviados para enfrentar o seu destino e como escravos no Novo Mundo através do batismo a Igreja Católica despojos cativos da sua identidade africana aqueles que foram de dizer Angola receberam nomes cristãos portugueses os outros que iam eram batizados em grandes grupos esse ou quando chegassem a uma Costa distante recebiam novos nomes e o que as pessoas e eram batizadas em marcha Paulino quanto é que é sacerdote na cidade Costeira
de Benguela a sul de Luanda anteriormente a igreja o estado andaram sempre de mãos jurídicas e Oi e a evangelização aqui em Angola ela foi acompanhada de mão dada cami com a colonização então este binômio evangelho colonização um por um tempo se confundiu muito e o padre quarto é que diz que estas conversações foram boas e más Foi por um lado o angolano africano foi convertido foi ajudado abraçar o evangelho por outro lado também foi se destruindo um pouco a sua identidade EA sua cultura e anulou se tentou se anular e a sua cultura ela
é assim que muitos sofreram no meio desta evangelização e inclusive alguns outros missionários também chegaram de cometer erros por isso que a igreja é uma dada altura também Chega de pedir desculpas pelos erros E em 1985 o Papa João Paulo Segundo pediu aos africanos que perdoassem os cristãos brancos por seu envolvimento no tráfico de escravos e o rio kwanza que desagua no Atlântico a sul de Luanda é de uma importante rota comercial e as pessoas que viviam perto das suas margens foram arrastados por tráfico de escravos e é onde foram apanhados a maior parte dos
escravos pequeno eles eram reputados em vezes mas o mesmo os resultados depois era para ser em vender que eram as intermediárias africanos diz que a escravatura de nou a região de precioso capital humano a força de trabalho mas também saiu a inteligência de saiu habilidade precisamos dessa força para sairmos de ou para avançarmos por uma situação melhor em África Portugal abriu oficialmente o tráfico de escravos em 1836 mas Angola ainda está a tentar a rir-se do seu legado é mas a dona Salete compete ao YouTube News em Luanda Angola e Obrigado Renata Obrigado Vânia agora
está me ouvindo né é que o tio aqui esqueceu de ativar o microfone mas agora vai funcionar o que estava dizendo o seguinte espero que vocês tenham percebido nesse vídeo né o quanto é o foi relevante a escravidão e o quanto ela lesou talvez vocês não perceberam ainda tiver a dimensão mas ela lesou tecido social da sociedade é daquela região bom e porque o Reino do Congo tem tudo a ver com as nossas histórias certo e determinado momento vocês perceberam que eu sacerdote ele se refere a região de Benguela o e aos loja que eu
não vou falar só de Benguela Mas é uma região Benguela é uma das regiões do Reino do Congo antigo Reino do Congo e hoje é o moderno Angola é Congo brazzaville Congo democrático pouco democrática do Congo e Gabão era toda aquela região era conhecida como Reino do Congo certo então nós vamos começar fazendo algumas considerações a respeito disso eu vou mostrar para vocês agora aqui vou projetar para vocês é uma tela onde tem aqui o arquivo é um arquivo que eu uso muito das minhas pesquisas o catálogo e para estudos da escravidão isso aí refere-se
aos processos que estão aqui na cidade de Uberaba eu abrir para vocês aqui a segunda tanta janela aberta que eu deixo que e fica complexo mas eu vou mostrar E aí e compartilhar muito bem Oi ok já estão priorizando a tela ou colocar ela em tamanho maior se vocês perceberem Vejam Só O que é uma busca simples é uma busca simples é possível a gente perceber já que Ora vamos comprar o f e digitei aqui em cima o nome Benguela o mesmo nome citado pelo sacerdote Vocês conseguem perceber aqui por exemplo que nós temos aqui
uma escravizadas nas realizada chamadas Silvia filha de filha não que o Padre Justino Ferreira da Rocha e os Padrinhos José kongo e tibúrcia crioula né batizaram essa criança quando em Dois de Maio de 1841 a filha legítima de quem de Francisco e Josefa Benguela Olá neste catálogo tem 88 referências de escravizadas Benguela efeito olha aqui esse outro Isidoro filho natural de Mariana Benguela e Seven e vamos a outro o Joaquim de nação Benguela uma carta de liberdade de 1841 Oi gente neste período não havia ainda o que nós conhecemos Como a nação angolana Ok de
onde que essas pessoas que estão aqui no Brasil e você querido yuran que é de Luanda de onde vieram essas pessoas as pessoas vieram do do reino do como para o Brasil e como que eles vieram para cá aí que nós temos a felisberta falecida esposa dos cabos Joaquim de nação Benguela mas não existe nas não existe uma nação Benguela por quê que eles falavam nação Benguela nação cambinda o que vocês imaginam por quê que esses nomes eram de Olha eu coloquei Benguela mas eu vou colocar aqui Congo agora vamos ver quantas referências nós temos
aqui a escravos com Congo 86 referências aqui já tá mostrando para vocês Joaquim de nação Congo e os outros o padrinho da Silveira lá o José kongo Luiza Congo né que o batismo de Adão você fala mas será que o nome dela era Luiza Congo quem vocês lembraram vocês perceberam lá no vídeo quando eles falam sobre os batismos e que quando os kra visados chegavam ali às vezes eles eram batizados na saída com nomes a ocidentais ou portugueses e eles eram batizados ali na na própria no momento de embarcar nos navios tumbeiros o navios na
igreja eu já recebi um novo nome e atravessavam o Atlântico com esse novo nome ou recebi um esse novo nome quando chegavam aqui índice de forma que eles eram destituídos da sua primeira identidade e de identificação que era o próprio nome aqui você tem o Antônio Congo Você tem o Joaquim Congo é José kongo é óbvio que está referindo às pessoas que vieram do Congo Olha quantas referências e eu tô falando só de uma cidade Ana de nação Congo aproximadamente 29 anos avaliado em 180 mil réis Eu posso também procurar aqui o nome cambinda o
Cabinda e olha lá Rosa Cabinda a fila Zacarias que firme natural de Rosa Cabinda Joaquim cambinda de 50 anos o Felipe nação cambinda e o que que eles estão falando tô falando dos lugares de origem dessas pessoas a e agora vamos vou mostrar para vocês agora um outro detalhe extremamente importante não somente a nação mas o local de onde eles embarcavam como que eu sei que eles vieram do Congo que esses homens e mulheres e crianças vieram do grande Reino do Congo quando eu começo a investigar onde eles foram capturados e John onde os navios
partiram hora professor Flávio é possível fazer isso é e os meus alunos mais antigos sabem que existe um método muito importante que nós utilizamos só as ferramentas do slave trade Voyage o que mostra a de onde vieram os navios com escravizadas desta região e eu vou mostrar isso aqui para vocês ao vivo nesse momento para a tela vou substituir agora por uma outra tela e onde nós vamos fazer uma viagem e é por esse comércio Transatlântico de escravizadas Olha isso gente Que interessante quero que vocês prestem bastante atenção eu vou aqui buscar o slave Voyage
é um projeto internacional que catalogou o maior número possível de registros de navios que traficavam escravizadas da África para a Europa e para o para a América em geral então quando eu vou nesse banco de dados eu descubro coisas fascinantes Por exemplo quando vê que incinerario vou criar um critério já até tinha criado vou apagar esse critério apaguei o critério e eu venho aqui e vou procurar o porto de escalas antes da travessia Atlântica tá na África na verdade eu quero primeiro lugar de aquisição de escravos Eu já tinha até colocado aqui já eu coloquei
Benguela O que é uma região do antigo Reino do Congo Angola hoje Cabinda que a outra região olha os nomes presta atenção o rio quanza aqui tá em inglês né Com a saliva O bom do norte norte do Congo Congo viver o rio Congo do Rio Zaire região do kikongo nós vamos ver sobre isso o quando nós fomos para o mapa loango malembo que combo e Luanda Luanda onde está agora o nosso querido e Urano certo eu aplico aqui o critério e aparece a todos o melhor é é todos os eu coloquei Moçambique que apareceu
Moçambique não era para aparecer Moçambique Mas tudo bem mas todos os navios que partiram em todos os navios e aqui tem o ano que chegou os escravos os escravos que chegaram ao primeiro posto e o nome do capitão do navio tá Vou colocar aqui bem no meio procurar aleatoriamente aqui vamos ver aqui pastora de Lima esse navio aqui em 1818 o porto onde começou a viagem Rio de Janeiro principal lugar de aquisição Moçambique Rio de Janeiro 1818 chegou os escravos quer dizer ele viajou e trouxe 400 escravos só que esse aqui pegou em Moçambique mas
olha isso aqui o nome da embarcação Nossa Senhora do Livramento Telêmaco Rio de Janeiro principal lugar de aquisição de escravos Benguela Vamos pegar uma dessas regiões beleza peguei aqui o Benguela agora vamos pensar aqui nome da embarcação Nossa Senhora do Livramento quem era o proprietário da embarcação Joaquim José da Rocha depois você vai procurando na história Quem foi esse pessoal que esse pessoal hoje tem uns parentes deles que vive no nosso país e vem lá na gola e vem Portugal entendeu E quando ele se orgulham dos seus antepassados mal sabem eles que os grandes escravistas
traficantes de escravizadas sequestradores e Comerciantes de seres humanos tá é e vamos voltar aqui o itinerário Olha só o porto onde começou a viagem Rio de Janeiro principal lugar de aquisição de escravos Benguela em primeiro lugar de aquisição de escravos Benguela o porto região desembarque 173 a travessia do Atlântico 44 há um ano em 1818 a viagem começou em 17 de setembro de 1817 bom e na África ela começou 8 horas o YouTube oito de dezembro 2017 Já chegou na África é partiu da África quando 24 de janeiro de 1818 a data que o navio
chegou fiscalizados 9 de março de 818 Então se percebam aqui ele parte em setembro de 1.807 volta em março calculando aí vai lá outubro-novembro-dezembro janeiro fevereiro março seis meses foi o período entre sair do Rio de Janeiro buscar esses realizados e voltar nome do Capitão José Antônio Nunes aqui Uns detalhes Muito importante total de escravizadas embarcados 541 embarcaram total de escravos desembarcados 509 e o número muito importante aqui embaixo mortes de escravos durante a travessia do Atlântico 32 há 32 escravizados mortos durante essa travessia aqui são as referências eu vou deixar na descrição do vídeo
todos esses links tá para você quiser pesquisar você vai ter muita coisa para pesquisar entendeu e tem uma galera aí que não quer saber nada que não quero nunca que vocês conheçam a história das famílias deles porque na verdade eles tem a ver com todo esse processo né Mas como você consegue perceber aí aí nas referências né Nós temos aí desde o documento os britânicos de registros destes destes aviso e também a aí olha no arquivo Histórico Nacional de Angola tem os registros e os códices o arquivo Histórico Nacional que está em Luanda também e
do arquivo nacional no Rio de Janeiro na série Marinha também tem os registros dessas origens porque de repente e desaparece das histórias não é então o que é isso é importante o que que isso tem a ver com o reino de do Congo Este é o ponto tem tudo a ver o reino do com o Reino do Congo ele não foi só uma Uma Esse é um reino esquecido dentro do território africano e o Reino do Congo ele tem um sentido muito especial para todos Nossa vou projetar aqui um dos mapas alguns mapas do Reino
do Congo se você representações para vocês conseguirem entender um pouquinho do que nós estamos falando Bom vamos lá não estou bem e é isso aí e aqui você tem um mapa tá doendo do com um e e e por quê que é importante agora a gente conhecer isso aqui o que que isso tem a ver com toda essa nossa história Olha o que temos aqui em Benguela E aí em Angola Luanda Luanda bom e todos esses nomes que você vai perceber aqui que o Congo e logo em cima E aí a fazer bem para perto
para vocês verem E aí e a África explica o Brasil e o Brasil consegue explicar a África e aqui nós começamos fazer as primeiras questões a partir do que nós falamos comentamos aqui com vocês tá é o quê que foi o Reino do Congo o que reino foi esse e o que que é importante falar sobre o Reino do Congo Um e eu quando faço fui pesquisar né sobre os historiadores que tem muitas e historiadores importantes em muitos fundadores importantes que já pesquisam com obviamente e o que eu tô trazendo pra vocês é justamente um
pouco do que é das pesquisas deles e é a partir desses trabalhos que a gente começa entender onde surgiu Congo O que foi esse reino e eu uso Principalmente as referências do Dr Patrício Batman Batman né ou paxicá mana o Bate se cama eu Naum pronunciou o nome dele corretamente eu acho que é base cama Patrício bate-se cama onde ele traz ele tem uma pesquisa robusta é objeto da vida dele de pesquisa a história do Reino do Congo certo e eu uso a literatura dele a historiografia com que ele usa para trazer para vocês este
este curso ou melhor esta aula tá então que tem importante nós entendemos que quando a África o perdão quando a Europa ela vai penetrar na África lá no século 15 é o feudalismo quero esse momento histórico que estava sendo vivido ele determinava o comportamento social e o comportamento administrativo da minha da Europa ó tá nessa visão feudal implica muito que as terras e as pessoas pertençam algumas pessoas Poderosas os senhores cujas posições é em termos de terra não tinha limites né e ele podia ter o seu senhor atalhos todos os ali além da fronteira dos
fios deles de forma que o rei o dias inclusive suserano de um outro rei Oi e esse espírito feudal ele ele é sensivelmente de acordo com Patrício Batista mana por base cama no primeiro relato que apresenta o Reino do Congo ao mundo que é um documento chamado relacione o que Duarte Lopes escreveu e ele fala sobre o Reino do Congo ele diz que no Congo tudo pertence ao rei que reparte as tarefas as riquezas e as terras consoante ao seu bel-prazer e na compreensão e do Filippo pigafetta e do Duarte Lopes que foram os primeiros
a fazer esse relato sobre o Reino do Congo eles tinham uma visão de que na verdade o rei do Congo era como se fosse um rei feudal também tá E que o Reino do Congo tinha se suseranos é que essas autoridades na Angola é que que podia aí de matamba em Bangu ou luango inclusive loango que vocês viram aí na página bem assim ó bom então é preciso entender primeiro como que surge essa mentalidade sobre o Reino do Congo Abrir novamente minha câmera e a Câmera existe vai fechar a cada 30 minutos mas não sou
paciente e consigo abrir ela também a cada 30 minutos sem problema é eu vou tênis primeira coisa que é importante entender o que que foi a filosofia EA visão o cosmo percepção do reino de Congo e quais são os princípios que fundaram Este Reino magnífico Este Reino poderoso tá e o Reino do Congo ele nasce de uma longa experiência de encontros e de cruzamentos e de convívios humanos e e até chegar ali com a grande migração bantu onde vai se instalar geograficamente o que ficou conhecido como o Reino do Congo é a ideia dessa historiografia
moderna é que às vezes foi só uma uma maneira de reinterpretar a África pela visão dos europeus certo mas não é somente isso o Reino do Congo ele tinha um estrutura filosófica própria Ah tá não existe de acordo com Patrício Bates Bates cama uns princípios que eram axiológico para o Reino do Congo e ele falava por exemplo que os princípios eram principais a integridade e indivisibilidade do território que era eu não vou conseguir expressar na tal falar da forma correta Talvez mas o princípio da indivisibilidade do território era representado por uma frase com gotad em
bazinga e o cabaso e vacina em batinga que ele dizia que o Congo é uma pedra que é impossível de dividir em partes no outro princípio axiológico fundamental do reino do kongo era o princípio da imigração o princípio da ocupação do reino onde dizia que enquanto nossas cabeças são sempre dirigidas ao norte da região de Lins und nossos pés são direcionados para o sul L Bamba e o que dizia o que que dizia isso era o princípio da ocupação do território não era somente um reino íntegro mais um reino ocupado onde havia pessoas em todas
as suas regiões é só chegasse a câmera Tá ok está no outro princípio quero o princípio do mundo AMG que era o respeito da personalidade humana é nessa expressão ela se essa expressão significa que assim como é permitido pisar uma formiguinha pequena é proibido também atentar contra a vida de um servo até mesmo de um cachorro e assim como não pode bater no leopardo rei da selva também não pode bater no seu mano que é o rei do seu meio então a vi um vulto esse outro princípio dentro do Reino do Congo também é o
princípio da personalidade humana do respeito à personalidade humana isso é um princípio cultivado dentro do reino do como fazer parte um outro princípio que era paz e tranquilidade no reino o que traduzido a frase eu ela é muito longa mas eu vou dizer para vocês onde diz assim ao palácio não tem acesso nem porco nem cão o Ou seja é que o inimigo é quando estamos sempre coberto de benção que progredimos no entendimento na União na Concórdia e era um reino que tinha o primado ou princípio axiológico de cultivar a paz EA tolerância e vem
também outro princípio que é o princípio da Cidadania isso são princípios do Reino do Congo tá I would uma 1vila o Congo aquele que não pertence a uma de suas três linhagens é escravo no Congo é permanente destinado a recolher de lenha a água ou seja havia dentro do Congo uma noção Clara de cidadania para os habitantes do Reino do Congo o prefeito uma outra questão tem a ver com nacionalidade que um outro princípio né que que dizia que aquele é diz assim mesmo sendo em pele originário de zombo ou sua linhagem sanguínea é seu
irmão com Patriota e o que que ele tá falando aqui que essas pessoas às vezes mesmo sendo de regiões distantes dentro do próprio reino são com Patriotas e e compartilham a mesma nacionalidade dentro deste reino um outro princípio interessante é o princípio da União que é o do sangue álbum good woman talo onde ele diz que a união é um precioso tesouro e o que são Entrelaçados à beira de um rio que as por correntes podem até envergar mas a massa é um capaz de desunir é muito importante esse princípio o princípio de União o
outro princípio que havia dentro do Reino do Congo o princípio da Equidade das leis e ele falava o seguinte no mesmo país em que a linha Severa lei a a também a tolerância o ou seja as leis elas devem ter deviam ter que idade Estes são alguns dos princípios que são que formaram o Reino do Congo não é somente pessoas que são vários são vários princípios deu eu não posso falar de todos que cada um deles é muito específico mas para vocês entenderem que é interessante pensar que ia vir uma estrutura política ou melhor filosófica
princípios muito bem arraigado dentro do rei do pop a Este Reino do Congo e também compartilhar que o outro tela vocês uma e vamos para essa E aí é muito bem muito bem é exatamente é essa aqui é uma representação é do Rei do Congo e os primeiros Reis do Congo o quê tá bom E como que essa Sociedade do reino do kongo era organizada Essa é a sociedade do Congo ela era organizada em três linhagens jeito que era os um saco un paso pelo Kelly a cada uma dessas dimensões de governo elas constituíam uma
linhagem uma chamada luíla que é muito importante isso luíla é como se fosse uma qualidade é o adjetivo na verdade não podia ser a qualidade ou um defeito também tinha o significado daquilo que une qualidade daquilo que é ligado certo então cada dimensão dessas que eu falei essas viagens que saco em panzo é ele lukele é ela significam isso aquilo que traz liga que está junto o conjunto de descendentes de um ancestral em comum você já deve ter ouvido falar da Rainha Ginga alguns deve ter ouvido falar mas por exemplo existe sim e outras associações
dessas principais linhagens que um saco limpando e o look here existe também as associações e Zynga o mingau está relacionado a outras expressões é que o Patrício bate cama chama de linhagem éticas que lukeny Kalunga Brasília já ouvi nos isso que vende kimba Pitanga que engole Kim canga Pink g o que enche e outras e na linhagem um saco é aquela que associa outras linhas que era a quem saco que Bamba oke Campo aqui em casa aqui sendo que aca Coimbra lembra lembre um efeito interessante a gente pensar nisso aqui porque algumas dessas linhagens é
a forma como você consegue olhar os documentos passados e encontrar referências a respeito delas certo e a outra Associação são os panzo que também associa outras designação Sens tô limpando é uma linhagem hereditária então nós temos ali algumas coisas que são relativas a ela associadas a elas têm Boo samba kinkan bi Ken bi Ken ou se quilombo É sim Quilombo mango baú ca bimbi dongo indongo Embu uma e de interiores tem um gola também é um golo o idioma ou em gombe enfim o que é que essas linhagens representam só recuperando ali que eu falei
é a organização social e da sociedade do Reino do Congo tá era uma sociedade que era tripartida e o território de acordo com a tradição oral e foi passada ao longo do tempo ele ele tinha ele era dividido em regiões e sub-regiões tá então nós tínhamos ali o rei do Congo o que tinha é a referência máxima dentro do Rei do Reino do Congo e eles tinham frações é posições que eram compartilhadas dentro deste reino Tá certo é importante a gente entender isso e havia as sub-regiões e depois essa sub-regiões que seriam o que hoje
talvez seria distritos em a zonas civil territórios que formavam aliás bandas de terras que eram paralelas umas às outras ali nas regiões que hoje são as províncias Tá certo então é muito importante a gente pensar que essas regiões também elas foram mapeadas dentro do Reino do Congo mas o remo como tinha uma característica que é muito importante de ser considerada que a organização havia organização tripartite de poder dentro do Reino do Congo tão como não era apenas uma organização Uma monarquia onde o rei soberano eu tinha um rei soberano tá que era Sua Majestade o
rei do Congo tá o poder dele era realmente soberano mas havia também o que eles chamavam de a O que eram as nove X3 bigornas quero um outro um outro grupo que havia ali também dentro das organizações e depois havia um outro que que eles chamavam que era 9 x 3 argolas bom e depois havia os 9 x 3 argolas do reino a esse poder do Rei Não era um poder soberano exercido de forma monocrática e isso é interessante na visão do Bates cama que a organização do reino do kongo era uma organização democrática e
Ele defende isso Ah tá para ele Ele defende da seguinte forma que alguns um saco e os limpando e Zynga eram essas três delimitações de poder que havia dentro do reino de como então ali você tinha o sacerdócio quero um saco sacerdócio é que ficavam focados na parte religiosa na consagração das autoridades da diplomacia a constituição as leis do Reino do Congo O Poder Judiciário também o poder legislativo ele era referente a a linhagem dos um saco os impasses o que era como se fosse o ministério de guerra de indústria de segurança da corte de
segurança do país inclusive do Direito Eleitoral vamos falar disso de voto e os enzimas que eram a parte de focada na administração na justiça No Poder Executivo né que era um poder limitado e no poder político que ele limitado também bom então isso remetia a justamente essa gerência essa esse gerenciamento é público do Reino do Congo então havia no Congo Um Poder Legislativo primeiro lugar os membros do Poder Legislativo no Reino do Congo eu já falamos dessas dessas é há conexões chamadas linhas geodésicas é são chamados de encoding cama que são as mães da vida
que tem o poder de Alto volto e Independente de pertencer qualquer modalidade das viagem é ela essas figuras né Elas apareciam em diversas escalas de poder o que havia instrutores que preparavam as autoridades e instrutores que mostraram como governar a corte os membros das famílias das dessas linhagens e saco e em panzo são considerados os detentores né de poder para orientar eram diretores poder que orientavam estabeleceu os padrões de comportamento social dentro do campo e por que que eu tô falando isso que é importante gente é importante eu tô falando de organização a iva domingo
com o que essa pessoa pessoalmente essa balela de que a os reinos da África não sei o que não era os reinos da África eram altamente desenvolvidos na sua Gestão na sua administração na sua legislação na sua organização judiciária inclusive é importante falar isso porque parece que toda referência de organização de estado é somente as organizações europeias e isso eu já falo outros vídeos meus que é Aquela Velha História lá que vem do Reggae É né que a África não tem história justamente porque a África não tinha justamente organização estado nem Deus bom então assim
é importante a gente mostrar isso para desconstruir essa visão preconceituosa é que a Europa né e os outros outras regiões do mundo e não consequência dessa visão equivocada racializada' e preconceituosa foi construída sobre a visão pode falar de um reino aqui permanece por três quatro séculos eles são reino sem organização certo então como eu disse primeiro o primeiro poder ali que é identificado pelo Bates cama é o poder legislativo havia também o poder executivo dentro do Reino do Congo as famílias que eram descendentes de Maringá Elas têm o poder executivo eles ocupavam cargos administrativos em
todos os escalões da é desde os as pequenas municípios distritos províncias até o reino inteiro tá e a e é importante é saber disso porque na cosmovisão na qual a Sua percepção dos Congo o poder pertence ao mais velho uterino o que significa isso o poder o poder pertence ao mais velho uterino e ele quer dizer e quem sabe que que eu mais velho uterino se alguém um abraço expressão tá explicando Auto explicativo jeito mais velho uterino e esse alguém responde as inscrições estão caladinhos bom a gente tá bom o mais velho uterino é aquele
primeiro filho que tem autoridade sobre todo o resto certo é seria o primogênito né o primeiro o primeiro gerado então verdadeiro poder pertencia aos membros da família de um saco e a gente vai perceber né que se percebe na verdade para ele pela história do do com que esta linhagem partilhava o compartilhar vou poder com os limpando então nessa forma esse exercício de partilha dos descendentes de mandinga eles acabam também sendo ministros dentro do próprio reino então o Executivo essa um rei soberano que manda os outros obedecem tá é eles tem também todo uma disputa
de poder ali dentro em dentro dessa dessa quem tá no Congo eles eram considerados como espécie de Delegados de Delegados né pra executar atos do governo por exemplo eu vou ser mandado para o ministro como ministros o como diplomatas para resolver a questão fora do momento que o rei ou a rainha no caso o que eu tô me referindo a quem xinga pudesse instalar para resolver Ok então assim havia um poder executivo muito bem organizado bom e quando esse poder presta atenção nisso no Reino do Congo quando o poder no Reino do Congo não era
executado ou ela era timidamente executado meio sem vontade o que que acontecia os Makoto e os Macuco ele recuperar vão poder para si e submetiam a autoridade cessante é uma nova fase e o poder ele só era devolvido no caso se fizesse novamente o longo ciclo ali de rituais e cerimônias de empoderamento e de sagração tá isso é importante para entender então o poder executivo tinha o poder não todo o poder porque eu poderia poderia ser retirado EA viu o poder militar o que que eu poder me irritar os membros da família impulso dessa linhagem
uso eles tinham em matéria de armamento de organização de proteção de exército Steam Tá certo então esse poder militar ele era auxiliado dentro do Reino do Congo junto com o poder religioso e tinha-lhe uma forma de prevalecer uma ordem tradicional militar junto com os religiosos e acaba denominando inclusive o a as questões religiosas melhor não questões a capacidade religiosa acabava denominando-o fenômenos militares e como assim e quando nós falamos sobre determinadas guerras ou determinados feitos em que as próprias tradições elas fazem essa Associação religiosa religiosa militar dentro da tradição do antigo Reino do Congo certo
então que é importantíssimo é pensar que o poder Militar no Congo ele seguia também dentro dessa estrutura da então e eu falei de judiciário executivo legislativo ou melhor eu falei do Militar do executivo do Legislativo né e o que que é importante a gente considerada isso tudo neste momento é bom o Reino do Congo ele com certeza é um reino que mostra e vem destruir a tese de que os reinos africanos que as sociedades africanas não tinham organização nós podemos pensar que é a partir dessa estrutura o tripartida O que as responsabilidades públicas dentro do
Rio como elas tinham o empenho pelo bem comum Ah e assim era legitimado e as ações dentro do Reino do Congo e agora imagine vocês talvez sejam se perguntando se o reino do kongo era tão organizado o que aconteceu com ele para que pessoas fossem vendidas futuro é nós temos um processo histórico O que é longo e a interessante falar mas eu começo falando justamente dessas dos princípios da Cosmo a percepção da filosofia do com que fundaram esse reino falando da estrutura de estado Ah tá e aí a gente começa a falar então agora de
como foi essa ocupação do Rambo com vocês estão vendo aí uma representação aí do rei né E todas as sociedades Elas têm um mito de origem né normalmente costuma ser a criar um mito de origem é mas a primeira província no caso do Congo ela hoje fica no que é parte da Angola que fica ali na região norte do kwanza até mais ou menos próximo do Rio cunene eu vou mostrar colocar um mapa na tela para vocês compreender eles eu vou por um mapa aqui na tela para gente ir a analisar essas regiões no vídeo
de hoje E aí E aí Bom vamos lá nem parece a tela e vamos compartilhar E aí é muito bem muito bem E aí E aí tá bom mas voltemos a nossa situação e eu disse que a primeira província né do rio o melhor da Angola era justamente essa que ficava entre a região norte do kwanza até o que seria o rio com ele e Ah e assim na literatura Europeia e eles vão falar de um das influências né que tiveram uma espécie de desmembramento do território e por que como que é os homens entender
como esse reino foi se formando um pequeno funcionando grande ou foi um pouco que chegou e dominou como Exatamente isso aconteceu em breve mente para que você saiba é o Reino do Congo gente ele ficava localizado ali nessa região da Costa ocidental da África tá é onde hoje é justamente a república democrática do Congo Congo Angola e também Gabão e o comércio Regional de cobre e de marfim foi muito rico durante o tempo foi muito foi muito próspero na época né E essa riqueza do reino acabou sendo impulsionada pelo comércio bilateral com os portugueses já
no final do século 15 e isso Acabou como eu mostrei no início da aula expandindo tu o negócio do tráfico de escravizados é mas como que esse território foi formado e aqui nós precisamos entender que esse reino ele vai surgir mais ou menos no final do século 14 Kay e ele foi uma aliança foi feita entre vários principados locais e que existia desde já a segunda metade do primeiro Milênio certo quando povos dominados pelos povos da língua bantu na grande migração bantu que significa perdão na grande nação bantu eles tinham a capital ali chamava em
banza como que eram conhecidos como os com pelos congolês com banda ou um balança que significa casa do rei ou residência do rei que estavam no lugar que era muito fértil ali Oi e esse lugar ficava bem abaixo ali do Extremo Oeste do Rio com É mas esse Renda ele acabou expandindo o território por um processo gradual né de conquista militar e faz sentido um quando eu expliquei para vocês sobre a as estrutura do reino que corre Tá certo legislativo executivo e o militar por quê que o militar extremamente importante como Militar foi fundamental para
estabelecer e as fronteiras a dimensão geográfica do reino de Congo certo é e o Reino do Congo ele chegou Controlar aproximadamente 240 quilômetros da Costa do Rio Congo até o Rio kwanza e por mais de 400km do interior da África até o Rio cuango Esse é um território imenso ele tinha uma população no seu auge de cerca de 2 milhões de pessoas bom e que tipo de comércio havia dentro do reino com comércio de cobre de sal de couro importantíssimo e de escravizadas mais ao final Então esse comércio ele ele foi especialmente lucrativo e acabou
sendo regulamentado com o mercados que era um rotativos aparecendo na cidade em dias fixos por isso quando nós falamos assim para um pouquinho eu falei de cambinda Benguela e também tem outras regiões de combo também mas parece que é em Porto só um lugar só e não esses mercados eram mercados que eles eles eram rotativos eles abriram em um lugar depois eles fechavam eles abriram e outro depois também fechavam que estabelecia o rotatividade Mas por que que isso foi possível Acontecer Essa é uma Esta é uma grande questão mas nós vamos colocar nela no final
Mas além de produzir o adquirir bens também né de outros lugares é o Reino do Congo também ele acabou produzindo os próprios bens porque eles tinham artesãos muito bem qualificados tecelões o que produziam um tecido muito famoso que a ráfia do Congo o material exportação de exportação havia um ceramistas e a viu também Metalúrgicos dentro do rei do pop então quando nosso falarmos de esses realizados que vieram da África ou do Especialmente das regiões do Reino do Congo temos ter muito cuidado quando achando que essas pessoas a pessoa se não tinham conhecimento da agricultura da
pecuária e da metalurgia Tá certo da da cerâmica nós temos ter muito cuidado com isso ou da tecelagem inclusive me dá o nível de comércio que era realizado ali no Reino do Congo onde os povos mais do interior e das passagens das áreas mais de pastagens da África centro-ocidental eles tinham inclusive uma uma moeda de Conchas que era uma moeda de Conchas em espirais que era chamada em símbolo e essa zimbo que eram originárias de Luanda ficavam quase 300km de distância do lugar bom e o que que é importante no começo é desse reino obviamente
e os Cambo foi necessário mas eles acabaram estabelecendo um padrão de moeda local e esse padrão foi um bingo certo mas nem todo do comércio da região e dos reinos africanos incluíam O Reino do Congo Então tinha outros comércios em os locais certos e que provocou ali realmente diversos conflitos e o Reino do Congo ele era Centralizado e bom e Mas eles existe uma narrativa que a historiografia não sustenta que é que havia apenas um único monarca quero engane que nomeava governadores regionais em todo o seu território e esses governadores nomeavam seus funcionários e esses
funcionários faziam todo o trabalho administrativo deixa coletar tributos é do Marfim do painço do vinho de Palma As peles de leopardo e Leão do chefes locais também que eram repassados para o rei lá em mbanza Congo bom porque que importante a gente desconstruir a ideia de que havia só um único Rei soberano tal como se o ser rei dentro do reino do como que fosse a mesma coisa que são Rei na Europa essas coisas são muito complexas Cruzeiro é difícil quando nós usamos essa palavra errei e o que é o rei dentro do contexto da
Visão ocidental em um determinado momento uma época na história pode não ser exatamente o que que é um rei Em outro momento em outras sociedades que tem uma visão absolutamente com os completamente diferentes zonas do Rei do Congo ou no Rei de Portugal e nós não estamos falando necessariamente das mesmas coisas ah tá ah mas os reis do Congo se acabavam sendo distribuídos por pelos símbolos de ofício dele também né eles tinham um Essa é a visão do europeu né eles analisavam eles pelas pelos cocares que eles vestiam não é como você viu aquela figura
do Rei do Congo Que eu mostrei anteriormente é uns banquinhos os bancos reais o trono as joias que eram e que eram feitas né também de cobre de marfim e o rei controlava um exército Só que essa questão essa visão de que o rei controlava o exército ela não é absolutamente verdade que que Pese a maioria das sociedades o rei controle as forças armadas É sim mas como eu falei no início as forças armadas elas ou melhor poderiam militar né O Poder Militar do Reino do Congo ele era compartilhado bom então assim o rei ele
tinha uma função muito importante mas ele não era a fala absoluta e única dentro do Reino do Congo mais uma coisa era muito significativa e que era um zumbi em pungo inclusive zambi gente é interessantíssimo é porque esse espírito superior ou espírito um zambi le zambi lembra vocês alguma coisa sim lembro zumbi o zumbi zumbi zumbi Zumbi dos Palmares espírito embora muito com o lá dentro da sociedade do Reino do Congo Um dos títulos Dentre os vários títulos do rei Era o usando em pungo que significado justamente o que o espírito superior ou um Supremo
espírito é mas não é que a pessoa do rei é uma pessoa Sagrada mas que o Ofício do rei é muito Instagram e consegue distinguir isso então os reis do Congo não era um rei pelo ordenamento de vinho pela ordem divina mas eram humano que ocupava uma função divina o ou seja governar é um ato divino bom e isso de alguma forma aconteceu e os reis Inclusive a é a ouvir a relatos né de que houve uma cerimônia isso antes de estabelecer O Reino do Congo antes de ser reino do pombo e onde foram casados
descendentes do Guardião do Santuário e com um humano macumba o cabunga Manica bunda isso O Casarão Os descendentes Santuário com eles na verdade a partir daí começa já desenvolver esse pensamento ou esta filosofia Tá mas normalmente o rei ele era aconselhado por cerca de uma dúzia de ancião lembra que eu falei lá no começo aquele de três vezes 33 x-9 Pois é o rei ele tinha um conselho ao redor dele e esse conselho era composto por membros Elite alto Escalão esse conselho era chamado de música Congo que dominava a sociedade do Congo o rei e
essa esse conselho ao redor dele efeito a expressão Elite esses conselheiros a vida numa sociedade uma espécie de aristocracia dentro da sociedade do Congo e que pertencia alguns linhagens antigas como eu mostrei pra vocês no começo as três grandes linhagens as ordens energéticas de acordo com o Patrício é Buzz cama é E essas posições eram chave dessas pessoas o Itaú eles liberavam ali e a questão do tributo o chefe de Justiça o chefes militares tá os ofícios de mensagem e o resto da sociedade que não era composta por essas linhagens necessariamente Aí sim era um
composto por pessoas livres que eram os batutas os babas agudas que eram os artesãos e os agricultores e os não-livres quero os babacas que aí eram os escravos cativos de guerra ou incapazes de pagar suas dívidas nós vamos falar sobre isso vamos chegar nisso também lembra que a expansão do império Congo eu falei ela se deu pelo pelas conquistas militares à medida que essas conquistas militares aconteciam da subjugação obviamente haveriam capturar os cativos os inimigos e esses inimigos acabavam se tornando pessoas que que foram escravos estavam como escravos ou servos dentro da sociedade congolês efeito
o espero que vocês estejam entendendo até aqui é o José tá aliviando um abraço Obrigado José Oi tudo bem Já te disse aqui gente e quais as considerações que é eu quero fazer com vocês principais Porque como vocês puderam ver nós estamos apenas no comecinho no comecinho do que que é o reino do com poderia falar agora e só para a gente caminhar já para uma outra parte como que esse contato com os europeus acontecer tá Tá bom vamos lá esse contato com os europeus ele acontece a partir do final do século 15 mas provável
Possivelmente ali entre 1470 que começa ali com a colonização portuguesa em São Tomé e príncipe tá que era são as Ilhas que estão ali bem ali perto da Costa o que que acontece e quando é a esse contato entre a Europa e o Reino do Congo os congoleses comerciais comercializavam com eles Como eu disse há poucos roupas de algodão que eram novidade seda e porcelana espelhos de vidro tá facas contas de vidro e o consumo desses produtos disseram controlado pelo Rei Então dentro do Reino do Congo a elite tem acesso a isso e eu vou
resumir um pouco para gente ir conseguir fazer as considerações que eu gostaria quero que nós chegamos às conclusões alguns reis do Congo se converteram ao cristianismo com a chegada dos europeus o primeiro rei do Congo a se converter ao cristianismo e justamente o rei é conhecido como Rei Afonso tem uma foto que eu quero mostrar para vocês e o rei Afonso é uma representação dele hum hum eu vou voltar agora já pego já já peguei mais para vocês quem é e havia uma palavra para rei que é mani né então tem um manikongo o rei
do Congo e o Afonso primeiro no caso ele o nome dele Olha esse obviamente o nome dele era o outro nome era mipemba antiga Esse é o nome dele e ele foi o manicongo no Reino do Congo nesse período de contato com os portugueses e e e ele é considerado uma daquelas pessoas que começou a estabelecer com os europeus um forte laço comercial esse laço comercial eles em vou foi desenvolvido não somente para produtos é mas também Oi para o comércio aliás ai como isso é importante entender primeiro é porque a gente tem que entender
que o O Reino do Congo eles foi um reino independente é praticamente entre o século 14 o século 19 é perdão é de mais ou menos é número do século 14 até o século 19 exatamente ele foi um estado independente do século 19 até a partir da partilha da África até mais ou menos 1910 ele foi um espécie de vassalo do reino de Portugal Jardim do período da colonização europeia E aí depois vai vir todo um processo de fragmentação outro processo histórico Mas aqui é importante nós entendemos quando eu tava falando do Rei do Congo
que ele foi responsável por esse contato e que um reino tão longo ou tão longe erro quanto este ele não pode ser lido apenas pelo que aconteceu nesse período da escravidão mas como que ele foi espírito escravidão foi importante para nortear o que que os congoleses O que é que as pessoas antigos habitantes do Reino do Congo é que hoje estão Angola de hoje é o que é o Congo pensa sobre esse certo o que acontece é que esse alguns reis do Congo se converteram-se ao cristianismo e e os Essa conversar essa nova religião com
essas cerimônias que eram meio estranhas para a religião praticada no reino de do Congo elas acabavam estabelecendo um novo paradigma para as pessoas que moravam ali a fé e só que os Comerciantes ricos EA Elite rica do Reino do Congo estabelecer uma conexão e é importante a gente teve isso quem é e o catolicismo acabou sendo eleito como a religião da casa real oficial o tanto que a capital do reino do kongo foi batizada de São Salvador foram construídas igrejas Ah tá e o rei Afonso até convidou acredito em vocês o Papa para permitir a
nomeação de um bispo no Congo Pois é já na segunda metade lá do século 17 o cristianismo começou a receber um impulso nessa região e quando chegou Missionários da Itália os Capuchinhos e que tava muito interessados no Congo né a religião ela teve um efeito muito grande inclusive na arte né que começou a incorporar elementos europeus As convenções europeias de arquitetônicas mas é importante que a gente pensar em uma coisa eu já falei na minha aula sobre religiosidades africanas que nós temos que entender as religiosidades dentro da África de acordo com os encontros históricos e
contextos históricos apropriados o quê e ele não chega na África com os europeus o cristianismo chega na África e no norte da África no primeiro século já tá dentro da África mesmo porque é o cristianismo ele nasce dentro entrou dentro do Entroncamento afro-asiático efeito este cristianismo que chega lá em Angola ou em outras regiões e já vai vir dentro desse impulso colonialista já mas essa religião começa a fazer parte de meio religião de Elite e a partir de uma só na religião do Elite essa religião é vai trazer o outros conhecimentos e com e inclusive
esses encontros né então Ali vai nascer das vai ver encontro das técnicas de construção das técnicas de carpintaria das técnicas de agricultura certo outras outras cultivos é que começam a ser também feitos dentro do Reino é milho mandioca viu tá bom e isso é lógico e era uma parte de um plano para ocidentalizar o combo obviamente porque para tornar ele um valioso parceiro comercial tá e o Congo sendo conquistado o maior reino daquela região o mais sustentável e um dos mais ricos também a partir dali é na base para expandir para outras regiões da África
tá fica Central principalmente é mas a ganância né e obviamente todo esse processo histórico demonstrou que essa parceria Lacerda com o tempo e os azeda quando os portugueses obviamente voluptuosos eles queriam maniatar né o rei do Congo e tornava apenas uma espécie de rei fantoche como aconteceu com mais à frente com os processos colonialistas como os Belgas é fizeram isso com dentro do império de Ruanda do reino de voando e eles começam então a a afastar o rei do com das decisões porque não se no começo o rei do Congo e esse todo esse Ministério
que gerenciava esse processo de comercialização eles atravessam as decisões do Rei do Congo e começam eles mesmo a fazer as próprias incursões no Rio kwanza e no rio Congo para capturar os escravizados é exatamente E aí e eles criam escravizadas logicamente para principalmente para as árvores São Thomé E logicamente do Brasil certo e os portugueses começaram então a controlar as minas de cobre do reino Eles começam impulso e o sistema de leis e lembra do que eu disse antes e o Reino do Congo tinha sua própria legislação isso que é importante considerar a eles tinham
sua própria legislação diante disso e o que acontece e correndo quando ele vai entrar em declínio a fé é mais ou menos um século precisamente no século 16 né e os portugueses começam a mudar seu interesse mais para o sul para a região do indongo é o último reino já tinha sido derrotado né é penúltimo reino já tinha derrotado o exército do com em 1536 o que os reis do Congo que tinha problemas internos é um essa agitação por pelo Trono à medida que as pessoas não estão ressentidos com os números de impostos EA aristocracia
em contato com europeus também sendo manipulada pelos europeus e os seus interesses dessas trocas é os governadores acabavam essa relação espúria com os portugueses acabou levando eles fazerem diversas negociações com pequenos Reis locais que comprometiam a lealdade deles ao reino a coesão do Remo comecei a falar lá no início os princípios que fundaram o reino do com é uma crise maior foi acontecer já e em 1568 e quando os jagas invadiram a região sul do Congo o pela região Leste e o povo já descontente apoiam Chagas E assim a família real e acaba conseguindo escapar
é mas aí eles travam uma revira-volta porque eles ganham apoio dos Portugueses e uma guerra civil sem precedentes e continua a destruir dissolver o reino foi lá para o ano de 1.665 quando o Congo sofreu uma grande derrota que foi a batalha de engoli-la eu mereço uma aula sobre isso e que foi uma perda da quais os reis do Congo nunca mais se recuperaram as guerras civis acontecendo dentro do território Há muitos gracies São Salvador a capital foi saqueada abandonada em 1678 e quando foi lá por volta do ano 1710 O Reino do Congo praticamente
se desintegrou o espaço selou né como um estado independente Mas apesar disso O os males os títulos de Reis continuarão a ser utilizado é bom gente como que ficou a região do Congo ela ficou dominada por diversos grupos diferentes o que começaram a estabelecer pequenos estados ou não estados ali organizações estatais menores né redes de aliança e E aí o que a região do Congo para mim já na região da Angola acabou o Senado sua vida pela coroa portuguesa já no início do século 20 obviamente eu tô fazendo aqui uma supressão de monte de coisa
só para dar um Grace para a gente falar finalmente caminhando para o nosso final dessas considerações sobre o Reino do Congo em diante de tudo o que eu expliquei o que eu falei com vocês aqui em algumas questões surgem E vocês estão colocando algumas delas aqui Esse é o Tony coloca aqui a maioria dos congoleses vieram para o Rio de Janeiro os escravizados da Bahia vieram da Costa da mina segundo informações de Pierre BG é complexo porque veja bem os portos por onde se por onde chegava os escravizadas e aqui é necessário a gente se
estabelecesse essa essa análise Eles foram capturados em diversos pontos na costa então nós temos da Costa da Guiné nós temos no golfo da Guiné perdão nós temos na região do região do Congo é muito grande ela praticamente a quase todo centro sul da África e lembra do que nós acabamos lei que os portugueses começaram a fazer incursões mais profunda sem autorização do Rei do Congo é exatamente dois começou a capturar comprar por Mercenários eles começam a contra a capturar pessoas dentro do reino do como eu isso é muito importante tá é quando a gente fala
de Porto a Porto não significa necessariamente Eles foram capturados no porto de Benguela estão transporta embarcados no porto de Benguela e no por nos portos de Cabinda Ah tá a a Vânia Pinheiro tem até a ver com o primeiro Rei de Portugal Afonso sim tem a ver tem a ver também é essas relações elas foram estabelecidas para determinar para fazer Paralelos Entre esses reinos e a Regina coloca interesse Igreja Católica no Reino do Congo Foi por conta das riquezas e conhecimentos já existentes lá nunca é apenas pela prática religiosa e olha o processo histórico Regina
Ele é bem interessante é não é possível dizer que foi apenas isso ou apenas aquilo mas um conjunto de fatores que Foi estabelecido a Igreja Católica ela com certeza tinha seus interesses e ela extremamente forte na Angola e e no reino do com cristianismo levado por esses europeus coloniais ele foi muito importante é dentro dessa estrutura Angola que é hoje mas o que é mais curioso que eu acho que deve ser considerado é o quanto a história do Reino do Congo e da África foi apagada da memória dos seus próprios a descendentes os dias atuais
e muitas vezes eles desconhecem a sua própria história desconhece a grandeza nos valores porque a história ficou simplesmente lida ou a narrada a partir da escravidão e até o processo de escravidão que também tem que ser compreendido o que tem que ser compreendido e essa conexão ela existe sim a Igreja Católica tinha todos os interesses dela mas eu percebo e que todas todo o processo histórico o nome de a visão processo no fogo apenas um único fator que determinou que a Angola ou melhor que horrendo como fosse parcelado né e o que os interesses fossem
apenas pelas riquezas no caso não existem outras ambições que que a religião tem que não são necessariamente riquezas mas ainda sim fundições é mesmo tão importante a gente considerar isso de uma forma bem bem interessante Oi gente quando eu falei de considerações sobre o Reino do Congo eu estou falando é justamente dessas implicações é o que o Congo tem a ver com as nossas vidas que história do reino do kongo em boa parte dos negros da população negra brasileira descendente de forma direta ou indireta Oi Di povos bantu e principalmente do Rio do grande do
Reino do Congo que foi o reino estabeleceu uma relação aos grevistas com Portugal e foi onde foram capturados grande parte senão a maioria dos escravos dados que vieram para o Brasil pelo menos certo e a partir disso nós conseguimos perceber é que no que restou para a gente né do dessas memórias dessas relações é por exemplos com dados que existem diversas cidades as irmandades que existem e a disse pensar que há alguns escravizadas que vieram para o Brasil já chegaram aqui inclusive cristianizadas e inclusive cristianizadas bom e que aqui ele descobriram a religião e o
que eles descobriram desenvolveram a religião agora que tipo de catolicismo foi isso foi desenvolvido no Reino do Congo O Reino do Congo ele é marcado por ele serve de paradigma para nós entendermos muitas coisas primeira coisa que é um estado que nós estamos falando que nasce no meio de erro né ele vai nascer ali no século 13 14 Abrir novamente a minha câmera e ele foge dessa estrutura narrativa regaliana que dizia que é porque eu não tinha história e dentre as razões que eles diziam que eu acho que eu não tinha história é por não
ter exatamente o que numa sociedade organizada um estado organizado o que é obviamente não procede como podemos perceber e dentro do Reino do Congo tem muitas histórias muito interessantes tá tem história sobre a rainha nzinga tem história sobre sopas sobre as resistências é também com goleadas a imposição da Europa que não não é porque os europeus e ele não podemos tirar isso de foco a importância do Rei do Congo em relação ao Rei Europeu é a primeira relação não foi uma relação de subserviência e com relação de negócios mesmo porque o rei do Congo já
negociava com outras Nações quando nós falamos nós não podemos perder de vista que os impérios africanos reinos africanos já tiveram isso por exemplo é o Reino de macumbu e que é onde é Moçambique nos achados arqueológicos deles existe cerâmica chinesa ah e hoje já é já é consenso de que houve uma relação comercial entre o reino de macumba Uber e a China pois é é isso na África o som de relações comerciais agora neste momento o quê que foi o processo da escravidão e não foi só gerado pelo Reino do Congo obviamente e mais a
dentro da estrutura social do Reino do Congo já havia a figura dos escravos capturados dos reinos conquistados o certo é importante nós entendemos quem foram o como Foi estabelecido essa organização de comércio do Reino do Congo com os outros então nós temos que nós temos algumas perguntas que ficam assim sempre né em suspenso a gente escuta os falar mas os próprios africanos vendiam seus irmãos bom gente isso é uma podemos dizer assim uma é uma fraude intelectual porque a estampa partindo de um pressuposto falso né de que todos os africanos são irmãos e nós falamos
assim os europeus todos são irmãos Então os Vikings não tinham que invadir a Inglaterra um grande exército pagam o correto Império Romano não teria se dissolvido e com as invasões bárbaras e nós estamos falando de um continente sociedades povos distintos que tem suas próprias organizações sociais filosóficas jurídicas políticas militares e que tem ambições própolis os reinos nasceram e reinos morreram Dentro do continente africano como em todas as regiões do mundo bom então essa ideia de unidade entre os povos aplicação bonito porque existe unidade e nem entre nenhum povo ou nenhuma região do planeta e agora
que a rede o que é que a que a sociedades africanas foram colapsadas pelo processo Colonial colonizador europeu principalmente é eu sofrendo essa esfoliação também foi só que nós podemos ignorar por exemplo que houve também o tráfico é transaariano de escravos que foi promovido principalmente pelas incursões aéreas o dó figura do escravizado e nós podemos que ser o período também que nós estamos falando de som de ter escravos não era incomum nem na Europa nem na Ásia né então pouco na África E aí e enfim essa é uma questão outro dia ouvi alguém falar isso
ah mas as pessoas africanos entregaram seus irmãos vão lá no irmãos não não é bem assim e e como vocês puderam perceber os europeus nesse caso especificamente Portugal fomentou diversas guerras civis para desestruturar de forma interna na região que no Brasil por exemplo foram usados indígenas que eram Inimigos de uns para atacar os outros e aqui no Brasil foi usado e os indígenas não pensavam utiliza que estavam Aliados com os brancos estava atacando seus irmãos estão atacando os seus adversários é diferente é a mentalidade não é a deles não eram aliança para derrotar o inimigo
deles é é mas eles não sabiam que eles também ou sabiam nem e não calcularam talvez a força disso ou se calcularam realmente a tragédia da história é essa que se não existe na história que eles foram subjulgados eles ao derrotar um outro e roubaram si próprio E aí criou se depois uma identidade né Essa identidade que a identidade angolana a identidade do Congo quando Na verdade lá atrás as etnias ela já foram se esfacelando e quando o essas relações longevas né longe meu de longa duração Como foi o caso de Portugal começa ali no
no final é no início do século 14 século 15 e vai até o 19 e isso vai em uma forma muito ele percebe realmente conhece estrutura motivo a este a brigar com aquele faz aliança com esse Em troca da é um processo de ano dos europeus eles buscaram sobretudo para que ser internamente as sociedades africanas o caso saindo do corpo e ganhar poder através dessas disputas o E lucrar com isso obviamente bom então é muito importante nós entendermos não perdemos a visão de que que foi realmente o Reino do Congo vou deixar aqui já lista
com vocês é para vocês irem assinando ela e se você tiver alguma questão pessoal pode colocar com esse é um prazer tentar responder vocês então é sempre a Valença tá dizendo aqui é sempre poder não importa quem é sempre poder você assim essa ideia de que a África tem que se unir a uma visão boa na África a lista vai subir só moderno deve do século 20 praticamente o final do século 19 e início do século 20 mas África não é uma só e jamais foi uma só Tá certo tá preciso considerar isso porque que
eu falei dessa aula sobre considerações sobre o reino do com o que eu queria mostrar para vocês principalmente e o Congo o reino do Conde foi eu tinha uma estrutura de uma filosofia com uma filosofia uma Cosmo percepção que sustentava uma estrutura de estado que era um governo tripartite um governo que tinha sua organização executiva Legislativa e militar bom e que tinha uma coordenação é apesar de ser uma monarquia mas era uma monarquia compartilhada com outros setores da sociedade ou seja um governo que era estruturado uma sociedade que era estruturada bom e forte comercialmente forte
militarmente é mas que com o processo histórico com esse encontro com os portugueses a partir deste momento a ruína começa a acontecer então eu agradeço vocês terem participado desta aula e é espero que vocês tenham gostado deixem seus nomes aí e a gente se vê na próxima sexta-feira onde eu vou trazer um outro tema para vocês as aulas de sexta-feira pessoal agora sempre são é somente exausto a gente participar e trazer esse conteúdo mesmo a ideia aprofundar um pouquinho de cada tema mas não só arranhar por cima tá bom falar do Reino do Congo para
mim é muito especial porque hoje nós encontramos a nossa sociedade Os Herdeiros desse povo Tão forte foi o reino do com a valência Menezes diz também que as estratégias políticas e se até hoje querendo ficar no poder é e inclusive isso é os governantes na África os presidentes enfim muitas pessoas questionam eles eu amo de questionar os governantes da água como se os outros governantes e outra parte do mundo não fossem assim também Tá certo bom pessoal é isso ex O Reino do Congo o pão reino magnífico e que deixou um legado muito importante para
a história das sociedades africanas e temos muito a aprender com ele temos muito a aprender com todos todas essas sociedades africanas E é claro que não dá para pessoa pensar que era um reino do kongo era um reino como Diego tribal não gente não é isso O Reino contra organização extremamente pujante potente é rica isso é importante tá bom espero vocês na próxima sexta-feira nosso próximo encontro vocês quiserem participar toda sexta estarei aqui um tema diferente sobre história da África se tu tiver interesse algum tema específico escreva aqui nos comentários deixa o like curta esse
vídeo gente compartilha ajude a gente tornar a história da África Popular esse a conhecer e ter orgulho da história dos nossos antepassados e construíram esse país e construíram e deixar um legado muito importante para a gente então assim nós precisamos desentocar tirar desencravar é esses estudos africanos apenas de dentro da academia colocar ele popularizar levar para as pessoas mesmo entendeu Nós não somos descendentes de escravos mas descendentes de povos que foram escravizados No processo histórico e precisamos entender isso nós precisamos resgatar os nomes que lindo seria não é descobrir os nomes reais daquelas pessoas que
dar Antônio Benguela as Qual era o nome real de que talvez estaria hoje gravado no meu sobrenome de um homem negro brasileiro não seria bacana mas para isso é preciso Um Resgate de um Resgate ele começa a partir da afirmação dos sujeitos e não da negação da sua história e nós estamos aqui justamente para tentar trazer para vocês um pouco dessa história e Através disso é construirmos esse tecido foi rompido mas que nesse processo de reescrever a história da África a gente acaba se encontrando é encontrado irmão se luta como os irmãos de Angola e
como os irmãos do Congo e como nossos ancestrais Tá certo gratidão por todos vocês eu te da Uliana e o que sou grato Rosa obrigado valeu demais sexta-feira estaremos aqui obrigado Sheila Santos Regina obrigado a todos vocês e participem convidar outras pessoas para participar as aulas de sexta-feira a gente são gratuitas e ainda ofereço para vocês o certificado dá um trabalho desculpe pelo certificado a semana passada não trabalhinho eu mandei no e-mail e foi muito equivocado esperto o nome de vocês sejam certinho vai mandar certinho agora no nome de vocês tá bom ou chegou atrasado
perdeu a aula mas tá torcendo pelo conhecimento vai tá aqui a público você pode assistir Quando você quiser Tranquilão tá bom e se deve aprender algum tema específico gente deixa aqui nos comentários faço que nem o Toni o Toni o Flávio aula sobre Egito o mouse sobre o Egito é muito bacana mas eu te falar viu é só milênios de história digamos assim Resumindo em uma aula eu me sinto até um pouco constrangido mas Nós faremos sim é importante para nós tá bom o a lista já foi colocada aí soma já tá já tá aí
a lista não tá fixada né é mas a lista já está aí e a lista tá nos comentários Deixa eu ver se eu consigo fixar ela eu vou confirmar pode confirmar aí no nos comentários Aí vou postar ela aqui de novo para vocês eu acho que vai chegar agora mais tranquilo E aí me adiciona lá Vista novamente para quem não assinou assinar e por favor porque a gente vai ficar vai só para você ficar aqui comigo Ah tá certo aí a lista tá fixada em cima a vocês que ficaram aqui comigo vou deixar aqui tranquilo
para vocês Oi Paola Oliveira professora Paola Parabéns reflexões é sempre inspiração conhecer uma cultura Tão rica em detalhes É isso mesmo vou deixar as referências no vídeo tá E aí vocês podem acessar as referências que nós usamos aqui o sextou agora vai ser quase 11 sextou na África se estou na África a gente vai aprender um pouquinho da história da África e a gente aprende juntos tá bom pessoal conseguiu assinar tranquilo beleza um ótimo gente ótimo excelente tá bom eu e mais ou menos eu peço que tem um tema específico deixa aí escrito até meu
gatinho tá aqui comigo veio participar da aula também aí Vocês não conhecem esse aqui é o presidente tá bom participa em quase todas as aulas aqui mas ele fica quietinho no cantinho dele assinado gente todos assinaram a lista vai ficar aí nos comentários um pouco mais antes de ser desativada Ok beijo no coração se estou na África e tchau E aí
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