Diarreia, barriga inchada, formação de muitos gases, sensação de barriga pesada, mal-estar. . .
Tudo isso pode indicar que o teu intestino não está legal. Você pode estar com uma inflamação intestinal. E a inflamação intestinal é ruim não só pelos sintomas desagradabilíssimos que causam mas também porque impedem a absorção normal dos nutrientes da sua alimentação.
Mas agora eu vou te contar tudo o que você pode e não pode comer para diminuir esses sintomas e aproveita, usa o seu dedinho para dar um like nesse vídeo, compartilhar para todo o mundo que você conhece e ativa as notificações! O que acontece é que cada vez que você permite que essa inflamação no intestino escale, aumente, mais difícil é de controlar essa inflamação. A não ser que você ouça direitinho o que eu tenho para te dizer hoje!
Porque quem nunca teve uma gastroenterite porque o filho voltou da escola e né, todo mundo estava com uma diarreia na escola. Ou então um vírus que passou, ou então quando você foi naquele restaurante que você estava com muita fome, a comida era duvidosa, mas a fome era maior do que a dúvida e você comeu qualquer coisa e não caiu bem né? E às vezes que você tomou um remédio que o médico mandou, que tem que tomar, quando o médico manda tem que ser, mas causou alguma inflamação no estômago, no intestino e você passou mal, entendeu?
Agora, se você sente a barriga inchada, se você sente seu intestino pesado, se você sente aquela dor, se você sente muitos gases, se você está com diarreia, as fezes estão muito líquidas, isso podem ser tudo indicadores de que o intestino está inflamado. Pode ser uma coisa passageira mas para ajudar a passar mais rápido porque ninguém gosta de se sentir mal, estou eu aqui para você todinha, oh eu aqui! Se o seu cocô não está marrom, está cinza, bege, o que for, não está legal, cocô é assim oh, marrom e moldado, um cocô perfeito é moldado.
Um cocô moldado significa que você absorveu durante a passagem no seu intestino todos os nutrientes que você deveria, entendeu? E aí você está bem. Então quando o seu intestino está inflamado as fezes escorregam e não dá tempo nem de absorver os nutrientes e nem de fazer assim um cocô moldadinho, bom de fazer.
E nessa fase o teu intestino pode precisar de um carinhozinho para fazer um cocô bonitinho de novo sabe, porque tudo o que você come faz toda a diferença nesse período! Então para começar vou te dar uma dica, faz uma pausa nesse vídeo, vai fazer um chazinho de hortelã e eu já vou te explicar porquê. O que acontece é que o chá de hortelã tem mentol e outras substâncias que ajudam a acalmar o intestino, a parede, a mucosa intestinal e do estômago.
Então um chazinho de hortelã morninho é excelente para você acalmar ali as tripas. Agora, além de acalmar e relaxar o seu intestino com o tal chazinho de hortelã você vai entrar na internet aí, meu conselho, ou vai pedir para alguém ou vai você mesmo dependendo da intensidade ou da quantidade de fraldas que você precisa usar nessa fase e vai comprar farinha de banana verde. A farinha de banana verde vai ajudar o teu intestino a recuperar a flora intestinal, as bactérias boas que vão ajudar a fazer a fermentação no intestino e a fazer com que seu intestino volte a formar cocô moldadinho, cocô feliz, entendeu?
Então você vai comprar farinha de banana verde e vai pôr em tudo o que eu te disser agora, em tudo o que você pode comer porque você não pode comer tudo nessa fase, são três dias de atenção, então presta atenção! Nessa primeira fase das primeiras 24 horas você pode ficar no chazinho de hortelã, na água, muita água porque o importante é hidratar. Agora na hora que você começar a sentir uma fominha, uma vontadinha de comer, uma fraquezinha que vai acontecer, você faz o quê?
Um creminho de cenoura. Tem magnésio, tem minerais, tem o cálcio, tem o potássio que você precisa repor por causa da diarreia, né? Então esse creme de cenoura não vai cebola, entendeu?
Nem alho. Você vai colocar uma abobrinha sem casca, a cenoura, uma batatinha, entendeu? Um nadinha de azeite, um nadinha de azeite pode.
Você não vai pôr cebola nem alho por causa para não acelerar aí o trânsito, entendeu? E vai coar, quanto menos fibra você puser para dentro mais você absorve os nutrientes sem precisar de muito processo digestivo envolvido. Então imagina você acordou mal né, de manhã você vai comer uma torradinha quando você conseguir, uma torradinha sem ser integral.
"Ah mas integral é tão saudável. . .
" É mas você não precisa de fibras nesse momento, teu intestino não quer que ninguém estimule, está super estimulado, é uma torradinha branca, entendeu? Uma torradinha e nada de manteigas. .
. Geleia, uma geleinha, açúcar. .
. Açúcar aqui pode, não pode é gorduras, entendeu? Pegou?
Aí depois, duas horinhas depois, muito chazinho de hortelã e água, duas horinhas depois você quer comer qualquer coisinha, vai na gelatina. Gelatina é legal! Aí você vai tomar o creminho de legumes que você já fez, o creminho de cenoura sem cebola que você já sabe, um negócio coado sem fibras, negócio só para absorver porque você quer é minerais entrando enquanto você recupera, para recuperar mais rápido.
Ao lanche você vai na pera cozida ou então na bananinha super simples de fazer. "Ai cozinhar a fruta é mais difícil. .
. " Não é, você põe a banana no microondas até ela. .
. Tira assim. .
. Na verdade você tira a parte, um pedaço da casca pelo menos ou então a própria pera aí vai poder ir com casca mas você não vai comer com casca, cascas não são legais nesse momento, entendeu? E a banana não é com canela só para que fique registrado, nada que estimule é legal, entendeu?
É só uma bananinha cozida, na água, no microondas se você quiser um pouquinho, pegou? Continua se sentindo melhor, já se sente novo mas ainda está doente, ainda não estou legal, entendeu? Aí você vai fazer o quê?
Você vai comer um arrozinho bem cozido com com uma cenourinha ralada se você quiser, é bem legal isso também, um arrozinho bem cozido com um peixinho cozido na água, entendeu? Ou um franguinho cozido desfiadinho para acompanhar que você ainda está na comida de doente, entendeu? "Ah mas estou me sentindo bem!
" Mas vai por mim, quando você se sentir bem a próxima refeição ainda é de doente para garantir, pegou? E agora se antes de dormir te der uma vontadinha de comer qualquer negócio você pode fazer um mingauzinho de maizena, aproveita e põe uma colherzinha de chá de farinha de banana verde. Nesse dia em que você está recuperando você sempre usa sua farinha de banana verde, entendeu?
Que é para ajudar o intestino, é quase um bálsamo no intestino, ajuda muito o intestino a recuperar o seu estado natural, o seu estado bom, acredita é maravilhoso, farinha de banana verde é para ter sempre em casa. E você vai usar uma colher de chá da farinha de banana verde no creme de legumes, aliás tem um. .
. A gente tem receita de como você faz em casa, você pode comprar feito é legal porque é prático mas também dá para fazer em casa, vou deixar aqui um card. .
. Vou deixar? Vou deixar aqui um card para você clicar lá e saber como faz!
O importante aqui é você continuar fazendo refeições pequenas, bebendo muita água e comendo alimentos fáceis de digerir, entendeu? Tipo a banana cozida, a fruta cozida ou a sopa passada e coada, entendeu? Tudo muito simples e muito fácil.
Agora o que não pode, anota aí, o que não pode porque o que não pode também é importante para você ficar bem. Não pode alimentos muito condimentados, entendeu? Esquece a pimenta nem durante, nem depois da confecção, pimenta meu amigo, nada de pimenta.
É muito saboroso, não é para você porque vai estimular o intestino, não pode carnes vermelhas hm, quanto mais gordura e quanto mais vermelha a carne mais pesado aquilo fica. Não pode café e não pode energéticos nem refrigerantes. E outra coisa, evita alimentos com lactose, aliás eu ia dizer tira o leite da sua vida e derivados nesse momento porque mesmo que você não seja intolerante a lactose, o processo digestivo da lactose, desse açúcar do leite, acontece no intestino que precisa produzir uma enzima e nesse momento ele está completamente entregue assim desistente sabe, tipo desmaiado, então você não quer dar trabalho para o intestino.
Então esquece queijo, iogurte, principalmente na fase mais aguda da história, não porque você tenha algum problema e vai ficar com o problema para sempre não, mas naquele momento durante o processo de inflamação intestinal, legal evitar. Eu diria mesmo eliminar mas depende aí, vê você como você se sente. Pacotes em geral eu acho que não devia nem precisava falar mas pacotes em geral não pode né, nada com conservante, com aditivos e álcool, entendeu?
Álcool não é legal para essa fase, entendeu? Não é, nunca é, nem nessa mas nessa vamos falar nessa, álcool não é aconselhado, por enquanto você não sai dessa fase de prostração e de diarreia, entendeu? Enquanto seu cocozinho não ficar lindo você não pode comer como antes, tem que comer como eu estou dizendo.
Fibras em geral, tipo casca de fruta, tipo salada crua, tipo cereais, tudo isso é super saudável mas no seu momento atual é para deixar de ladinho, entendeu? Então não pode essas coisas que são saudáveis, vai para outra fase da tua vida, nesse momento você quer coisas fáceis de digestão, pegou? Agora você tem tudo o que você precisa para passar por esse período de inflamação super rapidinho mas se isso de demorar mais de 3 dias ou você perceber que não está melhorando, se acontecer muito frequentemente esses episódios de diarreia, você passa e melhora e depois volta muitas vezes é super importante você procurar um médico para diagnosticar e ver o que é que você tem de verdade.
E claro, enquanto você faz tudo isso, presta atenção em tudo que eu falei que vai te ajudar a diminuir o desconforto mas um gastroenterologista é o melhor médico para te ajudar a diagnosticar o seu problema. E não adianta ficar em negação, se você tiver um problema ele é o melhor para te ajudar a tratar e a ficar bom de vez. Ele vai te perguntar o que é que está acontecendo por isso anota tudo o que você puder, quando tem os episódios, o que é que você sente, o que é que acontece contigo, pode te pedir um exame de sangue e também pode te pedir uma colonoscopia, que é o melhor exame para identificar o que é que se passa, o que é que está acontecendo no intestino sabe, tem uma câmerazinha que percebe, que olha, que verifica a mucosa para ver se está vermelha, se está inflamada.
E se você precisar de ajuda para marcar uma consulta num gastroenterologista eu vou deixar um link que você pode marcar diretamente no Tua Saúde, porquê? Porque você pode estar com uma doença inflamatória intestinal que é uma coisa crônica, por exemplo, uma doença de Crohn ou então uma colite ulcerativa, que precisa ser diagnosticada e tratada, tem tratamento específico que vai te trazer de volta a sua vida normal e a sua vitalidade e para isso você precisa de orientação e de fazer o diagnóstico correto. Então se cuida e se esse assunto te interessa clica aqui, é uma playlist inteira sobre doenças inflamatórias intestinais e o que você pode fazer para se sentir melhor!
Até a próxima!