e o piauí band ele foi um sociólogo francês que viveu de 1930 até 2002 ele é um dos sociólogos mais lindos mais importantes da atualidade e para a gente entender muito bem o seu pensamento nós temos que compreender o seu conceito de habitus e o conceito de campo o que é o que nós vamos estudar nesse vídeo e nós estamos abrindo mais uma turma preparatória para o enem e vestibulares então se você quiser gabaritar todas as questões de filosofia e sociologia e aumentar e muito o seu repertório sociocultural para sua redação clica no primeiro link
aqui na descrição para você fazer assinatura lá na nossa plataforma eu garanto que você vai gostar muito e os 10 ministro da sociologia os sociólogos bem se perguntando porque é que nós vivemos em um sistema de classes sociais e também o que é que determina a reprodução desse sistema eu não vou dizer para vocês se foi a melhor resposta ou não até mesmo porque eu não quero fazer nenhum juízo de valor mas a resposta que o marcos eu foi assim a aqui teve mais adeptos e que resposta foi essa o marcos disse que a reprodução
do sistema de classes se dá por causa do nosso da nossa estrutura econômica e o pierre bando de e apesar de ser um marxista ele vai discordar do max ele vai dizer que ó a economia e pulo esse assim a reprodução do sistema de graça mas não é o único fator e nem ao fator assim preponderante o que é que vai definir o sistema de classes é o hábito e o hábitos para ele é a materialização é a corporificação das disposições sociais pessoal o que que é disposição é colocar no lugar determinado as coisas cada
coisa tem o seu lugar e aí à disposição social através do hábitos ela é interiorizada no indivíduo e o indivíduo ele acaba aprendendo um determinado estilo de vida para poder conviver no grupo social ou a classe social que ele pertence e aí o pierre band ele vai dizer que não é a estrutura econômica por si só que reproduz o sistema de classes é o próprio indivíduo o próprio indivíduo aprende a viver na classe social ou no grupo social que ele pertence e ele conscientemente ou inconscientemente reproduz a classe social e com isso vai reproduzir todo
o sistema de classe social o guardião nos ensina que o hábitos é como se fosse um carimbo que marca na mente e nos corpos dos indivíduos a ordem social nos corpos sem a forma com que nós nos apresentamos a forma com que nós agimos a forma técnica e nós tratamos o nosso corpo para nos apresentarmos a sociedade tudo advém do hábito e sabe como é que isso acontece ele vai dizer que um indivíduo desde muito cedo participa de círculos sociais que círculos sociais são esses a família a escola e os próprios amiguinhos desde o início
da nossa vida esses círculos sociais o interiorizam suas normas o indivíduo a família a escola os amigos imprimir a ordem social na e da criança tá criança anderson mas a gente não tava falando de vidro é mas o pierre bourdier ele estudou e muito tema da educação e ele tem muita propriedade vai falar sobre isso e essa troca de termos pessoal tem um peso muito grande porque quando a gente pensa indivíduo a gente já pensa aquele indivíduo do liberalismo que aquele ser já adulto racional capaz de tomar suas próprias decisões e que ele escolhe de
livre e espontânea vontade os seus valores os seus hábitos as suas crenças a sua vida é ele que é o senhor me toda sua vida que vai não nada disso e a criança e ela não tem defesa nenhuma contra a infecção contra a interiorização das normas dos círculos sociais que ela pertence o indivíduo antes de ser o indivíduo é uma criança qual é a defesa que uma criança tem sobre os pais que estão colocando determinados valores da criança qual é a defesa que a criança tem sobre a escola que estava ensinando determinados assuntos a eu
não quero aprender sobre isso não meu amigo aqui você tem que estudar isso ou você tá fora do sistema e aí você vai ser um pária vai viver aonde a criança não tem defesa contra o grupo de amiguinhos que ela tem que lhe passa uma determinada visão sobre o mundo e aí essa criança que vai aprendendo determinar os valores de forma é exterior com esse tiva as crianças vai se tornar um adulto e aí o adulto o indivíduo esse sim é o indivíduo ele vai já ter aprendido o estilo de vida para viver em uma
determinada classe social e aí é nesse sentido que o indivíduo vai reproduzir o sistema de classe porque ele aprendeu a viver naquele grupo naquela classe social e para chegar a essas conclusões o pierre bourdieu que é um sociólogo sociologia é ciência segundo cai ele tem que fazer pesquisa empírica e tem que fazer pesquisa de campo e aí na década de 1960 lá na frança ele vai fazer essa pesquisa de campo ele vai pesquisar quais são os gostos dos comportamentos de quem da classe alta e da classe trabalhadora e aí ele descobre o que que a
classe alta gosta de poesia filosofia discutir política gosta de a clássica de teatro clássico gosta de que mais gosta de fazer trilha de e acampar gosta de viajar para aumentar o seu repertório cultural enquanto que a classe trabalhadora gosta de quê e romance de revista de novela gosta de apostas de jogo do bicho jogo de azar a carta baralho dominó gosta de carros de luxo de se endividar para ter objetos que vão me trazer alguns status social algumas satisfação e aí o gordier vai dizer que isso é assim porque porque a classe alta tem uma
determinada a essências e faz com que ela goste disso aqui e a classe trabalhadora tenham uma determinada substância intrínseca um determinado ser que faz com que eles gostem disso aqui como dizia aristóteles ou porque a classe trabalhadora tem que gostar disso e a classe alta e gostar disso porque deus quer é uma explicação de vida a explicação metafísica para isso aqui não simplesmente porque os trabalhadores crescem aonde pessoal uma família de trabalhadores participam frequentam escolas de trabalhadores que hoje a maioria das crianças são filhos de trabalhadores os amiguinhos dessas crianças filhos de trabalhadores são quem
os filhos dos outros trabalhadores e aí dentro desse grupo social essas crianças vão aprender a gostar disso e as outras crianças vão aprender a gostar diz e aí ao gostar dessas as coisas aqui ao ver esses valores essas crenças esses comportamentos essas crianças da classe trabalhadora vão continuar na classe trabalhadora e as crianças a classe alta vão continuar dá continuidade à classe alta e assim que o indivíduo vai reproduzido o sistema de classes a economia da termina determina a reprodução do sistema de classes mas não só a economia o próprio indivíduo é que reproduz o
sistema de classes o hábitos pessoal são estruturas estruturantes o que que é isso estrutura é algo já pronto e acabado é daquele jeito e pronto quando você chega lá ela já tem as suas regras as suas normas os seus valores ou você se adapta ou você sai e elas são estruturantes porque ela esse alto alimentam aquela estrutura ela vai basta oi e ela tem regras que fazem com que ela se mantenha não existe nenhuma fundamentação metafísica ou fundamentação teológica para que aquela estrutura seja daquele jeito as regras daquela estrutura são de uma maneira talk mantém
toda aquela estrutura da forma que ela é e o sabe e o hábitos é exatamente isso o hábitos ele vai fazer com que o indivíduo aprenda às normas as regras os valores daquela estrutura estruturante e com isso consiga viver dentro daquela estrutura consiga o que agir em determinado campo o que que esse seu pessoal é o espaço de atuação do indivíduo na sociedade o indivíduo pode ser da classe c e frequentar lugares da classe a da classe b de valores e alguns comportamentos e lá então é vou aqui eu tenho determinada classe a beijo sei
se de qual é o campo em que o indivíduo aprende a se locomover na sociedade pode ser esse aqui ó pode ser isso aqui pode ser só o que soc e o individual possuir determinado hábito os hábitos ele vai aprender a circular em determinado espaço social ele não vai ficar restrito a uma determinada classe ou grupo e aí o seu hábitos é que validar o senso particular de pertença a um determinado campo e não só a uma determinada classe social e então esse indivíduo ao participar dessas estruturas e dessas instituições ele interage com essas estruturas
e essas instituições e aí a gente tem que dizer que é dessa interação entre essas estruturas e instituições e as mentes subjetivas desses indivíduos que participam dessas estruturas é que é criado o hábito o hábitos então vai dar uma noção clara de identidade o modo de sentir de agir de pensar de se comportar aqui eu posso até dizer que o indivíduo ao tempo determinado hábitos e ele vai ter um determinado modo de ser o modo de g ver o mundo o modo de se comportar o modo de pensar e é por isso que não tiver
mande esse o hábitos é como se fosse um carimbo que introjetam que marca toda uma ordem social todas as disposições sociais na mente do indivíduo fazendo com que ele ao participar de determinado campo ao atuar em determinado campo social ele também reproduza esse sistema de classes que ele está inserido então pessoal o hábitos é uma estrutura estruturante formada por um conjunto de disposições sociais que introjetam que marcam na mente do indivíduo um determinado estilo de vida um determinado modo de ser e é esse modo de ser que vai determinar a a eu pude do campo
de atuação do indivíduo na sociedade ele vai ser o indivíduo que nasce uma classe social e morre atuando apenas essa classe social ou ele vai ser um indivíduo que sabe se locomoverem entre as classes sociais vai passar dessa para essa vai ter uma amplitude maior é o hábitos que vai determinar a amplitude do seu campo de atuação social esses são os principais conceitos para a gente entender mais profundamente o pensamento desse grande sociólogo desse sociólogo que é muito influente na atualidade e se você tá aqui até agora e não vai fazer vestibular ou enem é
porque você realmente gosta de filosofia de sociologia desses assuntos mais abstratos que te dão uma riqueza que te dá um capital intelectual maior um capital cultural que enriquecem o seu repertório e cultural e aí eu te convido a clicar no segundo link da descrição para você conhecer o nosso curso de história da filosofia é um curso completo bem didático lá você vai aprender como foi que se desenvolveu o pensamento ocidental desde o início até os nossos dias e aí você vai ter uma bagagem cultural muito maior para formar sua opinião sobre os fatos que acontecem
hoje na nossa sociedade e na sociedade mundial podem dizer assim de um modo geral então fica o convite vai lá liga no segundo link conheça o nosso curso se matricule e faça a sua assinatura que o garanto que você vai gostar eu vou ficando por aqui um grande abraço e até mais