Olá gente boa noite a todas todas e todos sejam muito bem-vindos aqui ao canal do quilobo da UFRJ e eu não sei eu tive alguns problemas técnicos aqui já como é que é imagina como é que deixa eu ver se tá dando certo aqui mais ou menos Ah esqueci é isso trazer um pouco um conhecimento desconstruir eu vou até prear um pouco os slides mas e fico muito feliz com a aprocura mais de 500 pessoas estão inscritas no no no curso né e op aqui é pressando em torno do slid Então a gente vai vendo
exatamente como é que vai ficar vamos ver se eu já consegui me familiarizar Aqui deixa eu ver Opa beleza então voltei para lá né agora eu tô deixa eu mudar de câmera de novo que acho que essa outra câmera Aqui fica melhor para eu ficar olhando de frente Beleza então e esse é o primeiro slide que eu queria tratar com vocês o segundo slide é que eu quero deixa eu ver se vai mostrar isso hoje aqui não sei se quem não sei quem é do quem é do Rio de Janeiro deve saber mas quem não
é talvez não SA saiba né Eh porque a aldeia Maracanã estava so eh condição de despejo então quero externar aqui todo o meu sentimento de solidariedade Aldeia Maracanã Aldeia Maracanã resiste né então isso aqui é fundamental queria trazer isso aqui com vocês também pra gente poder eh entender um pouco esse processo e colaborar com as lutas indígenas né aqui no país então Aldeia Infelizmente hoje não pude estar aí por conta do curso mas todo apoio para vocês aí tá bom pessoal pessal da audeia que é fundamental nesse processo bom o segundo o terceiro slide eu
quero eu trouxe Inclusive tem homenagem a a aldeia né trouxe até um um Maracá aqui pra gente fazer uma cantoria uma homenagem ao Maracá ao aos povos indígenas e quero citar aqui começar citando a Gerar Guarani né E aí queria que você gente pudesse ler um pouco assim ela disse gosto muito de dar risadas o povo Guarani MIB é muito alegre eu sempre me esforço para ser quem sou de fato feliz apesar dos pesares mesmo quando falo de assuntos problemáticos e ruins né então isso aqui para mim assim é é muito importante ter trazer essa
questão assim do quanto que a gente precisa apesar dos pesares apesar de toda a violência Colonial apesar de toda eh forma de opressão que que os povos negros e indígenas vivem nesse país e brancos pobres também H que ter e se manter a buscar continuar dar risadas continuar da Felicidade então assim eu quero começar uma aula com vocês vou falar de coisas muito eh muito ruins pra história pra nossa história Colonial mas essa passagem da gera Guarani me chamou muita atenção eu queria trazer começar a aula com ela né assim eh nós povos negros indígenas
né E mesmo os povos nós somos eh externamos muita eh alegria muita felicidade sorrimos gostamos de ir de brincar acho que isso que a gente tem que buscar e trazer para todo o nosso cotidiano e não nos deixar levar por toda essa violência estatal embora confesso é muito difícil né a gente conseguir isso mas é algo que eu queria começar nesse processo com vocês tá bom aí depois vocês falem quem quem achou quem acha bacana E aí outro outro slide que eu quero começar é isso é trazer essa felicidade com as crianças negras indígenas aqui
eh desse país né então dos país ou da África de qual qualquer lugar e mostrar assim que essa felicidade essa alegria é o que efetivamente a gente procura tá então já tô confundido com as câmeras Então essa câmera aqui agora a gente procura então assim este eu pedi aí agradeço a Júlia que conseguiu essas fotos muito legais pra gente poder começar a nossa aula tá e o terceiro e e o outro slide também da Ger Guarani não sei se tá dando para ler deixa eu tentar ampliar até um pouquinho aqui acho que vai ficar melhor
vamos ver aqui esse aqui ficou aparentemente um pouco pequeno vamos ver é tem a foto dela aqui acho que eu já tô me familiarizando com esse negócio aqui né então mas se quem não quiser conseguir ler vou ler para vocês né Uma das coisas que digo para os mais velhos e para vocês não indígenas ou Juruá por exemplo o Juruá na língua né do MIBI Guarani é significa os outros não indígenas né e em momentos de encontro é que seria importante fazer antropologia na cultura de vocês tirar o Guarani da Aldeia para ele ficar na
casa de vocês ou observar vocês todos os dias sentir refletir tentar entender fazer relatórios e finalmente produzir uma tese de capa dura bem bonita com muitas páginas fotografias gráficos referências a outros estudos para concluir e dizer que dizer ao Juruá que se tornem selvagens que se tornem pessoas não civilizadas pois todas as coisas ruins que estão acontecendo no planeta Terra vem da pessoa ou de pessoas civilizadas pessoas que não são Teoricamente selvagens né cara isso é muito emblemático eu quero eh debater isso com vocês aqui assim ouvir de vocês um pouco esse processo né como
é que e aqui acho que deixa eu mudar de novo aqui vamos ver e aqui eu acho que eh qual o ponto assim eu quero por isso que eu trouxe essa passagem da gerar essas duas passagens da gerar né um como a gente consegue manter a felicidade manter a alegria manter o riso manter o sorriso manter a coronão Né Mandei ajuda multa etc e outra é o quanto que as pessoas ditas civilizadas ou a civilização que foi imposta pelo colonialismo qual que a gente vai estudar hoje profundamente aqui ela trouxe né muitas coisas ruins ela
mata a natureza mata o cosmo mata os animais ou faz dos animais de alimento para para seu né seu sustento e tudo mais ou seja algo que tudo que tá destruição E hoje nós temos problemas climáticos problemas dos mais diversos poluição etc né Por conta desse Progresso ou dessa civilização então aqui a eh geroa Guarania ela tá fazendo exatamente o oposto né porque muito na na academia nossa né os antropólogos cientistas políticos sociólogos etc eles param para estudar os povos indígenas né Di ol eles pensam assim pensam assado fazem isso tem essa costume certo né
E ela tá propondo exatamente oposto é nesse sentido que eu quero trabalhar aqui com vocês pensar diferente pensar a partir dos povos indígenas e negros desse país então é por isso que eu comecei com crianças indígenas negros sorrindo vivendo ainda não sendo não coloquei foto das crianças que estão sendo exterminadas hoje pelo Estado né da nas favelas e periferias ou indígenas nas aldeias desse país mas coloquei no sentido de esperança crianças ali felizes brincando como deve ser tá E é isso que eu queria começar com vocês já que aqui o curso é muito voltado para
professores tá então deixa eu voltar aqui para a minha camerazinha com o slide deixa dar uma olhada aqui ver o que que vocês estão achando deixa eu ver é sim toda solidariedade aeia é sobre ameaça novamente P que legal as pessoas aqui estão falando aqui da da Aldeia eh deixa eu ver se eu tô pera aí para eu poder olhar vocês ali eu ter que mudar de câmera ficar com essa câmera aqui Que beleza aí Acho que fica melhor que eu fico então assim eh professora do município do Rio deixa eu ver mais o quê
sou Ana Beatriz Faria estudante de serviço social que legal seja bem-vinda Ana Beatriz Caroline Pinto estava acordando 10 minutos antes a tela tava travada indico para quem está qu entre novamente po chat funciona e a aula estava em tela parada Opa beleza então já estamos aí funcionando perfeitamente Tudo bem então eu queria refletir um pouco com vocês sobre esse esse ponto e agora sim a gente vai eh avançar aí para eh os próximos slides e entrar propriamente um pouco na disciplina tá na matéria bom outro slide que eu quero tratar com vocês e aí pensando
a gente viu as as crianças né eh deixa eu apresentar mostrar o slide aqui a gente viu a criança a as crianças né brincando e agora tem um slide que eh deixa eu ver quem foi que fez e gente tá sem autoria acho que os alunos agora tá sem autoria Mas enfim tdo crédito a autor não fo Não fui eu que fiz não tá E aí e opa pera aí deixa eu fazer o oposto tirar mim mesmo daqui Ah não tem como diminuir um pouquinho Ach se afasta da janela querida você não vai querer ficar
para trás certo e assim e as Crianças querendo umas querendo brincar fora da janela né e elas todas robotizadas aqui né com teses teses teses na cabeça com enfim ou eh enfim com ensinamento né tudo sendo quase que robotizado esse modelo de escola que a gente tem né É um modelo de escola bem colonial e a gente vai debater um pouco isso aqui hoje eh com vocês Tá então é isso que eu quero eh bom o outro slide aqui é esse que é o modelo tradicional de crianças dispersas fora da natureza que estudando né e
e aqui é o mais ou menos tirar minha fotinha daqui eh deixa eu ver se aqui fica melhor para vocês verem melhor a foto diminuir um pouquinho e aqui são crianças né de diferentes etnias eu pedi também os alunos para pegarem isso né seja asiática sejam brancas negras e indígenas aqui andando feliz assim acho que é um pouco esse talvez o sonho de muitos de nós né se é possível isso né que acho que não dá para as crianças não nascem racistas pelo menos não acredito nisso elas são transformadas em racistas durante o processo de
colonialismo ainda em curso e o segundo ponto é que o fundamental que existe uma disputa categórica né uma disputa teórica sobre os conceitos eh no Brasil e aí esse quadro aqui é muito emblemático até prente já em outras lives é o português sendo denominando esse Território que chamando de Brasil o território que os Tupis Guaranis chamava de Pindorama né E aliás por isso que eu uso o conceito de Pindorama como me refiro aos territórios e não e não a Brasil por exemplo tá então é algo só pra gente pensar que é de qual lente que
nós estamos olhando Qual lente nós estamos utilizando para interpretar a história do Brasil tá então aqui então vai est em contraponto uma perspectiva Pindorama pindor ou uma perspectiva né supostamente portuguesa eurocêntrica ou Brasileira de modo geral tem Vista que foi o nome dado pelos colonizadores é necessário E aí eu quero ver isso aqui com vocês que eu quero trabalhar assim é necessário se desmistificar se descolonizar como que significa se descolonizar se descolonizar E aí é o que a gente surgira Para que sejam feito também com as crianças se descolonizar significa é romper com os princípios
do colonialismo com todas as imposições inclusive dos próprios conceitos e palavras e aqui tô seguindo evidentemente uma linha que não é uma linha minha criada propriamente mas uma linha de nego Bispo é lélia Gonzales né com pret guês que a lélia Gonzales tracee isso ou mesmo o a Semeando conceitos Como faz o próprio nego Bispo tá então queria também com esse ponto daqui a pouco vou ficar esperto nesse negócio aqui de eh desse slide por aí até o final da hula vai dar tudo certo e aí que que o neg bicho fala muito ele fala
muito do do das questões de que existe um adestramento E aí um adestramento É como esse adestramento de cachorro né ele associa o conceito de adestrar ao de colonizar né E aí veja eu coloquei essas duas imagens pra gente poder perceber aqui um adestramento de cachorro e aqui outro um quase que é é um significado colonialismo é o significado de adestramento né para o negro bispo e eu compartilho disso tá então queria que vocês também aqui pra gente pode pensar nisso deixa eu ver o que que se tem algum comentário aí Opa André Luiz gabreu
todo apoio Universidade de Maracanã alegria revolucionária o sistema quer Corpus triste que legal Luísa Tavares colocou isso aqui é que eu vejo um pouquinho tenho um eh Opa deixa eu mudar de câmera para poder ver vocês melhor pera aí caramba posso esquecer da câmera Pronto agora sim eh Que legal luí tabares fala alegria revolucionar também compartilho disso compartilho enfim André Luiz falou do apoio Maira Silva né uma das crias de bastante impactante dos Guaranis é que lutam apesar de todo o cenário Coral que seguir para seguir sendo Guarani etnia que se estende por três países
que legal Maira Silva Trazer isso né E aí agora a maa já está falando da triste realidade talvez do colonialismo né queele outra imagem eh e tem aqui Um Fábia né estudante história Juan salve Juan Boa noite perpet pode disponibilizar o slid sim depois a gente pode até disponibilizar não tem problema po tá ter que ser a aula vai ficar gravada assim Ah tá e daqui a pouco vou falar do curso tá eu tô fazendo só introdução e vou falar do curso do propriamente curso já já bom deixa eu voltar aqui então para para eu
não fugir disso E aí programa do curso é isso que eu quero então começar a apresentar para vocês agora foi só a introdução para dizer os as os princípios que eu vou trabalhar com vocês então o programa do curso tá aí os objetivos do curso né O que você aprenderá acho que todo mundo recebeu o objetivo a desconstruir narrativas históricas de pensamento eurocêntricas coloniais a reconhecer e valorizar a diversidade cultural epistêmica dos povos afro-brasileiros e indígenas eu não coloquei pindor aí para vocês não se espantarem logo de cara mas próxima vez eu vou usar a
partir de agora vou usar o conceito pindoramas tá e a desenvolver estratégia pedagógica antirracista para a sala de aula e para a sociedade de modo geral então aqui é o programa do curso eh então nessa primeira aula nós vamos Opa acho que a minha imagem tá aqui na frente tirar pera aí nessa primeira aula é Opa deixa ficar aqui baixo nessa primeira aula Nós Vamos explorar os conceitos de Quilombo colonialismo colonialidade contra colonialidade eurocentrismo desvendando as raízes do racismo suas diversas manifestações epistêmica cotidiana gizada institucional né e mergulharemos na reflexões de Fran fanon sobre Zon
do ser e do não ser então esse o objetivo da aula de hoje na aula que vem que será na próxima eh semana então a gente vai debater as vozes potentes de grada quilomba e de lélia González fazer trazer as reflexões a partir dos livros delas duas tá E também devo trazer vou trazer um pouquinho de Beatriz de nascimento embora vou falar um pouco da Beatriz de nascimento hoje ainda tá eh e analisaremos com suas obras des velas marcas da escravidão e do colonialismo e como suas lutas inspiram a construir um futuro mais justo igualitário
e na aula três aí vou trazer propriamente nego bispo e a crenac São dois espetaculares eh intelectuais né representantes aí dos povos negros e indígenas pra gente poder pensar colonialismo e etc né então vou trazer lá experiências que o negro bispo fala eh do das Aldeias né seja de Quilombo até Paul de colher passando por Palmares Caldeirão Canudos fazer toda essa reflexão pra gente poder entender como constrói o Brasil né O que que de que maneira isso e trazer essas histórias de modo que elas possam servir como combustível para que possa vocês né muitos professores
aqui alunos e tudo mais possam e levar essas discussões para dentro de sala de aula e do do ensino médio do Ensino Fundamental mostrar para os alunos fundamental o fundamental é mostrar para alunos negros e e indígenas que que os seus povos possuem histórias até porque essas pessoas possam se reconhecer quanto Tais porque ao longo da história negação da história Negra indígena né fe com que né os eh negros indígenas não não parece que eh não se reconhece enquanto Tais enquanto negro indígenas e por quê Porque não tem a sua própria história contada então é
esse na contramão desse processo que a gente tá trabalhando aqui tá então isso eu quero eh trazer com vocês voltando para lá aula três aula 4ro e aí vou lá vou ver os comentários tá também de você mais um pouquinho e na aula quatro finalmente a gente vai analisar as cartas de Cristóvão Colombo e de peruar de Caminha que pra gente buscar com instrumentos fundamentais instrumentos fundacionais vamos dizer assim do chamado Brasil e chamada América como é que foram esse primeiro como é que foram como é que foram né esses dois os primeiros contatos com
os povos aqui pindor agora já posso dizer isso para vocês Sem problema tá eh E para finalizar antes da gente começar o a debater propriamente né aqui informações do curso né então com o curso gratuito com certificado eh da UFRJ né mediante entrega no trabalho final que parde ser até três páginas é eh de pelo menos três páginas na verdade é sobre reflexão doqu que a gente tem trazido pro curso daqui a pouco eu vou pedir a Ana Carolina Ela vai colocar eh um um Google forms no aqui no no chat pera aí deixa eu
deixa eu voltar para lá deixa trocar dema vamos ver aqui então daqui a pouco a Ana Carolina vai botar o Google forms aqui na página do do chat né no chat para vocês preencherem o nome e vai computar como presença Tá mas ela não vai colocar agora vai ser no momento mais um pouquinho pra frente e aí aí a gente vai contar com presença e vai gar o certificado que tiver 75% de presença tá bom E vocês vão anotando aí as questões quiserem não quiserem botar no chat agora porque muitas vezes eu não olho no
chat mas eu posso olhar daqui a pouco e ver e responder as questões para vocês o o o terço final da aula então A ideia é dar uma hora de aula e já tem quase isso mas depois coisa pode dar uma hora de aula como a atrasou um pouquinho atrasar também um pouquinho e depois abrir para as perguntas de vocês ok então Eh deixa me ver voltando aqui deixa eu ver se tem mais alguma questão aqui ah tá ótimo AH a Ana Carolina acho que já botou aí o link do WhatsApp do grupo da turma
tá então quem quiser entre no link do WhatsApp aí e clica lá para depois entrar no grupo da Turma A gente vai fazer mandar algumas comunicações pelo WhatsApp no WhatsApp só os os e coordenadores têm direito a mandar mensagem então não vai ser aquela coisa de muita gente mandar muita coisa só a gente vai mandar aí e vai ficar restrito as questões do curso tá Fiquem tranquilos quanto ao WhatsApp da turma a gente vai mandar o link da própria aula e e textos e etc Tá ok então sugiro que vocês e se inscrevam aí no
grupo do WhatsApp então boa noite Juliana Pacheco dinamizador do programa de ensino história e cultura africana afro-brasileira indígena Secretaria de Educação de Cabo Frio Opa que legal seja bem-vindo muita gente de Cabo Frio hein cara o cabo frio tá dominando aqui hein tem gente de outros lugares não como é que é então deixa eu ver aqui nego Bispo dizia que educar domesticar colonizar são formas de dominar exatamente Cristiane a Juliana Martins Cassani feliz demais por ter conseguido minha matrícula sou do Espírito Santo mas agora moro no Rio professora da ufj Ô juland que legal seja
muito bem-vinda né professora FJ aqui assistindo o curso Muito obrigado tô muito feliz sua presença né Eh e deixa eu ver quem mais Adriana professora de educação infantil município do Rio de Janeiro Opa Rio de Janeiro também presente Niterói né com a Bruna não Bruna não Sandra né bruna imagem utilizada Professor Arrasou no SL Opa obrigado Bruna que legal é boa noite e aqui acho que ela escreveu numa língua a Il omi guibon é escreveu mas Suponho que seja boa noite boa noite para você também de Seropédica deixa eu ver quem mais quer professor dá
possibilidade de descrição para o curso Letícia perguntando e Letícia ol é eu acho que tenta aí tem o link eu vou pedir depois para colocar né para quem tiver hoje a gente pode abrir a possibilidade de inscrever pro curso sim tá bom eh em algum lugar tem vou pedir daqui a pouco a Ana Carolina que deve estar nos ouvindo para colocar o curso tá bom eh a imagem tá boa gente tô vendo aqui não sei se tá um pouquinho lenta aparecendo não sei se tem algum né Opa gente lá do Pará que legal Yasmin Yasmin
do Pará comprei colar Yasmin lá no Pará há duas semanas lindo tô com ele aqui Rio Grande do Sul também presente que legal bom link no chat beleza Renato C psicólogo tá por aí bom gente então vou voltar aqui muito bom então todo mundo aí então deixa eu voltar aqui para os nossos slides e avançar vou avançar um pouquinho na aula agora tá bom então mudar aqui bom O que que significa Opa deixa eu diminuir aqui Opa eu que fiquei grande de imag nesse gente tá dando algum erro aqui esse negócio ai ai ai ai
ai bom deixa eu ficar aqui agora isso O que significa uma filosofia 2 Km Essa é a grande pergunta e o que estimula esse curso tá E aí eu queria eu trazer Quero trazer isso aqui para você porque às vezes surge algum até algumas questões pesso Ah tá falando pelos Quilombos de Tod Não não é isso n então assim tem um histórico para entender Qual é o que que eu tô compreendendo como filosofia dos quilombos deixa até falar direto para vocês aqui tá pera aí deixa eu isso então tem um histórico Para Dizer para vocês
o que que eu tô compreendendo como filosofia dos quilombos não é que ah o Alace é melhor ouvir ouvir gente falando tem que ouvir lá os quilômetros claro vamos ouvir os kilômetros nós temos aqui recebemos várias lideranças quilombolas várias pessoas representam quilombolas é um prazer enorme receber dialogar aprender com os quilombolas do Brasil inteiro tá o que eu tô querendo fazer aqui não é tomar o lugar que pô longe disso O que eu trago é uma reflexão de vários autoras e autores negros que tem feito desde a década de 70 no Brasil tá então primeiro
eram resgatar os quilombos enquanto Polo fundamental de resistência de resistência de luta por liberdade por igualdade por autogoverno por emancipação por autodeterminação por valorização das suas culturas das suas religiões das suas enfim das suas cosmovisões isso é o fundament isso é o mais importante então Quilombo ele não se restringe a um lugar específico com um espaço geográfico Quilombo segundo esses autores que eu vou trazer at de nascimento vou trazer Nel Gonzales Cloves Moura eh abdia de nascimento que inclusive criou o conceito de quilombismo ou Cloves Mouro que criou o conselo de quilombagem né eu tenho
trabalhado muito no livro que eu tô escrevendo com o conselho de quilombo de quilombola Então é isso que eu quero que vocês compreendam assim que todo mundo compreend então Quilombo ele não é restrito a por exemplo Quilombo dos Palmares ou quilombo de Tereza de Benguela enfim outros Quilombos o quilombo ele é pelo diessa literatura é entendido quando os negros de modo geral e aí eu aprendi isso com os indígenas né com o Júlio guató que deu aula aqui no canal quem quiser assistir tem uma aula fantástica dele os quilombos também contto eh eh os quilombos
foram formados de negros com muitos muitos deles grande maioria com a juna de indígenas de povos indígenas que tinham conhecimento do território que sabiam dizer para os negros que aqui não não não nasceram né que não tinham amplo conhecimento do território qual era o lugar melhor para que eles pudessem formar um quilom vão formar uma comunidade autônoma longe da das opressões estatais então Quilombo por exemplo uma escola de sama é um quilombo um terreiro é um quilombo perceba onde a cultura Negra os valores negros e indígenas eles eh exercem emergem eles são exercidos pelos seus
pelos seus iguais por aqueles que fazem parte há uma formação do Quilombo as favelas são Quilombos então eu parto desse princípio e eu quero mostrar para vocês eu trouxe uma passagem que é pra gente poder entender né então por que uma filosofia dos clom na verdade filosofia dos quilombos significa uma filosofia dos povos negros indígenas desse país é isso em resumo né mas que não se restringe a um determinado lugar é óbvio que Quilombo dos Palmares Quilombo doas e mela e vários Quilombos no Brasil que tiveram Quilombos no Brasil do território do Sul ao norte
todos os lugares todos os estados todos onde ocorreu a escravidão de clov Moura Cloves Moura teve Quilombo Então veja eh então nesse sentido o quilombo é uma instituição nacional que significa resistência e luta pela emancipação então e eu por exemplo onde as pessoas resistem nas favelas se emancipam exerce azul da multa exerce luta pelo Liberdade elas são Quilombos Tudo bem então só pra gente poder entender e aí é sobre isso que eu quero tratar onde eu fui criado quer dizer em Irajá Vigário Geral São João de Miriti eram Quilombos né Comunidades Quilombolas vamos chamar assim
não comunidade quilombola distrito enso mas comunidade quilombola por tá ocupada por populares descendentes negros indígenas Tudo bem então eu queria trazer essa essa reflexão pra gente poder pensar Opa Então tá deixa me voltar aqui saiu um pouquinho já Desculpa alguma coisa deixa eu ver aqui às vezes eu fao aí eu trouxe uma reflexão que eu vou botar aqui na outra tela para vocês não não é essa não essa aqui essa aqui é da outra câmera Opa essa aqui então pera aí eu ter que mudar aqui de lugar de novo Agora posso até ficar um pouquinho
maiorzinho para falar com vocês melhor n vamos lá então que em e como é que surgiu essa ideia do Quilombo que assim veja no Brasil houve uma grande de disputa sobre quando que eh se comemorava a emancipação ou a abolição eh da escravidão então até a década de 70 80 90 a essa comemoração aconteceu no dia 13 de Maio E aí os movimentos negros começaram a reivindicar entender não 13 de Maio Por que 13 de Maio 13 de Maio I era inclusive mostrado dentro da historiografia pra gente né como algo deixa eu ampliar aqui porque
fica melhor para falar com vocês não não deixa eu trocar então de câmera era algo como se fosse preso quer dizer determinado pela princesinha Isabel né princesinha Isabel era ótima maravilhosa e ela portanto concedente mesmo sendo e filha herdeira da família real que escravizou todos nossos antepassados que fez todas as crueldades possíveis agora virou a boazinha então o movimento nego não passou a contestar isso E aí teve um grupo Palmares lá do Rio Grande do Sul né que tinha enfim vários é deixa eu botar logo a passagem aqui para vocês verem então agora é então
o grupo Palmares lá do Rio Grande do Sul ele eh passou a contestar isso escrever um livro um texto que está no jornal do Brasil em 1974 é contestando essa passagem então Eh pedindo que a que o dia da emancipação fosse na verdade dia 20 de novembro que era o dia da morte de zumbi e da queda de Palmares e não o 13 de Maio e depois isso foi que passou a ser consolidado né na década de 90 né se eu não me engano passou a ser consolidado com inclusive em muitos estados Como feriado nacional
como feriados estaduais eu não sei se hoje é feriado nacional mas talvez sim né então o feriado nacional 20 de novembro então a gente não comemora o 13 de comemora o 20 de novembro tá então em função disso que eu tá até escrito aqui né então entre vários eh pessoas participavam tinha o poeta Oliveira Silveira né que surgiu a data 20 de novembro com eh comemoração se contra ponto esse trecho aqui tá no livro da Beatriz de nascimento por exemplo né Deixa eu até mostrar para vocês aqui livro Ah meu Deus tá ali não tá
aqui não tá ali dão da Beatriz não tá aqui tem outros né tem aqui do Opa dá para ver Opa do Cloves Moura Quilombos etc mas então era esse ponto que eu queria também tratar para vocês então Quilombos na verdade como algo eh como algo muito mais amplo do que apenas um do que um lugar né que V fazer toda essa discussão ok Deixa eu voltar para cá eu aqui bibliotecária né lá do ifix Obrigado prazer te ver aqui Deixa me ver mais já envi o link da presença Ah já enviaram aí né Ana a
Ana Carol dizendo olá uma dúvida os quilombos foi só uma experiência no Brasil ou emos casos semel pela Latina Ana Beatriz Farias né sabendo que resistência negras pela América principalmente revolução datina excelente pergunta Ana deixa eu até eh deixa eu até ampliar aqui minha imagem para poder conversar com vocês direitinho então a Ana fez aqui uma excelente pergunta que é se os quilombos existiram só no Brasil ou em outras partes da América Latina Sim eles existiram em todas toda a América Latina Ana tá toda a América Latina daqui da Argentina até o Canadá existiam Claro
com outros nomes né então eh não eram eh outros nomes Não exatamente nome como Quilombo né por conta da das das etnias né mas foi cimarron né Brus negões enfim tem uma série de de de nomes diferentes que foram tratados ao longo da tem um vídeo aliás no primeiro curso sobre a filosofia dos quilombos que tá aqui no canal eu dou aula exatamente sobre isso falando todos os nomes lugares Venezuela Colômbia né todos os lugares que existiram quil dos Estados Unidos tá com diferentes nomes mas excelente pergunta Tainá Silva soua como é bom se encontrar
fico muito feliz ter conseguido traçar um percurso até aqui incrível ô ta Que bom seja muito bem-vindo fico muito feliz você tá aqui né e conosco não está permitindo a inscrição ainda não Gilberto tá vamos tentar resolver isso depois talvez já tenha acabado a gente abriu 200 vagas depois abriu mais 200 depois deixamos livre para mais 150 Então hoje tem mais 500 inscritos né Eh Salv no YouTube Sim Ah então Elan tá dizendo que virou feriado na Nacional já o dia 20 de novembro maravilha né ótimo que antes começou se eu não me engano começou
aqui no Rio de Janeiro né ou em Brasília a cência social é poeta prazer meu aulo excelente Opa obrigado boa noite beleza vamos lá vamos continuar aqui então Eh muito bom ver os comentários de vocês aí que vocês estão gostando da aula né então Eh qual lugar portanto é de qual lugar da experiência dos quilombos nas Ciências Sociais e na filosofia então agora entrando um pouco propriamente na matéria na discussão pra gente poder eh aprofundar aí tá que lugar é esse qual lugar de que maneira e aqui tem alguns objetivos caramba toda hora ten que
ficar mudando ainda vou ficar mais perto nesse negócio mas eu acho que fica legal a imagenzinha aparecendo ali junto com com slide né porque antigamente outros programas não dá para fazer isso mas tô aprendendo tô me familiarizando que até o final da aula at o final do curso eu vou ficar exper nesse programa aqui tenho certeza desculpa a gente pelo atraso hoje mas vamos lá combater eurocentrismo a colidade do Poder epistemicídio historico e raaco epistêmico eu tenho várias vários textos que eu explico esses conceitos aqui para eh pros meus alunos né aqui no canal inclusive
mas eu vou explicar para vocês também que Muitos são Alunos novos então assim eh deixa-me ver ampliar um pouquinho então assim o conceito de eurocentrismo eu vou explicar daqui a pouco eurocentrismo é um conceito criado por vários teóricos vários pensadores que que significa que a Europa né é o nome já diz é um eurocentrismo centralização na Europa Ou seja a Europa como centro do mundo como centro da cultura centro do Poder centro do da da economia centro político e que dominou grande parte do mundo a verdade é essa então eurocentrismo de modo geral significa isso
e esse esse essa cultura europeia são vários fatores seja na religião na política na economia no estado ela irradiou para todo é praticamente todo o planeta então isso significa eurocentrismo em linhas Gerais e muito rápidas tá e o outro conceito que tá aqui que eu deixa eu até diminuir para ver qual é a colonialidade do Poder né colidade do poder significa Exatamente isso é uma uma colonialidade A então V ter que explicar antes o conceito de colonialidade colonialidade conceito de colonialismo né colonialismo é o resultado Deixa então abrir aqui para ficar inteiro para vocês colonialismo
vamos lá entender conceito quem quiser anotar anota aí as coisas então pode vamos entender o colonialismo ele é datado então ele Teoricamente col história como chama assim ele datado e começa em 1492 com a chegada dos eh cristoval Colombo né aqui nas Américas de pedró Cabral no Brasil em 1500 e ele perdura até o século 19 mais ou menos aqui nas Américas quando ocorreem as independências dos estados nacionais então Brasil Teoricamente muito Teoricamente tá se transformou Independente de 1822 Embora tenha deixado o reinado do fil do pai pro filho Independência doida né que é uma
farsa isso na verdade então essa Independência não foi uma Independência real do pai para o filho eh e outros estados vários outros estados conseguiram essa eh Independência aqui no século X o Estados Unidos foi até um pouquinho antes foi no século XV ainda o Haiti conseguiu essa a dependência teórica Mas depois foi arrasado por isso n durante a Revolução Francesa também no século XVI enf Então mas entre o 18 e o 19 vários estados transformaram independente do colonialismo eh oficial histórico vamos chamar assim eh Então isso é uma coisa Colon portanto é datado no tempo
né começa em 1492 e termina no século XIX dependendo do país da região do território bom o que que os teóricos decoloniais chamam o colonialismo ele teve um período histórico mas ele deixou sequelas deixou eh heranças Malditas que heranças Malditas foram essas heranças que eles aí A TR chama de colonialidade ou seja dentre as principais heranças que permaneceram né é uma delas é a do racismo a ideia da criação de raça e de racismo Então esse é uma aí Portanto o racismo é uma colonialidade né ou a própria ideia do igrej ismo cristianismo por exemplo
que foi imposto pelos europeus aqui na nos Os territórios americanos também uma colonialidade a ideia de estado criação do Estado estado autoritário repressor sobretudo assassino de negros de indígenas né ou eh ladrão das terras de negros indígenas favorecem as elites bejes né Depois eu explico para vocês que eu prefiro não utilizar Branco Mas bejes é para Os provos descendentes europeus isso também foi uma colonialidade Perceba o capitalismo que foi um modelo econômico imposto também nas Américas pelo Colon também uma colonialidade por qu essas colonialidades elas permanecem apesar do fim do colonialismo você me fiz entender
tá então agora quero que você pode quem quiser pode até anotar dois conceitos que colonialismo e de colonialidade tá vocês poderem ent colidade significa de permanência aliás Ô Ana Carolina Vamos mudar a pergunta que eu ia colocar para vocês responderem Quando vocês forem fazer lá uma e encher o formulário de de de presença aí tem uma simples perguntinha Então acho que pode ser essa resposta Ana Carolina colonialismo e colonialidade quais as diferenças e semelhanças delas tá acho que pode ser uma questão para vocês poderem responder como visto aqui na e e Ana já pode colocar
até o o a lista de presença Tranquilo isso para vocês entenderem bom então esse era o primeiro ponto o segundo é o conceito de que tá lá deixa eu voltar para lá conceito de colidade do poder portanto é do Poder de como se mantém disso né expliquei e epistemicídio é um conceito que foi criado por Boaventura de Souza Santos depois outro sei Carneiro utilizou aqui no Brasil enfim vários outros outras pessoas pensadores teóricos intelectuais utilizaram no Brasil e fora dele mas significa o assassinato epistemicídio junto duas palavras de episteme que é conhecimento saber e a
e homicídio né que é o assassinato portanto de uma determinada epistêmica e o Boaventura criou isso ISO como assassinato da episteme criada fora da Universidade né ele não colocou o o a questão racial como Central nesse processo né mas aí a gente infere podemos inferir desse processo e colocar a questão racial ou seja o o epistemicídio ou o assassinato de um episteme que é por si só ela é e que ela também é racista ou seja por quê Porque ela tenta principalmente contra os saberes e as culturas e as produções de conhecimentos dos povos negros
indígenas percebam Então isso é também um esse de epistemicídio e eu também chamei um outro conceito né que era esse conceito na verdade fui eu mesmo que criei deixa eu até mudar aqui de deixa eu mudar de câmera para falar lá na outra câmera vamos ver se vai dar certo isso Beleza então esse outro conceito que é o conceito de estorico para não ficar monótono para vocês né daqu a pouco coloa os comentários aí eu vou vou comentar com vocês aqui no chat e o o conceito de historico é o conceito assim é o seist
significa o assassinato da da do pensamento da teoria da filosofia do de outros diferente dos europeus de outros povos o historico significa o assassinato da história de luta e de resistência desses povos é por exemplo eu senti a necessidade de cresce conceito nesse sentido assim que estorico é por exemplo quando nas escolas a gente aprende igual eu aprendi né Já tô um pouquinho velho né Aprendi mas não sei se hoje continua é dizendo diendo assim mas aprendi que Pedro Alves Cabral tinha descoberto o Brasil isso é um historico por quê Porque mata as histórias dos
povos indígenas que aqui viviam é um é um um cemitério criação de um cemitério imediato para isso tá então ah quando nas escolas não são eh ensinadas as histórias dos quilombos as resistênci dos quilombos a luta por autogoverno a luta por liberdade desses Quilombos no Brasil inteiro isso é um historico quando portanto não se fala da da revolução haitiana que alguém citou hoje aqui mais cedo quando por ex Revolução Por que aprendemos a Revolução Russa Revolução Francesa Revolução Inglesa e não aprendemos revolução haitiana porque não aprendemos a revolução mexicana também que tem outro caráter também
anticolonial perceba inclusive na mexicana tem até um caráter libertário e na na haitiana também então assim quando a gente não aprende sobre essas histórias né quando a gente não aprende exatamente eh como aconteceu eh o quilombo de pau de colher né ou o próprio Quilombo de Palmares ou o Canudos na história propriamente a gente está cometendo um historico ou seja um assassinato da história dos povos negros indígenas e subaltern desse país perceba então era esse foi nesse sentido que eu criei esse conceito para tentar veja queria saber se vocês quiserem colocar aqui no no no
chat né se faz sentido esses conceitos que eu tô apresentando para vocês tá então agora eh deixa eu voltar para cá eh deixa me ver qual é o outro slide que a gente estava vendo né Eh e racismo epistêmico né e o racismo epistêmico na verdade ele é fruto de todo esse eh do desse conjunto né eurocentrismo colidade do Poder epistemicídio storic sdio resulta eh num sinônimo vamos chamar assim que é o racismo epistêmico Ou seja todos os saberes negros indígenos são alijados da universidade e quando são alijados da Universidade São alijados também do quê
do ensino escolar por porque o professor para dar aula na escola ele aprende primeiro na universidade se na universidade ele não é não é eh apresentado né a esses textos a essas histórias de negros indígenas então ele não tem como repassar isso né pior do que isso quando as secretarias educacionais seja do MEC até paraas municipais elas não exigem que os saberes negros indígenas sejam contemplados tá e é por isso que eu tô fazendo esse curso aqui que é exatamente isso porque hoje existem duas leis né que todo mundo deve saber mas al até esqueci
de falar isso no início nós estamos aqui nesse curso é o objetivo de contemplar duas leis a 10639 e a 11645 São leis que preconizam o ensino de saberes negros e indígenas para não só para o ensino fundamental como também já teve uma uma uma outra uma normativa que isso tem que estar também no ensino universitário né então o que nós estamos fazendo aqui contempla D instrumento para as pessoas possam fazer isso e debater com seus alunos Porque existe um racismo profundo não só racismo epistêmico significa a exclusão de toda a biografia eh antiracista biografia
Negra indígena mas também existe um racismo institucional que ataca as crianças e adolescentes negros indígenas nas escolas e nas universidades tenho muitos alunos negros no infix né que falam professor não me sinto bem neste lugar esse lugar não foi feito para mim Desculpa percebam então não só no Fix eu vejo alunos de outros hoje est dando aula na Pria vermelha no Camp da Pria vermelha e alunos de outros lugares também F Professor a gente não se sente bem aqui isso aqui não é um foi espaço criado pra gente falando não vocês T que estar aqui
vocês tem que existir e tem que transformar isso mas por que não se sente bem porque as histórias e as teorias contadas são teorias completamente eurocentrada e agora nós associamos já vários conceitos euroc centrismo que falei no início colonialidade do Poder colonialismo colonialidade epistemicídio historico aqui em poucos minutos né Espero que tenham gostado mas veja esse é fundamental entender conceitos para que a gente possa avançar numa luta de racista Tranquilo então deixa eu ir ali pro chat deixa eu ver quem tá comentando o que que vocês acham desses comentários aqui que eu trouxe agora para
vocês dessa ideia dos conceitos deixa eu ver aqui f sentido Depois gostaria da referência hum é aí eu não sei Bruno você tá falando aqui não sei que horas foi isso que eu ao fiquei m do tempo sem vir né que estratégias educativas são eficazes para promover uma pesa mais inclusiva e tem muitas perguntas né então vamos lá deixa eu deixa eu vou subir um pouquinho nos comentários aqui é Ah aqui ó vamos lá o Alexandre Costa né o quilômetro de Teresópolis teve a presença Negra indígena associada a presença Negra seria obrigatória para definição geopolítico
de um Quilombo abraço Alexandre do Nobel e do Quilombo da Serra Opa salve Alexandre que legal seja muito bem-vindo meu querido eh então não não necessariamente assim se eh normalmente os quilombos são formados por negros que fugiam do cativeiro fugiam do açoite fugiam da censal da opressão do senhor para viver uma vida autônoma e eram tratados como bandidos é importante dizer isso né aqui pra gente reforçar como é que nossa história tá toda de ponta cabeça então esses eh os aquele que lutava pela Liberdade era tratado como bandidos né Assim como só cultura capoeira era
era crime o samba era crime eh a umbanda e o Candomblé era crime e ou seja todas as expressões culturais negras e indígenas eram criminosas né então Esso é importante assim então Eh agora poderia ter um quilombo formado só por indígenas é óbvio que pode né Mas normalmente os indígenas Eles já viviam na suas Audi tinha suas aeas é claro queja normalmente digo normalmente mas é um um fator que é importante que a historiografia também ignora muitos e muitos e muitos indígenas foram escravizados no Brasil sim sim foram escravizados Então essa ideia de que ah
o indígena não foi Foi escravizado sim então muitos né Podem ter fugido também para formar eh os seus Quilombos tá e é importante você trazer isso para gente da questão de Teresópolis é importantíssimo a gente poder pensar e quem tiver outras contribuições de quilombos e outros outros lugares do país vai falar aqui pra gente tá não sei se eu respondi sua pergunta eh ih rapaz acho que tem muita coisa aqui vamos vamos conversar um pouquinho aqui com vocês daqui a pouco eu continuo Eh cara me perdi agora Onde exatamente que eu tava né uma dúvida
Ah tá então pera aí tô lá em baixo axo eu voltei muito né quilômetro Teles tá agora feriada Nacional beleza ele pediu a diferença de colonialismo ele pediu a diferença de colonialismo é o que mesmo colonialidade tá Marina Colon escrevo ali beleza Eh conselho de colonialidade alguém pegou por favor a Verônica é verica daqui a pouco eu posso explicar de novo tá o conceito mas eu vai ficar gravado aqui você pode voltar pra aula para não ficar repetindo e a gente poder avançar eh do Colônia já beleza Jorge Já respondeu que legal pô o debate
aqui tá maravilhoso no chat Hein eu acho que vou parar da ala vou ficar só aqui com vocês a as que estratégias educativas são a Ivani Santos né são eficazes para promover uma perspectiva mais inclusiva é estratégia educativa Ivani é um grande desafio né isso e pensando já do ponto de vista Paulo Freire por exemplo que nos ensina você tem que entender o público alvo né que público é esse como é que esse público almeja eu particularmente acho eu ar tá o nosso sistema educacional no Brasil e no mundo ocidental de modo geral ele tá
falido falido porque a gente não pode continuar aprendendo crianças com crianças Adolescente em uma sala de aula durante quatro horas né isso Isso é uma falência fic aprendendo teorias né Eu acho que tem que ter uma coisa mais prática ti um contato maior com a natureza aprender coisas práticas né aprender a plantar a colher aprender a construir aprender a fazer sabe eu enfim é um debate bem profundo que acho que a gente pode fazer aqui no futuro Tá mas eu acho que o a minha impressão é que o a educação ela tá bem falida e
é por isso que tem muita evasão escolar e poucos conseguem se é eu vou usar o termo do neg bispo se doutrinar se adestrar no campo Educacional que no caso Somos Todos nós estamos aqui né todos aqui todos nós fos adestrados a verdade né a pensar ficar parado lendo o livro eu Óbvio né Mas foi algo que eu tive construir ao longo do tempo PR PR enfim para poder chegar onde eu cheguei aqui né e bom deixa eu ver mais o que Fernanda faria na colidade é o que permanece apesar do fim do colonismo exemplo
racismo estado assassino ótimo Fernanda e Ivani que estratégia já falei luí Tavares comidade herança do colonialismo é como identificar desafi a prática eurocêntrica em nosso dia a dia é IV Esse é o grande desafio né primeiro assim é valorizar a a diversidade acho que valorizar a diversidade cultural e não querer impor uma única coisa enfim Então são fatores que vão na contramão do eurocentrismo o eurocentrismo sempre que se caracterizou aliás outra característica do eurocentrismo que eu não falei o eurocentrismo se caracteriza por impor uma única identidade ou seja eurocentrismo criou um único estado uma única
religião né uma única lei ou uma constituição né e um eh Enfim uma única polícia um único governante tudo é único né É contra a diversidade é um um patriarcado um racismo enfim todas esses fatores uma cetron normatividade tudo imposta sobre sobre o eh todo os governados vamos chamar assim para usar um termo anarquista né Eh bom deixa eu ver e gente deixa eu ver mais o que aqui Yasmim Rio de Janeiro a comunidade de quilombolas É você sim sim a comunidade de quilombolas urbanas a comunidade de quilombolas é em jacaré Paguá tem uma comunidade
de quilombola em Maricá né Muito eh expressiva tá E aí a gente teria que pesquisar para encontrar várias tá Definição dos conceitos deixa eu ver o que mais fala potente Professor Opa Karina Muito obrigado Karina de Oliveira agendo professor na escola muitas vezes é ensinado para gente que os indíos de frente dos africanos aceitavam mais Possivelmente a escravização é Emerson pois é sená tanta coisa muito equivocada né É por razões óbvias é a gente não pode nunca aceitar n essas explicações que as pessoas de que ah o indígena aceitou a escravidão a escravização melhor ou
o africano aceitou a escravização melhor porque tem essas duas correntes tá assim ninguém aceita escravão escravidão gente né ninguém são consciência vai aceitar ser escravo de outro perder toda a sua identidade toda sua e educação toda sua autonomia toda a sua liberdade isso não pode ser racional eh quem diz isso que é aliás os pensamento eurocentral diz afirma isso inclusive pensamento social brasileiro que é todo ele bege oriundo descendente da Europa reflete isso é é isso é um absurdo né que vai citar a escravidão ninguém em san consciência não tem como aceitar perceba Então eu
queria que a gente eh refletisse sobre isso tá mas muito bom eh Emerson a sua colocação a pra gente poder pensar bom tô vendo que a já colocou a Pat o sistema educacional está falido mesmo concordo contigo Obrigado Pat não sei se é Pat Lu Fix ou não mas obrigado Pat Silva é educação a categoria Quilombo é um campo em disputa importante serem vistas em suas especificidades respeitando seas identidade é coletiva muito bom educação antirracista colocou aqui concordo né e é um campo de disputa mas acho que tem que ser um campo aberto tá E
tá o nome educação antirracista é um campo aberto assim é um campo que deve significar a valorização das culturas dos valores negros eh eh nesse país sem dúvida p é isso que eu que eu penso que eu defendo né mas claro aqui não tô estabelecendo nenhuma verdade absoluto e todo mundo tem possibilidade de discordar profundamente Sem problema Professor problema é que as grande maioria T medo de se de fazer atividades externas pois foram acostumada somente à sala de aula sim Tatiana Batista todo mundo muito acostumada somente a sala de aula eh não acostumada é quase
que for determinados para isso né e a gente as nossas escolas estão em lugares às vezes inóspito né onde não tem uma horta não tem uma árvore não tem um rio não tem uma praia não tem perceba então assim não tem não tem um campo né quando di com campo um campo aberto criança correr subir brincar muitas a maior parte das escolas no Brasil não tem isso então então é um sistema que ao meu ver tá falido falido completamente né e ainda mais hoje com avanço das tecnologias né ho a gente vai ter que corporar
isso ou vai ser a nossa educação é do século é XIX né É século XVI Na verdade o século XIX é quando vai ter a popularização né 1920 No Brasil onde o pobre pode estudar mas enfim eh tem muito que fazer uma educação de fato Elen sentimento de não pertencimento permeia pensamento e experiência vividas cotidianamente de negos indí na nossa sociedade Obrigado Irene concordo eh Luísa Tavares OK Lucas Almeida uma questão da colidade na história é se é se pensar os indígenas apenas no período colonial e não pensá-los no período República do império como se
tivesse ficado muito bom Lucas boa ressalva Ainda bem que eu comecei o curso falando aqui da Aldeia Maracanã né e dos indígenas a gente vai ler aqui é o crenac né e vou ver se eu consigo colocar mais uma indígena o Jeni Nunes hoera hoje já coloquei né comecei com a com a Guarani Inclusive a aula eh ensinar transgredir como diz Bel muito bom carin Oliveira muito bem pensado sua fala retoma a crítica do Beatriz de nascimento nos apresenta que retoma a crítica nos apresenta crítica histografia nas palavras dela o eterno estudo do escravo e
Beatriz constrói apenas a paz quilombola Pô muito legal Carina Oliveira lembrar da Beatriz pô Beatriz Espetacular né historiadora de primeiríssima linha eu vou dar aula sobre ela aqui também tá e lant perigo da história única xixim mamanda boa dentro boa lembrança e Marina para finalizar e vou voltar para lá tá lista presença P educação braço mais moderno da colonialidade educação é um braço da colonialidade sim isso eu concordo André Luiz de Abril e aqui no R Grande do Sul revolução Farropilha Onde os negros lanceiros eram os mais Destemidos em combate quando fizeram o acordo para
terminar o conflito os negros lanceiros foram dizimados é J é é isso né Muito bom você lembrar bom gente voltando aqui deixa eu ver cara 7:15 né Eu queria acabar eh 7:30 mas vou avançar Deixa me ver então ficou então assim eu quero eh que vocês entendam Deixa eu botar aqui O slide de novo espero que vocês tenham entendido o Opa Não não é essa câmera essa né ten estendido aí resgatar valorizar a história das lutas povos negros indíos e esses conceitos que eu apresentei para vocês quem tiver dúvida depois volta aqui no canal e
e Assiste esse vídeo que vai ficar aqui disponível tá pra gente poder avançar bom então deixa eu ir para outro slide a experiência eh or esse aqui Fiquei fiquei grande opa pera aí pera aí fiz besteira tá então o qual é a minha hipótese de pesquisa né minha hipótese de trabalho aqui nesse curso com vocês e na verdade é o que eu tô fazendo de pesquisa aqui na hoje eh nos meus estudos né que a experiência dos quilombos nos permitem resgatar pensar refletir criar tanto a filosofia política Quanto pode servir como um guia para uma
ação revolucionária anticolonialista tá podia até ter escrito isso aqui né ante colun elista no final Então essa é um pouco a hipótese que eu tenho tratado para poder trazer aqui com vocês essa reflexão beleza bom então vamos aqui avançar O que é uma filosofia teoria política gente eu vou avançar nisso eu não vou apresentar hoje que uma filosofia porque senão eu não vou chegar ao ponto onde eu quero exatamente né Eh para quem quiser tem um outro vídeo deixa eu ficar aqui para quem quiser tem um outro vídeo aqui no canal sobre um vídeo eh
bem bem profundo bem extenso uma aula que eu dei no ifix eu tava até com Flávio Gomes meu grande amigo né professor do IAG sobre eurocentrismo Eu recomendo para quem quiser procure aqui no canal aula sobre eurocentrismo você vão encontrar uma aula é bem grande bem recheada e bem potente sobre e eurocentrismo que vocês possam ter noção e e nela eu escuta o que que a teoria política etc eu não vou fazer isso aqui hoje tá mas se quiserem a gente pode fazer depois no um outro momento tá eh bom então deixa eu avançar aqui
também qu dizer como a teoria política é produzida né vou falar só disso aqui muito rápido pra gente poder eh pensar porque E aí para poder explicar para vocês porque que eu tô fazendo por uma perspectiva uma filosofia quilombola por quê Porque toda a teoria deixa eu mudar de câmera aqui para aquela lá pra gente pera aí boa toda a teoria toda a filosofia política ela é descrita pensada a partir de um determinado corpo ou de alguns corpos e de um determinado lugar marcado geograficamente marcado territorialmente né Por exemplo o que que caracterizou o eurocentrismo
mais um mais uma dica para eurocentrismo queria caracteriza or centrismo os filósofos europeus oriundos da Europa Ocidental principalmente da Europa Oriental Rússia praticamente eh antes do século XX não tinha a gente não tem grandes teóricos que são ensinados aqui né no mundo ocidental então esses teóricos pensaram o mundo e criaram filosofias que se apresentavam como filosofias universais então descart lá da Europa queria dizer ó o mundo funciona de tal maneira ou John Lock ou Robs rousse e Companhia o mundo funciona da maneira assim assim assado e para isso E aí o que aconteceu a colonialidade
faz o quê com que as pessoas nas Américas descendentes dos europeus impusessem aqui toda uma perspectiva de pensar o mundo a partir desses europeus então pegava a teoria europeia e transportava para cá e queria aplicar no Brasil IPS litres que é um absurdo Então esse é um problema do eurocentrismo é Ou seja que não entender que toda a filosofia ela constituída a partir de um determinado lugar e foi isso que as perspectivas de colonial e contra Colonial fizeram e Caram não Nós escrevemos a partir da nossa experiência a partir daquilo que nós temos como cultura
aquilo que nós carregamos né então é tá soltando fogos aí caramba como é que é isso mas enfim n a partir de nós Então veja Então esse é um cenário é de que eh fundamental pra gente poder entender a crítica do decolonial do contra Colonial ao eurocêntrico perceba que na verdade a tentativa de universalização de um pensamento criação de um lugar IMP impor ao outro significa exatamente uma é universalização que significa a A negação da diversidade A negação da plid por isso que se impõe é universalmente as questões OK então beleza deixa eu ver aqui
deixa eu ver se tem mais alguns comentários aqui Opa caramba agora vi comentário PR Caramba hein pera aí mas eu acho que eu tô com a câmera deixa eu mudar de câmera para vocês poderem para poder ver aqui olhando para vocês eh ah Mariana tá perguntando sobre a pergunta né É porque essa Ah será que a Carolina não mudou a pergunta n façam façam essa que eu falei então por último porque eu não expliquei Ainda a outra né educação braço mais moderno da colidade deixa eu ver o que mais farril o medo de um grupo
com conhecimento de guerrilha livres e insatisfeito que não foram contemplados então mataram é boa Ju boa reflexão Nilson né crítica da colidade do Poder né descentralização do consento europeu Ué o Nilson já colocou a cola aí para todo mundo Nilson Que negócio é esse Nilson Tá certo tá bom não tem problema não eh aía pres presenta passou pessoal né aí eu vou pedir pra Ana Carolina Ana Carolina vai colocando o link a o link da lista de presença pelo que eu tô vendo aqui no chat tá bem em cima tá gente sim está tá fixada
isso mesmo deixa eu ver mais aluma pergunta não qual a diferença de decolonial e contra ah Boa pergunta Emerson eu vou explicar então eu eu vou explicar isso daqui a pouquinho porque tem um slide que eu preparei para isso tudo bem eu já vou avançar aqui seixa eu então voltar aqui pr pra gente poder pensar aqui bom então teoria política já falei um pouco caramba onde eu tô câmera mas captura beleza rapaz tô gostando desse negócio aqui agora hein qu filosof é esse agora filosofia considerada clássica são todas consideradas né pela todas europeias ou que
europeias que garantem europeias que garantem a a o a Ampla reprodução do capitalismo e dos das colonialidades são as clássicas né isso aí e eu fico indignado com muitos colegas meus aqui da Universidade não só tem que dar os clássicos eu falei mas quem elegeu o clássico quem elegeu o clássico como você defini o que é clássico por exemplo você vai pegar um autores como Rob os caras invent Ah exp vou falar esse neuroc centrismo aqui pera aí vou adiantar não deixa eu deixa eu falar aqui deixa eu avançar aqui gente e Opa deixa eu
diminuir de novo aqui minha fotinha opa Beleza acho que aí dá para mim ver então colonialismo 1492 até o século X e aí que que tem no colonialismo eu acho que não vou abordar Esso aqui hoje também não que eu quero avançar quero ir mais rápido pra gente é então sobre essas questões aqui se eu falar da formação do estados nacionais então vou falar muito rápido então colonialismo de 1492 até o século X Ele teve característica formação estados nacionais na Europa cercamento dos Campos né os chamados enclos que o Marx descreveu lá como enclos dos
Campos que expulsava os Camponeses da das terras comuns das terras comunais na verdade né as terras que eram pertenci a todo que não era propriedade privada para formar Grandes propriedades dos Estados né e caiu aqui meu fone pera aí né aí depois colis caracterizou Conquista das Américas da África da Ásia e da ocania caracterítica central racismo e patriarcado n e quais ideias P predominava na Europa nesse período absolutismo e liberalismo Tá mas eu não vou entrar nesse discussão sobre liberalismo e e absolutismo Porque eu já tenho isso no outro lado no outra Live tá então
vocês procurem lá seão a gente não avança agora eu quero mostrar para vocês uma foto que caracteriza exatamente o que é o colonialismo tá algumas fotos tá é fotos fortes chocantes Mas é isso olha aqui pressionando já para vocês então essa foto é do colonialismo tá é isso aqui é opressão trabalho forçado né autoritaria é tortura tudo isso é do colonialismo tá bom gente aqui é outra fotozine assim né E aí tem o chicote e a arma mesmo a arma de fogo tá então isso aí são instrumentos do colonialismo podemos dizer né e várias outras
a gente poderiam chamar e agora finalmente a gente chega aqui no significado de eurocentrismo tá aqui escrito tá tá meio fraco mas tá ainda aí deixa eu ver se vai dar tempo vou tentar a ser rápido gente para poder avançar aí pras perguntas e o debate a gente terminar a minha ideia era terminar 7:30 vamos terminar 7:45 mais ou menos tá bom Espero que vocês compreenda esteja aqui um pouquinho mais conosco então aqui eh deixa eu ver deixa eu diminuir essa imagem aqui que ela ficou muito grande Tá enorme isso para vocês poderem ver melhor
Opa vamos ver aqui ver se melhorou aí beleza e aí o que que eh dois mitos fundacionais da humanidade mito do Estado de natureza e dualismo evolucionismo Esses são os mitos eh deixa eu ficar aqui com imagem agora perta para vocês deixa eu ir para outra câmera aqui pra gente falar com mais ênfase né os mitos fundacionais daquilo que esses teóricos meus colegas aqui do da da UFRJ e de outras universidades pelo Brasil afa da América Latina chamam como clássicos Os Clássicos são é aí começando com com começa lá Platão Aristóteles né que eram que
não eram crítico da escravização né que não tinham crítica profunda do escravismo etc mas passando pelos modernos que também não eram que conviveram com a escravização dos dos corpos negros indígenas né sem nenhum problema Lock Robs etc Robert film Hugo grotus enfim vários outros teóricos absolutistas e e e pais do liberalismo liberais etc né conviveram ao tem um vídeo até que eu faço aqui no canal vocês quiserem aprofundar procurem aqui porque tem liberalismo e escravidão tá acho que é mais ou menos isso ou escravização alguma coisa vocês procurem para vocês poderem entender como é que
funcionava E o que que eu tô querendo dizer é que esses teóricos principalmente do históricos Modern eles criaram dois mitos fundacionais o mito no estade e natureza que não tem nenhuma base histórica nenhuma base histórica criaram uma ilação né uma construção dedutivista de que a humanidade vivia no estádio de natureza e depois fez um contrato que eles cham de contrato social por isso a teoria chamada de contratualista vocês aprenderam dessa maneira é quer dizer normalmente se ensinam na Ciência Política na filosofia como os contratualistas e os contratualistas eh defendem que a o a a história
da sociedade foi formar antes vivia no estado de natureza Sem Lei sem Estado sem nada e para robers por exemplo era uma guerra de todos contra todos né ou para Maquiavel os homens se matavam uns aos outros e aí depois foi criado do estado e nessa criação do Estado é o estado com lei com repressão que atentou contra a liberdade porque a liberdade para Robs era maléfica para mecavel também né e portanto você cria o estado para reprimir as pessoas e garantir As instituições que funcionando e foram criada por quê pelo mito do Estado de
natureza então assim uma dedução virou Um clássico é uma teoria assim sabe é absurda e as pessoas compram isso ter que cara imagina né os alunos negros indíos tendo que ler isso aprender com isso uma relação absurda né até os alunos brancos também qualquer aluno Lê isso sabe isso Ah tem que aprender sobre Robs Lock russ etc enfim é cara tem que aprender a gente tem que aprender tudo que puder aprender mas tem que aprender de uma maneira crítica não Da maneira como propagandista como muitos colegas fazem Então eu queria trazer isso aqui com o
mito né do Estado de natureza bom tô voltando aqui para eh e e aí Claro cria aí a ideia do dualismo e evolucionismo né agora vou voltar para cá para essa câmera eh dualismo evoluci quer dizer o dualismo é sempre o tem sempre é praticamente tudo foi Dual né o bem e o mal Deus e o Diabo né E aí E vend aí até as teorias críticas Marxismo burguesia versus proletariado né E por aí vai sempre ou civilizado ou selvagem sempre uma construção né de que um é bom ou ruim é mocinho e o bandido
Praticamente tudo e a industria de Hollywood acabou pegando isso também a indú holw todo filme é basiado no mocinho praticamente todos né bandido e o mocinho bandido e mocinho tem uma as novelas bandido mocinho bandido então assim é o mundo doal é o modelo centrado que acaba com a Ampla diversidade isso é ruim é péssimo né uma pessoa pode ser boa e ruim do L ao longo da vida dela ou passar 5 minutos ela pode ser muito boa 5 minutos depois ela pode ser ruim não existe a ideia do essencialismo do bom ou do ruim
isso é uma criação Colonial também tá só pra gente poder pensar refletir eh deixa eu avançar então aqui também para eh eurocentrismo coloni lez de modernidade né E aí tem alguns eh mitos fundacionais né tá dando para ver será que eu preciso ampliar Deixa eu ver se eu amplio aqui vou diminuir ficar um pouquinho ah vou trocar de lugar aqui pronto ficando aqui dá para dá para ver bom então aqui veja vocês estão vendo direitinho deixa eu ampliar mais um pouquinho tá tô com medo de não ficar muito claro então mito fundacional estado de natureza
ponto de partida do eh processo civilizatório depois evolucionismo Europa como padrão desde a Grécia antiga né não desde a Grécia antiga não fala que a Grécia antiga roubou muito do conhecimento do Egito por exemplo de África né como cheque anda Dió fala pra gente dualismo moderno versus primitivo que eu já falei H racismo né que reduziu diferentes povos a indígenas e negros Então chegou aqui nas Américas 1000 povos diferentes reduziu ao índio uma única coisa né se é outro tipo de de centralização e cognitivo né o não europeu era o primitivo né então sempre o
europeu era o civilizado e não europeu primitivo tá então isso é uma das caracteríticas do eurocentrismo e aqui Opa deixa eu trocar de lá de novo fic lá em cima deixa ficar aqui do lado de cá agora beleza Vamos mudar um pouquinho né então e essa fiz esse quadrinho aí para explicar um pouco vou tentar explicar rápido tá gente porque esse quadro eu explico com detalhes lá na outra aula do eurocentrismo que eu recomendo a vocês ali é uma das aulas se eu não me engano se não é a mais assistida é uma das mais
assistidas aqui no canal Então deve disputar com a aula sobre frange fanon quem quiser também assistir entender a teoria do Fran fanon é Eu recomendo muito a aula que eu dei aqui no canal sobre ele bom e vou dar outra também né ainda vamos dar outra bom colidade do Poder capitalismo aliás no centro aqui desse perceba aqui o centro tá eurocentrismo e o eurocentrismo é caracterizado por essas intercessões que que ele impõe é o eritrismo vamos começar do alto capitalismo cria a ideia de raça impõe um tipo de religião que é cristã para os povos
colonizados impõe o militarismo que é a força é o chicote a arma tortura sobre os colonizados impõe o racismo em diferentes formas racismo epistêmico racismo eh eh Colonial etc impõe o estado que é a instituição que vai legitimar todo o poder e garantir o funcionamento do eurocentrismo e por fora do quadrado tá o eurocentrismo tá ligado impulsionado pelo colonialismo a nossa esquerda pela comunidade do Poder no alto pela ideia de modernidade Tá e por fim pela negação da pluralidade ou seja H uma uma destruição Deixa eu voltar aqui eh deixa eu sua câmera aqui Opa
essa aqui então vamos lá o que que é o eurocentrismo Há uma destruição da identidade da identidade dos povos das identidades das culturas dos saberes dos povos colonizados isso é colonialismo eurocentrismo eurocentrismo ele é tá casado que eu quero que vocês compreendam pode até escrever o eurocentrismo tá casado com o colonialismo tá então eurocentrismo colonialismo e portanto resulta Nas suas nas colonialidades como eu expliquei para vocês então ele atenta contra a identidade dos corpos negros indígenas né subalternizados humilhados escravizados torturados e se não aceitar a forma de produção de riqueza para os berges ricos ele
é tem o cemitério n ou a prisão são instituições eh criadas pelo Estado para garantir é o pleno funcionamento do sistema eurocêntrico agora vocês já sabem Colonial capitalista eh moderno e autoritário a gente pode chamar assim e eu chamo também de estad lário porque é o modelo toda essa filosofia teórica europeia ela tem um amor profundo pelo Estado sendo que o estado não nasceu para garantir os interesses dos Pobres negros e indígenas e camponeses perceba não nasceu para defender o interesse desse segmento bom queria tratar isso aqui para vocês nessa outra câmera vamos lá agora
voltar deixa ir pro chat mais um pouquinho cara não sei se estão gostando da aula avisem aí né Deixa eu ver se eu tô aqui de frente para vocês eh eh poderiam disonar as referências leitura acerca do assunto por favor sim Marcel vou colocar no final tem uma bibliografia Agora sim e na verdade não tem o que eu tô apresentando para vocês não é de uma aula de um texto específico eu quero que vocês compreendam assim eh é um acúmulo de conhecimento ao longo do tempo né então não tem o que eu tô falando para
vocês aqui não é um texto não é fruto de uma leitura de um artigo ou de um livro mas são vários e vários livros ao longo dessa formação e eu tô tentando condensar e trazer aqui para vocês da maneira mais mastigada possível tá E quero eu quero saber quero ouv de vocês se tá legal a aula o que que vocês estão achando se a maneira tá sendo didática ou não que que vocês estão achando dos slides escrevam aí no comentem porque me deem esse feedback que é importante para mim para eu poder melhorar o quanto
eh mais possível para vocês tá eh é um prazer enorme estar aqui é então quero sempre tá você pode perceber que tô hora com todo prazer tá bom eh Mas peço desculpa por qualquer erro que possa acontecer e não tá muito bom alguma coisa eh deixa eu ver muito obrigado pela aula Professor tuo como psicólogo e faço parte do movimento a Carolina e Machado da Rocha né mos sociais aqui de Caraguatatuba Litoral Norte São Paulo fazendo com momento da vida a luta pô Caroline Parabéns Caroline é que legal aí eu é importante ter pessoas aqui
do movimento social aqui presente e todo apoio a luta de vocês tá é concordo com a fala da Adriane é uma luta di área atuar no cont Contramão a favor de uma educação an sim Dione é uma luta é e diária né atuar nesse sentido mas a gente tem que resistir como nossos antepassados resistiram né o eurocentrismo impõe monoteísmo ótimo latinis né ótimo é o eurocentrismo põe o o o o monoteísmo o cristianismo e por aí vai tá que eu chamo de igrej ismo e professor no quadro da colidade do Poder caberia gênero também como
ponto de opressão sim deixa eu ver quem foi que falou isso é a Daisy Chagas sim inclusive tem um livro das autora chamada Maria lugones que ela coloca a amplia o conceito de colidade do Poder pode você colocar isso n eh amplia qualidade de poder e faz qualidade de gênero também eu aliás tenho uma aula inteira sobre esse texto aqui no canal se você quiserem procure colidade de gênero ou texto sobre Maria aula sobre Maria lugones você vai gostar tá é Daisy Chagas tá e jos daak Ô meu amigo grande josadak meu amigo lá da
USP e também da do ift de Mato Grosso né salve meu amigo Cante ao sequestrar razão dos negros como diz Sueli Carneiro excluiu exclui Por conseguinte os negros das estruturas das Universidades ocidentalizadas estabelecendo O que é o cân o clássico muito bom j j queria que você escrev se nós somos a favor dos cânones ou nós somos contra os cânones né então uma conversa que eu tenho que a gente tem com J os colegas lá que est participando da na última semana muito obrigado meu amigo pela sua presença aqui seu comentário André Lu de abrev
seria possível pensar uma educação contra Colonial o movimento contra Colonial em si é deve comportar uma raiz Educadora que a escola não é capaz ainda de André luí de Abril eu esse é meu sonho né o modelo contra Colonial é o fundamental para que a gente possa superar né sobre o conceito de contra colonialidade contra colonial do negro Bispo quem pô passou por ancestralidade aliás eu vou terminar essa aula com homenagem ao negro Bispo eu devia como eu entrei atrasado gente eu não dei nem a saudação que eu gosto de dar a saudação que é
do nego bicho né de que todas as vidas importam todas as vidas importam é isso é em homenagem ao nosso querido nego bispo contra Colonial então André Luiz é possível e nós temos que lutar por isso para construir isso mas isso não será uma construção de uma única pessoa será uma construção coletiva por isso que nós estamos aqui em alguma medida coletivamente tentando construir tá Tomara que a gente consiga eh falando de arte Você fala muito rápido professor falando é eu falo rápido porque acho que desculpa ô eu não sei se vocês estão compreendendo é
eu acho que o meu vídeo não dá para botar um 2.0 depois não peço desculpa meu jeito é porque tem muito conhecimento para passar e tem muita coisa eu acho que eu fiz uma aula para muito tempo e eu não tô conseguindo então eu tô falando mais rápido que o normal vou ser mais moderado nas minhas aulas e tempo e tentar falar mais devagar tá mas depois você quiser rever o vídeo coloca ao invés de colocar no 2.0 coloca no 0.5 é Andri que foi falando de ar Bruna gostei muito jadak por isso Opa jadak
tá falando alguma coisa aqui deixa eu ver parabéns pelo curso M um curso de aquilombamento é contra o Canon denils cheguei atrasada por acaso fazendo embusca sobre fol mas Professor Wallace é essencial bravo Opa Valeu Denilson obrigado querido pelo carinho luí os L aulas são ótimos Parabéns Muito obrigado luí Parabéns Obrigado Letícia aula maravilhosa SL sobre centio se pudesse postar no grupo opa vou postar lá no grupo sim eusen da vida Davi né é Maiara Figueiredo estou com um pouco de dificuldade de responder a questão da pergunta lista de presença só tá pode falar que
o pessoal ajuda Mayar sim sua animação ministrando aula é Rara e inspiradora Obrigado Pat é muito didático esclarecedor Estamos aqui na resistência em Itaboraí Opa beleza Osvaldo resisti em breve estaremos um grupo de estudo anarquismo negro Opa muito bom anarquismo negro muito bom osal estamos junto desde Chagas Obrigado pela resposta de negações professor aula excelente Daniel poderia explicar pergunta novamente as características do pensamento decolonial Ah vou explicar então característica do pensamento de colonal beleza é então então deixa avançar aqui na verdade eu preparei deixa eu ver o que mais gente deixa eu voltar aqui ó
não vi daqui a pouco eu volto lá para ver os demais tá E então aqui eurocentrismo só pra gente avançar deixa eu ver quantas slides faltam gente tá tô com medo é não quero avançar muito né então eu vou explicar a a resposta da pergunta então eurocentrismo ele é irradiado que fez essa figura para você pensar irradiado pelo Estado Pelas universidades escolas pelo militarismo e pela igreja tá tem um procure a outra aula que eu aprofundo isso com mais detalhes aqui também aprofundo com mais detalhes no outro na aula do sobre o próprio eurocentrismo né
que eu expliquei para vocês mas falar aqui muito rapidamente colonialismo impõe a modernidade e a modernidade é capitalismo que significa controle do trabalho o estado significa controle da autoridade o eurocentrismo significa controle da intersubjetividade e a família controle do sexo né Então essa é imposição eurocêntrica n para o restante do mundo bom eh e aqui eu falaria dasas outras escolas explicaria O que é absolutismo escola crítica naz fascismo Marxismo liberalismo anarquismo e mas não vou fazer isso hoje senão a gente não vai acabar essa aula aqui tem procura Esse outro vídeo tem vários vídeos no
canal que eu vou explicar lá tá gente então vamos que onde ficam as questões a questão racial para as filosofias sopr citadas Agora sim que vou entrar no fundamental que eu queria trazer com vocês Tá aguenta mais um pouquinho quem puder aguentar aí ótimo fico feliz então se eu ver fogo no eurocentrismo né que acho que é a brincadeira e filosofias fora da Europa a São várias também mas eu não vou aprofundá-las aqui vou vou tentar falar pra gente concluir não quero avançar aprender demais vocês então tem teorias anticoloniais teorias pana africanistas filosofias indígenas perspectivas
decoloniais anarquismo negros e perspectivas contra coloniais que é o que eu vou falar daqui a pouquinho tá E aqui eh aqui ai gente caramba a gente vai ficar longo Então aqui tem deixa eu passar para cá tá questão essas filosofi fora da Europa né então tempesti decoloniais pana africanas indígenas anarquismo negro Marxismo anticolonial então aqui depois vocês deem uma paradinha no quando estiver assistindo o vídeo novamente de uma paradinha vocês vão ver que é auto explicativo pra gente poder avançar quero terminar aqui eh estudos Ah tá então Aqui vai um pouco aquilo que eu queria
trazer com vocês exatamente hoje né estudos pós eh coloniais que significa esses estudos pós-coloniais eles surgem né na Eh aí no século tá então esses estudos que colocam E aí tem por isso que eu coloquei aqui o fanon o ces né o Albert mem o Eduard said o tar né Aí tem um Marxismo anticolonial que é o Marxismo que grande parte fez independências na África tem o panafricanismo que também parte do Marxismo anticolonial também é pana africano existe modelos diferente de panafricanismo por exemplo panafricanismo do David garvey que era estadunidense né que viveu nos Estados
Unidos tentou nos Estados Unidos mas que não tem nada a ver com o Marxismo na verdade é o antimarxismo e tem o os os os pana africanistas marxistas né que depois eu posso até dar uma aula inteira só sobre isso para vocês poderem entender essas diferenças tá eh então não existe um o que fundamentalmente ampliar aqui fundamentalmente quero que vocês entendam não existe apenas uma única perspectiva Pan Africana e Pan significa todo Pan né Pan Africano pan eslavo pan eslav né o pan toda forma de Pan ele é é um nacionalismo né de um determinado
povo de determinados povos os panoa africanism por exemplo do garve até tentava juntar todos os povos africanos uma única nação numa única coisa e por aí vai e parte do dos outros marxistas também tá então mas com PES completamente diferente a do Marcos gav dentro do capitalismo né com o liberalismo desenvolvimento numa disputa forte contra o eurocentrismo contra os brancos Endo como inimigos e o panafricanismo marxista numa perspectiva eh diferente que é socialista naquele modelo socialismo de estado do Max tudo bem só pra gente poder entender essas diferenças aqui eh Opa pulei direto bom então
depois tiveram ainda os grupos de estudos subalternos da Índia modernidade e colonida tá então esse aqui foram então eu trouxe aqui ih rapaz que essa letra tá muito pequenininha não sei se vocês vão conseguir ver pensamento pós-colonial deix tentar ampliar vamos ver se vai dar certo para poder ler melhor aqui tá vamos perder ali o título mas a gente consegue eh pelo menos aqui a leitura então o que que é fran fanon Mc Zé Albert meme Eduardo said foram aqui com os livros né retrato colonizado do do do Albert memi ã o discurso Colon dezé
O Condenado da terra do Fran fanon e o orientalismo do Eduardo said n foram escritos seminais do pensamento pós-colonial por o que que fundamentalmente esse pensamento Colonial trouxeram percebam que franch fanon e o o Mc Zé são martinicano martinicano vão viver na na França Alberto memi é um tunisiano mas depois vive na França e Eduardo Said é um palestino né que também vai viver na Europa tá então são autores que nenhum deles é da América Latina nem da África propriamente embora Fran fanon tenha feito toda uma luta pela libertação da Argélia luta linda revolucionária a
gente tem que sempre que exaltar isso tá MSS também uma uma perspectiva Espetacular e maravilhosa bom eh mas esses teóricos foram os primeiros a falar da questão Colonial Colonial então o esquissos do colonialismo já ali com crítica profunda com a ideia de racismo exposto uma crítica ao racismo crítica ao colonialismo ao eurocentrismo e ao imperialismo de modo geral então esses autores trouxeram esses temas para a ordem do dia e eles foram muito e alguma medida deglutidos inclusive pelos eh autores europeus né o eh o Sartre por exemplo fez o o o prefácio do livro do
fol recomendou o livro do fol quase que como assumindo uma ideia de culpa né E aí tem tantos teóricos tem professores aqui no Brasil que ao invés de dar o fanon eles dão dão aula do aprestação do Sartre só esquece do F não que o Sartre é europeu Sartre é o Sarra que é o Sartre né o E então assim é mais uma formaa de racismo que é explicitado então assim então é quero que vocês compreendam são autores que foram Depois desses autores surgiu outro o então esses são teorias anticoloniais tudo bem colocar a questão
racial colocar colonialismo crítica beleza anticoloniais que surge ali na década de 50 60 é não nesse região que eu acabei de citar para vocês depois disso vem os eh os Marxismo na África deixa eu mostrar aqui para vocês Tá e agora ficou grande demais tá então o Marxismo anticolonial na África e com autores né como a mil a Milka Cabral que o Kame no cruma a e tem amic Cabral duas vezes Desculpa aí Agostinho Neto Thomas sanara Samir minim e o próprio Fran fão então esses autores compuseram alguma medida o que se pode chamar chamando
de Marxismo anticolonial tá que fizeram algumas independências em Estados africanos tá então também fala do colonialismo mas aí já estão ligados à ideia do socialismo propriamente tá como solução desse processo a mesma coisa aconteceu na Ásia tá então Marxismo anticolonial na Ásia com mal setun que fez a revolução na China rosemin é no Vietnã que su na Coreia então Eh são outras formas de colonialismo anticolonialismo na Ásia tal veja nós estamos falando C temi O Alberto memi que é da Tunísia né o o Eduardo Sid que é palestino na Palestina citei o Fran fão que
lutou na algéria ou vários autores africanos que lutaram em vient da África e aí nós temos depois tivemos aqui a gente pode chamar de anarquismo negro né com Lourenço comboa foi ex Pantera Negra Luci passos que viveu lá no no no final do 19 uma mulher negra também descend de negro indígenas anarquista que também lutou contra o racismo nos Estados Unidos a chant austro também foi Pantera ex Pantera Negra sambá que foi é um autor africano né nigeriano que lutou contra o racismo e colonialismo na na África né propriamente eh e também E aí partir
daí veja aí agora qual é a perspectiva que eu quero trazer para você que a gente quero falar para vocês que era a filosofia decolonial depois de todo esse cenário né al surgiu estudo sob alternas que eu acho que eu pulei estudos sob alternas também com principalmente a espiva né Eh que falou da Índia do Sul da Índia do sudeste asiático fez várias reflexões contra o colonialismo inglês tudo bem E aí eh fez essa uma teoria inclusive parte desses teóricos da filosofia da Colonial faziam compunham também essa eh eh dos estudos essa teoria dos estudos
subalternos foi que era majoritariamente formada pelos teóricos da eh índia tá e a fos de Colonial O que que significa de Colonial falou assim não beleza nós defendemos somos crítico do colonialismo crítico de todo esse processo do imperialismo crítico enfim né do eurocentrismo mas toda E aí qual é contribuição do pensamento decolonial ele aquilo que eu falei já até falei um pouco nisso mas agora vou dizer vou dar o nome é toda todo teoria ela é produzida a partir de um determinado lugar então ela não pode ser eh por exemplo eu não posso construir uma
teoria mundial a partir da América Latina eu explico teorias para explicar a América Latina que ou do Brasil ou do Rio de Janeiro que é o lugar onde a gente vive onde a gente conhece mais então a teoria do econ fala isso olha por mais que eles tivessem acordo com algumas questões do da teoria eh do pensamento dos estudos sob alternos né da índia é eles tinham críticas também por quê Porque esse estudo so alterno da Índia tinham com base alguns teóricos que eram europeus quais sejam Foucault derd e grames percebo Então se bom pera
aí pô a base desses teóricos também estão pensando na Índia e tudo mais estão com base no pensamento crítico é europeu isso não colabora e aqu que os decoloniais fizeram Não nós vamos criar uma teoria a partir da América Latina com pensadores da América Latina com base em movimentos sociais da América Latina então é daí surgiu o termo decolonial vocês só isso é importante que vocês possam compreender tá gente para vocês não falarem é que eu vejo muita gente ah eu sou dec Mas às vezes não sabe a origem então a origem da ideia de
de colonel é essa e ela se desvincula desses estudos subalternos indianos dos estudos pós coloniais e entra no estudos decoloniais tá Então essa é uma então partir de um lugar e essa perspectiva decolonial ela é crítica de todos os princípios do colonialismo e portanto a ideia de colonialidade foi criada pela perspectiva decolonial tudo bem Aquele de aquela colonida que eu expliquei no início da aula para vocês ela é fruto desse pensamento que é os resquícios né do colonialismo que significa Eh colonialidade tudo bem Quero que vocês compreendam isso então vamos lá então Eh portanto Quais
são os princípios Quais são os esquiço do colonismo para a perspectiva Colonial né deixa eu falar agora na outra câmera aqui acho que vai ficar melhor vamos lá Opa Quais são os princípios do colonialismo para a teoria de colica aliás essa era a pergunta que eu tinha posto então assim princípio do o os risc isos capitalismo patriarcado e criação da ideia de raça de racismo tudo bem eh opressão opressão militar militarista é então então essa perspectiva é é uma crítica da perspectiva decolonial agora claro não tem uma coisa única são muitos teóricos decoloniais que também
divergem entre si né E muitos não vão fazer E aí eu é o que eu eu a crítica que eu fazer de colonal ou seja é muito boa dá para pensar acho muito bacana a ideia de que nós produzimos teoria filosofia a partir de um determinado lugar não de qualquer lugar não existe universalidade Daí eles são priv verais sim tá mas eles têm limites Quais são os limites não tem a meu ver não tem uma crítica profunda ao estado não tem uma crítica profunda ao igrej ismo por exemplo né que é o forma de se
ganhar dinheiro com igreja com valores né Fala Citando de Deus etc Então assim Então essas formas então tem limites a teoria decolonial tá e Muitas delas também não foram embasadas em movimentos sociais e autônomos da América Latina e sim criadas por teóricos dentro de Universidade Então assim Então tem várias essas criticas inhas embora veja que eu tô querendo dizer para vocês não é para jogar tudo fora da teoria do colonal tem coisas importantes aspectos importantes que a gente pode assumir é que eu por exemplo né no caso eu comprei a ideia mas tem outras coisas
que eu critiquei por isso que eu criei uma perspectiva que era de colonial libertária e agora depois da meu contato com a filosofia eh do negro bispo contra Colonial então eu assumi também parte daquilo que é contra Colonial Tá e agora vou entrar na segunda parte da aula quer explicar o que que é contra Colonial o que difere contra colonial de decolonial e de anticolonial Então veja contra Colonial criado pelo neg bispo já não é eh primeiro não tá não tem base nenhuma no pensamento eh filosófico europeu tal como os anticoloniais tiveram dialogaram muito não
é construída a partir de uma perspectiva que não faz uma crítica profunda ao que o neg Bispo vai chamar de monoteísmo tá monoteísmo ou ou de uma perspectiva do próprio colonialismo tal como a teoria decolonial então a teoria contra colonal ela é mais profunda na ideia da Defesa do autogoverno na defesa na crítica funda do estado do capitalismo e todo no sistema tudo que é Colonial inclusive com disputas conceituais sobre os próprios nomes das questões então quando eu mostrei no início da aula aquela questão que mostra aqui eh o português denominando o território de Brasil
e o indígena denominando de Pindorama Aquilo é é contra Colonial profundamente é claro que não deixa de ser decolonial é também um pouco decolonial tá decolonial também tem essa disputa mas o neg Bispo aprofundou esse as aspecto da crítica tá então eu gostei mas então assim o negom fala que a gente tem que disputar tudo né em todos os aspectos eh da vida enfim etc agora eu também tenho alguma pequena crítica ao conceito contra colonial do neg bispo por quê Porque para ele o contra colonal significa efetivamente que é o que ele dizia ele dizia
que ele não foi colonizado por isso ele é contra Colonial ele não é decolonial porque o decolonial par do princípio de que eu fui colonizado e eu estou me descolonizando estou tirando os princípios do colonialismo tá Ou seja no meu caso eu fui colonizado né eu tenho vários princípios de colonialismo que foram impostos em mim a gente tem que saber se foi você também então eu estou me procuro me descolonizar o negom falou assim não nós aqui do Quilombo do saco do cotr aqui no Piauí não fomos colonizados nenhum dos nossos antepassados foram escravizados e
portanto nós somos contra coloniais nós resistimos e evitamos que seja colonizados tudo bem E aí qual é o problema veja adora P do nego bisto tem uma aula inteira lá sober Mas qual o problema disso é que ele diz que não foi colonizado falando o português aí é um problema por quê Porque só em falar o português já demonstra que nós fomos colonizados perceba a nossa língua a minha língua materna é o português então fui colonizado Sim eu estou me descolonizando né E aí enfim eh parte da família foi da igreja etc etc então isso
também é uma forma de colonial de imposição de de uma cultura sobre cultura seja aqui dos povos indígenas seja dos povos africanos que não eram cristãos tudo bem antes do colonialismo Então veja Então esse é um um um cenário que eh ambos E aí o prefixo de negação de com prefixo de negação contra ambos lutam contra o colonialismo tá de maneiras muito pró muito parecidas mas com características e peculiares né ou idiossincráticas ou características próprias de cada um mas que não inviabiliza que estejam outtos o que que eu Alace procuro fazer eu assumo que tem
de bom da teoria decolonial assumo que tem de bom da teoria contra Colonial assumo que tem de bom perspectiva libertária né e e construo tô tentando construir uma perspectiva quilombola filosófica quilombola que seja contra tudo isso né que pega o que tem de bom de todas elas então é um pouco por isso que eu tô falando da filosofia quilombola então é para mim é uma besteira ficar disputando ah contra Colonial é ruim o decolonial é ruim ou um é bom outro é isso é estamos todos numa mesma trincheira lutando com armas diferentes contra o mesmo
opressor que é o colonialismo tá o anticolonial também então assim então Claro e e cada e dá para é o que eu faço né fazer uma simbiose de do que eu entendo como positivo disso e construir uma filosofia própria tá Então nesse sentido que eu tô trabalhando queria debater isso aqui com vocês demonstrar para vocês espero que tenha ficado mais ou menos eh Claro aí bom então deixa eu ver gente eu tinha muito mais coisas para falar né Deixa eu ver aqui então deixa eu trocar aqui de tá então aqui aí tem toda uma filosofia
brasileira né que eu citei AB Dias Cloves Moura lélia Beatriz Carolina Maria Jesus Bezerra da Silva tá Bezerra da Silva para mim é um dos principais teóricos desse país também ele foi a voz do morro e da favela aqui do Rio de Janeiro né Sida Bento Então queria trazer isso para vocês tem aqui o que a gente pode chamar de uma filosofia pindor né que é a Ilton kenac Davi copenal ji Nunes Jé Ger né Ger Guarani glicéria Tupinambá José urutau que aqui o cacique da Maracanã que é um grande Pensador cassique babal enfim tem
vários e vários outros né Não dá para citar todos aqui tá que é é o que a gente a filosofia pindor que não são não se eh declaram nem como contra Colonial nem decolonial mas acabam produzindo uma filosofia própria entende então às vezes rótulos aqui a col colar não não talvez às vezes não colabora tá E aqui tem a contra a colidade do nego Bispo né e aqui tem a bibliografia básica do curso depois vocês dá uma parada dá um pause aqui no vídeo para ver eu queria colocar esse vídeo aqui em homenagem também ao
nego Opa deixa eu sair daqui da frente dele pera aí nego vou ficar na tua frente não cara Pera aí meu irmão aí né então é uma homenagem também ao nego Bispo né nego Bispo presente essa cara aí do povo brasileiro né cara é enfim fundamental eu vou agora pros comentários aí quero saber o que que vocês acharam deixa eu tentar agora ficar aqui inteiro de novo né então eu termina um pouco er o crisão monoteísta ótimo obrigado colocando aí então quero ou vídeo vocês o que que vocês acharam tem perguntas questões eu tô aqui
pronto para responder né Eh e a gente poder dialogar aí nesse processo Então se qualquer dúvida questão vocês podem me falar então deixa eu ler aqui um pouco voltar um pouquinho os comentários lá para cima né que tem muita coisa eh deixa eu me ver gente eu deixa eu beber uma aguinha gente um minuto só eu falei PR caramba Opa Então vamos lá e então Irene Santos né aula incrível Opa obrigado Irene que legal Márcia marqu w gostando muito da aula Tenta ir anotando tudo obrigado Tatiana bati deja só relaciono relaciono ao chão da escola
o encontro com a fala do André e aí já perdi a fala a Alexandre Costa historico na história eurocêntrica prefere homenagear escravizadores em Teresópolis do que existência histórica do Quilombo daqui Resente Professor Parabéns Obrigado Alexandre Costa Agnaldo Alves dos Santos aqui no oeste da Bahia do enfrentamento do escravismo operário e todas as formas de opressão e exploração e também na resistência do epistemicídio acadêmico que prevalece Opa maravilha aginaldo alvos do Opa daane gostou muito Danilo gostou muito obrigado Ronaldo Parabéns Obrigado Ronaldo Ah falando das Artes falou que vai ter que assistir outras vezes né por
conta da da rapidez da minha fala né Cláudia Cris aula está excelente clareza informações e muito conteúdo Obrigado Cláudia Cristina carinho Márcia Roberto eu estou adorando Professor Mas como sou de matemática estou achando um tanto corrido pois são muitos conceitos em pouco tempo pela quantidade de aula deveria ser de pelo menos 2 horas Opa tá bom Marci vou tentar ser mais devagarzinho tem comidade da natureza também sobre isso tem o livro do malc isso muito bom Marcela falando da comunidade da natureza Malcon Ferdinand Eu tenho esse livro aqui inclusive Vou um dia da aula sobre
ele tá muito bom você lembrar Gente vou vou vou aqui pros pros últimos agora para poder falar ver se tem né Deixa eu ver aqui Ivani Santos gratidão Professor levo boas reflexões obrigado Brenda né excelente aula estou aqui refletindo como trazer o pensamento decolonial para a medicina Ô Brenda que legal pois me parece que ela por si só já é herança eurocêntrica sim Brenda infelizmente to não só a medicina mas todas elas são né parabéns pelo S fala incrível ansiosa pela próxima gostei muito da aula já estudo eu euzenir davii muito da aula já estudo
sobre de colonel porque moro em Quilombo no Maranhão estou maravilhada com a aula ô que legal que Poxa fico tão feliz vocês estejam gostando caramba muito bacana hein excelente aula é estava ansiosa para esse momento professor será que negro Bispo não tem entendimento da contribuição negra na linguagem para não considerar o ser colonizado o preto Guis que é Lela disse ô Verônica É sim na verdade o negro Bispo ele tenta desconstruir o tempo inteiro ele al tem min aula aqui no canal vocês podem ver lá ele faz vários conceitos que que se contrapõe exatamente outos
conceitos ele cria o conceito de biolit teração de cosmovisão ele vai criando vários vai desconstruindo vários conceitos e palavras criadas pelo própria ideia de desenvolvimento ele critica fortemente então o negro bicho exerce o papel fundamental né Eh mas eu acho que nós fomos colonizados Eu n eu não sei ele pode ser que ele não tenha sido mesmo sabe mas eu fui colonizado infelizmente né Então até por tudo que eu aprendi eu estou me descolonizando e eu eu me tentendo desta maneira Então se contra Colonial é aquele que não foi colonizado né então eu não sou
esse cara essa pessoa mas eu estou me descolonizando eu quero muito ser gostaria muito de ser contracon eu acho que os povos indígenas eles são contracon ais se os povos indígenos que mantém suas próprias línguas mantém suas culturas e etc não estão subordinados a uma forma de colonialismo Tá mas por exemplo a pessoa que trabalha por exemplo na cidade produzindo riqueza para os brancos Ele tá é colonizado e o negro Bispo trabalhou como pedreiro aqui no Rio de Janeiro por exemplo então ele foi colonizado parte da vida dele entende quando você tem que trabalhar produzir
riqueza para outro is é uma forma de colonialismo é uma forma de exploração de opressão que foi imposto pelo colonialismo entende tá então enfim tô pensando tá Tô só tentando a gente pensar juntos e Denilson Silva continuar a decolonialidade através da praxe contra Colonial perfeito Professor nessa questão eu acho interessantíssimo discutir um reviver do quilombismo sim sim quilombismo é maravilhoso aliás tem uma aula aqui no canal desculpa Falo tantas aula uma aula aqui no canal que eu falo exatamente sobre o quilombo domid de nascimento mas depois eu vou até dar outras aulas para aprofundar Também
quem quiser tiver interesse tá Domingos passo Muito bom falar Domingos espaço o negro anarquista aqui do Rio de Janeiro que lutou contra né a forma de Capitalismo contra o estado contra toda forma de opressão muito deixa eu ver quem falou Neto Ferreira muito bom Trazer isso tá e deixa eu ver muito interess sua perspectiva Professor emon Muito obrigado emon Alessandra Pentel muito conhecimento Parabéns Muito obrigado P contribuição Você tá doido S Valeu Neto com airo Cristão beleza gente então é isso deixa eu ver se tem mais algumas questões professora Amanda ela estava ansiosa por esse
momento estou fervendo anotando tudo ô professora Amanda que legal seja bem-vindo fico feliz também Roberta George gratidão por compartilhar too conhecimento Opa Roberta da enfermagem Da Da oer Poxa que legal pessoal da Saúde aqui da Medicina da enfermagem fico feliz tá chegando até vocês também eh Cláudia Amaral Professor Wallace seu conhecimento é muito vasto são muitos conceitos que ainda precisamos dominar beleza Cláudia vamos conseguir né Por favor deixa para nós em algum lugar excelente aula gostei Joana professora Amanda Grace foi professor foi sensacional essa aula daria duas contra É verdade eu acabo fazendo muita coisa
para pouco tempo né então Lívia gratidão Ana Beatriz racismo na obstetricia obstetricia isso por exemplo causando muitas mortes mã de negr é mana Beatriz é tristeza né a gente um dia vai conseguir acabar com isso ent profess Muito obrigado aprendi muito Car Professor agradeço excelente aula Paulo Silva também marxis isso Marxismo negro sim eu falei acho que eu falei Paulo Silva Osvaldo saudações alvinegros Obrigado Opa saudações Negra sim espera que o fogão ganhe amanhã aí Osvaldo Aguiar Júnior mas sempre achei um problema isso Professor porque ele botava a favela ao lado do Quilombos a des
então não poderemos dizer que é somente quilombolas que podem serer contra colonizadores certo pera aí deixa eu ver a pergunta de novo Agar mas sempre achei Ah tá Professor porque ele botava favela ao lado de quilom então não poderemos dizer que é somente quilombolas que pode ser dizer quando é pois é eu eu eu sabe se enfim eu na verdade assim eu não tenho problema assim eu posso ser contra Colonial também posso ser decolonial anticolonial a minha fundamental é eu sou contra todos os princípios do colonialismo e seus íos é isso que Talvez possa nos
unir eu tô muito paraste preocupado em como que unir a luta do que criar divergência entre nós é isso é fundamental sabe que eu queria que a gente compreendesse às vezes um outro fala ah não que eu não sou decolonial não gosto de de colonal não gosto de contra colonal pô iso é uma bobeira sabe o importante é lutar contra a opressão e contra o racismo Pelo menos eu penso assim tá garantir fazer com que aquelas crianças possam de novo Eh sorrir e viver sorrindo sempre né que acho que é um fundamental pra gente bom
gente então vou acabando aqui eh a aula ficar disponível aqui no no YouTube sim tá deixa eu ver deixa eu então Eh voltar aqui pro slide gente olha só tem aqui agradecer deixa eu per Deixa eu botar aqui eu quero terminar Deixa eu botar aqui uma coisinha para terminar com essa imagem aqui que eu acho que ela diz muito sabe essa ih rapaz at eu tá tô Aquilo me pera aí pera aí deixa eu ficar aqui ficar aqui no meio tá junto com essas crianças eh e isso aqui para mim queria terminar um pouco assim
temar um pouquinho vocês poderem ver tá eh aqui junto delas e que um dia a gente possa lutar no fundamentalmente que que eu tô fazendo aqui deixa eu até eh a não ficar nessa câmera aqui mesmo não deixa eu mudar de câmera pera aí vamos ver se eu consigo mudar de câmera para fazer o troce legal ah não pera aí tem que ser aqui deixa eu ver se vai dar ih não deu certo ah deu tô aqui do outro lado não deixa ficar daquele jeito ali tô inventando já coisa bom então gente eu tô queria
terminar aqui agradecendo muito a vocês fiquei muito feliz com a alta procura aqui do curso de extensão isso que uma responsabilidade para mim muito grande então de montar toda essa aula montar todo esse curso eh com todo o carinho para vocês passar todo o conhecimento que eu tenho porque o que me importa são essas crianças que estão aqui do meu lado né Se alguém puder depois tirar aí deixa eu até ver aqui como é que eu faço né tirar ah tá tirar uma foto disso aqui eh eu não sei como eu faço vai ser muito
bonito is queria fechar essa primeira aula com isso e semana que vem estamos juntos de novo aqui no mesmo mesmo horário 18 horas terça-feira aqui com o segundo aula do programa tá bom grande beijo no coração obrigado Mais uma vez estamos juntos seguimos nessa luta antirracista contra toda forma de opressão toque os maracais é e os cavals ó Valeu gente beijo