Tomás de Aquino: o ente e a essência - História da Filosofia (Reale e Antiseri) #147

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Canal do Aldrin
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Video Transcript:
Oi [Música] e aí gente tudo bom com vocês meu nome é Aldinho de Carvalho isso aqui é o meu canal que o canal do áudio e hoje eu tô aqui novamente para voltar com a nossa história da filosofia baseada na história da filosofia do diovane reale E Dario antiseri é bom e hoje a gente continua falando um pouco de São Tomás de Aquino no último vídeo aliás os dois últimos vídeos a gente fez uma introdução à obra dele que o seguida a gente fala um pouco sobre a relação entre fé e razão no pensamento de
São automáticos e hoje a gente pede falando sobre a doutrina dele só que dessa vez entrando numa parte um pouco mais interessante por assim dizer pouco mais complicado até da dupla dele que é a a metafísica não é a doutrina sobre o ente a gente quer falar muito desse conceito hoje na doente da Essência qualquer diferença entre conceitos diferença entre tipos de lente não mente lógico no irreal não eh como que isso tudo certinho pula esse será o tema do vídeo de hoje mas antes deixa de começar a falar do vídeo de hoje do tema
do vídeo de hoje eu gostaria de pedir desculpas ao Senhor porque eu passei um bom tempo aí sem gravar nada é a as lives que viram no canal dos projetos conjuntos com os meus amigos continuarão mas o fiquei muito tempo aqui sem gravar história da filosofia e não tem cinco isso foi algo legal para mim aí eu senti bastante falta mas assim realmente não dava para fazer ela tava muito enrolado as coisas começaram a votar presencialmente mas graças a Deus agora tô de férias de novo e eu acho que eu já consegui me acostumar ao
pique presencial da vida né Então o senhor Espero que agora a gente possa retomar as atividades do canal retornar à normalidade o iphan que dê tudo certo então peço desculpa a vocês e agradeço principalmente não só a todos vocês que tiveram paciência e não perder a fé de que eu ia voltar mas principalmente aos nossos apoiadores eu gostaria de agradecer porque enfim muitas pessoas param de apoiar financeiramente o canal nesse meio tempo o que é perfeitamente compreensível da e mais outras pessoas continuavam então fico muito feliz que é por mais que eu tenha tido de
tirar essas férias entre acho que eu sempre acho porque eu continue fazendo outros projetos Mas entre "porque eu parei um pouco com a história da filosofia é apesar disso as pessoas ainda continuaram depositando uma certa confiança em então muito obrigado a vocês que continuar o pessoal vocês são bravos Mas enfim sem mais delongas vamos para o conteúdo vídeo é bem como eu disse a pouco os nosso vídeo vai ser sobre o conceito de mente e suas relações com os outros conceitos metafísicos de São Tomás de Aquino Então vamos começar vendo que o realize aqui eu
tô mais expõe as linhas fundamentais da metafísica tradição metafísica em Sua obra juvenil o ente e Essência tão displicente os conceitos de ente e Essência na como título deixa bastante Evidente dele nenhum dos traços característicos das premissas teóricas que sustentaram sua construção filosófica teológica da então o emd Esse é o nome de uma obra de São Tomás uma bicicleta na juventude e uma obra A partir da qual o resto da doutrina de São pessoal mais se desenvolver a né ao menos adultos na metafísica ela vai estar sempre assentada nos princípios elencados nesta obra chamada lente
essência bom então uma obra bastante importante é um texto bem curto até é porém é bem difícil aqui não tem muita familiaridade com metafísica Geralmente se enrola um pouco normal também o conceito fundamental é o dente com qual se indica qualquer coisa que exista é isso naturalmente vai ficar mais claro ao longo da explicação quando a gente foi distinguido com um círculo gente dos outros conceitos mas é importante a gente tem esse mente o conceito fundamental é o de and heent significa qualquer coisa que exista então qualquer coisa que a gente pode dizer que existe
em ti e isso vale tanto para nós quanto para Deus vale para mim que sou Vando para vocês que são humanos vale para o meu celular que tava aqui na minha frente que não é humano é que não há nenhum ser vivo vale para os seres vivos por seres não animados vale para absolutamente qualquer coisa que exista tudo que existe em algum sentido pode ser chamado de ente é o termo aqui mais genérico que a gente pode usar e não genérico no sentido de gênero né o em que ele não é um gênio a gente
já falou um pouco disso aqui no canal mas enfim é aquele conceito né É aquele tempo que a gente pode aplicar literalmente qualquer coisa que existe né e não só o que existe na realidade mas como também aquilo que existe o cliente ou seja na nossa cabeça né não nos ao mas a gente já vai entrar nessas discussões o que importa por enquanto a gente tem mente isso né entre é aquilo com o qual se indica qualquer coisa que exista e ele pode ser tanto lógico ou puramente conceitual como real ou instrumental então São Tomás
ele pega os ambiente e disto primeiramente existem dois tipos gente digamos assim Existem duas formas gente duas maneiras gente e quais são essas a maneira conceitual ou lógica que só existe na lançament nossa alma e a existência real o ente real é como eles aqui Extra mental ou seja fora da nossa mente então aquelas coisas que só existem em nossa mente e aquelas coisas que existem fora dela é uma distinção bastante fácil e que vai ser vai ser enfim é desenvolvido aí nos próximos minutos do vídeo e é mas é o pudim de lógico já
adiantou um pouco do que ele vai dizer são por exemplo as espécies né assistências é consideradas é solamente né considerados separadamente dos dentes individuais correspondentes a elas né então por exemplo né um homem individual como eu ou como você existimos Extra mentalmente não existe buscar Realmente somos gente reais agora muito lógico que será por exemplo a natureza humana né o homem né como a essência do homem isso foi assistir a nossa mente né não existirá na realidade separado do homem é preso tirar Pelas nossas cabeças se considerado separadamente mas enfim é só um exemplo a
gente já vai desenvolver ensino médio e aí diz o rack que essa distinção é da maior importância porque significa que nem tudo que é pensado existe realmente o emd lógico e em geral São duas vertentes que se precisa manter distintas o em consequência necessária dessa divisão em cliente realmente lógico ou conceito áudio ou mental como queiram chamar é o fato de que nem tudo o que é pensado existe realmente né É não é porque eu tô pensando em alguma coisa É não é porque eu tenho o conceito de alguma coisa que eu elaborei aí sem
ser de algo na minha mente que aquela coisa corresponde aumento real é que aquela coisa se encontra na realidade Então a gente vai dois modos de existência Destinos e isso mas se fundamental a gente já vai ver porque então tendo feito essa distinção para ele me dar o real e agora vai primeiro a procurar um pouco no que é o ente Lógico ele diz o seguinte pois velho o ente lógico expressa pelo verbo auxiliar se conjugado em todas as formas e ele abre uma aspas aqui a gente vai lendo um pouco depois eu volto e
vamos comentou em é a sua função é a de reunir vários concelhos do auxílio assim é só função é de unir vários conceitos sem com isto Pretender que eles existam efetivamente na realidade pelo menos do modo como são concebidos por nós nós usamos o verbo ser para expressar conexões de concentro que são verdadeiras enquanto ligam corretamente Tais conceitos mas não expressam a existência dos conceitos que estão Então não é porque eu tô fazendo uma conexão abstrata entre conceitos que aquilo é que aqueles conceitos vão ter um correspondente ao é volume dar um exemplo aqui é
se eu digo por exemplo aqui ele tá dizendo aqui que o ente Lógico ele é expresso pelo verbo auxiliar sim se eu digo por exemplo que o homem é animal racional que eu estou dando a definição de homem né Eu tô no plano conceitual juntando esses elementos né é homem é animal racional o ok então eu estou usando velocidade a ser para unir vários conceitos mas não é porque eu posso fazer isso que esse conceitos correspondam algo na realidade no caso corresponde né a gente conhece a gente sabe que a humano já realidade a homens
na realidade como mim como você é como eu como você né ah e também animais e a também razão né enfim a seres Racionais na realidade métodos e conceitos nesse caso aqui nesse exemplo tem correspondente ao agora não necessariamente eu tô juntam desses conceitos mas o fato de eu poder conceber os enquanto conceito não implica a existência efetiva dessas coisas né a gente poderia dar tentar arriscar o algum outro exemplo por exemplo é um dragão ele tem asas fato dragão tem Asus nós sabemos disso no quinto por toda a literatura que foi se desenvolver uma
cerveja da Gomes na cultura popular etc etc gente sabe que Dragon stem azul e agora vai Porque eu tô formulando uma essência do que do que é ser um dragão e juntando ao conceito de de asa que essas duas coisas existiam na realidade leve e eu consigo prosseguir substrato também sempre aqui no pique necessariamente com aquela coisa existe Talvez um dia encontrei um dragão e talvez a quilos passear tem um correspondente na realidade não é o melhor a gente passear saber que existe o correspondente daquilo na realidade mas o necessário né eu posso conceber o
conceito abstrato sem que aquilo se referir a algo real esse é o ponto aqui e o reale Segue aqui ali ajuda bem um reale porque ele abriu o mais ágil E aí eles o cara que ele tá citando que não tá o dia Vanni rovighi parece italiano você quer ele segue dando alguns exemplos aqui que mostram também a importância dessa distinção entre em zoológico em tchau para outros aspectos do pensamento de Santo Tomás vamos vamos ver aqui e quando dizemos O Que afirmação é contrária A negação o que a seguir está nos olhos Falamos a
verdade mas isso mas esse tem está não significa que existe a afirmação nem que existe a seguir então ele os outros exemplos né a afirmação EA cegueira né não é porque nós estamos falando deste conceito que há um correspondente real para ele e estão dos casos de interessante vamos vamos ver porque primeiro no caso da afirmação ele diz aqui que existem homens que afirmam que existem coisas sobre as quais podem se pronunciar afirmações mas não existem afirmações né ou seja afirmações não é o que existe na realidade é você não vai ver uma afirmação a
dona na rua uma ativação passando né você não vai ter experiência de uma afirmação no mundo e mais o que você vai ver no mundo são pessoas pessoas essas que podem fazer afirmações é e que ir e juntamente fazem de fato afirmações E então quando Essas pessoas fazem afirmações é que a gente diz que em algum sentido afirmações ali é a É mas o que o que existe na realidade não só afirmações são os homens que fazem as afirmações e existem as coisas sobre as quais esses homens estão fazendo as afirmações mas afirmação propriamente dita
ela só existe no nosso intelecto ela só existe no nosso intelecto ela não tem correspondente real Apesar dela ter um respaldo na realidade né quando eu disse a homens que fazem afirmações e a coisas que há coisas de que se faz afirmações mas afirmação mesma é algo que não existe na realidade Oi e o Lead de mostra que tá gente que isso também se aplica no caso de privações né no caso de entes no caso de não seres por assim dizer é como a cegueira que Eu mencionei ele diz aqui existem olhos privados de sua
função normal mas não existe a cegueira a cegueira é o modo pelo qual o intelecto Expressa o fato de que certa os olhos não vem com essa formação é sensacional a cegueira é o modo pelo qual o intelecto Expressa o fato de que certo os olhos não vem então novamente você não vai se deparar com a cegueira no a seguir não vai estar por aí como lente né como algo real como ente real né Mas o que você vai ter na realidade sou Pessoa hoje que tem olhos e esses olhos eles deveriam né ter suas
operações atingir um determinado sim mas na verdade elas estão privadas disso de alguma forma elas estão com algo ali na Constituição dela aqui na Constituição daquele olho que tá impedindo que esse olho aqui no seu filho útil quer ver né então o que você tem na realidade na verdade não é a cegueira é um olho que não está vendo direito né que tem alguma limitação aí e mais a cegueira mas não é a seguir a cegueira comidas aqui é uma forma da gente falar e dessa realidade positiva que tá ali é o seja Tem um
olho ali é um olho que não está vendo e como é que eu chamo isso eu chamo de cegueira né então cegueira é um ente conceitual lógico um ente puramente mental que não existe na realidade mas que tem um certo respaldo nela que pode ter um certo respaldo nela e percebo que no caso da cegueira né a cegueira justamente uma não visão né então em alguns sentidos a gente poderia ser levado a pensar o que de fato não tá errado mas assim gente poderia dizer que a cegueira é um não algo Eu não visão Porque
o normal é que houvesse visoli e seguiram o nome que a gente dá quando a visão está ausente então cê queira não é o nome de alguma coisa a seguir é o nome que a gente dá uma certa coisa não está presente né o nome que a gente da falta de uma coisa ausência de uma coisa que por si só não é uma coisa né ausência não é uma coisa né vou comprar um bom então a gente consegue ver como a partir daí a gente pode a gente pode inferir que esses dentes negativos né esses
dentes que são não ser essas coisas que a gente diz que não não ser são não algo elas ainda assim elas são entes num certo sentido como eu disse não no sentido real mas um sentido conceitual lógico mental né então qualquer privação de que a gente falar de que é de que a gente vai falando a gente de fato por ser uma privação a gente deve dizer que ela que ela é não ser né no caso da visão que é não visão a galera por causa da cegueira a seguir é não visão né no caso
sei lá da Morte ela não vida por exemplo e mais é por mais que a gente ela essencialmente é dita Como não ser como não algo a gente pode ainda atribuir a ela o status de dente é justamente enquanto lente Lógico o quanto algo que existe lá na sua cabeça né enquanto como eles aqui uma forma é um Como o modo pelo qual o intelecto Expressa o fato de que há uma aplicação da realidade de que alguns causem né então percebo né começa de instrução em frente lógico gente real e ir passa uma série de
questões em São Tomás aqui na percebo importante isso isso pode ser E aí o realidades s3220 assim Nem tudo o que o objeto do pensamento existe no modo como é pensado não se deve impor estatizar os conceitos acreditando que cada um deles tem uma correspondência na realidade Então nem tudo que objeto no pensamento existe no modo como é pensado né então como eu disse a cegueira ela num certo sentido existe só que não é no sentido em que a gente pensa ela quando a gente pensa a cegueira a gente tá é a gente tá quando
a gente coloca desse jeito é como se estivesse dizendo que existe uma coisa chamada esse dinheiro né quando a gente pensa em algo a gente tem que fazer isso né aí pô estatizar esse algo como ele diz aqui né a peguei esse algo e tomar como se fosse uma coisa então estou falando da cegueira o pinto a cegueira é algo na minha cabeça mas na realidade ela não é algo da mesma forma como e como ela parece que se apresenta quando eu estou trabalhando conceitualmente com ela não é mentalmente com ela bom então a cegueira
ela não sabe sentido existe na realidade né porque na realidade Como eu disse existem olhos que não vem eventualmente pessoas na sucesso né Mas isso não significa que a seguir enquanto alguma coisa exista do real pelo sim eu acho que isso já ficou meio claro né é um pouco é uma explicação pouco repetitiva Mas é porque isso precisa de alguma forma se ser removido né os vários conceitos metafísicos São desse jeito é meio difícil de falar deles de outra forma e não se deve encostar te dar os conceitos acreditam que cada um deles tem uma
correspondência na realidade né então a gente não pode pegar esse conceito que a gente tem nossa mente achar que eles são coisas né coisas de fato da Como eu disse anteriormente na primeira exemplo que eu dei a gente falava de eu falei do exato do homem e da humanidade né do homem de um homem em particular e do homem não é considerado encontrou essência do homem conceitualmente a gente pode falar da essência do homem sem nenhum problema a gente diz que o homem é animal racional EA partir disso ele tem algumas capacidades que são essenciais
a ele como a capacidade de rir a capacidade de falar de Enfim fazer uma série de coisas então a gente pode mentalmente falar da essência do homem né torná-la algo entendendo como lente só que só volto algo na nossa cabeça não pode conceber uma corrente lá na sua cabeça mas na realidade é o que há são os homens particulados né não há a essência do homem o único separada como algo que existe é é 60 conta me refiro nosso existir os homens particulares não é manifestado nos homens particulares ela não existe como algo assim ó
Oi e aí nesse sentido nesse sentido é compreensível o realismo moderado de Santo Tomás segundo o qual o caráter universal dos conceitos é fruto do Poder de abstração do intelecto Universal não é real Porque somente o indivíduo é real é isso que eu disse agora mas sempre do homem ela não tá na realidade como algo é comumente ela é fruto do processo de abstração do intelecto como ele diz aqui então a gente depois de se deparar com vários homens na nossa experiência a gente mentalmente consegue né extrai das diversas imagens de ônibus que nós pedimos
é a essência do homem Universal do homem né aquilo que é comum aos homens e que não subsiste por ser na realidade mas agora a gente passa tenso no nosso intelecto mas apenas no intelecto e essa universalidade porém não está privada de algum fundamento na realidade da qual com efeito se dedos né então ainda que o Universal Só existe no nosso intelecto ele ainda tem fundamento da realidade né quer dizer ele parte da realidade ele parte de certo algo que é comum a vários indivíduo e por um processo de abstração a gente separa no nosso
intelecto os indivíduos da Essência dos indivíduos mas é Ciência sozinha Só existe aqui Não no real Ah mas isso não isso não significa aqui essa Essência não tem fundamento na realidade me a gente consegue ela partir desses indivíduos que são de fato somos né não são só aparência de homens mais são homens desses homens que são de fatores que estranho na real essência de homem mas assistência Só existe no meu intelecto e elevando-se acima da experiência sensível o intelecto alcançou na universalidade que empate a expressão de situação de habitação e embaixo e a expressão da
realidade Então é isso se chama Realismo moderado justamente porque você tem aí essa esse equilíbrio né É uma universalidade que em parte a expressão de sua ação de abstração e em parte o expressão da realidade quer dizer é Impacto expressão da realidade porque se a gente dissesse que é uma expressão total da realidade absoluta 100% uma expressão da realidade A gente estaria dizendo que és Essência tá pra gente tá falando existe de fato real sozinho né existe na realidade Como existe na nossa cabeça mas separado mas tem nenhuma atribuição acidental nessa nenhum é em concreto
tem carne né bom então ela em parte expressão da realidade e em parte a descrição dessa ação de abstração naquela Qual a gente consegue separar Essência dos indivíduos o e bom é Eu Já gravei o vídeo sobre esse tema dos universais eu já expliquei que ao longo da história da idade média existem existem e existirão né uma série de posições possíveis diante dessa questão leves podem se posicionar diante da existência dos aniversários de uma série de formas distintas e o realismo moderado de São Tomás é apenas uma delas se você tiver curiosidade para saber quais
fora junto as propostas de resolução para esse problema que surgiram na Idade Média Eu recomendo que você volte aqui o episódio provavelmente 135 talvez 139 alguma coisa assim não que eu falo sobre aquela dos universais explica um pouco melhor um pouco mais detalhadamente cada uma das posições possíveis que surgiram na idade média para enfrentar esse problema mas de todo modo como a gente tá falando aqui que são automáticos eu já expliquei essa posição dele do Realismo moderado nesse outro vídeo mas para não fazer vocês voltarem para lá e ficar em procurando exatamente a parte do
seu plástico eu vou cortar o vídeo aqui e deixar o meu primo onde eu expliquei a concepção do Realismo moderado de São Tomás e depois eu volto pra gente continuar com a explicação aqui e depois de tudo isso então sendo feito todas as suas o que ela fez a gente vai para última das observações que ele faz aqui a última das posições que ele coloca aqui que a do Realismo moderado o que será assumida por Santo Tomás Acho que sim curar como clássica vamos ver como é um e para sermos mais exatos portanto devemos dizer
que Abelardo à medida que afirma que universal para nós existe sobretudo posse Remo isto é que é um conceito mental abstraído da realidade individual é um conceito a lista embora com certo traço de Realismo moderado ele tem certo traste Realismo moderado que é a posição que ele vai explicar agora e o realismo moderado por Excelência será Sobretudo o de São Tomás de Aquino que sustentará que Universal existe de três modos né lembra que a gente falou a no terreno do posto do anti Remo e z e do poço terreno Então são sou mais vai dizer
aqui Universal existe nos três na verdade e imigração essas três dimensões é tanto anterior a coisa quanto na coisa como posterior ela é o William Só existe tanto anti hum na mente de Deus como arquétipo como queria Platão uma ser pensado em ótica criacionista como André Isto é nas coisas como forma que estruturam ontologicamente os indivíduos como queria Aristóteles embora repensado em ótica criacionista como também posse Remo como conceito mental como pensava o próprio histórias né então vamos lá né só vai ser entende a As exigências do aniversário como sendo anteriores as coisas no primeiro
sentido porque elas existem na mente de Deus como um arquétipo né então existe a solução de que na mente Deus Existem os modelos daquelas coisas que vão ser criados é no caso de Santo Tomás a gente vai ver controlar dele é que ele vai fazer uma distinção que ainda não tinha sido feito entre essência e o ato de ser né quando a gente consegue geralmente que as coisas são feitas de forma e matéria o de um princípio formal de um princípio material a antiguidade a gente tem que entender o que né que a gente tem
que entender que esse princípio material ele não existe por si mesmo né Ele tem ele é uma ausência de natureza né ele não tem uma forma própria uma essência própria não tem na natureza portanto não é alguma coisa ainda e uma vez que a forma ela informa essa matéria ela da realidade da natureza pessoa matéria passavelmente concreto né a mente concreta justamente uma matéria que as uma certa forma é matéria que tem uma forma é que tem uma natureza específica né É estou aquela presentes aí são distintos podem ser distintos ou pela matéria pela forma
né Há muitas coisas que é assim que é dada a realidade as coisas né por um processo de formalização daquilo que não é o que é totalmente disforme né daqui amor por que não tem é natureza EA forma é o fator né e na antiguidade que dá ordem para que o que torna aquele existente então naquele efetivo da atualidade para aquele negócio né enquanto a matéria é como uma pura potencialidade essa concepção que a gente tem que a gente tem até Santo Tomás de maneira geral só que são só mais uma fala o seguinte e
vai falar que a essência das coisas dos mesmos elas porque elas vão incluem nela o ato de ser né se eu peço por exemplo numa cadeira eu posso pensar quando eu falo cadeira eu consigo destino shared cadeira mostrar todas as propriedades e pensando nas propriedades que ela tem como nós vamos ficar adiando em toda todas as articulações que existem na ideia de cadeira as implicações Ah sim cadê a precisa ter um custo precisa ter pés enfim esse tipo de coisa é isso aqui uma vez que eu defini então a forma da cadeira eu começo a
conceber a forma da cadeira em nenhum momento Essa essência da cadeira implica numa existência dela mesma o pé a natureza da cadeira não cuia existência né eu posso perfeitamente pensar no Messenger a pensar na estrutura formal de alguma realidade e nem por isso existe né e portanto é isso é o que são Tomás vai perceber né portanto para coisa existir ela precisa de um fluxo de algo que não é a forma nem a matéria daqui é justamente lá tu disse então não é a forma EA matéria são é são são doadores de ser para coisa
né são os fatores que fazem a coisa existir né a matéria é o princípio de individuação como a gente vai falar disso quando for falar de tomate é resumidamente na matéria é o princípio de individuação é o que torna a coisa uma coisa em específico né enquanto a forma é o princípio generalizante daqui é justamente Universal é mas essas coisas que se elas não vem existe né assim a forma por se ela não inclui a existência né quando a gente consegue uma forma né porque a gente conseguiu aquela forma que aquela forma precisa existir da
mesma forma a matéria portanto existe um terceiro elemento que se a cópula ao a esses dentes né que a gente pode pensar de maneira de estrada que é o ato de ser que acontece a realidade de matéria e forma ela recebe o ato de ser aí que ela pode passar existe realmente aí que ela realmente existe né então existe esse componente vamos assim na realidade das coisas que não é nem a sua matéria na sua forma mas tem o ato de ser aí ele vai usar isso para provar a existência de Deus inclusive é porque
como eu disse né As coisas elas não são é as coisas elas pela só pra forma né para só para turismo Às vezes tem que necessariamente são todos contingente com a cadeira pode ou não existir Mas a forma da cadeira né articulação lógica da cabelo ela independe se a uma cadeira uma cadeira agora por exemplo se eu pego o seu eu tô falando de Deus no caso do E no caso da Frozen no contexto da filosofia de São Tomás Deus ele é o ato de ser né a natureza de Deus a forma de Deus vamos
assim o que inocente que a gente consegue ilimitados é Essência em Deus ela pode ser então Deus lado de ser Essência se identificam daí ele que dá para dizer para as cores É porque eu tô falando disso tudo porque é é porque a gente tem muito a ver com o fato das coisas e das realidades de forma mais né dos universais existir em um terreno por quê Porque uma forma simplesmente por ela ser forma não implica que ela exista né uma estrutura lógica da existência de alguma coisa de qualquer a gente que seja não implica
na sua existência não implica na sua existência é apenas uma possibilidade que pode vir a se concretizar no leite material concreto real mas que não necessariamente existe né então portanto enquanto possibilidade as formas elas existem as formas universais ela existem hã terreno mas não existem atos não são coisas que existem por si Mas elas existem enquanto possibilidade que podem ser realizadas em mente concreto é portão ter existe uma dimensão anti Remo nos aniversários Como conseguiu disposição automático E aí estamos com possibilidades que podem vir a ser feitas né como arquétipos que vão modelar coisas sensíveis
que vão ser feitas posteriormente segundo esses arquétipos na segundo essas essas estruturas possíveis mas essa estrutura sobre as possíveis nesse sentido é ainda falta elas lápis de ser para elas existirem de fato Espero que não tenha ficado confuso essa explicação do ano devemos Porque que a gente não chegou nessa parte da história da filosofia ainda é mas hoje eu apenas existem manter Remo elas existem também entender é nas coisas como forma que estrutura ontologicamente os indivíduos então elas são indivíduos é eu acho que medida elas estão nos indivíduos como como Eu mencionei no começo né
então tudo mais é um aristotélico Ele bebe muito de Aristóteles consegue a realidade material como sendo composta de matéria e forma é só realidade material sendo composta de matéria e sendo composta de forma é o todos os dentes na cada um dos dentes tem na sua forma e tem a sua matéria é a forma científica Universal E então Universal é um dos elementos constitutivos a coisa pé ele existe antes da coisa como uma possibilidade pode ser realizada quando uma coisa que sujo e na medida em que elas ui ela tem 2 dimensões ver tem a
dimensão material e tem dimensão Universal formal da sua forma substancial o que a gente vai explorar esse conceito mais no futuro mas então existe antevemos como possibilidade e como arquétipo existe inglesa e como forma estruturante daquela coisa que está ali concreta de fato na coisa como um componente constitutivo dela é mas também existe posso posso ser m né também existe no sentido do Abelardo colocou como um conceito que a gente fórmula a partir daquilo daquilo concreto daquela realidade material 10 vezes posso Teremos como conceito mental como pensava Aristóteles né então novamente por um processo de
abstração diante das coisas materiais que tem em si mesmos matéria e forma a gente separa na nossa mente a matéria da forma né este fica só com a forma que é o conceito Universal né que é ou Universal de que a gente tá falando aqui né então existe também posso terreno existe também depois da coisa apesar de não estar menos lá coisa do que tá depois dela né e assim existe um fundamento bastante essencial nessa um tomate parece que reúne essas três posições nessas três formas de conceber que seria a teremos NZ e posso ser
remo na sua na sua filosofia e é bem então a gente já falou um pouco sobre a distinção entre a gente lógico em tchau aprofundamos um pouco melhor o que significa ser um link lógico e a partir dessa concepção de 20 lógico a gente trabalha um pouco o que seria o realismo moderado de São Tomás né é que tem uma das suas grandes grandes expressões justamente nessa Doutrina do doente lógico como a gente acabou de ver em seguida o velho vai falar que um pouco sobre o ente real e a distinção entre essência e existência
e isso aqui é fundamental para entender São Tomás de aq o e vamos ler aquilo que ele disse toda a realidade tanto mundo como Deus entendi porque tanto mundo como Deus existem de Fato né foi uma das primeiras coisas que eu disse é tudo aquilo para o qual eu posso apontar e do qual eu posso dizer isso existe isso é em algum sentido e pode ser considerado lente por nós bom então tanto a criatura quanto Deus que criou a criatura né tanto criador e criatura existe é tanto Deus como nós e o Mundo Existe um
o cliente diz respeito a tudo tanto ao mundo como a Deus mas de modo analógico porque Deus é ser mas o mundo tem ser e esse mente dele postou explicando é pensei nessa destruição e isso é importante que fique bem claro na cabeça de todo mundo porque é bem tradicional assim bem clássico isso e você já deve até quem tem mais alguma familiaridade com a filosofia de São Tomás de aq ou com os meios católicos aí da internet já deve ter visto isso várias vezes né é Deus é ser mas o mundo tem ser é
percebam é que quando a gente tá falando de Deus e de ser a relação que existe é de identidade né Deus esse Deus é ser enquanto quando a gente fala do mundo né de nós e o fim de todas as coisas criadas ou seja dito que não é Deus a gente diz que essas coisas tem que ser o mundo tem ser uma relação aí entre muitas as coisas de posse esse não é o termo certo mas assim é e eu tô pensando nisso agora para vocês perceberem pouca diferença aqui esse ter guarda com relação ao
ao ser né Deus é ser Deus é ser e nós temos ter pensando como uma relação bastante de tinta enquanto uma é uma relação de identidade a outra mas relação de participação como a gente vai ver mas vão percebendo que isso significa que o mundo não se identifica com você o mundo não é ser absolutamente né Eu sou ser de um determinado modo como a gente já vai falar e como a gente já falou nos vídeos de Aristóteles eu sou de um determinado modo né Sempre que eu disser que eu sou eu preciso colocar um
parênteses aí tipo eu sou de um modo estatal eu sou enquanto humano né Eu sou enquanto sei lá é cabeludo para você eu sou enquanto que lá não é exatamente com a cor da minha pele mais ver eu sou animal eu sou racional né Eu sou centro de um modo muito específico e se parênteses nesta especificação assim que tem de vir acompanhada quando a gente fala que alguma coisa do mundo é nada no mundo é em sentido absoluto apenas de Deus é em sentido absoluto e como a gente vai ver é ele que é fonte
do ser dessas outras coisas mas enfim é só para dar alguns elementos para vocês irem pensando um pouco essa questão de Deus é se e Deus e nós temos se né mas o próprio reale vai começar a explicar isso agora a Joice falou que Deus é ser e o mundo tem que ser em Deus você se identifica com a sua essência a razão pela qual também é chamado ato puro e ser subsistente mas lá criatura ao contrário se distingue da Essência né o Siena criatura se de chuva e decência no sentido de que esta não
é a existência é está Essência né A Essência não é existência no caso da criatura mas tem existência possui a existência participa da existência ou melhor é tem o ato graças ao qual não é não é algo mais lógico mas se real Então vamos aos poucos aqui essa parte anos ter ficado um pouco confusa mas a gente vai comentar simples um pouquinho em Deus você se identifica com a sua essência então vamos lá é quando eu disse agora que Deus é que nós temos ser é que Deus é e que nós somos de uma determinada
maneira esse dia uma determinada maneira é a nossa essência e esse parênteses que a gente tem de abrir quando a gente diz que nós somos esse parentes constitui Justamente na nossa essência que é justamente o modo pelo qual o ser se exercem lógico por ser se realiza em loja bom então na nossa essência de fenda você pros essência de tinta do ser total é um ser Total ele o ser considerado nesse mês joelho de certa forma se edilus se limita Essa é um tema bastante bastante bom assim bastante apropriado é o se limita quando ele
vai nos tornar existentes aí quando ele entra em contato com a nossa essência é então o nosso se ele não é a nossa essência só coisa diferente Aí sim se ela limita você o nosso ser e agora no caso de Deus deu certo sentido a gente pode dizer que a essência dele é ser né o ser EA Essência de Deus se identificam justamente porque se porque o ser que existe em Deus Ele não é um ser limitado Por que essência é essencialmente é limitação né quando ao que a gente está o clima Essência É porque
algo é delimitado né é uma limitação dentro de todas as possibilidades né esse copo aqui ele poderia ser de várias formas mas ele tem essência de copo portanto de todas as possibilidades de ser ele está limitado a ser copo é isso que significa ter uma essência e no caso de Deus Deus não tem habilitação Deus não tem limitação E Deus não tem uma imitação a gente pode perfeitamente de dizer que ele não tem Essência Isso é perfeitamente legítimo agora uma outra forma da gente dizer isso é que a essência de Deus se identifica com você
né acaba soando um pouco é que quando a gente digital tem uma essência tá dizendo que alguém limitado mas está mente a essência de Deus não ser limitado né Essa é a imagem que tomate quer mostrar para gente quando ele diz e você se identifica com Essência de Deus é o ser de Deus se identifica com a essência de Deus né que Deus não é limitado ele não tem essência então ser Total já é e sem ser de Deus já é o que ele é o ser Total já é Deus Ele não passa por nenhuma
limitação para se tornar Deus por isso que a gente diz que Deus é absoluto e ilimitado etc encontrou nós as coisas somos limitados né está muito começamos uma fração de ser Há uma possibilidade zinha de ser realizada diante de todas as infinitas possibilidades que poderiam ser alisar a Deus não Deus é a realização plena do ser não existe ser num determinado aspecto a Deus é quando a gente diz que Deus é ser a gente não precisa abrir um parêntese e dizer o que sentido Deus é Deus é e ponto é isso que eu quero dizer
e esse tomate quer dizer bom então isso acontece no caso de Deus mas não há criatura ao contrário se distingue da ciência né o Siena criatura se distingue de ciência de fato esses ser que a gente tá falando não é a essência da criatura é assim que temperatura e limitada no sentido de que esta não é não é existência né A Essência da posição resistência mas tem existência ou melhor tem o ato graças ao qual não é mais lógica mais surreal E aí ele retoma essa distinção mitológico e real aqui é porque pensou o seguinte
enquanto a gente tem um ente que não tem existência né que não tem ser é que não recebeu o ato de ser ele é só uma essência pura né e uma essência pura ela não existe ainda na realidade ela precisa ter esse ato de ser ela fez a receber um fluxo você nela para que ela exista leves também que é o senhor que faz com que as coisas existem né então é como o agente condicionante né A Essência humana né a humanidade no sentido de o homem ensina é a forma do ano a essência do
homem enquanto a por enquanto ela não recebe o ato de ser ela é puramente lógica ela tá por aí último quadrada dentro daquela primeira de extensão que a gente vejo ela tá puramente enquadrada dentro do circo conceitual né ele apenas pode existir na mente aí não existe na realidade de fato e ele é não real ainda mas existe um conto uma possibilidade uma possibilidade que pode vir a ser realizada no mundo né na realidade uma possibilidade não uma potência que pode ser atualizada no mundo né bom então é Enquanto ao encontro uma determinada Essência conto
algo né não recebe o ato de ser essa coisa não existe na realidade apenas a partir do momento em que o ato de ser é sim presta digamos assim é a partir do momento em que a coisa começa a participar do ato de ser essa coisa passa existir e fazem que ela deixa de ser um gente o lógico e passa a semente real como a gente vinha dizendo né até para pegar um exemplo um pouco mais a pessoa eu vou com mais enfim é pegar o que não existia é porque eu não tinha mencionado antes
o exemplo do Dragão é o exato do dragão assim você pode dizer que existe uma estrutura né possível do dragão existe uma existe uma certa um certo conjunto de condições que não ser poderia atender para ser um dragão É tem que ser um réptil com asas que voa cospe fogo enfim etc e se essa possibilidade abstrata receber se o ato de ser ela deixaria de ser uma possibilidade aqui estrada e passaria a ser ao real concreto né aqui onde a gente sabe Lagoas não existe então se seguem sendo é construções da prática mas o que
diferencia então e esse alto O que diferencia então uma etiológico de um ente real é justamente a presença do ato de ser nele a essência não é o suficiente para uma coisa existir uma uma determinada Essência pra ela existir uma precisa você é a precisa você que o Finn é algo que ela não tem por ela mesmo é o que ela recebe né recebe de Deus que é por você como a gente vai falar um pouco mais em é Mas duas formas por elas vezes mas elas não existe com possíveis elas podem ser realizados né
A única coisa que existe é que tem si própria razão da sua existência né é a única coisa que é firme no sentido pleno e que não é uma por essência é o pra você né você por ser ele é o Sim é Deus né Deus é os e a essência de Deus identifica consciente eu acho que eu talvez já esteja foi um pouco repetitivo agora mas enfim é como eu disse esse conceito ajustem de voltar e circular bastante dentro dele Ah mas então a lição que fica é essa é o que diferencia em que
lógico doente real é o ato de ser que concede nele que o Sidney a e esses dois conceitos são frequentes os novos conceitos de eficiência e de ato de ser são as duas pilastras doente real o ente real ele é composto de essência e de ato de ser ventiladas pela sua essência só uma possibilidade no conto ente real é uma possibilidade atualizada né é uma essência que foi realizado pelo Twitter E aí pensa indica o que é uma coisa ou seja o conjunto dos dados fundamentais pelos quais os dentes seja Deus o homem eo animal
a planta se distribuem entre si o Maps então assim a noção de ciência com a gente já estava familiarizado né é o homem tem uma determinada ciência que diferente da essência da girafa que é diferente da essência é o carvão não sei então tem desistimos tem Essências de tintas né é a questão é que justamente Enquanto essa essência é esse conjunto de dados fundamentais pelos quais os dentes são que são ainda não é nada de real enquanto não recebe o ato de ser leve Por enquanto são só um monte de dados fundamentais pelos quais os
dentes seriam opção né se existe são Então é só uma possibilidade até receber o ato de ser e no que se refere a Deus a essência se identifica com ser mas para todo o resto significa aptidão para se esticar potência de ser ir com a Potter se essa são como eu disse um Deus a gente pode dizer que a essência de Deus se identifica com você né Não Existe diferença é como Eu mencionei antes essa é uma outra maneira da gente dizer que Deus não tem Essência né é o seja não tem mais limitação ele
não tem notas características dele né Ele simplesmente é em sentido absoluto para ele não é limitado a características de dados fundamentais aí notas essenciais Deus não tem limitação então então no caso de Deus a essência se identifica com você mas tá tudo o resto aí sem ser na verdade é até só uma aptidão para ser uma possibilidade Como eu disse uma aptidão ao que pode ser se receber o ser é mas enquanto não recebeu certo não é não existe um e o que significa que se as coisas existem não existem necessariamente Podendo também não existir
esse existem podem perecer e não existir mais a sua aí sem ser aptidão para si e não como um Deus e e não como um Deus identificação com você e como a essência das criaturas não se identifica com resistência o mundo em seu conjunto e em cada um dos seus componentes não existe necessariamente Ou seja é contingente podemos ser como podemos não ser ou seja de toda essa peça esse difícil metafísico aí que tomar está construindo a gente pode inferir que Deus é necessário e que as coisas são contingentes porque as coisas são contingentes como
eu disse o fato da cadeira ser cadeira nome implica Nada Além de que a cadeira uma cadeira como é que é para ser cadeira é necessário que um determinado a gente tem a certas notas essenciais certas características o macho e é isso não faz com que a cadeira exista é o fato de existe essa possibilidade da pedra existir esse conjunto de notas fundamentais que constitui a essência da cadeira não implicam diretamente que exista né o ato de ser que vem e que influi sobre sobre aquela essência é algo completamente externa ela é o que vem
de fora logo que constitui a essência da cadeira a essência da cadeira a gente pode dizer que constitui de um certo número de peças que constituem o encosto do fim é a essência da cadeira Abarca todas e todos esses elementos mas nem desses elementos da existência né Na definição de cadeira né o seja na essência de cadeira não está incluso a existência então com a cadeira contingente é uma possibilidade que pode vir a ser como pode não vir a ser esse venha ser ela pode deixar de ser é isso que eu tô mais diz aqui
né o mais que existe o cadeiras elas não existem necessariamente elas podem muito bem não existir é substituir todas as cadeiras da face da terra com as cadeiras vão deixar de ser encher a gente vou passar ciente puramente possível né puramente conceitual acho que ainda vou poder pensar no conceito de cadeira mas ele não vai existir mais na realidade Mas não vai ter um correspondente na realidade bom então é um tô cadeira quando gente não é nada nela não é nada no fato dela ser cadeira que implique na sua existem e São Paulo a existencial
que vêm de Fora que é dado a ela que é dado a ela emprestado ela pelo ser né por Deus a ir pro futuro é esse caso da cadeira de qualquer outra Criatura é diferente do caso do próprio Deus lá no caso do pra poder o ele se identifica com você então ele existe necessariamente é o ser pleno o ser absoluto o ato puro texto é Deus e é Deus necessariamente e Deus necessariamente existe por conta disso é justamente que tens identifica com esse ser absoluto deve conhecer cuja essência é ser né o curso e
por fim um conta contingente o mundo se existe não existe por sua virtude porque eu tava dizendo pois sua essência não se identifica com existência mas existe uma virtude de outro cuja Essência se identifica com ser isto é Deus né então por que que a cada existe não é por cerca de Essa não é explicação é não consegui cadeira não está contida à existência a existência Como eu disse ao que vem de fora e o que que é que da existência para cadeira ou para qualquer outro mente o que que da existência promessas você é
o que dá cerca alguma coisa você né que se identifica com Deus então é Deus que empresto ser a todas as coisas e as torna existentes e esse conjunto fica evidente que seu discurso sobre a essência fundamental mais fundamental ainda é o discurso sobre os e o melhor sobre o ato de ser possuído Originalmente por Deus e de forma derivada ou por participação pelas criaturas a Oi e aí sim o Real ele fecha essa isso explica solta É sim é a explicação é inteira vamos assim tipo aberta física tô mais assento principalmente sobre isso que
foi dito até agora não tem mais tanta coisa assim para se acrescentar acerca desse assunto só que aí o reale vai falar um pouco aqui para gente sobre a novidade da perspectiva tomista em relação ao teologia grega é porque tudo que foi dito agora existe um elemento de inovação é é justamente isso que a gente vai ler agora e não tem razão da metafísica de tomar foi definida como metafísica do ser ou do acto essendi do ato GC com efeito o ser é o ato que realiza e senso que em si mesma não passa de
poder ser que a gente já disse trata-se portanto de filosofia do ser onde filosofia das Essências ou dos dentes mas do serviço que permite a existência e se realizarem e se transformar em gente trata-se pois de uma perspectiva inteiramente Nova em relação a antologia grega e vamos lembrar uns um negócio aqui quando a gente está estudando Aristóteles que a gente aprende é que vocês aprenderam aqui também lá no vídeo da metafísica de Aristóteles quando a gente tem o o centro compostos deve ser de concreto da realidade em são compostos de matéria e forma por Aristóteles
São Tomás também vai concordar com isso mas vai ter o ato de ser aí no meio Mas enfim vamos primeiro trabalhar com a matéria com a forma aqui para Aristóteles então o seja concretos são compostos de matéria em matéria e forma e sendo a forma Alessandro a forma o elemento atual é o elemento que traz ato aumente concreto e são da matéria aquilo que traz potência aqui que traz possibilidade possibilidade movimento enfim multiplicidade para o vídeo Então a gente tem essa síntese né dê a prepotência justamente respectivamente com a forma EA matéria juntas no mesmo
gênero bom então a forma ou a essência Vamos colocar funcionários aqui elas trazem o ato e a matéria traz a potência só que o que o tomate vai dizer aqui é para um pouco diferente né na verdade é bastante diferente ele vai um passo além do aristótele ele vai dizer que não é a forma que traz o ato consigo mesma é a forma não traz o ato consigo como algo da própria forma né como eu disse antes né o fato de uma cadeira ser cadeira não se deve o fato de matéria existir não se deve
ao fato dela ser cadeira né na essência de cada não está contido a existência a resistência veio de outro lugar a essência é a forma sozinha era só uma possibilidade então tomar discorda do Aristóteles nesse sentido né a forma né A Essência ela não bate traje consigo mesma apto Mas ela é potência né Ela é potencial ela pode se realizar no concreto e quando ela se realiza do concreto quando o ato de serviço de sobre ela então é o elemento atual da filosofia de São Tomás é o ato de ser né é o que atualiza
as coisas que as tornem efetivas reais por conta forma pode permanecer apenas no reino das possibilidades não necessariamente existe em apto e como reflexo disso as perguntas mais típicas dessa filosofia não dizem respeito às extensas mas não ser o que é você e por que existe ao invés do nada nem um exemplo de pergunta né então a gente vai ver ali por eles o mais que a maior parte das perguntas que ele se faz tem mais a ver com você do que com essências Apesar de que obviamente exercícios ocupam um papel fundamental na metafísica dele
é enfim não não teria como ser diferente né o ato do lado de ser ele justamente né ele atualiza as essências Então e o Finn essas possibilidades elas existem naturalmente né o seu nome é tá ficando ser a metafísica de tomate pretendemos oferecer um fundamento do Saber mais profundo do que das Essências Um fundamento que Funda a realidade EA própria possibilidade das Essências né então ato de Cera EA possibilidade da existência elas não existem sem esse ato de ser tão tô mais está realmente gostando fundamento mais profundo da realidade né do fato das coisas existir
e Qual é o fundamento das coisas existirem aos e não poderia ser outra coisa né as formas enfim é poderiam se realizar poderia não ser a realidade não poderia não se atualizar mas se se atualizam é por causa do ser Ah pois bem diante desse tema do ser parece-nos necessário dizer logo que ele pertence ao âmbito do ministério vinde do indizível já que Funda a sua própria já que Funda a própria possibilidade de todo discurso é Um fundamento que não buscamos pelo simples fato de que está sempre já presente no fato de ser inocentes nesse
milagre efeito nesse milagre pelo qual o que poderia não ser existe de Fato né então a gente não a gente não procura pelas razões do ser no sentido de que o porquê que o sereia né é esse tema é algo tão fundamental que assim a gente não tem como ficar se perguntou das razões dele de tão fundamental que ele é ele é tão fundamental que a gente não consegue ir buscar os fundamentos dele né justamente ele assenta tudo o resto né ele ele Funda como eles aqui a possibilidade do discurso acerca de qualquer coisa que
seja então não tem como a gente dar um passo mais é que esse para tentar explicar alguma coisa é é o motivo das coisas serem é você né não tem como ir além disso E aí o que que mais que ele disse aqui que interessante é a nesse milagre pelo qual que poderia não ser existe de fato Então olha que interessante publicou aqui como Milagre né Porque que o ser um si mesmo em outras palavras por quê que Deus atua sobre uma outra Essência porque ele decidiu o Finn no começo de tudo né porque ele
decidiu atuar sobre a ciência de atualização né porque ele decidiu trazer tipo tem 300 essências da potência ao lado então tem poderia ter ficado sozinho na sua na sua na sua grandeza na sua finitude é porque ele decidiu atualizar alguma coisa né sendo que ele já infinito ele já basta por si próprio né É um milagre né De fato não tem não tem como a gente imaginar as razões disso está muito para além da nossa capacidade bom então essa percepção como ele diz aqui trata-se da redescoberta da estupefação da estupefação diante do Mistério você é
um grande mistério isso né porque que as coisas vieram a ser é porque Deus criou as coisas que Deus não prestou seu ser as coisas não tem como a gente responder essa pergunta a fazer um relacionamento faça originária que desperta em nós quando percebemos o dom inestimável e indizível do ato graças ao qual somos tirados do nada para você então a gente não é nada e os um belo momento a gente foi né Deus emprestou ser a gente é então por que que aconteceu simplesmente essa resposta essa resposta ele mal cansado absolutamente lá alcançado Isso
serve para a gente me batizar e a partir disso Aliás a gente pode enfatizar essa questão do domínio este móvel é isso mudou e são dão inestimável que a gente percebe a inestimável porque Deus tem questão da loja o nosso ser o cd dele né tem questão do ser um beijo Estamos fazendo existir o tosse um fato de que trata dos outros você é alguém que não consegue de mal ser Infinito servidas infinito como assim ele protestou sempre a gente e é um dom porque ele é gratuito lá não tem razão não tem corrente encontrar
uma razão para a gente ter acontecido é uma causa anterior ao fato da gente ter recebido você a gente simplesmente não sabe a gente só sabe que Deus ou você nos emprestou ser né permitiu com que nós participemos desse ser permitiu que nós participação desse perdão é porque não dá para saber é um dom é gratuito não tem motivo não tem motivo é de graça e esse é o primeiro fundo Esse é o primeiro e Fundamental alicerce que obscurece o problema posterior de modo de ser expresso portão automático as 10 categorias as substâncias nove acidentes
são tentativas de reescrever todos os possíveis modos de ser e a gente volta lá para quando eu tava falando das Essências né a gente Deus era um sentido absoluto e nós somos os sentidos limitados é e quais são esses sentidos limitados pelos quais Nós podemos ser só as categorias de Aristóteles as 10 categorias de Aristóteles e o time se vocês quiserem entender um pouco mais do que são as categorias de Aristóteles vocês podem voltar nuvens e Aristóteles da metafísica que eu começo explicar isso um pouquinho em algumas pessoas dizem que gostam do daquele vídeo eu
gosto daquele vídeo mas assim o tema das categorias é o que merece uma atenção muito especial né enfim mas se vocês acompanharam o canal vocês vejam atualmente vamos ver mencionadas as categorias aristotélicas estão enfim é uma doutrina que para mim é muito caro Então a gente está sempre usando aqui no canal para travar as coisas para resolver problemas e conversar sobre filosofia Então se vocês quiserem tem um pouco mais de 10 você caiu de paraquedas não sabe do que eu tô falando volta aí no vídeo de Aristóteles para dar uma olhada e começa a comprar
um canal porque vou ter medo gente fala alguma coisa e eu estou com você vai entendendo que se trata Mas enfim de todos os modos possíveis de ser aliás é portão de toda essa infinidade de ser né que é o certo é a gente pode S modalizar me a gente pode existir a gente pode ter ser de acordo com algum desses dez modos né O que são Tomás adota aí ele pega e escreve sozinho e falo não tá certo levamos adiante essa teoria e ele diz alguma que é bastante interessante eles aqui que tal Filosofia
é otimista porque descobre um sentido Profundo no fundo aquilo que existe é uma filosofia do concreto já que o ser é o ato graças ao qual a existência existem de fato então é seguindo na linha de tudo isso que a gente falou agora só essa questão do Dom da gratuidade do modo de ser né os cinco tem como eu disse né na nossa natureza não está contido você será o fim de fora né Se fosse algo necessário da nossa natureza porque a gente não teria é porque acha que é gratuito tipo é necessário tipo a
nossa natureza pede o ato de ser então eu gosto de ser necessariamente advém dela se fosse esse o caso seria uma situação agora com a gente sabe que na nossa essência a nossa natureza não está contido em você G1 com a filosofia de São Tomás filho é essa visão de mundo que a gente tá escrevendo aqui no ritmo do hospital na última hora é uma visão de mundo otimista né uma visão da metafísica otimista né que a gente recebe algo tão logo a gratuito ao que não precisava ter né é algo que é mais do
que a gente merece esse é o ponto na segunda natureza nós merecemos certas características né o homem precisa ser racional precisa ser capaz de logos de logo média de falar de pensar e de rir de tantas outras coisas que dele com isto é pela natureza do homem o homem merece ser essas coisas né homem precisa natureza uma pede que o homem seja uma série de notas fundamentais agora o agora você nós vê nossa natureza mas a natureza não merece isso não é algo dela é o que vem de fora então é mais do que a
gente merece é a mais do que a nossa natureza humana merece mais do que qualquer coisa na realidade merece é algo que dado gratuitamente por deu Então dessa visão e pode derivar um certo otimismo com ele tá dizendo aqui ó é né E aí você que dizendo se não só é uma filosofia do otimista né a filosofia do concreto mas também a filosofia do crente porque sou crente pode propor existências pode propor existências a discussão e captar o ato básico e positivo graças ao qual existe ao ao invés de nada bom então ele as escutando
como uma filosofia do tente eu confesso que essa frase para esse trecho para mim ficou comigo eu não entendi exatamente o que ele queria dizer com isso de primeira mas eu acho que quando ele diz que o cliente pode ir para o que só o crente pode propor existências a discussão e captar o ato básico e positivo graças ao qual algo algo existam imaginado significa que o cliente é ele tem a vantagem de que ele consegue de certa forma explicar por que diz isso acontece é porque o cliente recebeu da Revelação Divina né das sagradas
escrituras enfim da Revelação Cristã de maneira geral a informação de que Deus é amor é de que Deus o ama e que Deus é rico e Generoso e dá sem esperar em troca da sem perder na E que tudo isso faz parte da natureza do Deus que revelou a ele essas Verdades da Fé então o crente ele certa forma ele eu não consigo entender porque de fato estão de se situa numa região de mistério mas o próprio Deus se revelou e disse que ele era desse jeito né E disse que Deus nos ama e portanto
esse ato de dados ser as criaturas e principalmente a nós humanos ele ganha um sentido ele ganha um sentido é o crente ele se família se familiarizar mais com essa noção ele tem mais facilidade de aceitar isso de entender isso é aliás um podia aceitar isso porque ensino Poli isso toda essa teoria me parece algo bastante necessário mas tem verdadeiro e o Finn acho que independentemente de você acreditar em Deus ou não disso estamos muito real mas o cliente ele ver algo ali que as outras pessoas vão vem ele olha por ser emprestando o seu
ser as coisas que a gente não eram nada e ele vem um ato de amor então o cliente ele ver isso de um ponto de vista privilegiado e consegue ver algo é por isso que eu diria que a filosofia São Tomás EA metafísica de São Tomás melhor dizendo uma metafísica otimista e que convém muito ao crente é convém muito aquele que acredita em Deus bom então foi isso pessoal é foi muito bom voltar a gravar depois de quatro cinco meses sem fazer isso eu espero que se torne algo recorrente espero uma vez por semana e
pelo menos tá tá postando um vídeo de história da filosofia é uma alegria muito grande eu tô muito feliz de continuar gravar agora e sim obrigado aí por todo mundo que apoiou Obrigado também aqui em cima incentivou a voltar a gente especial o Lucas e Marcelo é Marcelo bater nessa tecla várias vezes assim indiretamente Marcelo várias vezes comentou tipo ah não é não seja o seu muito bons me ajudou muito me deu um site para dissertação de mestrado e ele ficou ele andou batendo nessa tecla algumas vezes isso me motivou bastante e o Lucas também
esses dias disse que gostava muito dos vídeos Então é isso me deixou muito feliz também muito empolgado É de fato que eu gosto muito de fazer isso que eu faço aqui e me ajuda muito vocês dizem que ajuda muito a você está bem então sei lá A Saga do curso insultou muito feliz por ter voltado é brigada aqui assistiu e vamos ver se ainda esse ano a gente termina esse volume 2 do da história da filosofia valeu
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