Luciano Subirá - SALVAÇÃO SE PERDE? | FD#30

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Luciano Subirá
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Video Transcript:
Salvação se perde? Essa importante pergunta e, obviamente, a sua igualmente importante resposta é um assunto que merece a nossa atenção e é sobre isso que nós vamos falar hoje. Eu quero começar lendo o texto de Hebreus, capítulo dois, dos versículos 1 a 3 e, antes de mais nada, quero destacar que nós estamos construindo ao longo prazo uma visão de toda a exposição bíblica.
Então é muito importante que essas aulas sejam seguidas de acordo com a ordem. Por exemplo, antes dessa aula já tivemos uma aula anterior em que falamos sobre os tempos da salvação. Isso nos ajuda a entender processos e é algo importante para o entendimento da aula que estamos apresentando agora.
Bom, eu quero começar lendo Hebreus, capítulo dois, do verso 1 a 3, que diz assim: "Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Porque se a palavra falada por meio de anjos se tornou firme, e toda transgressão ou desobediência recebeu o justo castigo, como escaparemos nós, se não levarmos a sério tão grande salvação? Esta, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, depois nos foi confirmada pelos que ouviram.
" O autor de Hebreus está falando de se apegar com mais firmeza a verdades ouvidas, ou seja, ele está falando a gente que já se apegou à verdade, não quer dizer que não se apegou, ele está falando de gente convertida, mas que precisa de uma firmeza ainda maior, progressiva. Com qual motivo? O texto diz: "para que delas dessa verdade, jamais nos desviemos.
" Nós precisamos, de fato, compreender que o ponto aqui é alguém que teve uma experiência com Deus ou ele avança de forma progressiva no crescimento da sua fé, ou ele corre o risco de viver um retrocesso, porque não existe um ponto estável. Ou estamos avançando ou estamos retrocedendo. Segundo lugar, ele começa dizendo: "se a palavra falada por meio de anjos", agora, dentro do contexto dos versículos anteriores do primeiro capítulo, da sequência do que vem depois, ele está falando da lei que foi dada por intermédio de Moisés, que recebe a revelação por meio de uma manifestação tanto na sarça como por intermédio das revelações posteriores, ele diz: "se essa palavra se tornou firme e toda transgressão e desobediência", a quebra dela, "recebeu o castigo, a pergunta é: como escaparemos nós?
" Escaparemos do quê? Do castigo, do juízo que provém da desobediência e da transgressão. "Como escaparemos nós se não levarmos a sério tão grande salvação?
" Então, o ponto a ser destacado, e agora ele está falando da salvação da Nova Aliança que nos foi anunciada inicialmente pelo Senhor, depois foi confirmada pelos que a ouviram diretamente da boca dele e replicaram a sua mensagem, os apóstolos que Ele enviou, a Bíblia está dizendo que alguém pode não levar a sério a mensagem da salvação e que, se não levar a sério a mensagem da salvação, se apegando cada vez com mais firmeza, pode se desviar. O ponto é: a Bíblia sugere em algum momento que uma vez salvo, sempre salvo como muita gente honesta, sincera, de bom coração, inclusive entre esses pessoas e líderes que amo e respeito, como muitas pessoas sugerem dizendo uma vez salvos, sempre salvos? Eu não acredito nisso.
Nós precisamos entender que não se perde salvação como alguém pede uma moeda no bolso furado de uma calça. E nós vamos explicar isso. Mas, honestamente falando, não consigo ver nenhuma perspectiva bíblica por onde a gente possa sustentar tal ideia.
Então, antes de mais nada, eu quero destacar como o primeiro ponto dessa nossa reflexão aquilo que a Bíblia diz. O que a Bíblia diz? Não adianta dizer eu acho isso, eu penso aquilo.
Vamos nas declarações claras e explícitas da Palavra de Deus. Várias delas nos apresentam a salvação numa perspectiva condicional. Por exemplo, em primeira aos Coríntios no capítulo 15, nos versos um e dois, o apóstolo Paulo diz: "Irmãos, venho lembrar-lhes o evangelho que anunciei a vocês, o qual vocês receberam e no qual continuam firmes.
" Então ele está falando de gente convertida, gente que não teve problema, está tudo OK, todo mundo legal, firme na fé. Mas ele diz assim: "Por meio dele", do evangelho que eu anunciei a vocês, "Por meio dele vocês também são salvos", aí vem a condição, o elemento condicional: "se tiverem a palavra assim tal como eu preguei a vocês, a menos que tenham crido em vão. " Então ele está dizendo que se alguém não retiver a Palavra da forma como foi pregada, aquela crença inicial vai se tornar vã.
Em outras palavras, vai levá-los a lugar nenhum. Como, diante uma declaração dessa, nós podemos dizer que está tudo garantido, desde que tenha havido uma única experiência inicial? O livro de Hebreus, e esse é um livro que eu vou citar muito, porque ele foi escrito num contexto onde muitas pessoas estavam se desviando, então há inúmeras advertências, elas são recorrentes no livro de Hebreus.
Em Hebreus, no capítulo três, de 12 a 14, a Escritura diz: "Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenham um coração mau e descrente", outra tradução diz: "um perverso coração de incredulidade, que o leve a se afastar do Deus vivo. " Só pode se afastar do Deus vivo quem primeiro se aproximou. Então, obviamente, não é uma advertência da incredulidade na vida do ímpio que nunca creu em Jesus.
É a possibilidade de haver incredulidade no coração de alguém que primeiramente já creu, é isso que o levará a se afastar do Deus vivo de quem ele primeiramente aproximou. Verso 13: "Pelo contrário, animem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado. " Então, não está falando de gente que está vivendo no engano do pecado, está falando de gente que escapou, mas que pode voltar para o mesmo engano que antes um dia os prendeu.
Verso 14: "Porque temos nos tornado participantes de Cristo". Aqui, sem sombra de dúvida, está falando de gente que se converteu. Agora olhe o elemento condicional: "se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
" E se não guardarmos? Se não guardarmos, deixamos de ser participantes de Cristo. Então, esses elementos condicionais, como em primeira aos Coríntios 15, versos 1 e 2, Hebreus 3, de 12 a 14, aliás, Hebreus precisa ser entendido, esse texto que nós lemos do 12 ao 14, dentro de um contexto.
O contexto começa lá no verso seis, quando a Bíblia diz o seguinte que "Cristo, como Filho, é fiel em sua casa" e ele diz: "essa casa somos nós, se", o elemento condicional, "se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança. " E aí entra a advertência: "Por isso, como diz o Espírito Santo", e vem uma citação de escrituras no Antigo Testamento: "Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como foi na rebelião, no dia da tentação, no deserto, onde os pais de vocês me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: O coração deles sempre se afasta de mim; e eles não conheceram os meus caminhos.
Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. " Aqui temos uma referência ao Salmo 95. É depois de fazer essa comparação com o fato de que crentes, à semelhança dos judeus resgatados pelo Senhor, vou falar da tipologia da redenção da saída do Egito, comprometeram isso ao longo do caminho, a Bíblia usa isso como advertência para que a gente não faça.
Depois, dos versos 12 a 14, que já lemos, ele volte a dizer: "Como se diz: Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como foi na rebelião. " E vem a pergunta: "E quem foram os que ouviram e, mesmo assim se rebelaram? Não foram todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?
E contra quem Deus se indignou durante quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão os que foram desobedientes?
Assim, vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade. " A incredulidade aplicada aqui não é de gente que nunca se aproximou de Deus. É de gente que perdeu a fé, retrocedeu na fé e simplesmente não cumpriu esse requisito condicional que vemos no versículo seis e em vários outros das Escrituras: "Essa casa somos nós, Se guardarmos firme a ousadia que temos desde o princípio.
" A Palavra de Deus também nos fala a respeito da importância da perseverança. Vemos o Senhor Jesus declarando o que aconteceria no tempo do fim, em Mateus 24. 12 e 13, e ele diz: "Depois se multiplicar a maldade", em outras traduções "a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.
" Para o amor se esfriar, está falando de gente que teve aceso primeiro. Ele diz: "Aquele, porém, que ficar firme até o fim, esse será salvo. " Outra tradução diz: "o que perseverar até o fim.
" Então, estamos falando de gente que esfria no amor porque já teve o amor. Estamos falando de gente que perde uma firmeza que já teve, retrocesso. Quem será salvo?
O que ficar firme, o que perseverar. Em Hebreus, no capítulo seis, dos versículos 9 a 15, nós lemos: "Quanto a vocês, meus amados, ainda que falemos desta maneira, estamos certos de que coisas melhores os esperam, coisas relacionadas com a salvação. " Está falando de gente que recebeu salvação, mas que pode avançar para algo melhor, e diz: "Porque Deus não é injusto para se esquecer do trabalho que vocês fizeram e do amor que mostraram para com o seu nome, pois vocês serviram e ainda estão servindo aos santos.
Desejamos que cada um de vocês continue mostrando, até o fim, o mesmo empenho para a plena certeza da esperança, para que vocês não se tornem preguiçosos", outra tradução diz "indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e paciência", outras traduções ao invés de paciência usaram o termo "longanimidade", outras ainda "perseverança dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas. " Depois ele vai falar de quando Deus fez a promessa a Abraão, no verso 13: "Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes. E assim, depois de esperar com paciência, Abraão obteve a promessa.
" Essa expressão aqui traduzida como "paciência" é uma palavra de significado abrangente. No original grego, a palavra é "makrothumeo", significa "ser de um espírito paciencioso que não perde o ânimo. " "Perseverar pacientemente, bravamente ao sofrer infortúnios e aborrecimentos.
" "Ser paciente e suportar as ofensas e injúrias de outro. " "Ser moderado e tardio em vingar-se. " "Ser longânimo, tardio para irar-se, tardio para punir.
" Então dá a ideia não apenas de paciência, no sentido de alguém que está no controle das emoções, mas da capacidade de perseverança e de ter um ânimo longo, de não desanimar. Todas elas indicam e sinalizam a mesma coisa: perseverança. Então, nós olhamos para as declarações da Palavra de Deus, seja Jesus falando "o que perseverar até o fim será salvo", seja o livro de Hebreus falando que é pela fé e perseverança que se herdam as promessas, e entendemos que a fé precisa andar de mãos dadas com a perseverança.
Não pode haver desistência, porque se houver desistência, o processo será comprometido. A Palavra de Deus fala que o justo viverá da fé. Nós sabemos que a salvação é pela fé.
Agora, a pergunta é: Basta ter fé no início, perdê-la depois e o que experimentamos no início continua sendo experimentado, mesmo que a fé não esteja mais lá? Isso não tem a menor lógica nem coerência com o restante das declarações bíblicas. Então, há muitas delas a serem consideradas.
Vamos falar a respeito de textos que indicam um retrocesso na fé. No livro de Hebreus, no capítulo dez, e como mencionei antes, nós vamos ter muitas citações do livro de Hebreus, a Escritura diz: "Portanto, não percam a confiança de vocês, porque ela tem grande recompensa. " Se a Bíblia está trazendo uma advertência, de não perder a confiança é porque é óbvio que a confiança pode ser perdida.
Mas se o argumento usado é: "não perca a confiança porque ela tem uma grande recompensa", significa que, se perdermos a confiança, comprometeremos a recompensa. Qual é a recompensa da fé? A salvação.
O verso seguinte, o 36 de Hebreus 10 diz: "Vocês precisam perseverar, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcancem a promessa. " Como vimos na declaração de Hebreus 6. 15, as promessas se alcançam com fé e perseverança, ele está dizendo: "Se vocês deixarem de perseverar, vão comprometer aquilo que experimentaram no início, através da fé.
" Aliás, ele diz que a falta de perseverança é perder a própria confiança, é perder a fé. Versos 37 a 39 de Hebreus 10 seguem dizendo: "Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não irá demorar; mas o meu justo viverá pela fé". Aqui uma citação do livro de Habacuque.
Mas a Escritura segue, diz: "e, se retroceder", e aqui "retroceder", é óbvio que está falando de um retrocesso na fé, "dele a minha alma não se agradará. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, mas somos da fé, para a preservação da alma. " Como se garante a preservação ou a salvação da alma?
Por meio da fé. No entanto, perder a fé significa retrocesso e a Bíblia define o retrocesso como sendo um retrocesso para perdição. Ou seja, não podemos em absoluto dizer que a Palavra de Deus não ensina sobre o retrocesso na fé.
O apóstolo Paulo em primeira Timóteo no capítulo um, no verso 19, ele fala de pessoas que naufragaram na fé. Qual a ideia disso? Ao usar o naufrágio, que só podia acontecer com o uso de um meio de transporte que era embarcação, o apóstolo Paulo está falando de alguém que entra num barco atracado num porto com o propósito fazer uma jornada que termina chegando no porto final, onde o barco será atracado e as pessoas descerão em segurança.
Quando existe um naufrágio, significa que a jornada foi abortada. Ela não pôde ser completada. E não só a jornada não terminou, como os que estavam na embarcação se perderam.
Quando Paulo usa a expressão "naufragaram na fé", ele está dizendo que não concluíram a jornada e se perderam no meio do processo. Portanto, como declarar, diante de tantas afirmações bíblicas, que a fé não pode ser perdida? Que de forma alguma ela esteja em risco?
O apóstolo Paulo diz, no versículo 10, de primeira Timóteo 6: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmo com muitas dores. " Só que antes, no verso nove, ele fala que isso leva as pessoas a afundar na ruína e na perdição. Afundar na perdição: naufrágio na fé.
Então as pessoas têm se desviado da fé. E a Bíblia nos mostra a necessidade de perseverar na fé. O apóstolo Paulo diz: "Eu combati o bom combate, eu encerrei a carreira, eu guardei a fé.
" Se a fé não corre o risco de se perder, por que Paulo faria essa declaração: "Eu cheguei até o fim guardando"? Obviamente, pode haver retrocesso na fé. E a Bíblia fala de um nível de retrocesso cujas consequências é a impossibilidade de restauração.
Então há textos bíblicos que são claros sobre isso, que ninguém se engane, e eu quero apresentar alguns desses textos aqui. Além do próprio fato de que em Mateus 12, Jesus fala de um pecado que não tem perdão, que é a blasfêmia contra o Espírito Santo, Esse texto sozinho, isolado dizendo que obviamente alguém ultrapassa uma linha que não tem volta e não tem restauração, pode levar alguns a dizer: "Não, isso está falando de um pecado cometido por um não crente, e não necessariamente pelo crente", porque o texto ali não está claro a respeito de quem pode estar falando ou cometendo esse tipo de pecado que é falar contra o Espírito Santo. No entanto, eu não creio que Jesus deu uma distinção, seja alguém falando antes da conversão, depois da conversão, mas ele sozinho pode não ser suficiente.
Então vamos para textos são claros a respeito de pessoas que tiveram uma experiência com Cristo. Hebreus, capítulo 6, a partir do verso 4, eu vou ler do 4 até o 9, diz assim: "É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, provaram a boa palavra de Deus e o poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à zombaria. " Vamos fazer uma pausa antes de ler do sete ao nove.
"Foram iluminados", está falando de gente cuja luz de Deus resplandeceu em meio às suas trevas. Particularmente, eu creio que revelação é apresentado nas Escrituras por meio dessa figura do ser iluminado, isso significa que não ouviram um evangelho mal pregado, mal exposto, mas tiveram entendimento espiritual, foram iluminados. "Provaram o dom celestial".
Eu vou pegar um atalho aqui por questão de tempo e dizer que isso se refere ao novo nascimento. Em vez de gastar tempo tentando provar essa fala, vamos para a próxima, que exige que eles tenham que ter nascido de novo. O texto diz: "se tornaram participantes do Espírito Santo".
O apóstolo Paulo diz, em Romanos 8. 9: "Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele", Então ninguém pode ser de Cristo sem o Espírito Santo e só pode ser participante do Espírito Santo aqueles que têm a Cristo. Então vamos entender "que se tornaram participantes do Espírito Santo".
Como isso seria possível sem o novo nascimento, sem ser de Cristo? O texto ainda continua e diz: "provaram a boa palavra de Deus". A palavra "provaram" é provar no sentido de "paladar".
A tradução espanhola de Reina-Valera diz "degustaram", está falando de gente que saboreou. Ou seja, não são pessoas que apenas ouviram uma exposição simples e resumida do Evangelho. Receberam uma dieta, foram instruídos, alimentados pela Palavra de Deus.
E o texto ainda diz que provaram os poderes do mundo vindouro. As manifestações poderosas de Deus na sua vida entraram em vigor. Mas ele fala que elas não podem ser renovadas para arrependimento.
"Renovar para arrependimento" presume-se que houve arrependimento primeiro. Então, apesar da sexta característica vir agora por último, depois das primeiras cinco, ela indica algo que aconteceu primeiro. Então nós temos gente que se arrependeu, que foi iluminada, que nasceu de novo, que se tornou participante do Espírito Santo, provou a Palavra de Deus, os poderes do mundo vindouro e nós vamos simplesmente dizer que eles não eram crentes, porque o texto diz que é impossível renová-los para arrependimento?
Não está dizendo que é impossível que ele se arrependa. , é impossível renová-los, porque eles caíram depois de um arrependimento prévio. Como nós vamos dizer que não tiveram uma experiência inicial?
Em Hebreus dez, a Bíblia vai falar de pessoas que pisaram o Filho de Deus, profanaram o sangue da aliança com o qual foram santificados. Daqui a pouco alguém vai dizer que também não tiveram uma experiência de conversão. Como é que foram santificados pelo sangue de Jesus sem uma experiência de conversão?
Nós precisamos parar de nos esconder atrás de argumentos prévios que nos foram dados e que nos impedem de ver a verdade bíblica. É evidente que alguém pode cair a ponto de não haver mais possibilidade de restauração. Isso não significa que todo mundo que se desviou não possa ser restaurado.
Significa que alguns podem ultrapassar um limite sem volta. Então, continuando no verso sete, a Bíblia diz: "Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz plantas úteis para aqueles que a cultivam, recebe benção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e ervas daninhas, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada. " Ele fala de uma terra que corresponde, e então tem a benção de Deus, mas ele fala de uma terra que não corresponde com a chuva.
Não quer dizer que sobre uma chove e outra não, mas sobre a primeira, a Bíblia diz que ela absorve a chuva, ela segura o investimento que é feito e ela vai corresponder. Essa tem benção a outra, maldição e o seu fim é ser queimada. A pergunta é: a Bíblia está falando de terra?
Não, porque terra literal não queima. Há uma alegoria que é apresentada depois de falar de crente bom, crente ruim, crente que está de pé, crente que caiu, crente que corresponde com Deus, crente que não. E aí ele vem falar da terra.
E aqui não, a Bíblia diz:; "o seu fim é ser queimada", mas está falando de gente que teve um investimento inicial. Então a pergunta é: Alguém pode não só viver um retrocesso na fé, mas chegá-lo a tal ponto de não haver possibilidade de restauração? O texto bíblico é claro.
No entanto, o verso nove diz: "Quanto a vocês, meus amados, ainda que falemos desta maneira, estamos certos", outras traduções dizem "esperamos coisas melhores que acompanham a salvação. " O que são coisas melhores? É ir além do arrependimento, além de ser iluminado, além de nascer de novo, além de se tornar participante do Espírito Santo, provar a boa Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro.
São questões relacionadas ao que ele vai trabalhar no contexto da perseverança, de não comprometer aquilo que foi começado. Então, isso precisa ser entendido. Vamos agora para Hebreus, capítulo dez, e vamos ler juntos a partir do versículo 26.
No verso 26, a Escritura diz o contrário. Aliás, o verso 25, só para dar o contexto, diz que nós não podemos deixar de congregar, como é costume de alguns. Quem congregam?
Os santos, os salvos. Ele diz: "Pelo contrário, em vez de deixar de congregar, façamos admoestações. " Isso é, uns aos outros.
"quanto mais agora, que vocês veem que o Dia", está falando do dia da vinda de Cristo, "se aproxima. " Então ele diz: "Porque, se continuarmos a pecar de propósito", outras traduções dizem: "se pecarmos deliberadamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados. " Então, está falando de gente que peca não porque não se converteu, depois de receber não só um conhecimento parcial, "o pleno conhecimento da verdade" decide viver deliberadamente em pecado.
O que a Escritura está dizendo? "Já não resta sacrifício pelos pecados. " Traduzindo: Já era, não tem mais volta.
É isso que a Escritura está dizendo e está dizendo de quem? Ele diz: "Pelo contrário, resta apenas uma terrível expectativa de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. " Então é perdição para alguém que inicialmente estava experimentando salvação.
Verso 28 diz: "Quem tiver rejeitado a lei de Moisés morre sem misericórdia, pelo depoimento de duas ou três testemunhas. " Na lei havia juiz e o juiz era severo. Mas para aqueles que estão distorcendo a mensagem da graça e dizendo que na graça não tem juízo, olhe o verso seguinte porque é a continuação do raciocínio.
Depois de dizer que quem rejeitou a lei de Moisés morre sem misericórdia pelo testemunho de duas ou três testemunhas, olhe o 29: "Imaginem quanto mais severo deve ser o castigo daquele que pisou o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e insultou o Espírito da graça! " Não só a Bíblia está dizendo que tem juízo na graça, como diz que o juíza da graça é mais severo do que o juízo da lei. E quem são essas pessoas que vão receber juízo na graça?
"Pisaram o Filho de Deus com os pés, profanar o sangue que os santificou", é evidente que já tiveram uma experiência com Cristo, e ainda a Bíblia diz que "insultaram o Espírito da graça". Toda a graça foi liberada através da ação do Espírito Santo e eles conseguiram simplesmente "avacalhar" com tudo isso. Verso 30 e 31 conclui dizendo: "Pois conhecemos aquele que diz: A mim pertence a vingança; eu retribuirei.
E outra vez: O Senhor julgará o seu povo", não só os que não são seu povo, e ainda, no verso 31: "Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. " Nós precisamos reconhecer que na Escritura há claramente juízo anunciado àqueles que se desviam. Em Hebreus, no capítulo 12, a partir do verso 25, a Bíblia diz: Tenham cuidado e não se recusem a ouvir aquele que fala", aqui a referência é a Deus, "Pois, se os que se recusaram a ouvir quem divinamente os advertia na terra", ele está usando como exemplo a nação de Israel no Velho Testamento que não quis ouvir a Deus, "se os que recusaram ouvir quem divinamente os advertia na terra não escaparam, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que dos céus nos adverte.
" Quem que é o "nós" aqui? É o contraste com o Israel do Antigo Testamento, da Velha Aliança, o nós é a Igreja de Jesus, do Novo Testamento. Então a Bíblia diz que se nós nos desviarmos, nós não vamos escapar.
Da mesma forma como lemos inicialmente Hebreus dois, de um a três. O texto continua e ainda diz assim, verso 26: "Naquele tempo, a voz dele abalou a terra, mas agora ele promete, dizendo: Mais uma vez eu farei tremer não só a terra, mas também o céu. Ora, as palavras 'mais uma vez' significam a remoção dessas coisas abaladas, ou seja, das coisas criadas, para que permaneçam as coisas que não podem ser abaladas.
Por isso", 28: "recebendo nós um Reino inabalável, retenhamos a graça", a graça tem que ser retida, porque ela pode ser desperdiçada; "retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e temor. " Verso 29: "Porque o nosso Deus é fogo consumidor. " Em segunda de Pedro 2.
20 a 22, temos novamente o juízo anunciado aos que se diziam, depois do pleno conhecimento da verdade. O texto diz: "Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador, Jesus Cristo", evidentemente estava falando de conversão, "se deixam enredar de novo e são vencidos, o seu último estado se tornou pior do que o primeiro. " Alguém que conheceu plenamente a verdade e voltou para onde saiu o seu último estado é pior do que o primeiro.
Se com o primeiro, antes de conhecer a Cristo, a pessoa estava sentenciada à condenação eterna, agora ela vai para um estado pior do que o primeiro, mas "uma vez salvo, sempre salvo"? Como que esse estado poderia ser chamado de pior do que o primeiro? 21: "Pois teria sido melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltar atrás e se afastar do santo mandamento que lhes havia sido dado.
Se nunca tivessem conhecido, estariam perdidos, como que é pior conhecer e voltar atrás? Porque não apenas voltam à perdição de onde saíram, mas serão julgados de forma diferenciada, porque são indesculpáveis. Ou seja, o texto termina dizendo: "Com eles aconteceu o que diz certo provérbio muito verdadeiro: O cão volta ao seu próprio vômito.
E: A porca lavada volta a rolar na lama. " Nós precisamos entender o processo. Perder a salvação não significa que Deus vai nos sabotar.
Significa que nós podemos interromper o processo da nossa parte. A Bíblia diz que nós temos que desenvolver a salvação com temor e tremor. Se deixamos de fazer a nossa parte, podemos sabotar a nós mesmos.
Não significa que Deus desistiu. E em terceiro e último lugar, eu quero destacar aqui o propósito das advertências feitas por Deus. Não é apenas para trazer um temor que alguns consideram ser gratuito, mas uma orientação prática.
Por exemplo, em Apocalipse, no capítulo três, no verso cinco, o Senhor Jesus diz o seguinte: "O vencedor", aliás, outras versões dizem: "o que vencer", sempre ele fala de recompensas para os que vencerem. E nós precisamos entender que isso nos leva a um lugar de entender a importância de que, da nossa parte, sejamos vencedores. "O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida.
Pelo contrário, confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos. " Pera aí! Se o vencedor, de modo nenhum o seu nome será apagado, isso significa que quem não vencer o nome não apenas pode, mas será apagado.
Ou Jesus prometeu uma coisa que não era real? Se qualquer um que for um perdedor também não será apagado por que ele fez essa declaração? Verso 11, de Apocalipse três agora falando com a igreja de Laodiceia.
O Senhor diz: "Conserve o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. " Traduzindo: para que ninguém roube aquilo que é teu, aquilo que você tem. Apocalipse 2.
25 o Senhor também diz: "tão somente conservem o que vocês têm, até que eu venha. " É nossa responsabilidade conservar. Então o propósito das advertências é gerar uma orientação prática que nos leve a ser cautelosos com aquilo que recebemos.
- "Pastor Luciano, mas nós podemos ter certeza da salvação? " Sim. E esse é o assunto que eu vou abordar na próxima aula.
Mas ter certeza de salvação não significa que se vivemos de qualquer forma, sem cooperar com Deus e desenvolver a salvação, sem perseverarmos, se retrocedemos na fé, na confiança, no compromisso com Deus que não possamos abortar o processo. Agora, há condições e ferramentas em Deus para não só não abortar o processo, mas desenvolvê-lo e poder carregar a convicção de que completaremos o processo. Mas isso, como disse, é assunto da próxima aula.
Que Deus nos ajude a, mediante o entendimento dessas verdades, andar num temor de nunca brincar com a salvação, de corresponder com Deus com dedicação, sabendo que não é o nosso esforço que nos garante algo, mas que nós precisamos cooperar com tudo aquilo que Deus nos oferece e que temos sim, responsabilidade nesse processo. Que Deus nos ajude e que possamos permanecer fiéis até o dia final.
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