Olá [Música] tudo bem sejam muito bem-vindos ao espaço conceito aqui do ccbb-rj para mais uma edição do Futuro presente muito Agora sim muito bonito ver a casa cheia e o espaço conceito o Banco do Brasil é um lugar que já nasceu diferente e que combina atendimento bancário um ambiente interação informação e programação cultural como vocês já puderam ver aqui tem além de atendimento e terminais de autoatendimento bancário salas de reunião para clientes espaço para Coworking laboratório Maker e essa linda Arena é uma vez está sendo ocupada um projeto futuro presente Olá meu nome é Guilherme
Guedes eu sou jornalista apresentador e pesquisador musical e como muita gente que tem certeza sou apaixonado por música desde sempre E desde criança sonhava em trabalhar nessa área mas quando a gente começa a pensar em trabalhar com música seja na área que for a gente é aos poucos vai quebrando a cara né a gente vai descobrindo que as coisas não são tão simples quanto a gente acha que seria e eu e todo mundo aqui tem aprendido muito com a palestrante de hoje que é a empresária f hoda k2l a Camila Fialho e pode ver caminhão
a onde eu tenho Oi gente do céu oi boa noite de 18 anos de experiência no mercado da música com foco no segmento do funk A Camila vai abordar hoje o processo de construção de uma carreira artística por onde começar as etapas e profissionais envolvidos a importância da Constância e organização Além de falar da trajetória dela e das conquistas também que envolveram profissionalizar o mercado ainda despreparados e predominantemente masculino e eu preciso lembrar também que o evento está sendo filmado e fotografado e permanecendo aqui no local você tá ciente e autoriza a captação e utilização
do direito de imagem e voz nos registros da programação bem como sua transmissão nos canais de divulgação do evento Oi Camila muito boa noite a gente tava batendo um papo ali rápido eu falei né Um pouquinho aqui também é viver de música não é tão simples quanto parece né Não não e acho que hoje tá todo mundo aqui ansioso para saber um pouco da sua história é os desafios que você enfrentou e o que é preciso para gente encarar um mercado que está mudando e se transformando o tempo todo então queria agradecer sua presença aqui
eu e enfim seja bem-vinda pode começar gente boa noite não estou acostumada faz esse tipo de acordo estou estremamente nervosa mas eu quero agradecer de verdade assim eu sei o quanto é difícil hoje em dia a gente conseguir parar em algum lugar para ouvir outra pessoa falar afinal eu trabalho com artistas e o nosso maior objetivo é conseguir atrair o maior número de pessoas para o nosso trabalho para nossa música aí hoje ao vivo só mais da música mas também no mercado de influência o show business como um todo eu sei o quanto é importante
e precioso para caramba ter vocês aqui a gente vai falar hoje sobre empreendedorismo lá música eu posso ficar em pé obrigado a Eu quero um baixa quero falar e você pode ficar presa sentada numa cadeira não sou eu agora eu sou eu tá vendo rapidinho eu não fico mais nervosa mas já estou vindo aqui basicamente para desconstruir quem artista aqui nas desconstruir tudo que vocês construíram esse tempo todo de que viver de música é um glamour é romântico é bacana que a arte pela arte vamos todos viver felizes para sempre não é extremamente frustrante é
muito difícil E se eu pudesse falar alguma coisa para vocês eu diria saiam dessa exatamente mas não Vitor eu quero te construir o sonho de vocês Oi e eu falo tudo isso eu venho contra mas na verdade quando alguém fala sobre a carreira e eu vejo que eu posso contribuir de alguma forma meu coração bate mais forte e aí eu acabo embarcando no sonho das pessoas da maneira que eu normalmente faço como vocês devem conhecer mas começar por aqui me apresentar para vocês na eu tô no mercado há quase 20 anos comecei com uma apresentadora
do programa da Furacão 2000 Eu achava que eu ia ficar frente das câmeras de um determinado momento até que eu naquela época sofri o primeiro escândalo da minha vida que não tem na internet não adianta tentar procurar porque graças a Deus Essa época não tinha internet mas eu trabalhava na Furacão 2000 foi envolvida numa polémica e a partir daquilo eu decidi que eu não tinha a menor estrutura para estar à frente das câmeras mas por sua vez eu já estava apaixonada por aquele universo eu já era casada com um dos maiores a o funk hoje
do Brasil que é o Denis não somos mais casados mas fomos durante quatro anos e foi ele que me inseriu no empresariamento artístico uma vez que eu já trabalhava com ele que eu já vendi os shows dele depois que ele saiu da furacão e eu apresentava o programa ele era o diretor musical do furacão ele me inseriu no mercado através de um sapão e ele disse que a Mila Você é vendedora Então dentro do funk que a gente não tem nem empresário de mercado que queira pegar artistas do funk Nada melhor do que ter uma
vendedora trabalhando com funk E foi assim que eu surgir eu sou apaixonada por estratégia eu adoro que eu costumo falar para todo mundo meio que manipular o sistema é a gente pegar a imprensa usar nosso favor pegar do limão e fazer a tal da Limonada que eu meu amor já virei até cards aqui porque essa história de fazer limonada para mim já ficou no passado é realmente conseguiu utilizar e tem hoje das Ferramentas que a gente tem hoje à nossa disposição para que a nossa música chega em lugares de cada vez maiores o que alcance
cada vez mais pessoas então de fato a música é estratégia tempo todo acho que hoje com excesso de informação as pessoas têm sido mais noção disso né Eu vi até hoje mais cedo alguém falando sobre a estratégia do lançamento da Luisa sonza da última música mostrando o passo-a-passo do que foi feito e assim exatamente aquilo dali a gente pensa acontecer cedência a gente cria estratégias para que gere Buzz e esse banho na maioria das vezes ele não é tão não é não é o que a gente sonha que seja eu quero todo mundo falando de
mim eu quero que fale no meu trabalho que eu sou bonita que a minha música incrível mas não o base na maioria das vezes é o que a imprensa o que vai gerar clique e é normalmente o que a gente não gosta que sai a nosso respeito bom então hoje a parte desse princípio eu sou artista eu quero alcançar o mestre mim eu já sei que eu vou passar por esse tipo de coisa eu já sei que eu vou ter um apelo midiático onde na maioria das vezes não é bacana para mim mas se você
já aprendi isso desde o início já começa já entra nesse mercado sabendo disso não vai ser aquele primeiro comentário que vai estar na sua foto que acaba te atrapalhando te deixando triste de desisti mulando ou no seu vídeo estamos você famoso para passar para tipo de coisa tem certeza que tem artista aqui e já sofreu dentro de casa a mãe falando que não vai dar certo o pai falando que loucura e tenta outra coisa Tá eu trabalho com música tá mas você trabalha com quê Quem nunca ouviu isso né na arte como um todo na
música Como atua como atriz Enfim então logo de cara eu deixo isso muito aberto para que as pessoas entendam continuo fazendo as minhas estratégias vou falar sobre cases aqui para vocês recente E aí o que as pessoas ficam meu Deus quando eu me encontro né vou dar como eles aproveitam que é muito recente e as pessoas estão falando muito a respeito dele quando me encontro na rua os meus amigos e falam Camila Vitão tá demais você não acha que sou exagerado eu morro de rir porque se Então meus amigos convivem comigo sabe que eu faço
isso o tempo todo e ainda assim é digamos que caem na Minha estratégia Então as estratégias conforme já tinha dito não são aquelas que vão tornar a gente o que o que vão falar para gente que a gente quer ouvir e sim o que vai gerar clique só que outros a gente tem que ter um equilíbrio e pode passar já é e a gente tem que ter um equilíbrio entre o que a gente aguenta e o que a gente sabe que vai ser estratégico tá a minha jornada como eu falei começou no funk empresarial na
vice Sapão através do Denis e dessa parceria nasceu a k2l no primeiro momento funk ela tão Não era nem antes profissional assim o funk era extremamente amador no momento em que comecei então se eu tivesse um CNPJ eu já tava na frente e isso cabe até hoje artistas de Trap rap aqueles que estão que está nascendo agora e até não está forte cima aqueles que estão começando na maioria das vezes não pensam que se eles fossem minimamente se profissionalizar E se eles atendem o telefone já seria ótimo provavelmente já estaria à frente ou se destacando
em meio a multidão que essa que é esse o maior objetivo para gente dentro da música é conseguir destacar o nosso trabalho e sem precisar olhar para do lado e diminuiu do lado não tem nada a ver com isso é só se destacar no meio da multidão mesmo então continuando por essa parte a brecha que eu achei quando comecei com funk foi só me profissionalizar era só atendeu o telefone mandar um contrato e criar um CNPJ no primeiro momento é uma empresa era a Camille e Sapão Produções limitadas até que com o tempo a gente
entendeu que não daria para secar ele está tão uma vez que tivesse outros artistas e foi aí que nasceu a k2l para quem não sabe k2l a Camila com cai dois olhos Super Criativa como vocês podem perceber na verdade não primeiro momento me perguntaram precisamos de um outro nome eu sei lá passa a vida inteira falando qual o seu nome Camila com cai dois Hermes que aí eu falei agora também vou falar o resto da vida e virou o nome da empresa hoje é sócia de outras empresas mas a k2l obviamente foi incubadora de todas
essas empresas foi onde eu errei eu errei Acertei de novo continua errando em busca do acerto constantemente e essa pergunta que não quer calar EA do Milhão na maioria das vezes como eu faço sucesso como eu canso Hit Como eu faço para chegar onde os artistas que você tem chegou não existe fórmula E é isso que eu queria hoje de fato entrasse na cabeça de vocês assim Se vocês reconhecessem a música o show business como uma empresa e aí aqueles que fazem administração ou tem amigos que fazem administração Jacó em nessa galera já a nossa
já sabe que vai sair daqui vou mandar um WhatsApp para ele vai falar cara me ajuda a transformar o meu negócio que a música numa empresa se Deus quiser baseado e muitas coisas que eu vou falar que hoje mas de cara eu preciso que vocês entendam isso não dá para trabalhar pelo Hit não dá para mandar uma mensagem para mim falar a minha mãe tem incrível isso é uma das 200 coisas que eu vou falar é tão necessárias para que quem sabe um dia talvez você possa chegar a viver da sua música tranquilamente então só
a música não é o suficiente o hit não é o suficiente e sim quem tá por trás do hit quem é aquela pessoa que tá cantando aquela música ele influencia fazer o quê Qual o caminho que eu sigo a partir que a partir do momento que eu pego aquele artista para ser para você fã para ser meu ídolo E é isso que faz diferença e é isso que eu costumo falar em todos os lugares todo o artista que chega para trabalhar comigo primeiro momento é definir a prateleira partir do momento que a gente define a
prateleira a gente vai direto para a construção do discurso que na maioria das vezes desse discurso gente vem do próprio artista tá porque na maioria das vezes e quando eu comecei a trabalhar com a Rebeca por exemplo né a Rebeca uma menina negra mas solteira ver sexual que nasceu em comunidade e a Rebeca por sua vez até por tudo que a gente passa no nosso país ela não admite assumir a ou Nunca nem tinha percebido que tinha sofrido racismo e a gente teve que parar Rebeca explicar o que ela passava ela se identificar e principalmente
se você empoderado se você conseguiu passar por tudo isso sem que isso te machucasse como uma artista automaticamente você tem que entrar em defesa dos seus você tem que levantar a bandeira se você tem que abraçar essas pessoas que na loja das vezes não conseguem ter voz e se a voz dessas pessoas é isso que a gente espera de uma artista que a gente é fã a gente olha para aquela pessoa e fala nossa olha que incrível né tá falando sobre coisas que eu defendo tá defendendo pessoas que eu defendo tá olhando para as minorias
tá usando o dom que Deus lhe deu para multiplicar essa informação eu e a Rebeca por sua vez ela não entendia que isso acontecia até porque depois quando a gente para para estudar a gente entende que o negócio está tão enraizado que realmente tem pessoas que não não é tão ou que preferem fingir que aquilo não aconteceu mas apartamento que a gente mexe ele acha e a partir disso a Rebecca começou a estudar sobre tudo que ela deveria falar se identificou e hoje eu fico até arrepiada gente hoje a Rebeca é uma das maiores militantes
desse país e que de fato consegue levantar outras meninas negras que vende comunidade que pensam não eu não vou conseguir olham para Rebeca e dizem sim eu posso conseguir até então eu nunca tinha trabalhado como artista com perfil da Rebeca e eu trabalhando com funk né hum uma música que vende comunidade e e aquilo Me incomodava muito eu só tinha trabalhado até então com artistas de funk de comunidade porém brancas e apartamentos que encontrei com Rebeca falei não mas era tudo que eu precisava eu consegui alcançar mais meninas e obviamente deixar o meu legado então
quando eu digo o seu discurso ele normalmente vem de você é porque às vezes o próprio artista não consegue ter se instalado do que eu preciso falar por onde eu começo e aí eu sei que que devem ter muitos empresários até porque na segunda-feira ele estavam comigo dar uma palestra que eu dei lá na Rocinha Então já fica isso para vocês empresários assim na hora de construir a Persona o artista que vocês vão construir tanto o artista tem que entender a importância do discurso contra o empresário tem que entender importância do discurso e estimular isso
no artista estimular que esse artista esteja falando sobre esse tempo todo e principalmente gente estudando pelo que ele vai sobre o que ele vai falar não adianta simplesmente ai fala sobre isso lê duas matérias a pessoa fica Rasa e mais cedo ou mais tarde vai ser pego em qualquer entrevista e Puxe ou em qualquer outro lugar porque hoje o telhado é literalmente de vidro e é muito fácil você se apega numa situação como essa então no primeiro momento que você faz você vai estuda essa prateleira o que que é estudar só prateleira Olá eu sou
a nova MPB quem a nova MPB hoje Berlim Tiago Iorc Ana Vitória que ainda se em cada um vai ter um pedacinho de outro segmento né na Vitória ela fez tava muito até com sertanejo com a galera mais antiga mas também tá dentro MPB amelim consegue conectar com Ivete fez música com Anitta e o Tiago Iorc também veio de cantava em inglês quando ele passou para o português ele foi direto para o pop Mas de fato é a nossa nova MPB quer como é chamado adianta eu como artista que estou começando que estou naquela naquela
prateleira olhar para ela e falar não Camila eu sou pop eu sou Gabby eu sou Vitão Olá eu sou Vitor kley uma música que vai ser feito um remix e que vai para outro lugar não adianta isso é o que mais acontece as pessoas não conseguem identificar as suas prateleiras e por sua vez não consegue mensurar Quanto custa qual o tipo de trabalho que vai ser feito o que ele vai ter que ir abrir mão estão naquela prateleira Como por exemplo o tep tem uma liberdade artística para falar de coisas para colocar coisas da letra
que essa nova MPB que fala com crianças e tudo mais que não tem então não adianta eu agir de uma forma e cantar outra coisa essa minha maior preocupação conta todos os artistas e é o que eu identifico de cara que não que assim eu falar não vai dar certo tá gente mas eu odeio falar isso até porque eu já errei várias vezes graças a Deus e você quer falar que a carreira de alguém não vai dar certo é é muita ousadia até por e Existem os deuses da arte e se ele bota a mãozinha
Independente de estratégia de planilha de empreendedorismo que forma se acaba acontecendo mas se você puder dar essa forcinha para o universo e fizer e organizar o seu trabalho é mensurar o seu trabalho para que você minimize a sua frustração e TD mais fôlego para chegar diante até que você consiga viver da música É melhor então estudem a prateleira de vocês porque isso é fundamental depois que eu estudo prateleira vou entender quanto ela custa quanto normalmente a Merlin lança de música por ano aí eu vou lá estudo quanto foi lançado nos últimos anos aí eu vejo
já lançaram um álbum participaram 15 Fit e lançaram mais cinco single soltos e significa que foram 18 músicas do ano eu vou dividir essas 18 músicas pela quantidade de meses que existe no ano obviamente quantos clipes eu vou E como que eu vou impulsionar E aí eu fico sabendo de alguma forma Quanto custa aquela prateleira a partir do momento que eu sei quanto custa essa prateleira eu vou entender quanto eu tenho que fazer de show de digital e de publicidade que são as três possíveis receitas de quem trabalha na música não é só show não
é só digital muito pelo contrário principalmente para aqueles artistas que querem atingir o mestre me a publicidade é fundamental que esteja dentro do seu planejamento a Mas está dentro do meu planejamento que é para conseguir fazer dinheiro não necessariamente a publicidade é para dar entender que você está no caminho certo porque se todos os artistas que são meio estranhos fazem publicidade significa que você que está seguindo aquela prateleira para aquele lugar também precisa fazer E aí a estratégia para fazer publicidade vai ser a mesma que você usa para fazer show Oi tudo bom compra meu
show não tem dinheiro Então eu vou de graça eu vou de graça e as casas podem preciso para que eu vá mostrar o meu meu show no primeiro momento e depois eu volte para aquela casa recebendo um cachê a mesma coisa em publicidade vou fazer permuta eu vou procurar a loja do bairro e propor uma parceria para um custo pequeno para que ele ajude e na maioria das vezes vocês são formadores de opinião Por que vocês estão ativos nas redes sociais presumo eu na galera que esteja todo mundo muito ativo nas redes sociais e apaixonar
você Tati você tem engajamento Você tem o número de seguidores só você pode usar isso a seu favor Na hora que você for falar sobre publicidade então depois tomei um soro aí essa despesa que eu voltei ao longo do ano eu vou planejar quando eu preciso faturar para que a minha empresa esteja saudável E aí é que tá esse é o pulo do gato a Camila mais a minha empresa vai tá saudável no primeiro ano nenhuma empresa para saudável no primeiro ano gente essa é a realidade você vai abrir o café aqui pessoal do café
ele vai colocar um dinheiro no primeiro momento para montar tudo isso para contratar as pessoas ele vai ter um custo mensal para tudo isso que ele ainda não sabe se vai ter um retorno é mas como qualquer empresa você tem que ter um caixa para que isso aconteça até que o dinheiro retorne na música não é diferente você faz de Almeida Às vezes a mesma coisa então você vai estudar sempre o a quantidade de lançamento que você tem que fazer qual o custo a periodicidade né gente puder prateleira do melim cheguei à conclusão que a
Merlin lança 18 músicos foi um álbum de um GAP de dois meses um símbolo alguém pedir um mês aí vocês é só estudar é mais fácil do que imagina Ah beleza entendi isso vou direto para o meu discurso que foi que a gente conversou a você que o discurso não vem primeiro do que a prateleira porque primeiro você tem que mensurar quanto vai gastar aqui você não menciona mais nada aqui você não tem mais custo aqui você vai estudar você vai de fato entender o que aquele artista de novo que tá naquela prateleira tá defendendo
Amelinha ela defende ficar quieta Amelie não se envolve politicamente amelim sabe que ela tinge uma quantidade de criança muito grande e que tem que ter um limite entre o que a banda Faz o que a banda mostra e assim sucessivamente mas se você para para falar com os melins eles tem os Melissa ótimo É mas a gente chama assim novamente as 30 trinta ibelings você para conversar com eles eles têm um legado a deixar eles têm um objetivo eles ajudam várias ONGs eles têm onde e colocar o discurso deles na maioria das vezes tá E
aí eu sempre falo que o artista ele não pode ser só um artista e tem que ser um formador de opinião e que principalmente hoje quem consome está muito mais exigente não caio mais nessas pegadinhas de tipo vou comprar o artista porque ele é de um jeito e aí encontro com ele ele é de outro isso é muito importante antigamente 1900 e Caetano você podia simplesmente escrever lançar subir no palco e cantar você não tinha mais nenhuma obrigação além dessa além de ensaiar obviamente hoje em dia não hoje se você bota o pé fora da
sua casa eu costumo dizer fora do seu quarto porque se tem alguém na sua casa que trabalha lá com você é importante que essa pessoa continue consumindo o personagem que você criou esse personagem é você só que obviamente com o louco as coisas que vão fazer sentido dentro da sua carreira e a gente coloca embaixo do tapete as coisas que não vão fazer sentido para sua carreira eu não sou super legal sempre legal isso já existentes para todo mundo tá pessoa que trabalha no banco a pessoa que trabalha ali eu não vejo diferença nenhuma não
por isso que eu tô falando de mim que souber que esteja que não sou artista eu acho exatamente assim parece que eu sou feliz o tempo todo super alegre e através das redes sociais não por várias vezes eu tô chateada por várias vezes eu tô brigando eu até tento deixar isso claro para as pessoas em algum momento mas aquele artista que tenta fingir que não tem problema que tenta fingir que a vida é cor-de-rosa que é tudo maravilhoso não passa a verdade e apartamento que ele não passa a verdade gente eu vou falar para vocês
o público decente um fã sente e ele vai deixando de consumir ao longo do tempo então se você quer construir uma fanbase forte entenda que o seu papel hoje vai E você tá cantando e do show que você tá fazendo é do momento que você bota o pé fora de casa então você chegou no show a maneira que você vai entender o seu contratante a maneira que você vai atender os seus fãs vai fazer toda a diferença se você vai voltar ele de novo não então todo mundo falar eu quero trabalhar com você porque você
vai me colocar nas boas amor eu abro a porta da boa lá dentro tem que se ver é você e quantas portas eu abri para quantos artistas que não souberam aproveitar muitos por isso que é importante vocês entenderem qual é o papel de vocês e qual é o papel do empresário porque eu sei que tem empresário eu sei que tem artista então fica muito mais fácil então uma música muito boa e uma personalidade vazia na minha opinião dificilmente se sustenta hoje em dia principalmente tá eu costumo dizer gente Roberto Carlos tem Instagram e posta e
olha Roberto Carlos com foi humano né agora duas semanas atrás mandando e ele foi histórico foi maravilhoso que desconstruiu o próprio objeto caso né não todo mundo achava que era perfeito ele tava sendo com aquele terno com aquele cabelo Impacto a vida inteira e não via problema nenhum e ele foi simplesmente humano ele mandou além de jogar Rosa ele falou cala a boca que ele tava gritando entendeu na frente só que você tá vendo ele aqui cantando ele faz aqui vai provavelmente para o Roberto e volta para o Roberto Carlos só deu uma desligada galera
acontece e eu acho que as coisas estão ficando cada vez toma essa que tá ficando mais legais que você não viu aberto que elas tomado tanta porrada como seria tê-la cinco anos atrás meu Deus o Roberto Carlos fala o Roberto Carlos grita com alguém não muito pelo contrário ele foi humano ele aproximou de alguma forma e eu acredito que tem até aumentar o engajamento dele podia ter feito uma pública gente mas não fez infelizmente enfim e depois que a gente entendeu que é um negócio montou achou Nossa prateleira montou o nosso discurso a gente vai
para agenda de pop star que eu costumo falar e na maioria das vezes as pessoas acham que o telefone começa a tocar quando a pessoa começa a trabalhar comigo né ah não sei uma pessoa o telefone começa a tocar eu quero eu quero eu quero eu quero falar uma coisa para vocês até hoje Quem corre atrás das coisas para todos os meus artistas independente do tamanho que eles estão somos nós até porque se eu já cheguei aqui eu quero outro lugar esse outro lugar não me ligou ainda sou eu que vou ligar para esse lugar
e eu não vou ficar esperando a Não eu trabalho com Kevin o Chris ele tá no top 50 Global mundial e aí alguém vai ter que brigar aqui pela contratar o queve ou para botar o Kevin no maior palco da face da terra ou não gente foi muito pelo contrário eu sigo abordando pessoas pesquisando pessoas tem um monte de gente nova no mercado né porque eu tenho 19 anos de mercado que eu falo Pronto agora os direito já conheço todo mundo isso não existe Eu Sigo todos os dias pensando quem eu não conheço que eu
posso conhecer e que através desse Network eu vou conseguir usar para os meus artistas Então como a gente costuma fazer com os nossos artistas lá dentro da k2l que obviamente vem com o investimento mas é o tipo de coisa que você pode fazer também sem investimento principalmente Hoje em Dia com aulas online concursos também presenciais e online que a montar sua agenda de Pop Star e essa frase bonita Aqui disciplina é liberdade eu fico brincando que foi alguém que fez lá do escritório porque eu nunca falei isso não né Tati A Tati tá ali deve
ter sido ela que fez Mas de fato eu entendi Depois de ler essa frase que foi feita pela tática é isso que eu faço eu faço com os meus artistas e por sua vez me obrigou a fazer comigo porque eu vivo agenda deles então se eu não for disciplinada se eu não acordar naquela hora fizer aquele em inglês daqui a uma hora eu tenho qual com o meu artista pessoa ficar daquele como agenda dele naquele momento e aí depois eu tenho com o outro e depois eu tenho com o outro então se eu não colocar
a minha vida dentro de uma agenda eu uso agenda do Google e aconselho que vocês usam porque é muito fácil muito prático em tem para todo mundo usar e não colocar os meus compromissos dentro daquela agenda eu não vou conseguir acompanhar o trabalho dos meus artistas então para o artista não é diferente ele é entra a gente entende Quais são as deficiências o que tá faltando para que ele assista a pergunta para ele o que ele quer fazer o que ele quer aprimorar que você gostaria de estudar agora lá eu gostaria de estudar outra língua
então beleza vou botar que línguas Olha eu acho que você tem que se expressar melhor no palco expressão corporal Olha eu acredito que todos os artistas todos os cantores de vão treinar você desse tava circulação Europa qualquer outro tipo de coisa que você precisa de folha Você tá em cima do palco isso não é só por estética não tem absolutamente nada a ver com estética tem a ver com entrou uma pauleira de show é um tem uma pauleira de compromisso que é só saúde vai estar em dia Afinal você tá sendo esse tom não vai
ser um choque não fazer nada e da noite para o dia comecei a fazer e principalmente que é o que eu costumo falar que aí a parte arte pela arte que vocês devem gostar e joga pro universo gente se você escreve numa agenda que você tem uma agenda lotada e você de fato Faz aquela agenda tá lotada você ganha em vários aspectos chegar primeiro você gera conteúdo Qual artista que é interessante que acorda e fica em casa o dia inteiro Qual artista que vocês peguem que vocês consomem que vocês acham Bacana esse tipo de conteúdo
dele está o dia inteiro sentado no sofá olhando pro teto e fazendo Stories do teto da música ou de qualquer outra coisa acredito que vocês gostem de acompanhar aquele artista que tem uma agenda lotada que tá cheio de compromissos que vocês como artista não vão conseguir de alguma forma se basear na agenda dele e a mesma coisa só que quando o artista chega eu não tenho essa demanda ele já não tem essa agenda e eu preciso montar e a gente lota de compromisso todos os artistas que começaram comigo do zero tiveram pelo menos nos três
a meses 12 horas de agenda lotada e 12 horas mesmo até para já se acostumar porque vai ser assim se der tudo certo Galera vocês vão dormir 4 horas por noite vocês vão trabalhar o resto do dia vão ter que estar sempre lindos maravilhosos e muito receptivos a todas as pessoas Esse é o futuro que vocês querem Esse é o futuro que vocês estão sonhando para vocês é isso que vocês vão mesmo é porque vocês não sabem vocês lembram Vocês só pensam na hora que foi estão em cima do palco suados E agradecendo o final
de um show grandioso sabe mas não é até chegar aí é muita ralação e essa relação começa por nós isso pode ser plena de pegar uma agenda montar uma agenda de acordo com as suas necessidades procrastinar é o calcanhar de Aquiles de todos os artistas todos os artistas que eu conheço na face da terra eu pegar e a sua música Tá pronta não não pega tem que fazer mais alguma coisa Não não não pera O que é só uma cópia de monitora em não vai para mim e para Master ainda eu adoro precisar deixa de
me mostra fora primeiro corte faz isso a 19 anos gente eu já sei o primeiro corte eu já sei que a sua música não tá pronta 100% pronta Porque nunca tá isso se estende a produtor musical e a todo o resto o nosso papel como empresário é colocar aquele da Edilaine e fazer acontecer e paisley é a parte mais difícil porque o produto é um ser humano ele pode acordar no dia com cólica com dor de barriga mas para baixo sem a fim de tentar fim de fazer aqueles compromissos só que se tudo isso acontece
você trabalha no banco você vai deixar de trabalhar não você vai a não ser que obviamente você esteja passando muito mal eu não consigo ir mas você acordou com uma pequena exposição você vai trabalhar do mesmo jeito e o seu trabalho como artista é acordar e para aula de canto ela de canto malhado malhado aula de inglês preparação cor e o estúdio acordou no dia seguinte tudo isso de novo acordou no dia seguinte tudo isso de novo eu sou um artista mas eu não tenho demanda de show vai para o show no final de semana
Qual o show de artista que você admira e que você se imagina fazendo aquele show então vai para o show dele vai fazer laboratório e eu uso essa metodologia que formou minha primeiro momento todo mundo a chamei louco da Anitta para frente antes da Anitta nem eu nem sabia que era isso que podia fazer a diferença mas depois dela com achei que sociais fervendo foi o que fez a diferença eram eram tal das pessoas ligarem e precisarem da Anitta para uma entrevista no primeiro momento e eu tendo que falar para ela não tem espaço na
agenda dessa semana o jornalista falava ao assessor jornalista não é possível agora eu acabou de nascer fala pois é mas agenda dela tá lotada e aí você acaba lidando com escassez esse jornalista volta lá para redação e fala aí tá gente negócio Detran a menina lá Anitta que Anitta aquela menina foi que tentar marcar uma matéria com ela não tem horário não tem agenda como é que a gente da garota lotada E aí meu amor jogou Pro universo começa a boca a boca e gente e eu fiz com todas as artistas e todos os artistas
depois da Anitta eu tive muitos Cada um com as suas limitações o Kevin a produtor musical O Kevin não quer ser entubado um monte de coisa durante o dia porque ele gosta de ficar no estúdio fazendo música mais uma coisa sobrepõe a outra seja tal no instante fazendo almoço está gerando conteúdo ele tá gerando conteúdo Ele tá fazendo a música a música vou subir no Spotify vai gerar dinheiro o dinheiro vai entrar e a matéria vai surgir do mesmo jeito e as pessoas vão querer o Kevin da mesma forma mas ainda assim o Kevin tem
na agenda dele separado momentos em que ele estuda que ele pesquisa no YouTube que ele abre novos programas de produção que ele faz a preparação vocal que ele canta então ele tem que fazer de qualquer maneira já entendeu que isso é importante para ele e aí fica muito mais fácil só que para todos os artistas que eu trabalhei a partir da Anitta foi isso a gente monta uma agenda de pop star 100 que a pessoa seja um Pop Star e do momento que ele vai vivendo o telefone vai começar a tocar porque é isso que
eu vou vendendo na imprensa eu pego tudo que tá acontecendo eu chego na empresa e falou que tá cheio de coisa para fazer a imprensa acredita e pede uma matéria outra matéria e daquela matéria a gente já estudou já fez um vídeo trem já sabe que tem que falar naquela matéria para render clique lembra de novo a gente de alguma forma manipulando essa externo que não é manipulada ela tem uma assessora de imprensa na minha frente eu falando para ela ser ó Então tá meio complicado podia testar dava para cá mas é isso que a
gente faz dessa realidade você sabe disso você trabalha assim mas enfim Então essa montar essa agenda seguir essa agenda Eu adoraria te virasse uma realidade de todas as pessoas que estão aqui e a independente do que elas fazem Independente se você artista o empresário mas se você trabalha no showbusiness isso aí vai fazer toda a diferença na sua vida você como empresário consegue ter um olhar macro do que vai acontecer com os seus artistas e o que você precisa fazer para que essas agendas chegue mais fortes e para o artista obviamente é o que serve
para a gente de material para que a gente venda para imprensa para te ver para contratante toda semana eu aviso meu contratante que meu artista tá fazendo alguma coisa diferente mas ele só tá fazendo alguma coisa diferente porque eu fiz ele fazer Porque até então se ele não tem demanda não tem pessoas me ligando enlouquecidamente para levar a filha para todos os lugares hoje mais precisamente olho agenda da trilha filha para quem não sabe é uma artista do meu escritório e também minha filha mas hoje eu consigo olhar agenda dela e falar ops não tem
horário mas isso Demorou meus amores um ano para acontecer durante um ano era gente que lutava agenda assim senhora voltar vou até bater palma e ritmos individuais mas era o que aconteceu tá bom a partir daqui a gente vai começar a falar sobre planejamento mas antes de eu queria que todo mundo que tá aqui obviamente já deve ter conhecimento sobre isso mas que seu trabalho com música esses quatro tópicos que estão aqui precisam ser assim o momento zero nasce quero trabalhar com música preciso entender sobre o abc o programa sei lá gente setenta por cento
dos artistas que eu converso na minha vida de alguma maneira já deixaram de receber por falta de conhecimento já deixaram de recolher os seus direitos por falta de conhecimento e antigamente não ter esse conhecimento Tá ok na minha época quando eu comecei eu tive que bater cabeça que ninguém me falava e não tinha uma Camila kioti pode jogar tudo para rolo não Então eu tinha que me ferrar por várias vezes até chegar aí só que hoje galera só dá um é literalmente essas informações que eu coloquei aqui elas estão todos no Google então de cara
eu vou entender sobre obra obra é a parte autoral dentro do fonograma e o fonograma é a parte a forma mecânica é a partir de produção isso geram src e esse src vira o CPF da música que a gente continua falar e através desse CPF da música que você consegue entender onde eu sou música tá chegando se o ecad está pagando o seu direito se no Spotify tá tudo sobre controle é ali que você vai misturar tudo que vai acontecer com a sua música Então é muito importante que vocês tenham conhecimento sobre isso associação para
recolher o seu direito de decade e eu costumo falar que se todo mundo aqui tá que hoje com digital quiser viver da música ou quiser que seus filhos e netos visão da música alguma alguma geração vai viver se só você ouve Sua Música todos os dias se você deu um Play na sua música todos os dias vai chegar um determinado momento que o dinheiro que pingo pingo pingo pingo vai ser o suficiente para você investir na sua carreira o ideal é que obviamente não seja só você que você possa divulgar para mais pessoas para que
esse dinheiro seja maior e você possa investir na sua carreira mas se você tem todos os dados da sua música organizada cadastrado da forma certa fica mais fácil de você mensurar está sendo feito da forma correta e principalmente você recolher os seus direitos ganhar os royalties das músicas que vocês estão distribuindo e também recolheu direito autoral de vocês metade para isso todos os artistas editoras escritórios que assim tem alguns escritórios que não sabem que são Editora eles editam por quê a PJ deles permite que ele sede tem uma música mas eles nem sabem que estão
fazendo isso e o próprio Editora tem que estar associada também algum lugar para recorrer recolher o direito de que dizem respeito aos as obras que estão editadas com ele então de cara se associe a uma dessas você Se informa enquanto a isso acho até que pode começar por aí aqui realmente é um momento deram e a partir daí é o BC abramos Alguém vai te explicar como funciona todo o resto editoras e agregadores e só que eu tenho que chamar atenção porque hoje muita gente consegue abrir um painel das agregadoras subir a sua música Ali
e distribuir ela no Spotify dizendo as plataformas de streaming seu ótimo né traz uma Independência para gente absurda só que dentro dessas desses painéis dessas agregadores não diz que você tem que ditar sua obra um lugar e ele só pega um de acordo com o xizinho que você dá um clique você não tem medo não menor noção que você tá fazendo e quando na verdade agregador ela é para distribuir a sua música ela vira sua distribuidora e a sua Editora está errado Principalmente quando aquela música não foi escrita por você você pode acontecer seu amiguinho
escreve ele escreve super bem olhou para você caramba estamos que sua cara você grava você sobe no painel e naquele painel e algum momento você dá um ok dizendo que aquela obra é sua que você escreveu Você não tá nem sabendo que você tá fazendo só foi dando OK logo que o seu objetivo é que a música subir se fosse olho para o mundo aí a sua mãe quer os deuses da arte da não lá dá um dedinho somos que estoura vem o seu amigo que escreveu para você e te acusa de roubo diretamente ele
não sabe que você não tinha conhecimento que você fez aquilo da forma errada ele vai direto falando me roubaram me roubaram que é o que você o resultado por muitas vezes de fato existem empresários escritórios e pessoas que se aproveitam de quem não entendi mas hoje em dia se vocês buscassem conhecimento não passarinho para esse tipo de coisa e tem que levar em consideração essa terceira possibilidade que você não sabia de nada você só queria distribuir sua música E aí a partir do momento que vocês descobrem que tem alguma coisa errada nessa obra ou nesse
programa ainda dá tempo de voltar atrás galera então é uma coisa que se você recebeu depois que não consegue resolver ou você vai criar uma dívida com aquela pessoa que era dona do fonograma ou da obra não dentro do ecad beijo eles tiram direito das outras músicas que você deveria ganhar passam para aquela pessoa porque você reconheceu que foi ela que escreveu e fica tudo resolvido Então antes de acusar alguém antes de ir primeiro estuda e em busca fazer as coisas da melhor forma possível é sobre selos de gravadoras e bota aqui essa observação porque
hoje é muito comum as pessoas falarem eu tenho selo porque um cê não pode ser um CNPJ gente só o CNPJ e só uma pessoa trabalhando só que um selo é uma mini gravadora eu tenho selo eu tenho 12 pessoas trabalhando nesse selo eu tenho mais uma empresa que presta serviço para mim que é de prestação de contas e direito autoral que tem mais oito pessoas Então tem 20 pessoas trabalhando para o meu celu por quê que você vai achar que você vai simplesmente abrir seu CNPJ e vai ser um selo o selo ele serve
para fazer alguma gravadora faz cuidado a sua música do seu fonograma tentar projetar você artisticamente através da sua música em todos os lugares o selo não vai cuidar se você vai fazer aula de canto o selo não vai cuidar do seu show tá bacana o selo vai cuidar do seu fonograma da sua música Mas ele tem que pensar como te projetar PA a crença Esse é o papel do seu é para tá tudo organizado para cadastrar suas músicas da forma certa então quando você é da sua música da o seu filho para alguém cuidar você
presume que aquela pessoa sabe o que ela tá fazendo então antes de assinarem com os selos mirabolantes que aparecem para vocês já todo momento estuda aquele seu faz a seguinte pergunta quantas pessoas trabalham lá você tem um departamento de marketing o que o departamento de marketing faz e vocês precisam ter conhecimento que existem essas minúcias Vocês precisam saber o que cobrar das pessoas na música tem muito isso tem gente que começa a trabalhar numa assessoria de imprensa e aí chega para assessorar no primeiro dia e fala e aí quando que eu vou fazer o Luciano
Huck mas não amor você começou agora você lançou 6 música praticamente ué mas eu não vou fazer o Luciano Huck mas eu te contratei claro como é que você vai botar para fazer o Luciano não gente saibam o que pedir isso faz toda a diferença aí vai do bom senso é você se enxergar Onde você tá e de fato entender se você pode entrar naquele lugar ou se você pode pedir aquela oportunidade eu sou a rainha de saber isso eu tenho eu fico brincando né eu tenho o telefone da Ana Maria Braga no meu telefone
mas eu vou ligar para Ana Maria Braga para todo dia para pedir o que para ela gente que as pessoas falar para você é mole né Você tem o telefone do Luciano Huck da Ana Maria Braga por quê que vocês acham já que eu acordo eu falei aí Lu é só botar o Kevin hoje não não gente não é assim que funciona de forma alguma em algum momento ele precisou falar comigo eu peguei o telefone dele tá ali agora se um dia eu vejo os filhos tô dando como exemplo tá gente os filhos do Luciano
Huck postando Kevin toda hora dizendo que gosta do Kevin marcando Kevin dizendo Kevin quero você na minha festa eu vou falar Luciano tudo bom Aqui é a Camila que você conversou comigo 1915 precisado do fulano ciclano beltrano vamos lá então eu vi que seu filho tava falando sobre o Kevin que gosta do Kevin que queria o caminho aniversário dele Pais meu sonho empresária do Kevin aí eu vou dar sensação de que eu tô resolvendo um problema para ele eu soube usar o meu contato eu não fui Simplesmente falei aí Lu boto Kevin para tocar você
não é assim que funciona eu realmente vou ver aqui hoje para desconstruir que romantismo que vocês acabam tendo na cabeça então em relação às penas e é isso para que vocês tenham conhecimento e saibam na hora de cobrar tá beleza a gente na casa da ideia de vídeo planejamento dessa forma receita despesa e a gente faz um music Bad music Boa noite nada mais é que um documento que serve de apoio para que a gente é Organize todo lançamento e siga todos os passos para acompanhar se aquilo que a gente organizou e planejou tá dando
certo ou não para não ficar vago aí eu vou fazer dancinha de Tik Tok vou subir uma hashtag no Twitter e vou pedir pra galera fazer o preço viu não é só isso então quando eu vi o que a gente fazia muitas vezes por hora porque a gente lança sei lá quase 700 músicas com a juntar o Casting tudo eu vi que faltava um documento Claro objetivo prático para que eu pudesse usar e me auxiliar a todos os lançamentos que eu faço mas não disse a gente tem que falar sobre a parte chata que é
despesa e receita e nem foi sem sombra de dúvidas a minha fórmula da coca-cola foi esse planejamento foi essa planilha que eu uso até hoje eu uso Inclusive eu uso os artistas que trabalharam comigo continuo usando eu fico feliz para caramba Porque de fato serve para você ver o orçado e o realizado orçado e realizado e assim você não perde gente você não fica sem sem parâmetro Por que tá acontecendo só um minuto que eu tô falando com a Carol o próprio tá bom quando você monta esse planejamento Eu costumo sempre porque sonhar não custa
nada né galera também sonho para caramba tá não muda não eu começa já tem uma hora Gente que babado olha e olha que eu tô tentando 60 Mas vamos lá quando eu montei esse planejamento Eu costumo montar o melhor dos mundos e depois obviamente eu vou para realidade né vou dar como exemplo aqui a Rebeca que começou a ser investidor nenhum eu montei o planejamento de um milhão e meio ele terminou isso que tá meu reais o ano inteiro mas ok era o que a gente chega no primeiro momento então aqui a gente começa pelas
despesas eu sei que é ilustrativo depois que eu consegui disponibilizar essa planilha para vocês eu disponibilizo mas no final vou falar sobre o curso ela tá lá aqui eu tenho todas as despesas onde eu vou mencionar o cada uma delas aqui essas linhas todas elas são importantíssimos é importante que você ponto em todas elas ao longo de e para depois de um ano você ter ideia você tá dando certo ou não mas que tudo que você colocar aqui dos valores que você colocar aqui eles precisam ser seguidos à risca a gente nunca gasta mais do
que planejou muito pelo contrário se eu monto um planejamento de 1 Milhão eu vou fazer de tudo para terminar o ano esse primeiro ano e 800 mil que eu monto um planejamento de 100 mil eu vou fazer de tudo para terminar o ano gastando 80.000 reagir guardada as devidas proporções Foi o que eu disse a carreira da Rebeca a gente juntou três meses de show e sem ganhar absolutamente nada que Deus 50 mil reais e a gente dividiu esse 50 mil reais nos primeiros oito meses de carreira dela até ganhar mais um fôlego com o
show para pegar o resto do ano só para vocês entenderem então aqui ficam todas as despesas o que a gente julga importante que tenha na carreira de um artista aqui por exemplo tem rádio Camila eu vou fazer rádio todos os meses Óbvio que não se você fizer isso vai entender que não vai dar é caro para caramba nenhum artista meu nem aquele que faz muita grana hoje eu faço rádio um ano inteiro porque o investimento muito alto e hoje existe investimento digital o clipe conteúdo e acaba ficando tudo muito caro e aí eu vou para
receita depois que o mesmo chorei quanto eu vou gastar eu vou projetar quanto vai entrar só que aí aqui tá existem artistas que já estão na rua estão fazendo barzinho tá fazendo isso ou fazendo aquilo outro tem que meu celular do mesmo jeito a gente começa com cachê do show média impostos comissão externa comissão interna é normal assim você tem um vendedor paga comissão para ele e ter outro vendedor externo que tá fazendo um corre se você é um vendedor se você é empresário mundo ideal é que você tenha todos os contratantes bom e que
você não deixa essa pizza que é fatiada tantas vezes até chegar no artista porque no final ó o artista ele ganhou lá no final pagou todo mundo o artista e empresário investidor né Ganha lá no final você paga todo mundo para depois de o líquido do seu show então é importante que você minimize a relação entre o contratante e você empresário para o seu artista obviamente tem um faturamento maior a previsão de digital Como é que você sabe a previsão do digital vivendo É vivendo um Hit vai aqui uma música média vai aqui uma música
aqui foi pequena rende nada Mas vendi alguma coisa é aquilo que eu falo para você se você escutar sua própria música Vai render então rende e a partir disso você começa a mensurar e embaixo a previsão de receita de Publicidade que dependendo da carreira que você abraçar e que você quiser tá se você quiser fazer uma carreira pop pop Luisa sonza Você tem que sair da cidade você começou essa carreira e no seu planejamento quando que entra se eu faço uma uma carreira é pautada na carreira da Luisa Souza Camila pelo menos no seu sexto
sétimo mês já necessariamente precisa tá pingando alguma coisa de Publicidade que não seja o dinheiro acho que seja a famosa permuta aquilo tudo que a gente conversa Organize Então essas três dias receitas aqui elas vão estar de acordo com que você vai gastando mês a mês e aí chega no final do ano você tem um saldo esse saldo pode ser positivo não maioria das vezes é negativo tá eu mentira eu já vi várias vezes no primeiro ano a conta fechando mas não é uma prática é muito fácil fazer a conta fechar quando eu consigo investidor
para o artista e ele bota uma grana ferrada mas a Rebeca propriamente dita conta foi fechada depois de quase sei lá 2 anos 3 anos ela saiu e quando ela voltou os últimos dois anos que a gente conseguiu trabalhar de boa mas de cara eu preciso vocês entendam com essas três receitas Agora sim depois que eu menos já está no ano pode excluir que você vai fazer em um ano o que eu projeto de entrada nesse um ano eu vou falar sobre cada lançamento fiz um ano vou para o lançamento E aí é que eu
entro no Music Bullet que eu falei para vocês E lembra que eu falei que você dá um tiro quando ouço uma música que você tem que acertar várias categorias e são várias eu é porque eu não trouxe cases aqui porque depois você vai pro YouTube eu podia ficar botando a cara dos Artistas aqui mas eu comprovadamente fiz isso com várias músicas e que eu consegui mensurar o retorno delas depois gente é muito legal quando você pega uma um music Bullet e você sabe que aquele Ritchie E você já juntou dinheiro você já tem sua base
de fãs você já tá seis meses de lançando música cara agora é a hora de eu dar uma investir Dinha maior vou tentar pontuar em Todas aquelas categorias vou ver o que eu vou fazer de challenge nem que eu peço ajuda dos amigos no Tik Tok vou fazer um para save para o Spotify vou pensar uma ação de marketing externa alguma coisa aqui eu possa fazer que não seja online mas que eu vá ajudar a a música de algum e a crescer vou pensar como eu mando para canal de TV canal de música canal de
clipe Hoje tem eu falo para todo mundo falei na segunda-feira o Music Box tá pegando vários conteúdos Independentes super legais para transmitir Isso já é um ou uma pelo para vocês para chegar por contratante falar olha meu clipe vai estrear no mesmo que Box então usem o Music Box que estão crescendo eles precisam da gente eles precisam que artistas entreguem conteúdo lá para que eles cresçam mais e assim sucessivamente que eu não adianta ficar na mão demitindo multishow multishow ele te ver tem leite van Tem bis tem outros lugares que a gente pode ser colar
os nossos clientes dos nossos conteúdos de vídeo e a gente fica naquela tara de multishow multishow multishow mim te ver então vamos abrir a cabeça e Intendente que quando a gente faz um clipe e a gente precisa que ele esteja vinculado e aquilo dali É onde a gente entra aqui em canais de música que é muito importante TV qualquer coisa de TV galera qualquer TV que eu Se você pegar uma tv pequena aqui TV local Rio de Janeiro hoje ele tava fazendo um programa da Band local que vai lá sábado de manhã para o lançamento
da música dela que ela lançou ontem a tia alcançou todas as categorias da música que lançou ontem a gente não gostam real é porque essa música tá dentro do álbum e o álbum já recebeu toda a gestão de investimento que podia receber então tudo aqui foi na base da criatividade depois de vocês puderem pesquisar como tá sendo aí cê lançamento de arrepio que essa música sejam entender o que eu tô falando mas tem que a lente do Tik Tok tem Felipe gravado na brodagem' na amizade no amigo que faz para o amigo do amigo porque
ela queria trabalhar outra música do álbum Mas a gente não chama dinheiro ela falou então foi lá fez ocorre dela voltou e falou tá tudo ir posso lançar Claro pode lançar Vamos tentar um repetindo que a gente chama de dentro das plataformas digitais então o Music by leite é basicamente tudo aqui você pensa em ações para cada linha dessa mensura todas essas ações ver se você vai ter dinheiro ou não e sai para o ataque mas não para no meio do caminho não só não fala que você vai fazer uma blitz no Twitter juntar todos
os seus amigos para subir uma hashtag não consegue subir essa hashtag falar não vou fazer mais aquela são de marketing não vou nem ligar para pré-save Deixa isso para lá não faz isso aí eu não vou conseguir entrar em todas as categorias Beleza a gente volta ao Twitter ali a gente ir lá no Sua Música da Rebeca que ela era muito introspectiva não era uma música pop a gente já tinha certeza absoluta que a gente não ia viralizar no Tik Tok com essa música mas a gente criou se ela é de Tik Tok independente disso
mas é introspectivo romântico a pessoa ouvir uma música que pensar em alguma coisa mas crie alguma coisa que diga respeito a todas essas linhas para cada lançamento de vocês todo lançamento gente todo lançamento lá na cadeira gente fala vamos abrir o Music Bullet E aí a gente vai criando uma estratégia diferente onde todas elas combinem uma outra muito única coisa que é a E aí E eu acelerei agora em Rodrigo conseguiu onde eu cheguei dúvidas mas diante das dúvidas eu queria falar para vocês sobre o curso que eu tenho eu vou ter que vender meu
peixe sem sombra de dúvidas mas assim eu não fiz isso com o objetivo de ganhar dinheiro de fato Hoje ele tá pagando o próximo curso que eu vou fazer mas o que eu queria era conseguir compartilhar realmente o que usava porque as pessoas sempre falam vamos planejar planejar a estratégia mas ninguém explica então no custo do muito case para vocês isso que eu falei aqui ah não Rebeca eu fiz assim não quebra fiz assim não Anitta fez assim no forno assado lá eu pego as coisas reais que eu fui fazendo com sem dinheiro com música
explícita com música light com música romântica eu tenho milhões de cases para passar para vocês então não tem muito argumento do tipo ah eu não tenho grana a minha música na comercial porque lá eu dou case para caramba e disponibilizo esta planilha para que vocês baixarem comecem a planilha de um planejamento né Para que vocês baixarem comecem usados podem mesmo music Bullet dois exemplos de música Bullet e eu acredito que seja um investimento muito maneiro porque hoje eu consigo receber feedback das pessoas de Caraca cara realmente é me organizei e minimamente eu parei de me
frustrar minimamente eu achei o networking que realmente é precisava porque na música é muito isso a gente acaba dando tiro para todos os lados gente e é o tipo de coisa que pode o tiro aí vai descer para todos os lados a cabeça no nosso pé Então eu tinha que falar do curso para vocês o link desse constar na minha Bia do meu Instagram Me sigam também no Instagram que ela me segue Kamilla Fialho com cai 2l é viu tá vendo já fala logo na sequência k2f e é isso e acabei a a rádio tampar
essa minha vó E aí hoje mesmo eu e ela tava nervosa antes achando que ia falar um monte de besteira não sabia o que falar não falei nenhuma merda né gente YouTube depois vai ficar bonito Banco do Brasil chique e tal mas só como eu fui fina dessa vez não demais Camila a gente já já vai abrir para as perguntas de todos vocês antes eu queria só fazer algumas perguntas em relação tudo isso que a gente ouviu também a sua história é você tava falando agora né do achei muito interessante coisa dos music Bullet do
da Estratégia do do artista né de você tá tirando né para vários lados e muitas vezes artistas da 20 tiros para acertar um é normal é parte do processo um artigo hoje em dia não só hoje em dia mas assim ó a música Ela sempre viveu com em torno de tendências né a gente sempre ai agora o som tá indo mais para o PEP agora tem o coisa do challenge do Tik Tok a surgiu o piseiro enfim é o artista tá começando ele quer desenvolver uma carreira você acha que é mais importante ele ia atrás
dessas tendências ou ele seguiu o coração dele e eu acho que ele tem que mesclar uma coisa na outra pode ser muito honesto assim não vai adiantar Como já aconteceu comigo quando veio essa febre das meninas do pop tinha um monte de gente que tentava na minha frente e fala aí eu quero uma carne igual da Anita e eu olhava para pessoa falar no meu amor você não é você canta uma música introspectiva você pensa de outra forma você arruma antica não ela só pegada é o artista que busca o sucesso a Qualquer Custo na
maioria das vezes não consegue sustentar Então acho que o ideal é você achar um equilíbrio mas também não dá para chegar falando eu vou fazer uma coisa que ninguém fez aí eu já volto três casinhas assim porque eu não tô procurando uma coisa que ninguém fez eu tô procurando Inovar no que as pessoas já fazem eu quero primeiro que as pessoas que o artista encontra prateleira dele se solidifique na prateleira dele e aí depois ele pode fazer tudo aquilo que ele sonhou eu tô com medo tempo para todo mundo a Ludmila Ludmila se solidificou como
funk pop dela lá funk ninguém diz que não é e hora que ela achou que queria fazer um pagode ela fez um pagode mandou super bem tá gravando agora segundo DVD amanhã e tá tudo certo ninguém tá dizendo que ela tá atirando para todos os lados nos sentido de eu não sei o que eu quero muito pelo contrário ela tá mostrando a popularidade dela que é incrível Então eu acho que achar encontrar esse equilíbrio é o mundo dela e você falou muito sobre a gente estabelecer essas parcerias né Principalmente no início da carreira se deu
exemplo até da tia né gravando recentemente aí um clipe na brodagem' tudo mais e aí uma dúvida que eu vejo muita gente Tendo também Exatamente Essa Como começar uma carreira que depende de investimento sem dinheiro só na base da Verdade porque a gente está falando de um uma indústria né que movimenta milhões e que muitas vezes as o abertas na base do dinheiro então como é que um artista que tá começando faz para se inserir nesse mercado sem essa grana hoje ainda fica mais fácil porque o digital te permite subir uma música e fazer chefe
colocar o seu nome tá você o cara que está me ajudando a gravar o clipe eu não tenho como te pagar mas eu vou negociar um pedaço do noite para você eu vou negociar um pedaço do rolete da música com você eu vou prometer uma data para você posteriormente antigamente era que a gente mais fazia no funk era simplesmente chegar para o cara que eram contratante possível contratante ia comprar aquelas datas e dizia vou te dar cinco datas você me paga antecipadamente para que eu possa fazer os meus clipes E aí quando os clientes começaram
a fluir provavelmente a voltar com o valor de mercado maior e você me bota para fazer o show e pagar no sol custo Não é só na abordagem eu falei que brodagem gente vai sem ninguém ajuda ninguém o bócio me incomoda muito quando as pessoas falam para mim também vai me ajuda pelo amor de Deus da mãe não não ajuda pessoas Eu trabalho com pessoas é diferente então isso é um negócio que vai gerar dinheiro para mim para você que vai ser uma posta minha e sua mas é sempre importante você entender que o outro
lado de alguma forma tem que ser beneficiado é e como é que a gente como é que o artista faz para ganhar destaque no meio que hoje está completamente saturado informação hoje a gente abre o Instagram e a gente tem acesso lá o que tá sei lá ao que a Globo News tá mostrando ao que Anitta postou nos Stories dela e o que o nosso melhor amigo compartilhou lá né a gente está sendo bombardeada de informação o tempo todo como é que o artista faz é para conseguir se destacar em meio a tudo isso primeiro
faz eu acho que às vezes o artista ficar tão preocupada do que ele precisa fazer que acabou o dia de hoje 24 horas de histórias ele não fez nada essa realidade segundo se você tem uma prateleira se você tem um discurso você tá tem que estar sempre muito aberto ao que está acontecendo no momento no que diz respeito a você ou no que você sabe falar com ela perguntei o propriedade né Eu sou uma mulher que tem uma empresa mas majoritariamente e obviamente o defendo as mulheres dentro do nosso mercado e a partir do momento
que acontece alguma coisa com uma mulher no mundo eu tenho que ser a primeira me posicionar através dos meus Stories sobre isso eu tenho que apoiar quem precisa de apoio e dessa forma Por incrível que pareça mais um monte de gente faz Camila mas a página que você faz estrategicamente que você é um dos primeiros a fazer eu falo isso para todo mundo assim acontece alguma coisa no mundo um artista meu se posiciona antes de todos os outros quando a imprensa Vai dar Ela fala artista e se posiciona a respeito disso tá lá carinha do
meu artista porque o filme das primeiras esperar que aquilo delivery uma Trend para você falar a respeito daquilo aí você vai ser só mais um agora entender que aquilo ali faz parte do seu discurso que é um assunto que está começando a viralizar e que você precisa se destacar é fundamental então faça uma esse tipo de coisa eu achei minha prateleira Tem várias coisas acontecendo quanto ao seu discurso numa a pesquisa todo dia quando acorda O que diz respeito a você depois você vai ver o Stories do fulano de ciclano beltrano Mas pesquisa o que
tá acontecendo no mundo e que você pode se posicionar e que vai te trazer um destaque que pode viralizar para que as pessoas vejam o seu conteúdo e a partir de sua obra é a hora que a onda sob a hora que audiência tá em cima de você é o momento de você fazer do Limão uma limonada e Mas isso é um caminho pouco delicado também né para parcelar começou a guerra na Ucrânia e o artista vai lá correndo para dar uma opinião sobre e acaba falando uma besteira por isso que eu pedi para estudar
empresários auxilia seus artistas nesse momento eu Camilo obviamente tem um time de pessoa hoje eu tenho uma preparadora artística que estuda com esses artistas o que eles vão falar para que aquilo ali não virem contra eles mas aqui no início eu tava falando sobre isso o artista você se arriscar se ele quer ficar na zona de conforto dele com medo desse tipo de e vamos posicionar vamos de posicionar da forma errada é porque na maioria das vezes ele tá com preguiça de estudar porque se ele estuda e fala com propriedade ele se destaca agora se
fala um monte de besteira é de novo a mesma coisa de saber como pedir saber como abordar alguém entendeu E tem artista que muitas vezes visualiza justamente falando bobagem né também tem esse outro lado é você acha que de alguma forma é existem polêmicas que dando errado pode ser benéfico para a carreira de um artista ele pode usar um erro a seu favor Olá eu sou especialista É o que eu mais fácil pegar porque são humanos foi o que eu acabei de falar aqui eu acho que quando isso acontece é tão bonito quando o artista
se desconstrói pede desculpa e ele cria uma identidade tão forte assim com o ser humano com quem tá do outro lado que eu acho que vale a pena viver com um artista você viver a vida real exposta hoje em dia não tem muito como fugir disso sabe então o importante é que você entenda Se der algum problema você tem que ter um plano aí para não ver eu falo isso tempo todo assim houve tão tem sido um botar case para mim nesse momento porque eu vi tão é um cara extremamente ousado e que gosta realmente
se posicionar e causar estranheza nas pessoas e o Brasil não está preparado para isso né então bate nele o tempo todo e ele brinca eu comecei o ano eu era um talarico do meio do ano eu sou gay no final do ano você é o quê Porque de acordo com o o que o povo fala ele é tudo mas como é que o cara que era garanhão e fevereiro garanhão talarico né é o cara que é garanhão que pega geral é o mesmo cara que tô chamando de gay agora absurdamente só porque ele mudou a
maneira de se vestir então é esse tipo de coisa que eu admiro no artista Eu acho incrível quando ele cria essa quando ele provoca essa discussão ele ele tira as pessoas da zona de conforto que do final isso né quando ele falou para mim que eu não posso me vestir sincero porque aí você fica Caraca É verdade gente não faz o menor sentido porque a minha vó disse que não pode E aí eu tô repetindo que minha vó disse que a gente não tô aqui para repetir o que nós avó disse dá para entender que
o mundo mudou se adaptar atualizar e viver a partir de quinta mas os artistas e ao mesmo tempo ele fez um trabalho super legal também com a população indígena né se aproximou do movimento algo que era importante para ele e que ele viu com oportunidade de também usar visibilidade dele para ajudar o movimento e olha para te falar ele sempre e ele sempre foi associado a limpeza mas ele nunca conseguiu colocar isso da forma certa ele nunca conseguiu passar isso adiante para que as pessoas ao invés de baterem nele por outros motivos falta sem admirar
l e foi não vi tão você para você vai para uma tribo indígena você fica lá dormindo numa esteira debaixo de uma oca por amor o realmente queria mudar aquilo dali você não responde para ninguém com medo do que as pessoas vão falar porque você vai estar expondo Parece que você quer se aproveitar só que isso é real e saiu de você não fui eu que pedi de acordo com o seu planejamento você vai defender os índios Só porque não isso veio de você então nada mais bonito do que mostrar e a partir daí quando
o empresário estímulo artista ele foi ri ele teve tomou a decisão de ir acho que vou escrever na minha barriga porque no final da coreografia do dança a menina arrancar minha camisa que que você acha falei deixa eu ver na Globo primeiro se você não vai dar nenhum tipo de problema para você mas eu acho Oi desculpa ladrão do eu acho que é isso que eu tinha que fazer mesmo porque é isso que as pessoas admiram o artista e queria te fazer uma Última Pergunta antes da gente abrir as perguntas da plateia voltando lá para
o início do do papo é sendo produto uma pergunta pouco mais filosófica Talvez Mas sendo o produto a música ainda pode ser arte que às vezes a gente fala quando a gente é lida com essa questão real né que precisa de grana tem a tabela lá de receita de despesa e é isso aqui é a música vem nesse lugar da arte né Às vezes vem do lugar do coração da pessoa de querer compor uma música algo que muitas vezes acaba parecendo ingênua no mundo que a gente vive você acha que mesmo sendo tratada como um
produto a música ainda pode ser arte é que sobra de dúvidas Inclusive eu costumo falar que os melhores empresários eles são setenta por cento empresários e trinta por cento artistas eles tem dentro em algum artistista que eu costumo falar que faz com que chega em um determinado momento ele tem a sensibilidade de dar dois pacientes para trás e deixar o artista é criar na maneira que deve eu como empresário quando monta essa agenda de pop star passado o seu primeiro ano eu começo a botar períodos para que o cara simplesmente pare vai relaxar tem a
menor obrigação de fazer nada para entregarmos para nenhuma só vai na maioria das vezes voltam com várias músicas tem que ter sempre o equilíbrio do vai dormir tem que estar bem alimentado tem que estar bem assistido Porque eu sei que é uma bateria muito grande mas assim como eu peço que os artistas sejam setenta por cento artistas e trinta por cento empresários porque eles conseguem entender tudo isso aqui quando o cara é 100 porcento artista é muito difícil eu explicar que existe toda parte burocrática e sim eu vejo como um produto e o meu produto
fala anda e obviamente tem personalidade própria então eu ter que ter um equilíbrio nisso mas se você é empresário e tem trinta por cento artista e o oposto do artista para empresário pode que o casamento fica perfeito legal demais né [Aplausos] bom obrigada é bom agora a gente vai liberar para as perguntas de vocês aí vocês levanta a mão que a gente leva o microfone olhe lá atrás de camisa azul levanta o primeiro outro lado esquerdo isso tô Oi boa noite muito obrigado pela sua palestra o povo está dito aqui vidrado Qual o seu nome
é André touring um pouquinho mais claro Posso sim eu gostaria de perguntar você com toda essa bagagem basta como você analisa o mercado musical dez anos atrás introspectiva o mercado presente e de 10 anos à frente Nossa o que você vislumbra para o futuro da música A partir das tendências que tem se manifestado no agora Oi ó o mercado de dez anos atrás na minha opinião embora hoje as pessoas acham que está mais difícil era bem mais difícil era era a gente não tinha espaço não tinha espaço para o mercado independente trabalhar de boa já
parte desse princípio então de dez anos atrás para agora a gente tem que dar graças a Deus por que acontece agora só que quando a gente olha para o futuro eu tava falando essa semana dá uma angústia um desespero uma sensação de que tudo vai ter assumir a 5 10 de 15 segundos de vídeo que eu não penso assim aí eu viro arte pela arte aí eu volto pra parte orgânica do negócio e deixou claro que música Vai ser música eternamente músicas da cima de dois minutos música é necessária a música é um vida do
início ao fim Independente de hoje a gente tem plataformas que viralizam trechos das músicas Eu só gostaria que o mercado entendesse eu estourei uma música no Tik Tok não estourei um trecho da minha música no Tik Tok Agora eu tenho que fazer com que o resto da música estejam vida pelas pessoas hoje então foi só o trampolim foi só uma ajuda você não ganhou o jogo aí lembra Tik Tok é uma das tem outras milhões Mas de fato eu vou me adaptar a todo e qualquer plataforma que chegar e me ajude a potencializar minha música
eu não vou me virar para aquilo e falar na os meus artistas estão a música pela música eu não vou ceder a isso daí eu não vou ser de amor eu vou nadar eu quero ser a primeira a entrar no aplicativo meus artistas estão em todos os lugares nasceu Thriller sua primeira tá lá nas eu não sei que a sua primeira tá lá então eu acho que acha é encontrar o equilíbrio entre você não Estourou uma música no Tik Tok vocês por um trecho a não deixar de usar e os absolutamente tudo que tá minha
disposição daí para frente mas eu ainda acho que essa boné vai estourar algum momento tá em inteligente tchau tchau tá tudo muito high-tech e eu acredito que num determinado momento de sua história e tudo é cíclico e a gente volte para uma coisa mais orgânica e que daqui a pouco assim como o vintage volta tudo volta eu acredito que para música também daqui a pouco pode ficar saturado só que eles têm Inteligência Artificial né então ele já vão ter ser Eles já vão ter se adaptado e vai ter mudado e a gente vai estaria à
disposição mesmo e ela de blazer branco tinha levantado também boa noite pessoal boa noite Camila eu só tá aí Sodré sou cantora trabalho com a Margot e a gente faz Forró pé-de-serra e eu tenho duas perguntas para te fazer admiro muito seu trabalho você é incrível e é uma inspiração para gente qual que é a importância de uma editora no lançamento de uma música e eu posso queimar essa etapa eu posso por não ter uma editora e a outra pergunta é o que ideal para o artista que nunca lançou nada por lançar um single ou
lançar um álbum e porquê e a queimar a parte da editora você não tem como queimar você vai passar por ela principalmente se você for compositora se você escreveu a sua própria música o papel da editora recolheu os seus direitos de CAD tá basicamente isso mas Editora pode fazer mais coisas por mim sem sombra de dúvidas eu sou uma editora tá as obras que estão agitadas da minha empresa existe uma pessoa lá dentro da minha Editora que bate em todas as agências falando oi Agência Você precisa de alguma música para fazer um jingle da sua
marca aí essa agência chega e fala nossa eu preciso sim Camila Qual o Seu catálogo e eu vou lá e disponibiliza do meu catálogo dessa forma eu ganho dinheiro com execução pública eu vendo a música para alguma campanha desta forma eu consigo trazer outro tipo de receita para minha obra que não só que ela que recolheu o mercado execução pública sem Entendi então Editora ela tem papel fundamental e recolheu o seu direito bonitinho ali o seu direito autoral do digital autoral de execução pública quanto dependendo da editora para pegar sua música sua obra e vender
para uma agência para uma marca para que você possa expor mais a sua música que você vende para uma campanha de televisão é uma lavagem cerebral da sua música ali em um outro veículo mesmo que ela esteja em formato de paródia mas é a sua música e você ganha dinheiro para isso vira uma outra fonte de receita o Kevin é o tipo de artista que compõem interpreta e produz todas as músicas delas ele é um cara que não gosta de fazer televisão que não curti muito fazer comerciais e usar a imagem dele mas a música
dele libera Então sei lá parte do catálogo do Kevin a gente já negociou para várias marcas fazerem paródias de músicas já estouradas dele e é isso aí já era uma receita nova então é muito importante e quanto um artista do certa lançando e num primeiro momento não se lança o mal porque você queima 12 músicas de uma vez só 10 8 de 8 a 12 músicas de uma vez só e você não consegue mensurar você tá dando certo ou errado eu acho que o ponto de equilíbrio é depois de quatro lançamentos você começar a pensar
no álbum porque aí dessa forma Você já conseguiu entender se aquela música agradou o seu público não se é segunda você tinha que mexer em alguma coisa você a terceira foi bom o suficiente você é ra menos essa realidade então a minha opinião conta isso essa no caso me a banda já tem um certo público então no caso eu vejo que lançaram um single seria legal porque as pessoas já conhece algumas músicas que a gente já faz você já lança músicas a gente não achas vamos lá fora isso a gente vai lançar agora mas também
tá em questão de eu ver lançar como artista solo e aí essa um produto que ainda não existe existe como banda não existe como o solo e será que parte por editais e outras coisas não seja legal tem um álbum para apresentar o artista Olha eu vou descer muito honesta eu se fosse você escolhia que a banda nova nunca lançou nada e é onde você ganha o pão hoje você quer sair como artista solo e também não sou nada ainda quem é maior quem pode ajudar quem a não ser que você seja uma com a
sua banda aí vale a pena você se lançar você vir com o álbum de qualquer maneira porque você tem um trabalho aqui ó no paralelo para fazer a sogra minha beleza Você vai testar com algum e de cara você vai se mostrar Só que eu acho que um alvo é você queimar cartucho é dinheiro é energia são 12 músicas que você tá colocando na Rua 8 de uma vez só então eu sugiro que você começa esse testando no primeiro momento e de nada Qual o seu nome mesmo Oi Thaís Sodré tá aí se der trazer
mais uma pergunta ela de vermelho ali ó Oi boa noite essa Aline muitas pessoas só vem o artista e não vem o exército por trás que tá para fazer isso acontecer né E aí eu queria saber o que que você considera de conhecimento indispensável de características que você procura para fazer parte da sua equipe para trabalhar com você Olha primeiro ser bem resiliente tradicional nesta e principalmente assim a organização e o entendimento do que é o show business assim se você tem vontade de aprender se você de fato já tem um lugar no meu coração
mas precisamente na minha equipe porque a gente lá na k2l assim a gente meio que virou uma religião e a nossa religião é baseada em estudo o agente de fato gosta de estudar e quando a pessoa procura para trabalhar no escritório trabalhar conosco e eu vejo que a pessoa está esperando muito mais glamour e os eventos está com os artistas isso de fato já desconstrói aquela pessoa para gente porque a gente busca deixar o ego sem por cento de lado portanto que nós somos seis sócios e assim eu sou a cara do negócio e cada
dia que passa tento trazer mais pessoas para isso exatamente para que eu divido essa responsabilidade de vida à glória de vida os problemas Essa realidade mas a gente gosta de estudar a gente tira uma quarta-feira uma quarta-feira não toda quarta-feira você já tô aqui hoje mas está rolando lá agora no final do dia então todas as lideranças de todas as empresas para estudar cada um leva um tema aí você tá sabendo mais sobre isso eu não tô sobre aquilo e a gente é nesse teu que tá rolando agora como é que foram shows aí a
pessoa que fala só de rede social não terminam conhecimento a massa internet Show acho que é isso é você ter vontade de aprender o 360 do showbusiness não fica só na sua caixinha e falar Pronto agora já tem o suficiente isso daí eu não curto muito que para trabalhar não é entender que o céu é o limite e ele de preto tinha levantado a mão também Oi Oi Camila boa noite meu nome é Jorge Guilherme eu vi que você fala de trepe de MPB e de Pop de frente toda menina mas você não falou de
rock só se falar eu sou do rock sou do pop rock o seu compositor seu cantor já tive quatro músicas de novelas duas e filmes e o rock sempre foi aquele estilo musical presente na vida de todo mundo a frase disciplina é liberdade é do Renato Russo ai Coincidência não sei se a tática EA Tati você é a Tati bateu é da música Há Tempos do Renato Russo rock sempre tá presente o Kevin o Chris estava no Rock In rio-lisboa perdão o Guilherme maravilhoso tá sempre presente no Multishow e no Rock in Rio enfim ótimo
quero chegar isso eu tenho uma carreira já 15 anos de parente da Universal publishing sair ano passado agora estou e o rock ele é sempre conceitual mas nunca é tendência a gente do rock a gente pisou na bola alguma coisa a gente deixou de fazer o que O sertanejo faz que a tocar a música do outro também no shows essa gentileza rock nunca teve e volto hoje virou status eu não vou fazer isso falando com um amigo que você com certeza com essa que é o Maurício Barros do Barão Vermelho a Ratinho e rock não
bate mas o rock isso aconteceu nos anos 80 que tipo Chacrinha exatamente Resumindo tudo vou continuar tocando em barzinho em pubs em bares que abrem portas para rock Como já que temos macaco caolho e não estoura não vinga porque isso olha ela do rock eu adorei eu toco nesse assunto eu tenho inclusive uma banda E olha como você falou você bom e depois você foi para o pop rock porque você já quer de alguma forma dá uma amenizada nesse quieto Aqui tem muita gente jovem quando você fala rock que a pessoa fala um que língua
é essa é outra primeiro que sim eu tenho uma banda inclusive que trabalha comigo de rock e que eu os convenci de que eles eram pop-rock afinal não temos uma prateleira não temos um representante nessa prateleira hoje no Brasil e infelizmente e para que eles entendessem há a necessidade de abrir o repertório deles porque quando você pegar o show da fuse eles eram meninos eles são meninos de vinte e poucos anos que cantavam músicas de quando eles nem eram nascidos porque era o que de fato aconteça é o que tá acontecendo o que acontecia no
rock e foi que eu expliquei para eles aparece vocês não inserir em um repertório de vocês sol o que eu mais próximo do que a gente pode falar hoje em dia hoje do rock e a interseção que foi um Charlie brawn e o NX Zero da vida você gostando ou não mas eles eram representatividade do Rock Até que morresse de vez até que não tivesse mais ninguém vai ficar muito difícil mas eu acredito portanto que eu tenho essa banda eu tenho certeza de que as coisas vão os festivais voltaram o rock depende muito desses festivais
é onde comenta o rock na maioria das vezes e agora a gente viu uma volta grande desse eu fico até arrepiada viu eu sou da arte também a gente ficou piada para outras coisas eu vejo uma mudança radical eu vejo os concursos de bandas de rock voltando até porque a fusão se inscrever um monte passou para o João Roque as coisas estão acontecendo mas olha tem uma particularidade que você chamou atenção já o mundo já diz né Rockstar existe isso para que quando você olha para o rock star você pensa e é uma pessoa inacessível
é uma pessoa que só faz que ela quer que de fato não vai olhar para o lado e vai entender que um cover no show vai fazer toda a diferença Fit com coisas que Teoricamente eles dizem que não funciona nem passa pela cabeça deles você vai fazendo o Fit Marília Mendonça quando obviamente era viva assim eu volto sempre a Marília porque a Marília objeto de desejo todo mundo menos do rock o rock era o tipo de segmento que você falava todo mundo tem um filho com a Marília Mendonça é possível você não queira e eles
diziam jamais Fit nunca Fit com Popular Jamais eu acho que essa era do inacessível já acabou há muito tempo e a galera do rock não conseguem enxergar isso com facilidade então é preciso que vem uma outra geração os meus meninos que são que são mais novos ele já tem essa consciência eles abriram a cabeça a gente demorou quatro anos para achar o repertório da fusion que tudo que ele se inscreve é muito rock era rock demais não era um rock entendível para todas as pessoas até que eles entendessem que eles tenham que adaptar o repertório
deles a sonoridade deles do que acontece no momento demorou muito tempo era um menino jovens que se viravam Tik Tok que falavam eu nunca vou fazer um Tik Tok e eu falava gente a conta nem fecha vocês tem 20 e Poucos Anos estão falando como a geração do Rock de 80 fala hoje em dia que tá todo mundo vivo ainda Então ou vocês mudam esse conceito vai ficar muito difícil então eu acredito que é dificuldade não Hot seja essa mas também tem muita esperança de que as coisas vão mudar e desistir eu não vou não
meu amor estou ali firme e forte acreditando que é é importantíssimo que o rock exista e seja forte no Brasil exatamente por várias coisas que você acabou de falar é a João rock é rock in Rio é o único estilo musical tem um dia mundial né precisar também de Junho o dia mundial do rock e aqui exato mas sigo aí viu tô ninguém solta a mão de ninguém e pedindo Licença aqui também por mais que exista essa acho que essa impressão de que o rock morreu ou não está em voga e eu acho que o
rock está vivendo talvez seu melhor momento e muitos anos a gente tem novos artistas surgindo usando a estética do rock a Olívia Rodrigo foi um fenômeno de popularidade no mundo inteiro usando rock a Demi Lovato Esses dias não só algo novo que é uma cantora pop cheio de guitarra a estética do rock tá ali só que muitas vezes o pessoal do rock ver aquilo falar que brega Não não é rock fica justamente preso a um conceito e aí o tempo vai passando e os outros estilos e artistas vão seguir em frente né então acho que
o rock precisa para continuar Vivo e né se atualizando tem que abrir a cabeça talvez Essa é a gente só vai poder ter mais duas perguntinhas ótimo uma delas é minha boa noite Leide cá tá boa noite pessoal meu nome é Felipe link Felipe com ph então aproveitar aqui de um limão a gente faz uma limonada né E vocês podem acessar lá o seu cantor também compositor pop né e eu gostaria de fazer duas perguntas para você A primeira é o seguinte como é que você faz essa transição de estilo você chegou um artista para
você lá você avaliou aquele artista que a cantar rock e você avaliou que ele é um artista pop como é que você faz esse tipo de transição como é que você coloca para o artista que ele seria legal ele seguir aquela aquela prateleira como você disse essa é minha primeira pergunta a segunda pergunta é o seguinte você tem tudo isso direitinho certinho organizado você não tem um em vez e a gente sabe que você caça esse tipo de você passa investidores por seus artistas como é que você faz essa apresentação para o investidor eu tenho
tudo certinho tudo no esquema preciso do investidor como é que você faz isso tá primeiro que eu não faço mudança de estilo musical nos artistas ao contrário nem trabalho com eles quando eles estão na prateleira e fala outras coisas porque é impossível você explicar para o artista que ele tá fazendo a coisa errada no caso da fuse eles não tinham no repertório deles na caneta deles músicas mais comerciais sendo artistas de rock eles são uma banda de rock eles têm orgânico batera bonitinho lá guitarra baixo e tem tudo que uma banda de rock tem que
ter e o que eles não tinham repertório Então o que a gente faz essa hora Juntar uma um time de compositores nós como empresário vamos passar para esses compositores o que a gente precisa mercadologicamente falando e esse compositor João entender esses artistas para que não Fuja do discurso deles e todo o resto e ovos artistas também vão escrever com eles mas a gente pega compositores que estejam mais atuante com a cabeça aberta que entenda o que tá funcionando no mercado hoje em dia que pesquisam que tá no top 50 Spotify e foi isso que a
gente fez parafuse Então essa transição eu não participo e acho que é um equívoco para o empresário que quiser fazer entendeu Acho que nesse caso o artista que não sabe onde ele que tá E aí precisa de um empresário para falar que ele outra coisa eu acho que é uma envolvimento que acaba não sendo bom e a segunda pergunta Oi pode falar como você faz para para o investidor investidores isso verdade rapaz eu não caso os investidores e depois obviamente dos cases de sucesso que eu ajudei colaborei para fazer os investidores aparecem batem na porta
e falou Ei tem algum artista aí mas não é assim tem uma fila lá agora na casa da Gisele esperando chegar e falando Quem quer dinheiro Silvio Santos Não de jeito nenhum eu te ver o buraco é bem mais embaixo Mas tem sombra de dúvidas o que me ajudou a conseguir investimento foi isso aqui foi ter tudo organizado porque o cara quem tem de dinheiro só de dinheiro e não entendi nada disso que a gente conversou aquele cabelo uma planilha querem saber quando o dinheiro dele vai retornar e ponto final da parte desse princípio E
como que eu faço para abordar essas pessoas eu falei isso tá palestra de segunda-feira Achei que tivesse falado aqui desculpa hoje e tem um banco tô dando como exemplo depois você pode pesquisar os outros chamado no do que é um banco que veio exatamente para investir em artistas investir de que forma Camila hoje foi digital o cara pode simplesmente fazer um acordo com você e receber direto da plataforma então ele vai te dar um adiantamento às vezes não investimento Então você vai botar lá tudo que você precisa de grana e ele vai aprovar de acordo
com que você mostra para ele então se vocês estão procurando investidores então o Instagram fechado Oi como é que vocês vão conseguir investidor Por que que esse cara vai deixem vocês ele vai dar mesma hora saber que artistas sejam são porque ele comprou o curso da Camila viu que o curso da Camila o artista tem que estar aquecido no Instagram aí você vai lá e procura ele pede para botar dinheiro em você ele vai abrir o Instagram não está dirigindo nem olha mais e o que é pior gente perdeu uma oportunidade é pior do que
não ter é isso eu te preciso entender se vocês não estiverem preparados para quando essa oportunidade de chegar Acredite ela não bate na porta de novo o universo Ele é bem organizado contou isso esteja preparado para receber aquilo então existe esse banco no dou conta como outros milhões de bancos hoje de investimento que estão investindo na música mercado da música Tá extremamente aquecido no Brasil nós temos 250 milhões de habitantes logo nosso país virou alvo para artistas do mundo inteiro queremos fazer Fit com artistas do Brasil logo os bancos de investimento as pessoas que têm
dinheiro então olhando para o Brasil e para a música como um a lente ativo para ser investido procure esses lugares têm Google como eu procuro investimento como eu procuro quem Vista na música como quem investe na música e principalmente quando você for chegar no agregador quando você for chegar no medidora qualquer lugar que vocês forem conversar com alguém da música que entenda minimamente leva um planejamento leva uma planilha organizado mostra para aquela pessoa que você não é arte pela arte que você não é um sonhador que vai pegar o dinheiro e vai mexer numa coisa
que você não tá nem aí você vai retornar ou não e isso que vai fazer diferença E é umas eu recebi a informação que que infelizmente a gente tem que encerrar droga né Acabou o nosso tempo a gente o espaço aqui vai fechar mas eu queria agradecer muito a presença de todos vocês agradecer ao Banco do Brasil ao CCBB RJ a Camila também por essa conversa tão enriquecedora muito boa noite até a próxima obrigado [Música] beijo e e e e [Música] I e II [Música]