e [Música] [Aplausos] [Música] o desenvolvimento da criança no percurso da psicogênese da língua escrita desde a fase cônica até se tornar alfabética e depois ortográfica está intimamente ligado ao desenvolvimento da consciência fonológica e ao conhecimento das letras o educador deve levar em consideração estes três desenvolvimentos para poder planejar suas ações e intervenções a fazê lá brinca se divide em duas ultimamente ligadas à consciência fonológica e ao conhecimento das letras e lá brinca tem valor e lá brinca com a louça nota na fase silábicas em valor sonoro a criança escreve uma letra qualquer para casa fila
já na fase silábica com valor sonoro quando a consciência fonológica da criança está mais desenvolvida ela escreve uma ou duas letras relacionadas ao som da sílaba você já consciência fonológica tem vários subtipos tem o primeiro que é a consciência da de segmentação da palavra em sílabas que ao mesmo tempo se desenvolve com o conhecimento das letras letras do alfabeto várias leia trânsico como é fácil relacionar a letra com som dela nesse sentido o nome da letra ajuda muito a criança a perceber que a letra representa o som miguel encontra se na fase silábica com o
valor sonoro na qual escreve uma letra para cada pedacinho da palavra e essa letra está relacionada ao som da sílaba que para ele é mais evidente a professora desenvolverá de forma constante o trabalho de consciência silábica o nome da letra nesse caso representa seu próprio som na escrita da sílaba o que facilita a sua identificação por miguel a professora refaz com miguel um exercício feito em classe no dia anterior bom bom bom bom com a linha caixa de com ó também a professora tenta conduzir miguel a fab silábico alfabética ou seja tenta ajudá lo a
perceber mais sons presentes na sílaba e assim começar a representá los com mais letras o futebol [Música] quando a criança começa a escrever a esquina mas com bahuan sonora o professor começa a trabalhar com a criança o desenvolvimento da consciência fônica neste momento é fundamental que a criança de fitch a discriminação auditiva professora se queixa muito a minha que as crianças estão confundindo te kombi que estão confundindo também quer konder e ver com efe e porquê porque p&b até o movimento da boca é o mesmo que são bi labiais então ea criança porque porque a
diferença pra nós que já estamos alfabetizados e até aprendemos a fazer o confronto de fonemas a confrontar pata combata é óbvio que é diferente mas a criança ainda chegou nessa consciência fonêmica ela é difícil distinguir pata de bata por que são a diferença é apenas de uma surda com uma sonora a única diferença fisiológica entre pagar e bar em uma hora as cordas vocais vibram mas as outras vocais quase não vibram uma minúcia que a gente só aprende quando aprendi a ler e escrever é um sistema de escrita lembrar de uma coisa toda vez que
a gente vai ver primeiro a gente tem de pensar e fazer o quê [Música] o p de bala ilo ventilador que colocou pra fazer o velho o edge com que o fmi faz qual são bem e que a gente tem que trocar a capital da fé em um re ver qualquer agora ler o que você escreveu fazendo rima palavrinha fala pra mim que é um time que eu quero é que vai ser útil quando a criança está confundindo p com b a gente tem que trabalhar com palavras diferentes pata basta ser diferente ela troca muito
o s convite porque as duas são só se diferencia por que é um absurdo até sonora ao nome dessa história entrei na primeira parte da nossa história que ainda nós estamos no primeiro ato aconteceu no primeiro lado quem apareceu o raro o gato eo rato fato mas olhando a nossa capa do livro a gente sabe que os personagens da história são o gato o fato e o doj atividade que a professora mais vai dar chamou ratinho casal o trabalho deve sempre começar com os textos e em atividades com palavras isoladas estas devem ser selecionadas a
partir de textos já trabalhados do primeiro personagem da minha história é um fato ele apareceu na histórias a imagem que apareceu nas cenas o fato não faço também vai sempre a nossa atividade de hoje então hoje nós vamos colocar na nossa casinha três palavrinhas o gato e rato tatu gato as crianças percebem melhor a diferença entre os fonemas pelo confronto entre eles a professora propõe uma atividade na qual usará quadros de dupla entrada com linhas e colunas que no caso são casinhas mas poderiam ser vagões de trem ou parte de uma centopéia no início são
sinais simples no padrão consoante vogal durante meses a professora irá preencher os quadros incentivando as crianças a fazer hipóteses e as desafiando a descobrirem o segredo da colocação dos pedacinhos nas casinhas as palavras são selecionadas dos textos trabalhados como exemplo imaginemos 5 casinhas e as palavras boneca peteca pipa pato bico e tatu cada casa abriga sílabas começadas com a mesma consoante cada andar será preenchido com sílabas terminadas com a mesma vogal a professora coloca as sílabas até que as crianças percebam os fonemas e descubram segredo não vejo que é uma diferença fonológica que se refere
à equipe o time a diferença das letras e do significado das palavras da lei por isso que tudo isso tem que andar junto ea professora tem que conhecer é é um pouco de fonologia né e tem que conhecer um pouco do sistema alfabético das letras é pra que ela possa olhar para a criança nessas diferenças nos julgar aquele é um problema sério que a criança tem que estar trocando s com ver o pp com bené o tecon de letras que só se diferenciou por uma sonora é um evento dentro dos que podem aparecer nessa conjugação
da consciência fonológica co o desenvolvimento psicologia e net e com o conhecimento de letra para que as coisas andem uma esclarecendo a outra uma ajudando a outra a consciência fonêmica isso é possível associada ao conhecimento da letra e das relações das letras com os fonemas não são processos que vão paralelamente o gmc as falas da psicogênese as fases da consciência fonológica acompanhando as fases da psicogênese e o conhecimento das letras acompanhando essas duas fases 3 caminhando juntamente porquê porque aqui a criança tem que perceber o sons têm que ter consciência fonológica para avançar nas etapas
ficou genéticas e trará a aprender que esse som se representou com letras grafemas ela tem que conhecer essas letras e máximas não são processos paralelos concomitantes esse trabalho começa na fase pré silábica e deve ser acompanhado e possibilitado pelo trabalho de conhecimento das letras para que a criança perceba que não é qualquer letra que representa o som que ela quer escrever o trabalho consiste em relacionar as letras com os sons que elas representam [Música] para que a criança avante da fase silábica com o valor sonoro para fazer esse lado e com fabet cada e alfabética
é preciso trabalhar com a consciência fonêmica o trabalho se dá no sentido de que a consciência dos sons seja mais refinado agora a criança deve ser capaz de perceber os vários sons contínuos nas filas ea percepção das letras que os representa e acompanhando esse desenvolvimento é necessário um trabalho mais sistematizado do conhecimento das relações o nema grafema ou seja nas relações das letras com a consciência dos fonemas é nesse caminho que a criança compreende o princípio alfabético saber que a criança se apropria de que deu conhecimento da habilidade de que a nossa escrita das letras
representam o sons das palavras por stalin consciência fonológica e desenvolvimento psico genético e conhecimento das letras é que na escola serva mamãe ela é perguntou el sol é essencial claro que vocês esse é o querido furou a mamãe cola mais o frei que na escola não ia muito especial ela foi passear é o encontrou