Documentário - CIGANOS: Povo Invisível

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Documentário produzido pelo Ministério Público Federal sobre os povos ciganos, que possuem rica cult...
Video Transcript:
[Música] an o [Música] eu sou palhaço soria a mulher de origem romani sinte é meu nome também é mole não me engano eu sou lucimara cavalcante uma mulher cigana da etnia caldeira ache o povo com meu nome é vanderlei da rocha que sou cigano do jean aqui no brasil ou seja da etnia da lom e sai lucimara cavalcante home calderón acha de forma com ronald média um gambá vanderlei da rocha legion da canon a cair o shane bauer o backstage pedalinho de ver essa línguas culturas e costumes próprios entre os ciganos existe um universo de
diferenças a história a cultura do povo cigano não está nos livros o aprendizado é oral passado de geração para geração a teoria mais aceita que eles vieram da índia há cerca de mil anos e se espalharam pelo mundo no brasil acredita se que os primeiros ciganos chegaram 1574 e atualmente a presença de pelo menos três etnias no país calom com um recente quando eu falo sobre quem somos é dizer bom é um povo um povo efetivamente um povo isso é muito importante porque durante muito tempo se quis é este batizar o grupo como esse não
como se não fosse um povo realmente uma origem comum como a tradição comum e sim um amontoado de pessoas desviantes que não queriam seguir indeterminada é linha do sistema determinadas regras e normas os russos brasileiros que eram da romênia da turquia e da grécia os kalóns da espanha e de portugal e os seguintes chegaram no país vindos da alemanha e da frança principalmente após a 1a e 2a guerra mundial estima se que em torno de meio milhão de ciganos no brasil dados do instituto brasileiro de geografia e estatística ibge apontam que em 2011 291 uma
cidades abrigavam acampamentos ciganos localizados em 21 estados a maior concentração de acampamentos ciganos está em minas gerais com 58 bahia com 53 e goiás com 38 nós precisamos saber a força na nossa população cigana nós precisamos saber onde eles estão articular as políticas públicas conforme a localização geográfica nós precisamos saber quais são as suas inquietações quais são as faixas etárias quais são os níveis de educação quais são os níveis de renda quanto mais bem mapeado isso talvez mais efetiva possa ser a nossa atuação em prol dos direitos das comunidades ciganas [Música] as tradições culturais mudam
de acordo com cada núcleo familiar mas o preconceito é sofrido por todos os ciganos um dos preconceitos é a cigano não gosta da escola outro preconceito o cigano rouba criança outro preconceito são boêmias um a um outro preconceito é não fiquem perto deles sempre assim e este preconceito ele vem desde quando foi deportado de portugal quando viemos deportados de portugal em algum momento é esta vamos sair com circo e e yoga denúncia de que haviam crianças roubadas há entre outras denúncias então é nessa de criança roubada eu fui como uma criança roubada tirada do meu
dono do seio da família elevada constituição né e isso aconteceu comigo aconteceu com outras crianças ea uma história de perseguição por que disso é difícil gente falar né mas a diferença a o bando de ser diferente de outros de outros grupos e só atinge vários outros grupos a a uma o racismo [Música] os cerca de 450 ciganos que moram na cidade souza no interior da paraíba não tinham acesso à escola não recebiam entrega de correio nem tinham coletado lixo produzido no acampamento no estado preconceito também é forte teve uma vez que veio do set foi
todo da polícia militar panelas como garantias planeta que tem no forro disappear eu quero atendente assad dog de arma graças a deus o dom aquino nas comunidades essas a deus me ajudou bastante e todo dia não existe aliado do povo cigano o ministério público federal trabalha para melhorar as condições de vida das comunidades e para combater a discriminação eu quando comecei a trabalhar com ciganos por exemplo em 91 eu eu assinava a declaração pública dizendo é claro que conheço o cigano fulano de tal e afirmou que nos termos da constituição ele tem o direito à
livre mente circular com seus pessoas e seus bens é não ser incomodado não ser preso se não por empresas fla em flagrante delito pela ordem fundamentada de autoridade competente sendo que se por alguma razão for preso no estado constrangido pela autoridade policial isso é um crime de abuso de autoridade ou constrangimento ilegal qualquer dúvida telefone para fulano de tal lúcia amary mais no telefone brutal e isso chegando então tem alguém em concreto que ouvir a queixa dele agir em defesa dele [Música] no rio grande do sul preconceito contra os ciganos também foi combatido pelo ministério
público federal que atua para garantir local adequado de acampamento para as 20 famílias que estavam de passagem por caxias do sul nós ingressamos com ação civil pública perante a justiça federal de caxias do sul para que a para que a gente conseguisse o provimento liminar autorizando que é em tempo né eles pudessem acampado no natal mas infelizmente também não obtivemos o agora a atuação será preventiva para garantir os direitos dos ciganos no estado agora o que nós estamos pretendendo fazer aqui é a a atuar junto ao município em razão de toda a política nacional que
existe de direitos humanos e de reconhecimento de ciganos como população tradicional para que a na revisão do plano diretor da cidade de outros aqui da região também porque afinal não é só aqui que eles acampam há haja previsão de espaços para os acampamentos né [Aplausos] [Música] esses ciganos calom som de brasília e aqui as mulheres também colaboram além de cuidarem da casa e dos filhos vendem panos de prato nas ruas trabalho que sentem orgulho mas muitas vezes não é compreendido pelas pessoas onde vão do nada no pano de prato mesmo pará tinha trabalhado em sustentar
algodão leva ainda o governo escolha de pratos já tá chorando na rua não vou mentir liberdade já chorei já na rússia tem pessoas que não entende né o agente ele vender os panos de prato num entende da vida da gente já vai falando que eu esteja me chatear mundial chorei na rua foi uma vez na indústria a falta de endereço fixo e documentos dificulta o acesso dos ciganos a empregos formais e políticas públicas e sociais conhecidos como bons comerciantes a maioria dos ciganos vive da venda ambulante de produtos e troca o que eles chamam de
cambira eu vi que hoje pode oferecer uma chácara que eu tenho em sobradinho dos melos ela mede 80 de cumprimentos por 20 de frente e aguarda agora não há água lá faz errado não água tem bastante liquidez externa ainda não é enganada porque setor de chácaras não tem água pavimentação de de água das coisas que unem a comunidade chegou em brasília por volta de 1974 e até 2014 levou uma vida nômade e sobradinho o grupo conseguiu terras cedidas em 2015 pelo governo federal para fixar residência no terreno de três hectares e mail conquista que também
teve apoio do mpf [Música] nós soubemos através da comunidade da dificuldade que eles têm de encontrar um local para se fixar no caso era uma comunidade que queria se fixar no distrito federal com histórico de de nomadismo de expulsões dos locais onde eles estavam e é pleiteamos junto à união e o distrito federal que fosse é indicado um local onde eles poderiam se fixar é e fomos bem sucedidos nisso eles são um grupo uma coletividade daí porque há o reconhecimento se um local para eles viverem de um território é importante é que significa que se
tem uma noção do que é pra eles morar [Música] o objetivo dessa terra foi para que daqui e desce um porto seguro para os ciganos no brasil e no mundo assim como a funai para os indígenas quer que fosse construído que seja construído é o som que temos até já tenho algumas emendas parlamentares já bem adiantada para que seja distribuída que o construída exatamente um primeiro centro de resgate é da cultura e tradições dos povos ciganos do brasil e também do mundo [Música] os sonhos também se multiplicam aqui no bairro são gabriel em belo horizonte
esses ciganos foram os primeiros do país a terem a posse da terra onde vivem ea comunidade ainda foi reconhecida como patrimônio cultural da capital mineira foi feito um trabalho de de interlocução com a secretaria do patrimônio da união à época e no âmbito de uma ação civil pública que tratava de questões de moradia aqui no município de belo horizonte um dos pedidos era justamente o do reconhecimento dessa área de 35 mil metros quadrados que tinha sido indicada no estudo da ufmg no laudo da da antropologia emília botelho do mpf e que depois acabou resultando em
um em um reconhecimento sobre a necessidade de reconhecer essa área como da comunidade shalom aquilo são gabriel ao trabalho do ministério público federal foi o futebol que sei foi 100% porque se não fosse eles a gente não tinha idéia de como começar como que um povo na maioria 99% analfabeto que não conhecia direito que não sabia nem o que era a escola iria conquistar um terreno da união as famílias conseguiram construir casas ter acesso a saneamento básico e levar uma vida mais tranquila sem viver com a incerteza de ter que encontrar um novo local para
cantar o modismo que é falado tanto ela por causa da expulsão que nós tínhamos antigamente né você chegava à cidade no no município é você ficava ali o máximo de 34 dias você não podia criar raiz porque ôôô o poder público não vi aquilo como né como um morador da cidade é do ponto de vista jurídico é necessário caminhar para uma concessão de direito real de uso coletivo agora a a a certidão e o acordo realizado nessa ação civil pública já asseguram a permanência dos caló que nesse acampamento do são gabriel além de acesso à
educação saúde e outros direitos básicos é preciso que a cultura ea tradição do povo cigano sejam respeitadas pois é pra quem tem um posto de saúde mas se for um homem lá uma enfermeira não vou continuar com ela não vão fazer por meio de giro recuou de 69 onde deu só se for uma mulher não os ciganos como é qualquer brasileiro tem direitos aos direitos reconhecidos na constituição e nos tratados de direitos humanos acesso à saúde acesso à educação acesso à habitação é mas a particularidade com relação a eles é que em razão é em
razão de terem 11 pertencimento étnico de terem uma forma de organização diferenciada na educação e no modo da prestação desses serviços essa particularidade da identidade tem que ser também reconhecida a educação é o principal agente de transformação na vida do povo cigano paula foi uma das primeiras mulheres ciganas a conquistar o doutorado eu tenho orgulho de ter conseguido ea tristeza de que isso também não gera tanto orgulho em função de que como eu gostaria que fossem mais que fosse mais comum é isso que fossem mais mulheres nessa posição mas mulheres doutoras que pudesse inclusive estudar
sobre o próprio grupo como é que o que eu faço não é porque eu me dedico a questão de identidade literatura escrevo m centro muito meus trabalhos aí então que outras mulheres tivessem nessas condições mulheres e homens mas eu falo muito mais de mulher por isso então que não fosse uma novidade de acordo com o levantamento da companhia de planejamento do distrito federal codeplan 43% dos ciganos de brasília são analfabetos e 80 por cento deles têm até 34 anos e mais uma vez é o preconceito que os afasta da escola quando eu ia à escola
não fica me chamando de ciganinha senhorinha vêm aí os nossos ministros se você pegar aqui pessoas de 30 anos para simba 99% são analfabetos porque a gente não tinha um lugar fixo para ficar como a gente tem hoje hoje os meninos estão o texto dando então cai hoje graças a deus o os filhos da gente não vai ter o mesmo futuro que a gente teve para ajudar adultos ciganos que não tiveram oportunidade de estudar muitas comunidades como essa aqui de brasília estão trazendo a escola para dentro do acampamento vai estar copiando bastante é texto sobre
nossa cultura é uma forma da gente está por dentro do que somos de fato a gente sempre viveu às margens da sociedade então os nossos pais nossos filhos eles não tiveram oportunidade que agora pela primeira vez nossas crianças estão tendo então é como é muito difícil conseguir estudar porque sempre foi um mês no máximo nos locais sempre teve que ser colocado para fora da cidade ea partir de agora com esse projeto a gente está tendo a oportunidade de ter a alfabetização que é muito importante os deveres do povo cigano não acompanham os direitos deles como
cidadãos para mudar esse cenário o senador do pt paulo paim propôs a implantação do estatuto do cigano que foi aprovado na comissão de educação cultura e esporte está sendo examinado pelas comissões de assuntos sociais e de direitos humanos o princípio é o mesmo assegurar direitos na educação o direito ao espaço onde se possa fixar as suas barracas direito ao esporte ao lazer é direito à segurança principalmente na educação porque como faz eles mudam de uma cidade para a outra que essa transferência seja assegurada com mais tranquilidade até os documentos para eles é uma enorme dificuldade
tudo isso está assegurado no estatuto dos ciganos como a esperança em um futuro melhor os ciganos seguem lutando pela garantia dos seus direitos e contra o preconceito com a mesma alegria que está no dna dessa nação eu acredito vai ser vai vir com outra visão que nós já eram antigas admitiu que nem todo o mundo e nós queremos simplesmente acessar as lei que já existe só isso queremos ter direito de perder o [Música] háháhá [Música] não 2000 tosa e que ia voar ao espaço o assentado em gagá rio a bola morre a gota do seu
cair alegará tô te passo de arte gão benzinho andré 21 porte ao brasil lançar o brasil desde o ano passado é parte de um emenda jackson não há a regra setad sou bem no canto amar dura ae chora de saudade é tanta obra bastante a defesa é uma verdade aramis a não existir tal da felicidade [Música]
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