eu gostaria de expor para vocês a realidade de uma forma mais positiva não a doença mas o estado de saúde porque se nós falamos se nós queremos falar da cura das nossas doenças espirituais nós precisamos saber qual é o nosso estado de saúde e como é que nós vamos falar deste estado de saúde nós pretendemos falar do estado de saúde a partir das virtudes as virtudes cardeais e as virtudes teologais serão sete palestras sete virtudes quatro cardeais e três teologais mas antes de iniciar a falar das virtudes eu precisaria é explicar para vocês o que
é uma virtude porque é uma coisa que saiu da moda ninguém fala mais virtudes né nem fala mais disso e para nós virtude é algo que está ligado muito com um heroísmo quem sabe assim uma moralidade férrea um homem virtuoso é um homem fora do normal é um homem excepcional exatamente o contrário virtude o homem virtuoso é o homem como deus o pensou é o estado de saúde exatamente isto o estado de saúde é importante que ao iniciar este aprofundamento nós nos demos conta do seguinte mistério nós eu e você nós nunca atenção nós nunca
vimos um homem nós nunca vimos uma mulher inteira inteiro na nossa vida nós somos pecadores filhos de pecadores netos de pecadores e para nós o que é o ser humano saudável é uma novidade nós nunca vimos isto nós nunca nos encontramos assim de carne e osso com uma pessoa sadia isso nunca aconteceu claro que nós nos encontramos com uma pessoa sadia com nosso senhor jesus cristo na eucaristia um verdadeiro encontro mas você entende o que estou dizendo nunca nos encontramos assim de carne osso normalmente no convívio do dia a dia vendo as reações compreendendo olhando
pra pessoa vendo o que é realmente ser gente ser humano o concílio vaticano 2º nos dias uma realidade que para nós pode parecer estranho mas é a pura verdade jesus cristo revela o homem ao próprio homem que jesus cristo revelar-se deus ao homem isso para nós não só é estranho jesus é o revelador do pai e é ele quem vem nos contar quem é deus são joão desisto evangelho de joão capítulo primeiro versículo 13 ele diz ninguém jamais viu a deus mas o filho que está junto de deus foi ele quem nos deu a revelar
que nos deu a conhecer quem é o pai isso pra nós não nos espanta mas que o concílio diga que jesus revela a nós pessoas humanas o que é um ser humano isso para nós só estranho não preciso que jesus vem ensinar para mim o que é ser gente claro que precisamos é claro que precisamos porque nós nunca vimos um ser humano fazendo uma comparação você imagine nós fossemos todos albinos não é sabe que é uma pessoa albina que não tem pigmentação na pele imagine que nós fôssemos uma colônia de albinos e nunca tivéssemos visto
uma pessoa com coloração na pele de repente chega alguém com a pele que tem cor nós olharemos para aquela pessoa estranhamente e diríamos uma normal né coitado como ser atriz e desse jeito não é estranho porque por que sendo nós albinos nós não conhecemos o que é uma pessoa que não tem o problema do albinismo assim também sendo nós pecadores nós nunca vimos uma pessoa sadia o que nós vemos ao nosso redor é sempre sempre pedaço de gente nós somos sempre pessoas que por mais santos que nós sejamos infelizmente estamos marcados pelo pecado nós somos
um campo de batalha deus nos pensou de um jeito mas existe uma espécie de lei da gravidade que nos puxa para baixo e faz com que a gente toda hora esteja atendendo para baixo então o que é a agir tude a virtude não é um heroísmo mas é ser o que nós somos chamados a ser ser aquilo que deus sonhou para nós então nós iremos olhar para sete virtudes 7 realidades há pessoas a dia como deus a sonhou em outras palavras nós vamos de alguma forma nesses dias olhar para jesus nós vamos olhar para este
homem sadio como deus o pensou nesses aspectos de virtudes digo já desde o início que nem todas as virtudes estão no mesmo nível e nem todas são é uma dinâmica igual em primeiro lugar nós temos essa divisão inicial existem três virtudes teologais e três virtudes cardeais qual a diferença bom as virtudes teologais assim pra ser bem breve depois nós vamos analisar isso de forma mais próxima as virtudes teologais são um dom de deus por isso têm a deus como fonte e origem e ao mesmo tempo tem deus como objeto isso quer dizer que a verdadeira
fé nós temos fé que vem de deus e volta pra deus nós cremos em deus mas cremos em deus porque deus nos dá a graça de crê a esperança também se é verdadeira esperança nós recebemos de deus a esperança ele quem fundamenta nossa esperança e ao mesmo tempo ele é um objeto de nossa esperança é nele que nós esperamos que o amor também nós recebemos dele o amor o amor consiste nisso ele nos amou primeiro e depois nós temos em deus o objeto deste amor virtudes teologais e as outras virtudes as virtudes cardeais as virtudes
cardeais são virtudes humanas isso quer dizer o seguinte não é que essas outras sejam desumanas não é isso é que estas outras realizam o ser humano como deus o sonhou mas elas têm deus o início em deus a finalidade enquanto as virtudes humanas as virtudes cardeais elas têm na verdade um substrato que podemos olhar para nós mesmos e ver que não é necessária uma intervenção divina é sobrenatural mas que é sustentado pela própria natureza elas podem acontecer quais são essas virtudes a virtude da prudência a virtude da temperança a virtude da fortaleza e a virtude
da justiça vamos ver cada uma delas a seu tempo agora gostaria de falar da virtude da temperança o que é a virtude da temperança a própria palavra temperança parece que já não se não diz mais nada para nós mas ela vem de tempero o que é um tempero quando a gente fala do clima de são paulo o pessoal diz é um clima temperado o que eu tinha uma temperado não é que não está muito nos extremos não é excessivamente frio mas também normalmente não é excessivamente calor tempero quer dizer essa moderação quando você vai temperar
a comida você não quer por açúcar demais você não quer pôr sal demais você quer pôr o justo tempero quer dizer isso uma realidade equilibrada uma temperança é importante nós entendermos que o homem o ser humano precisa de um equilíbrio para ser humano vejam como jesus é exemplo de equilíbrio de temperança ao mesmo tempo que ele jejuaria no deserto ele também sabe ir às bodas de caná participar das núpcias transformar água em vinho e fazer festa temperança um equilíbrio nem tanto ao mar nem tanto à terra mas como é que deve acontecer essa temperança depois
na prática querem ver porque a gente come comida bom a gente come para manter a vida não é isso nós precisamos manter a vida se você parar de comer você morre se você parar de bebê você morre exatamente aí é que acontece o problema espiritual a gula você de forma destemperada come come come come até explodir se não até explodir pelo menos até entupir as veias e morrer de ataque cardíaco ou quem sabe até estragar o próprio fígado e não somente as consequências físicas porque agulha não tem só consequências físicas mas as consequências espirituais da
gula comer é onde brota a vida do ser humano mas ali parece que tem um problema o sexo o sexo é onde brota a vida da humanidade da espécie humana assim como se você parar de se alimentar você vai morrer se a humanidade inteira decidir parar de ter relações sexuais a espécie humana vai se extinguir é dali que brota vida da espécie humana mas exatamente onde está a vida ali se instaura uma espécie de lei da morte e então o ser humano quer praticar sexo sexo sexo sexo sexo sexo e isso só traz o que
morte o sexo desregrado traz morte eu me alimentar de forma desregrada eu morro fisicamente se alimentar se eu fizer sexo de forma desregrada eu também morro fisicamente estão aí as doenças não é para mostrar isso mas não é só um problema físico é um problema espiritual também se eu comer de forma desregrada ou fizer sexo de forma desregrada um salário de morte vai sendo pago no meu coração eu pago um salário de morte no meu coração que foi feito para desejar a deus eu cada vez mais vou perdendo a capacidade de desejar e desejar de
forma correta então vejam que o ser humano precisa e necessita de tempero e isso quer dizer assim como um carro tem acelerador ele também precisa ter um freio não adianta você fazer um carro sem freio como também não adianta fazer um carro sem acelerador as duas coisas devem estar no carro e você que é o condutor do carro deve temperar o acelerador eo freio para que não haja um desastre parece estranho que a igreja nos peça o jejum parece estranho que a igreja nos peça a abstinência sexual da igreja pede isso pra todo mundo inclusive
para os casados em que é isso patrik agora vou ficar proibidos de fazer sexo não a igreja não proíbe você fazer sexo é esse o problema o problema é o seguinte já ouviram falar de planejamento familiar já ouviu falar do planejamento familiar calcular quantos filhos você quer ter muito bem eu conheço um método infalível de planejamento familiar não ter relações sexuais em falível quando você não tem relações sexuais os filhos nascem sabia disso acontece que nós somos tomados pela compulsão sexual e tomados pela compulsão de comer comer beber comer comer comer ter relações de relações
e rações é esse destempero destempero e gente é necessário ter períodos de abstinência não é hoje em dia a gente chega e fala para os solteiros olha não tenha relação sexual meu filho não tem relação sexual minha filha a quem que consegue isso pelo amor de deus antigamente a igreja sem problema nenhum e pedia para as pessoas olha vamos ficar toda a quaresma sem comer carne carnaval era isso carne vallée tal carne até a semana santa até domingo de páscoa do domingo de páscoa onde volta a comer carne todo mundo ficava os 40 dias da
quaresma sem comer carne e eu não tenho notícia de que alguém tenha morrido não tem notícia eu somente isso era tradição não se espante não mas vou dizer né era tradição no início há muitos há muito tempo atrás era tradição que até mesmo os casais se abstivessem das relações sexuais durante o tempo da quaresma experimenta falar isso hoje não quem é que consegue isso é como ficar sem respirar seu sinal da nossa doença espiritual é a sensação que nós estamos mesmo eu não estou dizendo aqui que de repente agora do dia pra noite nós vamos
voltar a essas práticas e estes costumes e impor isso a todo mundo não não estou dizendo nada eu só estou diagnosticando uma situação a situação de destempero de falta de temperança gente não precisa ser padre não precisa ser diretor espiritual não precisa ser conselheiro espiritual para você saber que moderação nas coisas faz bem até os médicos já descobriram isso outro dia estava em visita a uma pessoa que está fazendo dieta por receita médica ela está há 30 dias sem comer uma série de alimentos minha filha que está podendo comer olha aqui para ver foi lá
na cozinha pegou a lista de coisas que era proibido de comer uma página que sobrou se é que sobrou pra você comer instalar a própria ciência médica mostra é da natureza humana por um limite porque a gente nós não somos animais irracionais somos seres humanos olha só deus quando fez as suas criaturas fez essas criaturas com limites que não precisam ser racionais por exemplo alguns mamíferos já tem um limite na relação sexual que é o período da fertilidade do cio que a gente chama não é aquele limite é o limite daqueles animais fora daquele período
não fazem pronto limitou agora pelo não deu isso para o ser humano porque por que o cedeu ao ser humano a razão o juízo usa a cabeça mas não é mas não nós somos tomados pela espécie de loucura uma compulsão sexo sexo sexo sexo sexo veja nunca nunca na história do brasil se praticou tanto sexo livre como agora e nunca as pessoas são tão infelizes as clínicas dos psicólogos e psiquiatras tão cheio de gente todo mundo fazendo todo sexo que querem no entanto a felicidade não veio nem porquê desse tempero tem alguma coisa errada com
a nossa saúde espiritual o homem saudável o ser humano saudável olhemos para jesus que coisa maravilhosa é você saber comer um prato de comida em ação de graças sem compulsão sem sofrer guidão que coisa maravilhosa deve ser sei disso pelos casais que graças a deus eu atendo santamente em confissões em direção espiritual que maravilha que maravilha deve ser um casal que faz da sua vida sexual verdadeiro sacramento do amor e da presença de deus em seu estado de saúde essa é a realidade do estado de saúde agora infelizmente claro nós estamos também temos a situação
do do pecado temos a situação da doença no livro olhar que cura neste livro eu estou abordando a questão das doenças espirituais e duas doenças que são tratadas neste primeiro volume a doença da gula ea doença da luxúria elas têm como cura essa virtude a virtude da temperança então a tarefa de casa pra você tá é ler o livro eu aqui não vou me deter tanto na questão da temperança nessa virtude da temperança porque eu acho que esta é uma tecla na qual já se bateu bastante as próprias palestras no site falam isso em abundância
você pode acessar o site quem não conhece o site não é fica sabendo que existe um site com essas palestras em áudio basta baixar você ouvir em mp3 copiar um cd player e mp3 faz alguma coisa se você não entende nada de internet pede para o seu neto de oito anos de idade que ele entende tudo eu então vai lá no site www.pado.com.br cardo ponto org quem não não pode anotar na orelha do livro ela escrito o endereço e baixas palestras sobre a luxúria baixas palestras sobre a gula ea terapia da luxúria terapia da gula
ok agora que nós iremos fazer é a parte mais importante estamos celebrando a santa missa e o que vai acontecer o que está acontecendo é muito mais importante aquilo que nós não vemos o invisível do que aquilo que nós vemos é muito importante nós nos darmos conta de que quando nós nos apresentamos na santa missa para participar do divino e santo sacrifício eucarístico nós nos apresentemos a celebração eucarística com a disposição de nos unirmos ao sacrifício de jesus isto é o remédio de todos os remédios espirituais o que é participar ativamente da santa missa permitam
que eu gaste um tempo explicando isso que nós iremos fazer aqui o concílio vaticano segundo disse que os fiéis devem participar ativamente da santa missa e aí o pessoal interpreta que ativamente quer dizer o seguinte a vamos fazer um balé uma dança um jogral aí o pessoal faz dá cambalhotas no banco eu estou porque está fazendo se agitando aí meu filho aí eu estou participando ativamente da santa missa não é isso você não entendeu nada de missa mané não entendeu nada de missa a missa não é um jogral a missa não é uma dança a
missa não é um ritual pedagógico a missa não é nada disso a missa é o mistério pascal é o mistério de paixão morte e ressurreição de nosso senhor jesus cristo e é nisto que nós precisamos participar ativamente isso nos cura esta é a cura significa isto você certamente já assistiu o filme da paixão de cristo do mel gibson acho que todo mundo já assistiu aqui na verdade então quem não assistiu assista vale a pena vale muito a pena diante daquelas cenas você que já esteve na santa missa já participou da santa missa você pode dizer
eu estive lá eu estive lá quando jesus era açoitado porque eu participei da santa missa eu estive lá quando jesus crucificado de dia e horário a insistentemente como diz o evangelho de lucas o evangelho de lucas no grego ele usa um tempo verbal de insistência de repetição jesus ia dizendo dizendo e repetindo dizendo repetindo pai perdoa os eles não sabem o que fazem eo mel gibson pois isso de forma extraordinária no filme ele pedir insistentemente repetir repetir repetir pai perdoa perdoou o pai perdoa perdoa pai eles não sabem o que fazem eu estava lá eu
estava lá quando o soldado ergueu o martelo para bater no cravo eu estava lá quando o soldado feriu com a lança participar do santo sacrifício eucarístico mais do que estar lá participar tomar parte o que é participar da missa três verbos mesmo isso aqui faz parte do aprofundamento de cura das doenças espirituais tá isto é cura cura três verbos para participar da missa vamos gravar esses três verbos oferecer suplicar e comungar quais são os três verbos oferecer suplicar e comungar oferecer no ofertório na preparação das ofertas nós iremos agora oferecer com cristo e com cristo
nós iremos oferecer nossas vidas na patena agora coloque aquilo aquilo que tira o seu sono que inquieta o seu coração que preocupa você na patena ofereça você está preocupado com o quê preocupada com seu filho seu marido sua esposa com quem por essa inquietação são as dívidas é a conta de luz é a doença é a sua vida afetiva ofereça em trek entregue e este oferecer não é uma realidade romântica não é um oferecer com cristo no horto das oliveiras se nosso senhor jesus cristo nosso deus e salvador sou sangue no horto das oliveiras se
ele agonizou a palavra go isaaa dono quer dizer luta se ele lutou para oferecer quem sou eu pra querer oferecer assim sem mais nem menos sem derramar uma gota de suor ofereça oferecer com ele mas eu não tenho forças meu deus ele tem forças por você súplica jesus que já sofreu estas dores do parto que ele venha ser a força de vocês e oferecer sua vida que sofrimento deve ter sido para nosso senhor olhar o grande sacrifício que ele deveria oferecer na cruz e saber da nossa indiferença sentir-se derramado inutilmente sentir-se vida perdida inutilmente sim
inutilmente porque não damos valor nós não damos valor não é só o mundo lá fora que não dá valor com que falta de piedade com que falta de devoção com que falta de espírito de participação nós participamos a santa missa meus irmãos primeiro verbo oferecer pegue sua miséria e coloque no altar da patena segundo o verbo qual é a suplicar esta miséria que está na patena não é xingamento não não estou ofendendo a eucaristia não porque pão é miséria vinho é miséria é frágil essa miséria que está na patena nós suplicamos o espírito santo para
que ele venha e transforme de venise faça com que seja deus faça com que a miséria seja divina meu irmão minha irmã coloque ofereça a deus sou miséria e suplique súplica o espírito santo para que venha sobre esta miséria peça isto é participar ativamente da santa missa não precisa fazer coreografia fazer isso no silêncio do seu lugar no seu coração viva o drama eucarístico vive essa realidade dramática da miséria que se entrega que se oferece e da súplica incessante da igreja a súplica do filho a súplica dos santos a súplica dos anjos a súplica da
igreja inteira as ou pública das almas que padecem no purgatório em toda missa por mais que seja um padre sozinho que celebra a igreja inteira súplica não existe solidão na missa nós não enxergamos aqui gente mas miríades miríades de anjos estão aqui para suplicar conosco oferecer suplicar comungar a miséria oferecida sob a qual o espírito santo foi derramado agora divinizada nós recebemos e comungamos para que nesta comunhão com deus nesta neste abraço de unidade com deus nós vivamos aquilo que deus tem preparado para nós no céu isto é o que parecia e esta é a
cura de todas as nossas doenças espirituais participar ativamente da missa é o princípio do nosso curso de terapia das doenças espirituais é verdadeiro princípio esta é a participação ativa não se esqueça nunca desses três verbos nomes a oferecer suplicar comungar mesmo que você não possa por alguma razão comungar chupar um picolé antes da missa não deu o prazo de junho o carismático você não pode comungar comum e espiritualmente mas se una participe ativamente do santo sacrifício é assim que acontece paixão morte e ressurreição é assim que a miséria deixada no túmulo ressuscitar e vai